Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Agosto de 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

Tarde gelada e ventosa aqui em POA. Mesmo com sol não passei dos 12,9ºC aqui. Agora 12,4ºC. O GFS e o ETA erraram feio a intensidade desta onda de frio no RS. Fez muito mais frio que o esperado.

 

No INMET mínima de 4,7C e máxima de 12,6C

 

Na minha casa mínima de 6,8C e máxima de 12,9C.

De fato, foi mais frio do que o esperado. Às 2 h (quando postei minha última mensagem) o tempo limpou de repente e a temperatura despencou. Tive generosos 5,6° de mínima. 8)

 

Mas o tempo fechou de manhã. Pra ter uma idéia, tinha 9,1° às 10 h e 9,9° ao meio-dia. De tarde bati breves 12,8° (empatei com o oficial do INMET). A máxima foi um pico de menos frio.

 

Agora tenho 9,9° com 80% (estava 9,7° a pouco, mas começou a ventar de novo). Fazia 10,9° pouco antes das 18 h. Pressão em 1018,1 mb.

 

Foi um belo dia de inverno!!

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 674
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Cheguei no meu quarto de hotel somente agora aqui em SP. O avião não pôde pousar em CGH por causa de instabilidades...

 

São Paulo está nublada com 14C

 

Abs!!

 

Seja bem vindo por aqui, Bruno, mas saiba que, caiu um pingo em Congonhas, tudo pára!!! :lol:

 

Amanhã vou passar na região da Sta. Ifigênia (preciso comprar algumas coisas pro meu PC). Se tiver tempo p/ me encontrar por lá, me dá um toque via mp... Abraços!!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Há outro anticiclone polar forte na costa do Chile 1036hPa. Acho interessante que quando pesquisei as cartas sinóticas não lembro de haver uma freqüência tão grande deste tipo de anticlone. Geralmente surgia um ou dois ao longo de todo o inverno. Os episódios de neve ocorriam na sua presença, quando de sua propagação para o norte, e também em outros, sem um valor tão elevado.

 

Lembro-me de um, se não me engano no ano de 1972, em que um com 1042 hPa ficou oscilando entre a Patagônia argentina e as Malvinas durante alguns dias e depois se dissipou, sem se dirigir ao equador.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura segue abaixo de 10° (4 dias e meio). A máxima ontem ficou em 9,8 graus. A mínima de hoje, que poderia ser menor que a de ontem (-0,3 graus), ficou em apenas 2,8°C, devido a nebulosidade que se instalou no estado no meio da madrugada, fazendo a temperatura subir progressivamente. Agora a temperatura é de 9,4°C, UR.85%, Vento O-NO a 19km/h, nublado. A máxima, por enquanto, é de 9,7°C, a duas hora atrás.

 

Agosto 07 em São Francisco de Assis

Máxima absoluta - 20,6C ( 01/08 )

Média das máximas - 11,6°C

Média simples - 7,9°C

Média ponderada - 6,8°C

Média das mínimas - 4,3°C

Mínima absoluta - -0,3 ( 05/08 )

 

Acumulado: 15,1mm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Thomás, tá muito bom este inverno para o oeste gaúcho. E agosto está melhor ainda. Uruguaiana fechou com anomalia de -3,5C em julho com média de 10C. Agora faz 12C na estação do INMET. La Niña é muito bom para esta região, pois traz massas continentais em um maior número. Os campos estão amarelos!

Link to comment
Share on other sites

La Niña é muito bom para esta região, pois traz massas continentais em um maior número.

 

Para o inverno, sim. Inverno tem por 2ª característica ser bem mais úmido que o verão no RS. São várias FFs do início ao fim. Um verão com La Niña é um verão desértico (e muito quente). Dificilmente o acumuludo passa de 30~50mm nos 3~4 meses da estação em grande parte do estado. As médias são demasiadamente altas. Mínimas entre 19-24 e máximas entre 32-37 são basicamente a regra durante toda a estação.

Link to comment
Share on other sites

Agora 21:00 HS :

 

São Paulo : 21ºC

Guarulhos : 17ºC

Campinas : 21ºC

 

Taubaté : 19ºC

São José dos Campos : 19ºC

Campos do Jordão : 11ºC

 

Santos : 16ºC

Praia Grande : 17ºC

Ubatuba : 18ºC

 

Ribeirão Preto : 21ºC

São José do Rio Preto : 23ºC

Araçatuba : 26ºC

Presidente Prudente : 24ºC

 

Noite agradabilíssima na terra dos "mano".

