Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Abril de 2007


Recommended Posts

  • Replies 242
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pessoal como vocês fazem para ver se poderá nevar em meados de maio.. eu deduzi que fazem uma reta que se vê qual é a temperatura no momento da precipitação! É isso??

 

 

Se for, Três de Maio está bem na foto! Também marca neve aí pelo dia 11 de maio!

 

Precipitação em azul, chuva, precipitação em verde, neve, isso para o modelo Global-Inpe.

Link to comment
Share on other sites

Eu já havia comentado há algum tempo que os modelos de previsão a longo prazo estabeleciam um período interessante por volta de 15 de Maio. Parece que agora o quadro começa a se delinear.

 

O modelo acoplado do INPE sugere que teremos uma onda de frio bastante significativa após a passagem de um sistema frontal entre 09 e 10 de Maio, com temperaturas indo abaixo de zero nas áreas mais elevadas das serras e planalto. Sugere também que a presença de umidade em associação com o ar frio drenado por um ciclone de grandes proporções causará neve em pontos do RS. Atento porém que a probabilidade de ocorrer uma onda de frio como previsto pelo modelo não é tão grande. Podemos ter frio intenso, mas não histórico, como diz o modelo. Atento para os gráficos (meteogramas) de várias cidades do Sul e até mesmo Sudeste. Temos valores de Umidade Relativa do Ar atingindo os 20%, o que me parece improvável. É comum no período de inverno ver o modelo acoplado oscilando para extremos desta natureza, facilmente verificáveis por valores de UR muito baixos. Isso não significa que devemos descartar a onda de frio, a tendência, mas que apenas devemos ter cautela quanto à intensidade da erupção polar. Atento também à magnitude do ciclone que é previsto na costa da América do Sul. Com centro a 40 S - 35 W o ciclone provocaria também ventos muito fortes no litoral do Sul (notem no mapa abaixo o enorme gradiente barométrico nesta área). Haveria (segundo a rodada das 00Z) um anticiclone polar com centro na Patagônia e potencial de 1040 hPa bastante extenso, diretamente do pólo. Vale ressaltar que se trata duma situação "perfeita". A presença da baixa imediatamente em frente à costa da AS forçará o ar polar a ter uma trajetória continental. Espremido entre os Andes e a baixa, o anticiclone não teria outra escolha senão rumar para norte, evitando o oceano e trazendo frio bastante significativo. Resta-nos agora monitorar a posição e intensidade da baixa em oceano (pois dela dependerá a trajetória do anticiclone) e também o potencial da alta.

 

mapamd2.png

 

Para a visita do Papa ao Brasil, por esta rodada seria marcada por frio e tempo "murrinha" (by Ronaldo).

 

Sigamos monitorando.

 

Cordialmente,

Link to comment
Share on other sites

O acoplado do INPE está colocando a incrível temperatura de 5°C por dois dias consecutivos aqui em São Paulo, e a máxima no dia mais frio seria de 13°C, bem otimista o modelo, não?

 

Me passaria o link Fábio? Grato

 

Claro, Gabriel: http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/prevnum/modelo_gl_acoplado/metgram_gl_acop.cgi?estado=CP&campo=04653W2351S&data=1&submit.x=27&submit.y=14

Link to comment
Share on other sites

O acoplado do INPE está colocando a incrível temperatura de 5°C por dois dias consecutivos aqui em São Paulo, e a máxima no dia mais frio seria de 13°C, bem otimista o modelo, não?

 

Me passaria o link Fábio? Grato

 

Claro, Gabriel: http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/prevnum/modelo_gl_acoplado/metgram_gl_acop.cgi?estado=CP&campo=04653W2351S&data=1&submit.x=27&submit.y=14

 

Valeu Fábio

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Este link já mostra São Paulo com temperaturas decepcionantes para o mês de maio, com a mínima em torno de tórridos 15 graus....

 

[]s,

Eduardo Galvão

 

Desculpe-me, mas 15ºC para início do mês de Maio não é decepcionante. É a média. Do jeito que anda os últimos anos, está de bom tamaho se ficar na média.

