Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O dia de ontem foi o mais quente do mês com máxima de 31,9°C aqui na Abolição.Não subiu mais pois o vento mudou de direção no meio da tarde, e com isso a temperatura caiu e a umidade aumentou bastante, formando até um pouco de névoa já no início da noite.Já hoje o dia foi muito enevoado e também com bastante nuvens, o sol apareceu fraco e por pouco tempo e o vento soprou de Sul o dia todo, a máxima caiu para 26,7°C mas a mínima foi de 20,4°C, alta para esta tépoca do ano e sendo inclusive a mais alta desde 15 de junho(e a única acima de 19,9°C nos últimos 32 dias).No momento a noite segue enevoada e nebulosa, a temperatura é amena, 21,8°C.A previsão tanto de frio quanto de chuva para os próximos dias é muito incerta, há desde modelos prevendo uma moderada a forte onda de frio até outros que não apostam em frio nenhum, com máximas não inferiores aos 24°C e mínimas acima de 16°C, com a chuva também há desde previsões de chuva moderada com um acúmulo razoável até nenhuma chuva, espero que eu erre mas estou levando mais fé nas previsões mais pessimistas! :?

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Ronaldo, pois a sucessão dos tipos de tempo é resultado de inúmeros fatores. É necessário, no entanto, entendermos melhor o que está havendo nos últimos anos com mais precisão. Nâo tenho conhecimento de tão longo período com tão pouca neve no sul, pelo menos desde o começo dos registros históricos.

Link to comment
Share on other sites

Foi possível observar uma pancada de chuva no maciço da Tijuca, um pouco antes do anoitecer. Pela GEORIO já houve pouca chuva em alguns bairros, principalmente os da vertente sul.

 

Aqui em Vila Isabel o tempo está muito nublado, com vento sul. Não estou acreditando em chuva para este lado da cidade. Estou com o Abrantes, que diz que uma "rabiola" vai fazer chover na Floresta da Tijuca. Acho que é mais ou menos por aí.

 

A temperatura deve cair um pouqinho......

Link to comment
Share on other sites

O dia começou com muito sol no Rio e a mínima aqui na Abolição foi de 19,0°C.Ainda pela manhã, começou a ventar bastante, com algumas rajadas fortes, e algumas nuvens típicas orográficas começaram a surgir.Durante a tarde o tempo foi fechando e por volta das 18h começou a chuviscar.Desde então, chuviscos ocasionais tem ocorrido, sem acumular.A máxima foi de 27,7°C, mas no momento faz apenas 19,5°C com vento frio e garoa, esfriou bem.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu nublado mas logo a nebulosidade diminuiu. Agora está parcialmente nublado, sem chance de chuva. A temperatura caiu um pouco e a máxima deve diminuir hoje. A pressão atmosférica subiu bastante e agora o meu barômetro registra 1023 hPa.

 

Há previsão de forte ressaca. O que acham ?

 

Opa boa,..vou la dar uma conferida,

Onde vc leu isso??,...

Link to comment
Share on other sites

Abrantes, não me lembro mais onde vi a previsão de ressaca. Estive no Leme e o mar estava agitado, mas longe de ser uma ressaca. Na baia de Guanabara, praia de Botafogo, estava calmo.

 

A temperatura está agradável, em torno de 21 graus C aqui em Vila Isabel. Acho que deva esfriar um pouco esta madrugada devido a limpeza do céu. A pressão se mantém nos 1023 hPa.

Link to comment
Share on other sites

A rapidíssima frente fria que provou garoa na noite de sexta foi embora já no amanhecer de sábado, o que fez com que o tempo abrisse rapidamente ainda no sábado, quando a mínima foi de 18,1°C(ocorrida no final da fria noite de céu limpo) e a máxima de 26,2°C.Ontem, o dia foi de céu totalmente limpo, fez frio nas primeiras horas da manhã com mínima de 16,8°C, o resto do dia foi ameno com máxima de 25,1°C.Hoje apesar do frio na madrugada e amanhecer com mínima novamente de 16,8°C, a temperatura está subindo muito rapidamente com o sol forte, sem nuvens no céu.No momento já faz 30,0°C neste início de tarde! :shock:

Link to comment
Share on other sites

A mínima em Vila Isabel floi de 17ºC. Agora à tarde, a temperatura subiu e chega aos 26 graus C. A seca é que está severa......

