Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Maio de 2007


Recommended Posts

Eu lembro desses -7° em Poços de Caldas! Saiu até uma reportagem na Veja sobre aquela onda de frio, e tinha uma foto com uns garotos sobre a fonte congelada em São Joaquim!! 8)

 

---

 

Por aqui, hoje tive uma mínima horrível: 20,6°! Tem tudo para ser a maior mínima de maio! E ontem tive 6,5 mm de chuva.

 

Instabilidades explodiram sobre Corrientes e já atingem o O e NO do RS, já entrando em SC. O resultado é o vento E que sopra moderado por aqui, abastecendo o sistema no continente.

 

Agora tenho 23,8° com 63% e tempo predominantemente dublado com estratus e cumulus. A máxima ja bateu 24,2°, e parece que não vamos passar disso.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

olá galera, sou novo por aqui.. sou de Goiânia

 

 

 

Goiânia registrou 13°C hoje de manhã na estação automática do Inmet, enquanto a estação convencional registrou 15°C. A estação convencional é mais confiável ou os dados são diferentes porque elas estão em diferentes pontos da cidade? Por exemplo, eu moro perto de uma área com quase 900m de altitude, enquanto boa parte de Goiânia está a 750m.

 

Dados da estação automática do Inmet em Goiânia: http://venus.inmet.gov.br/sonabra/db...FcodEst%3DA002

Link to comment
Share on other sites

olá galera, sou novo por aqui.. sou de Goiânia

 

 

 

Goiânia registrou 13°C hoje de manhã na estação automática do Inmet, enquanto a estação convencional registrou 15°C. A estação convencional é mais confiável ou os dados são diferentes porque elas estão em diferentes pontos da cidade? Por exemplo, eu moro perto de uma área com quase 900m de altitude, enquanto boa parte de Goiânia está a 750m.

 

Dados da estação automática do Inmet em Goiânia: http://venus.inmet.gov.br/sonabra/db...FcodEst%3DA002

 

Olá TKR, seja bem-vindo.

 

Antes de mais nada, por favor, perceba que todos nós usamos nossos nomes no login, de forma que fica muito fácil nos comunicarmos do que ter de chamá-lo de simplesmente TKR. A moderação pede a sua colaboração. :wink:

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

A madrugada desta quinta-feira foi a mais fria do ano em Belo Horizonte e em muitas cidades mineiras.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima foi de 16,5 C. Este é o valor considerado oficial, para efeitos comparativos. Mas o aeroporto da Pampulha registrou 14C por volta das 6 horas da manhã. Na madrugada de hoje também foram registradas as menores temperaturas do ano nas cidades de Barbacena (7,5C), Caparaó (7,9C), Bambuí (8,4C), Lavras (10,3C), Diamantina (12,6), Araçuaí (15,2), Aimorés (16,0C), Pirapora (15,7C), Teófilo Otoni (16,6).

 

Fonte: IG

 

Na automática daqui de BH a mínima foi de 13,4º C!

Link to comment
Share on other sites

Olá TKR, seja bem-vindo.

 

Antes de mais nada, por favor, perceba que todos nós usamos nossos nomes no login, de forma que fica muito fácil nos comunicarmos do que ter de chamá-lo de simplesmente TKR. A moderação pede a sua colaboração. :wink:

 

Sds!

Opa, tranquilo, mas como faço pra mudar meu login?

Link to comment
Share on other sites

Alo TKR,minha irmã nasceu em Goiânia,no período em que meus pais moraram em Ceres.

Meu pai fala muito do frio de Anápolis.

Opa! É verdade, Anápolis é até fria, pelo menos em relação a Goiânia. É apenas 40km ao norte e está a 1100m de altitude.

 

Tenho muitos amigos de Anápolis morando aqui em Goiânia, e eles reclamam do calor que faz aqui, falando que lá não faz calor assim. hehe Eles também falam que de manhã, lá sempre é mais frio. Nesse 'friozinho' de 14°C que deu hoje aqui, uma amiga minha falou pra mim: 'Em Anápolis agora deve tá congelando.' Acho uma pena uma cidade tão alta, e tão importante de Goiás (3a. maior cidade do estado) não ter uma estação do Inmet.

 

Mas a cidade mais fria de Goiás, nas mínimas, é Jataí. Já ouviu falar?

Link to comment
Share on other sites

Alo TKR,minha irmã nasceu em Goiânia,no período em que meus pais moraram em Ceres.

