Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

Caiu de 38,5C para 38,0C.

 

Botei um casaco.

Então puxa o armário inteiro, porque o vento virou para SE a sopra a 12,1 km/h, o tempo está escuro em toda a faixa oeste e SO e tudo indica que vem chuva! :D:D:D

 

MÁXIMA DE 39,2°! Menor u.r. de 43%!!

 

Agora faz "agradáveis" 35,6° com 57%! P.o. em 25,6°!

 

Pior dentro de casa: onde está o computador bateu 35,2°, algo inimaginável!! Agora faz 34,8° aqui dentro com 56%! :shock: :?

 

Abraços esfriando!

Link to comment
Share on other sites

Essa minha máxima foi a quarta maior já registrada aqui.

 

 

1- 09/09/1997 39,5

2- 08/03/2002 39,0

3- 15/12/1995 39,0

4- 04/02/2010 38,2

5- 06/02/2003 38,0

Ontem tive meu recorde absoluto!!! Hoje o terceiro recorde:

 

39,5° - 3/2/2010

39,3° - 8/3/20016/1/2003

39,2° - 4/2/2010 e 8/3/2005

39,0° (INMET) - 8/1/2005

38,7° - 8/1/2006

38,6° - 26/11/2005

38,4° - 27/12/1999

38,1° - 2/2/2010

38° - 18/12/1995

 

Agora venta de SO a faz "agradáveis" 32,9°! Aleluia!!! :D:D:D

 

Abraços recordes!

Link to comment
Share on other sites

Forte tempestade à NO!! Surgiu uma nuvem-arco nessa região e vai atingir a Região Metropolitana de POA! O satélite mostra uma enorme área de instabilidade imediatamente à oeste daqui, outra chegando ao Litoral Norte (quase Pinhal/Cidreira) e uma linha que segue para NO, atravessando Misiones e pegando o extremo-sul do Paraguai. Há outras áreas na pontinha de Misiones quase em SC e PR.

 

Aqui um alívio incrível!! Faz 31,5° com 66% e venta moderado de SE e S. Agora SSE a 15,1 km/h. Estava 37° a uma hora atrás! Espero que chova em breve!!

Link to comment
Share on other sites

Do Simepar:

 

A tarde desta quinta-feira foi novamente extremamente quente em todo o Estado. No mapa ao lado mostra-se a distribuição das temperaturas máximas no dia de hoje. Em Antonina foi registrado a maior temperatura do Paraná, com 40,9 °C. Este valor inclusive foi o maior já registrado nas estações do SIMEPAR (a partir de janeiro de 1999) e IAPAR (1978-1999) instaladas no município de Antonina. Em Curitiba registrou-se o dia mais quente do verão/2010, com temperatura de 33,4 °C. Pancadas de chuva foram detectadas ao longo da tarde na Região Metropolitana de Curitiba e em torno de São Mateus do Sul.

201002041801.png

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E a saga infernal seguiu nesta quinta feira tambem aqui em santa rosa.Tivemos o registro da maior temperatura minima desde o inicio de meu monitoramento aqui da baixada[13 anos] e a maxima bateu proximo dos 40°c,só nao passando graças a nebulosidade que apareceu apartir do inicio da tarde.

 

TEMP.MIN: 27.4[bAIXADA] 27.3[CENTRO] 25.8[iNMET] 25.2[PARQUE]

TEMP.MAX: 39.3[bAIXADA] 38.7[CENTRO] 37.5[iNMET] 36.8[PARQUE]

PREC.ACUM: 0.1 MM[bAIXADA] 0.8 MM[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

NA GAÚCHA FIZERAM UM PROGRAMA PARA VER SE O CALOR JÁ ERA "OBRA' DA INTERFERÊNCIA HUMANA OU NORMAL.

