Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

A madrugada foi a mais abafada do ano, mas a mínima foi a 2ª maior. Foi 22,0°C.

Agora, céu com pouquíssimas nuvens, mas não é de brigadeiro. O brigadeiro está sendo feito no fogo ainda :twisted: .

Faz 31,7°C contra 31,9°C ontem no mesmo horário.

A máxima deve chegar a 36/37°C.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o calor no Rio Grande do Sul!Diria que está tão interessante de acompanhar quanto uma onda de frio! :twisted:

Aqui no Rio o comecinho de tarde é muito quente também, aqui na zona norte da capital, bairro da Abolição, já tenho 37,8°C e céu limpo, em outros pontos da cidade temos 37°C no Aeroporto de Jacarepaguá e de Campo dos Afonsos, 34°C em Santa Cruz e no Galeão e 32°C no super arejado Santos Dumont(que só representa uma parte do Centro e a área mais litorânea da Zona Sul),a máxima hoje deve ficar entre 39 e 40°C aqui na capital fluminense.

Link to comment
Share on other sites

Um linha de bigornas já pode ser vista à sudoeste de POA.

 

Chega logo!!!!

Temos instabilidade atmosférica mais acentuada, coisa que não havia ontem!

 

Depois de minha mínima recorde (se não chover) agora tenho impressionantes 37,1° com 47%. Isso dá sensação acima de 45°! :shock: :shock: :shock:

 

Vento de NNO a 15,5 km/h!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma madrugada de céu limpo, com isso a queda de temperatura foi maior nas áreas rurais e urbanas menos adensadas, a mínima Xerém ficou na casa dos 21 graus e VM na casa dos 24 graus, pela ilha de calor 25/27. Agora com ar seco vai subindo rapidamente, até onde chega vai depender do vento mas deve passar ontem.

 

Comparando nov 1985 (primeiro parêntese, todas nos dias 15 e 16) e ontem (segundo) em algumas cidades:

 

Bagé: (39,5) (35,4)

 

Bom Jesus: (34) (31,6)

 

Caxias do Sul: (37,5) (32,8)

 

Encruzilhada do Sul: (39,5) (35,2)

 

Passo Fundo: (38,3) (33,1)

 

Porto Alegre: (39,8) (38,7)

 

Salgado Filho aero: (41) (39)

 

Santa Maria: (40,2) (38,4)

 

São Luis Gonzaga: (41) (37,9)

 

Hoje ainda pode superar ontem mas para o norte do RS, mas em geral tirando a região de Porto Alegre (onde na média do dia até superou 85) e algumas localidades do litoral, ainda tem que comer muito arroz com feijão para alcançar 85, no interior o ar quente foi bem mais forte em 85, as máximas de CS e PF naquele evento foram impressionantes. Caso já existisse a rede atual da Metroclima creio que a máxima absoluta de Porto Alegre seria mais parecida com a de Montevideo no Uruguai (42,8 graus).

 

 

Enquanto isso marrecas divulgam dados de termômetros sobre o asfalto ou de totens pintados de preto para contestar os valores divulgados desde estações meteorológicas instaladas com critério ...

Isso aqui já é regra, se pararem de fazer vou estranhar, o termômetro mais popular da cidade é o maluquinho da Central do Brasil que tem o costume de marcar 50 graus em dias de sol forte, aqui perto de casa tem um assim também.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gostaria de parabenizar o Loepa pela mensagem dele acima. Se o povo do RS, que está sendo submetido a uma histeria coletiva de ineditismo em calor, pudesse ler. BTW, qual a fonte dos dados ?

 

Tenho uma normal 1961/1990 em casa, tem alguns aerros (como os 35 de SJ) mas estes parecem certos.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Comparando nov 1985 (primeiro parêntese, todas nos dias 15 e 16) e ontem (segundo) em algumas cidades:

 

Santa Maria: (40,2) (38,4)

 

Hoje ainda pode superar ontem mas para o norte do RS, mas em geral tirando a região de Porto Alegre (onde na média do dia até superou 85) e algumas localidades do litoral, ainda tem que comer muito arroz com feijão para alcançar 85, no interior o ar quente foi bem mais forte em 85 (...)...

