Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Platanos de São Paulo


Gabriel Loureiro
 Share

Recommended Posts

Grande Gabriel,

 

Belíssimas fotos dos platanus!! Pelo formato da folha é da espécie acerifolia!!

Aquele da quarta foto é realmente um Acer e me parece ser da espécie "palmatum" variedade "large leaves" ou folhas grandes!! Muito bonito tb!!

 

Já as araucarias estão com aparência sofredora, perceba os galhos apontando para cima e com os tufos nas extremidades (folhas na ponta dos galhos) ralos a assimetria dos galhados na outra foto. Decididamente SP capital não é lugar para araucarias... creio que o problema seja um misto de solo ruim, médias de temperaturas elevadas e baixo índice pluviométrico durante o inverno.

 

 

Abraços e aguardo outras fotos!

 

Quero ver se consigo tirar umas fotos dos liquidambares e Acers rubrum perto do Simepar. Estão lindíssimos, as folhas estão com um vermelho incandescente!!! O Duquia pode confirmar!!

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelas fotos, Gabriel!!! :o

 

Hoje, dia de folga, mal deu para tirar fotos... fiquei fora de casa junto com um amigo o dia todo.

 

Quanto às araucárias, veja só a diferença entre essas que vc viu, dentro do perímetro urbano da capital paulista, e as da Grande SP:

 

São Roque:

 

Dsc02155.jpg

 

Itapevi (minha cidade):

 

Evandro164.jpg

 

*essa ainda está em fase de crescimento, como pode ver...

 

Região de Parelheiros (capital paulista):

 

DSC03295.jpg

 

DSC03316.jpg

 

Urbanização acaba com elas, seja aqui ou em Curitiba... :x

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos!!!

 

Bettega, eu tirei foto de uma araucária que estava quiemada, foto 10 da segunda leva, eu lembro que ano passado ela estava bem verde e bem cheia, mais cheia do a da que a última foto.

 

Evandro, a grande São paulo tambem tem bastante, e suas fotos ficaram bem legais. Estou indo lá perto de São Roque agora.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelas fotos, Gabriel!!! :o

 

Hoje, dia de folga, mal deu para tirar fotos... fiquei fora de casa junto com um amigo o dia todo.

 

Quanto às araucárias, veja só a diferença entre essas que vc viu, dentro do perímetro urbano da capital paulista, e as da Grande SP:

 

São Roque:

 

Dsc02155.jpg

 

Itapevi (minha cidade):

 

Evandro164.jpg

 

*essa ainda está em fase de crescimento, como pode ver...

 

Região de Parelheiros (capital paulista):

 

DSC03295.jpg

 

DSC03316.jpg

 

Urbanização acaba com elas, seja aqui ou em Curitiba... :x

 

Evandro, bonitas fotos sem dúvida!! Especialmente as da neblina em S. Roque.

Ainda saliento que tanto as de São Roque quanto as de Itapevi, têm uma aparência pouco robusta. Repare na quantidade de folhas, espessura dos galhos e simetria dos galhados!! Já as de Parelheiros estão com aparência mais saudável.

Para sentir a diferença, veja estas aqui de Curitiba:

 

http://img219.imageshack.us/my.php?image=p1010044pk0.jpg

 

http://img231.imageshack.us/my.php?image=p1010004my5.jpg

 

Perceba a robustez, o volume dos galhos e folhas!!

Link to comment
Share on other sites

Bettega, sem querer te sacanear, mas não percebi diferença entre as de São Roque-Itapevi, e as de Parelheiros.

 

Na verdade, senti diferença só quando você postou as fotos de araucárias da RMC.

 

Lucci, o comprimento dos galhos e quantidade de folhas da penúltima foto são diferentes das de Itapevi e São Roque, olhe com mais crítica!!

As araucárias que postei não são da RMC, mas aqui do Alto Boqueirão!! As da RMC são ainda mais bonitas!!

 

 

Um abraço

Link to comment
Share on other sites

Bettega, sem querer te sacanear, mas não percebi diferença entre as de São Roque-Itapevi, e as de Parelheiros.

 

Na verdade, senti diferença só quando você postou as fotos de araucárias da RMC.

 

Lucci, o comprimento dos galhos e quantidade de folhas da penúltima foto são diferentes das de Itapevi e São Roque, olhe com mais crítica!!

As araucárias que postei não são da RMC, mas aqui do Alto Boqueirão!! As da RMC são ainda mais bonitas!!

 

 

Um abraço

 

Alguem tem noção de quantos anos deve ter a araucária da ultima foto(minhas fotos)?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bettega, sem querer te sacanear, mas não percebi diferença entre as de São Roque-Itapevi, e as de Parelheiros.

