Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclone Tropical Anita - março de 2010


Jay
 Share

Recommended Posts

Vejo algum interesse em monitorar essas baixas, não sei se os amigos concordam, a do GFS é interessante, tendo em vista o aquecimento das águas na região, modelos são modelos, mas para aprendizado é legal:

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/cmc/fcst/archive/10030200/106.html

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/gfs/fcst/archive/10030206/105.html

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/gfs/fcst/archive/10030206/43.html

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/ngp/fcst/archive/10030200/66.html

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 251
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vejam o que diz o boletim do CPTEC para o fim de semana :!: :!:

 

O modelo Eta indica o cavado com eixo meridional com inclinação para leste, com uma ciclogênese a leste do centro-sul do Brasil ao longo do sábado que aprofunda-se rápida e simétricamente a leste de SC no domingo, com deslocamento para oeste (acima de águas em torno de 1,5 graus mais quentes sobre o Atlântico) um novo evento similar ao catarina (2004)! Mas este modelo é o único com esta intensidade e deslocamento na família CPTEC embora os outros modelos indiquem esta baixa, mas com deslocamento para leste. O modelo GFS e o ECMWF, mostram uma amplificação do cavado em altitude

 

+ :

http://tempo.cptec.inpe.br/bol_tecnico.shtml

 

Detalhe que o global15 já mostra esta baixa a mais de uma semana!!!

Link to comment
Share on other sites

Extendendo o texto que a Ivoneia colocou:

 

"Na previsão de sexta-feira (05/03) o modelo GFS indica um Vórtice Ciclônico atuando entre Uruguai, RS e SC, de forma bastante significativa com maiores condições para temporais no RS em relação ao modelo ETA. No entanto, em relação ao gradiente de temperatura em 500 hPa o Eta indica um maior gradiente do que o GFS, mas a posição do vórtice, mais ao norte causa instabilidade principalmente no norte do RS e SC. O modelo Eta indica o cavado com eixo meridional com inclinação para leste, com uma ciclogênese a leste do centro-sul do Brasil ao longo do sábado que aprofunda-se rápida e simétricamente a leste de SC no domingo, com deslocamento para oeste (acima de águas em torno de 1,5 graus mais quentes sobre o Atlântico) um novo evento similar ao catarina (2004)! Mas este modelo é o único com esta intensidade e deslocamento na família CPTEC embora os outros modelos indiquem esta baixa, mas com deslocamento para leste."

 

Ou seja: vamos ter chuva no Sul mais uma vez e diminuição do calor. Só espero que o episódio Catarina não se repita (emocionante para o BAZ, mas concretamente trágico).

 

Aqui em casa não baixei dos 21,0°. Agora já faz 32,0° com bons 41%. Graças a Deus está seco. Venta de E a 7,6 km/h e pressão em 1013,8 mb. Estamos com a típica estabilidade da mTa que atua com regularidade no mês de março.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Vejam a projeção do Eta para dia 09... Costa catarinense. Craques dêem uma luz.../quote]

 

Vejam o que diz o boletim do CPTEC para o fim de semana :!: :!:

 

Jaqueline: Evento para 96 horas....a prudência (minha) pede mais 24/36 horas. Palpitando a ressaca parece garantida.

 

Já leram matéria da Metsul???... Preocupante!!! :shock:

 

À propósito: Jaqueline [3]...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é, o convite ao acompanhamento destas baixas é importante, a METSUL sabe disso e já disparou alerta de atenção, muito importante.

 

Desde anteontem já chove aqui na forma de pancadas com intensa infiltração. Temo por desastres se ocorrer um flood como foi o de 28.11.2008, o mais irritante é, mesmo com dias de antecedência e resoluções a mil de modelos com riscos pouco prováveis, mas possíveis (espero que neste caso não), saber que de verdade mesmo, saindo da simulação, não há como elaborar um plano de evacuação imediata da Ilha, caso o pior viesse a ocorrer, pois se fosse o caso de um "Catarina 2", tudo aqui ficaria trancado, desde a 401 até as expressas... Não há rota local de fuga, nem chance de evacuação imediata! Moro com minha família e minhas cadelas na beira do mar. Bom, quero ver se registro de norte a sul se algum modelo confirmar algo, junto com colegas estamos pensando em monitorar o evento com equipamentos e etc... Mas, ao mesmo tempo, espero que a baixa vá para longe, qualquer desastre é muito ruim e desgastante.

