Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

bom dia! Em Cascavel o dia começou ensolarado e com temperaturas amenas. Observem as mínimas:

 

23.0 °C Jardim Consolata - 723m (sem abrigo - sensor protegido em marquize)

23.1 °C Simepar - 660m

23.8 °C Parque São Paulo - 755m (abrigo duplo, padrão em madeira)

24.0 °C Aeroporto SBCA- 750m (abrigo em madeira)

 

Altitude google earth

 

23,2°C aqui em casa. A diferença é que hoje está soprando um agradável vento sudeste, não sei até quando se sustenta.

Link to comment
Share on other sites

O ar seco proporcionou uma mínima mais baixa do que o previsto. Foi 20,3°C, isso com céu parcialmente nublado boa parte da noite, senão teria ido a 18/19°C.

Neste momento, céu atípico para o mês de fevereiro; não tem UMA nuvem sequer. Azul de brigadeiro.

Faz muito calor. 33,3°C. A máxima deve chegar a 35°C.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em SM todos os ingredientes prontos para uma pancada... Céu nublado e com aspecto "carregado"... SBSM com 31ºC; 66%; 1008hPa e vento, aqui N-Ne com entradas de Se-S (oito ou oitenta), W-No à 12.96Km/h... INMET com 31.7°C; 64%; 1007hPa e vento So-W à 10.44Km/h com indicativo de rajada em 21.24Km/h... Aguardemos...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Itatiaia - RJ

Estamos fritanto no calor por aqui, sol inclemente, todos os dias...passei algumas horas no sol hj, cortando grama, não foi fácil...rs. Agora já está nublando e tenho 35.0C e 50% de U.R.

A mínima foi de 18.5C dentro da varanda, ainda não instalei o abrigo na casa nova, agora tenho espaço gramado e vista pra Mantiqueira... as mínimas serão melhores esse ano, estou mais próximo do PNI, bem mais fresco aqui!

A máxima bateu nos 37.9C :shock: !

Contando os dias pro Outono...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Há mais de uma semana não chove significativamente em Itatiaia... nubla, chuvisca, venta e só... :evil:

Agora ainda faz 34.0C e 53% de U.R. Muitas nuvens.

Sds.,

 

Ainda está na parte mais úmida do estado, aqui na capital vai chegar a 2 semanas e no norte do estado chegando a 40 dias sem um pingo, hoje ura chegou a 15% no meu quarto, menor desde o início dos registros, o suor evapora na hora, no momento 25%. Agora temperaura entre 28 graus (em algumas praias) e 37 graus pela cidade.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

E quase foi batido novo recorde de temperatura maxima aqui na baixada,tivemos ao longo da tarde um bom aumento da nebulosidade e uma rapida pancada de chuva.

 

TEMP.MIN: 23.5[bAIXADA] 23.6[iNMET]

TEMP.MAX: 40.5[bAIXADA] 38.2[iNMET]

PREC.ACUM: 0.2 MM[bAIXADA] 0.6 MM[iNMET]

 

Em apenas 5 oportunidades é que foi registrado temperatura acima dos 40°c:

 

08/12/2008: 40.6°c[ar extremamente seco,com URA de 13% e minima de 15.3°c]

 

02/11/2009: 40.4°c[ar extremamente seco com URA de 15% e minima de 15.7°c]

 

04/11/2009: 40.4°c[ar seco com URA de 24% e minima de 19.8°c]

 

05/02/2010: 40.8°c[ar seco com URA de 28% e minima de 24.2°c]