 

Infelizmente a estiagem já é uma realidade no Estado do Rio. Tive que molhar algumas mudas aqui, rs.

Segundo modelos uma frente fria pode nos atingir dia 5 de agosto. Agora tenho 18°C

Link to comment
Share on other sites

Dia ensolarado e bastante seco em Vila Isabel. À tarde estratos começaram a encobrir partes do maciço da Tijuca, provavelmente devido à brisa marítima.

 

Rafael, tenho que molhar as minhas mudas todos os dias. Quando posso, vou até duas vezes, pois algumas espécies, como a embaúba, sofrem muito com este tempo e murcham. Não há água disponível no solo. Mesmo assim, ainda acho este ano melhor do que o anterior, quando tivemos duas seqüências de três meses seguidos sem chuva: uma entre fevereiro e final de maio e a outra entre agosto até final de outubro.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos uma tarde quente e seca com máxima de 30,2°C e URA de até 28% aqui na Abolição, zona norte.A noite e madrugada foram de céu limpo e mínima hoje de 17,6°C.Ainda no começo da manhã, o vento virou para Sul, e mesmo com sol o dia todo, quase sem nuvens, a temperatura não subiu tanto.A máxima foi de 27,9°C e a URA mínima de hoje foi de 53%!Agora temos uma noite enevoada e faz 21,7°C com URA de 80%!

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com neblina aqui em Vila Isabel. Após houve a dissipação e o sol apareceu com força. Faz calor de 55% de UR e a pressão atmosférica é de 1011 hPa. sendo esta uma forte queda.

 

Acho que o pré-frontal indica a entrada da frente fria em breve, com chuva e queda de temperatura. O que acham ?

Link to comment
Share on other sites

Engraçado,

Aqui deu 6,4°C a minima :?

Eu mudei o meu termometro de lugar (o sensor ta mais exposto) e esta a ~ 3 metros da relva. Essa altura é boa?

Obs.: As minimas estão menores, rs.

 

Abraços!

Claro que não Rafael.

O correto é 1,5mts do solo e abrigado.

Mas as temperaturas estão mais baixas assim.. então tá valendo. rs

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Caraca mas é impressionante esse Campo dos Affonsos. Na minha casa a temperatura não desceu de 22°C!!! :shock: E nos Affonsos chegou a 13°C. Incrivel!!! Sensação de Pré Frontal brabo por aqui, pois acordei as 6 da manha e a temperatura era de 25°C enquanto que nos Affonsos estava 13°C no mesmo horario!!!!

VALEU!

Link to comment
Share on other sites

Ontem a máxima por aqui foi de 30°C com URA mínima de 19%, a menor que já registrei desde que adquiri o termo-higrômetro em 19 de janeiro de 2008.Agora fiquei surpreso com a queda na temperatura e aumento na umidade esta madrugada, ontem ás 23h30 quando fui dormir ainda fazia 22,6°C com 56% de URA aqui na Abolição.Hoje vejo que durante a madrugada a mínima chegou a 18,1°C com URA de até 81%!Mas agora temos um início de tarde quente e seco, faz 30,9°C com 21% de URA!

Link to comment
Share on other sites

Após uma tarde quente e muito seca, com máxima de 31,6°C e URA de até 18% aqui na Abolição, agora de noite começa a ventar moderado/forte de Sul e o céu começa a nublar por nuvens altas/médias!Parece até entrada de frente fria, embora ela só deva chegar no domingo! :shock: Agora faz 26,0°C e 42% de URA, há cerca de 40 minutos fazia 27,2°C e 35% de URA, vejam o rápido aumento na URA e queda na temperatura!

Link to comment
Share on other sites

Baixos índices pluviométricos em Nova Friburgo

A FALTA de chuvas, que há mais de 60 dias não aparecem no município, está agravando o problema dos mananciais, que baixam a cada dia, exigindo das autoridades acionarem o sinal de alerta. Pode faltar água neste inverno e as perspectivas de pronto restabelecimento não são nada animadoras. Quantidade de chuva como convém, afirmam os meteorologistas, só em novembro.

 

OS BAIXOS índices pluviométricos estão revelando, também, que é necessária a poupança individual do consumidor, evitando desperdiçar o líquido e, com isto, facilitando o consumo de quem reside nas partes altas da cidade (e são muitos). As poucas áreas baixas que não dependem de energia para receber água podem colaborar bastante para a economia geral.

