Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2010


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

  • Replies 655
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O ano começa com friozinho na faixa leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Serra, o Morro da Igreja chega a ter 8°C.

 

08,6°C Morro da Igreja

11,7°C São Joaquim

12,0°C São José dos Ausentes

13,8°C Vacaria

14,7°C Canguçu

15,5°C Lagoa Vermelha

15,8°C Rio Negrinho

15,9°C Caçapava do Sul

16,5°C Camaquã

16,5°C Curitibanos

16,5°C Jaguarão

16,8°C Bagé

16,8°C Soledade

 

Aqui no estado de SP:

 

20,8°C São Carlos

20,9°C Matão

21,2°C São Paulo

22,2°C Ibitinga

22,9°C Barra Bonita

23,5°C Pradópolis

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

O "Vale dos Dinossauros" começa um dois mil e dez sob auspício de um estudo que aponta elevação da temperatura, comparada com anos anteriores, na capital...

 

Aqui "são duas horas da madrugada de um dia assim..." 19°C; 80%; 1015 hPa e vento à 25Km/h no Aeroporto...

 

Quem dera fosse sempre assim...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Estou em Angra dos Reis e parece que aconteceu uma tragedia por aqui... O fato eh que choveu muito nas ultimas 48 horas... Ontem pegamos varios pontos de deslizamento na BR 101, com muito transito. Hoje o tempo abriu, mas ta calor e com cara de que vai fechar em breve de novo.

Link to comment
Share on other sites

Estou em Angra dos Reis e parece que aconteceu uma tragedia por aqui... O fato eh que choveu muito nas ultimas 48 horas... Ontem pegamos varios pontos de deslizamento na BR 101, com muito transito. Hoje o tempo abriu, mas ta calor e com cara de que vai fechar em breve de novo.

Uma pousada infelizmente veio baixo por causa do deslizamento.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente assim como 2009 terminou mal para diversas famílias do Estado do Rio de Janeiro, 2010 também começa terrível para muitas outras também, devido às fortes chuvas entre os dias 30 e 31 uma pousada e várias casas foram soterradas na madrugada de hoje por uma encosta na Ilha Grande, ao largo do litoral de ngra dos Reis, litoral sul fluminense.Já são 15 mortes confirmadas no local, mas ainda há diversas pessoas soterradas e a estimativa da prefeitura de Angra é de pelo menos 40 mortos.Com as 15 já confirmadas, mais outras 10 que ocorreram ontem também em Angra, e outras 20 que ocorreram também ontem na cidade do Rio(12) e nos municípios de Niterói(2), Duque de Caxias(1), Magé(2), São João de Meriti(1) e Belford Roxo(2) que ficam na RMRJ, já chega a pelo menos 45 o número total de mortos pelas chuvas no Estado, mas pelo andar da carruagem esse número vai se aproximar dos 100 com a provável confirmação de outras dezenas de mortes na tragédia na Ilha Grande.Apesar dessa notícia triste logo no começo do ano, as festas de Réveillon correram bem, inclusive a famosa de Copacabana, sem chuva ao contrário do que diziam as previsões, para finalizar a mensagem desejo a todos um Feliz Ano Novo!

Link to comment
Share on other sites

tentei pegar a BR 101 sentido SP agora e tivemos que voltar. Tem varios pontos onde a queda de barreiras impede a passagem de Angra para Paraty e Ubatuba. Todo mundo que tem barco esta pegando o barco e indo para a ilha grande ver o ocorrido e tentar ajudar. A marinha formou uma linha de isolamento na area. Engracado que estive la antontem de barco... Estava tudo muito bem. Almocei em um restaurante flutuante de um gaucho de Alegrete, estabelecido em Angra a 14 anos, um cara curioso, que conhece Eugenio Saraiva, Bruno. A regiao eh realmente linda e muita gente procura a Ilha Grande para mergulhar.

Eu torco para parar de chover. Ha muitos outros pontos frageis e semi deslizamentos navregiao que podem gerar outros problemas.

