Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

Galera, setembro a redenção do inverno gaúcho!!!

-Nevou em Fontoura Xavier durante 45 min ininterruptos de acordo com informação de moradores, e muitas outras outras pancadas agora à tarde.

- Em Soledade começou granular por volta do meio-dia, depois veio em flocos e mais tarde perto das 13hs, veio uma nevasca que inclusive foi relatada pelo jornalista João Alberto de Souza da Coagrisol, com direito a flocos, capuchos e tudo mais, inclusive com alguma acumulação nos telhados.Depois vieram outras pancadas, cheguei a verificar neve com sol, e tempo parcialmente nublado.Pelo que estou vizualizando, o grosso da neve estará chegando à noite.

-Estou para confirmar acumulação boa na Raia Da Pedra.

- Arvorezinha está nevando.

E observem que Raia da Pedra foi o primeiro local a registrar neve hoje.

O tempo tá cinza-escuro pro lado chovedor, o sudoeste.

- São José do Herval há informções de precipitação.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Notícias

Veja tambémúltimas clicEsportes04/09/2006 15h12min

Clima

Cai chuva congelada em Porto Alegre

Nevou em Gramado e Caxias do Sul esta manhã no Estado

 

Em Porto Alegre caiu chuva congelada hoje, perto do meio-dia, nos bairros Menino Deus, Centro, Praia de Belas e São Geraldo. Além disso, nevou em Gramado e Caxias do Sul, na serra gaúcha e em Itaára, centro do Estado.

 

De acordo com o 8º Distrito de Meteorologista, a temperatura em Porto Alegre está em 9,9ºC no início da tarde. Mas a temperatura na capital gaúcha deve chegar aos 3º até a manhã de terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Estou com uma máxima elevada: 13,3° no momento ( :? ) e apenas 46%! Ainda assim a temperatura está entrando em nova queda! O vento continua de SO moderado com algumas rajadas mais fortes!

 

Há um grande cumulus ao NO com bastante precipitação! O INMET registrava, às 14 h, apenas 9,9° em POA com rajadas de quase 40 km/h!! É o horário próximo da granular!

 

Poderemos ter mais surpresas ao longo da tarde!! Fiquemos de olho! 8)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Galera, setembro a redenção do inverno gaúcho!!!

-Nevou em Fontoura Xavier durante 45 min ininterruptos de acordo com informação de moradores, e muitas outras outras pancadas agora à tarde.

- Em Soledade começou granular por volta do meio-dia, depois veio em flocos e mais tarde perto das 13hs, veio uma nevasca que inclusive foi relatada pelo jornalista João Alberto de Souza da Coagrisol, com direito a flocos, capuchos e tudo mais, inclusive com alguma acumulação nos telhados.Depois vieram outras pancadas, cheguei a verificar neve com sol, e tempo parcialmente nublado.Pelo que estou vizualizando, o grosso da neve estará chegando à noite.

-Estou para confirmar acumulação boa na Raia Da Pedra.

- Arvorezinha está nevando.

E observem que Raia da Pedra foi o primeiro local a registrar neve hoje.

O tempo tá cinza-escuro pro lado chovedor, o sudoeste.

- São José do Herval há informções de precipitação.

 

Beleza de informações Paulo! Torço para ver fotos suas debaixo de grandes capuchos. Calma que vem mais...

Link to comment
Share on other sites

Galera, setembro a redenção do inverno gaúcho!!!

-Nevou em Fontoura Xavier durante 45 min ininterruptos de acordo com informação de moradores, e muitas outras outras pancadas agora à tarde.

- Em Soledade começou granular por volta do meio-dia, depois veio em flocos e mais tarde perto das 13hs, veio uma nevasca que inclusive foi relatada pelo jornalista João Alberto de Souza da Coagrisol, com direito a flocos, capuchos e tudo mais, inclusive com alguma acumulação nos telhados.Depois vieram outras pancadas, cheguei a verificar neve com sol, e tempo parcialmente nublado.Pelo que estou vizualizando, o grosso da neve estará chegando à noite.

-Estou para confirmar acumulação boa na Raia Da Pedra.

- Arvorezinha está nevando.

E observem que Raia da Pedra foi o primeiro local a registrar neve hoje.

O tempo tá cinza-escuro pro lado chovedor, o sudoeste.

- São José do Herval há informções de precipitação.

Que maravilha tche! Dê dar inveja no nosso planalto das neves!

