Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Setembro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 334
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Em Setembro a média de precipitação aqui em Juiz de Fora aumenta bastante (fica em torno dos 70mm). Precisaremos de, pelo menos, 20 milímetros de chuva neste mês, caso contrário este inverno de 2007 ficará marcado como o mais seco de toda a história climática da cidade desde 1973....vamos ver oq acontecerá.

 

-Tive 1,4mm em Agosto (!!!), no INMET foi 0,6mm :shock: :lol:

 

 

PRECISA CHOVER !

 

Agora céu claro, 27ºC

Link to comment
Share on other sites

O sábado amanheceu com muito sol e elevação da temperatura. A frente fria passou por aqui, ameaçou e não provocou chuva. Continua tudo muito seco.

 

po nao sei de qual frente fria vc ta falando, mas essa semana q ta acabando chuveu durante varios dias seguidos... pelo menos em ipanema e copacabana... foi uns 3 ou 4 dias direto!

Link to comment
Share on other sites

Ontem os inspetores da FIFA perguntaram sobre as condições meteorológicas normais de POA em julho. Os caras meio que não gostaram do frio de 8C do jogo do Inter contra o Fluminense no Beira-Rio quarta à noite. Os representantes de Porto Alegre, temendo uma represália da FIFA contra Porto Alegre como uma das sedes da Copa, deram uma migué nos caras.

 

"Não!!! Esse inverno está sendo o mais frio dos últimos 30 anos aqui!!! A temperatura normal das máximas aqui em POA em julho é de 25°C!!"

 

Tenho certeza que muitas cidades SEDE na Africa do Sul devem ter temperaturas parecidas ou inferiores as de POA!!

 

 

:wink:

Link to comment
Share on other sites

Ontem os inspetores da FIFA perguntaram sobre as condições meteorológicas normais de POA em julho. Os caras meio que não gostaram do frio de 8C do jogo do Inter contra o Fluminense no Beira-Rio quarta à noite. Os representantes de Porto Alegre, temendo uma represália da FIFA contra Porto Alegre como uma das sedes da Copa, deram uma migué nos caras.

 

"Não!!! Esse inverno está sendo o mais frio dos últimos 30 anos aqui!!! A temperatura normal das máximas aqui em POA em julho é de 25°C!!"

 

Tenho certeza que muitas cidades SEDE na Africa do Sul devem ter temperaturas parecidas ou inferiores as de POA!!

 

 

:wink:

 

Estão estudando mudar a data da copa de 2010, em todo caso, acho uma baita franguice mudar ou tirar uma sede da Copa por causa do frio, uma vez que a FIFA fica na Suíça e a Europa é o grande mercado importador de jogadores.

Link to comment
Share on other sites

A previsão era de um domingo ameno, mas hoje o dia foi de muito sol e calor em São Paulo, a máxima atingiu 30,2°C aqui na zona leste e com URA de 29%! No fim da tarde o vento mudou de direção e a temperatura despencou 10°C em cerca de duas horas, agora faz 17,8°C, URA 84%, vento sul a 13km/h, o tempo está nublado, há névoa úmida e cai uma garoa fina. A previsão para amanhã só Deus sabe, já foram tantas as variações nas previsões e as discrepâncias entre um instituto e outro que nem sei no que acreditar.

Link to comment
Share on other sites

O fenômeno da seca no estado do Rio de Janeiro tem sido freqüênte. Nâo falo da estiagem de inverno, habitual, mas daquela que ocorre durante o período das chuvas. Embora tenha chovido bastante no norte fluminense em janeiro, de fevereiro em diante os sistemas estancaram e as chuvas cessaram. A própria irregularidade espacial das precipitações é um sintoma da seca. Observo empíricamente que há uma coincidência entre a irregularidade das chuvas e da neve no sul do Brasil.

 

É apenas uma hipótese, mas penso que vale o debate. Afinal, há muita gente aqui falando da falta de chuva. O Paraná me parece estar sofrendo do problema. São Paulo recebeu uma boa quantidade no verão. O Rio foi irregular, Minas igual ao Rio. O que acham ?

Link to comment
Share on other sites

Outro dado interessante que tenho observado é a permanência destas estiagens. Elas ocorrem no verão. Mas normalmente duravam no máximo um mês, sendo comum haver uma reposição no mês subseqüênte. Agora não, entre fevereiro e maio, por exemplo, as chuvas foram muito irregulares e insuficientes. Ocorrem períodos de 45 dias sem chuva nenhuma ! Agora mesmo, pelo jeito teremos novamente uns 40 dias sem chuva. Afinal, houve chuva bem no início de agosto, em pequena quantidade e, pelo jeito, somente depois do dia 15 volta a chover alguma coisa por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Outro dado interessante que tenho observado é a permanência destas estiagens. Elas ocorrem no verão. Mas normalmente duravam no máximo um mês, sendo comum haver uma reposição no mês subseqüênte. Agora não, entre fevereiro e maio, por exemplo, as chuvas foram muito irregulares e insuficientes. Ocorrem períodos de 45 dias sem chuva nenhuma ! Agora mesmo, pelo jeito teremos novamente uns 40 dias sem chuva. Afinal, houve chuva bem no início de agosto, em pequena quantidade e, pelo jeito, somente depois do dia 15 volta a chover alguma coisa por aqui.

