Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Mais outono impossível... Tempo nublado com garoinha, 22°C; 80% e vento de E-Se à 22Km/h na BASM... INMET "sem conexão"... O sol se "assanha" tentando "furar" o bloqueio da nebulosidade que parecia nevoeiro logo pelo amanhecer...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Dia começou paricalmente nublado e um pouco mais úmido por aqui, brisa do mar já soprando em todo o litoral, possibilidade de chuva isolada mais tarde, será a segunda chuva do mês aqui, em Campos hoje completa 48 dias sem chuva, não chove desde 2009, já Nova Friburgo em plena estação chuvosa só registrou uma chuva diária acima de 10 mm em 2010 até agora.

 

Estive otimista em todos inícios de "temporada" desde a criação do BAZ. Esse ano estou pessimista...

Então eu sou mais um, o bom é que teoricamente não tem como se decepcionar, o que vier é lucro, vou torcer para baixar de 8 graus em Teresópolis e de 17 graus na minha casa no próximo inverno.

Link to comment
Share on other sites

Segundo a respeitada IRI teremos no inverno temperaturas e chuvas >dentro da média< no sul, e temperaturas acima da média no sudeste, o Outono será quente/normal em todo o continente com seca no Nordeste/norte.

 

... Penso que o Outono/inverno 2010 será como os ultimos, frio porém sem recordes e com nevadas apenas em Setembro que podem dar surpresas como em 2002,2006,2008 (ou não...)!!!

Link to comment
Share on other sites

Estive otimista em todos inícios de "temporada" desde a criação do BAZ. Esse ano estou pessimista...

 

Pois eu adotei uma abordagem mais "Mahamudra", he he he! O que vier eu vou tentar observar, sem me envolver e ao mesmo tempo sem criar expectativas. Pois tudo tem seu aspecto real, seja desejado ou não. Vou tentar não rotular as coisas, he he he, pois os rótulos refletem expectativas, opiniões, etc.. E principalmente lembrar que modelos são modelos e não realidade!

 

O mês de Julho do ano passado provocou a maior decepção meteorológica da minha vida. Aquelas rodadas do GFS (e dos demais modelos por duas ou 3 rodadas) que sinalizaram um evento a la "1965/1975/1984/1988/1994/1979 ou 1990 na pior das hipótese" com 5/6 dias de antecedência me traumatizaram demais. Prefiro saber que se quiser ver neve basta tomar um avião para os Andes. Simplesmente eu não quero passar por aquilo de novo!

Link to comment
Share on other sites

Outro dia nublado aqui no velho oeste. A temperatura não sobe muito, temperatura em 25,3° e UR em 80% :mrgreen:

Hoje foi a gota d'agua a RPC prevendo máxima de 24° para Curitiba, 30° para Londrina, 33° para Foz do Iguaçu e 34° Para Cascavel :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Estive otimista em todos inícios de "temporada" desde a criação do BAZ. Esse ano estou pessimista...

 

Pois eu adotei uma abordagem mais "Mahamudra", he he he! O que vier eu vou tentar observar, sem me envolver e ao mesmo tempo sem criar expectativas. Pois tudo tem seu aspecto real, seja desejado ou não. Vou tentar não rotular as coisas, he he he, pois os rótulos refletem expectativas, opiniões, etc.. E principalmente lembrar que modelos são modelos e não realidade!

 

O mês de Julho do ano passado provocou a maior decepção meteorológica da minha vida. Aquelas rodadas do GFS (e dos demais modelos por duas ou 3 rodadas) que sinalizaram um evento a la "1965/1975/1984/1988/1994/1979 ou 1990 na pior das hipótese" com 5/6 dias de antecedência me traumatizaram demais. Prefiro saber que se quiser ver neve basta tomar um avião para os Andes. Simplesmente eu não quero passar por aquilo de novo!

