Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com toda a certeza o pessoal ainda vai aproveitar esses últimos dias de Julho, Breno, hehehehe! Por aqui todos os modelos agora concordam que a chegada da frente fria se dará entre sábado à noite e domingo de manhã, trazendo acumulados de chuva provavelmente acima dos 15mm. E Agosto vai começar com temperaturas dignas em todo o centro-sul do país. Na zona da mata Mineira, espera-se que, com a atuação do ar polar, as mínimas possam ser inferiores a 5ºC na região da serra da Mantiqueira. Para minha cidade, creio que a nebulosidade venha a atrapalhar em algumas noites, principalmente segunda e terça-feira, mas certo que teremos a menor temperatura do ano na próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Eu estive olhando o modelo Global e o ENSEMBLE do CPTEC para os próximos dias, e o gráfico da temperatura prevista para os próximos dias (caso sigam-se os modelos mesmo) é quase uma senóide translada para cima no eixo y! Hehe, é a engenharia que tá me acabando...

 

Tá um sobe e desce nas temperaturas altas, sem previsão de baixar :( Vou esperar algum modelo apontar outra frente fria, mas me parece que pelo menos teremos uma semana de temperaturas novamente um pouco altas (seguindo a previsão de um agosto com temperaturas acima do normal e possíveis dias de tempo severo)

Link to comment
Share on other sites

A próxima data-chave a ser estudada pelos bazianos é o período próximo ao dia 10 de agosto. Já há uma concordância entre os modelos sobre a formação de um potente anticiclone no pacífico para este período. Ainda não há contudo um cenário formado a respeito da trajetória que esta alta poderá tomar.

Vale destacar que teremos uma combinação perfeita com a Lua Cheia que começa no dia 9, no que favorece a entrada das erupções de ar frio no sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Luis Gustavo, não estou me referindo diretamente as projeções indicadas pelo modelo do Inpe, que, realmente ele mostra uma excelente invasão polar para este período.

 

Na verdade estou me referindo a um período mais próximo, que se aproxima do período onde a confiabilidade dos modelos nos permite tirar alguma conclusão. E sem dúvida existe uma convergência entre eles quanto a formação de uma potente alta pressão com toda a característica de entrar no continente.

 

Ainda que seja de longa distância acho interessante acompanharmos a evolução das rodadas do Inpe que nos mostrasse. Agosto tem tudo para nos brindar com duas excelentes ondas de frio.

Link to comment
Share on other sites

E o bloqueio? Foi para o espaço ou continua.

Aparentemente a massa polar empurrou um pouco o bloqueio. Porém, corremos o risco do calor voltar devido a ida do sistema para o oceano semm haver uma nova massa polar potente. O que acontece às vezes é uma transformação da massa polar em uma massa quente devido às correntes tropicais que vêm da Bolivia e da Amazonia. Acredito. Posso estar dizendo grande bobagem anticientífica. Mas já ocorreu várias vezes esse fenômeno. CAso isso aconteça teremos uns dias quentes, nublados, chuvosos e abafados nos próximos dias após o deslocamento total da massa para o mar.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso em Camberra na Austrália...

 

 

CANBERRA WEATHER Tuesday

Fine, sunny.

Current Temperature: 12 C

Forecast Max: 12 C

Wind Direction & Speed: NNW at 12 knots

Humidity: 54%

Pressure: 1016.5 hPa

Warning: No warnings current.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

3 Day Forecasts:

 

 

Wednesday

Fine, partly cloudy.

Min: -2CMax: 13C

 

Thursday

Showers developing.

Min: 2C Max: 12C

 

Friday

Few showers.

Min: 2C Max: 13C

Link to comment
Share on other sites

Mínimas INMET RS

 

Porto Alegre: 3,5C

Rio Grande: 0,7C

Caçapava do Sul: 2,1C

Santa Maria: -0,9C (nível do mar)

Santana: 0,8C

Santo Augusto: 1,6C

Torres: 8,5C

As mínimas arrebentaram hoje, especialmente nas áreas mais baixas!!! :shock: Já a nebulosidade avacalhou completamente com o Litoral Norte. Torres não tinha nada a ver com os 2,7° de ontem, a menor temperatura na cidade desde 2000!