Meu pai fala muito do frio de Anápolis.

Opa! É verdade, Anápolis é até fria, pelo menos em relação a Goiânia. É apenas 40km ao norte e está a 1100m de altitude.

 

Tenho muitos amigos de Anápolis morando aqui em Goiânia, e eles reclamam do calor que faz aqui, falando que lá não faz calor assim. hehe Eles também falam que de manhã, lá sempre é mais frio. Nesse 'friozinho' de 14°C que deu hoje aqui, uma amiga minha falou pra mim: 'Em Anápolis agora deve tá congelando.' Acho uma pena uma cidade tão alta, e tão importante de Goiás (3a. maior cidade do estado) não ter uma estação do Inmet.

 

Mas a cidade mais fria de Goiás, nas mínimas, é Jataí. Já ouviu falar?

 

Anápolis é praticamente igual à Brasília. O efeito da latitude nestas bandas é quase nulo.

Link to comment
Share on other sites

olá galera, sou novo por aqui.. sou de Goiânia

 

 

 

Goiânia registrou 13°C hoje de manhã na estação automática do Inmet, enquanto a estação convencional registrou 15°C. A estação convencional é mais confiável ou os dados são diferentes porque elas estão em diferentes pontos da cidade? Por exemplo, eu moro perto de uma área com quase 900m de altitude, enquanto boa parte de Goiânia está a 750m.

 

Dados da estação automática do Inmet em Goiânia: http://venus.inmet.gov.br/sonabra/db...FcodEst%3DA002

 

Eaee rapaz, seja bem-vindo ao fórum! kara faz anos que esse fórum existe, e que sou membro dele, e até hoje sempre senti falta de membros da região centro-oeste. Não sei porque existem tão poucos! Conheço tua cidade, e já passei um frio legal aí em 2004. Goiania tem fama de ter uma aplitude muito alta no inverno, o que traz mínimas bem interessantes. Espero que fique ativo no fórum, e traga mais notícias de sua terra!

 

Ah.. vc tem algum instrumento meteorológico? Tipo termômetro?

 

Valeu!!

Link to comment
Share on other sites

Eaee rapaz, seja bem-vindo ao fórum! kara faz anos que esse fórum existe, e que sou membro dele, e até hoje sempre senti falta de membros da região centro-oeste. Não sei porque existem tão poucos! Conheço tua cidade, e já passei um frio legal aí em 2004. Goiania tem fama de ter uma aplitude muito alta no inverno, o que traz mínimas bem interessantes. Espero que fique ativo no fórum, e traga mais notícias de sua terra!

 

Ah.. vc tem algum instrumento meteorológico? Tipo termômetro?

 

Valeu!!

Opa! =) Eu conheço este fórum faz tempo, desde 2005, e já fui até membro, mas em 2005 mesmo houve um período de reorganização eu acho, aí eu nunca mais consegui entrar. Tentei semana passada e consegui. Com certeza sempre estarei aqui no fórum. :)

 

Eu tinha um termômetro, que marcava até máximas e mínimas, mas ele quebrou ao cair no chão por causa do vento (ficava pendurado). Vou comprar outro.

Link to comment
Share on other sites

Eu pelo menos já ouço falar de Jataí desde 2000, quando ela teve mínima de -0,2 em julho.

 

E prestem ate3nção em Vianópolis, 1000m e ao sul de Goiânia. Lá tá massa. Pela automática do Cptec, 10,5 a 33,0 hoje. E em algum período de bloqueio de 2006 (não lembro se em junho ou julho) os caras tiveram 6,5.

Legal! 10,5°C é bem massa.. e aqui perto ainda. Não sabia de Vianópolis. Na verdade, nem sabia que existia Cptec e que eles tem estações com info na internet. hehehe.. mas agora entrei no site, e pelo visto Jataí pegou 11,5°C hoje: http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32484&tipo=MET&idVariavel=10&dia=04&mes=05&ano=2007&Submit2.x=1&Submit2.y=6&Submit2=Enviar

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

olá galera, sou novo por aqui.. sou de Goiânia

 

 

 

Goiânia registrou 13°C hoje de manhã na estação automática do Inmet, enquanto a estação convencional registrou 15°C. A estação convencional é mais confiável ou os dados são diferentes porque elas estão em diferentes pontos da cidade? Por exemplo, eu moro perto de uma área com quase 900m de altitude, enquanto boa parte de Goiânia está a 750m.

