Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui min 2º no Missões, com garoa até de manhã.

Tem partes de São Chico que estão a mais de 1000m, dá uma boa diferença em relação a GRamado.

 

A cidade de São Francisco de Paula está a 890 metros, em média, sendo a entrada um pouco mais alta, a 910m. É quase 100m mais alta que Gramado, pode dar a diferença de um grau, +/-.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo e Caio, algo de bom em previsão? Se meus pais deixarem (e a briga aqui está BRABA), subo correndo p/ pegar a neve. Só não posso errar senão vão achar que estou abusando por aqui hehe

 

 

Shimutz... peça benção então que talvez ajude heh

 

 

 

 

Abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Já quase não se sente mais os efeitos do ciclone por aqui. O vento tá bem mais fraco que algumas horas atrás e céu limpíssimo...realmente o bendito está se afastando muito rapidamente da costa...uma pena...

No momento tenho 15,8 grau no Boqueirão. e UR 34%.

 

Só que agora já mudou. Os cirros estão invadindo os céus da cidade.

Será que não é o ciclone mais ativo no extremo sul?

Link to comment
Share on other sites

Aqui min 2º no Missões, com garoa até de manhã.

Tem partes de São Chico que estão a mais de 1000m, dá uma boa diferença em relação a GRamado.

 

A cidade de São Francisco de Paula está a 890 metros, em média, sendo a entrada um pouco mais alta, a 910m. É quase 100m mais alta que Gramado, pode dar a diferença de um grau, +/-.

Eu tenho as cartas de hipsometria e altimetria da região, e existem pontos a sudeste de S Chico com altitudes acima dos 1000m.

Link to comment
Share on other sites

Domingo com tarde quente no Nordeste do Paraná. Nos Campos Gerais e no Norte pioneiro as temperaturas subiram bastante. Temperaturas amenas no Norte, Leste e Litoral. No centro-sul e Oeste a tarde foi fria. A máxima hoje chegou a 18 graus em Curitiba, 16 em Cascavel, 23 em Jaguariaíva e 19 em Maringá

Link to comment
Share on other sites

a última saída do GFS aponta que o "grosso" do frio chegará aqui na capital na madruga de quarta-feira com mínima prevista de -1,5 graus.

 

É isso mesmo?! - 1,5º C!!!?

 

EXATAMENTE!! PODERÁ SER A MÍNIMA DO ANO!!

 

Acho que o grosso do frio por aqui vai ser na segunda e terça no maximo.Alias, acho bom garantir essa possivel minima negativa aqui ja nesta madrugada, pois como ja sabemos, com o afastamento do ciclone da costa e o deslocamento da alta, o vento de Ctba começa a virar para leste.Ja acompanho isso faz tempo. Depois de 2 ou 3 dias de noites de ceu claro e geada, o vento vira pra leste e temos a maldiçao acabando com a minima.Isso so nao ocorre, se o centro da alta pressao passar exatamente sobre o parana, como ocorreu em julho de 2000 e maio de 2003, por exemplo, quando tivemos ate 5 dias seguidos de geada. Vamos torcer para que este ano pelo menos 1 vez isso nao ocorra.

 

Mas depois desta maxima relativamente alta de hoje, de 18°C, começo a duvidar se fara esse frio todo que tao falando por aqui. Em todas as vezes que tivemos negativas aqui, que eu me lembre, a maxima sempre foi inferior aos 14°C...vamos ver amanha...

Link to comment
Share on other sites

Aqui min 2º no Missões, com garoa até de manhã.

Tem partes de São Chico que estão a mais de 1000m, dá uma boa diferença em relação a GRamado.

 

A cidade de São Francisco de Paula está a 890 metros, em média, sendo a entrada um pouco mais alta, a 910m. É quase 100m mais alta que Gramado, pode dar a diferença de um grau, +/-.

 

São Chico está à + - 895 metros e Canela está à + - 840 metros sendo que no meu condomínio em canela há um ponto que está à 867 metros. Mínima diferança para chegar a trazer alguma vantagem para se presenciar a neve. São Chico é boa para mínima, pois é totalmente descampada, diferentemente da região das hortências.