Link to comment
Share on other sites

Situação de momento em algumas cidades aqui do Vale e do Litoral Norte:

 

 

Nas cidades, o estrago também é grande. Em Ubatuba, o bairro Parque Guarani novamente teve enchente e alagou as casas às margens do rio. As famílias foram levadas para o ginásio de esportes Tubão. A queda de barreira que havia entre as praias das Toninhas e Enseada já foi retirada, e a do Pissinguaba também. Por enquanto 38 pessoas estão desabrigadas. O bairro Praia da Almada está isolado por queda de barreira.

 

Já em Aparecida, cerca 130 casas foram atingidas pelo alagamento, mas somente 15 pessoas estão desalojadas. Os bairros Ponte Alta e Jardim Paraíba foram os mais atingidos.

 

A chuva parou em Guaratinguetá. Houve desbarrancamentos, mas sem vítimas. Ao todo, 70 pessoas estão no alojamento e mais de 200 casas foram interditadas. Dos 88 bairros da cidade, a estimativa é que entre 15 e 20 tenham sido afetados. Há 100 desalojados e 100 desabrigados. Na Pedreira, duas casas caíram na Rua Anísio Novaes. Além do desbarrancamento, o deslizamento chegou ao rio e fez a água avançar ainda mais sobre as casas.

 

Em Cruzeiro, também parou de chover, mas há três bairros atingidos: Vila Maria, Vila João Batista e Vila Juvenal. Há queda de barreira na Estrada Transval, na zona rural do muncípio. O local está sendo limpo.

 

O rio Paraíba encheu, alagou ruas de Cachoeira Paulista e deixou cinco famílias desalojadas. As residências ficam na Margem Esquerda e Vila Carmem. No Bairro Três Barras caiu uma ponte, mas não ficou isolado. Já o acesso para Cruzeiro está alagado.

 

Em Taubaté, caiu uma barreira no Itaim, mas já foi retirada. Uma família que ficou ilhada já foi resgatada. A Estrada dos Remédios e Sete Voltas ficaram interditadas. Os moradores do bairro Chácara Silvestre estão há 48 horas sem água.

 

Em São Luis do Paraitinga, moradores da zona rural estão isolados. O rio está a mais de 4 metros acima do nível normal. A ponte que dá acesso está interditada e há mais de 500 moradores desalojados. Também há algumas casas condenadas. A estrada está interditada na altura de Catuçaba. A cidade está sem água, sem telefone.

 

Em Lagoinha continua chovendo. Os bairros Santana, Barro Vermelho, Pinheiro, Paraitingado Zé Luiz estão ilhados. O Bairro do Porto alagou.

 

Em Cunha, parou de chover e duas famílias foram levadas para o alojamento da cidade. Outras três famílias estão ilhadas na zona rural. Seis casas estão interditadas e cinco pessoas morreram soterradas na Barra do Bié. Uma mulher foi resgatada com vida e outra pessoa continua desaparecida sob os escombros.

 

Fonte: VNews

 

Por enquanto, nenhuma notícia sobre as cidades localizadas na Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

Muito chato o ocorrido em Ilha Grande. Já estive lá 2 vezes, lugar maravilhoso, mas de fato com locais

de muita declividade. Aquele lugar tem muita chuva naturalmente, mas parece que desta vez foi demais.

Tem estação na ilha para sabermos quanto que choveu ?

 

O ano novo foi com chuva por aqui, e o primeiro dia do ano foi encoberto e com chuvas ocasionais.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um fevereiro/2009 mais quente dos ultimos 4 anos aqui na

baixada: 2006[24,5°c]2007[25,1°c]2008[25,5°c] e 2009[26,0°c],sendo

mais quente que os meses de novembro 2008 e janeiro 2009,sendo

registrada a minima mais elevada dos ultimos 3 anos[23,5°c].Quanto a

precipitaçao,pode se dizer que foi boa graças as pancadas de chuva que

ocorreram em 12 dias deste mes,totalizando um volume dentro da media

esperada para o mes.

