Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aleluia ! O verão está acabando !

Deus te ouça. Esse ano foi dose, MUITO dose! :?

 

Em compensação, pelo menos aqui no RS teremos uma primeira semana de março estável e comportada (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=524&p_secao=7#).

 

Agora faz 28,4° com 59% e venta de ESE a 8,2 km/h. Sol e nuvens. A mínima ficou em 21,2°.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Meus dados mostram que o primeiro dia de março é quase sempre agradável ou de um calor tolerável por aqui. As exceções são 1999, 2003 e 2007

 

Ano - mín/máx

 

1996 - 20°/26°

1997 - 22,0°/26,9°

1998 - 20,5°/27,9°

1999 - 22,2°/33,1°

2000 - 20,6°/24,3°

2001 - 22,7°/32,8°

2002 - 20,6°/27,6°

2003 - 21,5°*/33,4°

2004 - 17,7°/28,7°

2005 - 20,1°/28,1°

2006 - 20,9°/32,9°

2007 - 23,9°/36,1° (dia mais quente do mês)

2008 - 20,6°/28,7°

2009 - 22,6°/31,5° (maior mínima do mês)

2010 - 21,2°/ ?

 

* dado do INMET (convencional)

Link to comment
Share on other sites

Aqui registrei a menor (e primeira abaixo de 20) temperatura mínima do ano com 18,6 graus nesta madrugada, típica de "alto inverno" por aqui, graças a uma chuva fraca porém constante, as automáticas do Inmet também baixaram de 20 graus pela primeira vez no ano (exceto VM que encostou), agora 22 graus e chuva fraca, um dia totalmente invernal para os padrões cariocas, para o começo da tarde a temperatura está até menor do que a média do inverno. No Alto da Boa Vista já ocorreram muitas mínimas abaixo de 20 graus este ano, hoje teve ter ficado pelos 16/17.

Link to comment
Share on other sites

E continuamos 0,64ºC acima da média em 600 mb...global...o que deve manter a temperatura global medida por satélites ao redor de 0,7ºC acima da média (na média troposfera).

 

Trópicos continuam aquecidos.

Hemisfério Norte continua aquecido.

Hemisfério Sul continua aquecido.

 

Sem nenhum elemento concreto para dizer que março de 2010 será abaixo dá média no sudeste do Brasil. Por enquanto é razoável supor na média...ou 0,5ºC acima da média.

 

Dizem por aqui que a cidade brasileira que mais sentiu os efeitos secundários do terremoto no Chile foi Cascavel PR....mas estranhamente ninguém desta grande localidade reportou nada.

http://portal.rpc.com.br/jm/online/conteudo.phtml?tl=1&id=978011&tit=Moradores-de-Cascavel-sentem-tremores-do-terremoto-no-Chile

Ahhahaha, que beleza, o Paraná agora tem tornado, terremoto, só tá faltando uma tsunami no nosso litoral :P:P:P

Link to comment
Share on other sites

Temos uma tarde fria de verão aqui em Matão. Faz agora 22,5°C com 85% de UR e céu beem chapadão. A máxima atingiu 26,0°C em meia hora que o céu ficou praticamente limpo pela manhã.

 

Em São Paulo faz 18,9°C e em São Luiz do Paraitinga faz apenas 16,5°C. Nada mal para uma tarde de verão.

