Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Abril de 2007


Recommended Posts

tem cada meteorologista nesse Brasilsão!

De maneira geral, só se salvam os do Sul, o que reforça minha assinatura:

 

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

 

Que maldade Rodrigo!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Gurizada

 

pois é... http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL17838-5603,00.html

 

Tirem suas próprias conclusões.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Enfim uma enrevista com uma pessoa ponderada! Vejam que ele coloca mais de uma vez a questão das incertezas quanto a influência das emissões sobre o aquecimento, lembrando, inclusive, os eventos de 1929 e a possbilidade de se tratarem apenas de ciclos. Mas mostra também que a atitude correta em se tratando de possibilidades, tanto de um lado (ciclos somente) quanto do outro (CO2 emitido pelo homem), seria a da prevenção, e não a da histeria (defensores cegos da tese do efeito do bicho homem) ou a imobilidade (defensores cegos da tese dos ciclos). Como temos cientistas muito capacitados de ambos os lados, bem como interesses políticos idem, convém trabalhar com a probabilidade de que tanto um quanto o outro possa estar certo. E isso pressupõe alguma ação de pessoas que sejam pelo menos um pouco responsáveis por si mesmas, suas famílias e seus semelhantes.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 242
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na dácada de 40 a Terra tinha 2 bilhões de habitantes. Hoje tem 6 bilhões, isto é, triplicamos em 70 anos a população que havia demorado 4 milhões de anos para ser conquistada. A nossa geração é disparada aquela que pode presenciar as maiores mudanças no planeta e na humanidade. A minha bisavó, de 98 anos (tem a idade do Inter, he he he), nascida em 1909, viu tanta coisa acontecer em Porto Alegre, no RS, no Brasil e no mundo que digo para ela que el foi uma privilegiada e ela não consegue entender, coitadinha. Ela viu todas as grandes guerras mundiais, viu Porto Alegre com 100 mil habitantes (praticamente uma vila) e sem automóveis, viu a revolução de 30, viu o crash de 1929, assisitu o nazismo, viveu a revolução industrial brasileira e dos demais países não desenvolvidos após a II guerra mundial, presenciou a revolução na medicina onde a taxa média de mortalidade infantil caiu drasticamente de 150 mortes para cada 1000 nascimentos para 15 mortes em cada mil (grande mola propulsora do crescimento populacional em conjunto com o boom industrial), viu a ditadura, a democraicia, a crise do petróleo, a mundilaização do capital financeiro, o Grêmio campeão do mundo, o grande agravamento da segurança pública a partir dos anos 90, a internet.....

 

O problema é que, neste cenário de grandes mudanças, nenhum dos amigos da minha bisavó e ela mesma não foram capazes de prever e previnir alguns dos transtornos que hj vivemos. Inclusive, políticos vendiam a idéia de que o futuro estava nas grandes cidades, influenciando as famílias rurais a se mudarem para cidades, porém não foram capazes de prever que o boom econômico tinha hora para acabar, coma excessão do boom na saúde.

 

Hj consumimos recursos naturais infinitamente mais do que no início do século. Mudanças no clima certamente devem ocorrer em virtude disso. Resta saber se elas ocorreriam da noite para o dia, assim como tivemos grandes invernos até o ano 2000 e a partir dele somente porcarias. Eu não acredito nisso. Sou mais gradual em relação ao comportamento da natureza, em que pese a rapidez com que o homem foi capaz de se transformar nos últimos 100 anos.

Link to comment
Share on other sites

A solução do ETA quanto a um ciclone em alto mar em latitudes médias no começo da semana é preocupante. Não deve ter maior impacto em termos de ar frio, mas deve secar muito o ar em parte da América do Sul. O que efetivamente preocupa é o swell que pode gerar com o risco de uma ressaca importantes em partes dos litorais do Sul e do Sudeste. Outros modelos também resolvem uma baixa profundo, mas não com a intensidade do ETA. É algo que merece a nossa máxima atenção nos próximos dias. O Caio é um expert em ciclones e pode oferecer o seu insight.

Link to comment
Share on other sites

tem cada meteorologista nesse Brasilsão!

