Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

Eu vi no site do INMET que a menor mínima hoje foi em Castro (PR), com incríveis -3,0ºC !!!!!!!!

 

Sendo que agora a temperatura por lá já passou dos 20ºC à tarde ! :shock:

 

 

E o sul do RS é que continua no frio constante, sem pausa.....e a Serra continua apanhando.....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acho que viste errado, Renan. Castro teve 0,3°. Ainda assim, uma ótima mínima!!

 

Interessante que já bati a mínima de de manhã por aqui. Depois de não baixar dos 9,3° devido às nuvens (caí 0,2° a madrugada toda) e de não passar dos 14,7° à tarde mesmo com sol, agora já tenho generosos 8,9° com 82%.

 

Pelo visto ainda terei mínima de 7° até meia-noite e amanhã vamos amanhecer com 5°.

 

A propósito, incrível como as máximas têm se mantido baixas nas partes baixas do RS. POA teve máxima menor do que Ausentes (15,7°) e o Morro da Igreja (16,4°). Isso que não estou nem falando das máximas (e mínimas) baixíssimas do S do RS, que variou de 1°/2° a 12° em alguns pontos. Está bonito esse frio, MUITO bonito!! 8)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje mínima de 10,8°C e máxima de 23,7°C, névoa úmida até 10h e sol no restante do dia, agora céu nublado (obrigado nuvens, por atrapalhar o resfriamento :x ) e 13,9°C, pelo visto amanhã mínima de 13°C.

 

Em Campos do Jordão fazia 5,5°C às 22h, amanhã deve fazer cerca de 1-2°C com geada, que beleza o ar seco na Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

E foi so o mes de junho acabar que imediatamente o frio volta a Curitiba, no aero agora faz 5°C e com bastante neblina.

 

No Alex a mínima foi de 4.3ºC!!! Houve muita neblina na madrugada!!!

De quanto foi a mínima no Aero e no Inmet??

 

Sds.

 

No inmet minima de 5,7°C e no aero de 4°C. So que isso foi as 2 da manha, pq depois que baixou a neblina subiu pra 7°C no aero.

Link to comment
Share on other sites

Julho começa com tempo de alto verão no norte do Brasil! Pelo menos aqui no Acre, o domingo foi de muito sol, céu azul e baixa umidade do ar à tarde. Mas isso também favorece a rápida queda da temperatura à noite, e assim la em Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, peguei 15°C essa madrugada, onde estive prestigiando o "carnavale" fora de época da cidade que foi invadida por turistas. Na madrugada, foi legal ver algumas pessoas passando frio com aquelas roupinhas quase invisíveis de carnaval.. hahaha!

 

No entanto de dia o sol forte propiciou atividades ao ar livre, como banho, ou praticar algum esporte!

 

Só espero que julho não imite esse já passado junho, que pelo que eu vi, não choveu nada aqui em Rio Branco, ainda vou confirmar se isso é real.

Link to comment
Share on other sites

Eu vi no site do INMET que a menor mínima hoje foi em Castro (PR), com incríveis -3,0ºC !!!!!!!!

 

Sendo que agora a temperatura por lá já passou dos 20ºC à tarde ! :shock:

 

 

E o sul do RS é que continua no frio constante, sem pausa.....e a Serra continua apanhando.....

Se pegares as baixadas da serra verás que não, amigo Renan.

Link to comment
Share on other sites

Reparem que a nanica Cruz Alta tá dando pau em muita cidade serrana do RS hehehe.

OBS: Soledade é uma "Cruz Alta" potencializada por estar 300m mais alta e por relevo mais acidentado.

 

Não é um bom dia para fazer comparações. Cruz Alta não é uma cidade nanica e a gigante Porto Alegre ao nível do mar tá dando de pau no Morro da Igreja a 1.800 metros de altitude. Mínima no MI de 6,8 enquanto em POA fez 3,7 no Aeroporto e 5,8 no INMET. Na Base Aérea de Canoas, coladinha na zona norte de POA, mínima hoje de 2,1.

Link to comment
Share on other sites

Pois meu "cebolão" que fica fora do apartamento estava marcando 6 graus hoje de manhã.