 

Hua, Hua, Hua... Mafilli, só você.... :lol: Agora que li...

Link to comment
Share on other sites

Temos que ficar atentos para a evolução deste sistema. Bom saber

que a Metsul já se antecipou a eventuais acontecimentos. Esta

simulação do ETA, da baixa se "desprendendo" da ZCAS e rumando

no sentido oeste até pegar a costa da região Sul...lembro-me que

em 2004 aconteceu de forma parecida, não é mesmo ?

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca:

....A WARM CORE CYCLONE/TROUGH

IS TO DEVELOP OFF THE COAST OF BRASIL.

 

A última rodada:

Alterações na trajetória mantendo um cadinho mais distante da costa.

 

Well...apesar de pressões altas estimadas (1000/1010)...é uma bonita evolução...tentando controlar os dedos.

 

Jay: Veja que está oscilando o start e trajetória....a configuração básica foi mantida....e modelos de ondas a cada rodada aumentando...aumentado...

 

Uma coisa a perguntar....o ciclones subtropicais tendem a ser lentos no seu deslocamento.

Este me parece rápido demais para esta configuração....procede?

 

 

2cx6o9s.jpg

 

Este é o 156...

 

25yyb9l.jpg

 

Este o 55..

 

v7xsoz.jpg

 

Qual deles é o dito cujo???... Ou nenhum deles???

 

Aqui cada vez mais estranho... Uma linha de nebulosidade em todo horizonte No-W-So avançando sobre a cidade... ???...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Temos que ficar atentos para a evolução deste sistema. Bom saber

que a Metsul já se antecipou a eventuais acontecimentos. Esta

simulação do ETA, da baixa se "desprendendo" da ZCAS e rumando

no sentido oeste até pegar a costa da região Sul...lembro-me que

em 2004 aconteceu de forma parecida, não é mesmo ?

 

 

Mas na solução do modelo que está no site da Metsul, a baixa se moveria de norte para sul. E posteriormente para oeste.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Qual deles é o dito cujo???... Ou nenhum deles???

 

Aqui cada vez mais estranho... Uma linha de nebulosidade em todo horizonte No-W-So avançando sobre a cidade... ???...

 

SyS!

 

Vejam a animação do mapa de nebulosidade do GFS no "portal do tempo" BAZ (http://tempo.web44.net). Se estou enxergando bem, tem movimento tanto para o continente e logo após no sentido sudeste oceano adentro. Ainda tem muito tempo, mas vamos ver.

Quando for possível vou postando saídas de outros modelos para acompanharmos.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Mas na solução do modelo que está no site da Metsul, a baixa se moveria de norte para sul. E posteriormente para oeste.

 

Salvo equívoco, o da Metsul é esse...

 

6itx5f.jpg

 

2resi7k.jpg

 

Há que considerar as saídas...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Temos que ficar atentos para a evolução deste sistema. Bom saber

que a Metsul já se antecipou a eventuais acontecimentos. Esta

simulação do ETA, da baixa se "desprendendo" da ZCAS e rumando

no sentido oeste até pegar a costa da região Sul...lembro-me que

em 2004 aconteceu de forma parecida, não é mesmo ?

 

Pelo que eu me lembre é bem por aí mesmo Renan.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Mafili e Marcelão, e esses???

 

2lias79.jpg

 

2wfl7rn.jpg

 

6rmt74.jpg

 

73oyrs.jpg

 

................................................

 

mw8u21.jpg

 

51zu4m.jpg

 

314dumd.jpg

 

344wo6v.jpg

 

 

Agora encruou :lol: ... E essa linha "26"???...