 

2 VERÕES BRANDOS, AUSÊNCIA DE CALOR MUITO FORTE, TAMBÉM DE NOITE, FEZ COM QUE TODOS ESTRANHASSEM O CALOR INTENSO. MAS É UMA ONDA DE CALOR QUE VAI ENTRAR NO ROL DAS GRANDES ONDAS DE CALOR, PELA DURAÇÃO E ABAFAMENTO.

 

39,2 NA GRANDE FPOLIS, 39,3 EM TUBARÃO E 41,8 EM CRIC.

 

Não é simplesmente essa onda de calor, essa já é a terceira grande onda de calor nesse verão climático, e desde que me conheço por gente (tenho 26) essa está sendo a pior onda de calor que já vivi se for pra fazer uma média dos meses de NOV/DEZ/JAN/FEV seria interessante fazer um comparativo.

Link to comment
Share on other sites

A nuvem era realmente impressionante! Cobria desde o oeste, passando pelo NO e N até chegar a NE. Ela deu uma "abraço" em parte da cidade e pegou toda a RM.

 

A temperatura caiu a até 25,3°. Agora faz 25,6° com 84% e o pôr-do-sol desponta no horizonte entre as nuvens. Vento NNO a 4,0 km/h. Está bem melhor do que antes, ainda que a estação junto à parede marque 32,7° aqui dentro com tudo aberto. Pelo menos aqui dentro está ficando menos calor. Precisamos de uma ventinho.

Link to comment
Share on other sites

Uma belíssima foto, Alexandre, e uma tempestade que realmente veio para

refrescar a cabeça de todo mundo, literalmente...

 

ENquanto a chuva ocorre em demasia em SP, em MG as instabilidades

insistem em não se desenvolverem tanto, o que não é comum nesta

época do ano. Seria efeito do bloqueio ?

 

Agora faz 23ºC e a máxima chegou a 32,3

Link to comment
Share on other sites

A tormenta que nos atingiu está na borda da Serra e cobrindo boa parte do Litoral Norte do RS. Há ainda dois núcleos colados à serra de SC, provavelmente nos vales. Em Tramandaí choveu 15,4 mm na última hora. O INMET aqui acusou 12,0 mm. Em Urussanga choveu 11,8 mm na última hora.

 

Que alívio!!

Link to comment
Share on other sites

Agora

 

São Paulo (Z Norte) : 33,0 graus nublado

 

São Paulo(Z Sul) : 22,0 graus Chuva fortíssima

 

Tem coisas que só a capital paulista pode oferecer... :mrgreen: ^^^

 

Por aqui a máxima foi de 30,8ºC e a mínima de ABSURDOS 20,1ºC

 

E, enquanto que SP mais uma vez se afogava com as enchentes de final de tarde, por aqui (Itapevi) um belo pôr do sol e céu com poucas nuvens... mais uma vez, não choveu 1mm!!!

 

No momento, abafados 27,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

A intensa massa de ar seco continua deixando o tempo aberto no Rio de Janeiro, o sol apareceu entre poucas nuvens durante todo o dia e foi registrada a maior temperatura do ano por um quase nada (38,9 graus na Vila Militar contra 38,7 em Marambaia ontem), durante a tarde um vento de nordeste mais forte ajudou a amenizar o calor nos bairros afastados do mar (perto do mar foi amenizado antes), Jacarepaguá registrou 38,3 graus e Marambia 38,7 graus, com 35 graus no aeroporto central, todas as maiores do ano. Duas estações de telhado (a horrível praça Mauá e São Cristóvão) chegaram a 40 graus, mais um aeroporto com calibração duvidosa (na dúvida utilizo a Vila Militar que não ficou 3 graus mais quente de um mês para outro como o Campo dos Afonsos). Tendência de estabilização ou ligeira queda de temperatura nos próximos dias, e nada de chuva, a estiagem já vai se aproximado dos 40 dias no norte do estado, não foram quarenta dias com pouca chuva mas sem um pingo, na Região dos Lagos nada muito diferente, mas para o turismo está bom pois nos últimos anos choveu acima da média na Região dos Lagos em janeiro.