Link to comment
Share on other sites

Frio fora de época atinge o Rio em pleno aniversário da cidade, acabamos de entrar em março mas a sensação hoje é de que estamos em pleno dia de frente fria em maio ou começo de junho, chove ininterruptamente desde a noite de ontem aqui na capital fluminense, hoje a chuva é praticamente o tempo todo de forma fraca com uns poucos períodos de intensidade moderada e também momentos apenas de chuvisco, a máxima quase inacreditável para esta época do ano, NÃO PASSEI DE 21,8°C hoje aqui na zona norte carioca, esta é a menor máxima desde o dia 22 de agosto do ano passado(quando não passou de 20,5°C, à propósito apenas 4 dias de 2009 tiveram máxima menor que a de hoje, além do dia 22/8 foram os dias 31/7, 20/7 e 15/7, ou seja, dias do chamado "auge" do inevrno), mas isto com chuva, muita umidade e um vento frio o dia todo proporcionou sensação térmica ainda mais baixa, não passando de 19°C, agora tenho frios 19,9°C com sensação térmica de 17°C, a mínima chegou até agora a 19,6°C mas deve cair ainda mais.Falando agora da chuva, o acumulado por aqui hoje é de 57mm(isso é quase 80% do que choveu em todo o mês de fevereiro, apenas 74mm, um mês sem dúvidas muito quente e seco- foi o mais quente desde que comecei a fazer médias simples, em 2006, com média das máximas de até 36,6°C, superando março de 2007), amanhã o tempo deve continuar frio e chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

Vento dia 01 de março 2010.

Rajada máxima em km/h:

SJ 40,3

Canela 35,6

Soledade 35,2

POA 34,2

Santa Maria 25,2

 

 

Melhor média horária:

Soledade 24,4

SJ 18,7

Canela 16,9

Santa Maria 12,2

POA 11,8

 

Grande PH, deixa eu te perguntar. Em situações de ciclone próximo da costa do RS, trazendo

advecção de forte ar frio, Soledade registra ventos muito fortes ?

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Vento dia 01 de março 2010.

Rajada máxima em km/h:

SJ 40,3

Canela 35,6

Soledade 35,2

POA 34,2

Santa Maria 25,2

 

 

Melhor média horária:

Soledade 24,4

SJ 18,7

Canela 16,9

Santa Maria 12,2

POA 11,8

 

Grande PH, deixa eu te perguntar. Em situações de ciclone próximo da costa do RS, trazendo

advecção de forte ar frio, Soledade registra ventos muito fortes ?

:mrgreen:

AlÔ Renan.

Sim Renan, há impacto direto do ar frio que sopra de noroeste/oeste/sudoeste/sul, com rajadas fortes.Analise, o ar frio percorre livremente as planícies da campanha ou o planalto baixo (região de Santiago, Cruz Alta) e aí encontra pela frente um paredão de 600 a 821m,que eleva-se no sentido norte-sul, começando desde a região Centro-Serra; Herveiras,Progresso, Sério, subindo pelo Lagoão,Cerca Velha, Soledade, tendo como ponto mais norte a serra do Bom Sossego Ibirapuitã,e Raia da Pedra ,Itapuca.

Resumindo, é uma regiao de grande altitude que eleva-se bem no centro do RS e sem obstáculos para o avanço do vento, a noroeste,oeste/sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi tão fresquinho, legal isso, mas a animação termina quando eu lembro que é grande a chance de não termos nenhuma tarde com temperatura tão menor que a de ontem no próximo inverno, ontem à tarde chegou a 20 graus aqui em casa, em 2008 e 2009 a menor temperatura no meio da tarde foi de 18/19 graus, "inverno" no Rio é um porre, ainda bem que costumo dar uma escapada até a Pedra do Sino para estar no frio um dia por ano.

 

Choveu fraco o dia todo o que deixou um volume razoável de chuva ontem, hoje está nublado sem chuva, deu para dormir de meia esta madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Ontem São Paulo teve a menor mínima e máxima até agora. No Mirante de Santana variou entre 16,2°C e 20,6°C e por aqui entre 16,5°C e 19,6°C, a primeira máxima abaixo dos 20°C neste ano, mesmo com o sol tentando aparecer no fim da tarde.

 

Hoje mais um dia bem ameno, a mínima foi de 16,6°C e agora faz 21,0°C.

Bem baixa a máxima aí Fábio :shock: :o

Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi tão fresquinho, legal isso, mas a animação termina quando eu lembro que é grande a chance de não termos nenhuma tarde com temperatura tão menor que a de ontem no próximo inverno, ontem à tarde chegou a 20 graus aqui em casa, em 2008 e 2009 a menor temperatura no meio da tarde foi de 18/19 graus, "inverno" no Rio é um porre, ainda bem que costumo dar uma escapada até a Pedra do Sino para estar no frio um dia por ano.