 

Dados da estação automática do Inmet em Goiânia: http://venus.inmet.gov.br/sonabra/db...FcodEst%3DA002

 

Aew irmão Goiano!! Seja Bem Vindo! :D

 

Já estive aí na sua cidade! Linda capital de Goiás! :P A família da minha mãe é daí, a minha vó mora em Inhumas, a 35 km daí, já foi lá? Hoje nós moramos em Porto Velho.

 

Assim como o Jordan, eu também espero que tu não abandones o fórum e nos informe sobre tudo do tempo em Goiânia!

 

Valew!

Link to comment
Share on other sites

Aew irmão Goiano!! Seja Bem Vindo! :D

 

Já estive aí na sua cidade! Linda capital de Goiás! :P A família da minha mãe é daí, a minha vó mora em Inhumas, a 35 km daí, já foi lá? Hoje nós moramos em Porto Velho.

 

Assim como o Jordan, eu também espero que tu não abandones o fórum e nos informe sobre tudo do tempo em Goiânia!

 

Valew!

E ae cara! Cara, nunca fui em Inhumas, mas é aqui pertinho mesmo. :wink: Valeu pelas boas vindas! :D
Link to comment
Share on other sites

Olá TKR, seja bem-vindo.

 

Antes de mais nada, por favor, perceba que todos nós usamos nossos nomes no login, de forma que fica muito fácil nos comunicarmos do que ter de chamá-lo de simplesmente TKR. A moderação pede a sua colaboração. :wink:

 

Sds!

Opa, tranquilo, mas como faço pra mudar meu login?

 

Ajuda aqui, Luiz! :idea:

Link to comment
Share on other sites

Seguindo o conselho do Luciano Blaszkowski, dei uma olhada hoje em Vianópolis-GO (cptec), e eles tiveram uma mínima incrível hoje de 9°C!

 

Mínimas de Goiás hoje:

 

Vianópolis (cptec): 9,0°C

Palmeiras de Goiás (cptec): 10,0°C

Santa Helena: (cptec): 11,0°C

Jataí (cptec): 11,0°C

Goiatuba (cptec): 11,4°C

Itumbiara (cptec): 11,5°C

Ipameri (inmet): 11,7°C

Anápolis (cptec): 14°C

Goiânia (inmet): 17°C (aeroporto: 15,3°C)

 

 

Alguém sabe se esses dados do Cptec são mesmo confiáveis???

 

Exemplo: retirei o dado de Vianópolis aqui:

http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32342&tipo=MET&idVariavel=10&ano=2007&mes=05&dia=10&esq=on

mas poderia ser aqui também:

http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32342&tipo=MET&idVariavel=8&dia=04&mes=05&ano=2007&Submit2.x=5&Submit2.y=18&Submit2=Enviar

 

Tá correto isso? Os dados são confiáveis? Desculpa as perguntas ae, sou novato e tal.. hehe =)

Link to comment
Share on other sites

Essa mínima de Vianópolis é sensacional para início de maio.

Isso demonstra como podemos ter ótimas mínimas em regiões desconhecidas. Acredito que o ar seco e a menor insolação até junho possam dar mínimas ainda maiores, confirmando alguns autores antigos que relatavam temperaturas mínimas muito baixas em Mato Grosso e Goiás.

Link to comment
Share on other sites

Eu pelo menos já ouço falar de Jataí desde 2000, quando ela teve mínima de -0,2 em julho.

Cara, eu achei um dado oficial do Inmet (aqui: http://www.inmet.gov.br/sim/sim_recordes/consultaRecordes.php) do dia 18/07/2000, em que a temperatura em Jataí foi de 0,5°C. Talvez possa ter chegado mesmo a -0,2°C em outro ponto da cidade. Onde você achou o dado?

Link to comment
Share on other sites

Seguindo o conselho do Luciano Blaszkowski, dei uma olhada hoje em Vianópolis-GO (cptec), e eles tiveram uma mínima incrível hoje de 9°C!

 

Mínimas de Goiás hoje:

 

Vianópolis (cptec): 9,0°C

Palmeiras de Goiás (cptec): 10,0°C

Santa Helena: (cptec): 11,0°C

Jataí (cptec): 11,0°C

Goiatuba (cptec): 11,4°C

Itumbiara (cptec): 11,5°C

Ipameri (inmet): 11,7°C

Anápolis (cptec): 14°C

Goiânia (inmet): 17°C (aeroporto: 15,3°C)

 

 

Alguém sabe se esses dados do Cptec são mesmo confiáveis???