Link to comment
Share on other sites

Gurizada falando sério, tive um mal estar muito forte hoje a tarde, saí do ar-condicionado da emissora e tive um choque térmico, ainda bem que estava perto de um posto, estacionei o carro e quase desmaiei, o pessoal do posto me socorreu e então melhorei.Cara que sensação horrível, acho que foi uma queda de pressão.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais um dia de forte calor aqui no Rio com máxima atingindo os 37,8°C aqui no bairro da Abolição na zona norte e até 38°C no Campo dos Afonsos e 37°C nos demais aeroportos(exceto Santos Dumont), agora tenho 32,3°C, noite muito quente, no Campo dos Afonsos temos 32°C e no Galeão 31°C, o calor dos últimos dias no Rio realmente não alcançou nenhum recorde em longo prazo,(nem chegou perto na verdade), mas em comparação com os últimos verões é sim recorde, anteontem tivemos 40°C de verdade(desconsiderem Praça Mauá) pela primeira vez desde 2007 aqui no Rio(valor este registrado pelo Aeroporto Campo dos Afonsos, aqui beirou com 39,5°C sendo também o maior valor desde 2007 nos meus registros), após tantos verões fracos é compreensível que haja um certo alarde tanto por parte da mídia quanto da população agora que estamos tendo um verão mais forte.

Link to comment
Share on other sites

A previsao da rbs agora a pouco deu uma maxima de apenas 30°c para santa rosa.QUE ABSURDO!!!Como é que ainda estao empregados????Acho que estes metoeorlogistas vao ter de voltar a faculdade de meteorologia.

 

Pior que não adiantaria nada voltar prá faculdade...

 

 

Eu fico indignado pela falta de profissionalismo dessa turma,o pior de tudo é que acabam divulgando essa palhaçada justamente no veículo de comunicaçao de maior abrangencia do RS.Vejam só o quanto fomos enganados antes da era da internet,principalmente pelo meteorologista ''midiatico dasa radios'' Kleo.

Link to comment
Share on other sites

Noite de poucas nuvens, bate uma brisa noturna que eu já considero fresca aclimatado ao verão, nos próximos dias alguns modelos voltam a elevar um pouco a temperatura máxima, depois a instabilidade pode aumentar um pouco no meio da semana mas no máximo a ponto de trazer de volta as "pancadas isoladas" que pouco servirão para amenizar a seca já intensa no norte do estado e parte das serras (até porque estas pancadas parecem ter uma atração por grandes áreas urbanas), até depois do dia 20 (talvez muito depois, só deus sabe) não aparece no horizonte nada capaz de trazer chuvas volumosas e generalizadas, acho que fiquei mal acostumdo com as frentes frias nesta época dos últimos anos, este verão eu vou me surpreender se vier mais uma que seja, nem Zcas tem mais. Faz alguns anos que não temos um verão assim, mas agora eu queria mesmo é que desse um pico de calor "como os de antigamente" (quem sabe um recorde de verdade, algo que não vemos a eras) e depois uma boa frente com muita chuva para refrescar, esta mesmice já está me chateando. 27/29 graus na maior parte da cidade agora.

 

A previsao da rbs agora a pouco deu uma maxima de apenas 30°c para santa rosa.QUE ABSURDO!!!Como é que ainda estao empregados????Acho que estes metoeorlogistas vao ter de voltar a faculdade de meteorologia.

 

Pior que não adiantaria nada voltar prá faculdade...

 

Infelizmente sou obrigado a concordar com o Delcio, é muita teoria e pouca prática, daí surgem as "climatempos" da vida, a coisa vai mal, depois de ver as asneiras que saem da boca do chefe do distrito local de meteorologia para chamar a atenção da mídia aí que eu larguei de mão, enquanto isso a estação Praça Mauá continua fazendo a festa dos alarmistas e aumentando a ignorância sobre o clima do Rio pelo país (principalmente aqui na cidade mesmo), já uma nova estação para fazer a climatologia como se deve nem está nos planos.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos!

Após reclamar da falta de chuva significativa por aqui, acabei queimando a língua...rs. Na verdade, acho que não vou reclamar mais e ficar esbravejando, pois passamos por um sufoco hj. A chuva chegou acompanhada de muita atividade elétrica, em seguida começou a ventar MUITO FORTE, não sei precisar o quanto, mais foi suficiente pra destelhar a maior parte das casas da minha rua, arrebentar fios e derrubar muitas árvores na cidade. Felizmente só perdi duas telhas, que por pouco não atingiram meu carro... o vento era tão forte que em uma rajada abriu o portão de madeira da garagem, tive que trancá-lo com chave pra que não abrisse novamente. Muito prejuízo na vizinhança, como se não bastasse também caiu granizo, pequenos, mas com a ventania parecia que ia destruir tudo lá fora. Pena que não pude registrar nada, estou sem camera no momento, mas, fica meu relato.

