Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Castelinho/Canela e Alphaville/Gramado - RS


Bruno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 193
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Belos dados....estava olhando e comparando com a minha estação e olhei alguns dados de mínima semelhantes. Parei e pensei: po, minha estação tá com bons valores...mas daí olhei e percebi que as mínimas semelhantes ocorreram em condições diferentes (tempo bom aqui, fechado aí) e logo voltei à realidade heheheh...

 

Enfim, o Castelinho reserva boas surpresas sempre...

Link to comment
Share on other sites

Belos dados....estava olhando e comparando com a minha estação e olhei alguns dados de mínima semelhantes. Parei e pensei: po, minha estação tá com bons valores...mas daí olhei e percebi que as mínimas semelhantes ocorreram em condições diferentes (tempo bom aqui, fechado aí) e logo voltei à realidade heheheh...

 

Enfim, o Castelinho reserva boas surpresas sempre...

 

Qual o relevo que se encontra a estação serrana de Joinville?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Na comparação Castelinho x Em Casa, a coisa está assim:

 

Janeiro/2011

Castelinho: 16,2C / 27,6C / 21,2C

Em Casa: 17,0C / 26,7C / 20,7C

 

Fevereiro/2011

Castelinho: 16,2C / 25,8C / 20,4C

Em Casa: 16,7C / 24,6C / 19,7C

 

Março/2011 (2 dias)

Castelinho: 11,1C / 23,7C / 17,8C

Em Casa: 13,4C / 23,4C / 17,3C

As máximas puxam a média da tua casa para baixo. Teria de ver a curva de temperatura, mas não só o pico de calor é menor como na tua casa a temperatura deve ser mante por mais tempo perto da mínima. Num vale a mínima é um pico mais acentuado do que numa encosta ou num topo.

 

Abraços ponderados!

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

O mais interessante nos dados apresentados é que em pouco menos de 3 meses e meio o Castelinho já consegue ter um amplitude média (diferença entre a média do mês mais quente e a média do mês mais frio) igualzinha a da cidade de São Paulo para o ano todo! Até os extremos estão parecidos.

 

mês: média min / média max / média pond / mínima abs / máxima abs

 

jan: 16,2C / 27,6C / 21,2C / 12,9C / 31,6C

fev: 16,2C / 25,8C / 20,4C / 11,9C / 30,7C

mar: 13,2C / 24,3C / 18,5C / 07,0C / 29,6C

abr: 09,2C / 22,7C / 15,4C / 04,7C / 25,8C

Link to comment
Share on other sites

-Canela RS: 19,4 Media TRI

Jan11: 20,5 (17,1 / 25,9 / 15,1 / 30,1 / 21,5) – 75,6 mm

Fev11: 19,6 (16,8 / 24,0 / 14,3 / 29,3 / 20,4) - 262,4 mm

Mar11: 18,0 (14,5 / 22,9 / 08,0/ 28,8 / 18,7) - 223,6 mm

 

-Canela RS (Castelinho): 20,0 Media TRI

Jan11: 21,2 (16,2C / 27,6C / 12,9 / 31,6 / 21,9)

Fev11: 20,4 (16,2 / 25,8 / 11,9 / 30,7 / 21,0)

Mar: 18,5 (13,2 / 24,3 / 07,0 / 29,6 / 18,8)

 

E o Inmet surpreendentemente, vai ganhando do Castelinho....tá PH...nem sempre as baixadas são mais frias....digo na media..

Link to comment
Share on other sites

Já havia falado pelo twitter, mas que valor esse de 4,7 no início de abril..baixada reteve um bom frio! E em março, acho um belo valor esse de 7 graus!

 

Agora, sei que no inverno o Castelinho acentuará a diferença e mostrará sua força de mínimas, mas no fechamento de março a "Joinville Serrana" ficou com a média mais baixa e com a máxima absoluta mais baixa do que o Castelinho, que levou a melhor na mínima absoluta..

Link to comment
Share on other sites

Peguei os dados das últimas duas noites de céu claro em Canela e resolvi traçar um paralelo entre o INMET (topo) e o Castelinho (baixada). Foi entre os dias 06 e 07 de abril. Nestes dois dias a média no Castelinho ficou em 12,9C, enquanto que no INMET ficou em 14,9C, muito embora as máximas do Castelinho tenham sido maiores que a do INMET. O que explica a média ponderada bem mais baixa no Castelinho é que a temperatura por lá fica por muito mais tempo mais baixa que no INMET, ao passo que, nas máximas, é por um curto espaço de tempo. A diferença a menor nas mínimas do Castelinho também são maiores que as diferenças a maior das suas máximas. Olhem o Gráfico como fica interessante:

 

image002.png.cccffa13b27700b5f1dee652d4f04f2a.png

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Nos últimos dias do mês, uma sequência de 7 mínimas seguidas abaixo dos 10ºC. A partir de agora,

mínimas de 1 dígito por lá serão a coisa mais comum que tem.

 

E com a constância de mínimas abaixo de 10, vem a reboque:

- frio noturno nos interiores de casas de madeira ou

- frio constante nas construções de alvenaria

Quando eu a muié estivemos no Castelinho em agosto, foi marcante a experiência do frio no interior do castelinho, apesar do sol fortinho das 9h00 já pedir uma blusa mais leve outdoor.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Soares. Coloco de 1 em 1 hora. Cada vez que tu baixa os dados eles são eliminados do Weatherlink. Com a freqüência atual eu consigo ficar até pouco mais de 3 meses sem precisar fazer download. Antes eu tinha de 15 em 15 minutos e volta e meia eu perdia dados, pois desta forma é preciso ir lá a cada 20 dias.

