Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - ABRIL DE 2010


Luiz
 Share

Recommended Posts

Que legal Dan, mas o graupel é diferente da nossa granular aqui, é mais transparente. :D

 

Na foto o graupel está muito ampliado, as partículas de gelo não tinham mais de 2/3mm. Talvez pela ampliação pareça mais transparente.

 

Umas fotos de graupel em Abril de 2007. Nestas fotos o graupel é bem pouco transparente.

 

257172_cFWG5.jpeg

 

257169_2nEzr.jpeg

 

257168_WGHGm.jpeg

Link to comment
Share on other sites

Estas montanhas próximas de Bragança são de fácil acesso?

 

Sim.

 

A serra de Nogueira, que atinge os 1300m, fica a uns 15km daqui. Demoro pouco mais de 20 minutos a chegar lá ao topo.

 

Serra da Nogueira no passado dia 26 de Março.

6038213_i3P88.jpeg

 

A serra de Montesinho fica um pouco mais longe, mas chega quase aos 1500m e tem bastante mais neve.

 

Vista da serra de Montesinho ontem à tarde daqui da cidade.

p1000388u.jpg

 

A região da Sanábria fica a uns 40km daqui. De carro é mais ou menos 1 hora até à montanha. A estrada vai até aos 1700m e depois temos de caminhar para chegar às áreas mais elevadas. Há lá vários cumes com mais de 2000m. O ponto mais alto é a Peña Trevica com 2127m.

 

Vista das montanhas onde fica a Sanábria, também ontem à tarde daqui da cidade.

p1000389li.jpg

Link to comment
Share on other sites

Apesar de um ventinho levemente gelado...meu 1o dia de camiseta aqui em Londres esse ano. 17C.

Parques lotados e muitos jardins floridos.

Welcome Spring!!

8-)

 

Gerson, uma vez vc tirou as fotos de Londres coberta de neve, pq não tiras agora na primavera, com os jardins floridos?

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

 

 

hahahahhaa....vc acabou com minha surpresa!!

 

Comecei a tirar algumas fotos esta semana...daqui mais umas 2 ou 3 semanas faco uma coletanea! ;)

Link to comment
Share on other sites

Cinzas de vulcão da Islândia interrompem tráfego aéreo no Reino Unido

 

 

LONDRES - Autoridades disseram que nuvens de cinzas lançadas pela erupção de um vulcão da Islândia interromperam o tráfego aéreo no Reino Unido. Os voos foram suspensos nas cidades inglesas de Manchester e Birmingham, assim como em Belfast, na Irlanda do Norte e também nos aeroportos escoceses em Aberdeen, Glasgow e Edinburgh.

 

As cinzas também interromperam as operações no aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Europa, onde ao menos 150 voos foram cancelados. Outros 138 voos foram cancelados no aeroporto de Gatwick, em Londres.

 

O vulcão entrou em erupção na quarta-feira.

 

 

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/04/15/cinzas-de-vulcao-da-islandia-interrompem-trafego-aereo-no-reino-unido-916344808.asp

Link to comment
Share on other sites

Tomara que não seja um aquecendo dos motores pro fim do mundo

 

SE FOR, QUE SEJA, CONTINUAMOS EM OUTRO, ORAS BOLAS.

 

Por que o espanto pelo fim do mundo? Ele ocorre todos os dias... :idea:

 

Quando se fala em fim do mundo, remete-se diretamente à ideia do Juízo Final...

Link to comment
Share on other sites

 

Quando se fala em fim do mundo, remete-se diretamente à ideia do Juízo Final...

 

Isso é equívoco e não unívoco. Por que o fim do mundo e o juízo final tem que ser geral? Ora, o meu está por vir, e espero daqui a uns 100 anos. :mrgreen:

 

Dia 31 fez 11 anos do fim do mundo da minha bisavó, cujo juízo final se deu também. :idea:

 

abçs

 

Fim do mundo, não do Shimutz, nem da bisavó do Shimutz. Por isso o fim do mundo se identifica com o Juízo Final: porque longe de ser apenas o juízo do Zé e da Maricota, é juízo universal.

 

Quando alguém morre, fala-se em Juízo particular.

 

Ainda quanto ao fim do mundo, a fé católica, que ainda hoje molda o imaginário de grande parte das pessoas, fala em novo céu e nova terra, isto é, a criação livre do pecado após o Juízo final. O fim deste mundo e o reinado glorioso e eterno de Cristo no mundo que há de vir (cf. Credo Niceno-Constantinopolitano).

