Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Torço e espero que maio seja muito bom e ao que tudo indica poderá ser, porque na minha opinião abril deixou a desejar, e muito, pra dizer o mínimo.Me senti no mês de outubro :negative:

De abril assim a primavera tá cheia!!!

Rafael, depois desta tua declaração percebo claramente que vc tem uma visão equivocada sobre o mês de abril. Vc superestima este mês, tanto que acha que ele deveria ser muito mais frio que outubro, enquanto que, na verdade, outubro é mais frio que abril aqui no RS.

Link to comment
Share on other sites

Abril também é mais quente que Outubro por aqui, aliás, acho que isso é até normal,

visto que Outubro é o mês seguinte ao inverno, e Abril é o seguinte ao verão.

 

Não devemos achar que todo Abril pode ser igual aquele de 1999. Pelo contrário, devemos

encarar Abril como o "mês que refresca", apenas isso. O primeiro mês do frio é, e sempre foi,

Maio. Neste mês que agora está chegando sim, podemos vivenciar os primeiros momentos

invernais do ano, que aliás vão voltar a ocorrer na próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Divirjo respeitosamente de ti Bruno. Mesmo tendo 27 anos presenciei meses de abril mais frios que este de 2011.

A segunda quinzena de outubro é quente aqui no RS de um modo geral.

É evidente que não me refiro a geadão e neve em abril, pois isso é a exceção, mas mínimas mais decentes e frio mais digno poderia ter vindo, e estou comparando abril com ele mesmo.

A segunda quinzena de abril de 2007 foi muito boa, pelo menos aqui. 2003 foi bom, 1999 nem se fala, enfim.

Diante de todo cenário "montado" com índices favoráveis, este mês decepcionou. Se estivéssemos com um super el niño com anomalias de +3 graus no Pacífico equatorial aí teria uma explicação.

Link to comment
Share on other sites

O Sul do RS careceu de mais frio em abril, mas teria de ver se na média destoou muito ou não.

 

Abril por aqui é o mês que temos as primeiras noites frias, mas são pontuais. E começam os nevoeiros, claro. É a cara do outono, mas ainda mesclado com algumas tardes quentes.

 

Abril foi típico por aqui. Dos meus 15 abris registrados, esse vai ficar bem no meião da escala. Estou só esperando fechar essa última hora do mês, já que estou a 4 décimos de igualar a mínima. Tenho 18,4° no momento e caindo.

 

Minha média máxima foi de 26,2°. Foi o 5º valor mais alto, empatado com 2010.

 

Interessante notar que minhas médias do mês de abril são muito estáveis. Apenas 1999 destoa pelo frio e 2004 e 2007 pelo calor. Dos meus 14 abris fechados tenho 8 meses com média simples de 21,X°. Esse abril deve ser o nono nessa faixa.

 

Por fim, foi um dia úmido hoje: sempre com névoa com sol por ora atravessando as camadas de nuvens. A u.r. não baixo dos 74% e passou quase todo o dia na casa dos 80% ou mais.

Link to comment
Share on other sites

Torço e espero que maio seja muito bom e ao que tudo indica poderá ser, porque na minha opinião abril deixou a desejar, e muito, pra dizer o mínimo.Me senti no mês de outubro :negative:

De abril assim a primavera tá cheia!!!

Rafael, depois desta tua declaração percebo claramente que vc tem uma visão equivocada sobre o mês de abril. Vc superestima este mês, tanto que acha que ele deveria ser muito mais frio que outubro, enquanto que, na verdade, outubro é mais frio que abril aqui no RS.

 

 

Bruno,na minha opiniao nos anos 90 sempre tinha algum frio em abril, uma ou duas entradas de ar frio de media intensidade eram comuns! 1999 foi excecao sim, pela neve e geadas fortes ja em abril, mas teve frio em abril em 1997, 1995, 1993, e outros anos! Teve abril quente nos anos 90, mas nao era a regra como na atual decada. Nos anos 2000 so me recorde de abril como mes quente! Nao teve nenhum frio marcante, pra ficar na memoria...

Se pegar a decada de 2000, a regra foi frio quase nehum e teve varios meses de abril com calor muito forte para a epoca, e sem frio nenhum, como 2004,2005, 2007, 2002, 2011...

O verao meio que continua adentro de marco e abril na decada de 2000.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Está bonita a última saída do GFS aqui para o Paraná! Temperaturas entre 6°C e 8°C em 850 hPa entre segunda e terça-feira em grande parte do Paraná, incluindo todo o oeste e noroeste do estado até o sul do MS. Se não houver vento e nebulosidade teremos pontos isolados de geada com certeza, mas vai ser difícil..

 

Impressionante, tem muita gente que vai tomar um susto com esse frio ja no comecinho de Maio!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, para o PR eu não posso falar, mas para o RS eu acho que falo com propriedade, por isso discordo do Rafael e do PHP. A nossa média/normal foi calculada com base nos "períodos frios" insistentemente lembrados por vcs, isto é, os anos 60, 70 e 80. É sobre este período que calculamos as médias que usamos como referência atualmente e, comparando com o atual abril/2011, não foi encontrada anomalia alguma sobre a normal histórica. Das duas uma: ou naquela época as máximas disparavam após manhãs de geada ou hoje em dias temos muita MM que impede mínimas e máximas mais extremadas.

Link to comment
Share on other sites

E a primeira grande MP desse ano já se aproxima de Rondônia!

 

No MS, as temperaturas estão invernais:

 

Às 11 hora local:

Ponta Porã: 16ºC com UR de 100%

Campo Grande: 20ºC com UR de 94%

 

No MT tb já está mais ameno:

Às 11 hora local:

 

Cuiabá: 25ºC com UR de 79%

 

Sul de RO, com a chegada da frente:

Às 11 hora local:

 

Vilhena: 28ºC com chuva e trovoadas

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.