Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

Não foi só em Curitiba e São Paulo que o vento leste sudeste estragou a mínima. Apesar de ter sido excepcional a mínima em São Joaquim poderia ter sido muito mais baixa não fosse o vento leste que apareceu à 1h30 da madrugada. Quem acompanhar o link na estação do Ronaldo poderá ver esse efeito claramente.

Esse vento acaba com a mínima de todo mundo!

 

E aqui? A temperatura caía rapidamente e de repente parou. Estava com 6,8 ºC na primeira hora do dia e a mínima foi de míseros 4,9ºC.

 

Sds.,

 

Pois é, em Curitiba eu tinha 3,5º C a meia noite, e apenas 1,0º C pela manhã. Poderia ter feito mais frio, não fossem as núvens que apareceram no final da madrugada.

Já pelo mapa do SIMEPAR, Cianorte teria registrado 1,0º C, e Campo Mourão, 1,8º C. Ontem fez 4,4º C em Umuarama, 2,7º C em Cianorte e

-0,3º C em Campo Mourão. E eu já vi muito disso. Cianorte bater feio Maringá e Umuarama (que é até mais alta), e Campo Mourão ganhar de Curitiba e de boa parte do Estado.

Alguém saberia explicar porquê Cianorte tem mínimas tão mais baixas que Maringá e Umuarama, se é tão próximas delas, e não há grandes diferenças de latitude e altitude?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos

Vou subir a serra neste feriado.Ou hoje(pra passar a madrugada do dia 7) ou amanhã,pra passar a madrugada do dia 8.Gostaria de saber qual dessas duas madrugadas existe a maior probabilidade de gear na Região Serrana do Rio(visto que geou hoje por lá,mas tenho medo das MM's atacarem as próximas 2 madrugadas,já que as nuvens aumentaram agora á tarde por aqui),e também qual das 3 cidades a probabilidade é maior: Petrólis,Teresópolis ou Nova Friburgo!Agradeço!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, em Curitiba eu tinha 3,5º C a meia noite, e apenas 1,0º C pela manhã. Poderia ter feito mais frio, não fossem as núvens que apareceram no final da madrugada.

Já pelo mapa do SIMEPAR, Cianorte teria registrado 1,0º C, e Campo Mourão, 1,8º C. Ontem fez 4,4º C em Umuarama, 2,7º C em Cianorte e

-0,3º C em Campo Mourão. E eu já vi muito disso. Cianorte bater feio Maringá e Umuarama (que é até mais alta), e Campo Mourão ganhar de Curitiba e de boa parte do Estado.

Alguém saberia explicar porquê Cianorte tem mínimas tão mais baixas que Maringá e Umuarama, se é tão próximas delas, e não há grandes diferenças de latitude e altitude?

 

Trata-se de uma bela baixada. Penso ainda que a estação atual nem esteja tanto em baixada quanto já esteve no passado...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa as mínimas foras de 0,8º C (digital) e 0,4º C (mercúrio). Um bom frio. Mas agora ele está indo embora e o tempo aquece rapidamente.

 

Ronaldo disse: "EMPRESÁRIOS QUE NÃO VALORIZAM O FUNCIONÁRIO."

Não generalize Ronaldo, por favor. Te garanto que a maioria valoriza sim. Se hoje não podemos pagar um salário melhor é porque a carga tributária é por demais sufocante. Se um dia tiveres um funcionário no Climaterra e esse absurdo de impostos, taxas, e mais um monte de encargos permanecerem, tu então entenderás melhor o que eu digo.

Agora, realmente 7 graus negativos dentro de casa é um absurdo.

Espero que ele e os demais que passam por isso possam futuramente adequar melhor suas moradias para tais eventos.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Jesus Cristo!!! -7° dentro de casa é suicídio!!! :shock: :shock: A essa altura, é desligar o freezer e abrir suas portas, e a geladeira deveria ficar fechada para não congelar os alimentos, hehehe!! :lol:

 

Do mais, minha mínima foi modesta. Tive 5,7°. A automática do INMET ficou em apenas 4,4°. Torres bateu 3,0° (o menor valor e muitos anos em setembro). Tramandaí deu 5,1° às 6 h.

 

Ou seja: fora o cantinho úmido e ameno de Tramandaí, POA teve a maior mínima do RS!! :? E isso que estávamos totalmente sem vento à noite. O vento E no início da noite passada trouxe umidade e alguma nebulosidade que logo se dissipou. Do mais, o ar frio em si já estava mais fraco e menos consistente. A sutil virada do vento na madrugada em outras áreas e o escorrimento do ar frio para as baixadas explica a frustração de uma mínima histórica pelo Sul e o Sudeste!