E as fotos?????????????????????

Link to comment
Share on other sites

Um ENORME cumulus à NO de POA traz forte precipitação para aquela região! A Região Metropolitana de POA será bombardeada pela neve granular!!

 

É incrível! A nuvem está muito grande e, pelo desenvolvimento vertical, traz gelo com certeza!!

 

Tenho 13,1° com apenas 44%!! :shock: Com um ar tão seco assim, basta o tempo fechar, esfriar um pouco que e precipitar para a granular aparecer!! :D

Link to comment
Share on other sites

Incrível a imagem do ciclone extratropical nas cartas sinóticas de ontem, ele estava muito desenvolvido e era possível até mesmo enxergar o "olho" no seu centro, sem dúvida rajadas até de uns 100km/h devem ter sido registradas em seu interior. Agora ele está bem afastado já, porém fez ingressar o ar frio polar mais forte do ano. Se fosse em Julho agora, como poderíamos estar?

 

Fato é que choveu bastante em toda a zona da mata Mineira hoje de madrugada, com as instabilidades que a frente trouxe. Agora tenho 16ºC, temperatura a cair. Pelas imagens de satélite percebe-se que muitas nuvens podem chegar no planalto do sul nesta noite. Vamos torcer para que a neve não seja Paraguaia, pois esta será a melhor chance do ano.

 

PS: Chuva de gelo em POA, quem diria. o frio em 850hpa deve estar realmente fabuloso para isso ter ocorrido com temperaturas em torno dos 10 graus em superfície. sds

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Marcos! É uma bigorna preta de uns 6/7km de altura!!! Vai bombar gelo na grande POA, mas quando chegar na serra será uma senhora nevasca!!

 

Mas eu queria mais uma nuvem aqui pra encerrar a festa! Aliás, ainda tem muita nuvem para passar pelo satélite!

 

E eu ainda tenho uma prova agora às 19h!!! Vou pra serra de bicicleta! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

13H NO PARANÁ

 

13 ºC = Cascavel + Curitiba + São José dos Pinhais

15 ºC = Foz do Iguaçu + Maringá

17 ºC = Londrina

 

 

Lucas, houve geada na região norte do Paraná esses dias?? como foram as mínimas em Maringá e Londrina??

 

Em cascavel geou forte??Digo isso, porquê segundo minha mãe, a grama lá de casa em Campo Mourão está toda queimada desde domingo de manhã!!!acho q em Campo Mourão geou duas vezes já, e em alguns lugares foi bastante intensa a geada!!!

 

Sds.

 

Oi Silvio, aqui na região tem geado com frequencia. Esses dias eu tinha 7ºC no abrigo e havia geada nas baixadas da cidade. Tudo branco perto da rodovia.

 

Nessa onda de frio geou só hoje. Domingo o céu tava muito nublado, havia neblina e vento, então não geou. Hoje pela manhã fez 3ºC no abrigo, mas ao longo da rodovia o mato tava todo coberto de gelo. A grama perto do viadulto perto da entrada do parque São paulo também tava todo branco.

Link to comment
Share on other sites

neve com 11 graus em Santa Maria ta dificil de acreditar

 

mas que legal que neva na serra gaucha :D

 

LUCAS! PEGUEI NEVE GRANULAR AGORA A POUCO AQUI NA MINHA CASA EM PORTO ALEGRE!!!

 

COISAS DO CLIMA. ONTEM NÃO PEGUEI NEVE EM CANELA COM 1,6ºC. HOJE PRESECIEI NEVE GRANULAR COM 10,5ºC!!!

 

COISAS DO CLIMA!

PRESENCIEI NEVE GRANULAR AO VIVO E A CORES NA AV. QUINTINO BOCAIÚVA, NO MOINHOS DE VENTO (PERTO DA CASA DO ALEXANDRE) ÀS 14:30!!! AS BOLAS DE GELO ERAM BEM GRANDES E OPACAS!!!!! :shock: :o:D:D:D:D:D

 

Vocês tinham que ver minha euforia!! E no ônibus eu tinha que me conter para o pessoal não pensar que eu era louco!!!

 

E o incrível é que caiu aqui emcasa, também, e a pouco eu tinha 12,7°!! :shock: :shock:

 

Falei com o Alexandre e ele tinha 11° no momento!! :shock:

 

Bruno, liguei pra ti 894730897903 X e só caía na caixa postal!! :evil: :D

 

Abraços múltiplos!!

