Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - FEVEREIRO DE 2010


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 123
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Atualizando: em Washington, Dulles, Baltimore, Wilmington, Atlantic City e Philadelphia é a temporada mais nivosa desde o início dos registros, em Dallas após a nevada de ontem (30 cm no aero DFW) é a segunda, hoje está nevando em várias cidades onde a neve é incumum mas com temperatura não tão baixa que favorece acumulação mais em áreas verdes ou ruas de pouco movimento, mesmo caso de Dallas ontem, nesta webcam da região central (que muda de posição) dá para ver a neve acumulada nos gramados: http://www.earthcam.com/usa/texas/dallas/dealeyplaza/

 

Oklahoma City já havia registrado a maior nevada em 24 horas na véspera do natal (mas um tipo diferente de neve, mais seca e facilmente levada pelo vento), agora foi a vez do aero de Dallas

 

Nesta foto de Baltimore a neve escorrega como um tapete: Walking through the neighborhood looking at the snow and damages

 

Flocos tímidos começam a cair em Mobile, Alabama: http://www.cityofmobile.org/webcam/index.html

 

 

Ontem nevou em Monte Carlo, muito raro, o recorde de frio na cidade é de apenas 2,3 graus abaixo de zero, estava um pouco acima da zero na hora da neve ontem mas chegou a acumular em barcos e na vegetação: 11février2010

 

11février2010

Link to comment
Share on other sites

Hoje também caiu neve em algumas localidades de baixa altitude a sul de Portugal, incluindo o Algarve. Também nevou por aqui há 2 dias atrás por umas 8 horas, sem nunca acumular. De realçar que a máxima diurna de hoje em Faro foi de 7,5ºC, o que já não acontecia desde o inverno de 2005.

 

Saiu também o resumo anual de 2009 para Portugal, sem surpresas. 8-)

resumo2009.th.png

Link to comment
Share on other sites

Será que até do Vaticano o Brasil perde em frequência de neve? :lol:

 

Imaginem. Ir ao Vaticano, ser abençoado pela Papa e pela neve.

 

 

Nada contra o Papa, mas Religião aqui não Shimutz...por favor..!! Não aprendeu ainda..

 

Ele é novo Carlos, aprende logo.

 

Sugestão: Podemos arrecadar um dinheiro e fazer uma cartilha do moderador para entregar ao Shimutz.

Link to comment
Share on other sites

Belo exemplo estão dando...entro neste tópico para ler posts sobre MONITORAMENTO E PREVISÃO ou outros assuntos? Óbvio que é a primeira opção. E o que membros que querem postar e ler sobre meteorologia veem assim que entram no tópico?? Brigas!! Pelo amor de Deus! Façam-o por MP! Não tenho poder supremo aqui, mas quero respeito de todas as partes!

 

Por aqui, minima de 20,3°C.

Agora faz 30,7°C com 47% de UR.

Céu com algumas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Belo exemplo estão dando...entro neste tópico para ler posts sobre MONITORAMENTO E PREVISÃO ou outros assuntos? Óbvio que é a primeira opção. E o que membros que querem postar e ler sobre meteorologia veem assim que entram no tópico?? Brigas!! Pelo amor de Deus! Façam-o por MP! Não tenho poder supremo aqui, mas quero respeito de todas as partes!

 

Por aqui, minima de 20,3°C.

Agora faz 30,7°C com 47% de UR.

Céu com algumas nuvens.

 

Matão Europeu? :lol: :lol:

É a falta de frio por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dois dias uma faixa de largura variável entre o Texas e as Carolinas (que passa por partes do Arkansas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Georgia) recebeu a maior nevada desde os anos 80 ou até antes em alguns casos, com picos de 30cm nos arredores de Dallas (TX) e mais de 20 cm perto de Columbia (SC), no caso de Columbia a maior desde 1973 e de DFW desde o início dos registros nos anos 70 (antes era em outro local), na histórica Charleston na Carolina do Sul os 8cm caracterizaram a maior nevada desde 12/1989, em alguns locais da Europa como Roma e Mônaco também foi a maior nevada desde os anos 80 (86 e 85 no caso), e em todos estes locais a neve caiu com temperatura perto ou um pouco acima de zero favorecendo acumulação mais duradoura na vegetação e deixando as estradas principais apenas molhadas, uma baita coincidência, mas não para por aí: a massa de ar frio que possibilitou estas nevadas tanto na Europa quanto na AN não era das mais intensas, tanto que os recordes de temperatura do mês de fevereiro estão mais que seguros, dá a impressão (não entendo destas coisas e posso estar falando m*) que com o bloqueio e aquecimento no ártico o ar frio foi "forçado" a se deslocar para o sul, mas fora de seu território prinicipal (onde o sol é mais fraco e o solo coberto por gelo) acabou ficando menos intenso, o que ainda assim favorece nevadas em locais onde não é tão comum nevar. Em alguns locais dos EUA usam a expressão "hoje está frio demais para nevar", as vezes faz sentido.