 

Alexandre Socorro!!!... :lol: Entendo o Alexandre... Já pensaram ficar horas e horas em frente estas "drogas" lendo e deduzindo esse "some / volta" de sistemas e, pior, em quatro / cinco modelos diferentes??? :( ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Mafili e Marcelão, e esses???

 

Agora encruou :lol: ... E essa linha "26"???...

 

Alexandre Socorro!!!... :lol: Entendo o Alexandre... Já pensaram ficar horas e horas em frente estas "drogas" lendo e deduzindo esse "some / volta" de sistemas e, pior, em quatro / cinco modelos diferentes??? :( ...

 

SyS!

Hauahua, acompanhar rodada a rodada de modelo é loucura pura mesmo, especialmente o GFS que é mais volátil que o canadense ou europeu. Por isso, muitos falam e trabalham com a tendência. Vou voltar a trabalhar isso com o WRF, mostrando em um mesmo quadro as últimas 4 rodadas.

A linha "26" é a temperatura do oceano.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Estação da prefeitura do Guaruja incriveis 27,9º estancados desde a semana passada.

 

Quem sabe de tanta discussão sobre aquecimento X resfriamento eles resolveram por um "Meio-termo"... :lol:

 

A linha "26" é a temperatura do oceano.

 

É isso... O que me chamou a atenção é que ela acompanha e avança à evolução do sistema???...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

RS e SC devem ter bastante chuva, em especial na parte leste, na 6ª-feira. E até o final de semana teremos muitas áreas de instabilidade posicionadas ao longo da costa do Sul e do Sudeste. Efeito da mTa estacionada no Atlântico Sul e que drena ar quente e úmido para o Brasil. Na costa do Brasil a alta pressão estará mais fraca que, combinada com águas quentes, propiciará toda essa chuva. As costas de SC até SP que se preparem para o efeito da orografia. Creio que choverá muito por lá.

 

Hoje aqui em casa tive variação de 21,0° a 32,4° e u.r. de 39%. Bastou chegar o final de tarde que o vento E deu as caras. Agora faz 23,6° com 77% e venta de ESE a 7,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Temos que ficar atentos para a evolução deste sistema. Bom saber

que a Metsul já se antecipou a eventuais acontecimentos. Esta

simulação do ETA, da baixa se "desprendendo" da ZCAS e rumando

no sentido oeste até pegar a costa da região Sul...lembro-me que

em 2004 aconteceu de forma parecida, não é mesmo ?

 

Pelo que eu me lembre é bem por aí mesmo Renan.

 

Pelo que eu lembre foi desgarrado de uma FF e nao AZCAS

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, aqui ontem foi mais de 56mm pelo INMET, olhem a notícia abaixo...

Se mais umidade vier para cá, as manchetes semana que vem voltarão a não ser agradáveis! Hoje amanheceu chovendo e durante a noite foram muitas pancadas sem muito vento, apenas o solo está ficando molhado.

 

Geral | 04/03/2010 | 00h52min

 

Árvore cai sobre casa em Florianópolis

Três pessoas que estavam na residência não se feriram

 

Uma árvore caiu na noite de quarta-feira sobre uma casa no Morro da Queimada, em Florianópolis, por volta das 23h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na residência estavam um casal e uma criança, mas ninguém ficou ferido. A causa do acidente teria sido a chuva. A árvore deve ser retirada na manhã desta quinta-feira. A família foi levada para a casa de parentes.

 

 

HORA DE SANTA CATARINA

 

---------------

 

Marcelo, animação bem interessante, tem como me passar o link... Obrigada.

 

Mafilli, realmente os ciclones tropicais se deslocam mais vagarosamente, mas no golfo que é onde a gente costuma ver espetáculos, há muitas influências (correntes, aquecimento da água, bloqueios, jatos... que o Alê ou outro expert poderiam detalhar mais...). A projeção deste ciclone das animações em baixos níveis é maluquinha, em médios ele é maior e mais lento pelo ETA. Mas ainda é cedo, dia 6 a noite vou me preocupar, pois ou ele já estará com alguma carinha ou será descartado, e voltarei a dormir em paz... :lol: Vamos aguardar o desenrolar... Mas que é legal esse monitoramento e esta expectativa é!