 

Na íntegra: http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=1269

Link to comment
Share on other sites

O mês de julho acaba daqui a pouco mais de 1 hora e se caracterizou por um mês sem ondas de frio praticamente(o frio que fez foi induzido pelo ar seco, tanto que ficava restrito às noites e madrugadas) e praticamente sem frentes frias também, uma frente fria quase morta causou uma chuvarada logo no início do mês(dia 4) porque foi ativada por instabilidades que se formaram em nossa cidade(tanto que no Sul do Estado e em SP ela passou quase seca e ao chegar aqui instabilidades se formaram e por isso caiu o temporal fora de época), depois disso teve um espectro de frente fria no dia 12(que trouxe chuviscos) e outro no dia 25(acho que essa na verdade nem chegou a nos atingir, se dissipou antes e sobraram nuvens "mortas"), o que predominou 99% mesmo foi o sol e o ar seco, muito diferente de junho que se destacou pelas nuvens e umidade além da baixa amplitude térmica, bem diferente de julho que apresentou grandes diferenças entre as máximas e as mínimas, apesar de tudo foi o mês com menores médias que já registrei(exceto a média das máximas, a simples e das mínimas foi!)a média simples ficou em 22°C(na média praticamente), as médias das máximas em 27°C e das mínimas em 17,1°C, as 5 maiores máximas foram de 31,9°C(23/7), 31,6°C(31/7), 30,2°C(28/7), 30,0°C(22 e 30/7) e 28,2°C(17 e 19/7).As 5 menores máximas foram de 21,6°C(4/7), 24,8°C(15/7), 24,9°C(13/7), 25,1°C(27/7) e 25,3°C(14/7).Já nas mínimas, as 5 menores foram de 14,6°C(15/7), 14,8°C(14/7), 14,9°C(9/7), 15,1°C(5/7) e 15,4°C(16/7).Já as 5 maiores de 20,4°C(24/7), 19,4°C(3 e 30/7), 19,0°C(25/7), 18,9°C(23/7) e 18,7°C(2/7).A menor URA foi de 18%(31/7) seguida de 19%(30/7).A maior de 100%(5/7).A média de URA máx foi de 94%, de min 43% e a média simples da URA de 68,5%.A precipitação total ficou em 60mm, sendo 57mm no dia 4 e 3mm no dia 12.

Link to comment
Share on other sites

Ontem a máxima por aqui foi de 30°C com URA mínima de 19%, a menor que já registrei desde que adquiri o termo-higrômetro em 19 de janeiro de 2008.Agora fiquei surpreso com a queda na temperatura e aumento na umidade esta madrugada, ontem ás 23h30 quando fui dormir ainda fazia 22,6°C com 56% de URA aqui na Abolição.Hoje vejo que durante a madrugada a mínima chegou a 18,1°C com URA de até 81%!Mas agora temos um início de tarde quente e seco, faz 30,9°C com 21% de URA!

 

Sobre a URA é verdade mesmo tem inclusive uma matéria no globo sobre isso.

Link to comment
Share on other sites

A seca perdura no estado do Rio. Os gramados estão começando a ficar amarelados. A área de reflorestamento já está bastante prejudicada. Mas este ano a situação é melhor do que o que se viu o ano passado. Agumas árvores que em 07 ficaram sem folhas, agora ainda estão verdes, embora murchas. É necessário a rega por até duas vezes aos dia (quando posso).

 

Espero que chove logo. Mas não estou muito animado. Pelo que vi na imagem do satélite, a frente fria não está muito ativa. Será que ao chegar ela provocará alguma chuva ? O que acham ?

Link to comment
Share on other sites

A seca perdura no estado do Rio. Os gramados estão começando a ficar amarelados. A área de reflorestamento já está bastante prejudicada. Mas este ano a situação é melhor do que o que se viu o ano passado. Agumas árvores que em 07 ficaram sem folhas, agora ainda estão verdes, embora murchas. É necessário a rega por até duas vezes aos dia (quando posso).

 

Espero que chove logo. Mas não estou muito animado. Pelo que vi na imagem do satélite, a frente fria não está muito ativa. Será que ao chegar ela provocará alguma chuva ? O que acham ?

