Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo em Fraiburgo-SC


jr-roberto
 Share

Recommended Posts

TENHO AMIGOS E A SOGRA MORANDO EM FRAIBURGO. MORAS EM QUE PARTE DA CIDADE?

 

Moro no bairro São José, perto da prefeitura.

 

 

AÍ ESTÁ NA FAIXA DOS 1015/1030 m.

 

NEVA QUASE TODOS OS ANOS, MAS A GRANDE MAIORIA É PARAGUAIA E DE MADRUGADA/AMANHECER. NEVE BOA DE ACUMULAR, EM GERAL, A CADA 5/7 ANOS.

 

UMA BOA VISITA É NA FLORESTA DOS FRAY, TEM UM PINHEIRO DE QUASE 2,5m DE DIÂMETRO. TAMBÉM PODES IR NO RADAR METEOROLÓGICO EM LEBON RÉGIS, AVISE O DIA QUE EU VEJO QUEM ESTÁ DE PLANTÃO LÁ. TEM UMA VISTA BONITA DE LÁ. O BAIRRO MAIS ALTO É O SÃO MIGUEL, FICA ENTRE 1080/1150 m E O SÃO SEBASTIÃO, ACHO QUE É ESTE NOME, ENTRADA DE QUEM VEM DE VIDEIRA, CHEGA A QUASE 1100 m. EM TERMOS DE GEADA É O BAIRRO SALETE, FICA NOS FUNDOS DO LAGO, ESTÁ A +- 980 m.

 

O ÚNICO INCOVENIENTE É A FACELPA, CHEIRA A OVO PODRE VEZ OU OUTRA.

Link to comment
Share on other sites

Ainda chove em Fraiburgo. Agora faz 15,0. É a mínima do dia até agora.

 

Tirou a sorte grande heim Roberto, hehehe ! Do calor para o gelo, e ainda num lugar bem calmo e de natureza incrível.

Não tenho dúvidas de que morarei na serra catarinense algum dia... abraços

 

Na verdade é bem mais tranquilo do que eu gostaria...hehe, mas to gostando, hehe

Link to comment
Share on other sites

TENHO AMIGOS E A SOGRA MORANDO EM FRAIBURGO. MORAS EM QUE PARTE DA CIDADE?

 

Moro no bairro São José, perto da prefeitura.

 

 

AÍ ESTÁ NA FAIXA DOS 1015/1030 m.

 

NEVA QUASE TODOS OS ANOS, MAS A GRANDE MAIORIA É PARAGUAIA E DE MADRUGADA/AMANHECER. NEVE BOA DE ACUMULAR, EM GERAL, A CADA 5/7 ANOS.

 

UMA BOA VISITA É NA FLORESTA DOS FRAY, TEM UM PINHEIRO DE QUASE 2,5m DE DIÂMETRO. TAMBÉM PODES IR NO RADAR METEOROLÓGICO EM LEBON RÉGIS, AVISE O DIA QUE EU VEJO QUEM ESTÁ DE PLANTÃO LÁ. TEM UMA VISTA BONITA DE LÁ. O BAIRRO MAIS ALTO É O SÃO MIGUEL, FICA ENTRE 1080/1150 m E O SÃO SEBASTIÃO, ACHO QUE É ESTE NOME, ENTRADA DE QUEM VEM DE VIDEIRA, CHEGA A QUASE 1100 m. EM TERMOS DE GEADA É O BAIRRO SALETE, FICA NOS FUNDOS DO LAGO, ESTÁ A +- 980 m.

 

O ÚNICO INCOVENIENTE É A FACELPA, CHEIRA A OVO PODRE VEZ OU OUTRA.

 

O miguelão é famoso, já estive algumas vezes por lá. Realmente é um pouco mais frio e venta muito lá. Em relação à neve, o povo comenta dessa neve paraguaia mesmo, me disseram que quase todo ano neva, mas não tinha acreditado muito. Agora que estou morando aqui posso confirmar pra ver se é verdade mesmo...hehe

Link to comment
Share on other sites

TENHO AMIGOS E A SOGRA MORANDO EM FRAIBURGO. MORAS EM QUE PARTE DA CIDADE?

 

Moro no bairro São José, perto da prefeitura.

 

 

AÍ ESTÁ NA FAIXA DOS 1015/1030 m.

