Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Fevereiro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

Silvio,

 

Espero mesmo que recebamos (boas) novidades desta estação de Inácio Martins. Melhor seria se conseguíssemos os dados daquela estação em Horizonte para que pudéssemos comparar, pois sem dúvida é a mais fria de todo o estado. Imagine se conseguíssemos todos os dados! Não sei se ela funciona ininterruptamente desde a abertura (se é que ainda existe), mas caso a resposta seja afirmativa, então a série de dados completará 7 anos neste 2007, o que já é razoável!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 329
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Em meio a tudo isso, faltou luz aqui em casa, fato que se repetiu ontem também a tarde. Tenho a infelicidade de não viver na área atendida pela RGE ou a AES Sul.

 

Se tu soubesse o que falta de luz e a frequência com que isso se dá em Canoas e São Leopoldo tu erguerias as mãos para cima por ter a CEEEE. Sou a favor das privatizações, mas o serviço é muito bom em Porto Alegre na comparação com cidades da área metropolitana.

Link to comment
Share on other sites

Em meio a tudo isso, faltou luz aqui em casa, fato que se repetiu ontem também a tarde. Tenho a infelicidade de não viver na área atendida pela RGE ou a AES Sul.

 

Se tu soubesse o que falta de luz e a frequência com que isso se dá em Canoas e São Leopoldo tu erguerias as mãos para cima por ter a CEEEE. Sou a favor das privatizações, mas o serviço é muito bom em Porto Alegre na comparação com cidades da área metropolitana.

 

Logo em Canoas acaba a área da CEEE :?:

Link to comment
Share on other sites

Em meio a tudo isso, faltou luz aqui em casa, fato que se repetiu ontem também a tarde. Tenho a infelicidade de não viver na área atendida pela RGE ou a AES Sul.

Tu não sabes o que é viver em região atendida pela RGE, um caos.Quando falta luz ou quando dá um temporal, se tiveres sorte te atendem no maldito 0800900900 em 15 minutos, já esperei quase meia hora, e tem quem ligou várias e várias vezes e nada.

Que saudade da CEEE 8)

Link to comment
Share on other sites

Canoas é AES. Gravataí é RGE.

 

Apesar de fugir completamente ao tópico, quantas empresas prestam serviço de iluminação aí? Aqui é estatal e, apesar disso, opera muito bem. Pouquíssimas vezes temos problemas por falta de luz.

 

IDEM AQUI, 80% DO ESTADO É CELESC E É MUITO EFICIENTE.

 

meu pessoal em porto união - SC chama a celesc de "celasc"... eles moram na zona rural e nao gostam muito dela... :idea:

Link to comment
Share on other sites

Quem sabe informar quando o bloqueio vai terminar aqui no Rio de Janeiro ? A seca já está maltratando a vegetação. É incrível que aqui no Rio é comum a seca ocorrer em pleno verão, época de chuvas. Como o período de estiagem já se aproxima, o quadro é sempre muito delicado. Acho que só existe floresta nos maciços devido ao fato de que nas alturas, quando chove, os volumes são maiores, pois nas áreas baixas, a seca acaba com a vegetação. A prefeitura utiliza espécies de caatinga nos reflorestamentos como espécies pioneiras.

 

Nâo há no Rio de Janeiro, o mecanismo da chuva convectiva, pois pode fazer calor de 40 graus C e não chove.

Link to comment
Share on other sites

Quem sabe informar quando o bloqueio vai terminar aqui no Rio de Janeiro ? A seca já está maltratando a vegetação. É incrível que aqui no Rio é comum a seca ocorrer em pleno verão, época de chuvas. Como o período de estiagem já se aproxima, o quadro é sempre muito delicado. Acho que só existe floresta nos maciços devido ao fato de que nas alturas, quando chove, os volumes são maiores, pois nas áreas baixas, a seca acaba com a vegetação. A prefeitura utiliza espécies de caatinga nos reflorestamentos como espécies pioneiras.

 

Nâo há no Rio de Janeiro, o mecanismo da chuva convectiva, pois pode fazer calor de 40 graus C e não chove.

Link to comment
Share on other sites

Boa parte da chuva convectiva sobre a cidade era alimentada pela prrópria vegetação natural da cidade que liberava enormes quantidades de vapor para a atmosfera local. Como a floresta original foi sendo substituida pelo asfalto e construções naturalmente a formação desse tipo de sistema diminuiu bastante.

Link to comment
Share on other sites

Flávio, acho que a vegetação nativa deveria exercer um papel secundário neste processo, uma vez que em São Paulo, onde a mancha urbana é bem maior e mais intensa, a chuva convectiva ocorre normalmente.

 

Acredito que o estado do Rio de Janeiro fique em posição geográfica sob a ação direta do vórtice ciclônico. Este sistema é o mesmo que provoca a seca no sertão do NE. Como é uma massa de ar subsidente, não permite a formação de nuvens convectivas. O seu deslocamento para a região Sudeste é habitual. No entanto, tenho a percepção de que a sua freqüencia e permanência tem sido maior. Todo ano se manifesta e compromete a estação de chuvas. Como não há chuva no verão, o ano fica todo seco, já que um inverno úmido é praticamente impossível.