Link to comment
Share on other sites

Munique finalmente com uma boa neve, 19cm, e deve permanecer no solo por um bom tempo, na próxima semana, bem abaixo de zero por lá.
Totalmente atípico, Berlin se enterrou em neve este inverno e Munique foram nevadas bem modestas.

Segundo a última medição do DWD, Berlin tinha expressivos 37cm e München somente 11cm.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, você sabe dizer quantos cm de neve caem em média por ano na capital alemã,

e quanto já está acima do normal este inverno ?

 

sds

Na estação de Berlin-Dahlem, da Freie Univesität Berlin (FU-Berlin).

Média de acumulação máxima (normal 61/90)

Jan 9.5cm

Fev 9.9 cm

Mar 7.3cm

Abr 1.1cm

Nov 3.4cm

Dez 6.7cm

ANUAL: 15.7cm

 

Recorde de acumulação (dados desde 1908)

Jan 31cm em 06/01/1970

Fev 44cm em 16/02/1940

Mar 49cm em 06/03/1970

Abr 14cm em 11/04/1977

Mai 1cm em 01/05/1970

Out 6cm em 28/10/1915

Nov 27cm em 18/11/1919

Dez 36cm em 31/12/1913

RECORDE ABSOLUTO: 49cm em 06/03/1970

 

Eu não achei qual foi o recorde de acumulação deste ano, pois no site do DWD só tem a acumulação atual. A maior que lembro de ter visto foi essa de 37cm em fevereiro e 31cm em janeiro - minha memória pode me enganar. É possível que o recorde de acumulação para janeiro tenha sido batido (assim como o foi em outras estações no norte da Alemanha), contudo não acredito que o recorde absoluto de 49cm foi ultrapassado.

De qualquer forma estamos bem acima da média, possivelmente um dos top-ten em acumulação (também em temperatura).

Link to comment
Share on other sites

Passarei todo o mês de Março em Viena, Áustria. Infelizmente, para aqueles lados é improvável que eu veja alguma neve. Estou estudando a possibilidade de passar um final de semana no Tirol pra ver se aproveito algo. Alguma ideia do pessoal??
Vai ver neve sim, provavelmente. Se quiser esquiar, a dica é mesmo o Tirol. Se não tiver bloqueado, sobe no Zugspitze, que é fronteira da Bavária com Tirol, e sempre rola um ski no Sonnalpin do lado austríaco.
Link to comment
Share on other sites

Beleza de informações, Rodrigão ^^

 

Vejam como o recorde de acumulação máxima em Berlim

é baixo, fiquei surpreso com isso.

 

Todavia, mesmo que os valores de acumulação não sejam

altos, a neve que cai fica por bastante tempo no solo,

visto que a temperatura média do inverno é bem baixa.

 

Penso que este ano, por estar a ser um inverno frio e nivoso,

Berlim possa estar vivenciando um de seus invernos com

mais tempo de neve no solo.

 

Abraços alemães !

Link to comment
Share on other sites

Beleza de informações, Rodrigão ^^

 

Vejam como o recorde de acumulação máxima em Berlim

é baixo, fiquei surpreso com isso.

É baixo mesmo, Berlin não é lá das cidades mais nivosas, assim como todo o norte alemão. A neve costuma cair mais no sul, por causa da altitude. Existe a velha rivalide Berlin x Munique, e é sabido que a segunda é mais fria e mais nivosa que a primeira - na minha opinião mais bonita também, e com melhores cervejas. Contudo este ano tanto em termos de frio quanto de neve a capital deu um baile, quem sabe até a cerveja berlinense não ficou mais saborosa?