 

Na verdade, senti diferença só quando você postou as fotos de araucárias da RMC.

 

Lucci, o comprimento dos galhos e quantidade de folhas da penúltima foto são diferentes das de Itapevi e São Roque, olhe com mais crítica!!

As araucárias que postei não são da RMC, mas aqui do Alto Boqueirão!! As da RMC são ainda mais bonitas!!

 

 

Um abraço

 

Alguem tem noção de quantos anos deve ter a araucária da ultima foto(minhas fotos)?

 

Gabriel, não consigo enxergar a distância intergalhados, mas estimo entre 40 - 50 anos.

Link to comment
Share on other sites

Joguei em programa visulizador de imagens, aumentei o contraste, e na verdade uma das araucárias de São Roque me pareceu até com folhagem mais densa que a da penúltima foto. Quanto à de Itapevi, ela ainda está se desenvolvendo, então demos um desconto a ela.

 

Luciano, a araucaria quando tem ótimo desenvolvimento, os seus galhos ficam na posição horizontal e/ou levemente caídos e há perfeita simetria entre galhados e volume de folhagem. Isso em TODAS as fases do desenvolvimento. Perceba isso nas fotos que postei.

Veja a de Itapevi, onde muitos galhos estão apontando para cima (sinal de médias de temperatura mais altas) e outros tortos e/ou caídos para baixo. Por mais que passem 50 anos, o seu aspecto tende a não mudar.

As fotos das araucárias de São Paulo-capital estão em situação ainda pior. Tem galhos apontando para cima e com a folhagem muito rala - estão em franca agonia térmica e há altos níveis de poluição no ar!!

As de São Roque estão um pouco melhores que a de Itapevi pelos motivos supracitados.

Link to comment
Share on other sites

bom, de fato, as velhas e grandiosas araucárias de SP, evidentemente, não serão encontradas na mancha urbanda da cidade de SP. as poucas araucárias que vi em SP, como dezenas de espécies vegetais, estão dizimadas e alquebradas, sem chance de desenvolver na plenitude como as que se veirficam noutros pontos de SP.

 

eu acabo de chegar de soledade e assim posso assegurar, após conhecer metade do estado do PR, todo o estado de SC, parte norte e NE do RS, que as maiores araucárias estão em SC. são muito grandes, fortes e vistosas.

 

as do estado de SP são encotradas no sudeste, zona sul da grande SP, CJ e poucas manchas na mantiqueira. elas são semelhantes ao do sul. confundíveis até, pois o clima ajuda, não há poluição como na cidade de SP e o solo e chuvas propiciam isso.

 

claro, a diferença poderia haver em número de pinhões nas pinhas extensão das áreas de localização etc. mas o tamanho e o calibre deste exmplares, sejam paulistas, catarinenses, paranaenses são muito parecidas.

 

eu afirmo isso não com base em livros, mas por observar in loco e comparar que, repito, tirante a extensão das áreas de localização, o portes destes pinheiros são iguais.

Link to comment
Share on other sites

Bettega, sem querer te sacanear, mas não percebi diferença entre as de São Roque-Itapevi, e as de Parelheiros.

 

Na verdade, senti diferença só quando você postou as fotos de araucárias da RMC.

 

Lucci, o comprimento dos galhos e quantidade de folhas da penúltima foto são diferentes das de Itapevi e São Roque, olhe com mais crítica!!

As araucárias que postei não são da RMC, mas aqui do Alto Boqueirão!! As da RMC são ainda mais bonitas!!

 

 

Um abraço

 

Alguem tem noção de quantos anos deve ter a araucária da ultima foto(minhas fotos)?

 

Gabriel, não consigo enxergar a distância intergalhados, mas estimo entre 40 - 50 anos.

 

Valeu Bettega, sempre tive curiosidade de saber a idade da árvore, obrigado.

Link to comment
Share on other sites

bom, de fato, as velhas e grandiosas araucárias de SP, evidentemente, não serão encontradas na mancha urbanda da cidade de SP. as poucas araucárias que vi em SP, como dezenas de espécies vegetais, estão dizimadas e alquebradas, sem chance de desenvolver na plenitude como as que se veirficam noutros pontos de SP.

 

eu acabo de chegar de soledade e assim posso assegurar, após conhecer metade do estado do PR, todo o estado de SC, parte norte e NE do RS, que as maiores araucárias estão em SC. são muito grandes, fortes e vistosas.

 

as do estado de SP são encotradas no sudeste, zona sul da grande SP, CJ e poucas manchas na mantiqueira. elas são semelhantes ao do sul. confundíveis até, pois o clima ajuda, não há poluição como na cidade de SP e o solo e chuvas propiciam isso.

