Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens - Tempo Severo Verão 2008/2009


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 225
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E eu achava que minha região era pródiga em CB´s.

 

Mas o oeste do Paraná é incrível. Bela captura, Igor

 

Obrigado Paulo. Na verdade todo o Brasil nesta época é puramente convectivo!

 

Aqui, mais algumas imagens de hoje, novamente ficamos na torcida pelo menos até esse momento, e o mês até agora apresenta apenas 30% da chuva esperada para dezembro.

 

m2612ajp6.th.jpg

 

m2612bhe8.th.jpg

 

m2612cvx6.jpg

 

m2612doe9.jpg

 

m2612elk8.jpg

 

m2612ffp2.th.jpg

 

m2612gcc4.th.jpg

 

m2612hxl9.th.jpg

 

m2612ijl8.jpg

 

Uma espiadinha mais próxima da cachoeira caindo do céu!

 

m2612jxu1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Igor. Também achei linda a da cortina de sol. Aqui hoje fiz algumas capturas, o núcleo era bem forte e grande, no radar de Santiago ele mostrava toda sua extensão, houve ventania e trovões, em Três de Maio choveu somente em alguns pontos da área rural já que ele cruzou ao sul daqui.

 

img1956kc0.jpg

 

img1961db8.jpg

 

img1987hu6.jpg

 

img1990lw6.jpg

 

img2000ly2.jpg

 

img1993sk4.jpg

 

Em alguns locais o vento roncava!!

Link to comment
Share on other sites

É isso aí pessoal, obrigado. Mas poderia ser muito mais se o clima não estivesse tão seco e irregular para esta época. Ricardo, ótimo local pra observar tempestades, essa passou raspando hein..

 

Essa eu fui buscar, percorri vários quilômetros para chegar perto dela. Pena não ser maior, mas não tinha muita coisa útil pra fazer, então dei uma de stormcheaser. Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo!

 

Fotos perfeitas. Parabéns! Ontem tivemos um CB que chegou a eletrificar por aqui. Fiz algumas fotos antes de eletrificar.

 

Cá estão algumas.

 

Passava das 19h (hor. Verão)

 

cbfloripa28122008uc8.th.jpg

 

Na frente, vento forte em altura

 

nuvemfloripa28122008vc8.th.jpg

 

Mais próximo

 

cbfloripa28122008bjs5.th.jpg

 

A volta tinha uma bonita linha

 

cbfloripa28122008chw0.th.jpg

 

Parcerias de observação

 

filhotesfloripa28122008sb7.th.jpg

 

Então, para estragar tudo, a circulação marítima nublou o céu, causando aqueles problemas de imagem...

 

Mammatus

 

mammatusfloripa28122008fi4.th.jpg

 

Uma hora depois, já bem a norte eletrificou, mas estava um inferno humano isso aqui, então não consegui local na praia para registro.

 

Mas a coisa está apenas começando, isso é o que motiva!

Link to comment
Share on other sites

Lindas corujas, Jaque! Esses dias eu fotografei uns gansos aqui, mas ainda não selecionei, de fato, as melhores capturas.

 

A das mammatus também está bonita, entretanto parece com muito ruído, deve ser resultado da elevada umidade vinda do mar.

 

E a da linha rosada pelo pôr-do-sol está belíssima, parecem haver mammatus se formando perto do topo. Eu aqui estou com azar nas últimas semanas, nada além de alguns CB's isolados e quase nenhum eletrificado! Espero tanto por fazer capturas noturnas, aliás, instalei o CHDK na minha Canon, agora possui tempo de exposição de até 65s! É muito, só falta o tempo fazer a parte dele.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Igor, muito legais as fotos. A terceira é a melhor ao meu ver, aquela cortina inclinada e afunilada está demais! À noite poderia ser confudida com um tornado dependendo da iluminação. Parabéns!

 

Valeu.. teve 3 fotos que não apareceram, mas já está ok.

 

A conexão com a internet tá péssima aqui hoje, a do topo do CB com mammatus em formação é linda também, outra muito legal é aquela do "arco-íris parcial", aliás, como se forma aquilo ou o que, de fato, é esta formação?

Link to comment
Share on other sites

Ricardo obrigada, eram bebês! Nossa, espero que teus registros com essa velocidade sejam o show, para a noite uso o A também, mas tem que ter o tripé.

 

Igor, estão lindas as fotos. A terceira é parecida com uma que fiz em PoA, 2006, a minha cortina ficou um pouco mais densa, mas a tua está maravilhosa. O halo então, está especial!, ontem consegui um aqui também, mas a tempestade passou longe. Parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Nadir, Igor, Paulo e Jaqueline!!

 

Ricardo, lindas fotos. Parabéns!

Parece pileus, mas fico em dúvida com relação a lenticulares também. Como estava o vento...

 

Jaque, veja, eu também achei que poderiam se lenticulares, justamente porque havia várias nuvens semelhantes a essas um pouco longe do topo de CB's, como aquela da segunda foto. O vento era sudoeste e fraco, nada forte no local onde eu estava.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Nadir, Igor, Paulo e Jaqueline!!

 

Ricardo, lindas fotos. Parabéns!

Parece pileus, mas fico em dúvida com relação a lenticulares também. Como estava o vento...

 

Jaque, veja, eu também achei que poderiam se lenticulares, justamente porque havia várias nuvens semelhantes a essas um pouco longe do topo de CB's, como aquela da segunda foto. O vento era sudoeste e fraco, nada forte no local onde eu estava.

 

Igor e Tomasini, ao olhar a primeira vez me pareceu aquelas nuvens que se formam geralmente no topo de montanhas... por isso meu espanto!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Nadir, Igor, Paulo e Jaqueline!!

 

Ricardo, lindas fotos. Parabéns!

Parece pileus, mas fico em dúvida com relação a lenticulares também. Como estava o vento...

 

Jaque, veja, eu também achei que poderiam se lenticulares, justamente porque havia várias nuvens semelhantes a essas um pouco longe do topo de CB's, como aquela da segunda foto. O vento era sudoeste e fraco, nada forte no local onde eu estava.

 

Igor e Tomasini, ao olhar a primeira vez me pareceu aquelas nuvens que se formam geralmente no topo de montanhas...(como se chamam mesmo??) por isso meu espanto!

Link to comment
Share on other sites

Já postei aqui, esta baita lenticular que capturei em 2007 pertinho de casa. Não há montanhas na região, mas imagino que ela tenha se formado por efeito de uma baixada. Estava justamente por cima dela.

 

122nc5.th.jpg

 

Na minha humilde opinião, acho que pra ser chamado de lenticular a nuvem deve estar sozinha, sem interferência de outra qualquer, o que não ocorreu nesse caso do Ricardo. Por isso acho que foram Pileus.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.