A temperatura atual é de 19.0C, com céu estrelado e sem vento. Dentro de casa ainda faz 27.4C e 61% de U.R.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos!

Após reclamar da falta de chuva significativa por aqui, acabei queimando a língua...rs. Na verdade, acho que não vou reclamar mais e ficar esbravejando, pois passamos por um sufoco hj. A chuva chegou acompanhada de muita atividade elétrica, em seguida começou a ventar MUITO FORTE, não sei precisar o quanto, mais foi suficiente pra destelhar a maior parte das casas da minha rua, arrebentar fios e derrubar muitas árvores na cidade. Felizmente só perdi duas telhas, que por pouco não atingiram meu carro... o vento era tão forte que em uma rajada abriu o portão de madeira da garagem, tive que trancá-lo com chave pra que não abrisse novamente. Muito prejuízo na vizinhança, como se não bastasse também caiu granizo, pequenos, mas com a ventania parecia que ia destruir tudo lá fora. Pena que não pude registrar nada, estou sem camera no momento, mas, fica meu relato.

A temperatura atual é de 19.0C, com céu estrelado e sem vento. Dentro de casa ainda faz 27.4C e 61% de U.R.

Sds.,

 

Vendo seu relato nem parece que estamos no mesmo estado, Ricardo!Coisa de outro mundo!Enquanto que aqui na capital sol brilhando intesamente o dia todo com pouquíssimas nuvens e nem sinal de chuva!

Agora passa da uma da madrugada e temos céu limpo e ainda 30,2°C aqui em plena ilha de calor na zona norte(aqui no meu quarto 22°C com o "salvador da pátria" :lol: ), nos aeroportos temos 25°C em Santa Cruz(quase área rural já), 27°C no Galeão e 31°C no Campo dos Afonsos(como o nome diz é um campo aberto mas cercado por bairros densamente povoados e urbanizados, bem no meio do caminho entre as prováveis maiores ilhas de calor da cidade - Bangu e Madureira).

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Baixada Santista (Orla) : 27,4 / 33,0

 

Minha sala : 31,7 / 32,9

 

Na casa da minha mãe a 5m de altitude: 27.1 / 35.1

 

Umidade sempre acima dos 55%... Horrível.

Fichina...

 

Aqui máxima de 37,1° com u.r. mínima de 53%. Hoje a sensação bateu 45°! Quero ver vocês suportarem 36,3° com 63% como registrei nesses dias. Sensação em 50°. :|

 

Agora temos tempo bom e faz 26,7° com 76%. Dose que mal tem vento: ENE a 1,8 km/h. Amanhã vamos perto dos 40° de novo. Estou com saudades dos 30°. A última vez que tive máxima abaixo de 35° foi no dia 29/1 quando deu gostosos 32,5°.

 

Abraços mortos!

Link to comment
Share on other sites

Agora as 04h , faz 28,1. temperatura esta subindo, pois a minima ja ficou em 26,8.

Agora faz 28,0 no aero de floripa.

20,8 em São Joaquim

18,7 em Urubici - Morro da Igreja

22,4 em Rio Negrinho

20,6 em Joaçaba

22,7 em Ituporanga

26,3 em Itapoá

27,2 em Indaial

28,7 em Florianopolis

19,7 em Caçador

21,0 em Curitibanos

25,0 em Araranguá

Link to comment
Share on other sites

Nevoeiro forte aqui em Joinville, o calor esta complicado a minima ainda caiu para 26,1, mas agora esta fervendo, as 10h da manha esta inacreditáveis 32,7 umidade de 72% onde é que vamos parar?temperatura esta subindo rapidamente as 9h tava 29,6

Nevoeiro forte com 26°? O que mais nos faltas? Máxima de 40° às 3 h da manhã?

 

Aqui a mínima foi de lamentáveis 25,8°! Eu não aguento mais ver minha estação oscilando de 25° a 38° todos os dias, hora mais, hora menos. Nunca vi isso.