 

Todavia, mesmo que os valores de acumulação não sejam

altos, a neve que cai fica por bastante tempo no solo,

visto que a temperatura média do inverno é bem baixa.

 

Penso que este ano, por estar a ser um inverno frio e nivoso,

Berlim possa estar vivenciando um de seus invernos com

mais tempo de neve no solo.

 

Abraços alemães !

Período de acumulação não é dos melhores, pois costuma chover também nos meses de inverno, aí acontece mistura neve, chuva e lama e se forma algo conhecido como "Schneematsch" - que tem uma aparência feia, suja. O inverno no norte da Alemanha não costuma ser "bonito", ao contrário do sul onde "branqueia tudo". Esse ano foi uma exceção.
Link to comment
Share on other sites

todo o norte alemão.

 

É de lá que vem a oma? conheceu a região de origem?

Minha família é de origem pan-germânica, o lado da oma (sobrenome Schubert) é do norte, possivelmente da Pomerânia (Pommern), nunca consegui descobrir a cidade. O lado do Opa (sobr. Loth) é da Renânia (Rheinland - no oeste), mas a mãe dele (sobr. Stein) era do norte, da saxônia (Sachsen), todos estes lutheranos. O curioso é que o sobr. Ehrenberg, por parte da Oma também, veio do meu bisavô de Berlin - e estes são os únicos parentes na Alemanha com quem a gente ainda tem contato, mas hoje em dia moram em Landshut, no Sul, na Bavária.

Já por lado de pai, tem influência do sul - é bem provável que a avó do meu pai (sobr. Priess) veio da Boêmia (Böhmerwald) no sudeste, que hoje em dia pertence à Rep. Tcheca; e os antepassadors da minha avó paterna (sobr. Michels) devem ser do Hunsrück, no sudoeste, pois é de lá que se formou a colonização do sul de SC. Este é o lado católico.

 

Ah, e claro, faltou citar o sobrenome Almeida de Oliveira que herdei do meu avô paterno e, como pode-se supor, não veio da Alemanha, mas de Portugal :D

 

Agora, interessante é notar essa rivalidade Sul x Norte na Alemanha:

Sul: católico, montanhoso, mais nivoso, cervejas mais fortes e adocicadas

Norte: lutherano, planícies, mais chuvoso, cervejas mais amargas

 

Minha família tem dos dois lados, mas eu me identifico mais com o norte, em partes pela religião, em partes pelo gosto cervejeiro e em partes porque fiquei mais tempo e conheci melhor o norte (região de Wolfsburg, Braunschweig, Hannover, Berlin).

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante. E com 25% do sangue vindo da terrinha, ora pois... 8-)

 

Veja que a cerveja mais forte do sul seria por conta do clima mais frio?

 

Abçs

12,5%, pois o avô paterno, português, era casado com uma alemã ;)

 

Tem uma cerveja sulina, chamada Märzen, que tem o nome que se refere ao mês de março, ela é justamente uma cerveja mais forte, encorpada, que combina com o frio. Mas não é regra, acho que a questão das cervejas bávaras serem mais fortes é cultural, pois no sul eles usam maltes mais encorpados (chamados de Munique e Viena) e no norte eles usam malte mais "leve" (o Pilsen). Mas foi o malte que determinou o tipo de cerveja e não o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Passarei todo o mês de Março em Viena, Áustria. Infelizmente, para aqueles lados é improvável que eu veja alguma neve. Estou estudando a possibilidade de passar um final de semana no Tirol pra ver se aproveito algo. Alguma ideia do pessoal??

 

Torales, tente ir num fds à Kitzbühel no Tirol. Essa estação de esqui eu visitei com o Caio em Fevereiro de 2006. É sensacional o local. O New York Times elegeu esta estação como um dos 30 locais a serem visitados neste 2010.

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando a presença do Rodrigo Alberto, gostaria de saber quais os extremos de acumulação em Munique; sempre ouço que Munique é mais nivosa que Berlin (e faz sentido pois Munique tem quase 1000 mm de precipitação por ano e Berlin menos de 600 mm, embora isso seja mais por causa do verão chuvoso de Munique com médias mensais acima de 100 mm), porém nos últimos vários anos não tenho observado isso, é evidente que os locais mais nivosos da Alemanha ficam ao sul e perto dos alpes (Zugspite teve até uma grande nevada no verão passado se não me engano), mas em Munique que fica mais distante dos Alpes e do efeito orográfico a neve parece ser mais fraca, certa vez até li que a intensidade das nevadas em Munique havia se reduzido muito a partir dos anos 90, mas não lembro onde foi.