 

NEVA QUASE TODOS OS ANOS, MAS A GRANDE MAIORIA É PARAGUAIA E DE MADRUGADA/AMANHECER. NEVE BOA DE ACUMULAR, EM GERAL, A CADA 5/7 ANOS.

 

UMA BOA VISITA É NA FLORESTA DOS FRAY, TEM UM PINHEIRO DE QUASE 2,5m DE DIÂMETRO. TAMBÉM PODES IR NO RADAR METEOROLÓGICO EM LEBON RÉGIS, AVISE O DIA QUE EU VEJO QUEM ESTÁ DE PLANTÃO LÁ. TEM UMA VISTA BONITA DE LÁ. O BAIRRO MAIS ALTO É O SÃO MIGUEL, FICA ENTRE 1080/1150 m E O SÃO SEBASTIÃO, ACHO QUE É ESTE NOME, ENTRADA DE QUEM VEM DE VIDEIRA, CHEGA A QUASE 1100 m. EM TERMOS DE GEADA É O BAIRRO SALETE, FICA NOS FUNDOS DO LAGO, ESTÁ A +- 980 m.

 

O ÚNICO INCOVENIENTE É A FACELPA, CHEIRA A OVO PODRE VEZ OU OUTRA.

 

Eu conheci o tal pinheiro!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

 

Moro no bairro São José, perto da prefeitura.

 

Bacana, Jr., escolheu um excelente estado para viver e está perto de SJ. :good:

 

AÍ ESTÁ NA FAIXA DOS 1015/1030 m.

 

NEVA QUASE TODOS OS ANOS, MAS A GRANDE MAIORIA É PARAGUAIA E DE MADRUGADA/AMANHECER. NEVE BOA DE ACUMULAR, EM GERAL, A CADA 5/7 ANOS.

 

 

Voltei do Oeste (Videira, Joaçaba, Agua Doce...) uma vez e passei por Fraiburgo. Entrando na cidade, tem uma serrinha cheia de araucária, algo incrível!

 

Ronaldo, onde nevaria mais: Lages ou Fraiburgo? Esta última teria o mesmo potencial de Santa Cecília? Parece que não neva mais em Lages...

Link to comment
Share on other sites

No centro de Lages faz muito tempo que não acumula. A cidade não é favorável a nevadas, mas um evento como os do passado é iminente. Para vocês terem uma idéia em 21/07/1990 eu fui do Rio do Rastro a Lages, nada de neve acumulada em Lages neste histórico dia. Sei que em 96 também não houve acumulação, como também em 1990. A ultima acumulação que tenho lembrança em Lages foi em 2002 somente nos pontos mais altos, morros e na zona industrial que passa dos 1.000m. Alguém tem noticia de 1993 e 1994?

Link to comment
Share on other sites

No centro de Lages faz muito tempo que não acumula. A cidade não é favorável a nevadas, mas um evento como os do passado é iminente. Para vocês terem uma idéia em 21/07/1990 eu fui do Rio do Rastro a Lages, nada de neve acumulada em Lages neste histórico dia. Sei que em 96 também não houve acumulação, como também em 1990. A ultima acumulação que tenho lembrança em Lages foi em 2002 somente nos pontos mais altos, morros e na zona industrial que passa dos 1.000m. Alguém tem noticia de 1993 e 1994?

 

Pelo que tenho pesquisado, acumulou bem em Lages em 1990. No DC de 21 de julho há um relato de um lageano que se surpreendeu com tanta neve no centro da cidade e que faz tempo não ocorria daquele jeito. Em 20 de julho nevou moderadamente a forte das 9h às 14h. Nevou também em 9 de julho de 94 durante a madrugada e manhã e 15 de agosto de 99.

 

A cidade de Lages está numa grande baixada e não é bem favorecida pela neve, estando em média a 900m de altitude. No seu entorno urbano, há muitos trechos de 1000m, 1100m.

Link to comment
Share on other sites

Que mudança essa..!! Penso que o mês mais frio do ano em Campo Grande deve ser verão ai..!!