 

Sou perito nesta região, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Bom acabei de chegar de uma noite emocionante em Canela. Já posto as minhas considerações a respeito desta onda de frio e da neve que alguns viram na serra.

 

De antemão aviso que a minha mínima foi 1,6ºC nesta manhã em Canela e com neve derretida caindo do céu. É bom lembrar que há uma pequena diferença entre a neve derretida e a chuva. A primeira cai dançando e a segunda cai reto. Mas neve com N maíusculo não foi. A temperatura variava o tempo todo entre 1,6ºC e 1,8ºC com esta condições hoje de manhã em Canela.

Link to comment
Share on other sites

Há uma banda de nebulosidade muito interessante adentrando o oeste do RS e que deverá passar entre Soledade e Passo Fundo. Será que vem algo??? :prayer: [-o<

 

Sinceramente, Tomasini, não acredito.

Primeiro porque pode não ser nebulosidade do tipo que precipite algo. Segundo, deveria estar uns 5 graus a menos.

Terceiro, mesmo assim, com nuvem do tipo que precipite e temperatura em torno de 0C, ainda assim, não viria a tão esperada. Infelizmente é assim!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Agora as considerações sobre esta noite na serra:

 

Caracterizo este ciclone como perfeito. Não era daqueles que só traziam vento e nuvens baixa com traços de precipitação (aquela que nem molha o chão). Este trouxe muita chuva e ingresso de ar frio. Ao menos foi assim para a serra gaúcha. Em Canela deve ter precipitado algo entre 15 e 20 mm entre ontem e hoje de manhã até às 9 horas. Foi um ciclone nota 10 neste sentido.

 

O ponto negativo ficou com o pouco ar frio em altitude. Tivesse 1ºc mais frio em altitude e teria presenciado uma nevada histórica em Canela, pois o que não faltou foi umidade e precipitação por lá. Aliás, essa tem sido a tona dos últimos anos. Antigamente, quando entrava o ciclone, o ar frio já estava estabelecido sobre o planalto da neve. Hoje em dia ele chega aos poucos e, quando chega, a umidade já se foi. É uma pena, mas temos que reconhecer que este ciclone foi excepcional, isso foi. Sobre aqueles que pensam que no passado nevava mais pq era mais frio, considero um engano. O frio de hoje não é memos frio de ontem que trazia neve para Morro Reuter aqui no pé da serra do RS com 450 metros de altitude. O problema é mecânico. O frio forte antigamente entrava na rabeira da frente. Hoje demora quase 24 horas para que o núcleo do ar frio entre depois da passagem da frente.

 

Sobre a neve que alguns viram hj na região das hortências, imagino que até possa ter ocorrido algo, pois a situação era limite para o fenômeno. Teve um momento hoje de manhã lá em casa que ventava muito forte, a temperatura caiu de 1,8ºC para 1,6ºC, a chuva apertou e começou a dançar. Até ficou um pouco mais clara, o que me fez achar que era neve. Quando saí para rua vi que era neve derretida. Durou uns 5 minutos.

 

Se essa umidade que preponderou na região das hortências durante toda a noite tivesse avançado um pouco mais para o planalto sul-catarinense e aparados da serra, a neve seria intensa naquela região. O Cruzeiro acumularia 15 cm ou mais de neve. Pena não ter subido...

 

Bom, foi uma pena. Ver chuva com 1,6ºC dói, mas dias melhores virão. Com certeza.

Link to comment
Share on other sites

Agora as considerações sobre esta noite na serra:

 

Caracterizo este ciclone como perfeito. Não era daqueles que só traziam vento e nuvens baixa com traços de precipitação (aquela que nem molha o chão). Este trouxe muita chuva e ingresso de ar frio. Ao menos foi assim para a serra gaúcha. Em Canela deve ter precipitado algo entre 15 e 20 mm entre ontem e hoje de manhã até às 9 horas. Foi um ciclone nota 10 neste sentido.