 

Coisas do BAZ. Tivemos vários valores negativos e bem abaixo dos 5° em muitas áreas, mas, para nós, o negócio é torcer para bater -70° quando temos chances para tal!! Mas não choremos (nem eu, claro :roll: ), porque o frio que tivemos foi histórico.

 

Do mais, Santa Maria cravou no 0,0°, e deu -2,7° em Castro!

 

Por fim, fazia muito tempo que o Rio não baixava dos 10°!! Fico imaginando os cariocas saindo para a rua com 8, hehe.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ou seja: fora o cantinho úmido e ameno de Tramandaí, POA teve a maior mínima do RS!! :?

 

Como já disse no passado referindo-me a Curitiba, acostume-se. A cidade cresce, as temperaturas vão junto. :axe:

 

Sds.,

 

Essa mínima ruim de POA (comparada ao resto do Estado) não está correlacionada ao crescimento da cidade. Ela é a que menos cresce em população no Brasil dentre as grandes capitais (graças a Deus). Essa mínima se deveu ao microclima da região. Se tu tivesse colocado um termômetro na área rural da cidade a mínima ainda assim seria mais alta que a de Torres.

Link to comment
Share on other sites

Agora algumas considerações interessantes em relação a este inverno.

 

Apesar de ter achado o seu núcleo (junho e julho) péssimo e horrível, aliás, um verdadeiro desastre, não posso deixar de comentar com os amigos que neste inverno registrei um número recorde de mínimas negativas na minha casa em Canela. Não tenho o número ao certo, pois já perdi as contas ( :o ), mas garanto que deve estar muito próximo a 10 mínimas negativas, sem contar a que pode vir amanhã. Para que vcs possam ter uma idéia do que isto representa, no ano passado tive apenas uma negativa. Foi um mísero -0,2ºC em julho. Em 2004 e 2003 devo ter tido umas 5 negativas. Este ano a minha mínima absoluta foi de -1,9ºC naquela última MP de agosto, mas foi uma dentre as várias negativas de tive em agosto, maio e, agora, em setembro. As geadas dos últimos dias e, porque não dizer a neve, fez com que o gramado da minha casa ficasse uma palha! Notei isto ontem. A bom enfatizar que a minha casa é um topo no lado de uma encosta, o que desfavorece as mínimas e favorece as máximas. Isso para que não surja nenhum canelense ou gramadense contestando os meus dados, heheheh

 

Apesar de termos tido um julho horrível, os Acers Palmatum da minha casa jamais estiveram tanto tempo dormentes. Perderam folhas muito cedo, lá em maio com o frio bacana que tivemos. Já se passaram mais de 4 meses e elas ainda estão 100% peladas, graças ao frio forte de última hora. A partir do final deste mês deverão brotar com uma força enorme. Foi uma hibernação e tanto.

 

O mês de agosto e este início de setembro estão salvando o inverno.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Não foi só em Curitiba e São Paulo que o vento leste sudeste estragou a mínima. Apesar de ter sido excepcional a mínima em São Joaquim poderia ter sido muito mais baixa não fosse o vento leste que apareceu à 1h30 da madrugada. Quem acompanhar o link na estação do Ronaldo poderá ver esse efeito claramente.

Esse vento acaba com a mínima de todo mundo!

 

ESSE VENTO É MUITO MAIS O AR FRIO DESCENDO DOS MORROS EM VOLTA QUE OUTRA COISA.

 

QUERIAS QUE A POP. CONGELASSE DE VEZ!!! -8,9 NO BANDEIRA E -6,6ºC AQUI, QUE POR SINAL FOI MENOR QUE DENTRO DA CASA DO BITA!!!

 

Discordo de ti, Ronaldo.

Brisa consistente de leste a 8 km/h desde 0h00, e nuvens baixas finalmente aparecendo aqui no meu bairro às 6h30... lembra mais umidade maritima entrando no planalto mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Essa mínima ruim de POA (comparada ao resto do Estado) não está correlacionada ao crescimento da cidade. Ela é a que menos cresce em população no Brasil dentre as grandes capitais (graças a Deus). Essa mínima se deveu ao microclima da região. Se tu tivesse colocado um termômetro na área rural da cidade a mínima ainda assim seria mais alta que a de Torres.

 

Uma coisa que sempre defendi. Não é população. É crescimento da cidade, área construída... urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Essa mínima ruim de POA (comparada ao resto do Estado) não está correlacionada ao crescimento da cidade. Ela é a que menos cresce em população no Brasil dentre as grandes capitais (graças a Deus). Essa mínima se deveu ao microclima da região. Se tu tivesse colocado um termômetro na área rural da cidade a mínima ainda assim seria mais alta que a de Torres.