De maneira geral, só se salvam os do Sul, o que reforça minha assinatura:

 

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

 

Que maldade Rodrigo!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Gurizada

 

pois é... http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL17838-5603,00.html

 

Tirem suas próprias conclusões.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Dá para fazer uma lista de "furadas" nas afirmações. Como é uma da manhã e o cansaço bate fica só uma: a temporada de 1929 não teve nada de ativa. Foram apenas 3 tempestades no Atlântico Norte.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/1929_Atlantic_hurricane_season

Link to comment
Share on other sites

A solução do ETA quanto a um ciclone em alto mar em latitudes médias no começo da semana é preocupante. Não deve ter maior impacto em termos de ar frio, mas deve secar muito o ar em parte da América do Sul. O que efetivamente preocupa é o swell que pode gerar com o risco de uma ressaca importantes em partes dos litorais do Sul e do Sudeste. Outros modelos também resolvem uma baixa profundo, mas não com a intensidade do ETA. É algo que merece a nossa máxima atenção nos próximos dias. O Caio é um expert em ciclones e pode oferecer o seu insight.
`

 

As últimas projeções dão por conta de um sistema que deve se aprofundar com violência na costa sulina nas próximas 96hs. Realmente o cenário apresentado pelo ETA é o mais preocupante, em conversa com o Alexandre entramos em acordo sobre qual litoral poderá ser o mais atingido pelo swell, o Rio de Janeiro. Os eventos de tempo mais severos associados a baixa deverão ser sentido entre o metade sul do litoral gaúcho e o litoral uruguaio.

 

O que pode ajudar a aliviar os efeitos do swell são de que algumas projeções indicam um rápido deslocamento da baixa em direção sudeste a alto mar.

Link to comment
Share on other sites

Feriadão da semana santa de sol entre muitas nuvens no oeste do Paraná e de Santa Catarina. Nestas regiões pode haver chuva até sábado. Deve garoar amanhã. No sábado o tempo começa abrir. Mas o sol brilha forte mesmo no domingo, quando o vento passa soprar de Sul baixando a temperatura. Dias típicos de outono na semana que vem. Máxima de 28 e mínima de 14 graus.

 

cascavelbh2.gif

Link to comment
Share on other sites

Europeu, JMA e GFS das 12z indicam a formação da baixa a partir de 36-48 horas sob o nordeste argentino e RS, passando para o oceano na altura do RS e Uruguai. Acredito que possa ocorrer tempo severo nessas regiões.

1 - Pelo que vi, será uma baixa profunda, até níveis mais altos da atmosfera. É isso mesmo??

2 - Chance de maior resfriamento do que até agora previsto, devido a alguma língua de ar mais frio e seco forçada pela baixa.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que se observa neste momento em todas as projeções de curto e médio prazo pode ser dito que o verão climático no Rio Grande do Sul chegou ao fim.

 

Tomara mesmo, mas eu que estou a dias sem acessar a net na praia cheguei em Curita e dei uma olhada na 12Z do GFS hoje e ela não foi nem um pouco animadora para o fim do verão climático nem no RS, nem no sul do BR, nem no Prata. Ela joga o jato lá para Bahia Blanca a partir do final desta semana que se inicia, produzindo outro mega bloqueio.

 

Mas como diz o Caio, vamos ficar com a tendência (que eu não vi, pois não acesso a 4 dias), mas que pelos cometários é promissora. Tomara que a 12Z tenha sido uma super exceção!

 

Boa Páscoa a todos!

Link to comment
Share on other sites

Pelo que se observa neste momento em todas as projeções de curto e médio prazo pode ser dito que o verão climático no Rio Grande do Sul chegou ao fim.

 

Tomara mesmo, mas eu que estou a dias sem acessar a net na praia cheguei em Curita e dei uma olhada na 12Z do GFS hoje e ela não foi nem um pouco animadora para o fim do verão climático nem no RS, nem no sul do BR, nem no Prata. Ela joga o jato lá para Bahia Blanca a partir do final desta semana que se inicia, produzindo outro mega bloqueio.

 

Mas como diz o Caio, vamos ficar com a tendência (que eu não vi, pois não acesso a 4 dias), mas que pelos cometários é promissora. Tomara que a 12Z tenha sido uma super exceção!

 

Boa Páscoa a todos!