 

Estive em Munique uma vez no final do verão, estava frio (natural pois a média do mês mais quente lá é 4 graus menor que a do mês mais "frio" no Rio) e chuvoso, foi uma passagem rápida num domingo antes de embarcar para o Brasil, além de ter pouco tempo e estar chovendo quase tudo estava fechado nos arrdores da Marienplatz, mas deu para ver que é uma cidade muito bonita.

Link to comment
Share on other sites

Olha a sonegação.... :lol: 8-)

 

Se temos 4 avós, 25% de cada somos formados:

 

Você é 50% seu pai, 50% sua mãe. Dos 50% do seu pai, 50% dele é o "portuga", outros 50% é da "alemoa". Assim, 50% de 50%, são 25%, ou seja, metade (sua) da metade (do seu pai). ;)

 

Assim, você é 25% do seu avô paterno, 25% da avó paterna, formando 50% do teu pai.

 

Os outros 25% são do avô materno e 25% da materna, formando outros 50% da sua mãe.

 

To acostumado com estes cálculos, por conta de processos de sucessão e herança. 8-)

Esquece o jurisdicismo, são 8 bisavós, 12,5% de cada ;)

7 alemães, ou 87,5% e 1 português, ou 12,5% :lol: :lol:

 

Mas não considere isso desprezo, também me orgulho muito do antepassado lusitano de onde herdei o sobrenome e que, ao que me consta, conterrâneo dos teus antepassados!

 

Tem uma cerveja sulina, chamada Märzen, que tem o nome que se refere ao mês de março, ela é justamente uma cerveja mais forte, encorpada, que combina com o frio. Mas não é regra, acho que a questão das cervejas bávaras serem mais fortes é cultural, pois no sul eles usam maltes mais encorpados (chamados de Munique e Viena) e no norte eles usam malte mais "leve" (o Pilsen). Mas foi o malte que determinou o tipo de cerveja e não o contrário.

 

Precisamos averiguar isso in loco. :mrgreen:

 

Sei que não é ceveja mesmo, mas sempre lançam aquela Kaiser Bock no inverno, por ser mais forte (6% G.L).

As cervejas Bock são uma variação desse estilo Märzen, ou vice-versa. Temos as Eisbock ou Urbock, que são geralmente claras e produzidas no norte, na região de Hannover, e temos também as Doppelbock e as Weizenbock, que são mais escuras (avermelhadas/amarronzadas) e são feitas na Bavária.

 

Infelizmente, a Kaiser Bock não cumpre à risca nenhum verdadeiro estilo Bock, pois ela tem graduação alcoolica semelhante às Bocks do norte e uma coloração semelhante à Doppebock do sul. E ela deixa a desejar no sabor do malte, deveria ser um pouco mais adocicada.

Exemplares vendidos no Brasil que cumprem à risca o estilo são a Eisenbahn Weizenbock e a Schornstein Bock, mas seus preços são um pouco salgados...

Link to comment
Share on other sites

Opa, acho que me expressei mal, era o avô paterno do meu pai português, casado com uma alemã (sobr. Priess). Meus bisavós ;) Bisavô, portanto 1/8 ou 12,5%.

 

Eu não conheço a Baden-Baden Bock, nem sabia que eles tinham. Mas se seguir às demais da Baden-Baden, certamente é uma ótima cerveja!

No entanto, eu acho que essa questão cerveja x clima não tem muito a ver, me parece ser algo mais cultural. Veja um exemplo clássico, os ingleses no século XIX criaram o estilo IPA - India Pale Ale - que se trata de uma pale ale mais encorpada, mais forte e mais lupulada, portanto mais amarga. Esse estilo foi criado para que pudesse ser transportado e consumido na India, na época do colonialismo, justamente porque as viagens de navio eram muito longas e o lúpulo e o alcool têm propriedades conservantes - uma cerveja mais forte aguentaria a longa viagem. Ora, e justamente essa cerveja amarga e encorpada era para ser consumida no clima tropical da Índia!!!