 

O ponto negativo ficou com o pouco ar frio em altitude. Tivesse 1ºc mais frio em altitude e teria presenciado uma nevada histórica em Canela, pois o que não faltou foi umidade e precipitação por lá. Aliás, essa tem sido a tona dos últimos anos. Antigamente, quando entrava o ciclone, o ar frio já estava estabelecido sobre o planalto da neve. Hoje em dia ele chega aos poucos e, quando chega, a umidade já se foi. É uma pena, mas temos que reconhecer que este ciclone foi excepcional, isso foi. Sobre aqueles que pensam que no passado nevava mais pq era mais frio, considero um engano. O frio de hoje não é memos frio de ontem que trazia neve para Morro Reuter aqui no pé da serra do RS com 450 metros de altitude. O problema é mecânico. O frio forte antigamente entrava na rabeira da frente. Hoje demora quase 24 horas para que o núcleo do ar frio entre depois da passagem da frente.

 

Sobre a neve que alguns viram hj na região das hortências, imagino que até possa ter ocorrido algo, pois a situação era limite para o fenômeno. Teve um momento hoje de manhã lá em casa que ventava muito forte, a temperatura caiu de 1,8ºC para 1,6ºC, a chuva apertou e começou a dançar. Até ficou um pouco mais clara, o que me fez achar que era neve. Quando saí para rua vi que era neve derretida. Durou uns 5 minutos.

 

Se essa umidade que preponderou na região das hortências durante toda a noite tivesse avançado um pouco mais para o planalto sul-catarinense e aparados da serra, a neve seria intensa naquela região. O Cruzeiro acumularia 15 cm ou mais de neve. Pena não ter subido...

 

Bom, foi uma pena. Ver chuva com 1,6ºC dói, mas dias melhores virão. Com certeza.

 

Bruno, perfeita a tua conclusão!! Ter menos neve hoje NÃO TEM ASOLUTAMENTE NADA A VER COM MENOS FRIO!! É um problema de mecânica atmosférica, uma dessincronização entre a formação do ciclone e a entrada do ar frio, que já deve ter ocorrido antes!

 

Acho que isso deve ser comum justamente em épocas nas quais o jato subtropical está muito ao sul! Como o Ronaldo mesmo dizia em relação aos bloqueios, eles sempre existiram, mas recentemente estão sempre mais para baixo, o que para mim tem a ver com a escassez de neve! E lembrar que em 1990 já tivemos neve em SJ com o bloqueio sobre SP e o norte do PR, he he he!! Aqueles eram tempos nos quais o bloqueio, quando se instalava, tendia a ficar mais em cima!

 

Vlw!

Link to comment
Share on other sites

Há uma banda de nebulosidade muito interessante adentrando o oeste do RS e que deverá passar entre Soledade e Passo Fundo. Será que vem algo??? :prayer: [-o<

 

Sinceramente, Tomasini, não acredito.

Primeiro porque pode não ser nebulosidade do tipo que precipite algo. Segundo, deveria estar uns 5 graus a menos.

Terceiro, mesmo assim, com nuvem do tipo que precipite e temperatura em torno de 0C, ainda assim, não viria a tão esperada. Infelizmente é assim!

 

e prá complementar, ainda não temos frio suficiente em 850. Ele vem na rabeira desta linha de nebulosidade que neste momento deve estar chegando em Soledade. O grosso do ar frio entra na próxima madrugada e só começa a escoar para o oceano na manhã/tarde de terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Esse frio nem terminou, mas baziano que é baziano já pensa no próximo. Vamos ficar de olho no próximo anticiclone que deverá se formar no pacífico sul com um potencial extremamente forte. Os primeiros indicativos ainda não se decidiram quanto a trajetória desse monstro ao se aproximar da América do Sul. Pode dar as caras lá pelo dia 16/17. Seguiremos monitorando.

Link to comment
Share on other sites

15h no Paraná

 

Cascavel 16

Foz do Iguaçu 17

Curitiba 18

Maringá 19

Londrina 22

 

21:00, simepar:

 

Pinhao 7,1°C

Guarapuava 8,4°C

Cascavel 11,4°C

Curitiba 11,7°C

 

Em Palmas chuto uns 5°C.