 

TEMP.MIN+BAIXA: 12,9°C

TEMP.MIN+ ALTA: 23,5°C

 

TEMP.MAX+BAIXA: 27,2°C

TEMP.MAX+ ALTA: 36,7°C

 

MED.TEMP.MINIMA: 19,0 GRAUS

MED.TEMP.MAXIMA: 33,0 GRAUS

 

TEMP.ABAIXO DOS 20°C: 20 DIAS

TEMP.ABAIXO DOS 15°C: 2 DIAS

TEMP. ACIMA DOS 30°C: 21 DIAS

TEMP. ACIMA DOS 35°C: 7 DIAS

 

DESV.TEMP.MINIMA: -1,0°C

DESV.TEMP.MAXIMA: +2,0°C

 

DESVIO MEDIO: +1,0 GRAU

 

PREC.ACUMULDA: 146,5 MM

 

DESVIO PRECIP: -3,5 MM

 

TEMPERATURA MEDIA MES: 26,0 GRAUS

Link to comment
Share on other sites

isso eh curioso... A chuva foi forte aqui em Angra, mas durou 2 dias... Eu sinceramente ja vi chuvas piores e mais duradoras em minha vida. Na minha estacao em Campos do Jordao foram 43,4 mm em 24 horas, ou seja, nao foi tanto assim. O que pode ter ocorrido eh que o solo estava ja encharcado e depois dessa chuva nao aguentou. Amanha a ZCAS parece se afastar mais para o sul... Vai agir principalmente sobre o PR e SP, devendo chegar ate Curitiba. Que va para longe daqui.

A cena eh muito triste e amanha, gracas a Deus, volto para Sao Paulo. O ambiente eh dos piores, todos muito tristes por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Já chega a 30 o número total de mortos em Angra dos Reis(sendo 19 na pousada na Ilha Grande e 11 no Centro de Angra) e 50 em todo o Estado(os outros 20 ocorridas ontem e na noite de anteontem conforme já dito foram distribuidos entre o Rio-12-e 5 municípios da Região Metropolitana), mas há pelo menos mais VINTE E DUAS pessoas desaparecidas no desabamento do Centro de Angra, no desabamento da Ilha Grande ainda não há um número oficial de desaparecidos mas se fala em algo entre 40 e 50 pessoas que estariam na pousada no momento do acidente, isso sem contar as casas de veranistas ao lado da pousada e que também foram soterradas, apenas esclarecendo que a informação divulgada hoje no Jornal Nacional de que a estação automática de Paraty não registrou chuva É ERRADA, essa estação está sem registros pluviométricos há quase 1 ano já, é claro que há uma variação devido às distâncias mas para quem interessar no município do Rio os acumulados em 24 horas(do início da tarde do dia 30 até o início da tarde de ontem, depois não teve mais chuva no Rio mas ao que tudo indica em Angra a chuva perdurou mais) segundo a Geo-Rio chegaram a casa dos 140/150mm em boa parte da cidade, sendo que na estação Mendanha, localidade montanhosa na Zona Oeste da cidade(não muito longe de Angra) nesse mesmo período foram registrados 242mm, acho que isso dá pra ter ao menos uma vaga ideia do quanto pode ter chovido em Angra e na Ilha Grande.

Link to comment
Share on other sites

Conforme falei no post anterior... choveu absolutamente o dia todo aqui em Jundiaí, a 55km da capital paulista. É uma pena que eu sou apenas curioso e não possuo nenhum tipo de sistema de medição, pois queria ver quantos mm vamos acumular nesse mês.

 

Engraçado que conversei com uma amiga de Taboão da Serra e ela me disse que caiu uma chuva a tarde por lá, e só. Tomara que tenha sido assim por toda a capital, senão a coisa vai ficar feia. Aqui na região até agora não ouvi falar de nenhum deslizamento nem mortes, mas não ficaria surpreso caso acontecesse, pois choveu demais.