 

 

Isso não é verdade.Não tivemos nenhum período de 45 dias sem chuva esse ano e nem estamos a quase 40 dias sem chuva.Essa semana choveu em toda cidade.Bem fraco, é verdade, mas choveu.40 e 45 dias sem chuva significatva(20mm ou mais em 24 horas) até pode ser.Mas sem NENHUMA CHUVA não é verdade.Com todo respeito.

Link to comment
Share on other sites

Outro dado interessante que tenho observado é a permanência destas estiagens. Elas ocorrem no verão. Mas normalmente duravam no máximo um mês, sendo comum haver uma reposição no mês subseqüênte. Agora não, entre fevereiro e maio, por exemplo, as chuvas foram muito irregulares e insuficientes. Ocorrem períodos de 45 dias sem chuva nenhuma ! Agora mesmo, pelo jeito teremos novamente uns 40 dias sem chuva. Afinal, houve chuva bem no início de agosto, em pequena quantidade e, pelo jeito, somente depois do dia 15 volta a chover alguma coisa por aqui.

 

 

Isso não é verdade.Não tivemos nenhum período de 45 dias sem chuva esse ano e nem estamos a quase 40 dias sem chuva.Essa semana choveu em toda cidade.Bem fraco, é verdade, mas choveu.40 e 45 dias sem chuva significatva(20mm ou mais em 24 horas) até pode ser.Mas sem NENHUMA CHUVA não é verdade.Com todo respeito.

 

Tenho quase certeza que ele falava de chuva significativa. Abaixo disso não faz muita diferença. exceto se o lugar for frio. Ademais, pressupondo o relevo acidentado do estado, é errôneo invalidar qualquer argumento relativo à precipitação sem antes conhecer os dados e a realidade do local em questão.

 

Não tenho noção de como andam as temperaturas máximas por aí; se aqui já são suficientes para sumir com a pouca chuva que cai, imagino que no Rio seja bem pior.

 

Saudações sertanejas,

Link to comment
Share on other sites

Outro dado interessante que tenho observado é a permanência destas estiagens. Elas ocorrem no verão. Mas normalmente duravam no máximo um mês, sendo comum haver uma reposição no mês subseqüênte. Agora não, entre fevereiro e maio, por exemplo, as chuvas foram muito irregulares e insuficientes. Ocorrem períodos de 45 dias sem chuva nenhuma ! Agora mesmo, pelo jeito teremos novamente uns 40 dias sem chuva. Afinal, houve chuva bem no início de agosto, em pequena quantidade e, pelo jeito, somente depois do dia 15 volta a chover alguma coisa por aqui.

 

 

Isso não é verdade.Não tivemos nenhum período de 45 dias sem chuva esse ano e nem estamos a quase 40 dias sem chuva.Essa semana choveu em toda cidade.Bem fraco, é verdade, mas choveu.40 e 45 dias sem chuva significatva(20mm ou mais em 24 horas) até pode ser.Mas sem NENHUMA CHUVA não é verdade.Com todo respeito.

 

Tenho quase certeza que ele falava de chuva significativa. Abaixo disso não faz muita diferença. exceto se o lugar for frio. Ademais, pressupondo o relevo acidentado do estado, é errôneo invalidar qualquer argumento relativo à precipitação sem antes conhecer os dados e a realidade do local em questão.

 

Não tenho noção de como andam as temperaturas máximas por aí; se aqui já são suficientes para sumir com a pouca chuva que cai, imagino que no Rio seja bem pior.

 

Saudações sertanejas,

 

Estamos falando da CIDADE do Rio acredito eu.Nela não ocorreram períodos de 40 nem 45 dias sem NENHUMA chuva.Chuva significativa sim, mas nada tão alarmante.Entre 28 e 29 de julho ocorreu chuva significativa(20mm ou mais) em 21 das 32 estações da Geo-Rio(http://www.rio.rj.gov.br/alertario), inclusive nas mais próximas do bairro do Rodolfo(Vila Isabel), Tijuca e Grajaú.Faz um tempo?Faz, mas nada comparado com os últimos invernos que tiveram secas muito mais fortes, com mais DE 70 DIAS SEM CHUVA SIGNIFICATIVA NA CIDADE e acompanhado de altas temperaturas o que não está sendo oi caso desse inverno que tem tido temperaturas bem próximas do normal com desvios positivos bem pequenos e sem calor prolongado nem extremo, situação bem diferente de invernos recentes como 2005 e 2006.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a temperatura já caiu 4°C, rajadas de até 60Km/h estão sendo registradas na unicamp algumas gotas caem no centro de Campinas.

O radar aponta a área de chuva chegando.

Em Paulínia, cidade da RMC, houve uma boa pancada de chuva aproximadamente às 19h30-20h00. O Cepagri registrou rajada máxima de 84.4km/h SE às 16:50h

Analisando as animações do radar, me pareceu que as instabilidades que passaram pelo leste de SP tiveram sua origem associada ao relevo, na área mais alta e "montanhosa" do Planalto Atlântico e Serra da Mantiqueira. Depois, se espalharam pelo estado.

Link to comment
Share on other sites

8) 8) 8) 8) 8) 8)

 

 

Muito quente hoje em Três de Maio, dia digno de nota: o mais quente desde o início do outono: temos agora 33,4ºc e umidade muito baixa na marca dos 22%.

 

 

8) 8) 8) 8) 8) 8)

 

Aqui em POA foi quente e umido!!! Tem agua escorrendo pelas paredes e os pisos de pedra estao escorregadios. Eh aquela velha reacao de aquecimentos abruptos com UR alta apos dias de frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.