Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Castelinho/Canela e Alphaville/Gramado - RS


Bruno
 Share

Recommended Posts

Beleza Bruno, vai ser interessante acompanhar os proximos meses!

 

O lugar esta bem sombreado ainda na foto, ela deve ter sido tirada no comeco da manha! Deve ser uma geladeira o lugar entre as 7 e 9 da manha!

 

Sds.

 

As baixadas tem disso. A mínima no Castelinho nessa época do ano é registrada às 08hs da manhã.

 

Bruno, se minha estação ficasse sombreada até as 8:00 da manhã certamente a mínima em dias frios seria registrada neste horário. Mas pelo que verifiquei, 7:30 o sol já começa a dar as caras e atingir o sensor.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 193
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Soares, já por volta das 15:50hs já não bate sol, também! As baixadas tem ponderada muito baixa no inverno por causa do pouco sol. São geladas!

 

Então tenho que mudar o local da minha estação heheheheh....O sol deve parar de bater nela apenas mais tarde...e começa a bater mais cedo...

 

Aliás, dependendo de uns trâmites, talvez tenha que mudar o local da minha estação.

Link to comment
Share on other sites

Se há uma baixada na região, pq não? São infomações bem mais dinâmicas e interessantes de serem analisadas.

 

O sol agora nasce as 7:20hs e se põe às 17:25, logo o "dia" no Castelinho dura quase duas horas a menos que o dia no resto da cidade.

 

 

E quase um dia de inverno no H. Norte! Aqui em Chicago acho que o sol sumia as 17:00.

Isso acaba potencializando muito o frio nessas baixadas, ja que e exatamente nos dias de ar polar mais intenso no nosso inverno, com dias ensolarados e noites de ceu limpo, que apos o por do sol a temperatura cai de forma abrupta. Em Curitiba a maior queda da temperatura e exatamente nesses dias, entre as 17:30 e 22:00 horas.

Acredito que em baixadas como o Castelinho, se medir as temperaturas as 9 da manha, e 9 da noite vai estar sempre mais frio que a cidade!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E aquela webcam, Bruno ? What happened ?

 

Cara, eu vendi a minha casa em Canela e estou construindo uma nova em Gramado. A nova só fica pronta em dezembro. Portanto, webcam somente quando a nova casa ficar pronta :good2:

 

Entendi. É que eu queria saber se as árvores que você plantou já estão sem folhas.

Link to comment
Share on other sites

E aquela webcam, Bruno ? What happened ?

 

Cara, eu vendi a minha casa em Canela e estou construindo uma nova em Gramado. A nova só fica pronta em dezembro. Portanto, webcam somente quando a nova casa ficar pronta :good2:

 

Entendi. É que eu queria saber se as árvores que você plantou já estão sem folhas.

Aquelas árvores já não são minhas! Restariam pouquíssimas folhas a essa altura do campeonato.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
O que foi aquela sequência de negativas no início de Julho????

 

ESPETACULARES!

 

Confesso que foi até divertido ser páreo para o Castelinho até Maio e Junho, tendo mínimas absolutas menores nestes meses na Joinville Serrana, mas Julho destroçou com minhas chances hehehehehe....

 

Grandes dias! Já estou com saudades, heheheh

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Canela RS (Aut): 15,4 Media Acum 1.299,0 mm

 

Jan11: 20,5 (17,1 / 25,9 / 15,1 / 30,1 / 21,5) – 75,6 mm

Fev11: 19,6 (16,8 / 24,0 / 14,3 / 29,3 / 20,4) - 262,4 mm

Mar11: 18,0 (14,5 / 22,9 / 08,0/ 28,8 / 18,7) - 223,6 mm

Abr11: 16,2 (12,4 / 21,1 / 07,5/ 25,9 / 16,7) - 168,6 mm

Mai11: 12,6 (09,5 / 16,8 / 05,3 / 22,2 / 13,1) - 61,2 mm

Jun11: 10,4 (07,0 / 14,7 / -00,5 / 21,1 / 10,8) - 175,6 mm

Jul11: 11,0 (07,6 / 15,2 / 00,0 / 24,8 / 11,4) - 332,0 mm

 

 

Canela RS (Castelinho): 16,2 Media Acum 1.072,3 mm

 