 

Observo também que os programas de reflorestamento da prefeitura acabam por fracassar já que os morros, principalmente os da vertente norte, ficam secos, sem água no solo.

 

A quantidade de fenômenos associados ao verão, como trovoadas associadas à frentes frias, também têm sido raridade por aqui. Nem me lembro a última vez em que tivemos um forte temporal com trovoadas, típico nesta época do ano.

Link to comment
Share on other sites

Beleza amigo Tomasini, concordo cm vc,de repente este excesso agora pode acarretar falta depois. :D

Qual o acumulado até agora em fev em PF?

 

Abraço.

 

Pelo INMET estamos acumulando algo em torno de 120mm em fevereiro já contabilizando os 28mm de hoje. A média histórica é de 150mm. Já tivemos uma redução significativa em relação a janeiro quando totalizamos em PF 260mm para uma média histórica de 140mm. Se continuar assim, março ficará abaixo da média, como inclusive, há modelos prevendo.

 

Muitas áreas do Rio Grande do Sul vão superar toda a média mensal de precipitações de março apenas na primeira semana do mês. Muito antes de falta de chuva, excesso pode ser o problema em março.

 

Começando a segunda semana de março, Passo Fundo tem acumulado 15mm de chuva no mês. Pouco mais de 10% da normal histórica.

Link to comment
Share on other sites

Beleza amigo Tomasini, concordo cm vc,de repente este excesso agora pode acarretar falta depois. :D

Qual o acumulado até agora em fev em PF?

 

Abraço.

 

Pelo INMET estamos acumulando algo em torno de 120mm em fevereiro já contabilizando os 28mm de hoje. A média histórica é de 150mm. Já tivemos uma redução significativa em relação a janeiro quando totalizamos em PF 260mm para uma média histórica de 140mm. Se continuar assim, março ficará abaixo da média, como inclusive, há modelos prevendo.

 

Muitas áreas do Rio Grande do Sul vão superar toda a média mensal de precipitações de março apenas na primeira semana do mês. Muito antes de falta de chuva, excesso pode ser o problema em março.

 

Começando a segunda semana de março, Passo Fundo tem acumulado 15mm de chuva no mês. Pouco mais de 10% da normal histórica.

 

 

AQUI JÁ TEM 92,4 mm, 80,8 EM APENAS 4 HORAS.

Link to comment
Share on other sites

Começando a segunda semana de março, Passo Fundo tem acumulado 15mm de chuva no mês. Pouco mais de 10% da normal histórica.

 

Tenho o acumulado de 26 mm aqui em casa Delcio.

Sds.

 

Dados o INMET, Tomas. Pela Defesa Civil temos 10mm apenas. Pancadas isoladas dá nisso: disparidade. Mas na média acho que o dado do Inmet reflete bem realidade.

Link to comment
Share on other sites

Vai chover na horta. Fiquem tranquilos. Alem da chuva de verao dos proximos dias, tem frente fria com promessa de agua no próximo final da semana.

 

Me parece que essa frente fria vai despejar muita água na metade sul, enquanto não chegará com força aqui no norte e principalmente SC e Paraná. É o que mostra o NCEP de hoje. :shock:

Link to comment
Share on other sites

Vai chover na horta. Fiquem tranquilos. Alem da chuva de verao dos proximos dias, tem frente fria com promessa de agua no próximo final da semana.

 

Me parece que essa frente fria vai despejar muita água na metade sul, enquanto não chegará com força aqui no norte e principalmente SC e Paraná. É o que mostra o NCEP de hoje. :shock:

 

Sim, para cá especialmente, pouca expectativa de chuva. Penso que ocorrerá como na última: um dilúvio que nenhum modelo pegou.

Link to comment
Share on other sites

Antes que me esqueça e que os dados percam a graça, aqui vão meus registros de temperatura que fiz na praia da Atlântida Sul (distrito de Osório), localizada a 10 km ao N de Imbé e 70 km ao S de Torres.

 

O sensor ficou muito alto, a quase 3 m de altura em função da segurança e aquecia durante o dia com a radiação no telhado.

 

A casa era a 1500 m da água do mar... e a 200 m da Estrada do Mar. :roll:

 

Data - mínima - máxima / u.r. mín - u.r. máx

 

17/2 - 22,2°

 

18/2 - 19,4°

 

19/2 - 19,3°

 

20/2 - 19,9° - 24,3° / 91% - 100%

 

21/2 - 21,8° - 27,4° (?) / 86% - 100%

 

22/2 - 22,7° / 100% (chuva torrencial à tarde)

 

23/2 - 23,1° / 100%

 

24/2 - 22,2° - 28,3° (?) / 78% - 100%

 

25/2 - 22,8° (?) (dia mais quente, em torno de 28°/29° à tarde)

 

26/2 - 23,1° (fui embora no início da tarde)

 

Obs: faltam muitas máximas em função do aquecimento do sensor. Há há todas as mínimas. E não me preocupei muito em pegar todas os valores de u.r..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.