Link to comment
Share on other sites

isso eh curioso... A chuva foi forte aqui em Angra, mas durou 2 dias... Eu sinceramente ja vi chuvas piores e mais duradoras em minha vida. Na minha estacao em Campos do Jordao foram 43,4 mm em 24 horas, ou seja, nao foi tanto assim. O que pode ter ocorrido eh que o solo estava ja encharcado e depois dessa chuva nao aguentou. Amanha a ZCAS parece se afastar mais para o sul... Vai agir principalmente sobre o PR e SP, devendo chegar ate Curitiba. Que va para longe daqui.

A cena eh muito triste e amanha, gracas a Deus, volto para Sao Paulo. O ambiente eh dos piores, todos muito tristes por aqui.

 

Entrei numa verdadeira empreitada hoje para tentar descobrir o quanto choveu em Angra para escrever o artigo do sabado nos nossos jornais daqui do RS. Pois foi um horror. Muitos devem ter visto a informação agora à noite no Jornal Nacional de que não havia medição de chuva disponível na região. Disseram que automatica do Inmet de Paraty não registrou chuva, apesar de próxima, o que não me parece verdade. Ocorre que andei pesquisando e achei um texto que a estação da cidade não mede chuva. Podem cuidar que todas as variáveis têm dados, menos chuva. Existe um pluviometro da Defesa Civil Municipal de Angra que funciona na área de São Bento. Ele registrou quase 200 mm entre 15h de quarta e 15h de quinta. Ocorre que pelas imagens de radar do Pico do Couto ainda chovia e forte na regiao da tarde para a noite de quinta e na madrugada de hoje. E é um ponto de medicao dentro do continente. Este foi um evento ded chuva orografica e a Ilha Grande tem elevação. Por isso, acredito que é razoável supor chuva de 300 a 400 mm em parte da regiao, explicando a quase uma centena de deslizamentos e os graves em Ilha Grande e área urbana de Angra. Existe uma automatica que está fora do ar (problemas de conexao com a internet), mas falei ao telefone com os administradores e eles disseram que tentariam recuperar os dados. Lembrando que a chuva, especialmente orografica, tem enorme variabilidade na sua distribuicao espacial. Por isso, a impressao de que choveu muito, mas já vi pior, pode ser enganosa para o ponto de observacao, uma vez que em outro na mesma regiao pode ter sido excepcional. No caso do ciclone de 2008 em POA, a chuva variou entre 95 e 215 mm em 24 horas do Norte para o Sul da cidade. O que tem no Sul de POA que não tem no Norte da Capital ? Morros. Logo, se mesmo numa área com elevações modestas pode haver discrepancias tao grandes nos acumulados dee chuva, imagine numa área com relevo muito mais acidentado horizontal (enseadas, ilhas) e verticalmente (morros e montanhas).

 

==

 

Tucci, tava preparado para te ligar hj quandi vi as noticias de Angra por saber que é destino teu nesta epoca habitualmente, mas tuas mensagens já desde cedo da manhã (aquela sobre como começou o ano em CDJ) me tranquilizaram. Bom ano, meu !

sim, tem toda razao, o fator orografico eh bastante consideravel aqui e deve causar grande variacao pliviometrica entre distancias pequenas.

Uma coisa que eh importante aqui eh a irregularidade das construcoes, de baixo e alto padrao. Parece que eh praxe aqui, durante anos, levantar a casa primeiro e depois ir atras das licensas. A maioria das casas eh no meio dos morros ou entao no peh dos morros com frente para a beira dagua, como eh o caso da pousada que caiu. O pior eh que geralmente fazem recortes de 90 graus no terreno e nao fazem contencao adequada. Imagina essa pousada com um morro de 500 metros de altura nas costas... Eu acho que nao conseguiria dormir de preocupacao.

Voltando a questao de estacao meteorologica, Angra tem usina nuclear... Nao eh possivel que Furnas nao tenha um controle pluviometrico decente da cidade...o problema eh achar/ ter acesso a esses dados, pra variar!