 

claro, a diferença poderia haver em número de pinhões nas pinhas extensão das áreas de localização etc. mas o tamanho e o calibre deste exmplares, sejam paulistas, catarinenses, paranaenses são muito parecidas.

 

eu afirmo isso não com base em livros, mas por observar in loco e comparar que, repito, tirante a extensão das áreas de localização, o portes destes pinheiros são iguais.

 

Shima, realmente as araucarias de SC (Lages, Mafra, Santa Cecília, Curitibanos, entre outras) são imensas, muito semelhantes em porte aos da RMC. Dentro da cidade de Curitiba os espécimes mais velhos têm 60 anos!! Na RMC é fácil encontrar pinheiros com 200 - 300 anos de idade!! São verdadeiros gigantes sobreviventes das antigas serrarias do início do século passado!

Conheço muito bem as regiões de planalto e serra dos 3 estados do sul e comprovo sua afirmação de que as araucárias são muito parecidas!!

Já as dos estado de SP destaco as de CDJ, já as existentes no restante do estado mesmo as localizadas em Parelheiros estão agonizando.

Não conheço Apiaí (extremo sul de SP), mas por fotos, dá pra ver claramente muitas araucarias majestosas, parecidas com as daqui!!

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, tá ligado naquele macete, que a araucária geralmente adota a forma de taça por volta dos 30 anos... :wink:

 

Bom saber.

 

Tem uma araucária la no meu condomínio em CJ, que é muito alta, e o tronco é bem grande. Tirarei fotos dela! O único problema é que fica no meio da mata, e é difícil de chegar no local.

Link to comment
Share on other sites

Shima, realmente as araucarias de SC (Lages, Mafra, Santa Cecília, Curitibanos, entre outras) são imensas, muito semelhantes em porte aos da RMC. Dentro da cidade de Curitiba os espécimes mais velhos têm 60 anos!! Na RMC é fácil encontrar pinheiros com 200 - 300 anos de idade!! São verdadeiros gigantes sobreviventes das antigas serrarias do início do século passado!

Conheço muito bem as regiões de planalto e serra dos 3 estados do sul e comprovo sua afirmação de que as araucárias são muito parecidas!!

Já as dos estado de SP destaco as de CDJ, já as existentes no restante do estado mesmo as localizadas em Parelheiros estão agonizando.

Não conheço Apiaí (extremo sul de SP), mas por fotos, dá pra ver claramente muitas araucarias majestosas, parecidas com as daqui!!

 

beleza, bettega.

 

de fato, curitiba tem muitas araucárias pela cidade, em meio a casas, de porte gigantesco. fico sempre a olhá-las... 8)

 

mas posso afirmar que as únicas áreas onde elas se desenvolvem sem "agonia" estão na porção sudoeste de SP. buri, são miguel arcanjo, apiai, itapeca, itararé e muitas outras cidades contém exemplares excelsos.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Estou quase certo de que aquele pequeno Ácer cuja espécie não foi identificada pelo Evandro, trata-se mesmo de um Ácer Palmatum, muito utilizado como bonsai.

Belas fotos Evandro!

Acho que a Araucária não precisa só de frio, mas também de ausência de calor intenso.

Vejam que em Ponta Porã, cujo frio muitas vezes ganha do de Curitiba, faz muito mais frio intenso do que em São Paulo. É muito mais fácil negativar em Ponta Porã do que em São Paulo. Mas em compensação, na maior parte do ano, o calor de lá deve ser também mais forte do que o de São Paulo.

Resultado: exisistem araucárias nativas em São Paulo, mas elas estão ausentes em Ponta Porã.

Link to comment
Share on other sites

Michel, justiça seja feita... a foto do Ácer foi tirada pelo Gabriel, blz? :wink:

 

Hoje à tarde passei em Alphaville para pegar o resultado de um exame laboratorial que fiz (Delboni Auriemo)... aproveitei o dia para tirar fotos em frente à clínica.

 

Detalhe... a clínica fica na mesma alameda em que estudei 12 anos atrás (o colégio mudou de endereço)... os grandes pinheiros já não se encontram mais por lá, mas os plátanos cresceram:

 

DSC09153.jpg

 

DSC09154.jpg

 

DSC09155.jpg

 

Será isso um Ácer :?:

 

DSC09156.jpg

Link to comment
Share on other sites

Evandro, quem autorizou você colocar a MINHA fotografia no seu AVATAR? :lol: :lol: :lol:

Eu acho que também é um plátano, pelo formato das folhas, só que mais jóvem. Talvez se você tirasse outra foto dele fora da sombra, em que as cores das folhas ficassem mais visíveis, seria mais fácil identificar a espécie.