 

Termina o verão climático Zé, mas não começa o inverno climático.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que se observa neste momento em todas as projeções de curto e médio prazo pode ser dito que o verão climático no Rio Grande do Sul chegou ao fim.

 

Tomara mesmo, mas eu que estou a dias sem acessar a net na praia cheguei em Curita e dei uma olhada na 12Z do GFS hoje e ela não foi nem um pouco animadora para o fim do verão climático nem no RS, nem no sul do BR, nem no Prata. Ela joga o jato lá para Bahia Blanca a partir do final desta semana que se inicia, produzindo outro mega bloqueio.

 

Mas como diz o Caio, vamos ficar com a tendência (que eu não vi, pois não acesso a 4 dias), mas que pelos cometários é promissora. Tomara que a 12Z tenha sido uma super exceção!

 

Boa Páscoa a todos!

 

Termina o verão climático Zé, mas não começa o inverno climático.

 

Mas as outras rodadas foram melhores, não?

 

Porque o próprio prof. Eugênio falou que se viesse outro bloqueio na sequencia não daria para dizer que o verão climático estava encerrado. E pela 12Z, o bloqueio vinha e os termômetros superariam de novo os 30oC por alguns dias seguidos no RS.

Sei que entraremos no outono climático, e não no inverno climático, mas para caracterizar esta mudança teríamos de ter algum tempo com incursões frequentes de ar mais fresco. Um bloqueio agora seria a continuação do verão climático, e não um veranico!

Gear em SJ e região não marca o fim do verão climático, uma vez que lá gea em qualquer estação! Acho díficil que agora a temperatura caia abaixo do que dos 3oC no Cruzeiro...

 

VlW

Link to comment
Share on other sites

A 0Z mostra algo semelhante ao que eu vi ontem, ou seja, o bloqueio desce lá para baixo de Bahia Blanca e teríamos, sim, algum calor sem ter tido ainda um outono "estabelecido".

 

De qualquer forma, vale a nota:

 

1) Feriado de clima agradabilíssimo no litoral catarinense, com altas ondas no domingo de Páscoa.

 

2) Noite de ontem e manhã de hoje muito agradáveis em Curita: Já tinha esquecido o que era acordar com 13oC, he he he!

Link to comment
Share on other sites

 

2) Noite de ontem e manhã de hoje muito agradáveis em Curita: Já tinha esquecido o que era acordar com 13oC, he he he!

 

pelo site do tempoagora ( http://www.tempoagora.com.br), acertaram em cheio a mínima, zé.

 

estou acompanhando as previsões de uns institutos e os únicos que acertam são a climaterra, tempoagora e simepar.

 

o resto... :roll:

Link to comment
Share on other sites

 

2) Noite de ontem e manhã de hoje muito agradáveis em Curita: Já tinha esquecido o que era acordar com 13oC, he he he!

 

pelo site do tempoagora ( http://www.tempoagora.com.br), acertaram em cheio a mínima, zé.

 

estou acompanhando as previsões de uns institutos e os únicos que acertam são a climaterra, tempoagora e simepar.

 

o resto... :roll:

 

Verdade...

 

 

No dia 6/09/06, CPTEC-INPE previam 8 graus de minima para a cidade de Sao Paulo, sendo que no Mirante de Santana(e em muitos outros lugares) a minima foi de 6 graus(ou 2 graus como em Parelheiros).

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, a tua observação traz à tona uma questão interessante. Prever mínima para uma cidade do tamanho de São Paulo e com tantos microclimas é complicado. Seis graus de mínima aonde ? Digamos que a previsão para amanhã seja de 7 a 15. Dá certinho no Mirante, mas em Parelheiros dá de 3 a 14. Erro feito para Parelheiros. Por isso, nos Estados Unidos, em caso de grandes cidades, eles descobram a previsão por regiões de uma grande cidade. Em Buenos Aires, o SMN descobra a mínima nas noites frias entre a ciudad e o chamado conurbano.

Link to comment
Share on other sites

 

2) Noite de ontem e manhã de hoje muito agradáveis em Curita: Já tinha esquecido o que era acordar com 13oC, he he he!

 

pelo site do tempoagora ( http://www.tempoagora.com.br), acertaram em cheio a mínima, zé.

 

estou acompanhando as previsões de uns institutos e os únicos que acertam são a climaterra, tempoagora e simepar.