 

Uma coisa que sempre defendi. Não é população. É crescimento da cidade, área construída... urbanização.

 

Luiz, a região onde stá localizado o Inmet aqui em POA é bem arejada. Praticamente não há prédios no local. Aliás, ela está dentro do Jardim Botânico da Cidade, bem longe do centro. Não acredito em efeitos da urbanização por lá. Se esta estação estivesse localizada num bairro como o Marcos (Chácara das Pedras), que teve um crescimento civil exponencial nos últimos 20 anos, concordaria contigo, mas não é o caso.

 

Próxima vez que acessar o Google Earth irei pegar as coordenadas da estação do Inmet aqui em POa para que tu a veja. Ela fica numa semi-encosta (mais ou menos como a climaterra) ou num semi-topo. Foi muito bem escolhida pelo Inmet, pois não possui efeito baixada e nem efeito de topo.

Link to comment
Share on other sites

Agora algumas considerações interessantes em relação a este inverno.

 

Apesar de ter achado o seu núcleo (junho e julho) péssimo e horrível, aliás, um verdadeiro desastre, não posso deixar de comentar com os amigos que neste inverno registrei um número recorde de mínimas negativas na minha casa em Canela. Não tenho o número ao certo, pois já perdi as contas ( :o ), mas garanto que deve estar muito próximo a 10 mínimas negativas, sem contar a que pode vir amanhã. Para que vcs possam ter uma idéia do que isto representa, no ano passado tive apenas uma negativa. Foi um mísero -0,2ºC em julho. Em 2004 e 2003 devo ter tido umas 5 negativas. Este ano a minha mínima absoluta foi de -1,9ºC naquela última MP de agosto, mas foi uma dentre as várias negativas de tive em agosto, maio e, agora, em setembro. As geadas dos últimos dias e, porque não dizer a neve, fez com que o gramado da minha casa ficasse uma palha! Notei isto ontem. A bom enfatizar que a minha casa é um topo no lado de uma encosta, o que desfavorece as mínimas e favorece as máximas. Isso para que não surja nenhum canelense ou gramadense contestando os meus dados, heheheh

 

Apesar de termos tido um julho horrível, os Acers Palmatum da minha casa jamais estiveram tanto tempo dormentes. Perderam folhas muito cedo, lá em maio com o frio bacana que tivemos. Já se passaram mais de 4 meses e elas ainda estão 100% peladas, graças ao frio forte de última hora. A partir do final deste mês deverão brotar com uma força enorme. Foi uma hibernação e tanto.

 

O mês de agosto e este início de setembro estão salvando o inverno.

 

Falei com a sogra e hoje foi a menor temperatura dessa MP: -2,1ºC na beira do mato lá do Quinta. Realmente concordo contigo: desde que coloquei o termômetro com registro de mínima lá em Canela (4 anos), esse ano foi o que registrou maior quantidade de mínimas negativas. :D

Link to comment
Share on other sites

Agora algumas considerações interessantes em relação a este inverno.

 

Apesar de ter achado o seu núcleo (junho e julho) péssimo e horrível, aliás, um verdadeiro desastre, não posso deixar de comentar com os amigos que neste inverno registrei um número recorde de mínimas negativas na minha casa em Canela. Não tenho o número ao certo, pois já perdi as contas ( :o ), mas garanto que deve estar muito próximo a 10 mínimas negativas, sem contar a que pode vir amanhã. Para que vcs possam ter uma idéia do que isto representa, no ano passado tive apenas uma negativa. Foi um mísero -0,2ºC em julho. Em 2004 e 2003 devo ter tido umas 5 negativas. Este ano a minha mínima absoluta foi de -1,9ºC naquela última MP de agosto, mas foi uma dentre as várias negativas de tive em agosto, maio e, agora, em setembro. As geadas dos últimos dias e, porque não dizer a neve, fez com que o gramado da minha casa ficasse uma palha! Notei isto ontem. A bom enfatizar que a minha casa é um topo no lado de uma encosta, o que desfavorece as mínimas e favorece as máximas. Isso para que não surja nenhum canelense ou gramadense contestando os meus dados, heheheh

 

Apesar de termos tido um julho horrível, os Acers Palmatum da minha casa jamais estiveram tanto tempo dormentes. Perderam folhas muito cedo, lá em maio com o frio bacana que tivemos. Já se passaram mais de 4 meses e elas ainda estão 100% peladas, graças ao frio forte de última hora. A partir do final deste mês deverão brotar com uma força enorme. Foi uma hibernação e tanto.

 

O mês de agosto e este início de setembro estão salvando o inverno.

