Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

O frio no Sudeste, na segunda e terça-feira, vai chamar a atenção !

A linha de 6-3ºC do GFS passa aqui por cima de Juiz de Fora :shock:

 

Com ar frio e bastante seco como está sendo prognosticado, dá pra

fazer uns milagres deste mesmo, e isso também inclui geada generalizada

no Sul de Minas !

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O frio no Sudeste, na segunda e terça-feira, vai chamar a atenção !

A linha de 6-3ºC do GFS passa aqui por cima de Juiz de Fora :shock:

 

Com ar frio e bastante seco como está sendo prognosticado, dá pra

fazer uns milagres deste mesmo, e isso também inclui geada generalizada

no Sul de Minas !

 

O mesmo vale pra SP :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Nossa, me desculpem por toda essa confusao, eh que eu vi uma foto nesse thread com um termometro de rua e achei que fosse confiavel.

E tambem postei por costume, visto que normalmemte a margem de erro dos 2 termometros do quarteirao eh de no maximo 2C com o que aparece no noticiario de manha xD.

 

Cara, relaxa 8-)

Entrei aqui no fórum sem saber quase nada de meteorologia. Como o Breno (ou Bruno) disse acima, aqui serve tanto para experts quanto para amantes disso.

Quanto a grosseria, nem liga. Todos se estressam pelo menos uma vez, a falta de frio ou a dança dos modelos mexem com a cabeça das pessoas.

 

No mais, termometros de rua não são confiáveis :lol:

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos anos o mês de maio tinha trazido temperaturas muito baixas pra POA, ficamos um pouco mal acostumados. Maio estava sendo até quase ou realmente mais frio que junho! Por enquanto estou com o Marcos, próxima onda de frio trará temperaturas similares a esta vez. Quem sabe a gente se livra um pouco da umidade e diminuem uns 3 graus.. mas discordo com semelhança com 1998..

 

 

Se depender da última saída dop GFS (6Z) o Marcos vai ter um enfarte. O ciclone dessincronizou totalmente do frio, se forma na latitude de SC e joga frio meia boca (+- 5oC em 850 hpa) para o sul do BR, sendo que o litoral de SC e RS fica, para variar, carregado de umidade e com mínimas pouco expressivas. E seguimos assim, até que em um desses eventos a coisa alinhe um pouco mais e possamos ter uma nevasca! A esperança é a última que morre... Se teve em 1998, porque não em 2010?

 

Zé, será que o questão da falta de sincronia entre os ciclones e as MPs fica ainda mais complicada quando estes ciclones se posicionam mais ao norte, como neste ano, uma vez que estas "bombas de puxar ar frio" estão mais distantes do "reservatório"?

 

Com certeza não, pois no passado tivemos n nevascas com o cilone no RS e o frio comendo solto. A questão é a gênese do ciclone, ou seja, o momento no qual ele se forma e sua causa.

 

Nas situações clássicas históricas, ele costuma se formar na borda da frente que precede a bomba polar, ou seja, a MP já está avançando para o norte (impulsionada por outra baixa abaixo das Malvinas) quando o ciclone de forma na altura do Prata / RS.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

 

Os micro-climas voltaram a atacar nesta terça,com o registro da minima do ano no inmet,parque e no centrao da cidade.Porem,aqui na baixada,nao batemos a minima do ano ate agora.O sol brilhou forte entre nuvens.

 

TEMP.MIN: 3.5[bAIXADA] 5.7[PARQUE] 6.5[iNMET] 7.9[CENTRO]

TEMP.MAX:20.5[bAIXADA]18.6[PARQUE]19.1[iNMET]20.3[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Só posso afirmar uma coisa: a partir de domingo teremos as mais baixas temperaturas do ano. Será a mais forte onda de frio de 2010 até o momento.

 

Outra: algo me diz que o GFS volta a intensificar esta erupção, se aproximando em muito da sincronia apresentada entre o Mbar e o europeu.

 

O que tem me deixado contente é que o local onde o ciclone vai se formar jogará ar frio bem em cheio

aqui no Sudeste. Será de longe o frio mais forte pro Sudeste este ano, até agora.

Link to comment
Share on other sites

Só posso afirmar uma coisa: a partir de domingo teremos as mais baixas temperaturas do ano. Será a mais forte onda de frio de 2010 até o momento.

 

Outra: algo me diz que o GFS volta a intensificar esta erupção, se aproximando em muito da sincronia apresentada entre o Mbar e o europeu.