 

DISSE TUDO!!!... Era o que eu gostaria de ter referido, mas como não tenho dados coletados como os que vocês têm fiquei com receio de ser "mal interpretado"... Mas li o ouvi reclamações tipo "nunca tinha visto"... Ora, Bolas, lembro da década de 80, entre 83 e 85, entre julho e novembro, era um sarandeio de vento norte e muito calor. Inclusive diziam que que "os invernos já não eram mais os mesmos"... Na época com dierito à cigarras dia e noite nos salseiros... Mas hoje nem salseiros existem mais por aqui e depois É VERÃO TCHÊ!!!!

 

Enquanto isso marrecas divulgam dados de termômetros sobre o asfalto ou de totens pintados de preto para contestar os valores divulgados desde estações meteorológicas instaladas com critério ...

 

:?: :?: :?: 8-) :lol:

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui "Virando noite"... Olhem os níveis de radiação do INMET... Está subindo de So-S... Últimas atualizações: BASM 30ºC; 1009hPa; vento So-W à 5.56Km/h... Aguardemos, pois o aspecto é de iminente pancada... Oxalá, venha!!!

 

TROVOADAS!!!!!

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Aqui com certeza os verões amenos contribuiram para piorar a percepção geral deste verão, este mês de janeiro realmente foi quente na média (apesar da máxima absoluta "amena"), mas janeiro de 2007, 2008 e 2009 foram amenos (principalmente os dois primeiros, 2009 começou ameno mas no fim já estava normal, ficou um pouco abaixo da média), 2008 então foi o verão mais ameno que eu já vi, tirando uns períodos de no máximo 1 semana de calor (em dez, jan e mar) foi ameno direto, 2006 teve forte calor em parte da segunda metade de janeiro mas na média foi menos quente que 2010. Hoje o vento norte está perdurando mais que ontem aqui (até em Jacarepaguá onde a brisa do mar tem chegado entre 10:00 e 12:00, hoje 14:00 ainda com vento norte), mas já tem umas nuvens finas (cirrus) atenuando o sol muito levemente, talvez passe dos 38,7 de ontem em alguma auto. 35 graus agora no Santos Dumont, "recorde" do ano e supera recorde do verão passado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

NA GAÚCHA FIZERAM UM PROGRAMA PARA VER SE O CALOR JÁ ERA "OBRA' DA INTERFERÊNCIA HUMANA OU NORMAL.

 

2 VERÕES BRANDOS, AUSÊNCIA DE CALOR MUITO FORTE, TAMBÉM DE NOITE, FEZ COM QUE TODOS ESTRANHASSEM O CALOR INTENSO. MAS É UMA ONDA DE CALOR QUE VAI ENTRAR NO ROL DAS GRANDES ONDAS DE CALOR, PELA DURAÇÃO E ABAFAMENTO.

 

39,2 NA GRANDE FPOLIS, 39,3 EM TUBARÃO E 41,8 EM CRIC.

É verdade! Como bem colocou o Loepa com os dados, essa onda de calor (pelo menos ainda) não é digna das piores do século no que se refere às máximas! A bizarrice desse calorão, em especial a região de POA, sul de SC e o sul do RS, é pela absurda retenção de calor e as mínimas elevadíssimas! Os 27,9° de mínima ontem no INMET de POA é o recorde histórico da cidade em 100 anos e 2 meses!! Pegar 35,5° como eu tinha em casa às 21 h de ontem é absurdo, é, como disse o AAA, "viramos Austrália". Isso não é normal: calor infernal e permanência desse calor à noite!

 

Nas ondas de calor que me recordo em 1994, 1997, 2003 e 2006 tínhamos máximas beirando os 40°, mas baixava dos 30° à noite e ficava uns 27° na entrada da madrugada, chegando a 25°/26° de manhã cedo. Agora estamos 3° ou mais acima disso, e entrando a noite BEM ACIMA de 30°! Ademais, não tínhamos sensação de 50°. Fazia 38° com 25/30%. Ontem tivemos 38°com mais de 40% . Isso é loucura!! Só ficou mais seco ao final do dia.

 

Agora, estamos fritando, torrando, derretendo: 38,7° com 44%! Sensação na casa dos 50°!! :shock: :shock: Vento OSO a 20,4 km/h. Isso é Austrália com a umidade mais alta! Uma Austrália piorada!

 

Abraços australianos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje está mais confortável. Não há um abafamento e sopra uma brisa quente.

Ontem registrei 41.4°C no meu termômetro. Fiquei assutado.