 

Falei com a sogra e hoje foi a menor temperatura dessa MP: -2,1ºC na beira do mato lá do Quinta. Realmente concordo contigo: desde que coloquei o termômetro com registro de mínima lá em Canela (4 anos), esse ano foi o que registrou maior quantidade de mínimas negativas. :D

 

Vou comparar com a minha depois, Fred, mas não acredito que tenha passado dos -2ºC. Lá em casa é ruim que dói para mínimas, ainda mais que o meu termômetro está localizado à quase 10 metros do solo :oops:

 

Sobre este inverno, o tiro realmente saiu pela culatra

Link to comment
Share on other sites

Luiz, a região onde stá localizado o Inmet aqui em POA é bem arejada. Praticamente não há prédios no local. Aliás, ela está dentro do Jardim Botânico da Cidade, bem longe do centro. Não acredito em efeitos da urbanização por lá. Se esta estação estivesse localizada num bairro como o Marcos (Chácara das Pedras), que teve um crescimento civil exponencial nos últimos 20 anos, concordaria contigo, mas não é o caso.

 

Próxima vez que acessar o Google Earth irei pegar as coordenadas da estação do Inmet aqui em POa para que tu a veja. Ela fica numa semi-encosta (mais ou menos como a climaterra) ou num semi-topo. Foi muito bem escolhida pelo Inmet, pois não possui efeito baixada e nem efeito de topo.

 

Como não conheço a área, prefiro não estender a questão, mas lembro que os efeitos são maiores do que pensamos...

Link to comment
Share on other sites

Tivemos hoje mais uma mínima negativa (INMET) em Passo Fundo: -0,5 C. É a sétima deste inverno, sendo 3 na sequência na atual MP: -0,3 , -2,5 e -0,5. Sem contar que provavelmente os -2,5 C de ontem sejam recordes para o mês, a sequência de 3 dias com mínimas negativas em setembro igualmente pode ser considerada inédita para a nossa cidade. Seriam dois recordes históricos, portanto.

Link to comment
Share on other sites

Eis as menores temperaturas mínimas © no mês de setembro entre 1961 e 2005 em Passo Fundo, em ordem decrescente:

 

 

7/9/1971 7.7

12/9/1963 7.0

26/9/1975 7.0

16/9/1999 6.2

29/9/1961 6.0

28/9/1998 5.9

23/9/1962 5.7

30/9/1991 5.7

16/9/2004 5.6

29/9/1982 5.2

4/9/1993 5.0

1/9/1978 4.6

1/9/1970 4.5

13/9/1967 4.4

12/9/1965 4.0

11/9/1976 3.6

22/9/1984 3.6

3/9/1988 3.5

16/9/1989 3.5

30/9/1981 3.3

26/9/1992 3.0

11/9/1997 2.7

20/9/1987 2.6

10/9/1996 2.6

3/9/2005 2.1

9/9/1994 2.0

8/9/1969 1.9

17/9/2001 1.8

20/9/1995 1.7

5/9/1986 1.3

26/9/2000 1.3

9/9/1974 1.2

18/9/1966 1.0

7/9/1973 1.0

2/9/1977 1.0

14/9/1990 0.4

11/9/2003 0.4

9/9/1983 0.1

2/9/1968 0.0

19/9/1979 0.0

3/9/1964 -0.2

1/9/1972 -0.2

2/9/1985 -0.3

1/9/2002 -0.4

17/9/1980 -0.9

 

Fonte: Embrapa Trigo

Link to comment
Share on other sites

E mais, a marca dos -2.5 de ontem está entre as 10 menores mínimas dos últimos 45 invernos (1961-2005), empatada com:

 

10/07/1976: -2.5

04/06/1980: -2.5

15/08/1999: -2.5

 

Perdendo apenas para:

 

06/07/1989: -2.6

12/07/2003: -2.7

06/08/1963: -2.9

05/08/1995: -3.0

02/08/1991: -3.4

14/07/2000: -3.5

20/07/1981: -3.8 (mínima absoluta em Passo Fundo)

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Curitiba segue o final da tarde com temperatura de 11,6 graus aqui no CIC.

Minha máxima foi de 13,8 graus às 15:15.

 

Teremos mais uma noite gelada!

 

Bettega, tenho uma pergunta que deixei lá no tópico de Curitiba: seus termometros do Boquera e da Cic tem algum tipo de proteçao contra umidade e vento? Ou apenas nao recebem chuva?

 

Por aqui... minima de 2,5 e estratos maritimos aparecendo no meu bairro às 6h25. Ao leste e ao sul, eles ja eram visiveis às 6h15.

Dia de geada mais forte desta mp, mas aqui na regiao ficou atras de 23/8.