Aqui em Curitiba, tem uma agência de um Banco na frente do fórum cível lá no Centro Cívico. No estacionamento, eles plantaram vários áceres que ficam super bonitos no outono.

Também tem alguns áceres bem interessantes no farol do saber na frente do passeio público (aquele em formato de uma mini mesquita, nominado de "memorial árabe"). Aliás, bem na frente deste farol do saber, tem um espelho d'água, e uma linda tamareira, parecida aquelas do marrocos, do sul da espanha, da California. Deve ser a mesma espécie, e dá um ar bem árabe ao local.

Para quem não sabe, farol do saber são pequenas bibliotecas mantidas pela prefeitura, de livre acesso ao público. Para emprestar livros lá e usar a internet, basta se cadastrar gratuitamente. Há muitos faróis do saber em Curitiba, construídos pelo ex prefeiro Rafael Greca. Pena que os outros prefeitos, embora estejam mantendo essas bibliotecas, não construíram outras.

Eu plantei uma tuia limão na frente da minha casa, e um ano depois um imbecil roubou (ou seja, agora em 2007).

Eu havia plantado uma araucária no terreno baldio (meia quadra!) em fente da minha casa, e na época do natal (isso na década de 90), um QI de mosca cortou para fazer pinheirinho.

Eu já experimentei plantar um ácer na frente da minha casa. Cortar não cortara, mas lhe arrancaram TODOS os galhos...DESISTO!!!

Link to comment
Share on other sites

A pessoa que esta tentando de qualquer forma diferenciar as araucarias do suburbio de Sao Paulo com relaçao a qualquer outra e afirmar de qualquer jeito que as manchas aqui e ali sofrem de calor intenso é o mesmo expert que jurou de pé junto pro menino da Rondonia que aquilo ali nao era uma Augustifolia. Até se meu vô acessasse aqui ele viria que era uma Augustifolia...

 

Como disse o Ronaldo, Sao Paulo é zona natural de araucaria. A normal climatica de Curitiba hoje é rigorosamente a mesma que de Sao Paulo no inicio do seculo, com o agravante que Curitiba nem vai direito mais abaixo de zero, pelas proporçoes que a cidade tomou.

Hoje Sao Paulo nao é zona natural de mais nada. É zona natural de concreto.. nao há mais nenhuma arvore de nenhum clima com porte grande por aqui, nem caatinga, que por aqui pra ele deve ser natural.

 

O objetivo por aqui é outro, nao se enganem. É algum tipo de frustraçao... Só nao discutam muito porque quando se descontrola, o cara costuma chamar os outros de nortista, paulista, red-neck, etc.... e por aih vai.

Gabriel, planta a vontade araucaria em Sao Paulo. Eu jah plantei mais de 20 no meu bairro, todas indo muito bem. É só cuidar direito, a araucaria é uma arvore bastante resistente.... nao é a toa que a milhoes de anos esta aih.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

A pessoa que esta tentando de qualquer forma diferenciar as araucarias do suburbio de Sao Paulo com relaçao a qualquer outra e afirmar de qualquer jeito que as manchas aqui e ali sofrem de calor intenso é o mesmo expert que jurou de pé junto pro menino da Rondonia que aquilo ali nao era uma Augustifolia. Até se meu vô acessasse aqui ele viria que era uma Augustifolia...

 

Como disse o Ronaldo, Sao Paulo é zona natural de araucaria. A normal climatica de Curitiba hoje é rigorosamente a mesma que de Sao Paulo no inicio do seculo, com o agravante que Curitiba nem vai direito mais abaixo de zero, pelas proporçoes que a cidade tomou.

Hoje Sao Paulo nao é zona natural de mais nada. É zona natural de concreto.. nao há mais nenhuma arvore de nenhum clima com porte grande por aqui, nem caatinga, que por aqui pra ele deve ser natural.

 

O objetivo por aqui é outro, nao se enganem. É algum tipo de frustraçao... Só nao discutam muito porque quando se descontrola, o cara costuma chamar os outros de nortista, paulista, red-neck, etc.... e por aih vai.

Gabriel, planta a vontade araucaria em Sao Paulo. Eu jah plantei mais de 20 no meu bairro, todas indo muito bem. É só cuidar direito, a araucaria é uma arvore bastante resistente.... nao é a toa que a milhoes de anos esta aih.

 

Abs

 

Tucci, já é hora de tu amadurecer um pouco e deixar de fazer provocações infantis.

