Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

A diferença do momento é que o GFS aponta agora um atraso no frio do dia 8, deixando ele lá entre os dias 11/13. Vamos ver se conforme o tempo passa ele não adianta e volta na data inicial que ele apontava em junho.

 

Para o dia 18 começa a se formar algo interessante, no alcance de 15 dias!

Torales, não consigo ver esse frio do dia 11 nem no GFS nem no INPE....

onde vc encontrou isso??

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A diferença do momento é que o GFS aponta agora um atraso no frio do dia 8, deixando ele lá entre os dias 11/13. Vamos ver se conforme o tempo passa ele não adianta e volta na data inicial que ele apontava em junho.

 

Para o dia 18 começa a se formar algo interessante, no alcance de 15 dias!

Torales, não consigo ver esse frio do dia 11 nem no GFS nem no INPE....

onde vc encontrou isso??

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Luiz e Ronaldo por tirarem minhas duvidas quanto a serra catarinense.

 

Quanto aos modelos,na minha modesta opinião vem coisa e coisa boa pros dias 20-22,visto que já estão insistindo com uma certa antecedencia.Claro que acho muito pouco provavel que seje aquele "O Dia Depois de Amanhã" que colocaram a uns dias atras(-6°C pra CTba,0°C pra BH,hehe) mas não creio que essa data vá passar em branco,pra mim vem boa coisa por aí!

 

Também considero improvável aquela solução, mas discordo do que os modelos (especialmente do INPE) têm posto nas últimas rodadas...

 

Sds.,

 

Exatamente!É impossivel passar julho em branco!Se isso acontecer,vou começar a acreditar ainda mais no real aquecimento global.

Link to comment
Share on other sites

A diferença do momento é que o GFS aponta agora um atraso no frio do dia 8, deixando ele lá entre os dias 11/13. Vamos ver se conforme o tempo passa ele não adianta e volta na data inicial que ele apontava em junho.

 

Para o dia 18 começa a se formar algo interessante, no alcance de 15 dias!

Torales, não consigo ver esse frio do dia 11 nem no GFS nem no INPE....

onde vc encontrou isso??

Sds.

 

Isso porque a rodada das 6Z diminuiu um pouco a intensidade. Mas o cenário se mantém favorável à entrada de ar frio nesta data. Assim como a partir do dia 18 já começa a se formar uma alta muito potente.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Mais efeito baixada: forte nevoeiro já toma conta do Shopping Iguatemi, a uns 20 m abaixo, e por aqui ele ainda está ralo, mas se intensificando. É o ar frio escorrendo para o shopping, descendo a Av. Nilo Peçanha (sentido E-O) e o campo de golfe do Country Club (área verde de 1/2 km²).

 

Tenho 13,9° com 100%. É possível ver o teto da camada de nevoeiro, que se ergue a +- 50 m da superfície.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Curitiba amanhece mais uma vez com fortíssimo nevoeiro. E mvirtude disso a temperatura caiu pouco na madrugada.

às 0:00 tinha 8,7 graus e às 6:00 o mercúrio indicava 7,5 graus no Boqueirão e 8,4 graus no Alex.

E põe forte cerração nisso!! Pelas 7h00 não dava pra ver um palmo na frente... Pelas 6h30 fazia 9.7C no Água Verde.

Link to comment
Share on other sites

O global e o acoplado do INPE indicam a entrada de duas massas de ar frio mais significaticas, no dia 10-11 e 20-21. A rodada das 00z do global intensificou o frio do dia 11, mas aqui para SP ele chegaria marítimo, assim teríamos forte infiltração marítima (garoa e tempo nublado em SP capital e ventos em Campinas) com essa massa. Já o americano das 06z é uma lástima para esse frio, mas indica precipitação na previsão de 7 dias (no sétimo dia), mais confiável.

Por enquanto, o acoplado retirou um pouco o frio do dia 21, mas segue indicando o resfriamento e uma baita alta pressão vindo direto do pólo. O americando indica a alta pressão pronta para atravessar os andes no dia 20.