 

Eu já me envolvo mais. Mesmo que a decepção seja grande, gosto de criar expectativas baseadas em rodadas de modelo. Acho até que sou viciado em rodadas espetaculares, pois a minha fisiologia muda durante um bom tempo, até que uma rodada "realista" joga água fria em cima de mim e o efeito da "droga" vai pro espaço. Resumindo, sou um drogado! :lol: Sou viciado nestas drogas de rodadas do GFS acima de 90 horas! Acordo disposto, trabalho mais, minha mente fica mais criativa, etc. Viva as rodadas GIGO (by Mafili)!!

 

Esse ano estou pessimista. Acho que terei muitas dificuldades para entrar no "mundo do tráfico" !

Link to comment
Share on other sites

Estive otimista em todos inícios de "temporada" desde a criação do BAZ. Esse ano estou pessimista...

 

Esta foi a melhor piada do ano, morri de rir...

Pelo pouco que te conheço Bruno, na primeira massa de ar polar mais intensa, com 1% de chance de neve, tu já estarás otimista...

 

Acho que terei muitas dificuldades para entrar no "mundo do tráfico" !

 

...E pelo mesmo motivo entrarás imediatamente no "mundo do tráfico"!

 

Saudações Bazianas!

Link to comment
Share on other sites

Dia começou paricalmente nublado e um pouco mais úmido por aqui, brisa do mar já soprando em todo o litoral, possibilidade de chuva isolada mais tarde, será a segunda chuva do mês aqui, em Campos hoje completa 48 dias sem chuva, não chove desde 2009, já Nova Friburgo em plena estação chuvosa só registrou uma chuva diária acima de 10 mm em 2010 até agora.

 

Estive otimista em todos inícios de "temporada" desde a criação do BAZ. Esse ano estou pessimista...

Então eu sou mais um, o bom é que teoricamente não tem como se decepcionar, o que vier é lucro, vou torcer para baixar de 8 graus em Teresópolis e de 17 graus na minha casa no próximo inverno.

Eu diria que estou mais realista para esse ano. Acredito que o CLIMA v.2 veio pra ficar. Esperar coisa boa agora eh se contentar com pouco, como o Loepa frizou. Mantendo a expectativa baixa, ficamos com todo o upside do super frio a nosso favor e nao temos tombos altos/ downside grande, quando mais um outono/inverno do CLIMA v.2 se concretiza.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre Aguiar escreveu:

 

Creio que estamos nos encaminhando para um cenário favorável a eventos EXTREMOS de frio neste ano. Não é todos os anos que temos. Tivemos em 2007. 2008 pulou. 2009 teve. Talvez 2010 tenha pelo que se está desenhando.

 

Isto é muito vago....não foi colocado nenhum elemento objetivo que sugere eventos extremos.

 

 

Não há quase nada de meteorologia neste tipo de previsão. Em Todos os anos existem extremos de frio e de calor no inverno. Vejam 2002: Foi um ano quente, se não o mais quente da década e houve uma forte onda de frio. Acho que o mais singular foi 2000 quando o inverno se apresentou realmente frio (para os padrões subtropicais aqui conhecidos) com duradouras ondas polares.

Eventos extremos não são nada a mais do que a natural dinâmica de uma zona subtropical pouco favorecida, em relação a ondas de frio, graças a sua disposição geográfica.

 

Não arriscamos dizer que o frio de 2010 será realmente significativo em relação a década que passa, ou que 2010 será quente, como 2002. porque não há como fazer este tipo de previsão.

Logo, concordo que, o chute continuará prevalecendo até que novas tecnologias sejam acrescentadas em modelos de previsões do tempo, aqueles que todos nós seguimos quase que a risca...

 

Desde os anos 90 os modelos não evoluíram. A fidelidade da previsão do tempo se mantém a mesma quando comparada a 2000/2010!