Na brincadeira do pote sobre o carro, novamente a agua congelou.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

É impressionante a falta de sorte que temos...

Às 24:00 tinha 2,8 grau e calmo, após 1:00 o vento começa a soprar fraco de sudeste - leste, e a temperatura praticamente estagnou até às 4:00!! Depois disso, caiu mais um pouco até atingir -0,7 grau perto das 6:00.

Quando acordei, o céu estava parc. fechado e desanimei quanto à geada, mas quando saí de casa perto das 6:30, percebi meu carro (que é preto) com a parte superior toda branca !! e a geada nos gramados era moderada. Descendo pras baixadas, a geada ficava bem mais forte, e, perto do terminal do Carmo (baixo Boqueirão), o termômetro de rua indicava -4,0 graus!! O gramado em frente à Paraná Equipamentos, na beira da BR-116 (1km do centro da cidade) estava completamente branco, parecia muito com a neve relatada pelo Caio em São Joaca!! Na região norte da cidade, bairro Bacacheri, a geada era forte tb com temperatura nos termômetros de rua em 0 grau. Posso seguramente dizer que geou moderadamente até no centro da cidade, onde elas costumam ser fracas.

Realmente o ar frio foi literalmente "socado" para as baixadas!! Imagino os mega-baixadões da Lamenha Pequena, Mandirituba e Lapa!!

No CIC o mercúrio alcançou -1,8 grau UR 60% com geada muito forte!!

 

 

No entanto, o vento leste traz no momento muita umidade, deixando o ceú muito nublado e fazendo a temperatura disparar. Tenho agora no CIC, 5,4 graus e vento forte de leste.

 

Mais uma vez lamento uma negativa ainda maior caso não tivéssemos a maldição maldita...que sina...

 

Não foi só em Curitiba e São Paulo que o vento leste sudeste estragou a mínima. Apesar de ter sido excepcional a mínima em São Joaquim poderia ter sido muito mais baixa não fosse o vento leste que apareceu à 1h30 da madrugada. Quem acompanhar o link na estação do Ronaldo poderá ver esse efeito claramente.

Esse vento acaba com a mínima de todo mundo!

 

O BITA MANDOU PERGUNTAR SE JÁ TINHAS TOMADO O TEU GARDENAL!!! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa as mínimas foras de 0,8º C (digital) e 0,4º C (mercúrio). Um bom frio. Mas agora ele está indo embora e o tempo aquece rapidamente.

 

Ronaldo disse: "EMPRESÁRIOS QUE NÃO VALORIZAM O FUNCIONÁRIO."

Não generalize Ronaldo, por favor. Te garanto que a maioria valoriza sim. Se hoje não podemos pagar um salário melhor é porque a carga tributária é por demais sufocante. Se um dia tiveres um funcionário no Climaterra e esse absurdo de impostos, taxas, e mais um monte de encargos permanecerem, tu então entenderás melhor o que eu digo.

Agora, realmente 7 graus negativos dentro de casa é um absurdo.

Espero que ele e os demais que passam por isso possam futuramente adequar melhor suas moradias para tais eventos.

Abraços!

 

TENHO DOIS E PASSO UM SUFOCO PARA PAGAR. SE FOSSE PELO "AMIGO", REDUZIRIA OU DEMITIRIA, INFELIZMENTE É REGRA. SE FOR TIRADO 50% DOS ENCARGOS TRABALHÍSTAS, QTO DISSO IRÁ PARA O TRABALHADOR??? SE FOR 1/2% É MUITO.

 

VAMOS AOS PEQUENOS, AQUI EM S.JOAQUIM TEM GENTE QUE PAGA 10 REAIS PARA UMA DIARÍSTA, SENDO QUE PODERIA PAGAR TRANQUILAMENTE 20 OU 30, NAÕ PAGA PORQUE OS OUTROS PAGAM POUCO.

 

ATÉ QUE PROVE O CONTRÁRIO, MUITO POUCOS PAGAM O QUE REALMENTE PODERIAM PAGAR. PODES SER UM DESTES POUCOS E ESPERO QUE SEJA.

 

ALÉM DO QUE, SOU UM MICRO EMPRESÁRIO.

Link to comment
Share on other sites

BANDEIRA; -8,9°C

 

DENTRO DA CASA DO BITA; -7,4ºC

 

CLIMATERRA; -6,4ºC

 

INMET; -3,2ºC

 

Meu deus, -7,4oC dentro de casa? Alguém sobreviveu?

 

Tá, claramente uma casa de madeira. Mas, nao tem nem fogao a lenha? Naquela regiao, o minimo que se espera de uma casa é que ela tenha este acessorio! :shock:

 

TEM FOGÃO E QDO ESTÁ ACESSO FICA BEM QUENTINHA, MAIS QUE AQUI EM CASA, CHEGA A MAIS DE 20ºC. O PROBLEMA É QUE O FOGO NÃO DURA E A CASA NÃO RETÉM O CALOR.

