Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=260966

 

Citando o BAZ . :lol:

 

O pior tornado da região foi observados entre Itu e Jundiai, em 30 de Setembro de 1991, com danos graves em uma faixa de 100 a 200 metros de largura por 20 Km de extensão, indo desde a Rodovia do Açúcar até a serra do Japi. Além de 15 mortes estimadas, foram destruídas casas, áreas florestadas/agrícolas e torres de transmissão de energia. fonte : CEPAGRI

 

Foi pior que Indaiatuba ?

 

E não é que os membros fantasmas têm seu valor??? :lol: :lol:

 

Dá para dizer com certeza que é uma nevem funil, talvez um tornado... Só não entendi porque tirar o foco do "suspeito"... :shock:

Link to comment
Share on other sites

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=260966

 

Citando o BAZ . :lol:

 

O pior tornado da região foi observados entre Itu e Jundiai, em 30 de Setembro de 1991, com danos graves em uma faixa de 100 a 200 metros de largura por 20 Km de extensão, indo desde a Rodovia do Açúcar até a serra do Japi. Além de 15 mortes estimadas, foram destruídas casas, áreas florestadas/agrícolas e torres de transmissão de energia. fonte : CEPAGRI

 

Foi pior que Indaiatuba ?

No mínimo igual. Não dá para comparar por danos, pois passaram por aŕeas diferentes. Além disso, praticamente não há imagens de 1991.

Como a Jaque disse, a região entre Piracicaba-Campinas-Jundiaí é propícia para tais eventos no estado de SP. Além de 1991 e 2005, tivemos registro de tornado em 1995, 2001, 2006 e nuvem funil em 2008.

Link to comment
Share on other sites

No mesmo dia dos tornados em Várzea Paulista e Jundiaí, ocorreu a formação de um funil em Analândia, bem ao lado de São Carlos. Passou na EPTV ontem, ele estava bem definido.

 

Realmente, a chegada das áreas de chuva causaram ventos fortes.

Link to comment
Share on other sites

DADOS PRELIMINARES; 40% DA ÁREA DE MAÇÃ ATINGIDA POR GRANIZO, MAIOR PARTE POR GRANIZO MODERADO A FORTE. :oops: :oops: :oops:

 

Estragos são ruins em qualquer época do ano, mas terminar/começar com eles é muito pior!!!

 

Aqui, os efeitos do temporal e tornado de 2007 se estenderam até o último final de ano, neste percebe-se que o comércio está mais aquecido e até mesmo a cidade muito mais bonita!!

Link to comment
Share on other sites

3- Um vizinho dele foi atingido, sobrando apenas o piso da casa. Não sei se a construção era ou não de alvenaria. Faltou este dado.

4- Desta casa destruída não se achou mais o televisor. Desapareceu.

5- Agora o mais impressionante. Acredite quem quiser. Eu não sei o que pensar. Segundo esta pessoa, parte do telhado do galpão deste vizinho voou e só foi encontrado a mais de 5 km adiante no meio de uma lavoura.

Uau!! Impressionante :shock: :shock:

Será que alguém tem alguma foto, mesmo dos danos, Tomas?

Faz uma forcinha e dá uma espionada lá no assentamento :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pela descrição, fortes indícios de tornado. Seria interessante uma visita ao local, Tomasini.

 

Faz uma forcinha e dá uma espionada lá no assentamento :lol: :lol: :lol:

 

E com óculos de visão noturna infravermelho :lol:

 

 

Granizo pequeno a médio em pequenas partes da cidade ontem a tarde. Danificou o telhado de um colega do trabalho.

 

Agora chove e venta constante de sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Disponibilizo a possível área onde prováveis tornados ocorreram algumas semanas atrás. A área dos assentamentos é muito abrangente e pode ser que as áreas atingidas pelos eventos de tempo severo possam não estar exatamente na região por mim demarcada. Por capricho localizei minhas lavouras e a cidade de Sarandi para se ter como pontos de referência.

Saudações.