Link to comment
Share on other sites

Já estamos no dia 17/02, a segunda quinzena de fev está prometendo ficar dentro dos padrões de calor, mas mesmo assim fev vai ficar acima da média assim como novembro, o que pode salvar esse verão tórrido que vem sendo seria Março, como será que irá se comportar as chuvas e a temperatura nesse mês? será que vai ter mais uma onda de calor?

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura máxima alcançou os 40 graus nas automáticas de Cambuci (norte do estado do Rio) com 40,4 graus (a última acima de 40 lá foi em janeiro de 2006) e em Alegre (sul do Espírito Santo) com 40,5 graus, Alfredo Chaves chegou perto com 39,2 graus, também foi o dia mais quente do ano em algumas cidades de Minais Gerais, Florestal registrou máxima de 35,4 graus.

 

Aqui na cidade do Rio máximas entre 30 e 38 graus, esquentou rápido pela manhã principalmente aqui na zona norte, mas no começo da tarde iniciou o sudoeste que refescou bastante e a noite está terminando bem fresca por aqui, previsão de chuva fraca/moderada pela Georio mas até agora nada.

 

Chuva forte no litoral de São Paulo, a Ilha da Moela teve 135,4 mm de chuva em 5 horas (20Z até 0Z) e na Defesa Civil/Guarujá 118 mm no dia até agora, antes de hoje fevereiro acumulava apenas 23 mm no local.

Link to comment
Share on other sites

Isto é muito vago....não foi colocado nenhum elemento objetivo que sugere eventos extremos.

 

 

Não há quase nada de meteorologia neste tipo de previsão.

 

Há muito de Meteorologia neste tipo de previsão. Só não vou abrir aqui para que "ALGUNS" leiam. Entendeu ? Não é o teu caso Lucas, mas o Ronaldo adota a mesma postura. Somos VACINADOS.

 

Agora, se acharem melhor, por entenderem que sem discussão não interessa a conclusão, a partir de agora não postarea mais sequer as conclusões.

 

 

Não creio que o Alexandre tenha feito essa citação sem ter uma excelente base, haja vista o trabalho que o mesmo desenvolve na Metsul. Por favor, Alexandre, continue postando suas conclusões, pois acredito muito em seu trabalho.

Aqui em Goiânia a mesma monotonia, sem chuva e calor abrasivo.

Link to comment
Share on other sites

Bruno escreveu: Estamos com os ingredientes na mesa para registrar um novo Catarina.

 

Tirou daqui.

 

Estava lendo neste fim de semana um trabalho sobre ciclones subtropicais no Atlântico Sul que me trouxeram exatamente este pensamento. A diferença em relação a 2004 é que estamos com a atmosfera muito mais perturbada, gerando maior divergência e, portanto, frustrando uma situação idêntica. Se ocorrer uma estiagem em março aí eu diria que as chances cresceriam dramaticamente. O problema é como colocar isso para uma esfera pública sem gerar pânico e não afetar sua credibilidade. É preciso trabalhar a informação na ponta dos dedos. Certamente, teria manchete: METEOROLOGIA ANUNCIA NOVO CATARINA. A m...estaria feita.

 

Putz! Imagina?

 

Realmente...deves tomar cuidado com essa informação. Ao mesmo tempo que preciosa, ela tem milhares de kilotons.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à tarde foram duas pancadas fortes e rápidas de chuva. Acumularam no total 12mm. Na segunda pancada avançou uma linda nuvem arco (fotos logo mais) e a mínima do dia foi extrapolada: 20,3°C.

 

A madrugada de hoje foi chuvosa, mas somente teve chuva fraca e moderada. Acumulou 7,5mm.

Agora segue nublado e faz 22,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Dia começou paricalmente nublado e um pouco mais úmido por aqui, brisa do mar já soprando em todo o litoral, possibilidade de chuva isolada mais tarde, será a segunda chuva do mês aqui, em Campos hoje completa 48 dias sem chuva, não chove desde 2009, já Nova Friburgo em plena estação chuvosa só registrou uma chuva diária acima de 10 mm em 2010 até agora.

