Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Abril de 2007


Recommended Posts

Pois é povo.

Março entra na sua última semana e a curiosidade sobre como o próximo mê será começa a surgir.

 

O Global/15 dias mostra ar frio entrendo dia 3/5 aqui no Paraná, com mínimas de 10°C aqui Para Pato.

 

O Global/ 30 dias dá outra MO para o meio/final do mês, 5°C pra cá.

 

Mas, tem muita água pra passar em baixo da ponte ainda! E espero que água pra cair do céu também!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 242
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na minha opinião o frio só vai dar as caras na segunda quinzena de abril, o mês de março está com um "jeitão" da década de 80, impressão minha, talvez pelas chuvas "efeito el nino".

O calor não seja a ser extremo, mas pela umidade a sensação é de mormaço.

O Global de 15 dias e o acoplado experimental protelaram a chegada do frio, que até sexta era colocado nos primeiros dias de abril, o NCEP (NMC) ENSEMBLE dá uma solução de frio ameno nos primeiros dias do mês.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião o frio só vai dar as caras na segunda quinzena de abril, o mês de março está com um "jeitão" da década de 80, impressão minha, talvez pelas chuvas "efeito el nino".

O calor não seja a ser extremo, mas pela umidade a sensação é de mormaço.

O Global de 15 dias e o acoplado experimental protelaram a chegada do frio, que até sexta era colocado nos primeiros dias de abril, o NCEP (NMC) ENSEMBLE dá uma solução de frio ameno nos primeiros dias do mês.

É, o GFS vem insistindo em um refresco na Semana Santa. Frio ameno, mas razoavelmente prolongado, um alívio para quem se acostumou ao caldeirão do inferno.

 

O problema é que há 10 dias atrás ele insisitia que este próximo final de semana (agora, dia 30, 31 e 01) seria frio.........

 

Acho que o bloqueio está mais forte que o GFS, he he he!

 

 

O bloqueio continua vencendo o GFS e todos os modelos conhecidos...

 

Esqueçam frio na semana Santa: teremos apenas um refresco a partir deste domingo/segunda feira, que irá deixar o feriadão quente, mas não insuportável.

 

E agora o GFS bota todas as fichas na quarta (dia 11) depois da Páscoa. Aí seria frio mesmo (outonal, mas frio), com uma baixa embaixo do Prata empurrando o bloqueio até 22S! RS e SC teriam temperaturas abaixo de 5oC em 850 hpa e o PR ficaria em torno de 7oC-8oC.

 

Mais uma vez a pergunta é: Será que se mantém? Ainda faltam 12 dias e por enquanto o único vitorioso foi ele, o BLOQUEIO!

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião o frio só vai dar as caras na segunda quinzena de abril, o mês de março está com um "jeitão" da década de 80, impressão minha, talvez pelas chuvas "efeito el nino".

O calor não seja a ser extremo, mas pela umidade a sensação é de mormaço.

O Global de 15 dias e o acoplado experimental protelaram a chegada do frio, que até sexta era colocado nos primeiros dias de abril, o NCEP (NMC) ENSEMBLE dá uma solução de frio ameno nos primeiros dias do mês.

É, o GFS vem insistindo em um refresco na Semana Santa. Frio ameno, mas razoavelmente prolongado, um alívio para quem se acostumou ao caldeirão do inferno.

 

O problema é que há 10 dias atrás ele insisitia que este próximo final de semana (agora, dia 30, 31 e 01) seria frio.........

 

Acho que o bloqueio está mais forte que o GFS, he he he!

 

 

O bloqueio continua vencendo o GFS e todos os modelos conhecidos...

 

Esqueçam frio na semana Santa: teremos apenas um refresco a partir deste domingo/segunda feira, que irá deixar o feriadão quente, mas não insuportável.

 

E agora o GFS bota todas as fichas na quarta (dia 11) depois da Páscoa. Aí seria frio mesmo (outonal, mas frio), com uma baixa embaixo do Prata empurrando o bloqueio até 22S! RS e SC teriam temperaturas abaixo de 5oC em 850 hpa e o PR ficaria em torno de 7oC-8oC.

 

Mais uma vez a pergunta é: Será que se mantém? Ainda faltam 12 dias e por enquanto o único vitorioso foi ele, o BLOQUEIO!

 

 

O GFS para mais de dez dias não tá lá muito confiável, mas eu boto minhas fichas neste aqui... Senão, no que poderei apostar? :)

Link to comment
Share on other sites

Digo que vai dar bloqueio por quê eu acho que, pelo menos aqui no Paraná, antes do fim de abril, a coisa não melhora não.

Nos últimos anos, sempre que março é muito quente, abril também é uma desgraça (falo de onde eu moro).

Este mês de março foi o mais quente registrado na história de Curitiba, pelo SIMEPAR. Fechou em 22,8º C, e teve 14 dias com máximas iguais ou superiores a 30º C. O segundo lugar, é 2002, com 22,6º C em março e 16 dias com máximas iguais ou superiores a 30º C.

E qualquer mês do ano, o recorde de calor, é sempre depois de 1995.

Detalhe, a média do mês de março para Curitiba, até 1990, era de

18,9º C.

Portanto, a anomalia do último mês foi SÓ de + 3,9ºC!

Isso com mínimo solar, La Niña começando, ciclo frio de 25anos e tudo!

Quero deixar bem claro que eu sei que todos os levantamentos feitos acerca dos ciclos solares, dos ciclos de frio e de calor, El Niño, La Niña, são sérios - não estou ironizando!

Só que, se com tudo favorável para o frio, é recorde de calor em cima de recorde de calor, passa ano sai ano, é porquê há algo de errado com o clima do mundo.

