Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Castelinho/Canela e Alphaville/Gramado - RS


Bruno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 193
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

  • 3 weeks later...
O sensor de temperatura (parte branca) deve estar em 1,5m.

 

Não sei, mas acho que está um tanto baixo. Já disseram aqui que 20 a 30cm mais perto do solo altera os valores, principalmente nas mínimas.

 

Bom, se bem que o meu sensor está a 10m do chão, no 3º andar do meu prédio... :lol: :lol:

 

A OMM diz que tem que estar entre 1,5m e 2,0m, logo está totalmente dentro do padrão.

Link to comment
Share on other sites

O sensor de temperatura (parte branca) deve estar em 1,5m.

 

Não sei, mas acho que está um tanto baixo. Já disseram aqui que 20 a 30cm mais perto do solo altera os valores, principalmente nas mínimas.

 

Bom, se bem que o meu sensor está a 10m do chão, no 3º andar do meu prédio... :lol: :lol:

 

A OMM diz que tem que estar entre 1,5m e 2,0m, logo está totalmente dentro do padrão.

 

Meu abrigo está bem na altura da minha testa. Isso dá 1,65 m. Está no padrão, também.

 

Abraços da OMM!

Link to comment
Share on other sites

A OMM diz que tem que estar entre 1,5m e 2,0m, logo está totalmente dentro do padrão.

 

Pensei que a OMM delimitava entre 1.7m e 1.8m... :oops:

Penso que entre 1,5m e 2,0m não dá quase que diferença alguma.

 

Daí pra cima e daí pra baixo a coisa começa a se modificar, principalmente abaixo de 0,5m.

Link to comment
Share on other sites

A OMM diz que tem que estar entre 1,5m e 2,0m, logo está totalmente dentro do padrão.

 

Pensei que a OMM delimitava entre 1.7m e 1.8m... :oops:

Penso que entre 1,5m e 2,0m não dá quase que diferença alguma.

 

Daí pra cima e daí pra baixo a coisa começa a se modificar, principalmente abaixo de 0,5m.

 

 

Eu é que to no preju com o meyu abrigo na antena.Mas semana que vem estará no tereno ao lado. :D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

A OMM diz que tem que estar entre 1,5m e 2,0m, logo está totalmente dentro do padrão.

 

Pensei que a OMM delimitava entre 1.7m e 1.8m... :oops:

Penso que entre 1,5m e 2,0m não dá quase que diferença alguma.

 

Daí pra cima e daí pra baixo a coisa começa a se modificar, principalmente abaixo de 0,5m.

Ah éeee, pois vamos baixar o das Tuias em 40cm :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E o do Pantera ficará a exatamente 1m50cm, a cobra vai fumáaaaaaaaaaaaaaaaaa

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver como a estação vai se comportar

neste próximo evento de frio.

 

O problema a meu ver, é que os valores mais

baixos funcionam à base de ar frio e seco.

 

Portanto eu receio que, como esta incursão de frio será

acompanhada de muita circulação de umidade,

o Castelinho não vá ainda nos proporcionar uma

mínima abaixo de 0C.

Link to comment
Share on other sites

Reparem como a partir de agora as noites na baixada se tornam infinitamente mais frias que a encosta da minha casa. No dia que fez 1,8C a máxima chegou a 23,3C, enquanto que na minha casa a mínima foi de 8,2C e a máxima foi de 22,6C. A diferença entre as mínimas foi infinitamente maior que as máximas, de apenas 0,7C. Não é a toa que a média de maio está em 12,8C no Castelinho, enquanto que em casa está em 14,2C.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente tive falhas na captura dos dados do restante do mês de abril. Aconteceu algum erro, muito possivelmente pela configuração, que me fez perder o miolo do mês. Por isso não postei o resto de abril aqui....

 

Acho que solucionei o problema e o meu datalogger não deve mais perder dados doravante!

Link to comment
Share on other sites

Reparem como a partir de agora as noites na baixada se tornam infinitamente mais frias que a encosta da minha casa. No dia que fez 1,8C a máxima chegou a 23,3C, enquanto que na minha casa a mínima foi de 8,2C e a máxima foi de 22,6C. A diferença entre as mínimas foi infinitamente maior que as máximas, de apenas 0,7C. Não é a toa que a média de maio está em 12,8C no Castelinho, enquanto que em casa está em 14,2C.

To falando que as baixadas são mais frias inclusive nas médias, no outono-inverno, que os topos.

Link to comment
Share on other sites

Reparem como a partir de agora as noites na baixada se tornam infinitamente mais frias que a encosta da minha casa. No dia que fez 1,8C a máxima chegou a 23,3C, enquanto que na minha casa a mínima foi de 8,2C e a máxima foi de 22,6C. A diferença entre as mínimas foi infinitamente maior que as máximas, de apenas 0,7C. Não é a toa que a média de maio está em 12,8C no Castelinho, enquanto que em casa está em 14,2C.

To falando que as baixadas são mais frias inclusive nas médias, no outono-inverno, que os topos.

Os dados da casa do Bruno não são de topo, mas de uma encosta. Num topo as máximas seriam menores e as médias mais próximas.

 

Abraços no topo!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
Seguem os dados do mês de maio praticamente fechado. Fiquei impressionado com várias mínimas que não tinha conhecimento até o dia de hoje, pois não liguei em vários destes dias por causa do tempo nublado ou com chuva. O efeito baixada se fez presente mesmo em alguns destes dias!