 

Estive otimista em todos inícios de "temporada" desde a criação do BAZ. Esse ano estou pessimista...

Então eu sou mais um, o bom é que teoricamente não tem como se decepcionar, o que vier é lucro, vou torcer para baixar de 8 graus em Teresópolis e de 17 graus na minha casa no próximo inverno.

Eu diria que estou mais realista para esse ano. Acredito que o CLIMA v.2 veio pra ficar. Esperar coisa boa agora eh se contentar com pouco, como o Loepa frizou. Mantendo a expectativa baixa, ficamos com todo o upside do super frio a nosso favor e nao temos tombos altos/ downside grande, quando mais um outono/inverno do CLIMA v.2 se concretiza.

 

Acho este o posicionamento mais sensato. Temos de conscientizar que o BAZ sofre desde 2001 à espera de uma nevasca que não vem. Não foi um ano atípico. Foram 9. Isso é praticamente 1/3 de uma normal. Isso é mudança climática. Isso é clima v.2.

Seja um inverno com extremos ou sem, nossos estremos v.2 são diferentes dos nossos extremos v.1. Extremos v.1 (décadas de 1970, 1980 e 1990) signficavam neve abundante nas Serras Gaúcha e Catarinense, massas de trajetória absolutamente continental (com ciclone na costa do RS/SC) que avançavam para o SE e faziam o Rio de Janeiro ter máxima abaixo de 20oC com sol! Nosso extremos de agora significam neve em BUE e Pinheiro Machado, neves ralas ou nem isso nas serras, todos fenômenos típicos de frio represado. 2000 foi a última vez que tivemos avanço de massa continental para o SE com temperaturas muito baixas e neve abundante na Serra. Esse era o típico extremo v.1. Antes disso, tivemos 1996, 1994, 1990, 1988, 1984, 1981 e 1979, para não citar que 1990 teve pelo menos dois episódios e 1994 idem e que eu estou ignorando eventos de muita neve no sul sem frio fortíssimo no SE.

 

A dinâmica v.2 é diferente, seja com ou sem extremos. Por isso, se deixarmos nossas expectativas baixas, podemos até curtir o inverno. Mas pensar que "agora ela vem" pode ser apenas mais um fonte de futura frustração. Os ciclos climáticos são longos. Acredito que em outro ciclo a neve possa voltar a ser comum no sul do BR, como foi atá a década de 1990. Mas para isso, esse ciclo tem de acabar. E, por enquanto, eu não vejo isso acontecer!

Link to comment
Share on other sites

Isto é muito vago....não foi colocado nenhum elemento objetivo que sugere eventos extremos.

 

 

Não há quase nada de meteorologia neste tipo de previsão.

 

Há muito de Meteorologia neste tipo de previsão. Só não vou abrir aqui para que "ALGUNS" leiam. Entendeu ? Não é o teu caso Lucas, mas o Ronaldo adota a mesma postura. Somos VACINADOS.

 

Agora, se acharem melhor, por entenderem que sem discussão não interessa a conclusão, a partir de agora não postarea mais sequer as conclusões.

 

 

Não creio que o Alexandre tenha feito essa citação sem ter uma excelente base, haja vista o trabalho que o mesmo desenvolve na Metsul. Por favor, Alexandre, continue postando suas conclusões, pois acredito muito em seu trabalho.

Aqui em Goiânia a mesma monotonia, sem chuva e calor abrasivo.

 

Só para deixar claro. A minha critica não é direcionada a METSUL, mas sim as poucas possibilidades CONCRETAS que a METEOROLOGIA oferece aos meteorologistas/auto-ditadas no campo da previsão para períodos futuros de grande escala temporal!

Link to comment
Share on other sites

Acho este o posicionamento mais sensato. Temos de conscientizar que o BAZ sofre desde 2001 à espera de uma nevasca que não vem. Não foi um ano atípico. Foram 9. Isso é praticamente 1/3 de uma normal. Isso é mudança climática. Isso é clima v.2.