 

"Fim do mundo da minha bisavó" pode ser usado apenas de modo impróprio: o mundo, isto é, tudo quanto existe, não acabou. Ela simplesmente saiu desta vida e foi para outra e - tão somente neste sentido - este mundo acabou para ela (significando que ela deixou este mundo somente). É uma apropriação da ideia de 'fim do mundo'! Mas o mundo ainda existe, o mundo onde ela viveu.

 

Fim do mundo é fim do mundo! Refere-se ao fim, ao término da existência segundo hoje a conhecemos e começo de uma nova, não para um, mas para todos!

 

Fim do mundo com a morte, só se se for adepto do idealismo... o mundo morre com a pessoa.

 

Mas eu sou realista moderado.

Link to comment
Share on other sites

Consequências cíclicas

 

A erupção do vulcão islandês no dia 15 ainda não parou. Até agora, mais cinzas foram expelidas. Vale lembrar que este vulcão foi o menor entre os dois principais do país e as consequências dele estão sendo vagarosamente superadas, mas o problema será se o outro entrar em erupção, algo que não é descartado, já que a atividade sísmica por lá está em todo o vapor.

Mas as consequências desta erupção na Islândia não estão restritas a um caos aéreo e à Europa, muito menos a uma mera semana de problemas. Este vulcão irá influenciar no clima de maneira geral, e a intensidade da mudança está proporcionalmente ligada ao tempo em que ele ficará expelindo cinzas. Com isso, o clima do Brasil será afetado, e ainda mais... Podemos ter uma queda das nossas médias invernais em torno de 2 a 3°C, segundo minha professora de Física. O nosso inverno, que já iria ser bom pode ficar melhor, e o verão da Europa pode ser também mais frio.

Esperaremos para ver...

Link to comment
Share on other sites

Vulcão islandês Hekla entra em erupção

19/04 - 14:05 , atualizada às 14:41 19/04 - iG São Paulo

 

BERLIM - O vulcão islandês Hekla entrou nesta segunda-feira em erupção, cinco dias depois de a nuvem de cinzas provocada pelo vulcão vizinho Eyjafjallajökull bloquear o espaço aéreo europeu.

 

Descrito como "Portão do Inferno", o Hekla entrou em erupção no mesmo dia em que a Grã-Bretanha, a Bélgica, a França e a Alemanha anunciaram a reabertura parcial de seus espaços aéreos.

 

Ainda não há informações sobre se a abertura parcial do espaço aéreo, prevista para ser tomada a partir de terça-feira, ainda vigorará após a erupção do Hekla, que é 100 vezes mais poderoso do que o vulcão Eyjafjallajokull. O Hekla é o vulcão mais ativo da Islândia, com mais de 20 erupções desde 874.

 

O órgão que controla o tráfego aéreo britânico confirmou que o espaço aéreo da Irlanda do Norte, da Escócia e do norte da Inglaterra reabrirá às 7 horas da terça-feira (3 horas em Brasília).

 

A Bélgica anunciou que permitirá alguns pousos a partir das 8 horas da terça-feira (3 horas em Brasília) e decolagens a partir das 14 horas (9 horas em Brasília).

 

Na Alemanha, a autoridade de aviação civil autorizou a companhia aérea Lufthansa a operar 50 voos rumo ao país na noite desta segunda-feira.

 

A França reabriu aeroportos no sul do país e anunciou que, a partir das 8 horas da terça-feira (3h em Brasília), abrirá "corredores aéreos" para Paris, permitindo o pouso de aviões vindos de outros continentes.

 

As reaberturas foram anunciadas depois que companhias aéreas e governos começaram a pressionar autoridades de aviação civil para que revissem suas restrições e passaram a pensar em alternativas para ajudar as vítimas.

 

A crise afetou mais de 6,8 milhões de passageiros, com 63 mil voos cancelados, e causou perdas estimadas em torno de US$ 200 milhões (R$ 350 milhões) por dia.

 

 

 

 

Com tantos vulcões entrando em erupção, será que teremos alguma mudança significativa nas médias globais? E vai interferir em algo no nosso inverno? Perguntas altamente ingênuas, mas eu tenho estas dúvidas :) .

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Vejam só esses números:

 

O sismo do Chile, fevereiro de 2010, vitimou 723 pessoas e muitos outros são registrados como desaparecidos. Segundo o "estadão", edição eletrônica de hoje, 19/04/2010 11 h e 02 min, uma das manchetes foi essa: "Vai para 1944 o número de mortos pelo terremoto na China".

 

Sem mais,

 

Cezar Duquia

 

 

O número de mortos vítimas do terremoto da última quarta-feira no noroeste da China subiu para 2.039, anunciou nesta segunda-feira (19) a agência oficial Xinhua.