Jan11: 21,2 (16,2 / 27,6 / 12,9 / 31,6 / 21,9) - 196,8 mm

Fev11: 20,4 (16,2 / 25,8 / 11,9 / 30,7 / 21,0) - 220,8 mm

Mar11: 18,5 (13,2 / 24,3 / 07,0 / 29,6 / 18,8) - 195,0 mm

Abr11: 15,8 (10,1 / 22,6 / 03,9 / 26,9 / 16,4) - 168,5 mm

Mai11: 12,1 (07,2 / 17,8 / 00,5 / 22,7 / 12,5) - 121,1 mm

Jun11: 09,3 (04,2 / 15,6 / -02,9 / 22,0 / 09,9) - 170,1 mm

Jul11:

Link to comment
Share on other sites

Como é de se esperar de um topo, Canela-INMET é mais fria no verão, e mais quente no inverno. Também chama

atenção a forte diferença na precipitação de alguns meses. Sem dúvida foram diferenças que ocorreram devido a

apenas alguns dias do mês, nos quais choveu muito mais em um local do que em outro, por questões puramente

de relevo, e não de dinâmica atmosférica.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção a discrepância monstruosa da chuva em janeiro para o INMET e o Castelinho. Efeito da chuva de verão provavelmente. O fato de haver um baixada por ter contribuído para o combustível desse tipo de chuva: calor.

 

Já junho o INMET ficou mais úmido possivelmente pela ação da orografia.

 

O que foi aquela sequência de negativas no início de Julho????

 

ESPETACULARES!

 

Confesso que foi até divertido ser páreo para o Castelinho até Maio e Junho, tendo mínimas absolutas menores nestes meses na Joinville Serrana, mas Julho destroçou com minhas chances hehehehehe....

E isso que a grama do Castelinho ainda estava bem verde quando estivemos por lá no dia 16, indo para SJ.

 

Abraços climatológicos!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ótimos dados, Carlos!

 

Dia 20 vou à Canela pegar os dados do fechamento de julho e dos 20 dias de agosto.

 

Marcos e Renan, há dias que chovia 40/50mm na minha casa e no Castelinho dava míseros 2mm. Logicamente isso só ocorre no verão. A questão é que o INMET, assim como a minha antiga casa, fica ao lado da encosta e havia muita chuva orográfica. Lembro de alguns dias sair de casa de baixo d`água e chegar no Castelinho para colher dados com chão bem seco. Coisas do verão...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Coincidência rapaz! heheh

 

Bruno, realmente pouca precipitação no Castelinho.

Entretanto, o início do ano foi bem chuvoso né? O quadro de La-niña não estava estabelecido ainda.

 

Aqui em Joinville e região, sempre conhecida pelos altos índices pluviométricos, janeiro a março choveu muito, mas muito mesmo. Para se ter uma ideia, na Joinville Serrana precipitou 325mm!

Link to comment
Share on other sites

Diego, o mês de outubro aponta 19 mm, mas na verdade choveu uns 15mm mais, pois o meu pluviômetro esteve entupido por uma flor durante uns 5 dias! :mosking:

 

Ainda assim é muito pouca chuva.

 

Hoje várias cidades da serra entraram em situação de emergência devido à falta de chuva, entre elas São Marcos e Nova Petrópolis. Como em tudo na vida, sempre há o lado bom de tudo. A safra de vinícola esse ano será espetacular. Padrão 2005!

Link to comment
Share on other sites

Diego, o mês de outubro aponta 19 mm, mas na verdade choveu uns 15mm mais, pois o meu pluviômetro esteve entupido por uma flor durante uns 5 dias! :mosking:

 

Ainda assim é muito pouca chuva.

 

Hoje várias cidades da serra entraram em situação de emergência devido à falta de chuva, entre elas São Marcos e Nova Petrópolis. Como em tudo na vida, sempre há o lado bom de tudo. A safra de vinícola esse ano será espetacular. Padrão 2005!

 

Aqui em SC cidades do Oeste estão em emergência. Já passa de 9 municípios.

 

Safra boa de vinhos? Isso muito me anima. Mas e o granizo que caiu na região de Caxias do Sul?? Não afetou os parreirais??

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Começo de ano quente também no Castelinho...

 

Os nossos CDD e HDD estão próximos, sendo que a Joinville Serrana apresentou um pouco menos de CDD... :good:

 

E choveu mais no Castelinho do que na Joinville Serrana..Aliás, aqui na planície também tem chovido muito, mas muito pouco, sobretudo quando comparamos com os 3 primeiros meses de 2011.