 

Pelo horario, esperava que estaria menos...nao que eu esteja muito exigente, hehe, mas ate agora, pelo menos pro PR acho que longe de ser o maior frio dos ultimos 30 anos, como o Ronaldo chegou a falar...espero queimar a lingua, vamo ve amanha e terça, quando se espera as menores minimas...

Link to comment
Share on other sites

Pelo horario, esperava que estaria menos...nao que eu esteja muito exigente, hehe, mas ate agora, pelo menos pro PR acho que longe de ser o maior frio dos ultimos 30 anos, ..

 

é

a coisa ta feia mesmo!

2006 não tá dando chance de frio decente pro Paraná!

 

23h no Paraná

 

Cascavel 8

Foz 8

Curitiba 9

Londrina 16

 

 

agora faz 7,7 em Cascavel

Link to comment
Share on other sites

Agora as considerações sobre esta noite na serra:

 

Caracterizo este ciclone como perfeito. Não era daqueles que só traziam vento e nuvens baixa com traços de precipitação (aquela que nem molha o chão). Este trouxe muita chuva e ingresso de ar frio. Ao menos foi assim para a serra gaúcha. Em Canela deve ter precipitado algo entre 15 e 20 mm entre ontem e hoje de manhã até às 9 horas. Foi um ciclone nota 10 neste sentido.

 

O ponto negativo ficou com o pouco ar frio em altitude. Tivesse 1ºc mais frio em altitude e teria presenciado uma nevada histórica em Canela, pois o que não faltou foi umidade e precipitação por lá. Aliás, essa tem sido a tona dos últimos anos. Antigamente, quando entrava o ciclone, o ar frio já estava estabelecido sobre o planalto da neve. Hoje em dia ele chega aos poucos e, quando chega, a umidade já se foi. É uma pena, mas temos que reconhecer que este ciclone foi excepcional, isso foi. Sobre aqueles que pensam que no passado nevava mais pq era mais frio, considero um engano. O frio de hoje não é memos frio de ontem que trazia neve para Morro Reuter aqui no pé da serra do RS com 450 metros de altitude. O problema é mecânico. O frio forte antigamente entrava na rabeira da frente. Hoje demora quase 24 horas para que o núcleo do ar frio entre depois da passagem da frente.

 

Sobre a neve que alguns viram hj na região das hortências, imagino que até possa ter ocorrido algo, pois a situação era limite para o fenômeno. Teve um momento hoje de manhã lá em casa que ventava muito forte, a temperatura caiu de 1,8ºC para 1,6ºC, a chuva apertou e começou a dançar. Até ficou um pouco mais clara, o que me fez achar que era neve. Quando saí para rua vi que era neve derretida. Durou uns 5 minutos.

 

Se essa umidade que preponderou na região das hortências durante toda a noite tivesse avançado um pouco mais para o planalto sul-catarinense e aparados da serra, a neve seria intensa naquela região. O Cruzeiro acumularia 15 cm ou mais de neve. Pena não ter subido...

 

Bom, foi uma pena. Ver chuva com 1,6ºC dói, mas dias melhores virão. Com certeza.

 

Bruno, perfeita a tua conclusão!! Ter menos neve hoje NÃO TEM ASOLUTAMENTE NADA A VER COM MENOS FRIO!! É um problema de mecânica atmosférica, uma dessincronização entre a formação do ciclone e a entrada do ar frio, que já deve ter ocorrido antes!

 

Acho que isso deve ser comum justamente em épocas nas quais o jato subtropical está muito ao sul! Como o Ronaldo mesmo dizia em relação aos bloqueios, eles sempre existiram, mas recentemente estão sempre mais para baixo, o que para mim tem a ver com a escassez de neve! E lembrar que em 1990 já tivemos neve em SJ com o bloqueio sobre SP e o norte do PR, he he he!! Aqueles eram tempos nos quais o bloqueio, quando se instalava, tendia a ficar mais em cima!

 

Vlw!

 

ISTO TEM A VER COM AS ANOMALIAS DE TEMPERATURA NA BACIA DO PRATA E PACÍFICO SUL.