Link to comment
Share on other sites

Este link já mostra São Paulo com temperaturas decepcionantes para o mês de maio, com a mínima em torno de tórridos 15 graus....

 

[]s,

Eduardo Galvão

 

Desculpe-me, mas 15ºC para início do mês de Maio não é decepcionante. É a média. Do jeito que anda os últimos anos, está de bom tamaho se ficar na média.

 

Antes estava com minima na casa dos 5° e maxima na casa dos 13°, foi por isso que o Fábio sinalizou, e como as previsões mudam e como mudou de um dia para o outro, talvez ocorra menos do que 15°

Ja tem outro cara o modelo

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Este link já mostra São Paulo com temperaturas decepcionantes para o mês de maio, com a mínima em torno de tórridos 15 graus....

 

[]s,

Eduardo Galvão

 

Desculpe-me, mas 15ºC para início do mês de Maio não é decepcionante. É a média. Do jeito que anda os últimos anos, está de bom tamaho se ficar na média.

 

Antes estava com minima na casa dos 5° e maxima na casa dos 13°, foi por isso que o Fábio sinalizou, e como as previsões mudam e como mudou de um dia para o outro, talvez ocorra menos do que 15°

Ja tem outro cara o modelo

 

Sim, as previsões vivem mudando, e mudaram novamente hoje, agora indicam mínimas de 8°C e máxima em torno dos 15°C, muito bom também.

Link to comment
Share on other sites

O Acoplado do INPE das 12Z insiste na ocorrencia de uma forte massa de ar frio por volta do dia 11/05, esta última rodada em 348h indica um anticiclone de 1040 no centro norte da argentina. Continua dando neve para Erechim, Palmeira das Missões, Chapecó... Bem interessante. Mas....... é só uma rodada... fica a tendencia.

http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/prevnum/modelo_gl_acoplado/gl_acop_as.cgi?campo=PseanlmSAmr&prev=360&data=dia1&x=15&y=10

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 00Z do AVN/NCEP também vai na tendencia de frio por volta de 09/05 a 13/05. Indica, para 9/05 12Z um anticiclone de 1030mb do sul do Atlântico passando pela Pcia. de Buenos aires até o extremo norte da argentina, tá faltando o ciclone!!! Indica tb outra icursão de ar frio já no dia 13/05.

http://www.master.iag.usp.br/ind.php?inic=00&pos=1&prod=previsao_glob

Já o acoplado como sempre na rodada das 12Z retira o frio.....

Link to comment
Share on other sites

Global 30 dias, 00Z/28/04 dá frio moderado/forte para depois do dia 10, sem neve.

 

Global 15 dias, 12Z/28/04, coloca frio moderado para depois de 07/04, indo até o dia 13, pelo menos (fim da projeção.)

 

Esemble, bastante confuso, ainda, dá frio moderado para depois de 07/04, semelhante ao Global 15.

 

Ao menos, nenhum indica temperaturas acima dos 26/27°C para cá nos próximos 15/20 dias!

 

O Global 30, aliás, mostra pouquíssima precipitação para o mês de Maio, estariam os efeitos da La Ninã começando no quesito precipitação?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Este link já mostra São Paulo com temperaturas decepcionantes para o mês de maio, com a mínima em torno de tórridos 15 graus....

 

[]s,

Eduardo Galvão

 

Desculpe-me, mas 15ºC para início do mês de Maio não é decepcionante. É a média. Do jeito que anda os últimos anos, está de bom tamaho se ficar na média.

 

Opiniões, opiniões... mínima de 15 graus é muito alta para mim!!!

Link to comment
Share on other sites

Que devemos ter a entrada de uma forte onda de frio na segunda semana de maio no continente isso já passa a ser uma certeza. Que esta onda de frio terá força suficiente para romper o jato subtropical e avançar sobre o cone-sul isso passa a ser uma dúvida. E não há como deixar de duvidar quando a maioria das rodagens numéricas continua divergindo, e optando por dois cenários já conhecidos. A amargura e o êxtase.