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, animação bem interessante, tem como me passar o link... Obrigada.

 

Mafilli, realmente os ciclones tropicais se deslocam mais vagarosamente, mas no golfo que é onde a gente costuma ver espetáculos, há muitas influências (correntes, aquecimento da água, bloqueios, jatos... que o Alê ou outro expert poderiam detalhar mais...). A projeção deste ciclone das animações em baixos níveis é maluquinha, em médios ele é maior e mais lento pelo ETA. Mas ainda é cedo, dia 6 a noite vou me preocupar, pois ou ele já estará com alguma carinha ou será descartado, e voltarei a dormir em paz... :lol: Vamos aguardar o desenrolar... Mas que é legal esse monitoramento e esta expectativa é!

 

Eu mesmo fiz a animação Jaque, baseada em saídas brutas do europeu e coloquei no imageshack.

Pelo ETA, o bichinho continua lá. O europeu em sua saída 0z tira muito o deslocamento para oeste da baixa, ela da uma pequena guinada para oeste em alto mar, mas retoma o sentido sudeste no atlântico.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Caras, infelizmente o GFS 00Z captou o dito cujo:

 

http://wxmaps.org/pix/sa4.120hr.png

 

Ontem GFS e o Centro Europeu divergiam na gênese. Hoje, 00 UTC e 12 UTC, concordam na Gênese e divergem no deslocamento. O engraçado é que o núcleo frio está confinado apenas entre 850 e 700 hPa... Muito raso para se sustentar por três dias. Pelo menos em 500 hPa deveria ter alguma perturbação a exemplo dos níveis imediatamente abaixo...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Pois então...

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/cmc/fcst/archive/10030400/134.html

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Temos que ficar atentos para a evolução deste sistema. Bom saber

que a Metsul já se antecipou a eventuais acontecimentos. Esta

simulação do ETA, da baixa se "desprendendo" da ZCAS e rumando

no sentido oeste até pegar a costa da região Sul...lembro-me que

em 2004 aconteceu de forma parecida, não é mesmo ?

 

Pelo que eu me lembre é bem por aí mesmo Renan.

 

Pelo que eu lembre foi desgarrado de uma FF e nao AZCAS

 

Então... o sistema surgiu da baixa pressão que deu origem à FF

e ajudou a organizar a ZCAS. Acho que agora está melhor, talvez xD

Link to comment
Share on other sites

http://www.wunderground.com:

 

 

A warm-core low seems to be developing off the eastern coast of Brazil in the south Atlantic. An upper trough and associated low pressure system have been moving off to the east of South America over the last couple days, and the cold front has been caught behind and stretched out under the subtropical ridge. An area of low pressure is developing near the tail-end of this front near 18S, 37W, just east of Caravelas, Brazil.

 

This situation can be thought of as the equivalent of what happens sometimes off the Carolinas during the hurricane season when a front gets strung out and sits just off the coast. Mischief can sometimes spin up on the tail-end of these fronts just under the nose of the upper ridge, and this is what is happening here. The low is being depicted as subtropical by the GFS, but it is definitely more tropical than extratropical.

 

These systems live in precarious positions and can have a hard time finding a favorable spot to develop properly. This system is currently under 20 knots of westerly wind shear from the subtropical jetstream, and any movement southward will take it into stronger shear. An upper shortwave currently over Argentina has become cut off from the main westerlies, and will dig northeastward over Uruguay during the next couple days. This shortwave is expected to weaken the subtropical high and pull the tropical low slowly southward along the coast of Brazil. SSTs are averaging 1C above normal off the east coast of Brazil, and 26C waters extend down to 30S before beginning to drop off rapidly. After the low passes this point and moves over cooler waters, the upper shortwave is expected to gradually assimilate the low, turning it into a subtropical and eventually extratropical entity in 5-6 days. Until then, though, there is a small chance that this system could show some gradual tropical development over the next 36 hours before the shortwave brings in high shear.