Link to comment
Share on other sites

 

Não foi só em Curitiba e São Paulo que o vento leste sudeste estragou a mínima. Apesar de ter sido excepcional a mínima em São Joaquim poderia ter sido muito mais baixa não fosse o vento leste que apareceu à 1h30 da madrugada. Quem acompanhar o link na estação do Ronaldo poderá ver esse efeito claramente.

Esse vento acaba com a mínima de todo mundo!

 

ESSE VENTO É MUITO MAIS O AR FRIO DESCENDO DOS MORROS EM VOLTA QUE OUTRA COISA.

 

QUERIAS QUE A POP. CONGELASSE DE VEZ!!! -8,9 NO BANDEIRA E -6,6ºC AQUI, QUE POR SINAL FOI MENOR QUE DENTRO DA CASA DO BITA!!!

 

Discordo de ti, Ronaldo. É PARA AQUI EM CASA NÃO AÍ.

Brisa consistente de leste a 8 km/h desde 0h00, e nuvens baixas finalmente aparecendo aqui no meu bairro às 6h30... lembra mais umidade maritima entrando no planalto mesmo.

Link to comment
Share on other sites

E mais, a marca dos -2.5 de ontem está entre as 10 menores mínimas dos últimos 45 invernos (1961-2005), empatada com:

 

10/07/1976: -2.5

04/06/1980: -2.5

15/08/1999: -2.5

 

Perdendo apenas para:

 

06/07/1989: -2.6

12/07/2003: -2.7

06/08/1963: -2.9

05/08/1995: -3.0

02/08/1991: -3.4

14/07/2000: -3.5

20/07/1981: -3.8 (mínima absoluta em Passo Fundo)

 

PROVANDO O QUE A METSUL E NÓS DISSEMOS, QUE SERIA HISTÓRICA.

Link to comment
Share on other sites

moderadores, olhem o assunto!

 

nada a ver, né? :wink:

 

TEM HAVER SIM SENHOR!!! FAZ PARTE DO CONTEXTO DO FRIO.

 

:lol: :lol: :lol:

 

depois falam que advogados tem justificativas pra tudo... :lol:

 

bom, já que tem pertinência este assunto com o contexto do frio, será a carga tributária do brasil vai diminuir ano que vem, ajudando não só o empresário, como os demais cidadãos?

 

isso tem contexto com o frio também... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, tendo dois empregados tu deverias pensar um pouquinho diferente. :roll:

Em relação as diaristas, estas são pagas por pelo donos das casas e estes não são necessariamente empresários.

Olha, cansa ver tanto ataque gratuito e sem embasamento.

E em relação ao tal "Bita" se ele tem fogão e este aquece o ambiente, por que ele prefere dormir a noite toda e deixar o fogo apagar e sujeitar a família toda a um martírio? Me parece ser mais um problema de desleixo do que de falta de recursos. Eu em uma situação semelhante levantaria 2, 3, 4 vezes durante a noite para manter o fogo aceso.

 

Assunto encerrado. Volto a me manifestar tão somente ao tema do tópico.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Campinas teve 5,8ºC na Defesa Civil hoje!!

Temos 12ºC no cepagri e em viracopos, com bastante vento (30 Km/h em Viracopos e 56 Km/h no cepagri), boa marca para essa hora. Quem sabe a taxa de queda continua (está até alta para todo esse vento) ou o vento para, para termos mais uma noite fria!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre me impressiono com os ventos registrados em Campinas. Deve ser uma das cidades mais ventosas do Brasil.

 

Somos dois!!

 

É realmente incrível como venta lá!!

hehehhehe

 

Sds

 

Ou seria a posição da estação? :wink:

 

Realmente, se excluirmos as cidades litoraneas, onde o vento forte é mais constante, acho que poucas cidades são assim.

Depende da localização da estação sim Luiz, tanto que a estação de viracopos mudou de posição e o vento diminuiu bem (quem quiser conferir, veja as medições antes dos anos 2003-2004 e as posteriores para ver a diferença, viracopos era quase igual ao cepagri), porém não deixou de ser significativo. Veja que hoje Viracopos não registrou vento abaixo de 27Km/h nos boletins horários, e a rajada máxima foi de 52 Km/h!

Já o Cepagri tá num descampado, perto de um morro, o que canaliza ainda mais o vento, quem estudou ou já passou lá em dias assim sabe do que estou falando, hehe. Semana passada marcou 102 Km/h, hoje 81Km/h, mesmo com posição favorável são marcas impressionantes, visto que são obtidas com céu claro, sem nenhuma instabilidade.