 

annoni.jpg?w=800&h=600

Que beleza Nadir! Oh vontade de ser fazendeiro que eu tenho! A soja tá bonita ai?? O dia que eu passar por PF eu te ligo pra ver suas lavouras! Gostaria muito!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

 

E olha só:

 

"O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não registrou ventos fortes na região de Ponta Grossa. A rajada mais forte registrada no município nesta sexta-feira (18) foi 32,7 quilômetros por hora. Na quinta-feira, o Inmet registrou ventos de 29,5 quilômetros por hora. "

 

...não registrou ventos fortes NA REGIÃO de Ponta Grossa. Como se pudessem registrar o vento "da região"!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

DESCULPE!!!!!

 

Banto, Jêje, Benguela, Angola e Nissau:

 

Irôko - Árvore...

 

Kaô Kabeleci - Salve o Rei Xangô, dono dos raios e tempestades...

 

Epawêiô - Salve Iansã, A Rainha dos Ventos e das Tempestades...

 

Trazem a chuva copiosa que revigora a terra ou Temporal que limpa radicalmente o ambiente carregando os miasmas...

 

Crendices...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ridiculo, um tornado nao causa vento em toda a cidade, quem garante que o tornado passou próximo da estação.

 

É a mesma coisa que ter um tornado em São Bernardo no Riacho Grande e a estacao ficar no centro da cidade e falarem que não se trata de um tornado pq nao foram registrados ventos fortes na estação de São Bernardo.

Link to comment
Share on other sites

Se isto não é tornado o que é então???

Claro que é tornado, e vejam o tamanho do funil, a nuvem funil geralmente tem aspecto diferente deste, e é menor...

Pode não ter sido um tornado no sentido técnico do termo, mas que foi um tornado isso está na cara. Talvez tenha ficado um pouco distante do solo, mas a imagem fala por si.

 

Abraços tornádicos!

Link to comment
Share on other sites

Tenho dúvidas desde a hora que vi as fotos, por isso não está no site. Pode até ser tornado realmente, mas minha dúvida é se não havia fogo de alguma queimada de pneus no chão ou se tinha alguma chaminé por lá, embora o funil parece ter a mesma cor da nuvem, as fotos não possibilitaram ver nada levantando do chão... poeira, algo mais escuro que desse a confirmação de tornado com toque no solo, etc...

 

Um tornado que toca não costuma levantar condensação do chão e sim poeira. Pelas fotos parece que o funil está solto, sem tocar.

 

Quem sabe o Maurício nos dá uma força e vai lá dar uma conferida no local, ou faz uma foto da região...

Voltando ao assunto, pelo visto não se tratava de um tornado mesmo, novo video colocado no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=bv-igQl2zxY

bv-igQl2zxY

Link to comment
Share on other sites

Grande Mauricio, do berço dos tornados do sudeste! Ainda tenho minhas dúvidas. Pelo movimento das plantas estava ventando bem, no caso se fosse um coluna de fumaça a mesma não estaria assim completamente na vertical. Mas sem mais informações e com vídeos do Youtube não chegaremos a nada.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

A imagem de Jundiaí não é tornando. Quando o foco aproxima dá para paerceber que não há rotação no sistema. Parece ser apenas ar quente e úmido em ascenção. Talvez tenha dado um bom vento na área em função dess ascendência.

 

Interessante que a condensação da umidade se deu bem abaixo da base da nuvem (teto).

Link to comment
Share on other sites

Bastante curioso Tomasini! Deu pra observar se não era um foco de queimada?

 

Olha, interessante mesmo!

 

Parece haver destroços nas últimas 3 fotos! Se não forem pássaros!!

 

Nadir, tens idéia da localização do evento ? Fora das terras inimigas, pra tentar algum registro ?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :oops: :mrgreen:

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Show as fotos, Nadir. A última é bastante sinistra!

 

Se a neve não vem ao Brasil, pelo menos uma paisagem um pouco parecida :D:D

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?282599

 

Incrível o vídeo da rodovia, Marcelo. Estava tudo muito branco! :D

 

Eu que já passei por uma dessas sei bem como é. Mesmo não sendo neve só de ver a paisagem coberta de branco por horas já é bem interessante! Dá pra sonhar acordado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.