 

Ou estamos prestes a enfrentar o cenário perfeito, ou estamos a ponto de começar o muro das lamentações. Tudo isso por conta da baixa do chaco. É tudo culpa dela!

 

Há um grupo de modelos numéricos que acredita que a baixa do chaco não se transformará num ciclone extratropical. Entretanto há outros que acreditam numa intensificação e deslocamento da baixa do chaco em direção ao prata, o que acabaria por formar um potente ciclone extratropical, capaz de lancar como um míssil o anticilone, sendo assim rompido o jato em altos níveis.

 

Este, portanto, é o ponto crucial que divide dois mundos. Esta é a angustia que vamos enfrentar nos próximos dias, rodada atrás de rodada. A minha grande preocupação reside no fato de que o modelo numérico mais usado, portanto confiável, o modelo americano GFS mudou de uns dias pra cá para o cenário mais pessimista, enquanto que o Inpe insiste que a baixa do chaco vai escorrer para o prata e lançar o anticilone no interior do continente.

 

Quem vai acertar? O todo poderoso americano? O 3B (bom, bonito e barato) do Inpe?

Link to comment
Share on other sites

O que eu consegui enxergar nos modelos (Global e Ensemble) foi uma concordância de que no início da segunda semana de maio (como já havia dito o Caio) entra uma massa certamente forte, mas ainda difícil de determinar se ela conseguirá abrangir uma larga região furando os bloqueios. Já quanto ao possível ciclone, eu fico com o modelo americano pelo mérito anterior em casos parecidos... Muito embora o INPE não deixe jamais a desejar hehe.

 

Só sei que teremos novamente dias quentes na primeira semana de Maio, não aguento mais =\

Link to comment
Share on other sites

O acoplado do INPE tá dando um mês de maio bom.

 

Será que eu posso aqui lançar o mesmo desafio que fiz no ano passado? POA passará dos 25ºC neste mês? No ano passado passou em apenas um dia e por pouco. Bateu 25,9ºC no final do mês.

 

Agora em 2006 deveremos já passar desta marca no primeiro dia do mês, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Muita discordância entre os modelos nas últimas saídas. Ainda temos um quadro muito "nebuloso" pela frente, quem optasse por um dos lados estaria ainda fazendo uma aposta muito arriscada.

 

O que me deixa com uma pulga atrás da orelha é o fato de que os modelos de longo prazo vinham há algum tempo colocando um período bastante frio para o meio de Maio. Isso significa que estas rodadas do acoplado acabaram captando aquilo que o outro antevia...

Link to comment
Share on other sites

Não sei não se maio vai ser tão bom assim. Estou com o pé atrás e sugiro que fiquem, especialmente quem está mais ao norte da Região Sul e no Sudeste.

 

Os modelos que antes sugeriam uma forte onda de frio na metade do mês agora sugerem que ficaremos sem variação alguma. Como se estivéssemos dentro de um ambiente climatizado...

Link to comment
Share on other sites

Não sei não se maio vai ser tão bom assim. Estou com o pé atrás e sugiro que fiquem, especialmente quem está mais ao norte da Região Sul e no Sudeste.

 

Os modelos que antes sugeriam uma forte onda de frio na metade do mês agora sugerem que ficaremos sem variação alguma. Como se estivéssemos dentro de um ambiente climatizado...

 

Esta onda entre os dias 7 e 10 deve chegar pelo menos aqui mais para o sul, pois o GFS vem insistindo na temperatura próxima a 0 em 850mb aqui em POA. Agora, para outros locais, tudo leva a crer que vai ficar difícil mais uma vez. Haja latitude..

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z do GFS confirma a certeza e faz aumentar as suspeições sobre a dúvida.

 

Afinal esta forte erupção polar que entra no continente sul americano na próxima semana terá força suficiente para chegar ao centro-sul do Brasil?

 

Ao que tudo indica, ao menos o RS (em especial) e SC sentirão os efeitos dessa forte alta polar. Este modelo ainda não optou pela formação de uma baixa no prata, o que salvaria o centro-sul de mais um desperdício.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.