Link to comment
Share on other sites

Cara, o caso de SP e Curitiba exemplificam bem a dificuldade de termos frio em altura neste ano. Foi muito comum ver cidades como Santos e Joinville sendo mais frias que São Paulo e Curitiba, respectivamente. Aliás, no caso curitibano não foram poucas as vezes que vi a Ilha do Mel mais fria que a capital.

Link to comment
Share on other sites

Cara, o caso de SP e Curitiba exemplificam bem a dificuldade de termos frio em altura neste ano. Foi muito comum ver cidades como Santos e Joinville sendo mais frias que São Paulo e Curitiba, respectivamente. Aliás, no caso curitibano não foram poucas as vezes que vi a Ilha do Mel mais fria que a capital.

 

Exatamente! E por isso não tivemos máximas negativas no Morro da Igreja a partir das medições. E por isso também não tivemos neve decente ainda... E por isso também é um absurdo dizer que existe um padrão La niña de "porteira aberta"! Isso só houve e maio. Desde junho existe um bloqueio mais ou menos forte em altos níveis, típico de el Niño, que começo a achar que é motivado pelas aguas quentes no Prata, como cogitou o Rodolfo.

 

Volto a ressaltar que o inverno no RS está sendo frio pela conjunção "bons pulsos polares x bloqueio logo acima"! Isso não é porteira aberta, e sim porteira fechada logo a frente!

Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 10,2°... à meia-noite, seguido de aquecimento de madrugada. Já batia nos 15° às 9:30 e a máxima foi de 20,9°.

 

A propósito, acumulei no total 50 mm de chuva nesse início de agosto!

 

Agora temos tempo fechado e... boas trovoadas!! 8) Clarões em POA!!! Estou com 14,9° e 82%. A pressão está em baixos 1012,6 mb (se pensarmos que a dois dias estava em algo como 1025 mb, foi uma queda e tanto).

 

Lá vem água!

Link to comment
Share on other sites

Muitíssimo bem observado Zé Vicente! Ainda bem que tem gente neste fórum que me faz economizar palavras...

Quanto a Curitiba, estivemos "comportadinhos" nos últimos dois dias: mínimas de 9,8C e 9,&C pelo INMET, e máximas de 13,1C e 19,5C pelo INMET. Trégua no calor do meio da semana passada, e que voltará a partir de amanhã...

Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 10,2°... à meia-noite, seguido de aquecimento de madrugada. Já batia nos 15° às 9:30 e a máxima foi de 20,9°.

 

A propósito, acumulei no total 50 mm de chuva nesse início de agosto!

 

Agora temos tempo fechado e... boas trovoadas!! 8) Clarões em POA!!! Estou com 14,9° e 82%. A pressão está em baixos 1012,6 mb (se pensarmos que a dois dias estava em algo como 1025 mb, foi uma queda e tanto).

 

Lá vem água!

 

Marcos,

 

Por favor, não deixe de comentar a tempestade aí, seja ela elétrica ou completa. Dá uma saudade!!! Obrigada!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Cara, o caso de SP e Curitiba exemplificam bem a dificuldade de termos frio em altura neste ano. Foi muito comum ver cidades como Santos e Joinville sendo mais frias que São Paulo e Curitiba, respectivamente. Aliás, no caso curitibano não foram poucas as vezes que vi a Ilha do Mel mais fria que a capital.

 

Exatamente! E por isso não tivemos máximas negativas no Morro da Igreja a partir das medições. E por isso também não tivemos neve decente ainda... E por isso também é um absurdo dizer que existe um padrão La niña de "porteira aberta"! Isso só houve e maio. Desde junho existe um bloqueio mais ou menos forte em altos níveis, típico de el Niño, que começo a achar que é motivado pelas aguas quentes no Prata, como cogitou o Rodolfo.

 

Volto a ressaltar que o inverno no RS está sendo frio pela conjunção "bons pulsos polares x bloqueio logo acima"! Isso não é porteira aberta, e sim porteira fechada logo a frente!

 

Zé Vicente,

 

Corrija-me se eu estiver enganado, mas este padrão atmosférico que observamos neste ano não é parecido com aquele padrão de 1998 ?

 

Acho que o inverno daquele ano até já foi comentado aqui no BAZ...muito ruim para latitudes acima de 28S, e bom para as latitudes abaixo disso. No entanto, naquele ano houve expressiva acumulação de neve no Morro da Igreja, apesar de não ter sido um ano bom para frio naquela região. Talvez o bloqueio este ano esteja ainda mais forte que em 1998 ?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Cara, o caso de SP e Curitiba exemplificam bem a dificuldade de termos frio em altura neste ano. Foi muito comum ver cidades como Santos e Joinville sendo mais frias que São Paulo e Curitiba, respectivamente. Aliás, no caso curitibano não foram poucas as vezes que vi a Ilha do Mel mais fria que a capital.