 

Rodolfo, chegar nós sabemos que ela chegará, se levará chuva, acho dificil que possa acabar com problema da seca, mas pelo menos molhar um pouco ela vai.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

A seca perdura no estado do Rio. Os gramados estão começando a ficar amarelados. A área de reflorestamento já está bastante prejudicada. Mas este ano a situação é melhor do que o que se viu o ano passado. Agumas árvores que em 07 ficaram sem folhas, agora ainda estão verdes, embora murchas. É necessário a rega por até duas vezes aos dia (quando posso).

 

Espero que chove logo. Mas não estou muito animado. Pelo que vi na imagem do satélite, a frente fria não está muito ativa. Será que ao chegar ela provocará alguma chuva ? O que acham ?

 

Rodolfo, o Ronaldo acabou de postar que a Frente Fria atinge o centro-sul e terá Friagem! Fiquei mais animado!

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

O único acontecimento interessante do mês foram as pancadas de chuva com trovoadas (inesperadas) no início do mês, o resto foi uma monotonia só com friozinho "vampiro" e dias agradáveis, surpreendentemente as temperaturas estavam muito abaixo da média até o dia 15 mesmo sem nenhuma fente fria decente (ou minimamente organizada) ter nos atingido, depois disso a média do mês sofreu elevação significativa, mas ainda assim fechou abaixo da média principalmente nas mínimas (mas aqui devido à forte urbanização as mínimas foram ruins, o ar polar fez muita falta e a menor mínima foi de DESASTROSOS 16,6 graus, ano passado consegui 13,5 , algo que nem com reza braba conseguirei este ano (perdi as esperanças), grande parte da cidade do Rio foi privilegiada pelas chuvas em julho, que foi um dos julhos mais secos da história da Região Sudeste (até a super úmida Ubatuba fechou o mês com ZERO MM, talvez pela primeira vez na história, assim como o Inmet de SP capital), mas aqui no Rio grande parte das zonas norte, sul e central ficaram dentro da média (levando em conta a variabidade) com trovoadas que se formaram sobre a nossa cidade e se dissiparam logo após deixar o nosso território (interessante como Rio as vezes ativa a formação de chuva em sistemas praticamente "mortos", lembro que em outubro de 2005 uma frente fria competamente seca ativou um aguaceiro no início da manhã em parte da zona norte e toda a zona sul do Rio, e foi praticamente a única chuva que aquela frente produziu no sudeste, em junho de 2006 chuvas de 90 a 100 mm por hora entre Sumaré e Riocentro vieram de uma frente "fantasma" que passou despercebida por SP, deve ser efeito combinado da ilha de calor e relevo, e curiosamente sitemas bem mais robustos de chuva as vezes perdem força ao se aproximar daqui).

 

 

*Meus dados de mínima a seguir:

 

 

Dia - Mín

01 - 18,8ºC

02 - 19,3ºC

03 - 19,2ºC - Chuva, trovoada

04 - 17,9ºC - Chuva, trovoada

05 - 17,1ºC

06 - 17,4ºC

07 - 17,9ºC

08 - 17,4ºC

09 - 16,6ºC

10 - 18,3ºC

11 - 18,6ºC - Chuva

12 - 18,4ºC - Chuva

13 - 18,0ºC

14 - 16,9ºC

15 - 16,9ºC

16 - 17,4ºC

17 - 17,0ºC

18 - 17,6ºC

19 - 17,9ºC

20 - 18,7ºC

21 - 18,7ºC

22 - 19,3ºC

23 - 20,8ºC

24 - 20,0ºC

25 - 19,1ºC - Chuvisco

26 - 18,4ºC

27 - 17,6ºC

28 - 17,7ºC

29 - 18,9ºC

30 - 19,0ºC

31 - 20,2ºC

 

 

 

Média - 18,29ºC

 

* Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM.

 

Também ressalto que no verão e em parte da primavera (e em menor escala no início da primavera e parte do outono) é maior a incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda de sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

O primeiro dia de agosto foi quente e seco(não tão seco quanto os últimos dias), com sol o dia todo mas sempre com muitos cirrus, a máxima foi de 31,4°C e a mínima de 19,9°C, com URA máxima de 95% e mínima de 31% aqui na Abolição, zona norte do Rio.Agora temos uma noite com névoa se formando e alguns cirrus e 22,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.