 

15qc2td.jpg

58phase2.png

Link to comment
Share on other sites

E os americanos falaram em 03/04/2008 em trombas dágua, varei o litoral de SC e RS na busca delas, foi por pouco, peguei aquele sistema incrível em Laguna que a METSUL postou e fiz imagens magníficas da precipitação em Capão. Desta vez eles acreditam em trombas novamente, lá vou eu...

 

SOUTH AMERICA FORECAST DISCUSSION - INTERNATIONAL DESKS

NWS HYDROMETEOROLOGICAL PREDICTION CENTER CAMP SPRINGS MD

1243 PM EST THU MAR 04 2010

 

GFS DATA AT FTPPRD.NCEP.NOAA.GOV/PUB/DATA/NCCF/COM/GFS/PROD/

 

COR DTG

 

NOTE: CONDITIONS ARE FAVORABLE FOR SUBTROPICAL CYCLONE FORMATION

ALONG THE SOUTHERN/SOUTHEASTERN COAST OF BRASIL...WITH SYSTEM TO

DEVELOP ON DAY 02 AND DEEPEN THROUGH DAY 05. ALTHOUGH MOST

INTENSE CONVECTION IS EXPECTED OFFSHORE...CANNOT RULE OUT

POSSIBILITY OF HEAVY RAINFALL AMOUNTS ON THE SOUTHERN STATES OF

BRASIL...WITH RISK OF SEVERE CONVECTION AND WATER SPOUTS (Risco de convecção severa e trombas d'água).

Link to comment
Share on other sites

Mafilli,

 

A Boia que tinha aqui em Floripa foi desativada me parece que por falta de manutenção! Uma pena, poderíamos ter dados reais, sem as estimativas de sat... Mas é isso aí... Contar com a sorte se a coisa ficar feia.

 

Aqui tem um alerta do Epagri... (Só saiu hoje!)

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/website/index.jsp?url=jsp/imprensa/prevAudioEspecial.jsp&tipo=imprensa

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos, comecei a ver as análises dos modelos agora, não tinha tido tempo de ver tudo a tarde, pois estava preparando aula e discussão do clima para amanhã e fiquei consternada com o vento que soprará aqui pelos modelos... Mas a coisa será muito feia mesmo se continuar assim... Já choveu várias vezes hoje, solo muito encharcado, infiltração com velocidade abismal... :roll: Espero que dia 6 não seja tarde para qualquer alternativa de retirada... Uma coisa que não curto é uivo de cães, vocês precisam ver a minha rua o que está virado, isso sim é de assustar, fazem até coro.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM abafada com muitas nuvens esparsas... Algumas ficam com aspecto "carregado" mas não há cobertura suficiente... SBSM com 31°C; 49% e vento (So-W) à 12.9Km/h... INMET com 53% de URA e indicativo de rajada em 24.8Km/h...

 

No GOES12 as imagens começam à ficar muito interessantes... Esperemos pelo menos pior, pois cada vez mais está comprovado o evento que vai ocorrer... É lamentável ler o que a Jaque escreve sobre uma situação de atenção em que as autoridades ainda não se pronunciaram... Talvez porque a "grande" mídia ainda não começou à fazer sua pantomima... Segundo a Metsul o "bicho já está pegando"...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

E a chuva não para em Juiz de Fora, se ontem foram mais de 50mm hoje está caminhando

mais uma vez para volumes deste quilate. :shock:

 

A baixa está se aprofundando na costa do ES. Está muito parecido com 2004. Naquela

ocasião, a baixa levou dias para se tornar um ciclone tropical de fato.

Vamos seguir monitorando.

Link to comment
Share on other sites

Mafilli,

 

10/11 faz tempo que não via. No momento, por aqui ainda não temos vento, mas antes, trovões, relâmpagos e novamente chuva!