 

Choveu fraco o dia todo o que deixou um volume razoável de chuva ontem, hoje está nublado sem chuva, deu para dormir de meia esta madrugada.

A ultima vez que vi 19° no Rio no meio da tarde, tava 13° em São Paulo e 11° em Curitiba!

Link to comment
Share on other sites

Acumulado 199.1mm

 

PHP: Abusando da tua boa vontade.

Tens o acumulado...bombeiros e a outra fonte na cidade?

 

Fevereiro de 2009....by Carlos Dias

10-Soledade RS : 17,3

Fev: 21,7 (12,5 / 31,6) - 180,2 mm

 

Observe neste ponto nenhuma (não me parece significativo esta diferença de quase10%) influência de El-Niño e águas quentes no regime de precipitação sobre Soledade.

 

Média Min 19,3º

Média Max 28,3º

 

Em relação as temperaturas a questão fica em aberto...a discutir.

De onde vc tirou estes dados Mafili?

Em primeiro lugar foi um fevereiro totalmente atípico, calor e chuva acima da média, estes dados são do topinho do Inmet 667m, cerca de 50 m mais baixo que a cidade.Vou ver se consigo dados da Coagrisol,mas possivelmente tenha passado dos 220mm

Link to comment
Share on other sites

Ahh, obrigado pelos esclarecimentos sobre o vento em Soledade, PH ^^

 

Mais uma tarde amena aqui no Rio , tenho apenas 22 graus e começar a chover aqui em Botafogo

 

O Rio de Janeiro está me surpreendendo, pois aqui em JDF, mesmo estando 750m mais alto, está só

2 graus mais fresco que aí. E também a região serrana do estado do RJ não parece estar muito mais

fria que a capital fluminense. Realmente a turma de lá está vivenciando um "invernico" :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Acumulado 199.1mm

 

PHP: Abusando da tua boa vontade.

Tens o acumulado...bombeiros e a outra fonte na cidade?

 

Fevereiro de 2009....by Carlos Dias

10-Soledade RS : 17,3

Fev: 21,7 (12,5 / 31,6) - 180,2 mm

 

Observe neste ponto nenhuma (não me parece significativo esta diferença de quase10%) influência de El-Niño e águas quentes no regime de precipitação sobre Soledade.

 

Média Min 19,3º

Média Max 28,3º

 

Em relação as temperaturas a questão fica em aberto...a discutir.

De onde vc tirou estes dados Mafili?

Em primeiro lugar foi um fevereiro totalmente atípico, calor e chuva acima da média, estes dados são do topinho do Inmet 667m, cerca de 50 m mais baixo que a cidade.Vou ver se consigo dados da Coagrisol,mas possivelmente tenha passado dos 220mm

PH... 50m nem é nada, não sei pq tanto se encomoda com os dados de temperatura da estação do Inmet de Soledade :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

PH... 50m nem é nada, não sei pq tanto se encomoda com os dados de temperatura da estação do Inmet de Soledade :mrgreen:

Delai, me incomoda,porque:

-667m, é altitude de muitas baixadas daqui da cidade.

-chove menos no Aeroporto do que aqui.

- é um topo na ponta norte de um platô que sobe levemente em direção ao sul,portanto o pior lugar para se colocar uma estação.

Bom ,mas deixa pra lá, vira e mexe volto a falar de minha cidade de novo :lol:

Quero ampliar o leque, e analisar outras cidades também. ;)

Link to comment
Share on other sites

Delai, qual a altitude das estações de Cascavel e de sua casa?

A estação do Simepar fica a 669m de altitude, e aqui na minha casa é 758m de altitude, Meu novo ponto de coletas a partir do meio do ano, onde vou instalar a PWS fica a 769m, ou seja, 100 metros de diferença! ;)

Definitivamente ridícula a altitude da estação Simepar, 100 metros podes crer dá muita diferença em vários aspectos.