 

O que tem me deixado contente é que o local onde o ciclone vai se formar jogará ar frio bem em cheio

aqui no Sudeste. Será de longe o frio mais forte pro Sudeste este ano, até agora.

 

Exacto Renan. Frio forte, seco e democrático. Acho que pode negativar na Mantiqueira, dados preliminares.

Link to comment
Share on other sites

Talvez menos que 10C para POA amanhã! Será??

No momento, boa queda, céu aberto, e 14,6C.

O problema é a umidade: PO em 11,9C, mas vai caindo lentamente...

Duvido que baixe dos 10°. Duvido. Alguma coisa vai f****, com certeza.

 

A máxima até foi "boa": 17,8°. Agora está 14,5° com 81%. Está muito úmido. Mesmo com o céu limpo de agora, com a u.r. alta e o histórico recente de noites nubladas (como a passada), aposto que fecha e não baixa dos 10° (se chegar a 10°). Venta de SSE a 8,4 km/h.

 

Abraços pessimistas!

Não disse? Estagnado desde às 18:30 com céu limpo devido ao vento SE. Agora já era: está entrando nebulosidade devido a esse vento... e só sobre POA. Tudo o mais tem céu limpo.

 

:lol: :lol: :lol: Tragam a camisa de força! Ele pirou! Ele pirou! :lol:

:lol: Ainda estou vivo. POA é dose, muito dose, mas às vezes tras umas alegrias.

 

Marcos, aclame-se o olhe o aspecto positivo da coisa toda. O GFS (12Z e 18Z) prognostica 4 dias seguidos com mínimas abaixo de zero nas serras sulinas (RS, SC e PR, inclusive Curitiba) a partir de domingo.

O ETA também mantém o tempo seco e com noites frias. Apesar de todas as indicações positivas, mantenho-me pessimista até prova em contrário. Vamos acompanhando as previsões. Há outras previsões também dando ar seco.

 

Aqui, aumento de nuvens e faz 14,3° com 82%. Venta de SE a 6,6 km/h. Chego a 12°... e olhe lá!

 

Abraços pessimistas!

 

Entendo o que o Marcos sente. Cansei de ver o ar polar chegar com força até o vale do Itajaí ou até os Campos Gerais (Ponta Grossa, Guarapucity) patrolando com mínimas abaixo de 5 e em Curitópolis ter mínima superior a 10 por causa de MM.

E, ok, tivemos maio mesotérmico em Mauháboro, mas nada de baixar dos 12,5.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, me desculpem por toda essa confusao, eh que eu vi uma foto nesse thread com um termometro de rua e achei que fosse confiavel.

E tambem postei por costume, visto que normalmemte a margem de erro dos 2 termometros do quarteirao eh de no maximo 2C com o que aparece no noticiario de manha xD.

 

Ok... mas aproveita pra comprar um termômetro de mínima e máxima pra começar a brincar! :mrgreen: É barato, em torno de 100 Reais (modelos com ligação por cabo entre o sensor externo e a central saem até menos), aí é só proteger o sensor externo contra umidade e insolação direta. Como meu ponto de coleta atual é péssimo (uma janela de edifício sem sacada) o meu sensor está amarrado pra fora d ajanela da lavanderia. protação contra o sol é feita pelas paredes do edifício, e contra umidade, por uma garrafa de 1l de iogurte batido vazada na parte inferior.

Marcas que nunca me deram problema: Minipa e TFA, adquiri sensores destes 2 fabricantes e eles se mostraram bem exatos já de fábrica, sem necessidade de ficar fazendo descontos.

Estamos na área, qqer coisa é só perguntar.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Possuir termômetros de mínimas e máximas pouco serão considerados e sempre ficarão aquém, ou duvidosos, das medidas "oficiais"... Portanto, INMET registra 9.9°C; PO em 9.3°C; URA em 96% e 1024 hPa com vento (N-Ne) [quebrando tabúes que aqui só venta morno desses quadrantes ( :D )] à 7.2Km/h e indicativo de rajada em 15Km/h... SBSM (sempre relegado para segundo plano): 11002KT CAVOK 08/08 Q1024 (100% de URA)...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

10.7 e garoa agora em Curtitiba sensação bem baixa, ventos de E com rajadas de 20Km/h

 

Realmente deu uma esfriada agora a tarde!! A sensação está bem baixa mesmo!!

A sua estação estava fora do ar esses tempos né Rodrigo? Já arrumou tudo?!