Link to comment
Share on other sites

Mas olha isso:

 

Instituto Meteorológico islandês nega erupção de vulcão Hekla

G1 - Globo.com

 

Copenhague, 19 abr (EFE).- O Instituto Meteorológico da Islândia negou hoje que o vulcão islandês Hekla tenha entrado em erupção, cinco dias depois de a nuvem de cinzas provocada pelo vulcão vizinho Eyjafjallajökull bloquear o espaço aéreo europeu.

 

Um porta-voz do instituto islandês disse à Agência Efe que não houve erupção do Hekla e que a notícia anterior foi um falso alarme.

 

Aparentemente, o motivo desse falso alarme foi uma transmissão ao vivo da televisão islandesa de imagens de lava e fumaça, apresentadas como se fossem do Hekla, quando na realidade eram do Eyjafjallajökull.

 

O Hekla é o vulcão mais famoso da Islândia, que desde 1970 entrou em erupção a cada dez anos aproximadamente, a última vez em 2000.

 

A preocupação dos meteorologistas diante do perigo de novas erupções se dirige, no entanto, ao Katla, vulcão situado ao leste do Eyjafjallajökull e com um amplo histórico de atividade, sempre precedida por explosões nos vulcões vizinhos.

Link to comment
Share on other sites

E parece que a situação se modificou novamente!!!

 

vulcao.jpg

 

19/04/2010 19h00 - Atualizado em 19/04/2010 19h28

 

Nova nuvem de cinzas chega à Grã-Bretanha, dizem autoridades

Erupção de vulcão na Islândia teria se intensificado.

Europa enfrentou quinto dia de caos aéreo nesta segunda-feira (19).

Da AFP, em Londres

 

 

A erupção do vulcão da Islândia intensificou-se nesta segunda-feira (19), com uma nova nuvem de cinzas deslocando-se para a Grã-Bretanha, anunciaram à noite as autoridades aéreas britânicas.

 

A Europa enfrentou nesta segunda-feira o quinto dia de caos aéreo por conta das cinzas. As autoridades informaram que, na terça, as restrições a voos seriam parcialmente levantadas.

 

"A erupção vulcânica na Islândia se intensificou e uma nova nuvem de cinzas está se deslocando para o sul e o leste em direção a Grã-Bretanha", afirmou o serviço de controle do tráfego aéreo britânico (Nats).

 

"A última informação do Met Office (o serviço de meteorologia) mostra que a situação está piorando em algumas áreas", afirmou o Nats em um comunicado.

 

Os aeroportos escoceses devem seguir em funcionamento a partir das 6h GMT (3h de Brasília), assim como foi anunciado anteriormente, mas o Nats não tinha informações sobre a situação dos aeroportos da Irlanda do Norte.

 

Outros aeroportos ingleses podem começar a funcionar a partir das 12h GMT (9h de Brasília), ainda que não seja esperado que os principais aeroportos de Londres reabram, segundo o Nats, que acrescentou que "a situação provavelmente mudará durante a noite".

 

O serviço de controle de tráfego afirmou mais cedo que a Grã-Bretanha iniciaria na terça-feira a retirada das restrições aéreas, impostas desde a última semana.

 

A Grã-Bretanha foi um dos primeiros países a fechar seu espaço aéreo devido à nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão Eyjafjoll na última quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

2/3°C ? Exagero...creio eu...

O Pinatubo causou diminuição de apenas 0,5°C na média da Terra...

 

Também acho exagerado, mas em 1816, um vulcão ocasionou uma queda

de 3º na temperatura terrestre, provovando nos países da zona temperada do

hemisfério norte o chamado "ano sem verão".

Mas 0,5ºC é uma diminuição respeitável!

E, não sei não, mas tenha a impressão de que este vulcão está com uma

emissão maior que a do Pinatubo.

E o bom é que eu estou morando na serra gaúcha...uhuuuuuhhhhhh...

Link to comment
Share on other sites

2/3°C ? Exagero...creio eu...

O Pinatubo causou diminuição de apenas 0,5°C na média da Terra...

 

Também acho exagerado, mas em 1816, um vulcão ocasionou uma queda

de 3º na temperatura terrestre, provovando nos países da zona temperada do

hemisfério norte o chamado "ano sem verão".

Mas 0,5ºC é uma diminuição respeitável!

E, não sei não, mas tenha a impressão de que este vulcão está com uma

emissão maior que a do Pinatubo.

E o bom é que eu estou morando na serra gaúcha...uhuuuuuhhhhhh...

