Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Março 2009


Troyano
 Share

Recommended Posts

  • Replies 212
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui no Rio dia de temporais, começou já ao meio dia no extremo norte da cidade(região de Irajá/Pavuna) e na Baixada Fluminense, aí no meio da tarde atingiu uma parte da zona oeste(área do Recreio e Guaratiba) e agora de noite atingiu em cheio toda a zona norte e ainda partes das zonas oeste e sul, a área mais atingida agora de noite é a área entre Grajaú, Méier e Madureira que é justamente a região onde moro, aqui na Abolição o pico máximo da chuva foi entre 19:35 e 20:05, com 37mm nesses 40 minutos, desde ás 19:00(quando a chuva começou) o acumulado já beira os 50mm, nas estações da Geo-Rio os destaques da noite são: Grajaú com 50mm em 1 hora(e até 40mm em meia hora), Madureira com 58mm(45mm em 1 hora, até 17mm em 15 minutos), Rocinha(já na zona sul) com 43mm em 1 hora(e até 33mm em meia hora) Cachambi com 38mm(33mm em 1 hora, 27mm em meia hora) e Piedade com 36mm(29mm em 1 hora e 25mm em meia hora).

Link to comment
Share on other sites

Acho que ja posso me despedir do sol...pelo visto vai começa aquele clima de meia estaçao chato de Ctba, que eu particularmente nao gosto muito...

 

fica 1 semana com tempo nublado, nem frio, nem quente (variando entre 14C/21C), pra sair 1 dia de sol...

 

ja notei que é bem comum isso aqui em março, abril, outubro, novembro...

Link to comment
Share on other sites

Menos de dois dias para o outono!! Os acers aqui de TM já estão com a coloração "amarelo queimado" em suas folhas. Pra mim o maior indício são as folhas, como caem!! Em questão de duas ou três semanas mais de 50% das presentes em nosso parreiral de uva já caíram.

Ricardo! Em algumas árvores aqui as folhas tão começando a cair, e em outras está ficando "amarelo queimado" também, hehe! Eu moro num bairro um pouco mais arborizado que os demais aqui em São Paulo :D

Link to comment
Share on other sites

Hoje, apesar de não ter sido registrada a menor máxima do mês como anteontem, é sem dúvidas o dia com mais "cara" de outono em março até agora, o azul do céu está mais intenso, as nuvens em forma algodão, o vento sudeste mantendo a sensação térmica sempre agradável na sombra...

 

Se por um lado dias assim são agradáveis para sair, por outro é bem monótono, e alguns modelos colocam esta alta pressão ancorada no oceano até o final do mês, o tempo deve variar pouco entre um dia e outro, e ocasionalmente a infliltração de umidade do mar pode trazer pancadas de chuva isoladas.

 

A estação seca começou antes da hora no centro, serras, norte e noroeste do estado, nestas áreas só choveu regularmente em janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Menos de dois dias para o outono!! Os acers aqui de TM já estão com a coloração "amarelo queimado" em suas folhas. Pra mim o maior indício são as folhas, como caem!! Em questão de duas ou três semanas mais de 50% das presentes em nosso parreiral de uva já caíram.

Ricardo! Em algumas árvores aqui as folhas tão começando a cair, e em outras está ficando "amarelo queimado" também, hehe! Eu moro num bairro um pouco mais arborizado que os demais aqui em São Paulo :D

 

Por aqui, algumas árvores também perder as folhas, mas é mais pela falta de água no solo do que frio.

Link to comment
Share on other sites

Aqui faz uns 40 dias que as máximas estão acima da média quase todos os dias!! NA ESTAÇÃO DELE!!! É QUE ELE ESTÁ FAZENDO JORNALÍSMO....

 

Chega, não aguento mais!!!!

 

As noites estão bem mais agradáveis nos últimos 10 dias, mas o sol e o calor ainda estão fortes!

 

Hmpf :cry:

 

Abraços desesperados!

 

Faço Engenharia, e se aqui no topo tá assim, as baixadas são ainda mais quentes nessas tardes de sol forte né Ronaldo....

 

Vou pedir os dados do Iapar e te mando :ugeek:

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Imagino que as baixadas não sejam tão mais quentes assim. Seria interessante fazer um trabalho comparativo.

 

Ao menos empiricamente Luiz, pode-se dizer que geralmente, as maximas tendem a ser um pouco mais elevadas nessas tardes quentes...

 

Assim que as coisas se acalmaraem por aqui, tentarei fazer um plano de instalção de termômetros na área urbana e quem sabe rural. Ah, msn qualquer hora dessa tá, quero falar umas coisas ctg.

 

Abraços refrescantes, 20°C mas rajadas de 20/25km/h.

Link to comment
Share on other sites

Claro que a RBS Meteorologia não uma "brastemp" em se tratando de previsão, mas é bom ficar atento no prognóstico deles:

 

Independente da previsão da estação algumas características são presentes sempre no outono. Entre elas temos geadas, formação de nevoeiros devido a temperaturas baixas no amanhecer, presença de ciclones extratropicais que provocam ventos fortes e mar agitado resultando as vezes em ressaca e também uma certa diminuição dos volumes de chuva em relação ao verão. Nos dois próximos meses a chuva no geral varia entre 100 mm a 150 mm em boa parte do estado em cada um dos meses. Destacamos também que em algumas oportunidades temos registro de neve no planalto sul.

