Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

GFS parece que mudou mesmo sua postura em relação ao frio

do fim de semana. Teríamos "mais do mesmo" pela 12Z, mas

ainda assim eu teria uma chance boa de registrar minha menor

mínima do ano até agora.

 

Enfim, nada demais, visto que minha mínima absoluta até agora

é de 08,9ºC... :roll:

Link to comment
Share on other sites

E a tarde segue fria em Itapevi...

 

No momento (14:30h), céu encoberto e apenas 15,7ºC... a mínima nesta madrugada foi de 10,5ºC.

 

Aí vai uma foto tirada nos fundos de casa agora há pouco... moro numa área beeeem "urbanizada", como podem ver:

 

DSC00471.jpg

 

:lol:

 

Ah, aceito doações de mudas de araucária e plátanos. Espaço para plantar não falta. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Eu até que gostei da 12Z. As temperaturas poderão ser um pouco menores do que nesta massa polar e como não estou muito animado para o próximo frio vai ser mais fácil eu me contentar. :)

 

Agora está nublado e temperatura de 19,5ºC em Corupá.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos anos o mês de maio tinha trazido temperaturas muito baixas pra POA, ficamos um pouco mal acostumados. Maio estava sendo até quase ou realmente mais frio que junho! Por enquanto estou com o Marcos, próxima onda de frio trará temperaturas similares a esta vez. Quem sabe a gente se livra um pouco da umidade e diminuem uns 3 graus.. mas discordo com semelhança com 1998..

 

 

Se depender da última saída dop GFS (6Z) o Marcos vai ter um enfarte. O ciclone dessincronizou totalmente do frio, se forma na latitude de SC e joga frio meia boca (+- 5oC em 850 hpa) para o sul do BR, sendo que o litoral de SC e RS fica, para variar, carregado de umidade e com mínimas pouco expressivas. E seguimos assim, até que em um desses eventos a coisa alinhe um pouco mais e possamos ter uma nevasca! A esperança é a última que morre... Se teve em 1998, porque não em 2010?

 

Zé, será que o questão da falta de sincronia entre os ciclones e as MPs fica ainda mais complicada quando estes ciclones se posicionam mais ao norte, como neste ano, uma vez que estas "bombas de puxar ar frio" estão mais distantes do "reservatório"?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que raiva do GFS!! Vou acabar tendo um infarto (aos 18 anos) com essas variações malucas. Eu pensei que, como a próxima onda de frio entrou na grade de 7 dias forte, o GFS tiraria ela em rodadas isoladas, ou não tiraria. Ontem as 4 rodadas foram ótimas para cá, de longe as melhores do ano. A partir da 00Z o modelo enfraquece a mP a tal ponto que os 1°C previstos ontem viraram 7°C :roll: . Resumindo, estou perdidíssimo. Vou começar a prever o tempo por intuição, talvez eu acerte mais...acompanhemos as próximas rodadas.

 

Calma Vinícius! O GFS realmente está variando demais, mas há alguma luz no fim do túnel. Outros modelos globais continuam a indicar um frio interessante para o próximo final de semana. Embora ainda muito aquém do que vinha sendo previsto pelo americano. Se continuar nesse caminho só esperamos que mais uma vez o GFS não esteja a apontar uma tendência que a posteriori será seguida pelos outros.

 

O que ainda está pegando para o pessoal do BAZ neste ano é a quantidade de invasões de ar frio apenas comuns e a quantidade anormal de umidade. Confesso que também nunca ví um mês de maio tão umido e chuvoso. Dias de sol foram raros, bem como o calor. Obviamente o que todos querem aqui a natureza não vêm oferecendo, frio intenso, seja este seco ou úmido. Todas as intensas ondas de frio que aparecem na grade de 180hs têm se tornado normais nas 48hs que a antecedem. Acho que há uma grande dose de exagero, muita exigência, muita cobrança. Aí sempre se fica aguardando o que virá, e nunca o agora, que de todo modo não está ruím. Ainda estamos no começo de junho, ou já estamos no começo de junho? Bom, diante das perspectivas o mês deve ser talvez o melhor do ano, e ele apenas está começando hoje.