Quanto a mim, estou otimo, obrigado pela preocupacao! Estou repondo as energias, pronto para o novo ano. Te desejo muito sucesso no ano novo tambem, consequencia natural da sua capacidade intelectual, presenca e perseveranca. Abracao meu!

Link to comment
Share on other sites

Meus pêsames para com o ocorrido no RJ, infelizmente todo mundo sabe que morros e encostas estão sujeitas a isso com o excesso de chuva, e que praticamente todo ano é a mesma história o que muda são as dimensões.

 

Aqui eu estou muito agradecido pois dias atrás por estar sem ar condicionado eu estava quase morrendo dentro do meu quarto na hora de dormir, agora estou no paraíso pois quinta e sexta as temperaturas estçao comportadas, hoje até chegou nos 30°C mas com ar mais seco e vento leste mui agradável, dai eu sempre digo, ah se o verão fosse sempre assim...

Link to comment
Share on other sites

Três pessoas morreram após um deslizamento de terra, em Juiz de Fora (MG), na madrugada desta sexta-feira (1º). Segundo os bombeiros, houve um deslizamento de encosta, que atingiu uma casa.

 

 

 

Os bombeiros encontraram o primeiro corpo logo após chegar ao local. Os outros dois corpos de um casal de idosos foram localizados durante o trabalho de busca, na tarde desta sexta-feira.

 

 

 

A equipe de bombeiros encerraram os trabalho nos escombros.

 

FONTE: O GLOBO

 

Foram mais de 100mm de chuva aqui em Juiz de Fora de quinta até hoje, era

meio previsível que algo assim ocorreria =(

Link to comment
Share on other sites

Tragédia

Equipes de resgate encontram mais corpos em Angra dos Reis

 

Publicada em 02/01/2010 às 14h09m

O Globo

 

RIO - Já foram resgatados 41 corpos de vítimas dos deslizamentos em Angra dos Reis, sendo 26 na Ilha Grande e 15 no centro do município. A informação é do secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, que acompanha as equipes de busca.

 

Neste sábado, foi encontrado mais um corpo na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, onde uma queda da barreira na madrugada desta sexta-feira destruiu casas e parte da Pousada Sankay. Mais cedo, equipes de busca haviam achado quatro corpos no Morro da Carioca, no Centro de Angra dos Reis, onde um deslizamento soterrou várias casas. ( Veja o drama das famílias )

 

Em todo o Estado do Rio - incluindo a capital, a Região Metropolitana e a Baixada Fluminense - deslizamentos e quedas de casas e barreiras mataram 62 pessoas desde a noite de quarta-feira, quando começaram as chuvas .

 

Cerca de cem homens, entre agentes da Defesa Civil, bombeiros e integrantes da Capitania dos Portos, retomaram às 7h deste sábado as buscas pelos desaparecidos no Morro da Carioca, em Angra. Cães farejadores ajudam na tarefa. ( Veja as imagens das buscas )

 

Segundo José Lucas, coordenador da Defesa Civil de Angra, ainda há risco de deslizamento nas áreas afetadas. ( Veja as imagens do local da tragédia )

 

- A área de escorregamento de mata ainda está machucada. A gente crê que não vai escorregar, mas ainda há risco. Depois que terminarmos o trabalho emergencial, tem que haver uma ação para que ali não haja mais risco de desmoronamento - disse ele à CBN.

 

No Instituto Médico-Legal (IML) do Rio, há neste momento onze corpos de vítimas da tragédia em Angra dos Reis. Nove já foram identificados. O último foi o da filha dos donos da Pousada Sankay, Yumi Faraci . Mais cedo, identificaram o corpo de Ricardo Ferreira da Dilva, noivo de Natália Pacheco, cujo corpo foi reconhecido anteriormente. Entre as vítimas estão ainda as meninas Gabriela, de 9 anos, e Giovanna Repetto, de 12, além de três pessoas de uma mesma família: o casal Marcio Luiz Baccim, de 31 anos, e Cecilia Secco Baccim, de 30 anos, que estava grávida de seis meses, além do filho deles, Giovane Secco Baccim, de apenas 3 anos. Irmão de Marcio, Anderson Baccim foi quem fez o reconhecimento, por volta das 3h30m deste sábado. De acordo com ele, o casal e o filho mortos passaram o Natal em Arujá, São Paulo, e seguiram para festejar o réveillon em Angra, junto com outros 19 amigos. ( Veja as imagens das vítimas identificadas )