 

Deve ser coisa de região mesmo. Aqui em minha cidade foi preciso 0ºC pra eu ver uma pancada de neve e depois 10 minutos de flurries voando ao vento, e depois, mesmo com chuva e temperaturas bem abaixo de 10 nunca mais!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de voltar do meu giro pela cidade. Só decepção. Só garoa. Cheguei a ir alguns quilômetros rodovia adentro em direção a Erechim atrás de um CB com precipitação mas não consegui alcançá-lo. Tirei algumas fotos de algumas precipitações em CBs ao longe. Se eram chuva ou neve eu não sei. A única coisa que sei que sou o maior azarado para ver neve. Todos estão vendo e curtindo menos eu. Até meu filhinho de 4 anos viu a neve na escolinha dele. Para complicar, minhas andanças pela cidade fizeram as nuvens se dissiparem. Acho que não rola mais nada. Estou decepcionado, arrasado e muito prá baixo. Como em 2000 todos viram a neve exceto eu!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de voltar do meu giro pela cidade. Só decepção. Só garoa. Cheguei a ir alguns quilômetros rodovia adentro em direção a Erechim atrás de um CB com precipitação mas não consegui alcançá-lo. Tirei algumas fotos de algumas precipitações em CBs ao longe. Se eram chuva ou neve eu não sei. A única coisa que sei que sou o maior azarado para ver neve. Todos estão vendo e curtindo menos eu. Até meu filhinho de 4 anos viu a neve na escolinha dele. Para complicar, minhas andanças pela cidade fizeram as nuvens se dissiparem. Acho que não rola mais nada. Estou decepcionado, arrasado e muito prá baixo. Como em 2000 todos viram a neve exceto eu!!

Sds.

Vem pra Soledade amigo Tomasini, vamos lá na balança no Tio Nego, convide o Delcio.

Link to comment
Share on other sites

http://noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/entrevistas/2006/09/04/ult2496u607.jhtm

 

Uol News confirma neve em 27 municipios e diz que frio em setembro vai bater recordes de mais de 60 anos!!!

 

É uma entrevista com Carlos Repelli, meteorologista da Info Tempo, prevendo até 6ºC para a cidade de SP.

 

E segundo a Folha de S.P.:

 

04/09/2006 - 16h22

Neve atinge ao menos 28 cidades do Sul do país

da Folha Online

 

A MetSul Meteorologia registrou ocorrência de neve em ao menos 27 cidades do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina nesta segunda-feira.

 

A neve --em flocos ou granulada-- atingiu Soledade, Porto Alegre, Fontoura Xavier, Casca, Farroupilha, Flores da Cunha, Novo Hamburgo, Canoas, David Canabarro, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Vacaria, Itaara, Passo Fundo, Arvorezinha, Ipê, São José dos Ausentes, Gramado, Santa Cruz do Sul, São Marcos, Passo Fundo, Canela, São Leopoldo, São Jerônimo, Arroio do Padre, Pelotas e Arroio Grande. Em Santa Catarina, nevou em São Joaquim.

 

Em Pelotas, Arroio Grande, Canoas, Arroio do Padre e Santa Maria houve precipitação de gelo ou granizo miúdo. O litoral norte do Rio Grande do Sul enfrenta a maior ressaca desde 1994.

 

Temperatura

 

Segundo informam os meteorologistas da MetSul, alguns pontos do Sul do Brasil poderão apresentar neste mês as menores marcas de temperatura de um mês de setembro, desde a década de 60.

 

A previsão é de temperaturas mínimas ainda mais baixas que as desta segunda-feira para o amanhecer desta terça-feira (5) e de quarta-feira (6).

 

Nesta segunda, os termômetros registraram temperaturas abaixo de 0ºC no Sul. Segundo registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros marcaram 3ºC negativos em São Joaquim (SC) e geada forte em Passo Fundo (RS), onde a temperatura chegou a 0,3ºC negativo.

 

Os medidores da MetSul Meteorologia registraram geada no pico do monte Negro, em São José dos Ausentes (RS), onde a temperatura chegou a 1,9ºC negativo. Na área urbana, a temperatura chegou a 1,4ºC negativo.

Link to comment
Share on other sites

Vejam que beleza a estação do Alex, nesse exato momento aqui em Curitiba:

 

Horário/Temp/ponto de orvalho/pressão/vento/u.r.