 

o resto... :roll:

 

Verdade...

 

 

No dia 6/09/06, CPTEC-INPE previam 8 graus de minima para a cidade de Sao Paulo, sendo que no Mirante de Santana(e em muitos outros lugares) a minima foi de 6 graus(ou 2 graus como em Parelheiros).

 

exatamente, gabriel.

 

a somar (tempoagora) é imbatível.

 

acampanhei isso também.

 

mas quanto ao do inmet eu não sei bem. porém, só o fato de eles disponibilizarem o histório das estações, já é uma gigantesca ajuda aos que pesquisam.

 

basta ir no http://www.inmet.gov.br e colher os dados que quiser. de graça.

:wink:

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, a tua observação traz à tona uma questão interessante. Prever mínima para uma cidade do tamanho de São Paulo e com tantos microclimas é complicado. Seis graus de mínima aonde ? Digamos que a previsão para amanhã seja de 7 a 15. Dá certinho no Mirante, mas em Parelheiros dá de 3 a 14. Erro feito para Parelheiros. Por isso, nos Estados Unidos, em caso de grandes cidades, eles descobram a previsão por regiões de uma grande cidade. Em Buenos Aires, o SMN descobra a mínima nas noites frias entre a ciudad e o chamado conurbano.

 

Certo. Mas minima e minima. Por que prever minima de 8 graus em Sao Paulo(supostamente em toda a cidade) e em lugares nao perifericos(nao fazendo nenhuma critica aos perifericos) fazer 6 ou menos(no caso aqui de casa)?

Vi muitos termometros de rua legalizados(como o do meu avatar) estarem com temperaturas entre 6 e 8 graus pela manha, ou mesmo o da famosa avenida Paulista, que registrou 6 graus, e que foi ate feita uma reportagem sobre ele no "Bom dia Sao Paulo" da TV Globo, e estar no coracao de Sao Paulo?

Link to comment
Share on other sites

 

2) Noite de ontem e manhã de hoje muito agradáveis em Curita: Já tinha esquecido o que era acordar com 13oC, he he he!

 

pelo site do tempoagora ( http://www.tempoagora.com.br), acertaram em cheio a mínima, zé.

 

estou acompanhando as previsões de uns institutos e os únicos que acertam são a climaterra, tempoagora e simepar.

 

o resto... :roll:

 

Verdade...

 

 

No dia 6/09/06, CPTEC-INPE previam 8 graus de minima para a cidade de Sao Paulo, sendo que no Mirante de Santana(e em muitos outros lugares) a minima foi de 6 graus(ou 2 graus como em Parelheiros).

 

exatamente, gabriel.

 

a somar (tempoagora) é imbatível.

 

acampanhei isso também.

 

mas quanto ao do inmet eu não sei bem. porém, só o fato de eles disponibilizarem o histório das estações, já é uma gigantesca ajuda aos que pesquisam.

 

basta ir no http://www.inmet.gov.br e colher os dados que quiser. de graça.

:wink:

 

Diariamente vou no link "Valores Extremos", para ver as minima do pais. Realmente e muito bom

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, a tua observação traz à tona uma questão interessante. Prever mínima para uma cidade do tamanho de São Paulo e com tantos microclimas é complicado. Seis graus de mínima aonde ? Digamos que a previsão para amanhã seja de 7 a 15. Dá certinho no Mirante, mas em Parelheiros dá de 3 a 14. Erro feito para Parelheiros. Por isso, nos Estados Unidos, em caso de grandes cidades, eles descobram a previsão por regiões de uma grande cidade. Em Buenos Aires, o SMN descobra a mínima nas noites frias entre a ciudad e o chamado conurbano.

 

Certo. Mas minima e minima. Por que prever minima de 8 graus em Sao Paulo(supostamente em toda a cidade) e em lugares nao perifericos(nao fazendo nenhuma critica aos perifericos) fazer 6 ou menos(no caso aqui de casa)?

Vi muitos termometros de rua legalizados(como o do meu avatar) estarem com temperaturas entre 6 e 8 graus pela manha, ou mesmo o da famosa avenida Paulista, que registrou 6 graus, e que foi ate feita uma reportagem sobre ele no "Bom dia Sao Paulo" da TV Globo, e estar no coracao de Sao Paulo?