 

Durante a tarde chegou a estar 28 graus na orla da cidade e 39 em "hot spots" da cidade, não por causa de chuva como em SP mas por brisa do mar, o recorde que vi (de diferença entre dois bairros da cidade do Rio com mesma altitude) foi 15 graus na primavera.

 

O Ronaldo disse que a estação de Florianópolis mudou de lugar, alguém sabe o recorde do Inmet Floripa na atual localização? Dá para ver que é um local fresco para máximas.

Link to comment
Share on other sites

Novamente o Brasil no AccuWeather.com :D

Heat Wave on the South American Mid-Continent

 

--A heat wave seems to have locked in over the South American mid-continent with every likelihood that it will hold through at least Saturday.

 

 

Metsul say that this heat wave set a record for electrical demand in the southernmost Brasil state of Rio Grande do Sul on Tuesday.

 

 

On Tuesday, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, topped out 37C, or 99F. And with apparent temperature to at about 44C, or 110F. Normal high would be 30C. Overnight, the low was about 27C, or 80F, versus normal of 21C.

 

 

The night was even more sultry at Santa Maria, in the heart of RGS. The overnight low here was 29.6C, or 85F.

 

 

Already, as of 1600 UTC on Wednesday, the temperature at Porto Alegre has reached 37C. Farther south, Pelotas has seen 38C, or 100F.

 

 

-Flip side of the big heat wave is the strong, drenching thunderstorms that will erupt along its southern rim. Already, as of early Wednesday, thunderstorms have poured 50 to 100 mm of rain over much of Buenos Aires, the heart of Argentina`s Pampas, through the southern half of Uruguay. I reckon that high amounts in heaviest cloudbursts would be about 150 mm.

 

 

So, the southern rim of the heat (one may call it a cold front) will alternately swell northward and back southward right through the weekend. Fueled from the north by steamy tropical heat, this weather boundary will continue to spark heavy, inundating thunderstorms. Storms will trigger flooding downpours and high winds, even hail.

 

 

Once or twice through Saturday, the northern reach for thunderstorms will cross into southernmost Rio Grande do Sul, Brasil, but it seems unlikely that any such storm would reach Porto Alegre.

 

http://www.accuweather.com/mt-news-blogs.asp?partner=accuweather&blog=Andrews&pgurl=/mtweb/content/Andrews/archives/2010/02/a_heat_wave_seems_to.asp

Link to comment
Share on other sites

Durante a tarde em Nova Friburgo, devido ao forte calor e a umidade, favoreceu a formação de nuvens carregadas, chegou a trovejar forte, mas depois de uma hora aproximadamente só de ameaça o tempo limpou e voltou a ficar firme. No momento tenho 21,5°C em Nova Friburgo, Máxima de 30°C na estação da UERJ.

Link to comment
Share on other sites

Cidades de SC

 

Temperatura Máxima -ºC

(entre 30/01 e 04/02) Recorde Absoluto – ºC

 

Blumenau 40,8 (04/02) 40,5 (19/11/2009)

Caçador 33,2 (04/02) 38,0 (--/01/948)

Campos Novos 32,0 (04/02) 38,0 (25/12/1948)

São José 36,5 (02/02) 38,0 (21/12/1997)

Indaial 37,2 (03/02) 40,3 (19/12/1971)

Itajaí 37,0 (04/02) 38,4 (13/12/1994)

Itapiranga 37,4 (04/02) 40,4 (05/02/2003)

Ituporanga 36,8 (04/02) 37,4 (05/11/2009)

Joinville 39,0 (04/02) 42,0 (30/03/2002)

Lages 33,8 (04/02) 35,3 (02/01/1949)

Matos Costa 31,0 (04/02) 32,0 (11/01/2010)

Ponte Serrada 31,0 (04/02) 33,2 (15/01/2006)

