Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Bruno

Castelinho/Canela e Alphaville/Gramado - RS

Recommended Posts

Bruno, uma pergunta: você deixa a estação coletando os dados de 1 em 1 hora, certo?? De quanto em quanto tempo você limpa os dados do weatherlink??

Abs.

Sim, Soares. Coloco de 1 em 1 hora. Cada vez que tu baixa os dados eles são eliminados do Weatherlink. Com a freqüência atual eu consigo ficar até pouco mais de 3 meses sem precisar fazer download. Antes eu tinha de 15 em 15 minutos e volta e meia eu perdia dados, pois desta forma é preciso ir lá a cada 20 dias.

Peguei os dados das últimas duas noites de céu claro em Canela e resolvi traçar um paralelo entre o INMET (topo) e o Castelinho (baixada). Foi entre os dias 06 e 07 de abril. Nestes dois dias a média no Castelinho ficou em 12,9C, enquanto que no INMET ficou em 14,9C, muito embora as máximas do Castelinho tenham sido maiores que a do INMET. O que explica a média ponderada bem mais baixa no Castelinho é que a temperatura por lá fica por muito mais tempo mais baixa que no INMET, ao passo que, nas máximas, é por um curto espaço de tempo. A diferença a menor nas mínimas do Castelinho também são maiores que as diferenças a maior das suas máximas. Olhem o Gráfico como fica interessante:

image002.png.cccffa13b27700b5f1dee652d4f04f2a.png

Nos últimos dias do mês, uma sequência de 7 mínimas seguidas abaixo dos 10ºC. A partir de agora,

mínimas de 1 dígito por lá serão a coisa mais comum que tem.

Nos últimos dias do mês, uma sequência de 7 mínimas seguidas abaixo dos 10ºC. A partir de agora,

mínimas de 1 dígito por lá serão a coisa mais comum que tem.

E com a constância de mínimas abaixo de 10, vem a reboque:

- frio noturno nos interiores de casas de madeira ou

- frio constante nas construções de alvenaria

Quando eu a muié estivemos no Castelinho em agosto, foi marcante a experiência do frio no interior do castelinho, apesar do sol fortinho das 9h00 já pedir uma blusa mais leve outdoor.

Chegou a ver a estação, Luciano?

Opa, vi e tirei umas fotos! Pena que não pude curtir muito o local pois eu estava com a CVC e eles infelizmente cronometram cada segundo! :rtfm:

Mas de 4a em diante nós e mais uns paulistas que estavam na mesma pousada já largamos mão de passear pala CVC. :good:

Sim, Soares. Coloco de 1 em 1 hora. Cada vez que tu baixa os dados eles são eliminados do Weatherlink. Com a freqüência atual eu consigo ficar até pouco mais de 3 meses sem precisar fazer download. Antes eu tinha de 15 em 15 minutos e volta e meia eu perdia dados, pois desta forma é preciso ir lá a cada 20 dias.

Caramba, nao fazia ideia de que existiam todos esses procedimentos!! Nao e tao facil manter uma estacao on-line hein!!!

Sds.

Caramba, nao fazia ideia de que existiam todos esses procedimentos!! Nao e tao facil manter uma estacao on-line hein!!!

Sds.

Manter não é difícil, Silvio. O difícil é configurar, instalar e achar um local apropriado para colocar a estação. Uma fez cumpridas estas etapas, é só baxar os dados de tempos em tempos e trocar pilha do console a cada 6 meses. Não leva mais do que 3 minutos para baixar os dados. :good2:

Sds.

Manter não é difícil, Silvio. O difícil é configurar, instalar e achar um local apropriado para colocar a estação. Uma fez cumpridas estas etapas, é só baxar os dados de tempos em tempos e trocar pilha do console a cada 6 meses. Não leva mais do que 3 minutos para baixar os dados. :good2:

Bruno, levei um suadouro para baixar os dados ontem pela manhã! Novamente, ela não estava reconhecendo o dispositivo. Tive que respirar fundo, olhar a paisagem e, enfim, voltar a mexer no laptop e no weatherlink. Felizmente minha tática deu certo e eu consegui baixar os dados do resto de abril e do início de maio. :D

Mafili, espero um dia fazer um estudo assim!

Soares, alguma coisa de errado fizeste na outra fez....

Mafili, espero um dia fazer um estudo assim!

Bruno,

O trabalho trata de um assunto clássico (como correlacionar uma lugar com o outro).

Este é justamente o teu "problema"...digamos assim.

Eu sei das brincadeiras em relação as baixadas principalmente 'por conta do fervor do nosso querido PHP.

Vamos fazer algumas experiências...(intuitivas apenas não são necessários dados...somente você...estou certo que as fez mentalmente).

A- Sabendo a mínima em Canela. Você "chuta" a mínima do Castelinho com que "precisão"?

B- Sabendo a mínima no Castelinho. Você "chuta" a mínima em Canela com que precisão?

Resumindo. Em que direção você "acerta" mais sabendo uma das mínimas.

C e D é repetir com as máximas.

Resumindo. Em que direção você "acerta" mais sabendo uma das máximas.

Mafili, as respostas dependem de 4 fatores: da estação do ano, do vento, da umidade do ar e da cobertura de nuvens. No inverno, em noites de céu claro, sem vento e de baixa umidade, a diferença fica entre 5C e 7C. Se aumentarmos a umidade e mantivermos todas os outros fatores iguais, a diferença fica ao redor de 3C/4C. Enfim, são muitas as "regras".

Pois é...resta saber o que.....mas pelo menos está baixando os dados...

Falando em correlação, tmbm já refleti sobre isto Mafili.Normalmente em noites de céu claro,sob forte alta polar, fica em torno de 5º e 6º a diferença entre topo do topo e baixada da baixada :ok:

Mas há noite em que existe variabilidade da diferença,em função de outros fatores.No entanto há que se pensar o seguinte, existem baixadas e baixadas e mesmo entre elas há diferenças.

Houve um caso se não me engano deu 12.1º no Inmet e tinha geada na baixada do Banhadal aqui perto de casa, estimo a diferença em 7 a 8º naquele dia...

Fechamento de Maio:

Média Mínima: 7,2C

Média Máxima: 17,8C

Média: 12,1C

Mínima Absoluta: 0,5C

Máxima Absoluta: 22,7C

Chuva: 121,1 mm

Belo geadao hein! Cobriu tudo mesmo, ate parte da cerca de madeira esta branca!

Bruno, em relacao a media anual, ha muita diferenca do Castelinho para o Inmet Canela? e na media de inverno?

Sds.

Belo geadao hein! Cobriu tudo mesmo, ate parte da cerca de madeira esta branca!

Bruno, em relacao a media anual, ha muita diferenca do Castelinho para o Inmet Canela? e na media de inverno?

Sds.

Na média anual eu acho que é a mesma coisa, sendo o verão do Castelinho mais quente e o seu inverno mais frio. O INMET nestes primeiros dias de junho está em 9,0C, enquanto que o Castelinho em 7,5C.

Beleza Bruno, vai ser interessante acompanhar os proximos meses!

O lugar esta bem sombreado ainda na foto, ela deve ter sido tirada no comeco da manha! Deve ser uma geladeira o lugar entre as 7 e 9 da manha!

Sds.

Beleza Bruno, vai ser interessante acompanhar os proximos meses!

O lugar esta bem sombreado ainda na foto, ela deve ter sido tirada no comeco da manha! Deve ser uma geladeira o lugar entre as 7 e 9 da manha!

Sds.

As baixadas tem disso. A mínima no Castelinho nessa época do ano é registrada às 08hs da manhã.