Hoje está agora marcando 37.4°C . marcou já 37.8°C.

Pelo menos aqui o pico de calor foi ontem.

Pra completar, faltou luz ontem aqui. Estava insuportável.

Apelei para a toalha molhada colocada ao redor do pescoço. Funciona e refresca.

Li uma notícia agora que estão tranportando neve para o local onde serão realizados os jogos olímpicos de Inverno no Canadá! quer dizer: o frio desceu para os States. O calor desceu para o RS. Há uma alteração atmosférica a ser analisada nesta história toda...

Alias, temos que criaz o BAQ: Brasil acima dos quarenta!!! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Marambaia por 0,1 superou ontem, bateu 38,8 entre 13:00 e 14:00.

 

H

Li uma notícia agora que estão tranportando neve para o local onde serão realizados os jogos

 

Seattle logo ao sul de onde serão os jogos teve o janeiro mais quente desde o início dos registros em mais de 100 anos, média simples de 8,3 graus, nas montanhas sempre tem neve mas a cota deve estar mais alta.

Link to comment
Share on other sites

Em Tramandaí o vento virou de NO para NE e a queda foi de 38,8° para 31,5° na última hora. Rio Pardo teve 34,9° e nublou, virando o vento para oeste e faz 32,1°. Santa Maria choveu e caiu para 25,8° na última hora.

 

De fato, a serra e o Litoral Norte estão mais quentes porque a frente semi-estacionária avançou um pouquinho, e o jato de baixos níveis que estão abastecendo o sistema se deslocaram para o norte pegando essa regiões em cheio. POA ainda sofre com esse jato. Agora venta de NO a 29,0 km/h e aumenta a nebulosidade.

 

Agora faz 38,9° com 44%. Bateu 39,0° a poucos segundos! Pressão em 1007,9 mb!

 

Uhuuu!!

Link to comment
Share on other sites

Não foi uma "grande" pancada... Mas já amenizou, pois houve queda em torno de 5°C... SBSM e INMET 25°C... UFA!!!

25°? O que é isso? Não entendi... :lol: :lol:

 

Aqui sempre acima dos 30°. Nublou um pouco e faz 38,2° com 46%. Podia ao menos bater um vento SO e entrar nebulosidade mais espessa, talvez até chover. Já está perdendo a graça...

 

Abraços sem graça!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio muito quente também, tenho agora na zona norte 39,0°C após bater 39,5°C, muito quente mesmo, em outros pontos da cidade também muito calor com 38,1°C em Guaratiba(já betu 38,3°C) 38°C em Jacarepaguá e Campo dos Afonsos, 37,0°C em São Cristóvão(após ter tido 38,8°C), 37°C no Galeão, 36°C em Santa Cruz e 35°C no Santos Dumont, no Sul do Brasil de acordo com os aeroportos(14h) chamam a atenção os 39°C em Canoas-RS, 38°C em Porto Alegre, 38°C em Criciúma-SC, 37°C em Florianópolis, 36°C em Joinville e 32°C em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante esta onda de calor no sul do país. Não chega perto das temperaturas

registradas por aí, mas aqui na minha cidade também estou registrando valores altos

nos últimos dias, sempre acima dos 32C. Aliás, hoje é o nono dia sem chuva em Juiz

de Fora, isso definitivamente contribui para máximas elevadas. Ao menos as noites

têm estado agradáveis, ao redor dos 20/22 graus.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

:D ...

 

Indicador de Localidade:

SBSM

 

Data:

04 de Fevereiro de 2010.

 

Hora:

16:20 (UTC).

 

Temperatura:

25ºC

 

Umidade Relativa Calculada:

94%

 

Vento (Norte Geográfico):

Direção: 270º

Velocidade em KT(nós): 04

Velocidade em km/h : 7,41

 

Visibilidade Horizontal Predominante:

Igual ou acima de 10000 metros

 

Condições Gerais do Tempo:

Céu parcialmente nublado, com chuva.

 

Ajuste do Altímetro:

1010hPa

 

Indicador de Localidade:

SBSM

 

Data:

04 de Fevereiro de 2010.

 

Hora:

17:00 (UTC).