 

castelinho.png

 

 

O que eu notei nesses 14 anos de monitoramente aqui em casa,é que em centros dias com o céu encoberto,mas de ar mais seco,temos sim o efeito baixada,é claro que nao é uma diferença grande de temperatura com o topo,mas ainda é menor.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, ainda falta muito para se conhecer e tirar um "conclusão conclusiva" sobre o Castelinho, mas acho que dá para imaginar uma normal abaxo dos 10C no Castelinho para o mês de julho. O quê achas?

Xi, caramba. Teria de ver a região in loco. Mas creio que é possível se o Castelinho preservar boas máximas, em especial em dias de céu limpo. Além do que há muito mato na região.

 

Abraços em dúvida!

Link to comment
Share on other sites

Pela tabela acima, as médias são as seguintes:

 

Média Mínima: 4,1C

Média Máxima: 15,1C

Média: 9,4C

 

Agora a minha casa, 130 metros mais alta:

 

Média Mínima: 6,6C

Média Máxima: 14,2C

Média: 9,7C

 

Reparem como o efeito baixada acentua a diferença nas mínimas, mas nem tanto nas máximas, logo a média geral do mês acaba sendo mais fria na baixada ;)

Link to comment
Share on other sites

E o efeito baixada, como alguem comentou por aqui, deve ser amainado em baixas latitudes e épocas de sol a pino, e acentuado em alas latitudes e inverno, já que com o sol mais baixo do inverno, qualquer morrinho já causa considerável diminuição na insolação. Vi um exemplo em Koeppen, de uma situação de inverno na Áustria ou na Alemanha, que no fundo do vale fazia -20 e apenas míseros 150m acima, fazia poucos décimos abaixo de zero.

Link to comment
Share on other sites

Pela tabela acima, as médias são as seguintes:

 

Média Mínima: 4,1C

Média Máxima: 15,1C

Média: 9,4C

 

Agora a minha casa, 130 metros mais alta:

 

Média Mínima: 6,6C

Média Máxima: 14,2C

Média: 9,7C

 

Reparem como o efeito baixada acentua a diferença nas mínimas, mas nem tanto nas máximas, logo a média geral do mês acaba sendo mais fria na baixada ;)

Ja havia notado o mesmo a tempo entre as estações de Cascavel e Francisco Beltrão, a primeira em um topo com máximas inferiores e mínimas maiores que a segunda, em uma baixada. O frio da baixada de noite é muito eficaz em manter as médias baixas, apesar topos serem mais frios durante o dia, estes nas médias são mais quentes.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu não entendi a conta que o software tá fazendo na média das máximas, já que, até o dia 12, a média delas estava em 21, bem longe dos 25 que está marcando mesmo depois de 3 dias de muito frio.

Mas uma coisa me impressionou no ASiático período de 1 a 12: o ASAS atenua muito a dife entre latitudes, tanto que no meu posto, numa janela de apê a 4m do chão e cercado com parede por 3 lados, tive médias de 13,7 a 20,3 enquanto o Little Castle teve no mesmo tempo as médias de 12 e 21.

Link to comment
Share on other sites

Eu não entendi a conta que o software tá fazendo na média das máximas, já que, até o dia 12, a média delas estava em 21, bem longe dos 25 que está marcando mesmo depois de 3 dias de muito frio.

Mas uma coisa me impressionou no ASiático período de 1 a 12: o ASAS atenua muito a dife entre latitudes, tanto que no meu posto, numa janela de apê a 4m do chão e cercado com parede por 3 lados, tive médias de 13,7 a 20,3 enquanto o Little Castle teve no mesmo tempo as médias de 12 e 21.

 

Luciano, 25C é o extremo do mês, e não a média!

 

Cara, tu está lendo errado o relatório. A primeira coluna (depois do dia) é a média do dia. A segunda é a máxima do dia. A terceira é a hora da máxima do dia. A quarta é a mínima do dia. A quinta o horário da mínima do dia.

 

O Castelinho de forma alguma tem clima parecido com a janela de um apto de Mauá!

Link to comment
Share on other sites

Eu não entendi a conta que o software tá fazendo na média das máximas, já que, até o dia 12, a média delas estava em 21, bem longe dos 25 que está marcando mesmo depois de 3 dias de muito frio.

Mas uma coisa me impressionou no ASiático período de 1 a 12: o ASAS atenua muito a dife entre latitudes, tanto que no meu posto, numa janela de apê a 4m do chão e cercado com parede por 3 lados, tive médias de 13,7 a 20,3 enquanto o Little Castle teve no mesmo tempo as médias de 12 e 21.

 

Luciano, 25C é o extremo do mês, e não a média!

 

Cara, tu está lendo errado o relatório. A primeira coluna (depois do dia) é a média do dia. A segunda é a máxima do dia. A terceira é a hora da máxima do dia. A quarta é a mínima do dia. A quinta o horário da mínima do dia.

 

O Castelinho de forma alguma tem clima parecido com a janela de um apto de Mauá!

 

Ok, valeu pelo toque aí! 6 a 21 entre os dias 1 e 12... é, ACHO que tá mais coerente com uma baixada a 28 S... mp de 12 graus... ou é horária?

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.