 

Cerca de 20 pessoas de Arujá foram ao IML do Rio em busca de informações, e reclamam do atendimento no instituto. Segundo elas, nenhum funcionário foi designado para dar assistência aos parentes das vítimas. O comerciante Pedro Cordeiro chegou de madrugada para tentar acompanhar a chegada dos corpos. Ele - que era amigo da família Baccim - também está em busca de informações sobre sua sobrinha, Emanuela Rodrigues Neto, de 33 anos, que estava hospedada na Pousada Sankay com o noivo Flavio Larine, de 33 anos. Todos os corpos precisam passar por exame de papiloscopia antes de serem liberados.

 

Os mortos que foram identificados pelos moradores das duas localidades afetadas seguiram para o IML de Angra. Na cidade, as famílias das vítimas estão velando os corpos de seus parentes, no Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas, no Centro. No total, há 12 corpos no colégio, onde os familiares passaram a noite. A previsão é de que o enterro ocorra no Cemitério Belém, às 10h.

 

O governador Sérgio Cabral esteve na Ilha Grande ainda na manhã deste sábado para acompanhar o trabalho de resgate e criticou a ocupação irregular de encostas. De acordo com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, um estaleiro da região enviará equipamento à Praia do Bananal para auxiliar na retirada dos escombros. O governo federal destinou verba para ajudar as famílias das vítimas. Tuca Jordão, prefeito de Angra, decretou estado de calamidade pública e luto por três dias. Toda a programação do fim de ano, inclusive a tradicional procissão marítima de Angra, foi cancelada, assim como os festejos de 508 anos da cidade, que seriam celebrados no próximo dia 6.

Link to comment
Share on other sites

Segue abaixo o registro das variaveis meteorologica do ano de 2009 daqui da baixada:

 

MINIMA+ALTA: 24.5°C

MINIMA+BAIXA: -6.5°C

 

MAXIMA+BAIXA: 9.7°C

MAXIMA+ALTA: 40.4°C

 

MAIOR AMPL.TERM: 26.6°C

MENOR AMPL.TERM: 2.5°C

 

MENOR URA: 7%

 

RAJADA VENTO: 64 KM/H

 

MAIOR VOL.CHUVA 24 HORAS: 157.6 MM

PREC.ACUMULADA NO ANO: 1887.6 MM

Link to comment
Share on other sites

Segue abaixo o registro das variaveis meteorologica do ano de 2009 daqui da baixada:

 

MINIMA+ALTA: 24.5°C

MINIMA+BAIXA: -6.5°C

 

MAXIMA+BAIXA: 9.7°C

MAXIMA+ALTA: 40.4°C

 

MAIOR AMPL.TERM: 26.6°C

MENOR AMPL.TERM: 2.5°C

MENOR URA: 7%

 

RAJADA VENTO: 64 KM/H

 

MAIOR VOL.CHUVA 24 HORAS: 157.6 MM

PREC.ACUMULADA NO ANO: 1887.6 MM

Ilson, onde fica sua estacao? Ela esta na net? Abs

Link to comment
Share on other sites

Segue abaixo o registro das variaveis meteorologica do ano de 2009 daqui da baixada:

 

MINIMA+ALTA: 24.5°C

MINIMA+BAIXA: -6.5°C

 

MAXIMA+BAIXA: 9.7°C

MAXIMA+ALTA: 40.4°C

 

MAIOR AMPL.TERM: 26.6°C

MENOR AMPL.TERM: 2.5°C

MENOR URA: 7%

 

RAJADA VENTO: 64 KM/H

 

MAIOR VOL.CHUVA 24 HORAS: 157.6 MM

PREC.ACUMULADA NO ANO: 1887.6 MM

Ilson, onde fica sua estacao? Ela esta na net? Abs

 

Tucci,a minha estaçao fica em uma baixada proximo ao rio.Eu disponibilizei ela na internet ums dias,porem,acabei adquirindo um note e acabei vendendo o meu pc.E agora esta impossivel de coloca-la on line mesmo,estou ficando a maior parte da semana em tres passos e só volto para santa rosa no fim de semana.Nao há como eu deixa-la on line.Talvez até o inicio do inverno eu consiga comprar um mini-note.