 

Temperatura:

27ºC

 

Umidade Relativa Calculada:

84%

 

Vento (Norte Geográfico):

Direção: 260º

Velocidade em KT(nós): 04

Velocidade em km/h : 7,41

 

Visibilidade Horizontal Predominante:

Igual ou acima de 10000 metros

 

Condições Gerais do Tempo:

Céu parcialmente nublado, com chuva.

 

Ajuste do Altímetro:

1010hPa

 

INMET

 

04/02/2010 16 25.8 31.3 25.8 85 85 60 23.2 23.7 22.1 998.8 998.9 998.0 2.8 232° 7.7 1416 1.8

 

04/02/2010 17 27.9 28.3 25.0 80 93 77 24.2 25.0 23.1 999.0 999.0 998.7 2.3 215° 7.7 2128 2.0

 

Em tempo: Segundo rádio Imembuí, "CHOVE PELA REGIÃO"...

 

SyS com :D !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Chegou a brisa do mar, Marambaia foi de 38,8 para 32,2 graus, Copacabana já abaixo de 30 graus, deve estar uma delícia na praia. Na zona norte ainda 38 graus, no centro já caindo de 35 para 32.

 

O aero de Florianópolis está certo? O Inmet tinha 33,7 graus e a Davis do Paulo 34,8 graus na última hora (ambras continente), mas o aero na ilha 38. :shock:

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja deve ter seu recorde quebrado desde a instalação da sua estação. Agora faz 25,4C lá em cima.

 

Morro da Igreja com 26,7...recorde da est. desde sua abertura em 18/06/07 superando 26,3 de 05/11/09..!!!

 

E pelo jeito, há de se aproximar do recorde histórico lá de cima, vide a situação das estações vizinhas.

Link to comment
Share on other sites

E a temperatura enfim chega aos 40 graus de verdade no Rio de Janeiro(e não aquele embuste da Praça Mauá), faz 40 graus neste momento no Aeroporto de Campo dos Afonsos, bem no entroncamento da Zona Norte com a Zona Oeste do Rio, dado este que é plenamente confiável ao contrário da estação do INMET na Praça Mauá, na verdade tenho quase certeza que essa não é apenas a primeira vez que chega a 40°C neste verão mas sim desde 2007 pelo menos(o Loepa deve saber melhor, então me corrija se eu estiver errado), em outros pontos da cidade de acordo com os aeroportos temos ainda 38°C no Galeão, 37°C em Jacarepaguá e Santa Cruz e 33°C no Santos Dumont(após bater 35°C lá), nas estações da Geo-Rio mais calor, faz neste momento 40,2°C em São Cristóvão e 35,3°C em Guaratiba(após dar 38,8°C lá), agora indo para o Sul a temperatura começa a cair bem devagar em Porto Alegre, já em Criciúma-SC ainda 40°C e em Floripa 38°C, agora deixo para os bazianos catarinenses me corrigirem(ou não), esses 38°C não estão quase batendo o recorde histórico de Floripa que salvo engano era 38,X°C ou 39°C?Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Indaial já tem máxima de 39,2ºC :shock: , mas pode subir um pouco mais ainda até a próxima hora...

 

Aqui em Jaraguá também está MUITO quente. O céu está com pouquíssimas nuvens e tem um fraco vento oeste que ajuda a dar uma sensação ainda maior de calor. O normal neste horário seria ter viração, mas parece que hoje não vai ter.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do forte calor, ainda me considero privilegiado, ontem máxima em Soledade foi igual a de Canela, com 32.3º e hoje subiu um pouco mais bateu em 32,7º as 14h, algumas pancadas de chuva pro lado de Fontoura Xavier e Barros Cassal, hoje tem mais nebulosidade e muito mais vento,a rajada máxima foi de 62,2 km/h!!!

Criciúma seria uma das cidades mais quentes do Brasil?

Link to comment
Share on other sites

Sobre o aeroporto de Florianópolis, segundo o site TuTiempo a temperatura já alcançou 39ºC em 03/01/1973 e em 10/02/1973 pelo o que eu percebi. Mas não sei os dados são completamente confiáveis...

 

http://www.tutiempo.net/en/Climate/Florianopolis_Aeroporto/01-1973/838990.htm

 

Segundo o Inmet , o recorde em Florianópolis é de 38,0 graus (21/12/1997), desde o inicio das medições

No INMET está na casa dos 34°C, possivelmente a máxima não passará de 36°C por lá.

É realmente estranho esse dado do Aero.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.