 

Estou achando esse inverno dentro da normalidade(pelo menos para o RS). Os dias que estão situados "entre" as massas polares estão sendo "morno". Espero não haver aqueles superaquecimentos que ocorrem para deixar o cara triste.

Vamos ver o que nos espera para depois de 15 de julho. Acredito que a próxima onda polar vai começar a minar o bloqueio mais ainda. Provavelmente, possamos ter uma "baleia" depois do dia 15. Com entrada continental e rompendo de vez esse bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

A metade sul continua humilhando mesmo a metade norte do estado. Especialmente na porção da fronteira oeste.

 

Uruguaiana tem mais um dia de frio muito intenso. Agora às 14h a temperatura por lá na automática é de apenas 7,9C! Bagé bateu nos 15C, mas Jaguarão ainda está nos 12 graus. POA tem 16 graus e parece morno.

 

Na metade norte, mesmo com a altitude da serra e do planalto, a temperatura está acima dos 20 graus em diversas localidades. Pelas 14h, POA ainda está 0,2C abaixo de Ausentes! hehe

Link to comment
Share on other sites

A metade sul continua humilhando mesmo a metade norte do estado. Especialmente na porção da fronteira oeste.

 

Uruguaiana tem mais um dia de frio muito intenso. Agora às 14h a temperatura por lá na automática é de apenas 7,9C! Bagé bateu nos 15C, mas Jaguarão ainda está nos 12 graus. POA tem 16 graus e parece morno.

 

Na metade norte, mesmo com a altitude da serra e do planalto, a temperatura está acima dos 20 graus em diversas localidades. Pelas 14h, POA ainda está 0,2C abaixo de Ausentes! hehe

 

Viram ? numa análise geral, a serra tá apanhando mesmo do sul do RS :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu vi no site do INMET que a menor mínima hoje foi em Castro (PR), com incríveis -3,0ºC !!!!!!!!

 

Sendo que agora a temperatura por lá já passou dos 20ºC à tarde ! :shock:

 

 

E o sul do RS é que continua no frio constante, sem pausa.....e a Serra continua apanhando.....

 

E Castro mais uma vez arrebentou ! Mínima de 0ºC lá hoje. :shock:

Link to comment
Share on other sites

Reparem que a nanica Cruz Alta tá dando pau em muita cidade serrana do RS hehehe.

OBS: Soledade é uma "Cruz Alta" potencializada por estar 300m mais alta e por relevo mais acidentado.

 

Não é um bom dia para fazer comparações. Cruz Alta não é uma cidade nanica e a gigante Porto Alegre ao nível do mar tá dando de pau no Morro da Igreja a 1.800 metros de altitude. Mínima no MI de 6,8 enquanto em POA fez 3,7 no Aeroporto e 5,8 no INMET. Na Base Aérea de Canoas, coladinha na zona norte de POA, mínima hoje de 2,1.

O comportamento térmico do RS está realmente impressionante!!

 

Às 15 h Santa Maria ainda tinha gelados 9,0°, ao passo de que fazia 22,2° em Santa Rosa, 22,0 em Santo Augusto, 20,8° em Passo Fundo e 19,0° em Lagoa Vermelha.

 

Ah, temperatura nesse mesmo horário em Uruguaiana? 8,6°!! :shock: E isso depois de uma mínima de 2,9°!! :shock: :shock: E ainda não passou dos 9,1° em Caçapava, 11,8° em Rio Grande e 10,7° em Rio Pardo!! :shock: O centro e o S do RS estão detonando completamente!

 

E um detalhe: enquanto fazia 9,9° às 7 h no Morro da Igreja (com ponto de orvalho batendo -19,5° de madrugada!!), POA tinha 5,8° e Floripa 11,6°! É a inversão térmica com tudo!!

 

Tive generosa mínima de 6,0° aqui em casa, e agora tenho 16,4° com 62% (bati máxima de 16,9° a pouco).

 

Abraços térmicos!

Link to comment
Share on other sites

Digamos então Alexandre que Cruz Alta por estar acima dos 400m seja uma de estatura média hehehe.Considero cidade alta no RS, acima de 600m.