Tramandaí devia estar com tempo bom: teve 5,7° às 5 e 6 h.

 

A nebulosidade avacalhou com SC, já que o litoral mal desceu dos 10° (quando isso).

 

Aqui em POA tivemos muita sorte, porque estava nublado até às 22 h! E a camada de estratus era tão ridicularmente fina que a temperatura caia devagar, sem estancar. Fazia 10,0° às 18:30 de ontem, 7,9° às 23 h e bati uma generosa mínima de 4,9°! 8) Foi minha 3ª mínima consecutiva na casa dos 4°!!

 

E, pelo incrível que pareça, POA ficou mais fria do que SJ! :shock: Isso não é um milagre: é a deturpação da ordem cósmica!! :o Mas isso só ocorreu devido à nebulosidade no E de SC.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira aula na PUC e pude sentir o frio muito intenso ainda no amanhecer! Casaco, manta e luvas de lã. Fazia tempo que não usava isso por aqui. 8) E mais: o nevoeiro vindo das áreas baixas da cidade tomou conta da Zona Norte.

 

No momento, já tenho 11,7° com 77% e tempo parcalmentr nublado com cumulus remanescentes do nevoeiro. Uma bela manhã de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Vamos ficar nos 14°, Torales. Quando muito 15°! Mais um dia bem frio, e todos os interiores estão gelados!! Meu quarto estava 12,0° hoje de manhã e 11,8° ontem!

 

Agora, já tenho 13,3° com 56%. E há uma grande incêndio à NO daqui de casa, com muito fumaça preta já misturada às nuvens. Provavelmente é no bairro São João ou Passo d´Areia.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira aula na PUC e pude sentir o frio muito intenso ainda no amanhecer! Casaco, manta e luvas de lã. Fazia tempo que não usava isso por aqui. 8) E mais: o nevoeiro vindo das áreas baixas da cidade tomou conta da Zona Norte.

 

No momento, já tenho 11,7° com 77% e tempo parcalmentr nublado com cumulus remanescentes do nevoeiro. Uma bela manhã de inverno.

 

Ainda bem que fez calor no encontro nacional do BAZ, senão teria gente que morreria de hipotermia por aqui :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira aula na PUC e pude sentir o frio muito intenso ainda no amanhecer! Casaco, manta e luvas de lã. Fazia tempo que não usava isso por aqui. 8) E mais: o nevoeiro vindo das áreas baixas da cidade tomou conta da Zona Norte.

 

No momento, já tenho 11,7° com 77% e tempo parcalmentr nublado com cumulus remanescentes do nevoeiro. Uma bela manhã de inverno.

 

Ainda bem que fez calor no encontro nacional do BAZ, senão teria gente que morreria de hipotermia por aqui :twisted:

Ué? Não saíste de cueca hoje de manhã? Deu 4,9° em casa e 3,1° no INMET. Mas essa minha roupa só valeu pela manhã.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira aula na PUC e pude sentir o frio muito intenso ainda no amanhecer! Casaco, manta e luvas de lã. Fazia tempo que não usava isso por aqui. 8) E mais: o nevoeiro vindo das áreas baixas da cidade tomou conta da Zona Norte.

 

No momento, já tenho 11,7° com 77% e tempo parcalmentr nublado com cumulus remanescentes do nevoeiro. Uma bela manhã de inverno.

 

Ainda bem que fez calor no encontro nacional do BAZ, senão teria gente que morreria de hipotermia por aqui :twisted:

 

Tem gente que sente calor em fórum.. na realidade tem até medo de São Joaquim!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite gelada MESMO!!!

