Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - NOVEMBRO 2009


Recommended Posts

  • Replies 798
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

Pergunta (in) pertinente: O que esperar do verão???? :lol:

 

Falta só hora e meia para nosso costumeiro horário de pico... Vamos ver o que será... Por enquanto 38°C oficiais e 39.4°C segundo rádio que está transmitindo da FEISMA (Feira Industrial de Santa Maria) onde parte da feira ocorre em ginásio fechado com cobertura de Zinco :roll:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Acabo de chegar nos 37,4°, Planalto me acompanha com 37,3° e o aero de Foz tbm, com 37° :D Hoje deve ser o dia mais quente da história de Cascavel!!! :roll:

 

 

Cuidado, o teu termômetro não e o oficial da cidade João,

 

aqui em pato tá um horror também, fui a 34,2C!!!! Agora 33C.

 

Abraços

 

OFICIAL?

O que seria OFICIAL? Para mim não há exatamente dados oficiais.

 

O que podemos dizer é que em determinado ponto a temperatura atingiu determinado valor.

 

Na minha estação meteorológica a temperatura máxima atingiu 37,9. Mas acredito que haja aquecimento pois o abrigo não está bem posicionado.

 

Na sombra, no mesmo lugar a máxima passou dos 35

Link to comment
Share on other sites

Dia de muito sol e calor. O vento moderado alivia um pouco a sensação de abafamento. Indaial atingiu 33,6C até agora, mas pode subir um pouco mais nas próxima hora. Ontem, a temperatura atingiu 32,1.

Já Joinville estabilizou nos 30 graus, assim como ontem.

Link to comment
Share on other sites

 

OFICIAL?

O que seria OFICIAL? Para mim não há exatamente dados oficiais.

 

O que podemos dizer é que em determinado ponto a temperatura atingiu determinado valor.

 

Na minha estação meteorológica a temperatura máxima atingiu 37,9. Mas acredito que haja aquecimento pois o abrigo não está bem posicionado.

 

Na sombra, no mesmo lugar a máxima passou dos 35

 

Lucas, como assim não há exatamente dados oficiais ?

 

Ora se há órgãos oficiais para tal, IAPAR, Simepar, INMET, CIRAM etc, estes dados são considerados como oficiais.

Se o recorde de Cascavel na estação do Iapar é de 48,1C, e hoje fez 48,0C lá, mas você marcou 50C, o recorde não foi quebrado.

 

Entendeu o que eu queria dizer ?

 

Abraços oficiais :lol: :D

Link to comment
Share on other sites

Embora nem se compare ao calor do sul, hoje a temperatura A MAIS ELEVADA DESDE 5 DE MARÇO (244 DIAS que não fazia tanto calor). A máxima atingiu 32,6°C e amanhã deve ir a uns 34°C, mas por sorte a partir de quarta teremos pancadas típicas de verão. Não vejo a hora de refrescar, se aqui fosse cidade que dependesse de turismo de verão seria mais aceitável, mas trabalhar e/ou estudar com um calor desses em São Paulo é tarefa um tanto quanto complicada.

Link to comment
Share on other sites

No Rio de Janeiro quase sempre chove no dia de finados, e hoje não foi diferente: no começo da madrugada choveu fraco ou chuviscou na maior parte da cidade, e neste momento está gotejando novamente, mas durante o dia o sol apareceu bem embora sempre entre nuvens, a temperatura ficou próxima da média com máximas de 26/27 graus no litoral e 30/31 graus nos bairros mais quentes, ao longo da semana deve esquentar aos poucos, mas já se nota um leve abafamento no ar. No momento os modelos de longo prazo só pegam a primeira frente fria do mês para depois do dia 15, até lá qualquer instabilidade seria isolada, típica de verão (isto aqui, no sul amanhã já passa uma frente amenizando parte do RS, que será reforçada mais para o final da semana).

Link to comment
Share on other sites

E aconteceu o que já se previa,a temperatura passou dos 40°c aqui na

baixada.Em apenas 1 opotunidade isso havia ocorrido nestes ultimos 13 anos e a

similaridade com que isso ocorreu é espetacular.No dia 8 de dezembro de 2008 a

temperatura havia passado pela 1º vez dos 40°c aqui embaixo,com uma minima ao

amanhecer de 15,3°c e com maxima de 40,6°c.E menos de 1 anos depois,temos um

episodio quase identico ao de dezembro/2008,separados por apenas algums decimos

no termometro.[15.7°c + 40.4°c].A URA desceu a 12%.