 

:sarcastic:

 

hehe, tenho passado bastante frio, o clima é mto diferente mesmo. aqui to desde janeiro dormindo de edredom e cobertor, hehe

 

SERIA EM S.JOAQUIM, LÁ JANEIRO/FEV FICA UM POUCO ACIMA DOS 20,0°C, PERTO DE S.JOAQUIM É QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

No centro de Lages faz muito tempo que não acumula. A cidade não é favorável a nevadas, mas um evento como os do passado é iminente. Para vocês terem uma idéia em 21/07/1990 eu fui do Rio do Rastro a Lages, nada de neve acumulada em Lages neste histórico dia. Sei que em 96 também não houve acumulação, como também em 1990. A ultima acumulação que tenho lembrança em Lages foi em 2002 somente nos pontos mais altos, morros e na zona industrial que passa dos 1.000m. Alguém tem noticia de 1993 e 1994?

 

NA ÁREA CENTRAL FOI EM 1988 OU 84.

 

EM 94 FORAM PANCADAS DE NEVE, INCLUSIVE NA FESTA DO PINHÃO.

Link to comment
Share on other sites

No centro de Lages faz muito tempo que não acumula. A cidade não é favorável a nevadas, mas um evento como os do passado é iminente. Para vocês terem uma idéia em 21/07/1990 eu fui do Rio do Rastro a Lages, nada de neve acumulada em Lages neste histórico dia. Sei que em 96 também não houve acumulação, como também em 1990. A ultima acumulação que tenho lembrança em Lages foi em 2002 somente nos pontos mais altos, morros e na zona industrial que passa dos 1.000m. Alguém tem noticia de 1993 e 1994?

 

Pelo que tenho pesquisado, acumulou bem em Lages em 1990. No DC de 21 de julho há um relato de um lageano que se surpreendeu com tanta neve no centro da cidade e que faz tempo não ocorria daquele jeito. Em 20 de julho nevou moderadamente a forte das 9h às 14h. Nevou também em 9 de julho de 94 durante a madrugada e manhã e 15 de agosto de 99.

 

A cidade de Lages está numa grande baixada e não é bem favorecida pela neve, estando em média a 900m de altitude. No seu entorno urbano, há muitos trechos de 1000m, 1100m.

 

Bom, deve ter derretido então. No sábado dia 21 subi a Rio do Rastro pela manhã, almoçamos em SJ com tudo completamente branco. chegamos em Lages sem nenhum floco no chão no final de tarde. Lembro dos termômetros de rua marcando entre 1oC e 0oC próximo a igreja.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho pesquisado, acumulou bem em Lages em 1990. No DC de 21 de julho há um relato de um lageano que se surpreendeu com tanta neve no centro da cidade e que faz tempo não ocorria daquele jeito. Em 20 de julho nevou moderadamente a forte das 9h às 14h.

 

Bom, deve ter derretido então. No sábado dia 21 subi a Rio do Rastro pela manhã, almoçamos em SJ com tudo completamente branco. chegamos em Lages sem nenhum floco no chão no final de tarde. Lembro dos termômetros de rua marcando entre 1oC e 0oC próximo a igreja.

 

Caio, amigo açodado... :friends:

 

Eu disse que em Lages nevou bem e com acumulação no dia 20. Dia 21, certamente que derreteu, ainda mais no final da tarde... :ok:

 

EIs o trecho do DC de 21 de julho de 1990. Vale a pena ler e matar a saudade:

 

A neve chega para valer em SC – A neve caiu pela primeira vez em Timbé do Sul

e Braço do Norte, cidades catarinenses próximas à Serrado Rio do Rastro. Em

Guatá, distrito de Lauro Muller, distante 15 quilômetros do segmento mais alto da

rodovia que sobe a Serra do Rio do Rastro, os flocos de neve já eram visíveis. A

temperatura mais baixa do estado foi de quatro graus negativos, registrada em

Itapiranga. Nevou também em Lages, Campos Novos, São Joaquim, São José do

Cerrito, Campo Belo do Sul, Correia Pinto e Ponte Alta. O número de carros

estacionados no marco que determina o início da subida da serra era o primeiro

sinal de que a fila era grande, com muita gente querendo registrar esse momento

162

raro. A intensidade da neve foi tanta que, em alguns trechos, a camada de elo

chegou a atingir quase 20 centímetros. Em todo o percurso a murada de proteção

delineada um contorno branco e a vegetação ficou completamente coberta. Não

houve acidente provocado pelo mau tempo, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.