 

Mínima é mínima. Certo !!! Mas São Paulo tem várias mínimas e várias máximas. Por isso acho que já estava na hora de segmentar as previsões de São Paulo por regiões da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, a tua observação traz à tona uma questão interessante. Prever mínima para uma cidade do tamanho de São Paulo e com tantos microclimas é complicado. Seis graus de mínima aonde ? Digamos que a previsão para amanhã seja de 7 a 15. Dá certinho no Mirante, mas em Parelheiros dá de 3 a 14. Erro feito para Parelheiros. Por isso, nos Estados Unidos, em caso de grandes cidades, eles descobram a previsão por regiões de uma grande cidade. Em Buenos Aires, o SMN descobra a mínima nas noites frias entre a ciudad e o chamado conurbano.

 

Certo. Mas minima e minima. Por que prever minima de 8 graus em Sao Paulo(supostamente em toda a cidade) e em lugares nao perifericos(nao fazendo nenhuma critica aos perifericos) fazer 6 ou menos(no caso aqui de casa)?

Vi muitos termometros de rua legalizados(como o do meu avatar) estarem com temperaturas entre 6 e 8 graus pela manha, ou mesmo o da famosa avenida Paulista, que registrou 6 graus, e que foi ate feita uma reportagem sobre ele no "Bom dia Sao Paulo" da TV Globo, e estar no coracao de Sao Paulo?

 

Mínima é mínima. Certo !!! Mas São Paulo tem várias mínimas e várias máximas. Por isso acho que já estava na hora de segmentar as previsões de São Paulo por regiões da cidade.

 

 

 

Seria uma boa.

Pensei que nao fosse possivel e por isso nao a faziam.

Link to comment
Share on other sites

Sobre as previsões para São Paulo, eu me lembro dessa de 8°C, aqui no meu bairro (Vila Carrão, zona leste) fez 5,2°C e provavelmente fez uns 4°C em bairros mais periféricos que o meu aqui da zona leste, como por exemplo em lugares próximos ao Parque do Carmo, que fica na região de Itaquera. Concordo que deviam segmentar a previsão para São Paulo, mas não sei qual seria a melhor forma de fazer esta segmentação, eu havia pensado que seria melhor fazer previsões para a região central e para a periferia, no entanto bairros próximos ao centro e arborizados podem muitas vezes ser mais frios que bairros periféricos (que, por serem periféricos, estão mais longe da ilha de calor), porém com pouca vegetação, o que o torna mais quente, então, fico sem saber qual seria a melhor forma de segmentar as previsões pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Últimas projeções do GFS indicam um período mais ameno em POA com temperatura média por volta dos 22 graus. Bem melhor! Já para o final do mês, podemos ter novamente expectativa de um ar frio mais significativo.

 

É, mas se depender delas teremos mais um dos raros anos em que a 1a abaixo de 10oC na estação de Campo Bom vai ocorrer só em Maio, pois o bloqueio ficará bem ativo!

 

Vamos torcer por melhoras!

Link to comment
Share on other sites

Últimas projeções do GFS indicam um período mais ameno em POA com temperatura média por volta dos 22 graus. Bem melhor! Já para o final do mês, podemos ter novamente expectativa de um ar frio mais significativo.

 

É, mas se depender delas teremos mais um dos raros anos em que a 1a abaixo de 10oC na estação de Campo Bom vai ocorrer só em Maio, pois o bloqueio ficará bem ativo!

 

Vamos torcer por melhoras!

 

Fecho com o Zé.

Link to comment
Share on other sites

Últimas projeções do GFS indicam um período mais ameno em POA com temperatura média por volta dos 22 graus. Bem melhor! Já para o final do mês, podemos ter novamente expectativa de um ar frio mais significativo.

 

É, mas se depender delas teremos mais um dos raros anos em que a 1a abaixo de 10oC na estação de Campo Bom vai ocorrer só em Maio, pois o bloqueio ficará bem ativo!

 

Vamos torcer por melhoras!

 

Fecho com o Zé.

 

Não há que ter pressa quanto a chegada do inverno, os últimos três meses da estação compensarão qualquer espera.