 

TEMP.MAX: 40.4[bAIXADA] 39.2[CENTRO] 37.8[iNMET] 37.2[PARQUE]

Link to comment
Share on other sites

E o vento norte nao deixa a temperatura cair,pressao em 1008 hpa e 32.9°c.

 

Quê clima gostoso aí em SR!

 

Aqui tá mais gostoso kkkkkkkkkkkk': 33,6°C DENTRO DE CASA

 

29,4°C fora.

 

Amanhã 23°/39°C. Que Deus me ajude.

 

(Entenderam agora porque o Shimutz quando pensa em Matão lhe vem logo um braseiro na cabeça?)

Link to comment
Share on other sites

28,1ºC em Americana/SP (21h47min horário de verão). A máxima horária na estação da Cetesb hoje foi de 34,2ºC. Vi uma bandeira no avatar de um indivíduo, o fórum aqui é de meteorologia ou geopolítica? Porque se for de geopolítica eu estou fora.

Link to comment
Share on other sites

28,1ºC em Americana/SP (21h47min horário de verão). A máxima horária na estação da Cetesb hoje foi de 34,2ºC. Vi uma bandeira no avatar de um indivíduo, o fórum aqui é de meteorologia ou geopolítica? Porque se for de geopolítica eu estou fora.

Bem vindo Júlio!

O Brasil Abaixo de Zero é a maior e melhor comunidade de meteorologia do Brasil, com enfoque no frio.

Por favor, atualize seu perfil adicionando sua cidade, que aliás é ao lado da minha ;)

Abraço

Link to comment
Share on other sites

28,1ºC em Americana/SP (21h47min horário de verão). A máxima horária na estação da Cetesb hoje foi de 34,2ºC. Vi uma bandeira no avatar de um indivíduo, o fórum aqui é de meteorologia ou geopolítica? Porque se for de geopolítica eu estou fora.

Bem vindo Júlio!

O Brasil Abaixo de Zero é a maior e melhor comunidade de meteorologia do Brasil, com enfoque no frio.

Por favor, atualize seu perfil adicionando sua cidade, que aliás é ao lado da minha ;)

Abraço

Feito, Marcelo. Fico muito feliz em saber que tem gente interessada em meteorologia aqui por perto. Você está em Paulínia ou em Campinas?

Link to comment
Share on other sites

Acabo de escutar na Gaúcha:

 

30.7C na Avenida Ipiranga. Até acho que o termômetro deles está com algum problema.

 

Aí fui me dar conta: aqui em casa estou com 29,1C.

Também ouvi valor similar na Rádio Gaúcha agora a pouco. Pensei que fosse exagero pelo aquecimento do prédio da rádio (a estação está junto dele), mas não foge da realidade. Acabo de vir da casa na namorada no Jardim Botânico e o ar estava muito aquecido!! Marcava 28,1° no aparelho dela a 6 m do solo. Isso que é face sul do morro. No alto da Protásio Alves a coisa piorou muito!! Não duvido que alguns pontos isolados da cidade tenha 30° no momento! Show de horror! Aqui em casa está 27,9° com 55%, e isso com vento SE a 8,1 km/h! A pressão caiu bem e está em 1004,3 mb.

 

Como fui pra Caxias do Sul no Finados, escapei de Forno Alegre. Aqui em casa atingi 35,8° e não baixei dos 45%! :|Foi a segunda maior máxima de 2009! Pelo menos tive 20,1° de mínima, o que foi até surpresa pra mim. Em Caxias do Sul fiz a medição da temperatura no 6° andar de um edifício num dos pontos mais altos da cidade e lá atingi 31°/31,5°. Depois o sol tomou conta da sacada. Mesmo em Caxias o calor era ruim: não era um "calor bom", mas algo um pouco desagradável. Tinha vento NO.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

O que dizer de Bento Gonçalves com 29,1° às 22 h e máxima de 33,9°? Isso: Bento Gonçalves! :shock:

 

Canela deu 31,8°!! Passo Fundo com 34,0° e Soledade 34,1°! Santa Maria deu 38,5°, Uruguaiana 38,3° e S. L. Gonzaga 38,1, onde fazia 31,1° às 23 h!! :shock:

 

No Morro da Igreja fez 24,6°, sendo que estava 20,6° à 7 h da manhã. Detalhe: com rajada de 6 km/h. 8-) Por fim, outra curiosidade: General Carneio saiu de uma das mínimas do país para subir exatos 21°: de 10,9° a 31,9°!