Mas há lugares que venta muito na cidade, além destes. Vou tentar fazer um filme um dia para vocês terem idéia (igual ao que o Alexandre fez no site da Metsul).

Para quem quiser saber mais, segue o link:

http://paginas.terra.com.br/servicos/servicosvn/ventonw/raja1.html

Fala sobre as rajadas de bom e mau tempo, bem como tem uma explicação sobre o fenômeno que ocorre aqui.

Link to comment
Share on other sites

GEOU MUITO FORTE hoje em Cascavel, os gramados estavam realmente brancos ao longo da rodovia, mas durante a tarde fez 19 graus. A mínima registrada hoje no abrigo, aqui no centro da cidade, foi de 03,7ºC. Na baixada deve ter feio 1 grau negativo, pela intensidade da geada.

 

Como o ar frio enfraqueceu a temperatura subiu:

 

22h de 04/09/2006 = 4ºC

22h de 05/09/2006 = 8ºC

22h de 06/09/2006 = 12ºC

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis mandando muito bem neste momento!!!

 

7oC Curitiba

8oC Florianópolis :shock:

11oC Porto Alegre

 

E eu que vou jogar bola agora com esse frio todo...

 

Para que fique bem claro o enfraquecimento do ar frio, tenho 14,7ºC agora.

 

E São Paulo com 10,8ºC agora...

 

Pelo modelo deveríamos ter 11,6ºC já às 21 horas. Estou com 14,1ºC agora, 22:36. É o ar frio se despedindo... tal fato pode ser visto pela pressão, que ontem estava em 962,22 hPa e agora está em 959,43 hPa (-2,69 hPa em 24 horas). No satélite temos a definição de uma faixa de nuvens seguindo os ventos em níveis mais altos na Argentina...

 

Sds.,

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis mandando muito bem neste momento!!!

 

7oC Curitiba

8oC Florianópolis :shock:

11oC Porto Alegre

 

E eu que vou jogar bola agora com esse frio todo...

 

Para que fique bem claro o enfraquecimento do ar frio, tenho 14,7ºC agora.

 

E São Paulo com 10,8ºC agora...

 

Pelo modelo deveríamos ter 11,6ºC já às 21 horas. Estou com 14,1ºC agora, 22:36. É o ar frio se despedindo... tal fato pode ser visto pela pressão, que ontem estava em 962,22 hPa e agora está em 959,43 hPa (-2,69 hPa em 24 horas). No satélite temos a definição de uma faixa de nuvens seguindo os ventos em níveis mais altos na Argentina...

 

Sds.,

 

Sds.,

 

E aqui em Curitiba, as 19:00 de hoje ja tava 7°C no aeroporto, porem com vento leste constante e ceu totalmente nublado, foi o maximo que conseguimos chegar. As 22:00 ja subiu para 8°C e nao duvido nada que amanha amanheça 9°C.

 

Apesar da maldiçao e vento leste, consegui ter minima de 1,9°C aqui em casa. Achei esse valor bom, considerando a regiao urbanizada que estou, pois no Alex deu minima de 1,7°Ce no aeroporto de 1°C.

No barigui, geada moderada e o termometro de rua marcando -1°C. Vi geada em pontos isolados quase no centro da cidade, na rua vicente machado (regiao da batel),mostrando que o frio foi abrangente, e nao apenas numa baixada ou num bairro isolado.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis mandando muito bem neste momento!!!

 

7oC Curitiba

8oC Florianópolis :shock:

11oC Porto Alegre

 

E eu que vou jogar bola agora com esse frio todo...

 

Para que fique bem claro o enfraquecimento do ar frio, tenho 14,7ºC agora.

 

E São Paulo com 10,8ºC agora...

 

Pelo modelo deveríamos ter 11,6ºC já às 21 horas. Estou com 14,1ºC agora, 22:36. É o ar frio se despedindo... tal fato pode ser visto pela pressão, que ontem estava em 962,22 hPa e agora está em 959,43 hPa (-2,69 hPa em 24 horas). No satélite temos a definição de uma faixa de nuvens seguindo os ventos em níveis mais altos na Argentina...

 

Sds.,

 

Sds.,

 

E aqui em Curitiba, as 19:00 de hoje ja tava 7°C no aeroporto, porem com vento leste constante e ceu totalmente nublado, foi o maximo que conseguimos chegar. As 22:00 ja subiu para 8°C e nao duvido nada que amanha amanheça 9°C.

 

Apesar da maldiçao e vento leste, consegui ter minima de 1,9°C aqui em casa. Achei esse valor bom, considerando a regiao urbanizada que estou, pois no Alex deu minima de 1,7°Ce no aeroporto de 1°C.