Seja um inverno com extremos ou sem, nossos estremos v.2 são diferentes dos nossos extremos v.1. Extremos v.1 (décadas de 1970, 1980 e 1990) signficavam neve abundante nas Serras Gaúcha e Catarinense, massas de trajetória absolutamente continental (com ciclone na costa do RS/SC) que avançavam para o SE e faziam o Rio de Janeiro ter máxima abaixo de 20oC com sol! Nosso extremos de agora significam neve em BUE e Pinheiro Machado, neves ralas ou nem isso nas serras, todos fenômenos típicos de frio represado. 2000 foi a última vez que tivemos avanço de massa continental para o SE com temperaturas muito baixas e neve abundante na Serra. Esse era o típico extremo v.1. Antes disso, tivemos 1996, 1994, 1990, 1988, 1984, 1981 e 1979, para não citar que 1990 teve pelo menos dois episódios e 1994 idem e que eu estou ignorando eventos de muita neve no sul sem frio fortíssimo no SE.

 

A dinâmica v.2 é diferente, seja com ou sem extremos. Por isso, se deixarmos nossas expectativas baixas, podemos até curtir o inverno. Mas pensar que "agora ela vem" pode ser apenas mais um fonte de futura frustração. Os ciclos climáticos são longos. Acredito que em outro ciclo a neve possa voltar a ser comum no sul do BR, como foi atá a década de 1990. Mas para isso, esse ciclo tem de acabar. E, por enquanto, eu não vejo isso acontecer!

 

v.1 para Mudanças Climáticas e menos neve

 

O aquecimento global expande os trópicos em direção aos polos, o que comentei aqui há uns dois ou três anos, e reduz o frio e a neve nas regiões subtropicais.

 

v.2 para Mudanças Climáticas e mais neve

 

O aquecimento global resulta em mais umidade na atmosfera, trazendo mais precipitação e, por conseguinte, maiores acumulados de neve.

 

Este é o debate da hora nos Estados Unidos. Se neva menos, é o aquecimento global. Se neva demais, é o aquecimento global.

 

Lembram que comentava em 2008 e 2009 aqui sobre a reclamação sobre "snow drought" no Nordeste dos Estados Unidos. Estava nevando mais no Sul dos EUA que em algumas localidades do Nordeste americano. Neste 2010, o NE americano tem o seu inverno com mais neve em mais de 130 anos de dados em várias localidades. Um sinal do que está por vir ?????

Idem a Europa, em que algumas regiões reclamavam anos sem nevadas expressivas - este inverno foram muitas e muito expressivas, alguns recordes.
Link to comment
Share on other sites

Eu não sei quanto a outros lugares, mas aqui no Rio de Janeiro estes valores de TSM por satélite estão para a temperatura da água da praia como a temperatura do abrigo meteorológico de Berlin está para a temperatura na praia de Copacabana, foi medida uma temperaura de 17 graus no mar da cidade a poucos dias e eu quase saí com hipotermia após um breve banho. Sei que estas estimativas/medições não tem por objetivo medir a "temperatura de surfe" pois a mesma pode ser influenciada por fenômenos de escala bem menor (infelizmente alguns meteorologistas irresponsáveis usam para este fim), mas talvez em outros locais seja um indicador mais fiel disso do que aqui, no nordeste por exemplo.

 

Nesta madrugada veio uma chuva calma e refescante, agora temperatura 24/26 graus com chuva muito fraca, tarde mais fresca desde o dia 31 de dezembro. Nas áreas de seca (serra/norte) nada ou quase nada por enquanto, no norte se chover deve ser muito pouco infelizmente.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Realmente...deves tomar cuidado com essa informação. Ao mesmo tempo que preciosa, ela tem milhares de kilotons.
[2]

 

Ainda mais nesse universo de vocês onde pouquíssimo se cria e muito se copia... Também concordo que lançando a conclusão já é um baita "adianto" para nós leigos espectadores...