Link to comment
Share on other sites

Sobre Munique gostaria de saber se existe algum link ou se alguém tem os dados não só sobre os recordes de acumulação de neve mas também as médias como os de Berlim.

 

Temporal em Buenos Aires, 80mm registrados: http://www.clarin.com/diario/2010/02/19/um/m-02143726.htm

Na estação automática do SMN na Villa Ortúzar fevereiro já acumula 382 mm de chuva, o recorde de precipitação para o mês ocorreu em 2003 com 403,3 mm no mesmo bairro (convencional), a média é de 117,6 mm, talvez o recorde seja alcançado até o final do mês.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias o frio mais forte atingiu parte da Russia europeia chegnado a 50 negativos e perto do recorde nos ponto mais frio, no momento Estocolmo (onde janeiro foi o mais frio desde 1987) tem a noite mais fria do ano mas ao sul dos países nórdicos o frio intenso desaparece rapidamente, em Paris os próximos dias serão tempestuosos mas com vento sul e chuvas ocasionais, o inverno vai se encerrando por lá.

 

Nos EUA (leste das Rochosas) um novo pulso de ar frio vai se espalhar nos próximos dias, mas nada de excepcional, e na Ásia a temperatura segue subindo na área mais povoada após um começo de fevereiro frio que trouxe a mínima do ano para Hong Kong e neve rala para Tóquio.

 

Um bom mês de inverno em grande parte da Europa foi fevereiro de 1956, nevou até em Malaga e as médias surpreenderam em muitas cidades, já em parte dos EUA janeiro de 1977 se destacou pelas médias baixas, e aqui no Brasil se destaca agosto de 1885 (15 cm de neve em Rio Grande) e, pelo frio, julho de 1942 superou ou chegou perto de recordes de Buenos Aires até São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Moscou enfrenta a maior nevasca desde 1966

22/02 - 08:01 - EFE

 

Moscou, capital da Rússia, enfrenta nos últimos dias a maior nevasca desde 1966, com áreas com até 63 centímetros de neve, mas o transporte ferroviário e aéreo não foi prejudicado.

 

A neve não para de cair na capital russa desde sexta-feira e os serviços de limpeza trabalham 24 horas por dia. Segundo as previsões meteorológicas, a camada de neve que cobre a capital superará 70 centímetros nesta segunda-feira.

 

 

30cmwev.jpg

Moscou amanheceu coberta de neve nesta segunda-feira / Reuters

 

 

Como é habitual, onde se acumula mais neve é nos parques, o que é aproveitado por muitos moscovitas para praticar esqui ou improvisar as tradicionais guerras de bola de neve.

 

A prefeitura recomendou que os moradores de Moscou deixem o carro em casa para evitar acidentes.

 

Apesar da grande quantidade de neve, a cidade não deve sofrer muito com os acidentes porque é feriado na capital russa.

 

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/02/22/moscou+enfrenta+maior+nevasca+desde+1966+9404796.html

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Moscou tem estado entre o ar muito frio que ameaçou recordes em parte da Russia europeia (em Hoseda-Hard o recorde foi quebrado com -56,4 graus) e o ar mais quente ao sul, resultado que tem nevado quase sem parar com temperatura entre -10 e -13 nos últimos dias.

 

15cm de neve em RIO GRANDE ? tem certeza ? :shock:

 

Isso sim é surrealíssimo !

 

Lá no eventos históricos tem mais detalhes, principalmente no texto do BAZ antigo que o Luiz postou.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura mínima foi de 20,9 graus negativos no observatório de Estocolmo, a temperatura mais baixa no local desde 10 de janeiro de 1987 (-25,1), em Kalmar a temperatura de 25,7 graus negativos foi a mais baixa desde 1966, a Suécia enfrenta problemas devido ao excesso de neve no inverno mais frio desde 87 (normalmente períodos mais quentes derretem a neve entre uma nevada e outra no sul, mas este ano até agora não), o transporte ferroviário na capital foi prejudicado. A tabela no link abaixo compara as mínimas do inverno 2009/2010 com os recordes absolutos, dá para ver que os recordes estão bem seguros, mas a Suécia tem séries muito antigas, em algumas cidades começando no século XVIII.