 

Esse ano eu vou pra S.Joaquim!!!

Link to comment
Share on other sites

O outono astronômico começou em meio a uma sequencia de dias agradáveis em Ctba, depois daquele calorão infernal.

 

Finalmente consigo postar depois de umas 15 tentativas de me cadastrar (com uns 5 Logins difernentes, acabei com J_Vicente, he he he) e sem receber o e-mail para ativação (isso faz mais de uma semana). Só deu certo quando troquei o endereço de e-mail (aí consegui receber o e-mail de ativação). Mais um pouquinho eu jogava a toalha, he he he.

 

Saudações a todos!

 

Zé Vicente

Link to comment
Share on other sites

O outono astronômico começou em meio a uma sequencia de dias agradáveis em Ctba, depois daquele calorão infernal.

 

Finalmente consigo postar depois de umas 15 tentativas de me cadastrar (com uns 5 Logins difernentes, acabei com J_Vicente, he he he) e sem receber o e-mail para ativação (isso faz mais de uma semana). Só deu certo quando troquei o endereço de e-mail (aí consegui receber o e-mail de ativação). Mais um pouquinho eu jogava a toalha, he he he.

 

Saudações a todos!

 

Zé Vicente

 

Podias ter me enviado um e-mail, ou tentado contato por alguém do fórum! Ativaria pessoalmente! Não é bloqueador de SPAM?

 

Vou apagar os demais logins.

Link to comment
Share on other sites

Friozinho de outono aqui em Minas!

Mínimas em algumas cidades hoje:

 

Barbacena: 13,9°C

Ouro Branco: 14,1° C

Florestal (RMBH): 15,0° C

Juiz de Fora: 15,5° C

Viçosa: 15,6° C

BH (Aut. Pampulha): 16,0° C

Divinópolis: 16,4° C

Sete Lagoas: 16,8° C

 

Pois é Rafael, a partir de agora a média das mínimas aqui no estado sofrerá uma grande queda e as máximas também irão descer, mas não tanto quanto as mínimas. Em breve começará o ciclo de estiagem, "n" dias sem chuva e UR lá embaixo (exceto pela passagem de algumas frentes frias). Acho que esta é a única coisa que me incomoda no inverno mineiro, é a falta incrível de chuva.

 

Aqui em casa a mínima foi surpreendentemente maior que no topo do INMET, pois fez 16,2C.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Rafael, a partir de agora a média das mínimas aqui no estado sofrerá uma grande queda e as máximas também irão descer, mas não tanto quanto as mínimas. Em breve começará o ciclo de estiagem, "n" dias sem chuva e UR lá embaixo (exceto pela passagem de algumas frentes frias). Acho que esta é a única coisa que me incomoda no inverno mineiro, é a falta incrível de chuva.

 

Aqui em casa a mínima foi surpreendentemente maior que no topo do INMET, pois fez 16,2C.

 

Tenho a mesma opinião, Renan. A considerar as belas mínimas do nosso inverno, o que incomoda mesmo são as tardes muito claras e abertas com máximas acima de 20° C. Não fosse isso o inverno seria bem mais interessante aqui!

 

Ah, tb notei que na automática do INMET de JF a mínima foi maior que na convencional. Deve ser variação de altitude ou posição no relevo (topo, baixada), né? E no aeroporto daí a mínima foi maior ainda: 17° C. :shock:

 

Aqui em BH é o contrário, a convencional dificilmente é a que marca menos, tb tá praticamente no centrão...

Link to comment
Share on other sites

Pois é Rafael, a partir de agora a média das mínimas aqui no estado sofrerá uma grande queda e as máximas também irão descer, mas não tanto quanto as mínimas. Em breve começará o ciclo de estiagem, "n" dias sem chuva e UR lá embaixo (exceto pela passagem de algumas frentes frias). Acho que esta é a única coisa que me incomoda no inverno mineiro, é a falta incrível de chuva.

 

Aqui em casa a mínima foi surpreendentemente maior que no topo do INMET, pois fez 16,2C.

 

Tenho a mesma opinião, Renan. A considerar as belas mínimas do nosso inverno, o que incomoda mesmo são as tardes muito claras e abertas com máximas acima de 20° C. Não fosse isso o inverno seria bem mais interessante aqui!

 

Ah, tb notei que na automática do INMET de JF a mínima foi maior que na convencional. Deve ser variação de altitude ou posição no relevo (topo, baixada), né? E no aeroporto daí a mínima foi maior ainda: 17° C. :shock:

 

Aqui em BH é o contrário, a convencional dificilmente é a que marca menos, tb tá praticamente no centrão...