 

Zeca, a defesa civil já colocou alerta no site deles, a RBS daqui amanheceu falando na baixa para domingo e madrugada de segunda, mas a METSUL faz trabalho impecável com respaldo por aqui também, meus colegas já aprenderam o caminho de boas e corretas informações.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Jay, a RBS daqui falou em "ciclone com ventos de até 80Km/h" :lol: :evil:

Fiquei estarrecido do teu relato sobre as "dificuldades" em as pessoas se retirarem, apesar que nessas horas "neguinho curioso" (salvo você, lógico :D ) corre para o perigo para ver a coisa...

 

Ivonéia... Incisiva, sarcástica e mordaz... Adoro ler teus posts :D...

 

E esse???

 

msy61j.jpg

 

2cigvo2.jpg

 

2w71nw4.jpg

 

24v8dg4.jpg

 

k2dcmc.jpg

 

fye9ht.jpg

 

Vai muito para dentro do continente (???)... :shock: :?... E olha que estou mirando para 40S / 60W...

 

PHP, ia enviar um gracejo mas depois dos últimos dados me recolho à minha seriedade... Embora o INMET não registre grande coisa, aqui "está apertando" as rajadas... Lógico que não estou misturando "alhos com bugalhos"...

 

Saludos y Mucha Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Chuva forte de 25 minutos agora, com acumulação de mais de 39mm... Vento de sul, bastante movimento nas árvores. Resfriou muito, vamos torcer para que isso diminua o que pode acontecer...

 

Mafilli, um horror, nem em sonho consigo imaginar aqui ondulações desta altura, sabe porque?, por que aqui muitas praias que já não tem mais a areia seguidamente, no verão é concorrido um metrinho de areia, se isso ocorrer, a infiltração causará danos mesmo em casas, hotéis, pousadas, prédios... Espero que isso não ocorra. Estamos nos reunindo em família aqui para vermos o que faremos, embora a data final escolhida para uma decisão seja amanhã.

 

Já da para somar mais 2mm.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

David:

 

Observe que no final da projeção está escrito:

 

NOTE: USE WITH EXTREME CAUTION

 

Amanhã, em Zero Hora, uma reportagem desvenda o fenômeno e aponta as principais diferenças entre os dois modelos de previsão do tempo.

 

NOTE: USE WITH EXTREME CAUTION [2,3,4,5....]

 

Amanhã....well...well...well...faço melhor....dia 18/03/2010...à tarde.... eu digo o que aconteceu. (com certeza)....

 

:) ... Rirei pouco... Pela seriedade da situação... Por muitos que pensam que "não será tanto assim"... Pelos que pensam "que será isso SIM!!!"... Pelas mocinhas do tempo dizendo que teremos um "belo garota verão" nesse final de semana...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!!

Ivonéia: E alguns "institutos" de meteorologia

 

Dê uns links....só você se diverte...grato

 

 

http://www.climatempo.com.br/destaques/2010/03/06/muita-chuva-e-vento-no-litoral-entre-rs-e-rj/

 

ZH:

A previsão é de que os ventos atinjam, no mínimo, 80 quilômetros por hora. Há risco para navegação marítima.

 

Uma outra muito "querida" por alguns diz que é uma frente fria que tem causado as chuvas no ES e BA...

 

...Já o 8º Disme afirma não ser possível ter certeza do ciclone, com os dados vistos no modelo???

Link to comment
Share on other sites

 

Bueno, pelo menos a RBS tá "botando a cara à tapa"... Os demais estão naquela de "quem sabe que sim, quem sabe se não"...

 

À propósito: Bóia do CPETC/INPE com 29°C no litoral carioca????

 

SyS!

 

 

Estou no aguardo da reportagem sobre os modelos "Clima polêmico: modelos de previsão causam divergências sobre fenômeno que atingirá Estado ".

 

 

Acabei de achar um site bem interessante com dados de bóias, navios e raios:

http://imapweather.com/

Link to comment
Share on other sites

O vórtice agora já é bem mais definido no litoral do Paraná e São Paulo. Aqui pelo interior, é possível observar nas imagens que está sendo impulsionado ar seco. Tenho agora apenas 39% de umidade, temperatura em 31,2°C (embora sensação de um pouco menos) vento oeste/sudoeste fraco. O céu está muito bonito, completamente azul!