 

Meia-noite - Aeroportos

 

Porto Alegre: 5C

Canoas: 3C

Santa Maria: 1C

 

Inmet:

 

Porto Alegre: 7,2C

Livramento: 3,0C

Caçapava do Sul: 5,0C

Rio Grande: 4,2C (será repeteco do frio histórico)?

Santa Maria: 2,7C (dados das 23h)

Santo Augusto: 5,3C

Torres: 11,0C

 

O litoral está destoando. O frio não larga o RS!

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira aula na PUC e pude sentir o frio muito intenso ainda no amanhecer! Casaco, manta e luvas de lã. Fazia tempo que não usava isso por aqui. 8) E mais: o nevoeiro vindo das áreas baixas da cidade tomou conta da Zona Norte.

 

No momento, já tenho 11,7° com 77% e tempo parcalmentr nublado com cumulus remanescentes do nevoeiro. Uma bela manhã de inverno.

 

Ainda bem que fez calor no encontro nacional do BAZ, senão teria gente que morreria de hipotermia por aqui :twisted:

 

Tem gente que sente calor em fórum.. na realidade tem até medo de São Joaquim!

 

Olha só a perseguição contra quem não sai na rua que nem um esquimó, nem considera o Sul o luigar mais frio do mundo e quiçá do universo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira aula na PUC e pude sentir o frio muito intenso ainda no amanhecer! Casaco, manta e luvas de lã. Fazia tempo que não usava isso por aqui. 8) E mais: o nevoeiro vindo das áreas baixas da cidade tomou conta da Zona Norte.

 

No momento, já tenho 11,7° com 77% e tempo parcalmentr nublado com cumulus remanescentes do nevoeiro. Uma bela manhã de inverno.

 

Ainda bem que fez calor no encontro nacional do BAZ, senão teria gente que morreria de hipotermia por aqui :twisted:

 

Tem gente que sente calor em fórum.. na realidade tem até medo de São Joaquim!

 

Pois hoje eu pude ainda correr só de calção em volta de meu condomínio. Apesar de meu termomêtro de mercúrio(cebolinha) marcar 4 graus. É o calor :roll:

 

Olha só a perseguição contra quem não sai na rua que nem um esquimó, nem considera o Sul o luigar mais frio do mundo e quiçá do universo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Engano meu ou frio estará retornando com força no final de semana de 11 à 13 de agosto? (Global Ensemble Forecast)

 

 

Pelo que vi no CPtec há uma projeção de entrada de uma massa polar nestes dias. Se realmente vai "subir" em diareção aos outros estados eu não sei. Mas, a princípio, vai atuar sobre o RS. Acho que será um frio mediano comparado a este que tivemo agora.

Link to comment
Share on other sites

O GFS chega a colocar uma leve queda nas temperaturas para a próxima semana, e uma onda de frio moderada a forte por volta do dia 10. A princípio, o que aparece ali é um frio até intenso porém de mais curta duração. Por enquanto não dá pra tirar muitas conclusões, mas já é um indicativo que a próxima data é por ali mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei de cabelo em pé com informações no site da Metsul: Fala em calor intenso na próxima semana com temperatura de 30 graus.

 

Realmente, sempre temos isto em agosto. Agosto já é quase uma transição para calor. Mas, este ano está de matar qualquer louco por frio.

 

Quem sabe mais uma represadinha no frio para que quando ele vier, venha com tudo. Só que se isso ocorrer ele irá liquidar o meu trigo... :roll:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o RS inteirinho ficou com mínimas entre -1° e 4°, com exceção do extremo NE, que fez 8,4° em Torres.

POA bateu 3,1°, Caxias do Sul 2,2° (apenas 0,9° de diferença) e Uruguaiana 0,0°. As mínima foi em Bagé com -0,3° (e que teve uma generosa máxima de 10,0°!).