 

Rafael, a altitude é a mesma e a posição geográfica IDEM. Fiz estágio no laboratório de climatologia da UFJF, e frequentemente eu ia até estas duas estações. Elas estão a uns 8m uma da outra ! :D :lol:

 

Provavelmente é erro na estação automática, que registra temperaturas, em média, 1ºC inferiores à realidade. Claro que eu confio bem mais na convencional, pois conheço a anotadora dos dados, gente boa e competente. Abs

Link to comment
Share on other sites

O outono astronômico começou em meio a uma sequencia de dias agradáveis em Ctba, depois daquele calorão infernal.

 

Finalmente consigo postar depois de umas 15 tentativas de me cadastrar (com uns 5 Logins difernentes, acabei com J_Vicente, he he he) e sem receber o e-mail para ativação (isso faz mais de uma semana). Só deu certo quando troquei o endereço de e-mail (aí consegui receber o e-mail de ativação). Mais um pouquinho eu jogava a toalha, he he he.

 

Saudações a todos!

 

Zé Vicente

 

Também tive o mesmo problema. Tive que usar outro e-mail pra me cadastrar...

Link to comment
Share on other sites

Tirei a tarde para conhecer um lugar muito lindo!!! Tudo começou ontem quando com o G. Earth busquei a maior baixada de Três de Maio, logicamente que para instalar um abrigo lá embaixo. Faz parte de TM, é o distrito de Mato Queimado. Garanto que pela geada. Brincadeiras a parte, o lugar é maravilhoso, uma baixada profunda, conforme se baixa os morros é notável a quantidade de araucárias, pinheiros, pinus e plátanos que se desenham sobre o vilarejo, quedas da água e riachos cristalinos cortam o local, natureza em todo seu esplendor. Lá mesmo encontrei um homem de Viamão que havia aproveitado o final de semana para conhecer o interior e viera parar ali, estava impressionado com a natureza do lugar, ele também é responsável por algumas fotos do jornal Zero Hora. Daqui a pouco, fotos!!!

Link to comment
Share on other sites

O outono astronômico começou em meio a uma sequencia de dias agradáveis em Ctba, depois daquele calorão infernal.

 

Finalmente consigo postar depois de umas 15 tentativas de me cadastrar (com uns 5 Logins difernentes, acabei com J_Vicente, he he he) e sem receber o e-mail para ativação (isso faz mais de uma semana). Só deu certo quando troquei o endereço de e-mail (aí consegui receber o e-mail de ativação). Mais um pouquinho eu jogava a toalha, he he he.

 

Saudações a todos!

 

Zé Vicente

 

Podias ter me enviado um e-mail, ou tentado contato por alguém do fórum! Ativaria pessoalmente! Não é bloqueador de SPAM?

 

Vou apagar os demais logins.

 

OLhei n omeu web mail da Terra e não tinha nada bloqueado daqui.. Acho que o problema foi que eu tentei ativar o Zé Vicente e antes de receber o e-mail de ativação tentei o José Vicente com o mesmo endereço de e-mail. Deve ser um bug dois registros terem o mesmo e-mail...

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Para o pessoal de POA e boa parte da gauchada essa será uma semana bem murrinha: sol, calor, estabilidade, noites agradáveis à frescas, variação de nuvens, etc. Teremos uma semana comportada e quente. Hoje já foi assim: mínima de 20,7° e máxima de 31,5° com vento leste fraco.

 

Agora faz 24,1° com 80% e vento SE a 12,7 km/h. A única coisa boa é a pressão em 1008,3 mb. Bem que poderia dar uma pancada de chuva.

 

Bem-vindo, Marcos... 8-)

 

Aqui no centro de Ctba, mínima de 16,6ºC. Agora, 13h40, sol forte entre núvens. 25.6ºC, subindo rapidamente.

Assim seja! 8-)

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

As 15:00 HS peguei uma forte chuva em Atibaia e 21ºC. As 16:00 HS emquanto a capital paulista tinha 22ºC , estava no Riacho Grande (S Bernado do Campo) e contava com 19,6

 

Estava em Atibaia este final de semana também e não choveu nada aonde eu estava, só uma garoa no final da tarde.

Minimas de 17,2ºC e 16ºC sabado e domingo com máximas de 27ºC e 24,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

As 15:00 HS peguei uma forte chuva em Atibaia e 21ºC. As 16:00 HS emquanto a capital paulista tinha 22ºC , estava no Riacho Grande (S Bernado do Campo) e contava com 19,6

 

Estava em Atibaia este final de semana também e não choveu nada aonde eu estava, só uma garoa no final da tarde.

Minimas de 17,2ºC e 16ºC sabado e domingo com máximas de 27ºC e 24,4ºC.

 

Não rolou nem um mini encontro com o Crono? :lol: :lol:

 

A culpa foi do Sr. Dias porque ele sabia que eu estava por la, agora nem imaginava que ele tinha ido.

Link to comment
Share on other sites

Parece que o final do mês vai ter um friozinho bom. Por aqui a queda nas temperaturas já é nítida em comparação com o início do mês. Temperatura variou de 30,2 a 19,1

 

 

HOJE DEU 9,6 NA VILA E 11,6 EM CASA.

 

Tais valores só vão começar a aparecer aqui no final de Maio...fazer oq, vamos esperar :lol:

 

Céu claro e 28,5C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.