Agora realmente surpreendentes as máximas na metade sul, enquanto aqui batemos nos 18º,19º.,

Mais uma vez corrobora minha teoria de que inverno constante é do paralelo 30 pra mais.E ainda tem quem mesnospreza a latitude.Alguém teve curiosidade de medir a temperatura em baixadas a 500m bem próximas de Santa maria?

Link to comment
Share on other sites

Acabei postando a mesnsagem em outro tópico, agora está corrteto.

 

Fiquei impressionado hoje com os -4,7°C que registrei no abrigo rebouças pela manhã. Ontem eram 8:30 e estava 0,2°C, e já às 9:15 -0,2°C!

Foi incrível! Muita Geada no dia anterior, porém não peguei dados de temperatura, e támbem muito gelo. Às 14:15 estava 7,9°C.

Não estou com todas as fotos do frio, mas assim que tiver, posto-as aqui! Já vou colocar uma que é mais para comprovação:

47001kv2.th.jpg

 

É isso, Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Acabei postando a mesnsagem em outro tópico, agora está corrteto.

 

Fiquei impressionado hoje com os -4,7°C que registrei no abrigo rebouças pela manhã. Ontem eram 8:30 e estava 0,2°C, e já às 9:15 -0,2°C!

Foi incrível! Muita Geada no dia anterior, porém não peguei dados de temperatura, e támbem muito gelo. Às 14:15 estava 7,9°C.

Não estou com todas as fotos do frio, mas assim que tiver, posto-as aqui! Já vou colocar uma que é mais para comprovação:

47001kv2.th.jpg

 

É isso, Valeu!

 

E ainda tem gente que subestima o vale das Agulhas Negras... numa tarde de verão, em que fazia 35°C em Engenheiro Passos (RJ), lá em cima meu termômetro marcava 15°C. -10°C lá em cima é perfeitamente possível de ocorrer sob um MP de forte intensidade.

Link to comment
Share on other sites

Acabei postando a mesnsagem em outro tópico, agora está corrteto.

 

Fiquei impressionado hoje com os -4,7°C que registrei no abrigo rebouças pela manhã. Ontem eram 8:30 e estava 0,2°C, e já às 9:15 -0,2°C!

Foi incrível! Muita Geada no dia anterior, porém não peguei dados de temperatura, e támbem muito gelo. Às 14:15 estava 7,9°C.

Não estou com todas as fotos do frio, mas assim que tiver, posto-as aqui! Já vou colocar uma que é mais para comprovação:

47001kv2.th.jpg

 

É isso, Valeu!

 

E ainda tem gente que subestima o vale das Agulhas Negras... numa tarde de verão, em que fazia 35°C em Engenheiro Passos (RJ), lá em cima meu termômetro marcava 15°C. -10°C lá em cima é perfeitamente possível de ocorrer sob um MP de forte intensidade.

 

É verdade Evandro, completamente possível essa temperatura.

E ninguém(além de você) comentou a temperatura. Estava realmente frio.

Depois posto as fotos das "coisas" congeladas.

Link to comment
Share on other sites

Realmente mto frio na mantiqueira, mas ha sim um ar frio sobre a regiao, de fraca intensidade,mas muito seco, que ta fazendo que regioes de baixada tenham minimas bem baixas. As veses em algumas regioes, uma situaçao assim pode ate provocar minimas mais baixas comparadas a massas de ar polar fortes, mas nao tao secas.

Como exemplo, Castro no PR que teve ontem minima de 0°C quase a mesma registrada nas massas de ar frio bem mais fortes do fim de maio.

 

Taubate em SP, regiao de baixada, teve hje minima de 7°C, igual a CDJ porem 1000 metros mais alta.

Link to comment
Share on other sites

Pois é... as instabilidade já deram as caras aqui em POA.

 

Às 23 h tivemos chuva forte e ainda caiu um raio perto de casa. Parte da região do Shopping Iguatemi está sem luz (aqui tem luz, graças a Deus). Acumulei 4,9 mm até agora, sendo que a intensidade da chuva atingiu 31 ou 33 mm/h!!

