Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Belos valores registrados nesta manhã...até mesmo em São Paulo a temperatura baixou legal...o ÚNICO lugar que não pegou frio pela manhã foi Joinville e região. Impressionante, sério! Estou sem entender o deslocamento do ar frio nessa mP....e olha que o dia amanheceu sem nuvens, mas elas devem ter permanecido por aqui até umas 5 da madrugada, freando o avanço do ar frio e impedindo o resfriamento noturno....mesmo assim, frustrante demais o dia de hoje por aqui :sad:

 

Quanto você esperava, Diego ? uns 15ºC ?

A noite de hoje aqui promete ser boa, a mínima deverá ficar entre 14/15C

.

 

Renan, e aqui que nem estação do INMET temos?? hahahahhaa

 

Sinceramente, esperava exatamente um valor como o que você propôs: 15ºC. Todo o litoral e proximidades de SC tiveram valores semelhantes a estes ou menores. Somente aqui e em Itapoá (bem próxima daqui) a temperatura permaneceu na casa dos 18ºC. E olha que Itapoá costuma surpreender. Espero que a próxima madrugada seja um pouco mais fria, com temperaturas na casa dos 15 a 16 graus. Até agora o céu está de brigadeiro, mas aqui em Joinville é uma incógnita: volta e meia nubla de repente e a mínima vai pro espaço :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Não sei pq o pessoal continua com esta ideia surrada de comparar mínimas do topinho Inmet Soledade com outras visivelmente em baixadas ou semi-baixadas. E não me venham, Vacaria tem baixadas sim e com boa capacidade de reter ar frio.

Castelinho pode ser mais frio ,depois das Tuias , do Pantera, do B Farroupilha...

Como foi dito claro que a mínima aqui nas baixadas ficou muito próxima desta do Castelinho hoje.Estou aguardando o Shimutz, vamos colocar o digital com abrigo em alguma baixada poderosa, daquelas que colocam Urupema no bolso, aguardem...rsrsrsrsrs

Link to comment
Share on other sites

E mais se o Farroupilha uma baixada urbana de Solecity já bate frouxo o Castelinho, imaginem os panelões no interiror da Serra do Botucaraí...

 

Quanto deu na baixada do Farroupilha hoje?

 

Vicentina deu 7,3........

 

Valeu, Carlos, mas na verdade eu queria saber da baixada do Bairro Farroupilha em Soledade. É desta que o PHP fala.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

SC:

 

Caçador: 06,0

Curitibano: 07,6

Rio das Antas: 07,7

Lebon Régis: 09,1

Joaçaba: 09,2

Major Vieira: 09,3

Papanduva: 10,0

Campos Novos: 11,0

 

Putz, eu devo ter trazido o calor do MS pra Fraiburgo. Das cidades da regiao so perdemos pra Campo Novos. Minha minima foi de 10,0 e a Estacao do bairro Sao Sebastiao tambem registrou o mesmo valor que eu.

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Carlos, mas na verdade eu queria saber da baixada do Bairro Farroupilha em Soledade. É desta que o PHP fala.

Tirei o termômetro de lá o rapaz que morava no local mudou-se.

Vou buscar outro local por lá.

Ronaldo não tem ladainha nenhuma, é fato, as baixadas daqui simplesmente são muito geladas, isto é fato.Já desafiei inúmeras vezes qualquer um que quiser provar o contrário.É o que eu digo, as baixadas da região de São Joaquim são muito frias, mas vale a pena comparar com as daqui, não vejo porque o receio em fazê-lo...

O Parque das Tuias uma baixada normal,já mostrou que ganha em mínima absoluta, de Ausentes e Vacaria. E o abrigo está bem nos padrões.

Não tenho medo de errar, e aguardem quando algum verdadeiro panelão da Serra do Botucaraí, tiver abrigo... :clapping: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

A data entre 14/15 merece ser olhada com atenção. O GFS insiste em um anticiclone polar se deslocando pelo pacífico sul em direção ao continente. Acho que aí pode estar a primeira MP mais abrangente, e fecha certinho com a AAO em baixa há alguns dias.

 

Nada muito animador o comportamento deste anticiclone polar na visão do GFS.

Link to comment
Share on other sites

A data entre 14/15 merece ser olhada com atenção. O GFS insiste em um anticiclone polar se deslocando pelo pacífico sul em direção ao continente. Acho que aí pode estar a primeira MP mais abrangente, e fecha certinho com a AAO em baixa há alguns dias.

 

Nada muito animador o comportamento deste anticiclone polar na visão do GFS.