Link to comment
Share on other sites

Não há que ter pressa quanto a chegada do inverno, os últimos três meses da estação compensarão qualquer espera.

 

 

Caio, sem querer que revele o ouro, mas acreditas nisso devido ao auge do Fenômeno La Niña, que se daria por volta do meio do ano??

 

Porquê se fossemos nos basear pelo inverno na América do Norte, julho corresponderia ao janeiro de lá, que foi um mês bem quente, e fevereiro corresponderia ao nosso agosto, que aí sim seria o mais frio do outono-inverno??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não há que ter pressa quanto a chegada do inverno, os últimos três meses da estação compensarão qualquer espera.

 

 

Caio, sem querer que revele o ouro, mas acreditas nisso devido ao auge do Fenômeno La Niña, que se daria por volta do meio do ano??

 

Porquê se fossemos nos basear pelo inverno na América do Norte, julho corresponderia ao janeiro de lá, que foi um mês bem quente, e fevereiro corresponderia ao nosso agosto, que aí sim seria o mais frio do outono-inverno??

 

Sds.

 

Para a primeira pergunta é resposta é sim. Por tudo que tenho visto e acompanhado a indicativos de que a La Nina pode se intensificar e influenciar de maneira direta o ingresso de massas de ar continentais no cone-sul. Principalmente entre julho e setembro.

 

Com todo o respeito aos profissinais, primeiramente eu descarto qualquer tese de que a natureza possa repetir o mesmo que fez num hemisfério no outro. Ela não é reflexiva nem exata. Nem ao certo sabemos qual que pela tal tese seria a percursora? Primeiro lá e depois aqui, primeiro aqui e depois lá? Não passam de grandes coincidências isoladas, e elas sempre irão acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito aos profissinais, primeiramente eu descarto qualquer tese de que a natureza possa repetir o mesmo que fez num hemisfério no outro. Ela não é reflexiva nem exata. Nem ao certo sabemos qual que pela tal tese seria a percursora? Primeiro lá e depois aqui, primeiro aqui e depois lá? Não passam de grandes coincidências isoladas, e elas sempre irão acontecer.

 

(1) Jamais se disse que há uma correspondência exata entre padrões de temperatura no inverno do nordeste dos Estados Unidos (e não do hemisfério norte) e do Sul do Brasil.

 

(2) O texto apresentado no site da MetSul afirma textualmente que "não existem conclusões definitivas" e que o tema é tratado meramente como "curiosidade" [científica]. No final, enfatiza-se que se trata apenas de uma "hipótese observacional".

 

(3) O texto igualmente sustenta que "não está claro é se o padrão no nosso inverno é uma sinalização do que está por vir no nordeste dos estados Unidos ou se, ao contrário, o inverno deles é um prenúncio do que está por ocorrer no nosso".

 

(4) Hipóteses, especialmente aquelas que vêm acompanhadas de alertas sobre a falta de dados conclusivos, devem ser encaradas tão-somente como hipóteses e não como fatos certos.

 

(5) Abaixo o gráfico com o padrão do inverno 2006 no Rio Grande do Sul e de 2007 no Meio-Oeste dos Estados Unidos.

 

invernoeuabrasil2006200tl6.jpg

Link to comment
Share on other sites

ACOMPANHO A +-6/8 ANOS A AMÉRICA DO NORTE E ATÉ HOJE NÃO FALHOU.

 

É CLARO QUE SE TEM QUE FAZER ADAPTAÇÕES PARA CÁ. JÁ FIZ TENDÊNCIA DE CLIMA BASEANDO SÓ POR LÁ E FECHOU MUITO BEM.

 

COMO OLHAR E ANALIZAR, AÍ É DE CADA UM....

 

QUE EXISTE UMA RELAÇÃO, EXISTE E É FORTE. NÃO É UMA ANÁLISE SIMPLISTA OU DIRETA.

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito aos profissinais, primeiramente eu descarto qualquer tese de que a natureza possa repetir o mesmo que fez num hemisfério no outro. Ela não é reflexiva nem exata. Nem ao certo sabemos qual que pela tal tese seria a percursora? Primeiro lá e depois aqui, primeiro aqui e depois lá? Não passam de grandes coincidências isoladas, e elas sempre irão acontecer.