Guri, eu tenho como hobbie o estudo de espécies caducas e coníferas, principalmente as nossas araucárias há mais de 5 anos e portanto gostaria que respeitasse as minhas opiniões a cerca destas espécies vegetais.

E tem outra, quem te disse que a normal climática de Curitiba é a mesma de SP há 200 atrás?? E isso serve pra SP tb. A verdade é que ninguém sabe se a situação atual é permanente ou não, portanto não assuma isso como verdade absoluta.

Tem mais, o Ronaldo é cara excepcional, sabe muito, mas não é Deus, portanto dê ouvidos a outras pessoas que não sejam Ronaldos ok?!

Já disse e vou repetir, SP somente tinha manchas ESPARSAS de araucárias SIM. Se tiver alguém que domine estas informações mais do que eu, que se manifeste agora e discuta com argumentos e não com suposições!!

E pare tb de ficar direcionando o meu post pra provocação. Nunca tive a intenção de subjugar ou menosprezar ninguém por aqui. Pra variar é sempre tu que começa a encher o saco com esse complexo de inferioridade ridículo!!

Vê se cresce e pára de me atucanar.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu saiba, não é que São Paulo tinha manchas, mas sim que boa parte da área em que fica esta enorme cidade era uma mancha de araucárias fora da zona contínua da floresta de araucárias que, pelo menos nos mapas em que conheço, em São Paulo abrangia as regiões ao sul do paralelo 24S como Apiaí, Guapiara, Itapeva, Capão Bonito, etc. Praticamente o mesmo ocorria no Paraná, onde a floresta contínua de araucária praticamente cessava acima da latitude 24S, com exceção do trecho situado entre Faxinal do Céu, Apucarana e Arapongas, que era um braço da zona contínua de araucária acima da latitude 24S. No noroeste do Estado a Zona contínua de Araucária terminava onde ficam os municípios de Campo Morão (na entrada da cidade há um bosque de araucárias, e o mesmo ocorrem em Apucarana), e o sul do município de Umuarama.

Já em São Paulo, depois de Itapeva e Capão bonito, pelos mapas que eu conheço, cessava a área contínua de araucária, mas havia como que ilhas situadas em cidades mais altas, como São Roque e grande parte da Região Metropolitana de São Paulo, inclusive no próprio território onde fica a capital.

Ao norte novas manchas surgiam na Mantiqueira, em Poços e Caldas, e, segundo pinturas de Rugendas, existiam ao menos, indivíduos isolados (quem sabe pequenas manchas), na região de Ouro Preto.

São Paulo é enorme, e tem áreas mais altas e mais baixas, ou seja, devia ter zonas mais e menos favoráveis ao desenvolvimento da planta.

Até os anos 50 São Paulo capital tinha uma média anual de 18C, o que já é razoável para a espécie, embora não ideal.

Assim, pode-se dizer que a região ate é um habitat natural de araucária, embora já fique fora da grande área contínua da floresta que pegava os três estados do sul, mais o sul do estado de São Paulo.

Digo isso com base nos mapas fitogeográficos que eu conheço. Talvez existam outros mapas com informações diferentes.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Na região Serrana do Rio eistem MUITAS Araucárias Augustifolia.

 

Abraços,

 

 

MUITAS?

Você sabe o que são MUITAS?!

O dia que você souber o que são MUITAS, e sair desse seu planeta chamado "RIO DE JANEIRO", você poderá ter várias outras experiências e parar de dar palpites chulos, sem o maior conhecimento, não só sobre araucárias, mas também com relação a "frio" e neve no Brasil e outros lugares!

Link to comment
Share on other sites

Na região Serrana do Rio eistem MUITAS Araucárias Augustifolia.

 

Abraços,

 

Na região serrana acima de 800, de 1000 ou de 1200 metros? Nas fotos que vi das principais cidades da área serrena (as "ópolis"), vi nenhuma, até onde me lembre. Daí tem a questão dos distritos mais altos, que é onde a escassez até pode ser substituída por uma certa abundância, nos padrões sulinos.

Link to comment
Share on other sites

Na região Serrana do Rio eistem MUITAS Araucárias Augustifolia.

 

Abraços,

 

 

MUITAS?

Você sabe o que são MUITAS?!

O dia que você souber o que são MUITAS, e sair desse seu planeta chamado "RIO DE JANEIRO", você poderá ter várias outras experiências e parar de dar palpites chulos, sem o maior conhecimento, não só sobre araucárias, mas também com relação a "frio" e neve no Brasil e outros lugares!

 

Boa!

 

Mas cuidado com os ataques pessoais.

 

Shalom!

Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.