Rio do Campo 31,0 (31/01) 36,0 (19/11/2009)

Rio Negrinho 33,8 (04/02) 37,2 (01/12/1993)

São Miguel d'Oeste 34,2 (04/02) 37,0 (12/03/2005)

Urussanga 40,0 (04/02) 42,2 (03/01/1949)

Videira 34,4 (04/02) 38,8 (30/01/1973)

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/Controlador?command=ExibirNoticia&module=website&idNotic=680&tipo_notic=meteorologia&ixFoto=0&pag=0

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio após máxima de 39,5°C aqui em casa noite ainda quente com 31°C aqui na Abolição, zona norte do Rio, meu bairro aliás fica colado entre os bairros do Méier e de Madureira que por serem bairros extremamente urbanizados e comerciais sofrem os efeitos da chamada ilha de calor, falando agora dos registros de 40°C no Rio, plenamente confiável os dados do Campo dos Afonsos, já estive algumas vezes naquela região e apesar de no local ser campo aberto(o que explica baixas mínimas nas madrugadas de inverno) o bairro é cercado por bairros bem quentes e urbanizados como Bento Ribeiro, Deodoro e Marechal Hermes, fica meio que no meio do caminho entre Madureira e Bangu que são pólos de calor no Rio, tenho de discordar do Loepa, a estação do Aeroporto de Campo dos Afonsos tem sido muito coerente(enfrentou sim problemas há um bom tempo atrás quando passou algum tempo desregulado mas há um bom tempo tem estado bem confiável e já regulada) e fora que não há dúvidas que a máxima chegou hoje aos 40°C sim no Rio, claro que não no Centro(alô, Praça Mauá :lol: ) muito menos na Zona Sul ou na Tijuca, mas sim nos bairros mais quentes da zona norte e zona oeste, e amanhã isso deve se repetir.

Link to comment
Share on other sites

Nunca, mas nuncaaaaa vi um calor assim nessas horas em Blumenau!!! 00:05 e 29.8°C lá fora e uma sensação térmica com o vento morno passa fácil dos 35!!! Minha casa está horrivelmente quente, as calçadas e tudo que envolve cimento ainda muito quente, não fosse o ar-condicionado seria impossível dormir, meus padrões de calor agora ficou assim:

 

40°C Infernal

 

35°C Normal

 

30°C Ameno

 

25°C Bem agradável

 

20°C Agasalhado

 

15°C Congelante

 

É a incrível adaptabilidade da máquina do corpo humano.

Link to comment
Share on other sites

Aos gaúchos, neste momento debate no programa Conversas Cruzadas da TVCOM

sobre a onda de calor. E a primeira intervenção (de um Prof. da UFRGS) foi com a opinião

de que esta onda está sendo causada pelo A. G., vejam e comentem depois.

 

Abraços céticos

 

Puccini

 

Mas com uma onda de calor dessas fica difícil nao perder as estribeiras, as pessoas comuns nao querem saber se em 85 fez mais calor ou em 1950 ou 1822, estamos vivendo o hoje, além do que; o que é julgar que a tal onda de calor de 85 foi pior? como disseram anteriormente, julgar só por temp máxima e mínima acho isso vasto e subjetivo, pra mim a pessoa só pode dizer se tal onda de frio ou calor foi pior VIVENCIANDO.

 

Abraços neutros.

Link to comment
Share on other sites

Indaial foi a única automática do Inmet no Brasil a atingir 40 graus hoje (40,2) seguida por Tramandaí com 39,7 graus (em nov 09 Indaial passou de 40 e Morretes de 41), aqui na cidade do Rio a automática de Marambaia registrou 40 graus pela última vez em 2005 ou 2006 (não lembro) e Xerém alcançou os 40 graus pela última vez em 25/01/2006, Vila Militar é mais recente (começou no outono de 2007) e ainda não bateu os 39 graus desde a abertura, hoje a máxima por lá foi de 38,9 graus, a maior da série.