 

(1) Jamais se disse que há uma correspondência exata entre padrões de temperatura no inverno do nordeste dos Estados Unidos (e não do hemisfério norte) e do Sul do Brasil.

 

(2) O texto apresentado no site da MetSul afirma textualmente que "não existem conclusões definitivas" e que o tema é tratado meramente como "curiosidade" [científica]. No final, enfatiza-se que se trata apenas de uma "hipótese observacional".

 

(3) O texto igualmente sustenta que "não está claro é se o padrão no nosso inverno é uma sinalização do que está por vir no nordeste dos estados Unidos ou se, ao contrário, o inverno deles é um prenúncio do que está por ocorrer no nosso".

 

(4) Hipóteses, especialmente aquelas que vêm acompanhadas de alertas sobre a falta de dados conclusivos, devem ser encaradas tão-somente como hipóteses e não como fatos certos.

 

(5) Abaixo o gráfico com o padrão do inverno 2006 no Rio Grande do Sul e de 2007 no Meio-Oeste dos Estados Unidos.

 

invernoeuabrasil2006200tl6.jpg

 

Essa teoria observada da maneira como sempre foi pela Metsul está perfeita, tratada sempre do ponto de vista da curiosidade, apenas. O que aliás, é o que torna o serviço desta empresa de vanguarda na meteorologia nacional.

Link to comment
Share on other sites

Últimas projeções do GFS indicam um período mais ameno em POA com temperatura média por volta dos 22 graus. Bem melhor! Já para o final do mês, podemos ter novamente expectativa de um ar frio mais significativo.

 

É, mas se depender delas teremos mais um dos raros anos em que a 1a abaixo de 10oC na estação de Campo Bom vai ocorrer só em Maio, pois o bloqueio ficará bem ativo!

 

Vamos torcer por melhoras!

 

Fecho com o Zé.

 

Zé, nesta tradicional e divertida dança dos modelos, hoje, não sei se mais fecho contigo nem tampouco acredito que mantenhas a idéia inicial que apoiei. Está com cheiro que pode cair ainda em abril e manter-se a escrita de 65% dos últimos 22 anos.

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito aos profissinais, primeiramente eu descarto qualquer tese de que a natureza possa repetir o mesmo que fez num hemisfério no outro. Ela não é reflexiva nem exata. Nem ao certo sabemos qual que pela tal tese seria a percursora? Primeiro lá e depois aqui, primeiro aqui e depois lá? Não passam de grandes coincidências isoladas, e elas sempre irão acontecer.

 

(1) Jamais se disse que há uma correspondência exata entre padrões de temperatura no inverno do nordeste dos Estados Unidos (e não do hemisfério norte) e do Sul do Brasil.

 

(2) O texto apresentado no site da MetSul afirma textualmente que "não existem conclusões definitivas" e que o tema é tratado meramente como "curiosidade" [científica]. No final, enfatiza-se que se trata apenas de uma "hipótese observacional".

 

(3) O texto igualmente sustenta que "não está claro é se o padrão no nosso inverno é uma sinalização do que está por vir no nordeste dos estados Unidos ou se, ao contrário, o inverno deles é um prenúncio do que está por ocorrer no nosso".

 

(4) Hipóteses, especialmente aquelas que vêm acompanhadas de alertas sobre a falta de dados conclusivos, devem ser encaradas tão-somente como hipóteses e não como fatos certos.

 

(5) Abaixo o gráfico com o padrão do inverno 2006 no Rio Grande do Sul e de 2007 no Meio-Oeste dos Estados Unidos.

 

invernoeuabrasil2006200tl6.jpg

 

Eu tenho a impressão de que existe uma certa correlação, cíclica e em dois níveis.

Cíclica porquê às vezes as coisas parecem primeiro acontecerem por aqui, mas às vezes parece que se invertem, ou seja, ocorrem primeiro no Hemisfério Norte.

Em dois níveis, porquê existe esta correlação sazonal, cuja possibilidade vocês discutiram neste tópico, mas me parece que também há uma correlação simultânea. Percebo que todas as vezes que faz temperaturas amenas ou mesmo baixas no verão do sul do Brasil, o Hemisfério Norte está enfrentando as massas polares mais fortes do seu inverno.

Não sei, mas acho que não é coincidência.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.