 

Exatamente! E por isso não tivemos máximas negativas no Morro da Igreja a partir das medições. E por isso também não tivemos neve decente ainda... E por isso também é um absurdo dizer que existe um padrão La niña de "porteira aberta"! Isso só houve e maio. Desde junho existe um bloqueio mais ou menos forte em altos níveis, típico de el Niño, que começo a achar que é motivado pelas aguas quentes no Prata, como cogitou o Rodolfo.

 

Volto a ressaltar que o inverno no RS está sendo frio pela conjunção "bons pulsos polares x bloqueio logo acima"! Isso não é porteira aberta, e sim porteira fechada logo a frente!

 

Zé Vicente,

 

Corrija-me se eu estiver enganado, mas este padrão atmosférico que observamos neste ano não é parecido com aquele padrão de 1998 ?

 

Acho que o inverno daquele ano até já foi comentado aqui no BAZ...muito ruim para latitudes acima de 28S, e bom para as latitudes abaixo disso. No entanto, naquele ano houve expressiva acumulação de neve no Morro da Igreja, apesar de não ter sido um ano bom para frio naquela região. Talvez o bloqueio este ano esteja ainda mais forte que em 1998 ?

 

abraços

 

Parecido, Renan, mas com diferenças sensíveis:

 

A trajetória da maioria dos anticiclones naquele ano era diferente, além do que a maioria deles era mais fraca. Entretanto, seu avanço em altitude era maior quando comparado ao avanço em superfície deste ano.

 

Em 1998 POA teve uma mínima absoluta na casa dos 6oC-7oC, o que é ridículo, e SJ só teve duas mínimas negativas no INMET, o que também é ridículo. Entretanto, tinha massa de ar frio toda hora e as máximas tanto em POA quanto em SJ foram constantemente baixas. Isso foi motivado por muitas e muitas baixas no litoral sem muito ar frio para ser puxado (como essa de agora), mas o bloqueio em altos níveis era menor e as massas até mais fracas.

A diferença pirncipal é que, apesar de a cidade de SJ e região ter tido tanta neve naquele ano quanto nesse, o Morro da Igreja teve a última grande nevasca da região, com camadas de 40 cm de acúmulo (mais e meio metro em locais com anteparos ao vento). O fato é que o frio em altitude estava avançando mais que esse ano e havia menos desproporção e mais "democracia" na distribuição de frio no sul. Esse ano é só o RS que tem frio mais constante...

Link to comment
Share on other sites

Bota constante nisso! Ontem deu uma esquentadinha, subiu pra cima dos 20 graus, aí choveu com direito a relâmpagos e trovoadas! Resultado: amanheceu nublado, gelado, com muito vento e 8 graus! Sensação térmica estava bem mais baixa. Agora abriu o tempo e o sol aparece, mas a temperatura deve se manter baixa ao longo do dia.

 

O GFS não aponta, mas o ETA arrisca mínima bem baixa nesta madrugada e no final de semana aqui no RS. Pra variar, frio!

 

Reportagem especial de Zero Hora hoje: até quando vai o frio? Por que este ano está tão gelado?

Link to comment
Share on other sites

Cara, o caso de SP e Curitiba exemplificam bem a dificuldade de termos frio em altura neste ano. Foi muito comum ver cidades como Santos e Joinville sendo mais frias que São Paulo e Curitiba, respectivamente. Aliás, no caso curitibano não foram poucas as vezes que vi a Ilha do Mel mais fria que a capital.

 

Agora, nesse exato momento é justo o que está acontecendo! hehe

 

Tá muito frio na serra e na fronteira. Ausentes despencou para os 4 graus, POA tá nos 12 graus e Caçapava ainda não sabe o que e 6 graus desde o amanhecer do dia!

Link to comment
Share on other sites

Grande Amarante!!!

 

Excelente! Amarante é um nome muito comum no interior do RS, especialmente no campo mesmo. Tem até música!

"Dom Amarante entonado sobre as garras,

desdobra o mundo nesse machaço confronto.

Escora o tombo das mágoas campeando farras

e um cinco salsos leva o resto nos encontros".

 

Sobre altitude, ainda não saiu a sondagem do aeroporto. Mas o GFS aponta 0 grau em POA exatamente agora ao meio-dia. Mas é um tiro curtíssimo, já que para as 15h já está marcando 2,5C e 18h 4,9C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.