 

Agora tenho 19,7° com 83% e 1011,5 mb. Começa a chover fraco agora, e há alguns relâmpagos e trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

NOSSSA PESSOAL!

 

QUE FRIO É ESSE NO OESTE DA ARGENTINA???

 

Bariloche amanheceu hoje com -15°C!!!! :shock:

 

O Bruno ainda estava lá será??

 

Se tiver, já congelou.

 

Agora às 2 da tarde o tempo esquentou por lá, e faz -6°C a pleno sol!

 

Frio de rachar até mesmo em Buenos aires, que tem solzaoo e apenas 6°C.

 

Em Mendoza o tempo está mais ameno e faz agradáveis 0°C com uma bela NEVE!

 

 

Enquanto isso, bem do ladinho, no Brasil.......

 

Tenho 32°C e muito sol aqui em Rio Branco, não muito diferente de boa parte do país. Verão total 8) !

Link to comment
Share on other sites

Vejam só a publicação no Clarin de Buenos Aires:

 

Ultimo Momento

 

 

11:14 | La ola de frío se extiende a todo el país: nieva en San Luis

 

 

Varias localidades de esa provincia amanecieron con varios centímetros de nieve. Según el Servicio Meteorológico, el fenómeno climático continuará hasta el martes en toda la zona de Cuyo. Las autoridades de Defensa Civil recomendaron extremar las precauciones por la formación de hielo en las rutas.

Sociedad

 

 

Los habitantes de la capital de San Luis amanecieron hoy con un espectáculo poco usual: a las intensas precipitaciones se le sumó una delgada capa de nieve durante la madrugada. El fenómeno se repite en toda la serranía de los alrededores y ya había sido anunciado por el Servicio Meteorológico.

 

El paisaje de Juana Koslay, Potrero de los Funes, El Volcán, El Trapiche son algunas de las localidades turísticas que recibieron a los primeros turistas de invierno con un manto blanco sobre sus cerros. En otras poblaciones, como Villa Mercedes, Justo Daract y La Toma, donde este tipo de precipitaciones es mucho menos habitual todavía, también nieva y se forman capas de entre tres y cinco centímetros.

 

Las autoridades de Defensa Civil recomendaron extremar las precauciones en las rutas por la formación de hielo. Y recordaron que en la zona de La Cumbre, ubicada sobre la Autopista de las Serranías Puntanas, el mes pasado hubo "un choque en cadena, donde estuvieron involucrados 13 vehículos".

 

En tanto, el Servicio Meteorológico Nacional (SMN) lanzó hoy un alerta meteorológico por nevadas intensas y vientos intensos en la zona cordillerana de las provincias de Catamarca, La Rioja, Mendoza, Neuquén y San Juan.

 

Según el parte del SMN "se prevé que desde hoy hasta la mañana del martes en la zona de cobertura continúen registrándose nevadas (viento blanco) y vientos intensos del sector oeste".

 

Ou a natureza empurra esse frio em nossa direção e teremos surpresas....ou ficaremos mais uma vez a olhar a banda passar....no país vizinho, é claro!!!

Link to comment
Share on other sites

NOSSSA PESSOAL!

 

QUE FRIO É ESSE NO OESTE DA ARGENTINA???

 

Bariloche amanheceu hoje com -15°C!!!! :shock:

 

O Bruno ainda estava lá será??

 

Se tiver, já congelou.

 

Agora às 2 da tarde o tempo esquentou por lá, e faz -6°C a pleno sol!

 

Frio de rachar até mesmo em Buenos aires, que tem solzaoo e apenas 6°C.

 

Em Mendoza o tempo está mais ameno e faz agradáveis 0°C com uma bela NEVE!

 

 

Enquanto isso, bem do ladinho, no Brasil.......

 

Tenho 32°C e muito sol aqui em Rio Branco, não muito diferente de boa parte do país. Verão total 8) !

 

Beeem do ladinho né Jordan!

:lol: :lol: :lol:

 

Aqui em Pato 21mm, pancadas esparsas. 13,8°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.