 

Hoje eu registrei uma URA mínima de 25% dentro do meu quarto, se não me falha a memória a menor desde o início dos meus registros amadores em 2007, várias tardes com sol forte batendo na parede e nada de chuva deixam o ambiente cada vez mais seco. Meu sensor colado na parede que recebe o sol direto na parte da tarde indicou máxima de 40,4 graus hoje, isto mostra como os 40,9 graus da Praça Mauá (num bairro mais fresco que o abafado Maracanã onde moro) são um verdadeiro disparate.

 

Eu tenho uma pulga atrás da orelha com o Campo dos Afonsos pois a estação já subestimou bastante a tempratura entre 2008 e 2009 (no dia mais quente de março de 2009 chegou a 38,6 graus na VM e 38,7 graus em Jacarepaguá, mas não passou de 35 graus no Afonsos), depois no outono recalibraram e a máxima passou a ser maior que a da Vila Militar diariamente, e nos últimos dias na parte da noite o CA tem registrado temperatura bem maior que os demais aeros da cidade, não confio plenamente nesta calibração pois como antes estava viciado para menos pode estar para mais agora, mas com certeza os 40 graus lá não são absurdos como seriam na Praça Mauá, lá é de fato uma das regiões mais quentes da cidade durante o dia, eu desconfio pois sou muito exigente mas não descarto 40 graus no ponto mais quente da cidade hoje. Como curiosidade pelo satélite dá para ver que a Vila Militar fica um pouco ao norte do Campo dos Afonsos, passando casas e do outro lado da Av Brasil.

 

E todos os aeros da cidade já apresentaram dados suspeitos em algum momento nos últimos 2 anos, recentemente a qualidade dos registros de temperatura diurna no Santos Dumont (entre o início de outubro e de dezembro de 2009) esteve muito comprometida, a temperatura frequentemente disparava entre 8 e 11 da manhã, as vezes acima de todas as outras estações da cidade, mas agora está bom, infelizmente a estação deixou de enviar dados entre 00:00 e 5:00.

 

É a incrível adaptabilidade da máquina do corpo humano.

Isto é uma grande verdade, muitos reclamam mas todos se aclimatam (alguns se aclimatam bem e outros mal, mas todos se aclimatam "alguma coisa"), outro dia li um comentário no Accu Weather sobre como em Minnesota já depois da metade do inverno uma máxima de 10 graus negativos "parecia 10 graus positivos" para um indivíduo, isto num dia nublado com neve e não ensolarado sem vento. E esta verdade não precisa de estudo científico para ser comprovada, basta, como diria o Ronaldo, BOM SENSO.

Link to comment
Share on other sites

00:18 28,0°

 

TOOOOOPO DE VERÃO!

Hoje despertei às 6:20 e fui ver como estava a temperatura. Resultado: 28,9°. :?

 

A mínima de 28,5° se foi com o temporal da tarde. Tive 25,3° logo ao final da chuva e quase voltei ao valor à meia-noite.

 

Agora faz aliviantes 25,3° com 81% e tempo bom. Estamos quase sem vento: ENE a apenas 1,9 km/h. O temporal deixou o ar paradinho, paradinho...

 

Abraços sufocantes!

Link to comment
Share on other sites

Cidades de SC

 

Temperatura Máxima -ºC

(entre 30/01 e 04/02) Recorde Absoluto – ºC

 

Blumenau 40,8 (04/02) 40,5 (19/11/2009)

 

 

O recorde de Blumenau não é 43ºC :?:

Não sei qual que é, mas este "ex-recorde" de 40,5°C é bem questionável. Nos +- 3 anos que morei em Blumenau, peguei mais de 40°C mais de uma vez.

Era comum quando Indaial/INMET estava nos 36/37°C eu medir 39/41°C no meu termômetro no centro de Bnu, à sombra (já que a estação que eu tiniha na Itoupava Norte era desregulada para máximas).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.