Link to comment
Share on other sites

15h no Paraná

 

Cascavel 16

Foz do Iguaçu 17

Curitiba 18

Maringá 19

Londrina 22

 

21:00, simepar:

 

Pinhao 7,1°C

Guarapuava 8,4°C

Cascavel 11,4°C

Curitiba 11,7°C

 

Em Palmas chuto uns 5°C.

 

Pelo horario, esperava que estaria menos...nao que eu esteja muito exigente, hehe, mas ate agora, pelo menos pro PR acho que longe de ser o maior frio dos ultimos 30 anos, como o Ronaldo chegou a falar...espero queimar a lingua, vamo ve amanha e terça, quando se espera as menores minimas...

 

EM PORTO AMAZONAS, AS 22 HORAS, 3ºC NO ALTO E 1,5 BAIXADA...

Link to comment
Share on other sites

estamos em setembro, seres!!!

 

:twisted: :twisted: :lol:

 

JÁ DISSE, PARA QUEM NASCEU NA "SIBÉRIA" O QUE É APENAS "5/8" NO FIM DE UMA NOITE "NORMAL" DE SETEMBRO, AFINAL É CORRIQUEIRO ISTO....

 

AQUI JÁ ESTAMOS COM NORMAIS 0,2ºC...

 

Eu estava falando de Curitiba...e nao to falando que ta quente, apenas fiquei na expectativa do maior frio dos ultimos 30 anos que o ronaldo disse que poderia fazer, e da massa polar mais forte do ano, pelo que os modelos tavam prevendo...

 

Espero queimar a lingua, e amanha amanhecermos com 0°C aqui hehe...

Link to comment
Share on other sites

Eu estava falando de Curitiba...

 

eu sei...

 

anota aí: 1980, pinhais, -1,5ºC: recorde de setembro, pelos meus dados.

 

e o frio apenas está começando.

 

se se confirmar a previsão e chegarmos a -1 na terça ou quarta, será recorde de setembro em no mínimo 10 anos. se chegarmos em -1,5, recorde de apenas 26 aninhos... :wink:

 

gente, o ronaldo tá acertando!!!

Link to comment
Share on other sites

O Bruno e o Zé resumiram toda a questão. A mecânica, a dinâmica, o processo está diferente. O Bruno bateu muito nessa tecla nesse ano. Como lembramos em algumas conversas pessoais, antes a frente vinha, entrava com tudo e, no dia seguinte, já tínhamos estabilidade, seu limpo e frio com força máxima.

 

Para utilizar um termo amoroso (hehe), o ciclone e o ar frio teriam de entrar "mais juntinho" para causar neve. E, quando falamos em dinâmica atmosférica, as sutilezas fazem toda a diferença.

 

Do mais, fiquei extremamente decepcionado ao saber que POA tinha garoa de manhã cedo (antes das 7 h), porque acordei às 7:45 e já havia sol. Ou seja: a nebulosidade atrapalhou a mínima até exatamente a hora do amanhecer!! :evil: Bati 8,1° pela manhã, e a sensação térmica era muito baixa devido ao vento!! A máxima foi de modestos 15,4°, mas com vento e u.r. de apenas 40%.

 

No momento, tenho 9,4° com apenas 53% e um gelado vento SO. E é de lamentar que, vendo o céu limpo em toda a faixa O para NE e com apenas 53% de u.r., há uma contínua formação de estratus a SO trazendo nebulosidade exatamente a minha região!! :x :evil:

Devo ficar em 7°. Com essa condição atual, só com sorte baixo disso.

Link to comment
Share on other sites

15h no Paraná

 

Cascavel 16

Foz do Iguaçu 17

Curitiba 18

Maringá 19

Londrina 22

 

21:00, simepar:

 

Pinhao 7,1°C

Guarapuava 8,4°C

Cascavel 11,4°C

Curitiba 11,7°C

 

Em Palmas chuto uns 5°C.

 

Pelo horario, esperava que estaria menos...nao que eu esteja muito exigente, hehe, mas ate agora, pelo menos pro PR acho que longe de ser o maior frio dos ultimos 30 anos, como o Ronaldo chegou a falar...espero queimar a lingua, vamo ve amanha e terça, quando se espera as menores minimas...