 

 

Pois é Michel, eu até imaginei que pudesse ocorrer algo assim, mas os aquecimentistas e a mídia em geral já correram pra dizer na semana passada, que a atual erupção é centenas de vezes menor que a do Pinatubo, na quantidade de gases expelidos... Vejam o site da globo:

 

16/04/2010 16h41 - Atualizado em 16/04/2010 17h28

Erupção de vulcão na Islândia não dará trégua ao aquecimento global Em 1991, vulcão nas Filipinas resfriou superfície da Terra em 0,5°C.Efeito compensou impacto dos gases-estufa entre 1991 e 1993.

France Presse

 

 

É como colocar um escudorefletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais"Colin Macpherson. Grandes erupções vulcânicas já tiveram efeito refrigerador no clima da Terra, mas o recente evento na Islândia é pequeno demais para trazer alívio ao aquecimento global antropogênico (causado pelo homem), disseram cientistas nesta sexta-feira (16).

O evento marcante dessa capacidade de refrigeração vulcânica dos últimos 20 anos ocorreu em 1991, quando o Monte Pinatubo entrou em erupção nas Filipinas, resfriando a superfície terrestre em 0,5 grau Celsius no ano seguinte, o suficiente para compensar o impacto dos gases causadores de efeito estufa entre 1991 e 1993.

 

Um episódio refrigerador menor ocorreu em 1980, quando o Monte Santa Helena, no estado americano de Washington, teve seu topo pulverizado, um evento que embora tenha sido impressionante, expeliu apenas um décimo do material liberado pelo Pinatubo.

 

No momento, estamos olhando para algo que é cerca de 100 vezes menor do que o Monte Santa Helena. Na escala em que está agora, é relativamente improvável que tenha qualquer efeito perceptível no clima "Scylla Sillayo. O resfriamento se explica por uma fórmula simples: o vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície.

 

Lá, fenômenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo.

 

"Basicamente, é como colocar um escudo refletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais", comparou Colin Macpherson, da Universidade Durham, nordeste da Inglaterra.

 

Mas ele e outros afirmaram que a erupção do vulcão na geleira Eyjafjallajokull foi pequena demais, não produzindo enxofre suficiente, e sua pluma circundou a uma altitude baixa demais para ter qualquer impacto climático.

 

Qualquer efeito será "muito insignificante", reforçou, de Genebra, Scylla Sillayo, da Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês).

 

saiba mais

 

Islândia é o segundo lugar com mais atividade vulcânica no planeta "No momento, estamos olhando para algo que é cerca de 100 vezes menor do que o Monte Santa Helena. Na escala em que está agora, é relativamente improvável que tenha qualquer efeito perceptível no clima", explicou Kathryn Goodenough, da British Geological Survey (BGS).

 

"Com o Pinatubo, as cinzas chegaram a 18.000 metros de altitude nos trópicos", acrescentou Emmanuel Bocrie, do serviço climático francês Meteo France.

 

"Não é a mesma situação neste caso, onde a pluma está, em média, a 6 mil metros, com picos de 11 mil metros. Além disso, essa é uma parte da atmosfera (a troposfera), onde há ventos potentes, que têm grande efeito dissipador", explicou.

 

Os cientistas chegaram a afirmar que a erupção da geleira islandesa poderia ter um efeito regional no clima da Europa, mas só se durasse alguns anos.

 

"Na década de 1780, uma grande erupção no sul da Islândia levou cerca de dois anos e gerou grande quantidade de enxofre", disse Macpherson.

 

"Isso causou um 'smog' terrível, as colheitas foram afetadas pela chuva ácida e a qualidade do ar ficou realmente muito ruim. Mas foi preciso dois anos (de erupção) para causar esse efeito e certamente não estamos confrontados com algo semelhante agora", acrescentou.

 

Outra hipótese é que a atual erupção poderia desencadear outra ainda maior, no vizinho vulcão Katla.

 

Em 1821-1823, o atual vulcão entrou em erupção e depois se silenciou. Ao fim do ciclo, foi a vez do Katla entrar em erupção.

Link to comment
Share on other sites

Nos dias após a erupção desse vulcão na islândia, houve alguma mudança de temperatura significativa na europa? Acho que, pelo menos nos países próximos, na primeira ou segunda semana após a erupção ja deve começar a sentir os efeitos, de algum possivel resfriamento...

 

Nossa Rodrigo...fazia 70 dias que o SR não dava as *caras* por aqui... :roll:

 

Está tudo bem ?

 

opa, tudo bem sim!!

é que esse ano quase nao tenho parado por causa do trabalho, cada semana em um lugar diferente, praticamente morando em hotel...agora comprei um modem 3G, ai vo consegui entra mais no BAZ....

aliás, to no litoral sul da Bahia agora, de frente pro mar (a trabalho 8-) )

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.