 

Aqui, AGORA, inicia a aquecer um pouco mais... Após uma excelente madrugada, fria devido a estação, onde INMET registrou 18.6°C e SBSM 16°C estamos com 26°C; 76% de URA e vento de Se à 20Km/h na BASM e indicativo de rajada em 24Km/h no INMET... Aliás, a convencional do INMET há uns tres dias que não "abre"...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Só para dizer que não morri, estou na Penha, Litoral Norte de SC (onde está o Beto Carrero), onde cheguei no fim da tarde de 3ª-feira! Pra variar, cheguei junto com a chuva, já que naquela hora, em torno das 18:30, estava 29°, quase nublado e muito abafado!

 

Choveu das 9 h até em torno das 16 h de 4ª-feira, voltando a chover de noite, e hoje (5ª) choveu em torno das 13 h. Com o sensor numa varanda e perto da janela, tive as seguintes variações:

 

4ª-feira - 22,6°/26,3° (sem sol)

5ª-feira 21,0°/28,0° (até às 16:30)

 

Estou no bairro Santa Lídia, bem no meio entre a área urbana da Penha e o bairro de Gravatá (Navegantes). Enfim, distante do mar. Creio que há boas mínimas no inverno, já que temos muito morros à volta (a casa fica no meio do mato junto à face oeste de um desse morros).

 

Agora está nublado e faz em torno de 27° com vento moderado, creio que de S ou SE.

 

Depois eu volto (quando der)! 8-)

Link to comment
Share on other sites

A quinta feira é um verdadeiro refresco aqui no Rio de Janeiro após a onda de calor que nos atingiu por semanas causando inclusive quebra de recordes recentes(alguns de até 7 anos), hoje a chuva chegou na madrugada, apenas de forma moderada mas contínua, com a manhã ela passou para fraca e desde então ocorre um chuvisco prolongados com poucos momentos de pausa, o acumulado aqui no bairro da Abolição na zona carioca foi de 27mm, mês em 43mm, ainda muito abaixo da média que é um pouco acima dos 100mm, hoje a máxima foi de apenas 28,2°C por aqui mas agora tenho 26,4°C e garoa, a mínima foi de 24,9°C mas ainda pode mudar, o dia mais fresco desde 31 de dezembro(aliás, hoje e o dia 31/12 foram os únicos dias deste verão que tiveram máxima abaixo dos 30°C :? ).

Link to comment
Share on other sites

E finalmente a chuva chegou aqui na zona norte de Goiânia. Foi uma bela pancada de chuva e refrescou muito, indicando uma noite bem agradável, ao contrário dos últimos dias. Tomara que o padrão verificado mude e possamos reverter essa seca que se instalou desde o início do ano. Espero em breve já estar enviando dados da estação que estou adquirindo.

Link to comment
Share on other sites

A tendência para o Rio de Janeiro é que o sol retorne trazendo temperaturas mais elevadas para o final de semana, mas no início da semana mais uma pequena frente ou instabilidade poderia atuar no estado e para o final do mês está mantida uma possível mudança mais duradoura, espero que este novo padrão se concretize e traga chuva para lugares como a Região Serrana (onde a chuva foi pouca com o sistema atual, Friburgo acumula em torno de 10/15 mm no mês para uma média acima de 200 mm e 70 mm em janeiro para 250 mm de média) e principalmente para o norte do estado do Rio (que enfrenta uma seca histórica de quase 50 dias sem um pingo de chuva, não chove desde 2009 em algumas cidades), além do ES e grande parte de MG e GO que tem recebido muito menos chuva que o normal neste verão, aqui na capital fluminense a média ainda pode ser alcançada com as chuvas do final de fevereiro, mas no norte e serra a chance é quase nula, resta esperar pelo mês de março e torcer para que chova muito.