 

 

Com esta antecedência não dá para julgar nada do que o GFS projeta para a trajetória do AC acima de 35oS... O importante é a tendência. Desde que vi a evolução da SOI e da AAO venho dizendo que em torno do dia 15 poderíamos ter a 1a pancada polar. Para mim, o fato do GFS colocar A MP avançando do Pacífico já é um ótimo sinal! Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

22:00HS:

 

São Joaquim SC (Clim): 08,1

General Carneiro PR: 10,2

São José dos Ausentes RS: 10,3

Campos do Jordão SP: 11,5

Maria da Fé MG: 11,6

Monte Verde MG: 11,6

Vacaria RS: 12,0

Pico do Couto RJ: 12,4

Joaçaba SC: 13,2

Canguçu RS: 13,8

Soledade RS: 13,9

Inacio Martins PR: 14,8

 

23:00

 

Rio Negrinho: 13,6

Sao Bento do Sul: 13,8

Itapoá: 17,8

Joinville: 18

 

Se tudo der certo, terei uma mínima interessante na minha estação Joinville Serrana. Por aqui estou tendo a mínima do dia. :good:

Link to comment
Share on other sites

22:00HS:

 

São Joaquim SC (Clim): 08,1

General Carneiro PR: 10,2

São José dos Ausentes RS: 10,3

Campos do Jordão SP: 11,5

Maria da Fé MG: 11,6

Monte Verde MG: 11,6

Vacaria RS: 12,0

Pico do Couto RJ: 12,4

Joaçaba SC: 13,2

Canguçu RS: 13,8

Soledade RS: 13,9

Inacio Martins PR: 14,8

 

23:00

 

Rio Negrinho: 13,6

Sao Bento do Sul: 13,8

Itapoá: 17,8

Joinville: 18

 

Se tudo der certo, terei uma mínima interessante na minha estação Joinville Serrana. Por aqui estou tendo a mínima do dia. :good:

 

Aqui tem tudo para atingir a temp mais baixa do ano, 00:27 17.4°C aqui em casa e 16.9°C RBS e 14.8 Indaial :o Inmet Porto Alegre 17.5°C hahahah

Link to comment
Share on other sites

22:00HS:

 

São Joaquim SC (Clim): 08,1

General Carneiro PR: 10,2

São José dos Ausentes RS: 10,3

Campos do Jordão SP: 11,5

Maria da Fé MG: 11,6

Monte Verde MG: 11,6

Vacaria RS: 12,0

Pico do Couto RJ: 12,4

Joaçaba SC: 13,2

Canguçu RS: 13,8

Soledade RS: 13,9

Inacio Martins PR: 14,8

 

23:00

 

Rio Negrinho: 13,6

Sao Bento do Sul: 13,8

Itapoá: 17,8

Joinville: 18

 

Se tudo der certo, terei uma mínima interessante na minha estação Joinville Serrana. Por aqui estou tendo a mínima do dia. :good:

 

Aqui tem tudo para atingir a temp mais baixa do ano, 00:27 17.4°C aqui em casa e 16.9°C RBS e 14.8 Indaial :o Inmet Porto Alegre 17.5°C hahahah

 

Pena que Indaial não baixou muito mais e estacionou na mínima de 13,4 graus. Mesmo assim, um bom valor. O PO deveria estar alto e algum nevoeiro pode ter se formado, o que segurou a temperatura.

 

Aqui, o poço quente da RBS é um parto para dar uma temperatura baixa. Mínima por lá de 16,6 graus até o momento...e na minha PWS aqui na planície, finalmente um bom valor até agora: 14,9 graus. :good:

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, perdão pelo repasse da informação antes de você mesmo, mas acho bem relevante essa informação...

 

Climaterra no Twitter disse que um locutor de rádio informou que geou em Itaiópolis, planalto norte Catarinense...

 

Não sei a mínima de Itaiópolis, mas deve ter geado, fraco, num baixadão daqueles!

Link to comment
Share on other sites

Instabilidade e frio diminuem em todas as regiões

 

Temporais permanecem apenas em áreas do Norte e Nordeste

 

Sul

 

O tempo permanece seco em toda a região. A temperatura, tanto mínima como máxima continuam subindo. À tarde, faz calor no oeste do Rio Grande do Sul.

 

Sudeste

 

As chuvas enfraquecem consideravelmente sobre Minas Gerais, mas ainda não param completamente. Já no Espírito Santo, as precipitações prosseguem, podendo ser intensas ao longo da costa. A temperatura, tanto a mínima como a máxima, entram em elevação. Não há risco de novos recordes de frio e a sensação térmica da tarde continua agradável, apesar da elevação da máxima.