 

Exemplo: retirei o dado de Vianópolis aqui:

http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32342&tipo=MET&idVariavel=10&ano=2007&mes=05&dia=10&esq=on

mas poderia ser aqui também:

http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32342&tipo=MET&idVariavel=8&dia=04&mes=05&ano=2007&Submit2.x=5&Submit2.y=18&Submit2=Enviar

 

Tá correto isso? Os dados são confiáveis? Desculpa as perguntas ae, sou novato e tal.. hehe =)

 

Aquele dado em que aparece só um ponto no gráfico, lógico que não é confiável!

 

Sobre Jataí: antigamente, o Inmet tinha mapas de mínimas diárias por estação, em cada estado. Foi lá que vi os -0,2 de Jataí.

Link to comment
Share on other sites

Aquele dado em que aparece só um ponto no gráfico, lógico que não é confiável!

 

Sobre Jataí: antigamente, o Inmet tinha mapas de mínimas diárias por estação, em cada estado. Foi lá que vi os -0,2 de Jataí.

Esse dado de um ponto no gráfico é o mesmo do gráfico 'completo', ele aparece porque eu mandei isolá-lo nos controles do gráfico que tem lá na página. Eu só queria saber se esses dados observados do CPTEC em geral são mesmo confiáveis, como os dados observados do Inmet?

Link to comment
Share on other sites

Tive máxima de 28,7° hoje, e se não chover a coisa vai piorar.

 

Isso porque estava 23,3° às 19:45, e a pouco fazia 23,7° com 69%. Ou seja: a temperatura subiu!

 

Parece que a frente fria (que não entra) está com tudo sobre o N do Uruguai e o extremo S do RS. No Chuí choveu continuamente das 4 às 18 h, e de forma moderada à forte na grande maioria do tempo!

 

Espero que amanhã não estejamos suando. Chuva!!!

Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites

Aquele dado em que aparece só um ponto no gráfico, lógico que não é confiável!

 

Sobre Jataí: antigamente, o Inmet tinha mapas de mínimas diárias por estação, em cada estado. Foi lá que vi os -0,2 de Jataí.

Esse dado de um ponto no gráfico é o mesmo do gráfico 'completo', ele aparece porque eu mandei isolá-lo nos controles do gráfico que tem lá na página. Eu só queria saber se esses dados observados do CPTEC em geral são mesmo confiáveis, como os dados observados do Inmet?

 

Estações automáticas são um pouco menos confiáveis que as onvencionais.

Link to comment
Share on other sites

Aquele dado em que aparece só um ponto no gráfico, lógico que não é confiável!

 

Sobre Jataí: antigamente, o Inmet tinha mapas de mínimas diárias por estação, em cada estado. Foi lá que vi os -0,2 de Jataí.

Esse dado de um ponto no gráfico é o mesmo do gráfico 'completo', ele aparece porque eu mandei isolá-lo nos controles do gráfico que tem lá na página. Eu só queria saber se esses dados observados do CPTEC em geral são mesmo confiáveis, como os dados observados do Inmet?

 

Estações automáticas são um pouco menos confiáveis que as onvencionais.

 

Não sei o que você fez, mas pedi "Temperatura Mínima" e tive isto:

 

http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32342&tipo=MET&idVariavel=10&dia=05&mes=05&ano=2007&Submit2.x=9&Submit2.y=15

 

E ao pedir "Temperatura Máxima" tive isto:

 

http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/metadados.jsp?uf=8&id=32342&tipo=MET&idVariavel=9&dia=05&mes=05&ano=2007&Submit2.x=17&Submit2.y=9

Link to comment
Share on other sites

 

Pode passar de 200 até domingo e alguns pontos do sul gaúcho. O acumulado de quinta à noite a domingo pode ficar entre 200 e 300 milímetros em parte do Uruguai. Uma enchente na região é iminente.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de Goiás hoje:

 

CPTEC:

Vianópolis: 8,5ºC (CPTEC), 10,0ºC (SecTec-GO)

Palmeiras de Goiás: 11,0ºC

Santa Helena: 11,5ºC

Anápolis: 12,0ºC

 

Inmet:

Ipameri: 13,9ºC

Goiânia (aeroporto): 15,7ºC

 

 

Esses dados de Vianópolis estão incríveis.