Link to comment
Share on other sites

Eu reparei no menor CDD da Joinville Serrana. Acho natural ser mais fresco por aí. Entretanto, ainda assim esse ano voi demasiadamente quente. Média de 21,5C é quentíssimo para Canela, mesmo para uma baixada que tende a ser mais quente que a cidade no verão.

 

Sobre a chuva, ela compensou o segundo semestre extremamente seco de 2011.

Link to comment
Share on other sites

Eu reparei no menor CDD da Joinville Serrana. Acho natural ser mais fresco por aí. Entretanto, ainda assim esse ano voi demasiadamente quente. Média de 21,5C é quentíssimo para Canela, mesmo para uma baixada que tende a ser mais quente que a cidade no verão.

 

Sobre a chuva, ela compensou o segundo semestre extremamente seco de 2011.

 

Bruno, esse verão está muito quente por aqui também...tenebroso eu diria...a minha média lá no alto da serra está alta ainda, praticamente a mesma coisa que em Canela-Castelinho...o que difere é que vai chegar o inverno e a tua média vai cair mais que a minha, aí o CDD e o HDD vão se distanciar dos meus dados heheheheh

 

Quanto a chuva, você já falava no fechamento da minha estação no ano passado que a La Niña não havia afetado tanto a minha região, no quesito chuvas...

 

Engraçado que agora, caminhando para a neutralidade, a Ninã deixou a Joinville Serrana com muito pouca chuva, comprando com o ano passado, que foi um show de horror!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 4 weeks later...

Colhi dados do Castelinho hoje. Camparando este julho com os de 2011 e 2010:

 

2012 (parcial)

Média: 8,9C

Média Mínima: 3,4C (absoluta de -2,9C)

Média Máxima: 16,1C (absoluta de 26,4C)

Mínimas abaixo de zero: 6

 

2011

Média: 10,0C

Média Mínima: 5,5C (absoluta de -5,1C)

Média Máxima: 16,2C (absoluta de 24,3C)

Mínimas abaixo de zero: 7

 

2010

Média: 10,8C

Média Mínima: 4,8C (absoluta de -3,3C)

Média Máxima: 17,9C (absoluta de 26,1C)

Mínimas abaixo de zero: 5

 

Esse julho atual é o mais frio desde que comecei a monitorar o Castelinho, tanto na média das mínimas quanto das máximas. Entretanto, este julho teve a menor mínima absoluta e a maior máxima absoluta. Curioso, não?

 

Este 2012 também registrou a mínima absoluta da estação: -6,9C no dia 08 de junho.

Link to comment
Share on other sites

Colhi dados do Castelinho hoje. Camparando este julho com os de 2011 e 2010:

 

2012 (parcial)

Média: 8,9C

Média Mínima: 3,4C (absoluta de -2,9C)

Média Máxima: 16,1C (absoluta de 26,4C)

Mínimas abaixo de zero: 6

 

2011

Média: 10,0C

Média Mínima: 5,5C (absoluta de -5,1C)

Média Máxima: 16,2C (absoluta de 24,3C)

Mínimas abaixo de zero: 7

 

2010

Média: 10,8C

Média Mínima: 4,8C (absoluta de -3,3C)

Média Máxima: 17,9C (absoluta de 26,1C)

Mínimas abaixo de zero: 5

 

Esse julho atual é o mais frio desde que comecei a monitorar o Castelinho, tanto na média das mínimas quanto das máximas. Entretanto, este julho teve a menor mínima absoluta e a maior máxima absoluta. Curioso, não?

 

Este 2012 também registrou a mínima absoluta da estação: -6,9C no dia 08 de junho.

 

Prova cabal que esse ano está muito bom para o RS. E tiveram dias ainda que o ar frio não "subiu" tanto na região das hortênsias gaúcha. Se tivesse subido certamente a média mínima baixaria ainda mais.

Link to comment
Share on other sites

Estes -3,3 na encosta do Alphaville é um baita valor! Frio de advecção e ainda por cima desbancou o Aero de Caxias e a estação do Anselmi em Farroupilha...

 

Lembro de acordar aquele dia, olhar para a estação, e ver -3,2C. Eu disse: "caráleo!"

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

A máxima de 07,2ºC no Alphaville naquele dia 15/07 (Domingão gelado) foi a segunda menor do mês. Desta vez

eu realmente tive sorte, hehehe !

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.