Estou no time que acredita em algo grande para essa data.

 

OBS: Tivemos 9ºC hoje aqui, com bastante nevoeiro nas baixadas.

Link to comment
Share on other sites

O global e o acoplado do INPE indicam a entrada de duas massas de ar frio mais significaticas, no dia 10-11 e 20-21. A rodada das 00z do global intensificou o frio do dia 11, mas aqui para SP ele chegaria marítimo, assim teríamos forte infiltração marítima (garoa e tempo nublado em SP capital e ventos em Campinas) com essa massa. Já o americano das 06z é uma lástima para esse frio, mas indica precipitação na previsão de 7 dias (no sétimo dia), mais confiável.

Por enquanto, o acoplado retirou um pouco o frio do dia 21, mas segue indicando o resfriamento e uma baita alta pressão vindo direto do pólo. O americando indica a alta pressão pronta para atravessar os andes no dia 20.

Estou no time que acredita em algo grande para essa data.

 

OBS: Tivemos 9ºC hoje aqui, com bastante nevoeiro nas baixadas.

 

Boa mínima, ainda mais pelo fato da máxima ontem ter passado dos 20ºC.

O Ensemble do Ceptec tinha colocado na rodada anterior, novamente, frio muito forte para região de Campinas no dia 17 de julho.

É interessante notar que os modelos estão colocando e tirando esse frio fora do comum lá pelo dia 17. Não confio nem um pouco nessa roadas extremadas, mas já começo a aceitar a idéia de uma bela onda de frio na segunda quinzena de julho.

Link to comment
Share on other sites

O acoplado ridicularizou a do dia 21,colocando 4°C pra Lages,sem neve :evil:

 

São Joaquim é 300 m mais alta. Cruzeiro, mais de 500 m. Morro da Igreja, uns 800 m.

 

Sds.,

 

Luiz, São Joaquim (cidade) está em média 500 metros mais alta que Lages. O Perímetro Urbano de Lages varia entre 860 e 920 metros. Somente a entrada da cidade para quem vem de Curitiva está na casa dos 1000 metros. A cidade é uma baixada. Enquanto isso, o perímetro urbano da grande São Joaquim varia entre 1340 e 1420 metros.

 

Diferença Lages/São Joaquim = +-500 metros

Diferença Lages/Cruzeiro = +-600 metros

Diferença Lages/Morro da Igreja = +-950 metros

Link to comment
Share on other sites

O nevoeiro fechou com tudo aqui em casa à 1:30. Não se via nada!! Fazia 13,8° naquele momento.

Minha mínima foi de modestíssimos 13,1°, o mesmo valor da automática do INMET. POA provavelmente teve a maior mínima do RS pelo INMET, e uma das maiores do Sul. Torres bateu surpreendentyes 9,2° (ao que indica, sem nevoeiro). Em compensação, todas as terras baixas do RS oscilaram de 10° a 13°, inclusive Caçapava do Sul, que teve uma modestíssima mínima de 12,9°.

Ontem, o quadro foi o mesmo. Pelo INMET, apenas Passo Fundo, Lago Vermelha e Bom Jesus (com 6,2°) baixaram dos 10°.

 

Do mais, alguém poderia me explicar de onde vem todo aquele frio de São Francisco do Sul? A estação do Climerh registrou apenas 7,7° às 6 h! :shock: O é erro da estação?

 

Hoje sopra um estranho vento O por aqui. Estou com bons 20,3° e uma elevada u.r. de 78%. Só cirrus no céu. Muito provavelmente teremos nevoeiro na próxima madrugada.

Link to comment
Share on other sites

bom, eu direi que estes números não representam muita coisa na prática. subindo a serra por fpolis, caio, eu e o alê notamos uma variação de 1ºC por 100m. notei também isso no morro das torres em urupema...