 

Centro-Oeste

 

A temperatura mínima volta a subir e não há previsão de recordes. As chuvas com baixo acumulado prosseguem sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, com risco de invernada em Goiás e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado.

 

Nordeste

 

Uma grande novidade fica por conta do retorno dos temporais para o leste do Nordeste, algo comum para época do ano. As chuvas fortes atingem boa parte da costa da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, com acumulado que passa dos 60 milímetros no litoral de Alagoas, inclusive Maceió. Além da costa leste do Nordeste, chuvas mais isoladas atingem o interior de Alagoas, de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do Ceará, sudeste do Piauí e centro e norte do Maranhão. Já não há previsão de máximas extremamente elevadas, mas o calor ainda será perceptível na maior parte da região. Apenas em parte do sul e sudoeste da Bahia, a temperatura máxima permanecerá mais baixa.

 

Norte

 

Prosseguem as chuvas sobre a maior parte da Região Norte, com previsão de intensos temporais no norte do Amapá, oeste do Pará, Amazonas e Rondônia. Em Beruri, Amazonas, o acumulado pode oscilar em torno dos 200 milímetros, correspondendo a 75% da média do mês de abril. Ainda assim, faz calor em boa parte da Região. O excesso de nuvens deixará a temperatura máxima apenas no norte do Amazonas e oeste do Pará.

 

Confira a previsão para os próximos dias

 

Sul

 

No sábado, a passagem de uma nova frente fria causa chuvas isoladas e com baixo acumulado no interior do Paraná e chuvas mais intensas e generalizadas ao longo do litoral de Santa Catarina e do Paraná. O acumulado promete ser elevado entre a costa do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina. No domingo, prosseguem as chuvas com elevado acumulado ao longo da costa de Santa Catarina e parte do litoral do Paraná. Entre 11 e 15 de abril, a passagem de um novo sistema frontal passa a provocar chuva generalizada em toda a região. O acumulado, no entanto, será baixo e não passa dos 20 milímetros nas áreas mais atingidas.

 

Sudeste

 

A propagação de uma frente fria pela costa e de áreas de instabilidade pelo interior favorece o retorno das chuvas para boa parte do Sudeste no sábado. A área de instabilidade, chamada de Vórtice, tem por hábito provocar fortíssimos temporais localizados. Não há previsão de grandes acumulados de chuva, porém o risco de vendavais e queda de granizo é bastante elevado. No domingo, as chuvas prosseguem sobre a região e ficam mais generalizadas. Entre 11 e 15 de abril, a previsão é de chuva em boa parte da região, com destaque para acumulado de pouco mais de 30 milímetros no leste de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

 

Centro-Oeste

 

No sábado, as chuvas enfraquecem entre Goiás e Distrito Federal, mas voltam a atingir o leste de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, as chuvas prosseguem, com risco de temporais no noroeste de Mato Grosso. No domingo, as chuvas atingem todo o Mato Grosso, além do norte de Mato Grosso do Sul e partes de Goiás. Há risco de temporais no sudoeste de Mato Grosso. Entre 11 e 15 de abril, as chuvas atingem toda a região, com exceção do leste de Goiás e do Distrito Federal. Os maiores acumulados concentram-se sobre Mato Grosso.

 

Nordeste

 

O destaque no sábado ainda será a chuva forte no leste do Nordeste, especialmente entre o litoral de Sergipe e de Alagoas. Já no domingo, as chuvas mais intensas atingem o litoral norte da Bahia, litoral de Sergipe e litoral de Pernambuco. Entre 11 e 15 de abril, as chuvas fortes prosseguem ao longo do leste do Nordeste, mas também volta a chover forte sobre o norte da Região, com acumulado de mais de 70 milímetros no centro e norte do Maranhão, do Piauí, boa parte do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte.

 

Norte

 

No sábado, os temporais atingem o Amazonas, Rondônia, sul de Roraima e Pará. No domingo, as chuvas fortes atingem partes do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Na próxima semana, destacamos as chuvas fortes, com acumulado de mais de 150 milímetros, sobre o Pará, Amapá e leste do Amazonas.

 

 

SOMAR METEOROLOGIA

Link to comment
Share on other sites

Como previsto por mim, as mínimas em Canela foram melhores hoje.

 

Castelinho: 4,7C

INMET/Canela: 10,2C

As noites têm sido boas para o resfriamento: tempo bom e sem vento. Aqui em casa cheguei a 15,6°. Engraçado que fiquei apenas 0,7° acima do nosso INMET, que não caiu dos 14,9°. É uma dificuldade para um resfriamento, caramba... Fez mais frio até no Vale do Itajaí.

