Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclone Tropical Anita - março de 2010


Jay
 Share

Recommended Posts

  • Replies 251
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje a manhã abriu com sol, já está quente, tivemos raios e chuva na madrugada, tivemos 20mm.

 

6 AM (11) Mar 08 71 (22) 69 (21) 29.77 (1008) N 5

5 AM (10) Mar 08 68 (20) 68 (20) 29.77 (1008) NNE 5 thunder

4 AM (9) Mar 08 69 (21) 68 (20) 29.77 (1008) E 2 light rain with thunder

3 AM (8) Mar 08 69 (21) 68 (20) 29.77 (1008) ENE 2 light rain with thunder

 

Agora SBFL 081100Z 36004KT 9999 SCT020 BKN090 22/21 Q1008

 

Trocando idéias... O que canso de escutar é que modelo meteorológico erra tudo, não é confiável, mas, atente: imagem que gerou o meu post inicial e como a atmosfera resolveu a situação no dia de hoje, 08/03/2010, não está muito parecido? Vamos e convenhamos, só a METSUL está estudando com afinco, alertando, mesmo que a resolução seja no mar, é algo que poderia atuar bem junto a costa e destruir muita coisa e vidas também. Então se for TD (depressão tropical), TS (tempestade tropical) ou Hurricane (furacão), o nome mais digno seria METSUL, pois não lembro de um subtropical que não tenha sido estudado e monitorado com afinco pelos caras.

 

 

Projeção do início

inicioy.th.jpg

 

Meio imagem do sat

meiof.th.jpg

 

amanhã, dia 09/03 pelo ETA.

 

maisumdia.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estive observando o mar aberto a pouco, está alto, aqui e não há areia quase, mas o mar piorou muito, os sprays são fenomenais e quando batem nas pedras, um espetáculo a parte. Vamos ver no fim de tarde... Há congestus descomunais, vento e calor, e a circulação ciclonica, creio que é ambiente que pode gerar novas trombas...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

É no mínimo curiosa a grande banda de nebulosidade que se encontra a leste de SC/RS. Pelo weatherunderground é possível observar o movimento giratório e um princípio de olho se formando. Entrem no satélite desta página e coloquem em movimento. Muito interessante!

 

Pois no Global (infra) també notei..... Aproximei o máximo possível a imagem, mas aí já não se percebe tanto... Ao longe parece...

 

Concordo Jaque, apesar de que seja o nome de uma empresa...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Realmente... FELICITAÇÕES À TODAS AS MULHERES... SEM ELAS NADA SOMOS!!!... AQUI, EM ESPECIAL À JAQUELINE E IVONÉIA, EXTENSIVO ÀS DEMAIS QUE POR VEZES SURGEM NO FÓRUM!!!

 

Mafili, olho "direto" neste... Mas é "ilusão de ótica"...

 

2yw5ocw.jpg

 

GFS:

 

2qml1e9.jpg

dnkbk4.jpg

1zykh3r.jpg

 

GLB:

 

126d3ih.jpg

sw2umc.jpg

2zdvbpk.jpg

 

UKM:

 

s312qv.jpg

33ynw93.jpg

15xwl8i.jpg

 

NGP:

 

xp7iag.jpg

2z7h6xg.jpg

6ohelj.jpg

 

Esse é por conta da casa... GLB:

 

eu3kzq.jpg

308h0g9.jpg

zwjozc.jpg

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

A noite foi de pancadas bem rápidas de chuva, mas geralmente moderadas/fortes apesar da curta duração. Itapoá, no litoral, teve 59mm de chuva durante a noite, sendo que 44,8mm foi apenas em uma hora.

 

A cidade amanheceu com neblina fraca aqui no centro, mas a oeste ela era bem mais densa. No mais, até agora céu com muitas nuvens, praticamente sem vento e temperatura normal. De interessante mesmo apenas uma área de instabilidade bem distante aqui de Jaraguá, mas que pode causar alguma chuva.

 

:)

Link to comment
Share on other sites

O olho está bem mais visível agora em relação ao meu comentário sobre o mesmo na parte da manhã. Isto inclusive foi publicado a pouco no site da Metsul. Olha meus amigos, pelo que tenho visto (especialmente através dos maravilhosos posts da Metsul) acredito que este ciclone já tem características tropicais. Está inclusive merecendo a categoria de Invest.

Link to comment
Share on other sites

Só para deixar o meu protesto a respeito da segregação deste tópico do monitoramento do mês. Esta separação está contribuindo de maneira decisiva para a baixa frequência de posts a respeito deste fenômeno. Ao contrário do Catarina quando tivemos todo o conteúdo e as atualizações dispostas em um dos mais ricos acervos já registrados na história deste Forum.

Link to comment
Share on other sites

O que mais me deixa apreensivo é o fato de não existirem monitoramento com bóias no interior do continente. Foi o que li no site da Metsul. Ou seja, poderemos ser apanhados de surpresas com o fenômeno. Pois, se for tropical é muito mais nocivo.

corrigindo: no interior do Atlantico!!

Link to comment
Share on other sites

Diversas áreas de instabilidade se desenvolveram aqui no Norte de SC.