 

http://www.smhi.se/klimatdata/hittills-lagsta-temperatur-vintern-2009-10-1.9655

Link to comment
Share on other sites

Loepa em Tóquio não houve muita neve como em 2006, mas também não foi tão ralo assim( possivelmente na quantidade), mas em número de dias foram até bons. Muito melhor que o inverno de 2007 onde não nevou na cidade. Na Espanha não nevou em Málaga, mas nevou em Sevilha o que não acontecia a 56 anos. Não é necessário voltar a tanto tempo atrás como em 1956 para se referir há um inverno rigoroso, este ano está rigoroso. Tomara que no Brasil também tenhamos um inverno bem frio.

Link to comment
Share on other sites

Loepa em Tóquio não houve muita neve como em 2006, mas também não foi tão ralo assim( possivelmente na quantidade), mas em número de dias foram até bons. Muito melhor que o inverno de 2007 onde não nevou na cidade. Na Espanha não nevou em Málaga, mas nevou em Sevilha o que não acontecia a 56 anos. Não é necessário voltar a tanto tempo atrás como em 1956 para se referir há um inverno rigoroso, este ano está rigoroso. Tomara que no Brasil também tenhamos um inverno bem frio.

Isso, Tóquio experimentou alguns invernos quase sem neve e até um completamente sem neve nos últimos anos que foi o primeiro da série em 2007, neste inverno a cidade fechou com temperatura acima da média em dezembro e janeiro (mas sem recordes) e fevereiro começou um pouco mais frio e trouxe as primeiras nevadas do ano, no começo do mês uma relativamente forte para os padrões locais mas rápida (Tóquio é uma cidade pouco nivosa e esta característica tem se acentuado nos últimos anos: http://www.data.jma.go.jp/obd/stats/etrn/view/monthly_s3_en.php?block_no=47662&view=14), no final da semana passada voltou a nevar em Tóquio de maneira mais fraca, mas os dois eventos ocorreram com temperatura entre 0 e 1 grau e logo que parou de nevar esquentou de forma a derreter a neve (o pouco tempo de permanência de neve no solo é típico da climatologia local, já que a cidade costuma registrar mínimas absolutas anuais entre -2 e 0 grau por causa mega ilha de calor e a neve sempre cai no limite do derretimento).

 

Na Europa este tem sido o inverno mais frio desde 1987 (ou até dos anos 60 na área de Dublin) em áreas do centro para o norte, mas do centro para o sul, apesar de eventos de frio pontuais que trouxeram até recorde de frio para duas estações italianas em dezembro e neve para locais onde ela já não caia faz algum tempo para áreas na Espanha, Itália e até Portugal; as temperaturas estão perto da média da estação (acima no sudeste) e eu não consideraria um inverno rigoroso fora das áreas que citei primeiro, em fevereiro de 1956 ocorreram grandes anomalias de norte a sul do oeste europeu, foi bem mais intenso e abrangente que qualquer coisa vista este ano, também destaco pela estação o começo dos anos 40 (1940 e 1942 em especial) e na Inglaterra 1962/1963, que foi o inverno mais frio desde 1739/1740.

 

Nos EUA uma situação interessante é a das cidades entre as regiões de Washington e Filadélfia, onde recordes históricos de neve foram superados mas as temperaturas estão praticamente dentro da média neste inverno sem que tenha passado uma onda de frio muito forte, as anomalias negativas mais relevantes estão no sudeste e as positivas no noroeste.

 

Para o sudeste brasileiro estou pessimista a respeito do inverno 2010, mas acredito que as chances de uma boa nevada são maiores que nos últimos anos para as áreas mais propícias à neve do sul, por vezes um inverno não muito bom surpreende pela neve (caso de 65), mas tudo não passa de "achismo", não olho PDO, ENSO nem nada parecido.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro de 1956 é considerado de uma maneira geral como o mês mais frio do século na Europa (ou no mínimo, da 2ª metade do século). Além de super intenso e ter durado o mês inteiro, afectou a Europa quase por inteiro ao contrário de outros eventos onde apenas algumas zonas são afectadas. Aqui é o 2º mês mais frio desde o início dos registos em 1931.

 

PS: Em Portugal não caiu neve onde não caía há muito tempo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.