 

A lingua de ar frio só acaba de entrar no PR na terça! O vento já virou para sudeste e não cairemos abaixo de 4/5oC nesta madruga, mas amanhã ele volta para SW e vamos pelo menos a 0oC, o que já vai ser o recorde! Aliás, nem RS e SC chegaram ao auge do frio em altitude ainda!! O GFS continua dando paraguaia para SJ na madruga de terça! Se não der, como bem disse o Caio, pode dar algo como -7oC no INMET e -10oC no Cruzeiro!

 

O frio não chegou ao auge ainda!!

 

Ahhhh, estamos em setembro, he he he!!!

Link to comment
Share on other sites

Vou para São Chico, afinal são 200 metros a mais q Gramado... Isso pode fazer a diferença !!!!

A nevasca q peguei lá na década de 80 em gramado era chuva.

 

Realmente acho o mesmo. Já peguei neve em São Chico enquanto não nevava em Gramado. Só que, em 2000, diz o mesmo e não nevou em São Chico e sim em Gramado. Em agosto de 1999 peguei muita neve em São Chico com alguma acumulação.

Vou ver, se pela manhã ainda houver condições de nevar vou pegar a estrada para lá novamente. São 115 km. E não tem aquela movimentação toda de Gramado.

 

A altitude média de São Chico está em 895 (na avenida central da cidade). Na entrada bate nos 917 metros e há regiões com 870 metros como a do lago do cavalinho branco.

 

Em Canela e Gramado a altitude (tirando as baixadas da região, pois ela é bem mais acidentada que a regiaõ de São Chico) varia entre 867 metros (pico no meu condomínio em Canela e uma mínima de 810 metros no centro de Gramado. Na média, pode-se dizer que a maior parte da região das hortências está à 835 metros.

 

Como podemos ver, São Chico está em média 60 metros mais elevada que Gramado e Canela. Para neve isso é praticamente irrelevante. Para mim as mínimas de São Chico são bem melhores que as de Gramado/Canela pelo fato da primeira ser um descampado. Para neve ambas apresentam a mesma característica a meu ver.

Link to comment
Share on other sites

A lingua de ar frio só acaba de entrar no PR na terça! O vento já virou para sudeste e não cairemos abaixo de 4/5oC nesta madruga, mas amanhã ele volta para SW e vamos pelo menos a 0oC, o que já vai ser o recorde! Aliás, nem RS e SC chegaram ao auge do frio em altitude ainda!! O GFS continua dando paraguaia para SJ na madruga de terça! Se não der, como bem disse o Caio, pode dar algo como -7oC no INMET e -10oC no Cruzeiro!

 

O frio não chegou ao auge ainda!!

 

Ahhhh, estamos em setembro, he he he!!!

 

 

Zé, pelo Alex estamos com vento sul/sudoeste, ponto de orvalho em -3.1ºC, e a temperatura caindo rápido!!!

 

...no momento 7.1ºC no Alex!!!A humidade relativa do ar caiu de 58% a meia noite, para 48% agora, em plena madruagada, o q é raro em Curitiba!!! :shock:

 

...está entrando muitoar frio e seco!!!

 

acho q baixamos fácil dos 5ºC hoje...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu estava falando de Curitiba...

 

eu sei...

 

anota aí: 1980, pinhais, -1,5ºC: recorde de setembro, pelos meus dados.

 

e o frio apenas está começando.

 

se se confirmar a previsão e chegarmos a -1 na terça ou quarta, será recorde de setembro em no mínimo 10 anos. se chegarmos em -1,5, recorde de apenas 26 aninhos... :wink:

 

gente, o ronaldo tá acertando!!!

 

NÃO ESQUENTA, AFINAL SÃO SIBERIANOS, ESTÃO ACOSTUMADOS A FRIO...

 

PS: 0,5 EM PATO BRANCO, PENA QUE ESTEJA TÃO QUENTE. 0ºC NOS POMARES DE PORTO AMAZONAS, ESTÃO SUANDO AS AMEXEIRAS!! AFINAL É TÃO CORRIQUEIRO ISTO EM SETEMBRO....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.