 

Além da chuva já relatada pelo David em Joinville, uma trovoada se aproxima agora de Jaraguá. Já troveja um pouco e o vento está aumentando de intensidade.

Link to comment
Share on other sites

Só para deixar o meu protesto a respeito da segregação deste tópico do monitoramento do mês. Esta separação está contribuindo de maneira decisiva para a baixa frequência de posts a respeito deste fenômeno. Ao contrário do Catarina quando tivemos todo o conteúdo e as atualizações dispostas em um dos mais ricos acervos já registrados na história deste Forum.

 

Caio, meu amigo. Temos 5 páginas para um evento deste. Imagina misturar posts sobre o tempo em Ctba com fotos e dados do ciclone. Nossos colegas estão postando bem aqui. Quem não se interessa no tema, sequer entra.

 

Sobre o Catarina: Procure o tópico. Ele está PERDIDO dentro tópico de monitoramente mensal com mais de 80 páginas. Um tanto "bagunçado", não é, pois se misturou monitoramento com um evento desse. Se fosse assim, por que o BAZ não é UM tópico só? :mrgreen:

 

Ademais, convenhamos meu velho amigo: a "baixa freqüencia de posts" que você se refere não é causada por ter havido "segregação" de tópico. Note que você postou apenas 3 vezes aqui, em meio a quase 200 mensagens do tópico. Eu idem. Mas certamente não postamos por que estamos atribulados, atarefados e não por que o tópico foi dividido. Concorda?

 

;)

 

Abçs

 

Pessoalmente posso não ter contribuído o que poderia. Mas a questão não deve ser levada para este prisma. O que penso, por experiência neste forum, é que mais mensagens seriam postadas se não tivéssemos essa separação. É uma opinião formada, ponto. E me preocupa se essa separação ocorrerá a cada novo evento intenso e interessante. A navegação fica chata e cansativa, especialmente para pessoas atarefadas. Devemos ter cuidado para não mudarmos desnecessariamente a característica básica e original do forum, evitando que outros participantes percam o interesse. Ademais, vamos ao ciclone...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Também penso que deve ficar como está, inclusive pela idéia sugerida de ter-se um arquivo organizado com todos os momentos do evento... Creio que lá no "Monitoramenteo" iria poluir muito o tópico... Sobre ficar "monótono", um ou outro, creio que é um processo natural... Quantos tópicos abertos já cairam no ostracismo???... O "Monitoramento" segue igual e subsiste à todos os demais e com muita participação... Creio...

 

2qb56ax.jpg

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Como esta a TSM do Atlantico na costa do Brasil?

Tucci: Infelizmente....sem dados reais....meia duzia de bóias merrequentas....só interpolações que não são de muita ajuda nesta hora.

Os navios mercantes estão desviando de rota.

Os satélites não são bom nisto.

 

No momento a deriva....

 

Enfim: Temos um ciclone subtropical (por que assim os modelos indicam)....nas creio que nenhuma medida (vento, pressão, TSM e principalmente o perfil de temperatura no mar...lembre-se para sustentar um ciclone tropical é necessário pelo menos 50 m de profundidade de água quentinha)...de origem brasileira pode confirmar isto....realmente é o fim dos tempos.

 

Editando:

 

TROPICAL DISTURBANCE UPDATE

SOUTHERN ATLANTIC OCEAN

Update from UK Met Office for 1800 GMT yesterday

System no Invest assigned

Position 24.2S 39.7W

Location 240 miles ESE of Rio de Janeiro, Brazil

Likelihood of tropical cyclone formation is LOW

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Obrigada Mafilli, Zeca!

 

Várias pancadas por aqui (Floripa em geral) hoje a tarde, só aqui um CB gerou 11mm.

 

Bom, a ressaca está forte, faz tempo que não via.

 

Fim de tarde da mesma praia que estou monitorando - Praia Brava - Litoral Norte

 

Visão da praia que se foi, só tem mar...

 

dsc02159o.th.jpg

 

Visão da esquerda, extremo norte

 

dsc02196p.th.jpg

 

Visão da direita, atrás do morro é Ingleses (comparem com a anterior postada acima)

 

dsc02202a.th.jpg

 

Pessoas brincando com o perigo

 

dsc02219i.th.jpg

 

 

dsc02157n.th.jpg

 

 

dsc02154k.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O último boletim técnico do CPTEC/INPE:

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), embora mais enfraquecida ainda persiste pelo menos até a quinta-feira (11/03). Por isso a nebulosidade e as chuvas deverão continuar entre norte do Sudeste, BA, norte de GO e de MT, TO, norte de RO, AC, PA e AM. A previsão para o centro de baixa pressão observado na análise com características subtropicais sobre o Atlântico, teve grave mudança. De acordo com as últimas previsões dos modelos numéricos houve fortes mudanças. O modelo regional do CPTEC (ETA20) agora não só desintensificou a baixa como também indica seu deslocamento mais afastado da costa e deslocando-se para leste, assim não indica ventos fortes na costa entre RS e SC (ontem indicava entre PR e RS com rajadas acima de 80 km/h). O GFS ainda indica ventos fortes na costa do RS, não pela proximidade do sistema, mas pelo gradiente de pressão a sul deste que gera uma pista de ventos de sudeste em direção a costa deste Estado principalmente na noite de hoje desintensificando amanhã. O que aumenta ainda mais o grau de incerteza da previsão. O ECMWF tem previsão semelhante ao GFS; e o MBAR (modelo operacional do INMET) é o único modelo numérico que mesmo mudando em relação aos dias anteriores (pois atrasava o sistema indicando-o atuando na costa entre SC e RS entre terça e quarta-feira) agora mantém a previsão de que o sistema de baixa atue na costa entre sul de SC e o RS, no decorrer da terça-feira.