 

 

 

18:14 / 10.0 °C / -4.7 °C / 1022.9hPa Sul Sudoeste / 35%

 

 

 

Ponto de orvalho em -4.7ºC, temperatura em 10ºC e vento sudoeste!!!além dessa umidade relativa em 35%!!! :shock:

 

se não vier uma negativa hoje...!!!

 

sds.

Link to comment
Share on other sites

Vejam que beleza a estação do Alex, nesse exato momento aqui em Curitiba:

 

Horário/Temp/ponto de orvalho/pressão/vento/u.r.

 

 

 

18:14 / 10.0 °C / -4.7 °C / 1022.9hPa Sul Sudoeste / 35%

 

 

 

Ponto de orvalho em -4.7ºC, temperatura em 10ºC e vento sudoeste!!!além dessa umidade relativa em 35%!!! :shock:

 

se não vier uma negativa hoje...!!!

 

sds.

Mas tche, se eu te contar que pescoceei um pouco lá fora e vi umas nuvens quase que tapando o leste!!

Tão cedo assim, não!!!!

 

No Alex parece que tá tranquilo ainda:

8.9/-5.0/Sul Sudoeste/37%

Link to comment
Share on other sites

Buenas

 

Extremamente frio aqui em casa!!!!!

 

O vento é fraco, a ur é baixa 43% e a temperatura já atingiu 4,4°C, mas agora é de 4,5°C!!!!

Muito gelado!!!!

Pena que com uma UR bem baixa a geada não fica tão bonita...

 

Se a madrugada for nesse rítmo, teremos o amanhecer mais frio desde 2000!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vejam que beleza a estação do Alex, nesse exato momento aqui em Curitiba:

 

Horário/Temp/ponto de orvalho/pressão/vento/u.r.

 

 

 

18:14 / 10.0 °C / -4.7 °C / 1022.9hPa Sul Sudoeste / 35%

 

 

 

Ponto de orvalho em -4.7ºC, temperatura em 10ºC e vento sudoeste!!!além dessa umidade relativa em 35%!!! :shock:

 

se não vier uma negativa hoje...!!!

 

sds.

Mas tche, se eu te contar que pescoceei um pouco lá fora e vi umas nuvens quase que tapando o leste!!

Tão cedo assim, não!!!!

 

No Alex parece que tá tranquilo ainda:

8.9/-5.0/Sul Sudoeste/37%

 

Normal, Rodrigo. Me lembro de um sabado em abril de 99, no primeiro dia da onda de frio, que estava claro aqui na nossa regiao e nos horizontes sul, norte e oeste. Por causa da barreira fisica que a Serra oferece à passagem de nuvens, lá parecia estar parcialmente nublado. E bombava de sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

e vem negativa por aí!!

 

Tenho no momento 5,2 graus, UR37% e vento fraco de sul!!

Espero amanhã -2,0 graus se o vento não virar!!

 

Que engraçado!

 

Eu tenho 3,9°C, vento fraco, mas constante, ur em 50% e espero chegar a -1°C...

 

Estas em topo Bettega ?

Creio que em algumas baixadas já negative antes da meia noite...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

e vem negativa por aí!!

 

Tenho no momento 5,2 graus, UR37% e vento fraco de sul!!

Espero amanhã -2,0 graus se o vento não virar!!

 

 

Hoj não tem erro guri!!!

 

A estação do Alex tem gora 6.5ºC, 38% u.r., e ponto de orvalho em -6.8ºC!!!

 

Considerando que o Alex está praticamente no centro de Curitiba, acho q hoje vai ser o dia mais frio desde julho de 2000!!! Agiardemos...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

e vem negativa por aí!!

 

Tenho no momento 5,2 graus, UR37% e vento fraco de sul!!

Espero amanhã -2,0 graus se o vento não virar!!

 

Que engraçado!

 

Eu tenho 3,9°C, vento fraco, mas constante, ur em 50% e espero chegar a -1°C...

 

Estas em topo Bettega ?

Creio que em algumas baixadas já negative antes da meia noite...

 

Abraços

 

estou em topo sim! os -2,0 são pra semi-baixada do CIC!

Link to comment
Share on other sites

Dia mais interessante pra frio seco desde os dias 13 e 14 de junho de 2004. Minha maxima foi de 14,2 e às 21h00 eu ja inha 7,4. Agora, 5,3. Em dias secos, aminha temp de 21h00 costuma ficar na metade do caminho entre a maxima, e a minima do dia seguinte. Entao, se tudo der certo, meu torrido quintal poderá chegar aos 0,8 :shock: !