 

Quase Kato, não tenho conseguido deixar ela 24h on, mas nos eventos extremos tenha certeza que ela estará, e nos dias ensolarados estou com problemas nas máximas, muito mais altas que as verificadas. Estou esperando o Clóvis receber os abrigos dele para ver se são bons, aí se tudo der certo, os compro e resolvo o problema. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Marcos, aclame-se o olhe o aspecto positivo da coisa toda. O GFS (12Z e 18Z) prognostica 4 dias seguidos com mínimas abaixo de zero nas serras sulinas (RS, SC e PR, inclusive Curitiba) a partir de domingo.

 

Tá falando sério Bruno??? Tô na maior correria, sem tempo de me atualizar, só me atualizo por aqui. Conta mais ae! Abraço

Link to comment
Share on other sites

Nossa, me desculpem por toda essa confusao, eh que eu vi uma foto nesse thread com um termometro de rua e achei que fosse confiavel.

E tambem postei por costume, visto que normalmemte a margem de erro dos 2 termometros do quarteirao eh de no maximo 2C com o que aparece no noticiario de manha xD.

 

Ok... mas aproveita pra comprar um termômetro de mínima e máxima pra começar a brincar! :mrgreen: É barato, em torno de 100 Reais (modelos com ligação por cabo entre o sensor externo e a central saem até menos), aí é só proteger o sensor externo contra umidade e insolação direta. Como meu ponto de coleta atual é péssimo (uma janela de edifício sem sacada) o meu sensor está amarrado pra fora d ajanela da lavanderia. protação contra o sol é feita pelas paredes do edifício, e contra umidade, por uma garrafa de 1l de iogurte batido vazada na parte inferior.

Marcas que nunca me deram problema: Minipa e TFA, adquiri sensores destes 2 fabricantes e eles se mostraram bem exatos já de fábrica, sem necessidade de ficar fazendo descontos.

Estamos na área, qqer coisa é só perguntar.

Não chega isso tudo. Um termômetro da Incoterm vc gasta R$54,00

http://www.brasilhobby.com.br/descricao.asp?CodProd=766502000

E o frete é barato, já que essa loja fica no Rio de Janeiro.

 

Hj mínima de 9,6°C. No momento 08:58 registro 13°C, na UERJ 12°C

Link to comment
Share on other sites

Só posso afirmar uma coisa: a partir de domingo teremos as mais baixas temperaturas do ano. Será a mais forte onda de frio de 2010 até o momento.

 

Outra: algo me diz que o GFS volta a intensificar esta erupção, se aproximando em muito da sincronia apresentada entre o Mbar e o europeu.

 

e estamos muito perto do evento para haver alguma "loucura" dos modelos.

Por isso, acredito que sempre as projeções em torno de 3 a 4 dias antes são muito mais confiáveis.

Somente quando há um processo sem uma intervenção na atmosfera que não permita a mudança nas projeções a longo prazo. Para evitar confusão: temos uma área estreita de continente para duas áreas fortes de oceano. A influência das águas é muito maior. Aliás, Porto hoje chegou a 9.6°C no INMET e aqui em casa a 9.9°C(pro marcos ficar mais tranquilo, descemos dos 10°C :lol: :lol: )

Link to comment
Share on other sites

 

e estamos muito perto do evento para haver alguma "loucura" dos modelos.

Por isso, acredito que sempre as projeções em torno de 3 a 4 dias antes são muito mais confiáveis.

Somente quando há um processo sem uma intervenção na atmosfera que não permita a mudança nas projeções a longo prazo. Para evitar confusão: temos uma área estreita de continente para duas áreas fortes de oceano. A influência das águas é muito maior. Aliás, Porto hoje chegou a 9.6°C no INMET e aqui em casa a 9.9°C(pro marcos ficar mais tranquilo, descemos dos 10°C :lol: :lol: )

 

Hoje dei uma olhada na informação das 07:00 do aero de POA e estava indicando

apenas 7ºC. Bela marca. Desta vez até que melhorou a situação do Marcos, hehehe

 

Ponto para o GFS: indicava a incursão de frio deste FDS desde o sábado passado. Variou

na intensidade apenas (diminuiu a força do frio), mas sempre apontava para as

temperaturas baixas. E aqui também fará bastante frio a partir de domingo, eu

particularmente acredito numa mínima de uns 6-7C pra cá na segunda. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Nossa, me desculpem por toda essa confusao, eh que eu vi uma foto nesse thread com um termometro de rua e achei que fosse confiavel.

