Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Nova maior máxima do ano: Santa Cruz, Jacarepaguá, Marambaia, Vila Militar, Niterói, Ecologia Agricola. (Xerém não tenho certeza, mas acho que sim).

 

Igualou a maior do ano: Campo dos Afonsos

 

Abaixo da maior do ano: Galeão, Santos Dumont

 

Acho que esta de hoje (38,6) será a máxima do verão na cidade mesmo, uma máxima absoluta de verão bem modesta para os padrões locais, a próxima chance de quebrar esta máxima ainda em 2009 só no final do inverno ou na próxima primavera, se não só em 2010, 2011...

 

Agora está uma ventania perfeita aqui em casa, abri todas as janelas e o vento se espalhou por todo o apartamento, uma delícia a sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mesmo assim a Praça Mauá não deu 40

 

 

Mesmo em cima de um telhado que funciona como "grelha" e com o abrigo cercado por paredes que impedem a livre circulação do ar, hoje deve feito algo próximo de 35 na Praça Mauá (se a estação estivesse em condições adequadas), seria coerente com 33 graus de máxima do Santos Dumont. (a maior da cidade foi 38,6 na zona oeste)

 

Fico pensando de algum dia teremos novamente calor como na década de 80 por exemplo, quando máximas acima de 40 graus nos bairros mais quentes chegaram a ocorrer mais de 15 vezes, caso de 1984. Hoje nem conseguimos atingir a tal marca, a última vez foi em mar de 2007 (e somente em Santa Cruz), tudo bem que a estação Bangu fechou mas antes não dava só em Bangu, e considero que a Vila Militar se equivale nas máximas à Bangu, a menor urbanização do local afeta mais as mínimas.

 

As únicas automáticas do INMET na RM que já atingiram 40 graus foram Xerém (em jan 06) e Marambaia (em dez de 2002 e out de 2005), as duas em áreas pouco urbanizadas (Marambaia então em área nada urbanizada cercada pela vegetação de restinga, esquenta bem no pré-frontal por causa do vento norte que desce as encostas, um fator natural). Mas a estação da Vila Militar abriu depois, se já existisse em out 05 (41,5 no Campo dos Afonsos) e jan 06 tenho quase certeza que já teria seu primeiro 40.

Link to comment
Share on other sites

Os meus "malukinhos", a diferença da temperatura mínima entre os dois varia sempre entre nenhuma e 0,2 graus (dentro da margem de erro), mas o maior sempre registra umidade mais baixa, o sensor de URA dele não está bom, no dia em que registrei 24% no menor (que uso como referência), o maior foi abaixo de 10% e ficou aparecendo só ---- (10% é o limite dele).

 

 

cid214.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu tenho o mesmo termometro da esquerda, então você respondeu com mais precisão o que eu queria saber: o termômetro varia! Agora acontece de variar 2 décimos em 1 segundo? Foi isso que perguntei no outro tópico (no vídeo mostra exatamente isso). Quanto a UR ela registra somente o ambiente externo. Naquele dia eu cheguei a comentar que a única vez que dei uma olhada na UR do termometro (parece q a umidade tava baixa mesmo) estava -#-. Não sei se é problema ou ele baixou o limite de 25%. flw.

 

Eu dei uma olhada na Brasil Hobby e fiquei até surpreso com o preço já que algumas semanas atras tava quase o dobro do preço, parece que ele varia até nisso :D

Veja as especificações:

Descrição:

 

 

Termo-higrômetro indicador de temperaturas externas e internas e umidade interna. Display individual com Máxima e Mínima e reset independente. Pode ser aplicada logomarca.

 

Escala Interna do Termômetro: -10+50°C / -14+122°F

Escala Externa do Termômetro: -50+70°C / -56+158°F

Escala do Higrômetro: 25 a 98% UR

%0 olução do Termômetro: 1°C / 1°F

%0 olução do Higrômetro: 1% UR

Precisão do Termômetro: ±1°C / ±1°F

Precisão do Higrômetro: 3% UR

Dimensões: 135 x 70 x 19 mm

Material: Pástico ABS

Peso: 80g

 

 

 

Fabricante/Importador: Incoterm

Procedência: Brasil

Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes a temperatura nos meus varia de dois em dois décimos, principalmente quando há mais vento.

 

Os meus registram apenas URA interna (porque deixo o corpo do termômetro no quarto), o sensor do fio é apenas para temperatura e coloco para fora, por ficar dentro de casa minha URA nunca passou de 75%, só dentro daquele abrigo super úmido da Pedra do Sino deu 98%

 

Agora está completamente nublado aqui, deve chover mais tarde, hoje bem no começo da madrugada cairam pingos bem isolados, mas chegou a acumular alguma coisa no bairro do Tanque e perto das encostas, tenho tempo fresco agora com cara de outono, já são mais de 24 horas consecutivas com vento sudoeste por aqui, agora fraco.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Loepa me confundi, vc tem razão a UR serve apenas para ambiente interno.

Abrantes, um dia irei comprar desses, hehe :D

Agora tenho no meu termômetro melhor localizado 20,8°C Até o momento choveu 0,6mm, quase nada. Como eu mudei meu termômetro de lugar e não tenho dataloger, vou tentar começar a registrar as maximas e minimas em um arquivo do excel muito legal que peguei uma vez lá no meteopt. Ele dá todas as estatísticas, como Temperatura Media, Temperatura Mínima Absoluta, Temperatura Máxima mais Baixa, Media Temperaturas Mínimas, etc.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde agradabilíssimo por aqui, com cara e cheiro de outono, o vento é de sudeste e traz nuvens que cobrem o cume das serras vizinhas, temperatura agora de 26/27 graus, hoje completo 11 dias sem precipitação apreciável aqui (neste período só houve uma levíssima garoa), na zona sul da cidade e no centro hoje pode completar 22 dias sem chuva .

Link to comment
Share on other sites

A terça feira foi abafada hoje no Rio, mas menos que os dias anteriores.Aqui na Abolição, zona norte, a máxima foi de 31,4°C e na madrugada a mínima foi de 26,6°C, mas no momento já faz 26,4°C devido à um chuvisco que cai desde o final da tarde por aqui(mas que ainda não chegou nem a acumular 1mm), lá fora até que está um pouco fresco mas dentro das residências ainda está bem abafado devido ao calor incessante das últimas semanas, meteorologicamente o verão já acabou mas na prática não, espero então que com o fim do verão no calendário daqui a 10 dias, ele também acabe na prática. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Depois de um domingo mais ameno (e bem fresco no final da tarde e noite) esquentou novamente ontem e hoje a temperatura voltou a cair um pouco, cai um um chuvisqueiro agora e está uns 25 graus, esta instabilidadezinha deve permanecer nos próximos dias, e março já está cansando, espero que em abril venha alguma coisa mais interessante, sistemas mais definidos que tragam dinamismo ao tempo, eu dispensei o ventildador para dormir (pela primiera vez em março) de sábado para domingo e de domingo para segunda, de ontem para hoje precisei ligar mas de hoje para amanhã tudo indica que não vou sentir falta.

 

Mas este tempinho de hoje é irritante, já que não vai chover de verdade mesmo por enquanto seria melhor ter dias bonitos e secos até lá.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.