 

Mais 15 ou 20 dias e estaremos no miolo do inverno climático. Por isso, Caio, acho que "JÁ" estamos no começo de junho e não vimos nada além de outono, por aqui. Nem sequer uma geadinha básica. E olha que maio, na média, costuma ser muito mais do que foi neste 2010. O Ronaldo, por exemplo, nem zerou ainda. Não sei como anda a correlação Nordeste dos EUA e não lembro como que foi o início do inverno deles, mas espero que o frio esteja sendo represado lá no sul para ser "solto" nestes 90 dias que ainda faltam.

Link to comment
Share on other sites

Se o inverno tiver que compensar no Sul (ao menos no leste), seguindo o padrão da América do Norte, o que não deu até agora, neva na minha casa.

 

Muuuuito frio no Rio, faz 16 graus mas com sensação de 10.

Pra nos cariocas isso eh inverno rigoroso.

Aqui está 17,3°, mesmo valor para grande parte da cidade. POA vai abrindo espaço para a entrada de Manaus e Cia. So falta isso.

 

Venta de SSE a 6,6 km/h. Pressão em 1022,6 mb. O frio em altura está diminuindo.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Muuuuito frio no Rio, faz 16 graus mas com sensação de 10.

Pra nos cariocas isso eh inverno rigoroso.

 

Esta temperatura no horário só se for no Alto da Boa Vista ou algum ponto bem acima da altitude média da cidade, a maior parte da cidade estava entre 19/21 neste horário, e este frio não tem nada demais, em JANEIRO de 2008 fez 19 graus a tarde no centro com chuva, e como quase não venta a tarde hoje apenas está agradável para mim, ontem estava mais quente (23/24) mas como vento parecia o mesmo que hoje. Claro que tem gente que sente frio com esta temperatura, ainda mais nessa cidade, mas este ar "polar"é, forçando a barra, moderado, hoje igualei a mínima do ano registrada em abril. Sensação de 10 só se for no Pico da Tijuca, parece post do interativo Climatempo, a continuar asim prefiro que o Luis anule o meu cadastro.

 

Realmente as vezes dá vontade de sair, ainda não consegui mas tem horas...

Link to comment
Share on other sites

O blog da Metsul anda bem parado nesse inverno, será que vai vir uma novidade ou é a falta de novidade :?

 

Aqui hoje nao poderia estar diferente de outros lugar e outros dias, começa bonito o dia mas pouco a pouco as nuvens vem chegando, geralmente depois das 14:00 +/- o céu já está todo tomado, temperatura agradável/friozinho, nebulosidade está sendo a marca registrada desse outono/inverno.

Link to comment
Share on other sites

 

Esta temperatura no horário só se for no Alto da Boa Vista ou algum ponto bem acima da altitude média da cidade, a maior parte da cidade estava entre 19/21 neste horário, e este frio não tem nada demais, em JANEIRO de 2008 fez 19 graus a tarde no centro com chuva, e como quase não venta a tarde hoje apenas está agradável para mim, ontem estava mais quente (23/24) mas como vento parecia o mesmo que hoje. Claro que tem gente que sente frio com esta temperatura, ainda mais nessa cidade, mas este ar "polar"é, forçando a barra, moderado, hoje igualei a mínima do ano registrada em abril. Sensação de 10 só se for no Pico da Tijuca, parece post do interativo Climatempo, a continuar asim prefiro que o Luis anule o meu cadastro.

 

Realmente as vezes dá vontade de sair, ainda não consegui mas tem horas...

 

Porque a grosseria? Que coisa...

 

Em Matão, máxima de 21,9°C.