No barigui, geada moderada e o termometro de rua marcando -1°C. Vi geada em pontos isolados quase no centro da cidade, na rua vicente machado (regiao da batel),mostrando que o frio foi abrangente, e nao apenas numa baixada ou num bairro isolado.

 

Tinha geada até na Sete de Setembro, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que sempre defendi. Não é população. É crescimento da cidade, área construída... urbanização.

 

Luiz, a região onde stá localizado o Inmet aqui em POA é bem arejada. Praticamente não há prédios no local. Aliás, ela está dentro do Jardim Botânico da Cidade, bem longe do centro. Não acredito em efeitos da urbanização por lá. Se esta estação estivesse localizada num bairro como o Marcos (Chácara das Pedras), que teve um crescimento civil exponencial nos últimos 20 anos, concordaria contigo, mas não é o caso.

 

Próxima vez que acessar o Google Earth irei pegar as coordenadas da estação do Inmet aqui em POa para que tu a veja. Ela fica numa semi-encosta (mais ou menos como a climaterra) ou num semi-topo. Foi muito bem escolhida pelo Inmet, pois não possui efeito baixada e nem efeito de topo.

Coincidentemente, a discussão acima surgiu logo depois de uma curiosa experiência: tive aula na PUCRS terça-feira (ontem) de noite. Para matar a curiosidade, coloquei junto à janela do carro aquele meu famoso termômetro de cabo que dá as variações quase instantâneas de temperatura.

 

Para o pessoal que não mora em POA, o estacionamento da PUCRS fica algo como 500 m da estação do INMET, e está numa zona mais baixa, do lado oposto da Av. Ipiranga (veja a grande avenida do Google Earth. A grande área cinza-claro, abaixo à direita, é o estacionamento).

 

As coordenadas da estação do INMET são: 30°03'12'' S e 51°10'30'' W.

 

Meu carro estava quase exatos 600 m em linha reta da estação.

 

Pois bem, na volta da aula, já às 20:15, medi tais valores: 9,9° no estacionamento da PUCRS; o mesmo valor na sinaleira para o cruzar a Ipiranga; quando atravessei a avenida, a temperatura despencou para 8,2° (há um grande terreno baldio na rua que cruza a avenida) e logo subiu para 9,4° na Cristiano Fischer, avenida de entrada do INMET, que fica a 370 m de distância (no INMET, fazia 9,2° às 20 h e 9,1° às 21 h). Depois, 10,4° no alto do Morro Petrópolis (Av. Protásio Alves, aprox. 100 m de altitude) e 10,1° em frente de casa, na entrada da garagem. Em casa fazia exatos 10,0° quando cheguei. Eram 20:30.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Meu carro estava quase exatos 600 m em linha reta da estação.

 

Pois bem, na volta da aula, já às 20:15, medi tais valores: 9,9° no estacionamento da PUCRS; o mesmo valor na sinaleira para o cruzar a Ipiranga; quando atravessei a avenida, a temperatura despencou para 8,2° (há um grande terreno baldio na rua que cruza a avenida) e logo subiu para 9,4° na Cristiano Fischer, avenida de entrada do INMET, que fica a 370 m de distância (no INMET, fazia 9,2° às 20 h e 9,1° às 21 h). Depois, 10,4° no alto do Morro Petrópolis (Av. Protásio Alves, aprox. 100 m de altitude) e 10,1° em frente de casa, na entrada da garagem. Em casa fazia exatos 10,0° quando cheguei. Eram 20:30.

 

Abraços duplos!

 

Que mal lhe pergunte, vc deixou o termometro na janela, com o carro andando?? Eu tenho um desses termometro tb, mas nunca consegui isso, a unica vez q tentei quase que o termometro sai voando na cabeça de um pedestre hehe. E o vento, pelo carro ta andando, nao altera a mediçao?

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, eu enrolei um pano no cabo, já que o sensor consiste apenas na extremidade do cabo do termômetro. Aí, é só fechar a janela com cuidado de forma que a ponta do cabo fique afastado da janela e, claro, que o vidro da janela não quebre ou que se estrague o cabo.

 

Quanto ao vento, acredito que ele em nada altere a medição, tanto é que, para medir a temperatura do ar, o sensor deve ajustar sua temperatura à ambiente. Porém, o vento causa atrito com o sensor e, teoricamente, gera calor, mas a distorção deve ser mínima.

 

p.s.: repare que, quando se para o carro, a temperatura sobe. É porque o motor do carro está liberando calor e aquecendo o ambiente à volta, que está sem vento devido ao carro parado.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.