Site da SecTec-GO: http://www.sectec.go.gov.br/cgi-bin/consulta_dados2.pl?Estacao=6&Mes=2007%3B5&Funcao=1

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, o dia começou nublado mas logo o sol apareceu entre poucas nuvens. Na zona leste, mínima 16,3°C e máxima 28,3°C, agora 21,8°C com URA em 61%. Campos do Jordão tem 10,2°C!

 

Percebe-se claramente no mapa de temp. 1000hPa, uma mancha sobre MG, interior de SP e RJ com temperaturas amenas!!

 

Pelas automáticas às 23:00 UTC:

 

Viçosa: 16,4ºC

Barbacena: 17,2ºC

Caldas: 15ºC

Passos: 18,2ºC

Contagem: 20,2ºC

Teofilo Otoni: 19,9ºC

Araxá: 20,1ºC

CDJ: 12,4ºC

Bauru: 18,3ºC

Franca: 19,8ºC

Avaré: 20,5ºC

 

 

Aqui em Curitiba tenho 17,1ºC UR 70%.

Link to comment
Share on other sites

Peço perdão pelo atraso na postagem dos dados, ainda referentes a outro período, mas fica para o pessoal saber que por essas terras fez frio também na primeira onda polar.

 

Rondônia registra menores temperaturas em tardes de abril dos últimos anos

 

As temperaturas em Rondônia até começaram elevadas durante a sexta-feira, 26/04, mas conforme o avanço da frente-fria, as mesmas despencaram em quase todo o Estado, salvo apenas a região de Porto Velho.

 

Não fazia frio em uma tarde do mês de abril em Rondônia, desde o ano 2000, quando uma massa de ar frio intensa adentrou o Estado no dia 13 causando forte queda nas temperaturas, tanto as mínimas, quanto às máximas, como indica o registro, com dados embasados pelo INMET e CPTEC abaixo:

 

13-04-00

A forte massa de ar frio avançou pelo interior do continente e chegou à Região Norte provocando o primeiro fenômeno da friagem do ano em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Em Vilhena-RO a temperatura mínima caiu para 14°C onde na madrugada do dia anterior, os termômetros registram mínima de 20°C.

 

Durante a sexta-feira, conforme avançava, a frente-fria causava acentuada queda nas temperaturas, principalmente no sul, centro e oeste do Estado.

Em Vilhena, às 16 horas, período em que normalmente se registram as temperaturas máximas do dia, na maioria das vezes acima de 30°C, os termômetros no aeroporto local marcavam apenas 21°C com céu nublado.

Em Guajará-Mirim a queda foi ainda mais acentuada. O dia começou com 28°C e pouco depois das 16 horas, os termômetros caíram para apenas 20°C. Essa marca de 20°C nesse horário em Guajará-Mirim não era alcançado há sete anos. O código de plotagem do aeroporto local das 21 horas (UTC), 17 horas (Hora Rondônia) indicava perfeitamente a marca de 20°C na cidade confirmando o registro:

 

Indicador de Localidade: SBGM

Data: 27 de Abril de 2007.

Hora: 21:00 (UTC).

Temperatura: 20ºC

Vento (Norte Geográfico): Direção: 160º

Velocidade em KT(nós): 04

Velocidade em km/h: 7,41

Condições Gerais do Tempo: Céu nublado, com chuva.

Observação Meteorológica: 16004KT 5000 -RA BR OVC010 20/19 Q1014=

 

Em Vilhena, às 22 horas (UTC), 18 horas (local), a indicação de código do aeroporto local era a seguinte:

 

Indicador de Localidade: SBVH

Data: 27 de Abril de 2007.

Hora: 22:00 (UTC).

Temperatura:19ºC

Vento (Norte Geográfico): Direção: 220º

Velocidade em KT(nós): 10

Velocidade em km/h: 18,52

Condições Gerais do Tempo: Céu nublado.

Observação Meteorológica: 22010KT 4000 BR BKN008 OVC100 19/19 Q1016=

 

A chuva também chegou intensa a diversos bairros de Porto Velho, pouco depois das 16 horas (local), com registro de trovoadas e ventos de 37 km/h. Por alguns momentos, as rajadas chegaram a 50 km/h quebrando alguns galhos de árvores, principalmente na Zona Leste.

 

Dados: REDEMET - SIPAM

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.