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo...queimei a lingua violentamente!!! Que bom, hehe...Realmente poderemos ter o maior frio dos ultimos 30 anos,se nao bater o recorde!!

 

Cheguei agora pouco da rua, e os termometros da cidade (vi uns 4) tavam marcando todos entre 3°C e 5°C.

As 23:25 o Aero registra 4°C com ponto de orvalho de -4°C!!

No Alex faz 4,5°C e ponto de orvalho de -7°C :shock: !!!

Aqui na minha casa (regiao altamente urbanizada) tenho 5,3°C!

E o melhor, ceu claro e vento predominante de sudoeste, que praticamente elimina qualque possibilidade de maldiçao maldita nas proximas 4 horas pelo menos...e se depois disso vier, ai vem com neve, pq ja vai ta perto dos 0°C hehe...

 

So q acho que a geada nao sera tao bonita, pois ta muito seco...a nao ser que de uma temperatura na relva de uns -7°C, pra da geadona forte!!

 

 

Essa realmente é a mecanica atmosferica classica pra frio cavalar no sul!! Ciclone jogando umidade na serra gaucha e no planalto sul catarinense, frio sendo jogado ate o centro oeste do Brasil e tempo limpo e seco com frio em altitude no PR.

Link to comment
Share on other sites

Olhem no site da MetSul os estragos da super-ressaca no litoral do RS!! O calçadão de Imbé desapareceu!! :shock: :shock: :shock:

 

Do mais, uma noite gelada por aqui!! Depois de bater a mínima recorde para o mês de setembro aqui em casa e ver uma raríssima granular no mesmo mês, vou quebrar o recorde de novo! 8)

 

Agora, tenho gelados 7,2° com apenas 59%! Céu totalmente limpo e um vento muito leve. Vou fácil aos 4°... talvez até mesmo 3°!! E vem geada por aí! :D

 

Do mais, praticamente todo o RS, toda SC (fora o litoral) e grande parte do PR em 5° ou menos no momento, com ponto de orvalho variando de 1° aqui em POA a até -5° em Curitiba! :o

Link to comment
Share on other sites

Olhem no site da MetSul os estragos da super-ressaca no litoral do RS!! O calçadão de Imbé desapareceu!! :shock: :shock: :shock:

 

Do mais, uma noite gelada por aqui!! Depois de bater a mínima recorde para o mês de setembro aqui em casa e ver uma raríssima granular no mesmo mês, vou quebrar o recorde de novo! 8)

 

Agora, tenho gelados 7,2° com apenas 59%! Céu totalmente limpo e um vento muito leve. Vou fácil aos 4°... talvez até mesmo 3°!! E vem geada por aí! :D

 

Do mais, praticamente todo o RS, toda SC (fora o litoral) e grande parte do PR em 5° ou menos no momento, com ponto de orvalho variando de 1° aqui em POA a até -5° em Curitiba! :o

 

Fora do comum também foi a ressaca aqui em Florianópolis... Alagou o Rio Tavares inteiro heh

Link to comment
Share on other sites

Dia mais interessante pra frio seco desde os dias 13 e 14 de junho de 2004. Minha maxima foi de 14,2 e às 21h00 eu ja inha 7,4. Agora, 5,3. Em dias secos, aminha temp de 21h00 costuma ficar na metade do caminho entre a maxima, e a minima do dia seguinte. Entao, se tudo der certo, meu torrido quintal poderá chegar aos 0,8 :shock: !

 

As 24h00 ja estava em 4,7. Devido á extrem secura do ar (pro horario), ainda nao tem geada sobre a lata da Belina daqui de casa. Mas foi jogado um pouco de agua, e esta ja congelou. :shock: :D

Link to comment
Share on other sites

Dia mais interessante pra frio seco desde os dias 13 e 14 de junho de 2004. Minha maxima foi de 14,2 e às 21h00 eu ja inha 7,4. Agora, 5,3. Em dias secos, aminha temp de 21h00 costuma ficar na metade do caminho entre a maxima, e a minima do dia seguinte. Entao, se tudo der certo, meu torrido quintal poderá chegar aos 0,8 :shock: !