Agora faz 19,7°C.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do aumento de nebulosidade durante a madrugada e do vento fraco mas constante conseguimos chegar a uma mínima decente 11,9C, a máxima foi de 23,9C. Agora o céu praticamente está sem nuvens, há algumas pouquissimas nuvens de cirruscumulus e stratocumulus ao extremo sul, espero que se vier seja passageira. Venta moderado do sul a temperatura varia entre 18,4/23C. A próxima madrugada deve ser a mais gelada deste evento de ar frio. Umidade na casa dos 40%.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguns podem ter até reclamado de Maio, mas sinceramente eu

gostei. Desde 2007 eu não tinha temperatura de 1 dígito em Maio.

Neste eu tive.

 

Além disso, a máxima absoluta, 29.5º, ocorreu sob ar muito seco e

a sensação de calor mesmo foi pequena. Foram poucos dias acima

dos 25, a maior parte entre 21/23 e mínimas entre 13/15...eu gostei,

apesar da monotonia. 8-)

 

Melhor ser monótono do que quente

Link to comment
Share on other sites

Muuuuito frio no Rio, faz 16 graus mas com sensação de 10.

Pra nos cariocas isso eh inverno rigoroso.

 

Nossaaaaaaaaaaaa... congelante.

 

Amanhã promete ...

 

abraços

 

Reza meu sensor que a máxima chegou a 16,2 mas nem na volta do almoço, por volta das 13h, eu conseguiria me sentir em 16 graus, tamanho era o vento. Mesmo pegando o vento a favor a sensação tava perto de 10 no "sensor de pele". Sendo assim, eu jurava que a máxima de hoje mal teria dado 15 por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Graças a uma profunda análise que fiz com a observadora de plantão, consegui descobrir as mínimas entre o dia 11/14 de maio. Olhamos no diagrama e assim consegui fechar a média de mês de Maio.

 

Média das Mínimas: 15,9C

Médias das Máximas: 29,9C

Média: 22,9C

Mínimas Absoluta: 5,0C

Maior mínima: 21,6C

Menor Máxima: 19,2C

Maior temperatura: 35,3C

 

 

Se os ultimos dias não tivesse sido tão quentes dava para termos registrados uma média um pouco melhor, mas não está nada mal para o mês de Maio. Se a normal do INMET fosse consistente teriamos fechado o mês de Maio com a média compensada -3,0C, assim também como nas mínimas e máximas. Como esse bimestre novo bimestre é o mais frio espero que ele apresente também anomalias assim de uns -3/-4C.

Link to comment
Share on other sites

Itajaí: 8,1ºC

São Francisco do Sul: 10,7ºC

Onde se localizam essas duas estaçõs acima? Os dados do Climerh, que eu acompanhava a um tempo atrás, mostravam sempre mínimas bem altas para Itajaí. A de São Francisco do Sul sempre deu mínimas boas, mas com um pico no início da madrugada e mantendo (ou mesmo subindo) o valor até o amanhecer.

 

Agora tenho 16,8° com 75% e muitas nuvens. Vento SSE a 5,0 km/h.

 

Abraços frios!

 

 

UMA FICA NA BEIRA DO RIO E A OUTRA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO, POR ISSO A DIFERENÇA.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o ETA está prognosticando o fim das nuvens para sábado e, além disso, a queda da temperatura com mínimas de 6C a partir daquele dia. E é o seu ETA!

Até agora tem estado muito bom (qualquer coisa é melhor do que a situação atual). Dá tempo seco e mínima de 5°! :D O que vai ocorrer é a entrada de um mPp pelo centro dos Andes que cobrirá o centro-norte da Argentina. Com a frente se formando na 5ª para 6ª-feira no sentido NO-SO, ela vai varrer o Sul e se afastar para alto-mar e o Sudeste. Resultado: vento SO e O para cá. O ETA dá até vento NO para POA, e forte estabilidade para o RS e SC. Apenas está subestimando o frio em SJ, que não chegaria a 0°. Acho difícil. Secando e ficando frio vai até negativar por lá.