 

vis.png

goes14452010065bshvgu.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, tive aula pela manhã. Resumindo, aqui amanheceu com 50mm (norte da ilha) e em Campeche 58mm (sul da ilha).

Há muita preocupação por parte de meus professores, são craques, estamos montando um projeto para medir perfis de vento de jbn em entradas de frentes, ou eventos severos, com balão piloto, e eu já queria usar Mafilli, para fazer um estudo deste caso, mas não conseguimos achar o gás hélio.

Bom, será feito um estudo in loco, via uma automática no sul da Ilha e equipamentos de mão, meus e de um outro colega. Amanhã já sairemos a campo... Ou para levantar vôo ou apenas para registrar dados :lol: .

Aqui a curva da pressão encontra-se descendente e como os dados de força de vento e tal ainda não estão explodindo, optamos por ficar (a família) por aqui mesmo.

Vou bolar uma planilha de medições para disponibilizar online, vamos ver se consigo, com dados do METAR, INMET, IFSC, Aqui de casa, do sul da ilha, e das automáticas disponíveis. Haverá horários em que só haverão dados das automáticas.

Quem quiser ajudar poderia fazer o mesmo com dados do PR, quem sabe o Igor... E principalmente imagens, um banquinho de dados, como o Duquia falou! Vou instalar mais uns pluviometros por aqui daqui a pouco mais... Por favor, sigam nos atualizando!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, boa tarde. Também estou completamente perdido com relação ao ciclone e desculpem pela pergunta. Aqui em São Paulo tivemos bastante chuva de manhã (no INMET foram 16,2mm só entre 7 e 8h e a temperatura caiu de 19,3°C para 16,2°C neste período, depois a chuva continuou, intercalada com períodos de melhoria), que entrou pelo lado sudoeste. Isso já seria efeitos do ciclone por aqui, ou não tem ligação nenhuma?

Link to comment
Share on other sites

Na minha análise de leigo, a vorticidade em níveis médios (500 hpa) indicada pelo WRF e outros modelos para o sul-sudeste nos próximos dias será bastante favorável para mau tempo ou fortes instabilidades. Na verdade, não me lembro de ter visto algo parecido.

A atmosfera está um tumulto só!

Link to comment
Share on other sites

Estado de Atenção

 

A partir de amanhã (07/03) e pelo menos até a próxima terça-feira (09/03) a formação

e desenvolvimento de um sistema de baixa pressão intensificará os ventos em mar

aberto e na costa leste do RS e de SC. Existem discrepâncias entre os diferentes

modelos de previsão de tempo em relação à intensidade e localização do sistema o

que faz aumentar o grau de incerteza desta previsão. Vale ressaltar que todos os

modelos numéricos tem dificuldade em prever com exatidão a posição e intensidade

deste tipo de sistema meteorológico, sendo que nesta ocasião a dificuldade é maior

devido a que sistema apresentará características subtropicais.

As últimas informações indicam que o sistema de baixa pressão deverá atingir sua

máxima intensidade na segunda-feira (08/03) e na terça-feira (09/03), onde ficará mais

próximo da costa do RS e SC. Mesmo assim, devido a incerteza mencionada

anteriormente, os ventos já poderão se intensificar no final do dia de amanhã (07/03).

Os ventos máximos estimados próximo da costa leste do RS e de SC poderão atingir

valores superiores aos 50 Km/h com rajadas superiores aos 80 Km/h. Este sistema

também deverá provocar chuva intensa na faixa litorânea entre o leste do RS e SC,

principalmente entre segunda e terça-feira (09/03).

Continuaremos a monitorar o desenvolvimento e deslocamento desse sistema e atualizações serão feitas quando necessário.

O texto acima, elaborado em concenso entre o INMET e CPTEC, visa esclarecer e atualizar as informações especialmente para a Defesa Civil Nacional.

 

http://www7.cptec.inpe.br/noticias/faces/noticias.jsp?idConsulta=13380&idQuadros=

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.