E imagens de satélite deixam claro a dramática redução das geleiras nas regiões polares do mundo.

Fico imaginando quando começar um ciclo quente e com mais El Niños.

Curitiba vai virar uma Belo Horizonte, pois São Paulo, já virou!

Link to comment
Share on other sites

Primeira quinzena de abril praticamente perdida. Bloqueio definirá o período como "podre". Pelo andar da carroça toda a primeira metade do outono vai pro mesmo caminho. :cry:

 

Convém lembrar que os valores diários da SOI bateram -28 ontem e na Sexta-feira!

 

A 6Z do GFS de hoje deixou a Páscoa mais amena com um ar quase frio do Atlàntico entrando de SE. Todo o leste da região sul teria dias bem frescos, sendo que as áreas áltas do SE de SC e NE do RS podme até mesmo ter frio de verdade. Em compensação, o frio de verdade que viria depois da Páscoa desapareceu!

 

Com estes valores de SOI, esqueçam que alguma coisa vai passar pelo bloqueio. Frio, só se for "de ladinho".

 

Torçamos por uma reversão na SOI que justifique a menina, o que até agora não ocorreu desde que começou-se a cogitar a volta dela. Ou seja, água fria no Pacífico tropical, mas padrão de circulação atmosférico de menino.

Link to comment
Share on other sites

0Z de hoje do GFS manteve o frescor no leste da Região Sul durante o feriadão da Pàscoa, além de devolver parte do frio que dava para depois.

 

De acordo com esta rodada, dias 10 e 11 seriam dias bem frios no sul do BR, com temperaturas de até 4oC em 850 hpa em praticamente todo o RS e SC.

 

O drama é que falta mais de 7 dias para confirmar o frio. Quanto ao frescor do feriado no leste da Região Sul, eu diria que ele está quase garantido. Em compensação, preparem-se para virar sapo...

Link to comment
Share on other sites

6Z do GFS reduz um pouco a duração do clima ameno durante o feriadão, trazendo calor já no sábado.

 

Quanto ao frio depois do feriado, acho melhor esquecer...

 

Zé, se ficarmos aqui fazendo a leitura da variação que as diversas rodadas e modelos nos apresentam nós vamos enlouquecer. Tente se concentrar na tendência, que realmente é de frio considerável para o dia 10 em diante. A rodada das 12Z já nos indica isso, viu a variação entre as diversas rodadas? Pelo potencial do ciclone eu não descartaria temperaturas abaixo de zero grau na serra.

 

O que deve chamar maior atenção dos meteorologistas é a ressaca e o vento forte que devem ser registrados no litoral.

Link to comment
Share on other sites

Na rodada das 18z a neguinha começou a mostrar a cara

 

Eu quero conhecer essa neguinha! Me apresenta Bruno?

 

Neve Alexandre? Aonde??? hi hi hi

 

Dia 15 eu mando ela aí para Cascavel. Ela tá meia judiada e sem força, mas nada que uma bela recepção não seja capaz de incentivá-la a voltar, he he he

Link to comment
Share on other sites

Dia 22/5 haverá tornados seguido de neve no dia seguinte. POA vai afundar! :lol:

 

Mas, falando sério, os modelos do CPTEC (5 e 7 dias) dão boas mínimas nessa semana, bem dentro da média de abril, seguido de chuva no sábado. Faço referênica à POA.

 

Em compensação, também há modelo apontando chuva no RS até 4ª-feira, ficando instável em SC e grande parte do PR até depois de quinta. O padrão atmosférico muda e o ar fresco do sul do continente se instala por aqui.

 

Pelo visto a dinâmica da América do Sul está se alterando. O outono climático chega de vez e... parece que teremos muita chuva nos próximos dias!

Link to comment
Share on other sites

O JORNAL HOJE DA GLOBO acabou de noticiar que o Sudeste e Centro-oeste estão tendo o início de outono mais quente dos últimos nove anos!!!

 

O meteorologista entrevistado, de Belo Horizonte, atribui a causa dos +3ºC de anomalia no sudeste, ao Aquecimento Global e ao Fenômeno El Niño!!! :? :finga:

 

Existe alguma possibilidade do El Niño que acabou a mais de 40 dias ainda indluenciar o clima no Brasil??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O JORNAL HOJE DA GLOBO acabou de noticiar que o Sudeste e Centro-oeste estão tendo o início de outono mais quente dos últimos nove anos!!!

 

O meteorologista entrevistado, de Belo Horizonte, atribui a causa dos +3ºC de anomalia no sudeste, ao Aquecimento Global e ao Fenômeno El Niño!!! :? :finga:

 

Existe alguma possibilidade do El Niño que acabou a mais de 40 dias ainda indluenciar o clima no Brasil??

 

Sds.

 

ALGUM REFLEXO ATÉ PODE TER, MAIS JÁ ESTAMOS COM CARACTERÍSTICAS DE LA-NINA.

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas do GFS vem mostrando um frio bem fraco e rápido depois da Páscoa, mais restrito ao RS. ACho que isso já pode ser descrito como tendência.

Já surge um frio de características hibernais para depois do dia 15, mas para variar é muito cedo.

 

O que vamos presenciando são apostas dos modelos na quebra do bloqueio em previsões com 10 dias de antecedência, apostas estas que se mostram erradas quando começamos a nos aproximar da data, mostrando que o bloqueio atual é um monstro!

 

O frio para depois do dia 15 é já a terceira massa forte sinalizada com antecedência pelo GFS. A primeira foi essa da Páscoa (que nem chegar direito vai) e a segunda a de logo depois da Páscoa (que já foi a 2o/4o em 850 hpa no RS e agora tá em 8oC).

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.