 

A alta no Pacífico está projetada para 1031 mb. Uma beleza.

 

Talvez menos que 10C para POA amanhã! Será??

No momento, boa queda, céu aberto, e 14,6C.

O problema é a umidade: PO em 11,9C, mas vai caindo lentamente...

Duvido que baixe dos 10°. Duvido. Alguma coisa vai f****, com certeza.

 

A máxima até foi "boa": 17,8°. Agora está 14,5° com 81%. Está muito úmido. Mesmo com o céu limpo de agora, com a u.r. alta e o histórico recente de noites nubladas (como a passada), aposto que fecha e não baixa dos 10° (se chegar a 10°). Venta de SSE a 8,4 km/h.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

 

Esta temperatura no horário só se for no Alto da Boa Vista ou algum ponto bem acima da altitude média da cidade, a maior parte da cidade estava entre 19/21 neste horário, e este frio não tem nada demais, em JANEIRO de 2008 fez 19 graus a tarde no centro com chuva, e como quase não venta a tarde hoje apenas está agradável para mim, ontem estava mais quente (23/24) mas como vento parecia o mesmo que hoje. Claro que tem gente que sente frio com esta temperatura, ainda mais nessa cidade, mas este ar "polar"é, forçando a barra, moderado, hoje igualei a mínima do ano registrada em abril. Sensação de 10 só se for no Pico da Tijuca, parece post do interativo Climatempo, a continuar asim prefiro que o Luis anule o meu cadastro.

 

Realmente as vezes dá vontade de sair, ainda não consegui mas tem horas...

 

Porque a grosseria? Que coisa...

 

Em Matão, máxima de 21,9°C.

Agora faz 19,7°C.

 

a propósito, a temperatura no Galeão neste horário era de 18°C mas com sensação de 12°C!!! Na casa nova dos meus pais em Vargem Grande(próximo ao Recreio e o local fica numa baixada com montanhas e muito verde) não deve ter passado de 18°C!!! É incrivel o frio que faz por lá, bem diferente da Barra, Zona Sul e Centro da Cidade. Para vc ter uma idéia, a menor minima este ano na estação que deixei com eles foi de 13,9°C(Com abrigo a 1,5mt da grama), enquanto que no aeroporto santos dumont não desceu dos 19°C este ano e, na minha casa, em Jacarepaguá, não desci de 16°C!!! Quando tiver a oportunidade vou colocar uma automática por lá!!!

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Itajaí: 8,1ºC

São Francisco do Sul: 10,7ºC

Onde se localizam essas duas estaçõs acima? Os dados do Climerh, que eu acompanhava a um tempo atrás, mostravam sempre mínimas bem altas para Itajaí. A de São Francisco do Sul sempre deu mínimas boas, mas com um pico no início da madrugada e mantendo (ou mesmo subindo) o valor até o amanhecer.

 

Agora tenho 16,8° com 75% e muitas nuvens. Vento SSE a 5,0 km/h.

 

Abraços frios!

 

 

UMA FICA NA BEIRA DO RIO E A OUTRA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO, POR ISSO A DIFERENÇA.

 

Nossa, que furada! Eu nem tinha visto a tua mensagem, Marcos... :oops:

Link to comment
Share on other sites

O GFS 18Z continua mostrando um frio mais duradouro para o começo da próxima semana. As temperaturas em altura não serão muito baixas, mas pelo visto o ar estará bem mais seco, o que deve garantir as mínimas mais baixas.

 

Agora céu nublado. Tá friozinho lá fora, mas eu esperava um pouco mais para o horário, sei lá...