 

mas eu anotaria assim:

 

-lages, é baixada em volta do centro. a av. cará (belizário)circunda o centro e está na médias dos 880m. sobe a cota pra 916m no piso da catedral no centro, e, para quem vai a uniplac, chega a uns 900m. o inmet, a 926m, está depois da borda da av. cará, quando se eleva bem. assim, lages tem "altos e baixos"... não é bem baixada.

 

estou acompanhando as mínimas inmet SJ e lages. quase iguais. incrível!

 

SJ: + 400m

CZ:+ 600m

MI: + 900m

 

valeu, brunão!

 

PS: que tal em SJ, fazermos a noite do vinho, com o pessoal levando uma garrafa? lembrei-me da nobre gentileza do seu avô em nos presentiarmos com aquelas duas preciosidades... :D

Link to comment
Share on other sites

 

estou acompanhando as mínimas inmet SJ e lages. quase iguais. incrível!

 

 

Shima, aqui tem disso com a estação de Palmas, que está em topo, as vezes é 2°C mais quente nas mínimas do que as baixadas daqui. Posso dizer isso pois agora estou equipado... :lol:

E as vezes o topo daqui empata com o de lá...

 

Creio eu que sejam uns 200m de diferença.

Aqui em casa +-825, lá, talvez 1100?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O acoplado ridicularizou a do dia 21,colocando 4°C pra Lages,sem neve :evil:

 

São Joaquim é 300 m mais alta. Cruzeiro, mais de 500 m. Morro da Igreja, uns 800 m.

 

Sds.,

 

Luiz, São Joaquim (cidade) está em média 500 metros mais alta que Lages. O Perímetro Urbano de Lages varia entre 860 e 920 metros. Somente a entrada da cidade para quem vem de Curitiva está na casa dos 1000 metros. A cidade é uma baixada. Enquanto isso, o perímetro urbano da grande São Joaquim varia entre 1340 e 1420 metros.

 

Diferença Lages/São Joaquim = +-500 metros

Diferença Lages/Cruzeiro = +-600 metros

Diferença Lages/Morro da Igreja = +-950 metros

 

Menos pior.Quem sabe uns 0 a 2°C,e quem sabe com uma nevezinha.Embora eu creie que vá fazer muito mais frio que esse modelo maluco que há poucos dias indicava um verdadeiro O dia depois de amanhã e hoje indica uma massinha bem primaveril. :evil: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

O acoplado ridicularizou a do dia 21,colocando 4°C pra Lages,sem neve :evil:

 

São Joaquim é 300 m mais alta. Cruzeiro, mais de 500 m. Morro da Igreja, uns 800 m.

 

Sds.,

 

Luiz, São Joaquim (cidade) está em média 500 metros mais alta que Lages. O Perímetro Urbano de Lages varia entre 860 e 920 metros. Somente a entrada da cidade para quem vem de Curitiva está na casa dos 1000 metros. A cidade é uma baixada. Enquanto isso, o perímetro urbano da grande São Joaquim varia entre 1340 e 1420 metros.

 

Diferença Lages/São Joaquim = +-500 metros

Diferença Lages/Cruzeiro = +-600 metros

Diferença Lages/Morro da Igreja = +-950 metros

 

Menos pior.Quem sabe uns 0 a 2°C,e quem sabe com uma nevezinha.Embora eu creie que vá fazer muito mais frio que esse modelo maluco que há poucos dias indicava um verdadeiro O dia depois de amanhã e hoje indica uma massinha bem primaveril. :evil: :twisted:

 

Joguei baixo. Assumi Lages com 1000 metros e São Joaquim com 1350 metros. Morro da Igreja com seus 1822 m.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Vou lançar uma crítica ao Ronaldo. Logicamente que uma crítica construtiva e que também pode sofrer contestações.