E tambem postei por costume, visto que normalmemte a margem de erro dos 2 termometros do quarteirao eh de no maximo 2C com o que aparece no noticiario de manha xD.

 

Ok... mas aproveita pra comprar um termômetro de mínima e máxima pra começar a brincar! :mrgreen: É barato, em torno de 100 Reais (modelos com ligação por cabo entre o sensor externo e a central saem até menos), aí é só proteger o sensor externo contra umidade e insolação direta. Como meu ponto de coleta atual é péssimo (uma janela de edifício sem sacada) o meu sensor está amarrado pra fora d ajanela da lavanderia. protação contra o sol é feita pelas paredes do edifício, e contra umidade, por uma garrafa de 1l de iogurte batido vazada na parte inferior.

Marcas que nunca me deram problema: Minipa e TFA, adquiri sensores destes 2 fabricantes e eles se mostraram bem exatos já de fábrica, sem necessidade de ficar fazendo descontos.

Estamos na área, qqer coisa é só perguntar.

Não chega isso tudo. Um termômetro da Incoterm vc gasta R$54,00

http://www.brasilhobby.com.br/descricao.asp?CodProd=766502000

E o frete é barato, já que essa loja fica no Rio de Janeiro.

 

Hj mínima de 9,6°C. No momento 08:58 registro 13°C, na UERJ 12°C

 

Quando eu comprei o meu da incoterm paguei 58 reais, isso em novembro/08. Está até hoje pegando bem. O único problema é ficar carregando ele pra vários lugares, daí acontece igual o meu, de vez em quando ele surta.

 

Em dezembro/09 ganhei um TFA Climalogger, no preço de 500 reais. Até hoje não tive problema algum :)

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, o dia amanheceu com céu encoberto e frio, e com cara de chuva. A mínima foi 10,4°C pouco antes de nublar. Chove agora em vários municípios de São Paulo devido as áreas de instabilidade que se formaram e devem ganhar força após o meio dia.

 

Neste momento 14,5°C e céu nublado, com alguns riscos de céu azul. Vento nordeste e nuvens mais escuras vindo de oeste.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo finalmente abriu, embora várias regiões do Estado tenham tido nevoeiro. O céu claro só não proporcionou uma maior queda na temperatura durante à noite devido ao excesso de umidade. As mínimas que tive em Canela foram:

 

Em Casa: 5,8C

Castelinho: 2,7C

 

Olha o Castelinha aí gente...!!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é. É a primeira noite desde a um mês atrás que temos céu limpo e queda na temperatura. Tive a minima do ano até agora: 10,6°. Eu pelo menos ainda não baixei dos 10°. Não pensem que estou muito feliz com isso. Apenas diminuímos um pouquinho um estrago monumental.

 

Em 1998, com o sensor em outro local e com o aparelho um pouco desregulado e marcando 1°/2° acima do que tenho hoje, atingi 10,4° dia 4/6. Ou seja: até 6ª-feira terei ainda a maior demora para baixar dos 10°. Pelo menos não tivemos nuvens nessa noite.

 

Agora está 12,9° com +- 89%. Venta de NNE a 5,2 km/h e há céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, o dia amanheceu com céu encoberto e frio, e com cara de chuva. A mínima foi 10,4°C pouco antes de nublar. Chove agora em vários municípios de São Paulo devido as áreas de instabilidade que se formaram e devem ganhar força após o meio dia.

 

Neste momento 14,5°C e céu nublado, com alguns riscos de céu azul. Vento nordeste e nuvens mais escuras vindo de oeste.

 

E a previsão de chuva hoje vai se confirmar, afinal de contas. O tempo está cada

vez com mais "cheiro de chuva" aqui em JDF também, e percebe-se pelo satélite

a instabilidade chegando aqui. A máxima no INMET não deve passar dos 15C, mas

lá em casa chegará a uns 16/17C.

Link to comment
Share on other sites

Pela tabela do Carlos percebe-se claramente que POA limpou na noite errada, pois seus pares de altitude semelhante do interior foram bem menos frias hj em relação à ontem. Em compensação uma estação minha registrou a mínima do Estado (em estação padronizada). O Castelinho foi 3 décimos mais frio que Ausentes! É uma satisfação para mim, pois mostra que as minhas convicções eram plenas. Porém ainda quero ver uma noite fria e seca na serra para ver no que vai dar. Espero não ter escolhido o ano errado para colocar uma estação no Castelinho...