Link to comment
Share on other sites

 

Esta temperatura no horário só se for no Alto da Boa Vista ou algum ponto bem acima da altitude média da cidade, a maior parte da cidade estava entre 19/21 neste horário, e este frio não tem nada demais, em JANEIRO de 2008 fez 19 graus a tarde no centro com chuva, e como quase não venta a tarde hoje apenas está agradável para mim, ontem estava mais quente (23/24) mas como vento parecia o mesmo que hoje. Claro que tem gente que sente frio com esta temperatura, ainda mais nessa cidade, mas este ar "polar"é, forçando a barra, moderado, hoje igualei a mínima do ano registrada em abril. Sensação de 10 só se for no Pico da Tijuca, parece post do interativo Climatempo, a continuar asim prefiro que o Luis anule o meu cadastro.

 

Realmente as vezes dá vontade de sair, ainda não consegui mas tem horas...

 

Porque a grosseria? Que coisa...

 

Em Matão, máxima de 21,9°C.

Agora faz 19,7°C.

 

Faço das palavras do Vinicius as minhas, vamos com calma, o novo baziano como ele mesmo disse logo depois viu a temperatura num termômetro de rua, que como sabemos não são confiáveis mas que muita gente mais leiga acaba confiando, acho que o BAZ é aberto para AMANTES de meteorologia e não para ESTUDIOSOS, EXPERTS ou o que for em meteorologia, tem gente aqui que por qualquer coisa já vem com todas as pedras nas mãos.

 

Agora falando do tempo aqui no Rio, hoje aqui na zona norte tivemos o dia mais frio do ano com tempo bem chuvoso na madrugada e quase toda a manhã(alguns momentos de chuva bem moderada, total no meu bairro de 21mm mas nas encostas e na zona sul choveu bem mais) e nublado durante a tarde mas sem chuva(assim como não chegou a fazer sol), a máxima aqui no meu bairro ficou em 19,4°C, a menor desde 28 de julho de 2007 quando não passou de 17,9°C (vencendo 19,5°C em 1/6/2008, 19,6°C em 23/6/2008 e 19,8°C em 20/7/2009, e empatada com 29/7/2007), por toda a cidade máximas entre 19(Aeroporto Internacional) e 21°C, já a mínima ficou em 17,0°C até o momento, a menor apenas deste ano, agora faz 18,6°C e céu nublado com vento bem gelado, hoje para a maioria esmagadora da população carioca(inclusive para mim) foi um dia bem frio, bastava ir na rua e ver quase todo mundo usando casacos e blusas de manga comprida, amanhã as baixas temperaturas deverão se manter mas não dá pra arriscar se serão menores que as de hoje, a máxima por exemplo vai depender da ocorrência ou não de aberturas de sol, fica a torcida para céu chumbado amanhã! :D

Link to comment
Share on other sites

Curitiba variou hoje na minha estação entre 6,2°/11,2° Condição do tempo com algumas aberturas de sol de manhã e completamentre fechado com alguns períodos de garoa no decorrer da tarde além de vento, dia realmente frio, sentiu-se muito frio nesta terça-feira. Os curitibanos que me corrijam se exagero! Agora 9,4° e claro... NUBLADO!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Esta temperatura no horário só se for no Alto da Boa Vista ou algum ponto bem acima da altitude média da cidade, a maior parte da cidade estava entre 19/21 neste horário, e este frio não tem nada demais, em JANEIRO de 2008 fez 19 graus a tarde no centro com chuva, e como quase não venta a tarde hoje apenas está agradável para mim, ontem estava mais quente (23/24) mas como vento parecia o mesmo que hoje. Claro que tem gente que sente frio com esta temperatura, ainda mais nessa cidade, mas este ar "polar"é, forçando a barra, moderado, hoje igualei a mínima do ano registrada em abril. Sensação de 10 só se for no Pico da Tijuca, parece post do interativo Climatempo, a continuar asim prefiro que o Luis anule o meu cadastro.

 

Realmente as vezes dá vontade de sair, ainda não consegui mas tem horas...

 

Porque a grosseria? Que coisa...

 

Em Matão, máxima de 21,9°C.