Link to comment
Share on other sites

Aeroporto de Cascavel, 750m, resumo fevereiro de 2010.

 

Mínima mais baixa 19º

Máxima mais alta 36,1º

Média das mínmas 21,3º

Médias da máximas 31º

Chuva, acumulado do mês 226,4mm

Onde vc vio esses dados PHP? :D Coencidiram totalmente com os dados da PWS PQSP, em casa eu dou uma olhada melhor!

 

Mafili... acho que o Aeroporto é oque melhor representa, esta a 750 metros, em uma região não urbanizada, é uma pena que o abrigo deles não seja muito bom :oops: E outra, venta que é uma beleza lá, a rajada máxima todo dia alcança os 40km/h no aero :D

Link to comment
Share on other sites

Aeroporto de Cascavel, 750m, resumo fevereiro de 2010.

 

Mínima mais baixa 19º

Máxima mais alta 36,1º

Média das mínmas 21,3º

Médias da máximas 31º

Chuva, acumulado do mês 226,4mm

 

Caramba.... De onde estes dados? O aeroporto de Cascavel não possui pluviômetro e também não possui estação automática. Apenas uma estação convencional que não opera 24 horas.

 

Aqui na estação PQSP tivemos o seguinte:

 

Mínima mais baixa 17.9º

Máxima mais alta 35.4º

Média das mínmas 21.0º

Médias da máximas 29.9º

Chuva, acumulado do mês 176,4mm

Link to comment
Share on other sites

Manhã de 21 graus

neblina e 21 graus

tenho apenas 22 graus

Nublado 23,0 aqui..a minima foi de 19,8

Parece mentira , mas tenho apenas 21 graus aqui no Rio

Temperatura cai pra 20 graus nesta tarde de verão

 

Parece a temperatura no Rio de Janeiro está próxima dos 20ºC.

 

É evidente que este comentário procura elementos para seguinte questão.

 

Está deve ser a menor amplitude térmica da cidade do Rio de Janeiro (chute)...mas as condições são boas (não observei dados de vento) para que o efeito ilha de calor urbano seja minimizado. Enfim ansioso para ver os relatos de Loepa, Ronie, Breno, Rafaeis e demais (claro que esqueci alguém)...especialmente as diversas estações.

Típico comportamento de um dia chuvoso, ontem à tarde praticamente todos os bairros da cidade estavam com temperatura ao redor dos 20 graus (exceto áreas mais elevadas como Alto da Boa Vista, que costuma ser 2 a 4 graus mais fresco que o nível do mar com tempo chuvoso), por outro lado numa tarde de sol com mar frio como em alguns dias de fevereiro deste ano pode estar 26 na beira da praia e quase 40 em Bangu.

 

Nesta madrugada (nublada e com chuvisco ocasional após um dia inteiro de chuva) as automáticas pela cidade registraram mínimas de 19,X, mas numa noite de céu claro a diferença entre o centro urbano e subúrbios menos urbanizados pode chegar a quase 6/8 graus.

 

Soledade 2009....by Carlos Dias

Jan: 20,4 (09,2 / 30,9)

Fev: 21,7 (12,5 /31,6)

Mar: 20,8 (09,8 / 30,4)

Abr : 18,7 (08,1 / 30,9)

Estes entre parênteses são extremos (menor mínima e maior máxima), não comparáveis com os dados abaixo.

Média Min 19,3º

Média Max 28,3º

mas com estes sim

Resumo fevereiro 2010, Soledade automática Inmet.

Menor mínima 10,6º

Maior máxima 34,5º

Podemos dizer que em fevereiro de 2010 a amplitude foi maior.

Link to comment
Share on other sites

Encontrei também os dados do Simepar,e mais uma vez aquilo que eu afirmo, nem sempre baixada ou encosta mais baixa terá temperaturas máximas maiores que os topos mais elevados.

http://www.agritempo.gov.br/agroclima/plotpesq

E no mesmo site, mais uma página interessante para os paranaenses>

http://www.agritempo.gov.br/publish/mapas/diarios/mapa_PR_PREV.html

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.