 

As 24h00 ja estava em 4,7. Devido á extrem secura do ar (pro horario), ainda nao tem geada sobre a lata da Belina daqui de casa. Mas foi jogado um pouco de agua, e esta ja congelou. :shock: :D

 

Aqui em Maringá tenho 5,7ºC agora. Esqueci de colocar a bandeja com água...

Link to comment
Share on other sites

Dia mais interessante pra frio seco desde os dias 13 e 14 de junho de 2004. Minha maxima foi de 14,2 e às 21h00 eu ja inha 7,4. Agora, 5,3. Em dias secos, aminha temp de 21h00 costuma ficar na metade do caminho entre a maxima, e a minima do dia seguinte. Entao, se tudo der certo, meu torrido quintal poderá chegar aos 0,8 :shock: !

 

As 24h00 ja estava em 4,7. Devido á extrem secura do ar (pro horario), ainda nao tem geada sobre a lata da Belina daqui de casa. Mas foi jogado um pouco de agua, e esta ja congelou. :shock: :D

 

Aqui em Maringá tenho 5,7ºC agora. Esqueci de colocar a bandeja com água...

 

Aqui tem um pote de margarina com agua na grama. Mas creio que nao negativará aqui no topo.

Link to comment
Share on other sites

Dia mais interessante pra frio seco desde os dias 13 e 14 de junho de 2004. Minha maxima foi de 14,2 e às 21h00 eu ja inha 7,4. Agora, 5,3. Em dias secos, aminha temp de 21h00 costuma ficar na metade do caminho entre a maxima, e a minima do dia seguinte. Entao, se tudo der certo, meu torrido quintal poderá chegar aos 0,8 :shock: !

 

As 24h00 ja estava em 4,7. Devido á extrem secura do ar (pro horario), ainda nao tem geada sobre a lata da Belina daqui de casa. Mas foi jogado um pouco de agua, e esta ja congelou. :shock: :D

 

Aqui em Maringá tenho 5,7ºC agora. Esqueci de colocar a bandeja com água...

 

Por onde andavas, Luiz?

Link to comment
Share on other sites

3,8 neste momento em Cascavel

 

Cascavel - Temperatura de 3,9 ºC

Rajada de vento de 11,5 km/h

→ Sensação térmica de -2 ºC

Fernandes Pinheiro - Temperatura de 5,9 ºC

Rajada de vento de 14,8 km/h

→ Sensação térmica de -3 ºC

Palmital - Temperatura de 6,8 ºC

Rajada de vento de 19 km/h

→ Sensação térmica de -2 ºC

Campo Mourão - Temperatura de 5 ºC

Rajada de vento de 13,3 km/h

→ Sensação térmica de -2 ºC

 

200609042259.gif

Link to comment
Share on other sites

Atentem à Serra do Mar paranaense. Há umidade pelo satélite sobre a região da Serra do Ibitiraquire, onde se localizam o Pico Paraná e Pico Caratuva, ambos a mais de 1800 metros. Toda a região ultrapassa os 1600 metros. Segundo os modelos, acima de 1500 metros a temperatura é negativa. Com aquela cobertura de nuvens, a neve é inevitável.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Atentem à Serra do Mar paranaense. Há umidade pelo satélite sobre a região da Serra do Ibitiraquire, onde se localizam o Pico Paraná e Pico Caratuva, ambos a mais de 1800 metros. Toda a região ultrapassa os 1600 metros. Segundo os modelos, acima de 1500 metros a temperatura é negativa. Com aquela cobertura de nuvens, a neve é inevitável.

 

Sds.,

 

Nesta área:

 

ibiti10.jpg

 

52992351.06.jpg

 

cachorro-tucum.jpg

Link to comment
Share on other sites

Luiz, onde voce achou mapa suficientemente detalhado pra flagrar umidade sobre um ramo da Serra do Mar do Paraná? E nao pode estar mais branco, no infravermelho, por causa da temperatura menor?

 

...

 

Bom... acabei de ver o satelite infravermelho da Metsul, e realmente o brancor existente sobre o Ibitiraquire, parece nuvens!

Link to comment
Share on other sites

Luiz, onde voce achou mapa suficientemente detalhado pra flagrar umidade sobre um ramo da Serra do Mar do Paraná? E nao pode estar mais branco, no infravermelho, por causa da temperatura menor?

 

...

 

Bom... acabei de ver o satelite infravermelho da Metsul, e realmente o brancor existente sobre o Ibitiraquire, parece nuvens!

 

Eis a imagem:

 

cpa_noaa_pr.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.