Agora faz 19,7°C.

 

Faço das palavras do Vinicius as minhas, vamos com calma, o novo baziano como ele mesmo disse logo depois viu a temperatura num termômetro de rua, que como sabemos não são confiáveis mas que muita gente mais leiga acaba confiando, acho que o BAZ é aberto para AMANTES de meteorologia e não para ESTUDIOSOS, EXPERTS ou o que for em meteorologia, tem gente aqui que por qualquer coisa já vem com todas as pedras nas mãos.

 

Agora falando do tempo aqui no Rio, hoje aqui na zona norte tivemos o dia mais frio do ano com tempo bem chuvoso na madrugada e quase toda a manhã(alguns momentos de chuva bem moderada, total no meu bairro de 21mm mas nas encostas e na zona sul choveu bem mais) e nublado durante a tarde mas sem chuva(assim como não chegou a fazer sol), a máxima aqui no meu bairro ficou em 19,4°C, a menor desde 28 de julho de 2007 quando não passou de 17,9°C (vencendo 19,5°C em 1/6/2008, 19,6°C em 23/6/2008 e 19,8°C em 20/7/2009, e empatada com 29/7/2007), por toda a cidade máximas entre 19(Aeroporto Internacional) e 21°C, já a mínima ficou em 17,0°C até o momento, a menor apenas deste ano, agora faz 18,6°C e céu nublado com vento bem gelado, hoje para a maioria esmagadora da população carioca(inclusive para mim) foi um dia bem frio, bastava ir na rua e ver quase todo mundo usando casacos e blusas de manga comprida, amanhã as baixas temperaturas deverão se manter mas não dá pra arriscar se serão menores que as de hoje, a máxima por exemplo vai depender da ocorrência ou não de aberturas de sol, fica a torcida para céu chumbado amanhã! :D

 

Concordo, Breno. Porém, de qualquer forma, devemos ser mais cuidados com a informação. Devemos tomar cuidado com aquilo que escrevemos. O maior exemplo é o caso do menino de Caxias do Sul que não tinha nenhum compromisso com a verdade e acabou mandando uma foto de um dia de neve qualquer de Caxias do Sul para a redação do Terra. Embora qualquer usuário seja amador, esse compromisso todos nós devemos ter desde o nosso primeiro post.

Link to comment
Share on other sites

O PIOR aconteceu! NÃO CHEGUEI AOS DEZ GRAUS!! NÃO CHEGUEI!!!!!!!!!! Impressionante!!! Com pressão em 1025,7 mb agora de manhã e com tempo bom no início da madrugada eu NÃO CHEGUEI a 10°!! Haha! Tem que rir pra não chorar!

 

 

:lol: :lol: :lol: Tragam a camisa de força! Ele pirou! Ele pirou! :lol:

 

Hoje aqui em casa: 9,3°C / 21,6°C, nada que eu não havia visto esse ano ainda... No Simepar sim deu gosto de ver, deu 6,8°C, mas a estação fica em área rural.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas/Máximas em Campo Grande no mês de maio deste ano.

 

dia - mín./máx.

 

1 - 16ºC/28ºC

2 - 19ºC/29ºC

3 - 18ºC/28ºC

4 - 16ºC/22ºC

5 - 14ºC/26ºC

6 - 16ºC/29ºC

7 - 19ºC/26ºC

8 - 14ºC/20ºC

9 - 9ºC/19ºC

10 - 6ºC/18ºC :)

11 - 7ºC/18ºC

12 - 4ºC/17ºC :mrgreen:

13 - /20ºC :)

14 - 9ºC/23ºC

15 - 13ºC/28ºC

16 - 16ºC/29ºC

17 - 16ºC/29ºC

18 - 9ºC/14ºC

19 - 5ºC/19ºC :)

20 - 8ºC/21ºC

21 - 9ºC/22ºC

22 - 11ºC/24ºC

23 - 15ºC/26ºC

24 - 15º/19ºC

25 - 16ºC/22ºC

26 - 15ºC/25ºC

27 - 16ºC/25ºC

28 - 14ºC/24ºC

29 - 16ºC/27ºC

30 - 12ºC/24ºC

31 - 9ºC/15ºC

 

Em Junho, hoje 01/06, já começamos com mínima de 7,5ºC e máxima de 20ºC.