Elaborado pela Meteorologista Mônica Lima

 

Ou seja, nada está muito claro ainda.

Link to comment
Share on other sites

Também concordo com o tópico ser único. Mesmo porque, o tema dele é bem diverso também.

Por exemplo, numa possível nevasca que ocorrer em Julho, creio que um tópico único não precisará

de ser criado, visto que a onda de frio estará envolvendo todo o tema de Julho em si, que é o

frio.

 

saudações !

Link to comment
Share on other sites

Aviso meteorológico especial do CPTEC/INPE:

 

"Aviso Meteorológico Especial

 

As últimas análises de hoje (09/03) indicam que o sistema de baixa pressão com características subtropicais apresenta um valor mínimo de pressão aproximado de 1004 hPa, localizado em 47W, 31S. Este sistema deverá atingir sua máxima intensidade principalmente a partir da tarde e noite de hoje (09/03), onde ficará mais próximo da costa leste do RS e sudeste de SC. A área mais provável a ser atingida por este sistema será o nordeste do RS e o sul de SC, sendo que a partir da noite os ventos intensos também poderão atingir a costa leste e sul do RS. Os ventos máximos estimados próximo da costa desta área de aviso poderão atingir valores em torno de 50 Km/h, com rajadas que podem ultrapassar os 80 Km/h. Em mar aberto, as rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 Km/h.

 

Este sistema também deverá provocar chuva intensa no litoral entre o nordeste do RS e o sul de SC, com acumulados diários próximos aos 50 mm.

 

O sistema ainda persistirá ao longo do dia de amanhã (10/03), porém perdendo intensidade e afastando-se lentamente da costa brasileira no decorrer do período. Não se descartam períodos de ventos fortes ainda durante a primeira parte do dia. Continuaremos a monitorar o desenvolvimento e deslocamento desse sistema e atualizações serão feitas quando necessário.

 

Esse texto, elaborado em consenso entre o INMET e CPTEC, visa esclarecer e atualizar as informações especialmente para a Defesa Civil Nacional."

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Consideração minha (MINHA)....Para uma pessoa do gabarito do Sr. Professor Doutor Cezar Duquia chamar o fenômeno de "ente":

a- Está difícil a classificação do "ente"....não há consenso.

b- Anda prestando consultoria escondido para a "FCCC"....que entende de "ente"!

 

Creio que "prestando consultoria"... Alguns dias atrás soube que o Prof. Dr. em questão esteve em Santa Maria... Creio que veio sondar a região... Para disfarçar diz que "veio apenas para fazer um churrasco para um amigo no 'Sopé do Morro"... 8-)

 

Pessoas brincando com o perigo

 

dsc02219i.th.jpg

 

Juro que ia perguntar se eras tu que estavas ali :lol:...

 

Para quem quiser acompanhar o histórico SL90 com melhor resolução

 

SHOW!!!... Valeu!!!

 

Faltando algumas considerações finais e para "fechar o caixa", antes que acusem que estou "poluindo o tópico" com gracejos, o nome do "ente"...

 

Em consideração à Jaqueline por ter postado primeiro sobre "as baixas" e à Metsul pelas excelentes e primeiras matérias proponho Jackbart - S1... Explico: "Jackbart", uma formação por justaposição entre "Ja(k)queline" e "Hackbart"... S1, Sistema 1...

 

Mas, ao fim e ao cabo, para mim será sempre o que já sugeri em post anterior... ;)

 

2h8a8m8.jpg

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Pressão em Santa Marta: nas últimas duas horas 999,9 a 1000,1 mb.

Pelos modelos não era para ser um pouco maior.???

 

A carta da marinha está fechando em 1000 mb.

 

Fernando

 

Agora é fixar o olho nessas saídas!!!! Dificilmente sou alarmista mas essa situação é de se colocar barba e bigode de molho!!!

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Este é um novo ou é o mesmo do final do semana ?

Link to comment
Share on other sites

http://satelite.cptec.inpe.br/setores/sul.jsp

 

O sistema está com exatamente a mesma configuração visual do Catarina antes de virar furacão! Não estou dizendo que esse sistema se transformará em furacão (apesar da NOAA alertar para "o pior", na linguagem LITERAL de seu boletim), mas a imagem é a mesma do Catarina ao se desprender da frente em alto-mar naquela ocasião.

 

Vendo a imagem cedida pelo CPTEC às 23:30 UTC é possível ver o gancho de nuvens "querendo" fechar e formar um olho.

 

Fiquemos atentos!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.