 

Agora está 24,6° com 59% e venta de NE a 6,0 km/h. Não há uma nuvem no céu.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste:

 

Campos do Jordão SP (Cptec): 08,0

Campos do Jordão SP (Horto): 08,4

Monte Verde MG: 08,6

Maria da Fé MG: 08,8

Campos do Jordão SP (Conv): 08,9

Campos do Jordão SP (Aut): 09,4

Caldas MG: 10,3

São Lourenço MG: 11,4

Pico do Couto RJ: 11,4

Itapetininga SP: 11,7

Extrema M: 11,9

Itararé SP: 12,0

São Simão SP: 12,0

Tatuí SP: 12,8

Nova Friburgo RJ: 13,1

Avaré SP: 13,6

Caparaó MG: 13,6

Teresópolis RJ: 14,9

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O dia foi incrivelmente outonal por aqui: variação de 15,7° a 27,5°, u.r. caindo a 45% e vento fraco o dia todo com céu limpo e forte estabilidade atmosférica com a alta subtropical atuando. Espetáculo. O descer o sol da tarde já se sentia o rápido resfriamento. às 17 h estava 25,5° e às 19 h fazia 22,5°.

 

Agora faz 17,8° com 79%. Vento nulo e céu limpo. Creio que teremos nevoeiro na próxima manhã.

Link to comment
Share on other sites

Como está o mês de abril nesses 7 primeiros dias. Médias:

 

mínima: 17,5°

 

máxima: 27,8°

 

amplitude: 10,2°

 

simples: 22,65°

 

u.r. mínima: 52,8%

 

Comparando com aqui:

 

mínima: 17,9°

 

máxima: 25,5°

 

Média: 20,9°

 

Aqui: (até o dia 7, hoje perdi minha mínima ;/)

 

Média mínima: 18,1

Média máxima: 28,5

Média simples: 23,3

 

Lucas, essa tua média é compensada, né? Pois a simples, a qual estamos comparando, fica um pouco mais alta... :good:

Link to comment
Share on other sites

Como está o mês de abril nesses 7 primeiros dias. Médias:

 

mínima: 17,5°

 

máxima: 27,8°

 

amplitude: 10,2°

 

simples: 22,65°

 

u.r. mínima: 52,8%

 

Creio que esteja levemente acima da média, Marcos ?

Sim, está um pouquinho acima da média.

 

Levando em conta que o meu cálculo é de média simples, e que o tempo está bem se com grande amplitude, acredito que a compensada esteja algo como 0,8° mais baixo do que o meu valor. Sendo que o INMET é ainda um pouco mais frio, é bem provável que a média compensada de abril até agora no INMET esteja em 21,2°/21,5°, por aí. Nossa média em abril fica na casa dos 21°.

 

A vantagem é que é recém início de abril. Com o final do mês é sempre um pouco mais frio, a expectatativa é a média baixar.

 

Hoje de manhã tive mínima de 15,7°. Exatamente o mesmo valor de ontem.

 

Agora faz 21,9° com 68% e venta de O a 6,4 km/h. Temos bastante cirrus. Será mais uma tarde um pouco quente, mas seca e com sol mais fraco.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Realmente a média ainda deve baixar ao longo do mês, visto que a tendência é de continuar a ingressar pelo

RS massas de ar frio (a "porteira" está se abrindo cada vez mais).

 

Por aqui o céu está nublado, evitando um aquecimento maior. Agradáveis 19C no aeroporto neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Diante da rodada das 12z de hoje, larguei de mão o mês de abril!!! :negative:

Fica colocando frio por várias rodadas pra na hora H não acontecer nada.

Os próximos 15 dias com temperatura acima da média, apenas uma "ilha" no sul do Brasil com temperatura mais "baixa".

Dezembro à vista. É dose pra mamute!!!

Diante do quadro aterrador para este outono/inverno( http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/lanina/images3/glbT2mMon.gif )...desisto desde já.

Link to comment
Share on other sites

Eis que olho pela janela agora há pouco e, subitamente, o predomínio de sol até o meio da tarde deu espaço a um predomínio de nuvens, e vêm muito carregadas de SE. Ouvi trovões há pouco. Pelo visto, vem água. Parece haver uma cortina de chuva alguns km sobre o Guaíba.

Fiquei surpreso quando vi o satélite!! Há uma grossa área de instabilidade imediatamente ao S de POA, sobre a Laguna dos Patos (http://satelite.cptec.inpe.br/setores/sul.jsp). O Rindat pega raios sobre a laguna. Agora mesmo o sol sumiu por aqui! Está escuro em toda a faixa sul!!

 

Tive máxima de 27,6°. Agora faz 27,1° com 52% e começa a virar o tempo. Vem água!!

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.