 

A frente fria está se organizando sobre a província de Buenos Aires, o Prata e a metade S do Uruguai. Espero que chova já de madrugada, senão até mesmo uma maravilhosa chuva de verão.

 

Agora torramnos com 35,3° e 54%. Venta de NO a 4,7 km/h. A sensação está em 42°/43°, mais ou menos. Pressão em 1008,8 mb. A pressão também tinha de cair mais e instabilizar a atmosfera.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

Minima mais baixa do ano em CdJ hoje, como posto pelo Carlinhos. Esse mes esta 0,6C mais baixo que janeiro, mostrando que o nucleo do verao talvez ja tenha passado por la.

 

Isto é mais por causa da pouca nebulosidade noturna, hoje até aqui na cidade do Rio a mínima chegou na casa dos 22 graus praticamente ao nível do mar (Vila Militar), mas na parede externa do meu prédio não baixou de 27 graus o que é normal, em qualquer época do ano a diferença será maior em noites de céu limpo, em julho já vi dar 12 graus na VM e 18 graus aqui em casa, mas seja inverno ou verão a temperaura sobe rápido quando chega o sol. Agora o céu continua com pouquíssima nebulosidade e muito azul por aqui. Temperatura já em 35,3 graus na VM, subiu 12 graus.

 

Sem falar do "descolamento" que o clima das regiões mais altas do sudeste tem com o do restante da região, no planalto de Itatiaia com certeza isso é muito mais pronunciado, frente fria (ainda mais no estilo dos últimos invernos com ar polar represado no sul ou no máximo sul de SP e só umidade na maior parte do sudeste) joga para baixo as médias mensais das cidade do Rio e São Paulo, mas para cima das médias de CJ, vide julho de 2009 que foi quase normal em SP e RJ e muito quente em CJ.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Começamos mais uma tarde de forte calor no Rio, hoje ao que tudo indica será mais quente que os últimos dias(ainda mais!), aqui no bairro da Abolição a mínima ficou novamente em 28,5°C mas agora já temos 39,6°C com céu completamente limpo e vento terral(Nordeste), chegar na marca de 40°C é questão de minutos por aqui, nos aeroportos já temos 38°C em Jacarepaguá e no Campo dos Afonsos, nesses dois locais também pode ser que chegue a 40°C hoje.

Link to comment
Share on other sites

Comparando as marcas de hoje com o dia 4 (mais quente até agora) no horário de 13:00 está muito parecido com pequena vantangem para o dia 4 em algumas estações, mas caso o vento vire mais tarde hoje pode alcançar o dia 4, quando a máxima chegou a 38,9 graus na Vila Militar, não incluí os aeros que ficam muito perto de uma auto do Inmet (no caso de Jacarepaguá por exemplo as duas estações ficam no mesmo lugar, mas considero a auto melhor)

 

aeros:

 

SBRJ: 34/34

 

SBGL: 36/36

 

SBSC:34/35

 

Inmet:

 

Jacarepaguá: 36,3/36,4

 

Marambaia: 37,5/37,7

 

Vila Militar: 35,9/36,2

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente sou obrigado a concordar com o Delcio, é muita teoria e pouca prática, daí surgem as "climatempos" da vida, a coisa vai mal, depois de ver as asneiras que saem da boca do chefe do distrito local de meteorologia para chamar a atenção da mídia aí que eu larguei de mão, enquanto isso a estação Praça Mauá continua fazendo a festa dos alarmistas e aumentando a ignorância sobre o clima do Rio pelo país (principalmente aqui na cidade mesmo), já uma nova estação para fazer a climatologia como se deve nem está nos planos.

 

Isso que não entendo. P´ra ter uma estação dessas é preferível desativar logo.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos!