 

A noite começa nublada e agradável, hoje não passou de 26 graus durante o dia com chuva fraquíssima indo e voltando.

Link to comment
Share on other sites

Hj choveu 7,25mm no total durante o dia em Friburgo na estação da UERJ, ou seja, praticamente nada. Pelo menos melhorou um pouco o calor. Enquanto a máxima ontem bateu os 32°C, hj ficou na casa dos 25°C. Ainda existe previsão de chuva, mas ainda não acredito que nas próximas horas chova o suficiente para terminar a seca.

Link to comment
Share on other sites

Só para dizer que não morri, estou na Penha, Litoral Norte de SC (onde está o Beto Carrero), onde cheguei no fim da tarde de 3ª-feira! Pra variar, cheguei junto com a chuva, já que naquela hora, em torno das 18:30, estava 29°, quase nublado e muito abafado!

 

Choveu das 9 h até em torno das 16 h de 4ª-feira, voltando a chover de noite, e hoje (5ª) choveu em torno das 13 h. Com o sensor numa varanda e perto da janela, tive as seguintes variações:

 

4ª-feira - 22,6°/26,3° (sem sol)

5ª-feira 21,0°/28,0° (até às 16:30)

 

Estou no bairro Santa Lídia, bem no meio entre a área urbana da Penha e o bairro de Gravatá (Navegantes). Enfim, distante do mar. Creio que há boas mínimas no inverno, já que temos muito morros à volta (a casa fica no meio do mato junto à face oeste de um desse morros).

 

Agora está nublado e faz em torno de 27° com vento moderado, creio que de S ou SE.

 

Depois eu volto (quando der)! 8-)

 

Marcão, os pais de um colega meu moram em Gravatá, de vez enquando ,sempre estou por ai.

Aqui em Joinville desde terça que não para de chover... hoje foi mais um dia de muita chuva 21,8 e 26,7 e 31mm de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

FRIO NO FINAL DA PRÓXIMA SEMANA, PELOS MODELOS.

 

Notei que a "umidade" sobre o RS em 20/21/22 não seria "tanta" chuva assim, embora tenha indicativo "rosa/lilás" sobre o centro do estado...

 

Por enquanto, BASM já arrefeceu para 23°C... Aqui mantenho 24°C pelo accuweather que, por coincidência, está nos níveis de registro da Automática do INMET...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

As tuas mensagem que não têm nada de errado estão sumindo PHP.

 

MUITAS ESTÃO SUMINDO... ATÉ AS MINHAS SEM INTENÇÃO DE FERIR SUSCEPTIBILIDADES... PARECE QUE EU INICIEI UMA DISCUSSÃO INFRUTÍFERA E AGORA PAGO PELOS OUTROS...

 

.......................

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não sei o que está havendo... mas mensagens sem relação

com o tópico ou ofensivas sempre serão apagadas ou enviadas para a

moderação...portanto, cabe ao moderador que está movendo as mensagens

justificar o porquê de ter feito. A discussão do AAA com PHP, Zeca e Mafili

já passou, afinal de contas ;)

Link to comment
Share on other sites

Qual é gurizada (by Duquia)?

Vamos pacificar o BAZ.

 

UPP no BAZ já! :lol:

Brincadeira à parte, a noite é nublada e relativamente amena no Rio com 26,6°C, o estranho é esta ser uma temperatura maior que a que registrei pela maior parte do dia por aqui(a máxima foi de 28,2°C pouco depois das 13h, mas depois de umas 15h ficou abaixo de 26,5°C direto), mas isto se deve provavelmente ao retorno do ar mais quente e seco que deve trazer novamente altas temperaturas nos próximos dias(mas não a ponto de chegar aos 40°C, talvez nem a 38°C), agora uma mudança sólida mesmo devemos ter depois do dia 25, nem quero me animar muito mas parece que vem aí um bom período de tempo bem úmido e ameno.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.