 

 

Caramba, nao fazia ideia de que existiam todos esses procedimentos!! Nao e tao facil manter uma estacao on-line hein!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Soares. Coloco de 1 em 1 hora. Cada vez que tu baixa os dados eles são eliminados do Weatherlink. Com a freqüência atual eu consigo ficar até pouco mais de 3 meses sem precisar fazer download. Antes eu tinha de 15 em 15 minutos e volta e meia eu perdia dados, pois desta forma é preciso ir lá a cada 20 dias.

 

 

Caramba, nao fazia ideia de que existiam todos esses procedimentos!! Nao e tao facil manter uma estacao on-line hein!!!

 

Sds.

 

Manter não é difícil, Silvio. O difícil é configurar, instalar e achar um local apropriado para colocar a estação. Uma fez cumpridas estas etapas, é só baxar os dados de tempos em tempos e trocar pilha do console a cada 6 meses. Não leva mais do que 3 minutos para baixar os dados. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Sim, Soares. Coloco de 1 em 1 hora. Cada vez que tu baixa os dados eles são eliminados do Weatherlink. Com a freqüência atual eu consigo ficar até pouco mais de 3 meses sem precisar fazer download. Antes eu tinha de 15 em 15 minutos e volta e meia eu perdia dados, pois desta forma é preciso ir lá a cada 20 dias.

 

 

Caramba, nao fazia ideia de que existiam todos esses procedimentos!! Nao e tao facil manter uma estacao on-line hein!!!

 

Sds.

 

Manter não é difícil, Silvio. O difícil é configurar, instalar e achar um local apropriado para colocar a estação. Uma fez cumpridas estas etapas, é só baxar os dados de tempos em tempos e trocar pilha do console a cada 6 meses. Não leva mais do que 3 minutos para baixar os dados. :good2:

 

Bruno, levei um suadouro para baixar os dados ontem pela manhã! Novamente, ela não estava reconhecendo o dispositivo. Tive que respirar fundo, olhar a paisagem e, enfim, voltar a mexer no laptop e no weatherlink. Felizmente minha tática deu certo e eu consegui baixar os dados do resto de abril e do início de maio. :D

Link to comment
Share on other sites

Mafili, espero um dia fazer um estudo assim!

 

Soares, alguma coisa de errado fizeste na outra fez....

 

Bruno,

 

O trabalho trata de um assunto clássico (como correlacionar uma lugar com o outro).

 

Este é justamente o teu "problema"...digamos assim.

 

Eu sei das brincadeiras em relação as baixadas principalmente 'por conta do fervor do nosso querido PHP.

 

Vamos fazer algumas experiências...(intuitivas apenas não são necessários dados...somente você...estou certo que as fez mentalmente).

 

A- Sabendo a mínima em Canela. Você "chuta" a mínima do Castelinho com que "precisão"?

 

B- Sabendo a mínima no Castelinho. Você "chuta" a mínima em Canela com que precisão?

 

Resumindo. Em que direção você "acerta" mais sabendo uma das mínimas.

 

C e D é repetir com as máximas.

 

Resumindo. Em que direção você "acerta" mais sabendo uma das máximas.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, as respostas dependem de 4 fatores: da estação do ano, do vento, da umidade do ar e da cobertura de nuvens. No inverno, em noites de céu claro, sem vento e de baixa umidade, a diferença fica entre 5C e 7C. Se aumentarmos a umidade e mantivermos todas os outros fatores iguais, a diferença fica ao redor de 3C/4C. Enfim, são muitas as "regras".

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Falando em correlação, tmbm já refleti sobre isto Mafili.Normalmente em noites de céu claro,sob forte alta polar, fica em torno de 5º e 6º a diferença entre topo do topo e baixada da baixada :ok:

Mas há noite em que existe variabilidade da diferença,em função de outros fatores.No entanto há que se pensar o seguinte, existem baixadas e baixadas e mesmo entre elas há diferenças.

Houve um caso se não me engano deu 12.1º no Inmet e tinha geada na baixada do Banhadal aqui perto de casa, estimo a diferença em 7 a 8º naquele dia...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
Belo geadao hein! Cobriu tudo mesmo, ate parte da cerca de madeira esta branca!

 

Bruno, em relacao a media anual, ha muita diferenca do Castelinho para o Inmet Canela? e na media de inverno?

Sds.

 

Na média anual eu acho que é a mesma coisa, sendo o verão do Castelinho mais quente e o seu inverno mais frio. O INMET nestes primeiros dias de junho está em 9,0C, enquanto que o Castelinho em 7,5C.

Link to comment
Share on other sites

Beleza Bruno, vai ser interessante acompanhar os proximos meses!

 

O lugar esta bem sombreado ainda na foto, ela deve ter sido tirada no comeco da manha! Deve ser uma geladeira o lugar entre as 7 e 9 da manha!

 

Sds.

 

As baixadas tem disso. A mínima no Castelinho nessa época do ano é registrada às 08hs da manhã.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.