 

Chama também a atenção as máximas. Caxias do Sul não toca os 10° no INMET desde sábado! :shock: Ontem, a máxima por lá ficou em 9,8°. POA teve máxima muito baixa se comparada a outras regiões. Foram 14,0° pelo INMET, exatamente o mesmo valor de Bom Jesus (veja só!! :o ) e menor que Lagoa Vermelha, que bateu 15,0°. Passo Fundo teve 14,2°. O frio está de regionalizando.

 

Mínimas aeroportos:

 

Porto Alegre: 2C :shock:

Canoas: -0,x (aeroporto não informa ainda). Relva em -3C

Santa Maria: -1C

 

Inmet:

 

POA: 3,6C

Caçapava do Sul: 2,7C

Rio Grande: 0,9C

Santa Maria: 0,1C

Livramento: 1,2C

Santo Augusto: 3,8C

Torres: 8,9C

 

Geadão em grande parte do estado! De novo..

Esses são os valores disponíveis até às 5 h da manhã, já que as automáticas do INMET resolveram travar justo agora! :? Ou seja: as mínimas devem ter sido ainda menores!

De qualquer forma, é o 4º dia consecutivo que POA bate 3° e que Santa Maria vai a 0° ou negativo e o 2º consecutivo que bate 0° em Rio Grande!! :shock:

Em Tramandaí fez 5,1°!

 

Aqui em casa, tive modestos 5,2°, mantendo a seqüência de 4°/5° por aqui. Agora estou com apenas 12,2°. Ao contrário da previsão, a temperatura subirá pouco, de novo!! :D

Link to comment
Share on other sites

O termômetro da TVCOM não baixou dos 6°C nessa madrugada.

 

Como dissemos já, o frio era de baixada e o termômetro está no alto de um morro.

 

Acredito que aqui onde moro embora seja em frente ao Morro Santana é uma baixada. Pois hoje a temperatura estava em 3 oC pela manhã. A vista engana. Seria interessante medir exatamente a que altitude estou. Perfeitamente é mais alto que o centro. Porém, é baixada. Ontem havia bastante geada em regiões próximas à Fapa(FAculdade Porto Alegrense).

Link to comment
Share on other sites

Luiz, a Folha tem fotos fantásticas do gelo que se formou no interior localidade de Rincão dos Coelhos, que rivaliza em mínimas com a do Penteado, fica à noroeste da cidade, aprox 600m de altitude.São fotos impressionantes com filetes de gelo de mais de 10cm e tem outras inclusive uma com a cadelinha Pegui rengueando sobre o gelo hehe(foram tiradas na segunda-feira pelo Paulo Borges, pai do chefe Leco da Folha de Soledade).Pra quem envio as fotos, já que pro Met Sul eu enviei e não foram publicadas.Pode ser para o teu email?

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem envio as fotos, já que pro Met Sul eu enviei e não foram publicadas.Pode ser para o teu email?

Abraços.

 

A eterna síndrome de perseguição do Paulo. O material que enviaste chegou na manhã de terça-feira, quando já estava publicado o material com as fotos enviadas pelo público e cuja edição tomou cinco horas devido à seleção das fotos que foram mais de 60 no total. Desde então o público enviou mais fotografias e elas serão publicadas nesta quinta-feira, incluindo as duas que enviaste. Portanto, me envie as fotos que tu tens pois será melhor Soledade ser apresentada com diversas fotos que apenas duas, até mesmo porque o povo gosta de ver fotos bonitas.

Link to comment
Share on other sites

A MetSul Meteorologia pode neste momento confirmar que a temperatura caiu abaixo de zero na Grande Porto Alegre na manhã desta quarta-feira. Fez 0,1 grau negativo na Base Aérea de Canoas. Trata-se da menor marca registrada em estações meteorológicas da área metropolitana da capital gaúcha em 2006. No Vale dos Sinos, os termômetros indicaram 1 grau tanto em Novo Hamburgo como Campo Bom. Já no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre fez dois graus. Houve registro de geada moderada a forte em diversos pontos da Grande Porto Alegre, inclusive em bairros da zona norte da capital gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.