Após reclamar da falta de chuva significativa por aqui, acabei queimando a língua...rs. Na verdade, acho que não vou reclamar mais e ficar esbravejando, pois passamos por um sufoco hj. A chuva chegou acompanhada de muita atividade elétrica, em seguida começou a ventar MUITO FORTE, não sei precisar o quanto, mais foi suficiente pra destelhar a maior parte das casas da minha rua, arrebentar fios e derrubar muitas árvores na cidade. Felizmente só perdi duas telhas, que por pouco não atingiram meu carro... o vento era tão forte que em uma rajada abriu o portão de madeira da garagem, tive que trancá-lo com chave pra que não abrisse novamente. Muito prejuízo na vizinhança, como se não bastasse também caiu granizo, pequenos, mas com a ventania parecia que ia destruir tudo lá fora. Pena que não pude registrar nada, estou sem camera no momento, mas, fica meu relato.

A temperatura atual é de 19.0C, com céu estrelado e sem vento. Dentro de casa ainda faz 27.4C e 61% de U.R.

Sds.,

 

Vendo seu relato nem parece que estamos no mesmo estado, Ricardo!Coisa de outro mundo!Enquanto que aqui na capital sol brilhando intesamente o dia todo com pouquíssimas nuvens e nem sinal de chuva!

Agora passa da uma da madrugada e temos céu limpo e ainda 30,2°C aqui em plena ilha de calor na zona norte(aqui no meu quarto 22°C com o "salvador da pátria" :lol: ), nos aeroportos temos 25°C em Santa Cruz(quase área rural já), 27°C no Galeão e 31°C no Campo dos Afonsos(como o nome diz é um campo aberto mas cercado por bairros densamente povoados e urbanizados, bem no meio do caminho entre as prováveis maiores ilhas de calor da cidade - Bangu e Madureira).

 

É meu amigo Breno, isso aqui é "outro mundo" msm!

Ontem o bicho pegou aqui em Itatiaia, ventou muito e choveu 75mm, em Resende à 15kms daqui só choveu 8mm e não registrou ventania, vai entender...

A minha mínima foi de longe a menor do ano: 17.3C dentro da varanda, se tivesse no abrigo com certeza seria bem menor. Vou tentar providenciar a instalação logo do abrigo, estou curioso com as mínimas desse novo local.

Agora já faz 34.3C e 54% de U.R.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A URA despencou na ultima hora e o vento noroeste ficou mais quente ainda,o que proporcionou uma elevaçao ainda maior da temperatura.Céu parc.nublado com pressao em 1009 hpa,URA em 26%,vento torrido de NW a 15 km/h e tempeartura 40.3°c.

 

Ilson, isso aqui tá mais prá Atacama do que qualquer outra coisa. E é de lá que vem este vento seco e tórrido de noroeste. Chegaaaaaaa!!!!

Link to comment
Share on other sites

A URA despencou na ultima hora e o vento noroeste ficou mais quente ainda,o que proporcionou uma elevaçao ainda maior da temperatura.Céu parc.nublado com pressao em 1009 hpa,URA em 26%,vento torrido de NW a 15 km/h e tempeartura 40.3°c.

 

Ilson, isso aqui tá mais prá Atacama do que qualquer outra coisa. E é de lá que vem este vento seco e tórrido de noroeste. Chegaaaaaaa!!!!

 

 

Exato Delcio! Eu nunca senti um vento tao quente em toda a minha vida,chega ser desconfortavel.Quer saber o incrivel de tudo,estou na frente do ventilador e nao estou suando nada,a URA continua despencando e tenho agora 22% com 40.8°c.

Link to comment
Share on other sites

32,7C em Pato :oops: :oops: :oops: :oops:

Só?

 

Aqui estamos na anti-Campos do Jordão, mas não pior do que o Ilson, que é o anti-São Joaquim num dia frio de julho. A temperatura deu um salto a pouco e no momento tenho sufocantes 37,8° com 49%. Sensação térmica em prováveis 50°!! :shock: :shock: Um agradável vento ONO a 5,6 km/h e p.o. em 25,2°!

 

EXPLODE, PORTO ALEGRE!!

 

Abraços explosivos!

Link to comment
Share on other sites

A minha mínima foi de longe a menor do ano: 17.3C dentro da varanda, se tivesse no abrigo com certeza seria bem menor. Vou tentar providenciar a instalação logo do abrigo, estou curioso com as mínimas desse novo local.