 

Aqui em casa o ar resiste em resfriar: faz 27,7° com 55%. Vento ESE a 4,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

E encerrando mais uma jornada climatologica,digo que o vento esta parando aos poucos e a temperatura vai caindo lentamente.Pressao em 1008 hpa,URA em 37%,vento NT a 3 km/h e temperatura de 30.3°c no abrigo e de 35.0 dentro do meu quarto.Acredito que a minima no abrigo nao desca dos 23°c e dentro do meu quarto nao baixe dos 32°c.

Uma boa noite torrida a todos!!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que a minima no abrigo nao desca dos 23°c e dentro do meu quarto nao baixe dos 32°c.

Uma boa noite torrida a todos!!

"Boa noite"???????? Tu estás brincando, né? :roll: :roll: :roll: :twisted:

 

Aqui com 27,6° e 55%. Aqui no computador faz 28,9° com 53% e no meu quarto 28,6° com 49%. Está dose...

 

Abraços malucos!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

(...) Santa Maria deu 38,5°, (...)

Aqui em casa o ar resiste em resfriar: faz 27,7° com 55%. Vento ESE a 4,2 km/h.

 

Cuidado, esses 38.5°C são da Automática e Não-Oficial :lol: :lol:...

 

Pelo menos para sexta-feira valeu 37.4°C, cheguei a ler 37.8°C, amplamente divulgado na mídia como o registrado pelo INMET (sendo citada a convencional) e na grade da automática o máximo que se lê é 36.5°C...

 

Bueno, outra... Um Jornal local citando uma empresa de meteorologia referiu que a máxima registrada por esse "instituto" para o dia 01/11 foi de 34.5°C (sic)... Ora, essa foi a máxima registrada, também, pela Automática do INMET daqui... Mais, essa empresa/instituto não possui estação em Santa Maria e em seu sitio ela reporta dados do Aeroporto (SBSM) que no geral reporta temperaturas "cheias" (20, 21,22, etc...) e as únicas estações que são encontradas na página da mesma todas estão na cidade de São Paulo... Por um lado valem as temperaturas da BASM/SBSM, por outro as "oficiais" são somente as da convencional do INMET... :lol:

 

Enfim, concordo com o Lucas sobre que dados oficiais são os registrados no momento em determinado local... Após... Huuummm... A manipulação dos mesmo por vezes confudem :lol:

 

Agora (00:55) INMET, Automática, registra 25.1°C e vento fraquíssimo à 2.16Km/h com indicativo de rajada em 8.2Km/h; SBSM com 24°C e vento na ordem de 5.5Km/h... Melhorou um pouquinho por ser horário noturno e a URA andar em torno dos 70%...

 

Atualização (01:05): INMET, simplesmente registrou 27.9°C para uma máxima em 29.6°C :?... 56% de URA e rajada à 12.6Km/h... Se instalou outro "bafão"...Muitas nuvens esparsas avançam de W... :(

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

 

OFICIAL?

O que seria OFICIAL? Para mim não há exatamente dados oficiais.

 

O que podemos dizer é que em determinado ponto a temperatura atingiu determinado valor.

 

Na minha estação meteorológica a temperatura máxima atingiu 37,9. Mas acredito que haja aquecimento pois o abrigo não está bem posicionado.

 

Na sombra, no mesmo lugar a máxima passou dos 35

 

Lucas, como assim não há exatamente dados oficiais ?

 

Clóvis. O máximo que eu aceito é que tais órgãos citados - entendidos erroneamente como oficiais - disponibilizam dados e/ou são mantidos pelo governo! Muitos também recebem investimentos do setor privado. Não podemos desqualificar por exemplo as estações da rede de meteorologia da aeronáutica, por anos única fonte de dados e não consideradas oficiais.

Penso que essa história de "oficial" se faz pela falta de informação e conhecimento que a população sustenta em nossa sociedade.

Comparem o nosso país com os EUA. Quantas estações existem no país norte-americano por cidade? Inúmeras. Embora prevaleçam informações dos aeroportos, em muitos noticiários são informados, comparados, registros meteorológicos de uma porção de PWS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.