Link to comment
Share on other sites

Vejam as minimas nos 4 pontos da cidade nesta manha:

 

21.7[parque] 23.1[inmet] 23.8[centro] 24.8[baixada]

 

Quando o vento norte sopra durante a noite,há uma inversao na temperatura bem significatica.OS topos registram temperaturas menores que as baixadas,e por incrivel que pareça,lá no alto do parque[310 mts]o vento nao era morno como aqui embaixo,por isso a diferença de 3°c na minima.

Link to comment
Share on other sites

A FREEZING cold front swept over much of northern China on Sunday with snowstorms snarling traffic and air travel, while some of the coldest temperatures in decades were forecast for coming days.

 

Gale-force winds sweeping down from Siberia could result in temperatures as low as minus 16 degrees in the capital today, the Beijing meteorological station said.

 

Such temperatures are believed to be the coldest in the capital in 40 years.

 

Yesterday, major highways in Beijing and Tianjin, as well as in the surrounding provinces and regions of Hebei, Shanxi and Inner Mongolia were closed due to the heavy snowfall.

 

Beijing Capital Airport said 120 departures had been postponed and 86 flights cancelled from late Saturday until mid-morning yesterday because of heavy snow and poor visibility.

 

Freezing temperatures have also hit Britain, which is bracing itself for one of the coldest winters for a century.

 

Parts of Scotland have been under snow for nearly three weeks and temperatures are expected to drop to minus 16 degrees.

 

Meteorologists predicted the freezing snap will last until at least mid-January, with snow, ice and severe frosts dominating.

 

And the likelihood is that the second half of the month will be even colder.

 

On New Year's Day 10 extreme weather warnings were in place, with heavy snow expected in northern England and Scotland.

 

The continued freezing temperatures did not signal bad news for everyone, however. CairnGorm Mountain said it has had its best Christmas holiday season in 14 years.

 

More than 15,000 skiers have used the resort since the start of December, compared with 2000 last year.

 

The cold weather comes despite the Met Office's long-range forecast, published in October, of a mild winter. That followed its earlier inaccurate prediction of a "barbecue summer", which was marked by heavy rainfall and the wettest July for almost 100 years.

 

Paul Michaelwaite, forecaster for NetWeather.tv, said: "It is looking like this winter could be in the top 20 cold winters in the last 100 years.''

 

A fleet of gritters in Perth, central Scotland, was grounded because of the cold, leaving roads untreated in temperatures of minus 10 degrees.

 

Perth and Kinross Council said the gritters were unable to leave the depot after the extreme weather led to difficulties in refuelling.

 

Perth resident Ian Thomson said: "I've heard of the rail companies blaming the wrong kind of snow and leaves on the line for disruption, but for the council to say it was too cold to get the gritters out is just ridiculous."

O inverno esta gelado no Hemisferio Norte de forma geral. Eu postei uns mapas no topico dos EUA bem interessante. Tem parte da Florida que tera minima de teens F amanha. Semana que vem tera um snow storm generalizado de novo. Ta com pinta que o inverno 09/10 entra pra historia.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM sob 32°C; 59%. 1009 hPa na BASM com vento à 18.5Km/h; INMET 31.8°C; 63%; 1010 hPA; vento à 13.68Km/h com indicativo de rajada em 25.9Km/h... Ainda bem que aqui ele entra de E-Se-S...

 

Oxalá os próximos dias com indicativos de uma boa e copiosa precipitação compensem a tua espera Tomasini... Á conferir...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.