Todos os motoristas que passavam pelo posto e Lauro Müller eram alertados para a

dificuldade de se chegar a Bom Jardim da Serra ou a São Joaquim e informados

sobre a interrupção das pistas entre São Joaquim e Lages. Em Lages, muitos não

acreditaram quando as ruas centrais, as calçadas e os morros em volta da cidade

começaram a ficar brancos de neve. A temperatura baixou para zero grau às

11h45min. Antes porém de cair em Lages, a nevada atingiu São Joaquim e, por

volta das 11 horas, a Polícia Rodoviária interrompeu o tráfego na SC-438, onde o

gelo chegava a 10 centímetros. Até aquele momento, oito acidentes, um deles com

gravidade, tinham ocorrido. Quem estava dentro de casa saiu para as ruas. As

calçadas ficaram cobertas por uma fina camada de gelo, enquanto os canteiros

embranqueceram e as telhas vermelhas das casas tomaram um banho de talco.

Geraldo Damasceno, 27 anos, disse que nunca tinha visto neve em Lages com a

intensidade de ontem. “É muito bonita”, afirmou. Para Altamiro de Lima, só

aconteceu coisa parecida em 79, na localidade de Vacas Gordas. (...)

Diário Catarinense, 21/07/1990)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
Menor do ano até agora. Mínima de 1,9ºC com geada. Máxima de 16ºC.

 

NO RADAR, TOPÃO, DEU 1,1°C

 

 

E impressao minha ou Fraiburgo tem muita neblina/nevoeiro durante o outono-inverno! As poucas vezes que passei por ali estava sempre meio fechado o tempo, mas sempre frio!

 

Sds.

 

Durante esse outono achei que foram poucos os nevoeiros. O que percebi é que a cobertura de nuvens é muito frequente.

Link to comment
Share on other sites

O NEVOEIRO NÃO É MUITO COMUM, NUVENS BAIXAS SIM, É SÓ VIRAR PARA LESTE OU NORDESTE QUE AS NUVENS APARECEM!

 

ESTAREI AÍ NESTE FINDI, MINHA SOGRA MORA BEM PERTO DO HOTEL FRAIBURGO, FUNDOS DO POSTO MAÇÃ, CONHECIDO COMO POMBAL. É UMA BAIXADA MUITO FRIA, ESTIMO QUE CHEGUE ENTRE -4/-6 ALÍ NO DOMINGO.

 

 

Legal Ronaldo!

Vai perder a neve em S. Joaquim no final de semana?? :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

Hoje registrei a menor mínima do ano em casa. Tive -3,0 aqui com um belo geadão. Desde as 20 horas de ontem já tinha geada. Foi difícil chegar no trabalho com o para-brisa congelado,kkk. Dentro de casa chegou aos 2,3.

Também tivemos uma quirerinha na terça a noite e quarta-feira a tarde. Foi legalzinho até, pra quem nunca tinha visto...hehe

Link to comment
Share on other sites

Hoje registrei a menor mínima do ano em casa. Tive -3,0 aqui com um belo geadão. Desde as 20 horas de ontem já tinha geada. Foi difícil chegar no trabalho com o para-brisa congelado,kkk. Dentro de casa chegou aos 2,3.

Também tivemos uma quirerinha na terça a noite e quarta-feira a tarde. Foi legalzinho até, pra quem nunca tinha visto...hehe

 

A casa é de madeira ou alvenaria? Se for de madeira, 2,3 é uma marca gélida mas dentro do esperado pra construções deste material. Mas se a casa for de alvenara, realmente é uma p*t@ marca!

Por aqui, tivemos 12,9 em apartamento em 9/7, e entre 3 e 8/8 chegou a 13,3. Não sei o dia exato dos 13,3 porque eu e a patroa estávamos em Santiago-Chile.

Link to comment
Share on other sites

Mínima hj de -1,4. Uma das últimas negativas do ano, até que enfim..kkk. Dormi até meio-dia e não vi a geada, mas ontem a noite já tive que descongelar o pára-brisa dos carros antes de sair de casa, umas 09 horas da noite.Hoje foi um lindo dia de sol, mas mesmo assim a temperatura não passou dos 12,0. Agora faz 7,1 em Fraiburgo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Hoje foi o segundo dia mais frio dessa semana em Fraiburgo. Na segunda-feira tive mínima de 5,1 aqui no centro da cidade, mas a mínima chegou a 2,0 no bairro Liberata, com ocorrência de geada. Hoje a mínima aqui no centro foi de 5,4.

 

imgp0031w.jpg

Créditos:http://jucielebaldissarelli.blogspot.com/2011/10/geada-e-registrada-no-parque-da-maca.html?spref=fb

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.