Agora já faz 34.3C e 54% de U.R.

Sds.,

 

Com certeza vai melhorar, medir perto de construções altera a mínima para cima principalmente após dias de sol e sem chuva que são comuns no inverno, tanto que a mínima hoje nas estações padronizadas aqui pela zona norte ficou entre 22,7 e 25 graus, mas perto de construções que retém calor como o meu sensor, São Cristóvão e a do Breno não baixou de 27/28. Mesmo dentro da cidade saindo de uma rua e indo para o gramadão mais próximo numa noite de céu limpo dá uma boa diferença. Dependendo do abrigo a máxima vai melhorar também, ontem achei tua máxima (37,9) muito alta para Itatiaia, Resende ficou pelos 34.

 

Hoje já é o dia com vento norte mais duradouro aqui no Rio, Santos Dumont com máxima do ano (36 graus, última maior em 2007) e Marambaia* muito perto (38,6 graus)*, mas já ensaia virar para sul nesta última obsevação no litoral, aqui em casa o vento até "cantou" nas janelas, raramente vejo vento norte fazer isso aqui, mais comum o sudoeste.

 

* o absoluto foi 42,X em 09/09/1997, este não está ameaçado.

 

Quanto ao que o Ilson falou, no dia 30 de dezembro chovia com 26 graus, quando eu comecei a fazer a fazer atividades em casa fiquei todo suado, hoje fazendo as mesamas atividades com 38 lá fora e quase 34 aqui dentro eu nem sinto o suor, pois o PO deve estar perto de 10 graus aqui agora (URA 18%) e naquele dia perto de 24 graus.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E após mais de 2 anos(última vez em 6 de dezembro de 2007), volto a registrar a marca de 40 graus aqui no meu bairro, na zona norte do Rio.A máxima até o momento foi de 40,1°C por aqui, muito quente.O céu segue completamente limpo e temos também um fraco vento terral.Nos aeroportos temos 39°C em Jacarepaguá(boas chances de dar 40°C lá hoje após muito tempo sem), 38°C no Galeão e no Campo dos Afonsos, 37°C em Santa Cruz e até no super arejado Santos Dumont temos agora 36°C!

Link to comment
Share on other sites

A minha mínima foi de longe a menor do ano: 17.3C dentro da varanda, se tivesse no abrigo com certeza seria bem menor. Vou tentar providenciar a instalação logo do abrigo, estou curioso com as mínimas desse novo local.

Agora já faz 34.3C e 54% de U.R.

Sds.,

 

Com certeza vai melhorar, medir perto de construções altera a mínima para cima principalmente após dias de sol e sem chuva que são comuns no inverno, tanto que a mínima hoje nas estações padronizadas aqui pela zona norte ficou entre 22,7 e 25 graus, mas perto de construções que retém calor como o meu sensor, São Cristóvão e a do Breno não baixou de 27/28. Mesmo dentro da cidade saindo de uma rua e indo para o gramadão mais próximo numa noite de céu limpo dá uma boa diferença. Dependendo do abrigo a máxima vai melhorar também, ontem achei tua máxima (37,9) muito alta para Itatiaia, Resende ficou pelos 34.

 

Hoje já é o dia com vento norte mais duradouro aqui no Rio, Santos Dumont com máxima do ano (36 graus, última maior em 2007) e Marambaia* muito perto (38,6 graus)*, mas já ensaia virar para sul nesta última obsevação no litoral, aqui em casa o vento até "cantou" nas janelas, raramente vejo vento norte fazer isso aqui, mais comum o sudoeste.

 

* o absoluto foi 42,X em 09/09/1997, este não está ameaçado.

 

 

 

É verdade Loepa!

Também achei a máxima alta, mas na boa, acho que foi por aíh msm, tava insuportável ontem... tenho três termômetros espalhados (1 na varanda da frente, outro na varanda de trás e um numa parede que só pega sol bem cedo), fiz uma média entre os três... marcaram praticamente a mesma coisa!

Agora tenho 35.4C e 49% de U.R (interna), sol forte e quase sem nuvens.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.