Link to comment
Share on other sites

Como o Luciano colocou, havia vento SE durante a noite. Talvez isso tenho amenizado os microclimas de SP.

 

Pela tabela do Carlos percebe-se claramente que POA limpou na noite errada, pois seus pares de altitude semelhante do interior foram bem menos frias hj em relação à ontem.

Claro. Tivesse limpado antes e, mesmo com alta umidade, teríamos mínimas 2° ou 3° acima das de Santa Maria, por exemplo. Chegaria a 6°/7° no INMET.

 

A MetSul dá mínima de 6° no sábado e 5° no domingo com tempo bom. Vamos esperar. É claro que não espero isso, mas como tudo indica tempo seco só vou me pronunciar na noite anterior das mínimas.

 

Agora está 18,9° com 64% e venta de NE a 6,8 km/h. Agora não me adiante ficar tempo bom, ainda mais com esse vento.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Minimas do dia :

 

Canela RS (Castelinho) : 02,7

São José dos Ausentes RS : 03,0

Vacaria RS : 03,8

Bom Jesus RS : 04,8

Quarai RS : 05,6

Jaguarão RS : 05,8

Canela RS (Bruno) : 05,8

Lagoa Vermelha RS : 06,1

Erechim RS : 06,3

Uruguaiana RS : 06,5

Santa Vitoria do Palmar RS : 06,7

Canela RS : 06,8

Santana do Livramento RS : 06,9

Chuí RS : 07,3

Camaquã RS : 07,4

Soledade RS : 07,7

Palmeira das Missões RS : 07,7

Passo Fundo RS : 07,8

Santa Rosa RS : 07,9

Bagé RS : 08,0

Cruz Alta RS : 08,1

Santiago RS : 08,2

Bento Gonçalves RS : 08,3

Santa Maria RS : 08,4

Dom Pedrito RS : 08,5

Rio Pardo RS : 08,9

Santo Augusto RS : 09,0

Caçapava do Sul RS : 09,1

Canguçu RS : 09,4

Frederico Westphalen RS : 09,4

Porto Alegre RS : 09,5

Alegrete RS : 09,8

São Luiz Gonzaga RS : 09,8

São Gabriel RS : 09,8

 

Urupema SC : 00,3

Pericó SC : 00,6

São Joaquim SC (Vl Francioni) : 00,8

São Joaquim SC (Climaterra) : 01,1

São Joaquim SC (Aut) : 01,8

Cruzeiro SC : 01,8

Morro da Igreja SC : 01,9

São Joaquim SC (Conv) : 02,6

Lages SC : 03,3

Caçador SC : 06,1

Campos Novos SC : 06,4

Curitibanos SC : 06,6

Ituporanga SC : 07,6

Joaçaba SC : 07,7

Novo Horizonte SC : 08,2

Major Vieira SC : 08,2

São Miguel do Oeste SC : 08,4

Rio do Campo SC : 09,0

Xanxerê SC : 09,1

Rio Negrinho SC : 09,4

Dionisio Cerqueira SC : 09,8

Florianópolis SC : 12,7

 

General Carneiro PR : 06,1

Entre Rios PR : 06,2

Inacio Martins PR : 07,3

Palmas PR : 07,8

Clevelândia PR : 07,7

Irati PR : 08,0

Guarapuava PR : 08,2

Ivai PR : 08,8

Castro PR : 09,6

Campo Mourão PR : 09,3

Curitiba PR (Conv) : 10,2

 

Campos do Jordão SP (Horto Florestal) : 04,2

Campos do Jordão SP (Cptec) : 04,5

Campos do Jordão SP (Conv) : 05,3

Campos do Jordão SP (Aut) : 05,6

Maria da Fé MG : 05,6

Caldas MG : 06,2

Monte Verde MG : 06,7

Pico do Couto RJ : 06,7

Extrema MG : 07,4

São Lourenço MG : 07,4

Teresópolis RJ : 10,1

Atibaia SP : 10,3

Bragança Paulista SP : 11,3

São Paulo SP (Parelheiros) : 11,5

São Paulo SP (Iag/Usp) : 11,9

São Paulo SP (Aut) : 12,7

Belo Horizonte MG (Pampulha) : 15,4

Santos SP : 15,7

Rio de Janeiro RJ (Jacarepagua) : 16,8

 

Goiânia GO : 14,8

Campo Grande MS : 15,2

Brasília DF : 15,5

Cuiabá MT : 16,6

Rio Branco AC : 17,7

 

 

onde você acha esses dados?

 

thanks

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.