Amanha já começa a esquentar novamente.

 

Que venha Junho! :geek:

Link to comment
Share on other sites

o ceu limpou agora aqui em Porto. tenho 13.9°C. Espero que continue limpo e baixd mais. Porém, a MP já enfraqueceu bastante. O mais certo é puxar a chuva novamente.

Aliás, Porto Alegre hoje foi uma ilha de chuva. Limpou de tarde e ficou com uma temperatura agradável. Emm torno dos 18°C.

Ficaria contente se na semana que vem tivéssemos uns 5°C.

Tá difícil, estamos perdnendo para Campo Grande. De goleada!!!

Link to comment
Share on other sites

Campo Grande está surrando todas as capitais nas mínimas, não tenho certeza Curitiba, mas as demais está apanhando feio. Espero que este ano pelo menos tenhamos um evento bastante significativo de Neve no sul, tanto em abrangência( várias cidades, de micro regiões distintas), como em acumulação, e duração do evento.

Que Porto Alegre registre uma boa nevada.

Que o Rio de Janeiro possa reviver o frio do ano de 1994, para agradar o Loepa.

 

Também espero uma ocorrência significativa de geada no Centro-Oeste e sudeste, não geadas que ocorrem somente no sul do MS, sudoeste, centro-sul de SP, e da serra da mantiqueira, mas sim também em lugares pouco acostumado como no centro-norte do MS, em grande parte de SP, sul e centro de GO, sul e oeste de MT, áreas mais quente do triângulo mineiro, assim também como na zona da Mata, centro, e grande BH. Daí sim acredito que todos os bazianos ficariam satisfeitos, e o ano de 2010 entraria na história. Só os produtores que teria um pouco de problema, mas nada que uma boa prevenção momentos antes não resolva.

Link to comment
Share on other sites

Talvez menos que 10C para POA amanhã! Será??

No momento, boa queda, céu aberto, e 14,6C.

O problema é a umidade: PO em 11,9C, mas vai caindo lentamente...

Duvido que baixe dos 10°. Duvido. Alguma coisa vai f****, com certeza.

 

A máxima até foi "boa": 17,8°. Agora está 14,5° com 81%. Está muito úmido. Mesmo com o céu limpo de agora, com a u.r. alta e o histórico recente de noites nubladas (como a passada), aposto que fecha e não baixa dos 10° (se chegar a 10°). Venta de SSE a 8,4 km/h.

 

Abraços pessimistas!

Não disse? Estagnado desde às 18:30 com céu limpo devido ao vento SE. Agora já era: está entrando nebulosidade devido a esse vento... e só sobre POA. Tudo o mais tem céu limpo.

 

:lol: :lol: :lol: Tragam a camisa de força! Ele pirou! Ele pirou! :lol:

:lol: Ainda estou vivo. POA é dose, muito dose, mas às vezes tras umas alegrias.

 

Marcos, aclame-se o olhe o aspecto positivo da coisa toda. O GFS (12Z e 18Z) prognostica 4 dias seguidos com mínimas abaixo de zero nas serras sulinas (RS, SC e PR, inclusive Curitiba) a partir de domingo.

O ETA também mantém o tempo seco e com noites frias. Apesar de todas as indicações positivas, mantenho-me pessimista até prova em contrário. Vamos acompanhando as previsões. Há outras previsões também dando ar seco.

 

Aqui, aumento de nuvens e faz 14,3° com 82%. Venta de SE a 6,6 km/h. Chego a 12°... e olhe lá!

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.