 

No início do inverno climático, isto é, em Maio, tu informaste que esta seria uma estação marcada pelas grandes oscilações de temperatura. Sendo mais objetivo, disseste que presenciaríamos a dança doida do crioulo aqui no sul do Brasil. Apesar de ter visto um francês chamado Zidane bailando perante toda o time do Brasil neste início de julho, ainda não pude presenciar grandes contrastes de temperaturas que não tivesse visto antes. Aliás, a principal caracterítica desta estação tem sido a constância em um padrão ameno, onde ainda não se verificou um grande episódio de frio e com muito poucos e curtos verânicos. Estou me sentido em Nova Friburgo-RJ neste inverno aqui em POA. A maior parte dos dias - não sei especificar certo o quanto - foram de mínimas ao redor dos 11ºC/12ºC e máximas ao redor dos 20ºC/22ºC. A média simples tem ficado na casa dos 16ºC com um desvio padrão muito baixo, o que evidencia uma certa constância climática neste inverno.

 

O crioulo doido vem ou não vem? Pelo o que tenho presenciado, sou muito mais um dia variando entre 0ºC/10ºC e outro entre 20ºC/30ºC do que esta mesmice chata que reina neste momento......

Link to comment
Share on other sites

NOAA GFS persiste sem mostrar frio nos próximos 15 dias (nada de frio dia 11) :cry: :cry:

 

Acho que você não acompanhou a rodada das 6Z e das 18Z. Uma forte frente-fria se forma no domingo, dia 9, cruzando e despejando muita chuva sobre o sul do Brasil no dia 10, trazendo consigo uma massa de ar frio respeitável. Pra quem não acreditou, vem frio no final da copa, sem neve mas um belo frio!

Link to comment
Share on other sites

Vou lançar uma crítica ao Ronaldo. Logicamente que uma crítica construtiva e que também pode sofrer contestações.

 

No início do inverno climático, isto é, em Maio, tu informaste que esta seria uma estação marcada pelas grandes oscilações de temperatura. Sendo mais objetivo, disseste que presenciaríamos a dança doida do crioulo aqui no sul do Brasil. Apesar de ter visto um francês chamado Zidane bailando perante toda o time do Brasil neste início de julho, ainda não pude presenciar grandes contrastes de temperaturas que não tivesse visto antes. Aliás, a principal caracterítica desta estação tem sido a constância em um padrão ameno, onde ainda não se verificou um grande episódio de frio e com muito poucos e curtos verânicos. Estou me sentido em Nova Friburgo-RJ neste inverno aqui em POA. A maior parte dos dias - não sei especificar certo o quanto - foram de mínimas ao redor dos 11ºC/12ºC e máximas ao redor dos 20ºC/22ºC. A média simples tem ficado na casa dos 16ºC com um desvio padrão muito baixo, o que evidencia uma certa constância climática neste inverno.

 

O crioulo doido vem ou não vem? Pelo o que tenho presenciado, sou muito mais um dia variando entre 0ºC/10ºC e outro entre 20ºC/30ºC do que esta mesmice chata que reina neste momento......

 

Eu tambem ja tinha notado isso. E por enquanto, o mes de julho ta parecendo que vai continua assim, proxima semana deve vir uma massa de ar frio, apenas mediana para julho, e depois so a icognita do dia 21.

 

Nao to falando de um cavalo polar, mas sim uma massa de ar frio forte, que é comum e todo inverno, inclusive nos desastres de 2001, 2002,2003, tivemos ondas de frio fortes em maio, junho. Tanto é que aqui em Curitiba,e muitas regioes de altitude da regiao sul, ainda nao houve uma geada este ano (tirando aquelas fraquinhas isoladas que ninguem ve.

 

Esse samba do criolo doido ta mais pra um pop rock mediano da jovem pan.

Link to comment
Share on other sites

Acho que você não acompanhou a rodada das 6Z e das 18Z. Uma forte frente-fria se forma no domingo, dia 9, cruzando e despejando muita chuva sobre o sul do Brasil no dia 10, trazendo consigo uma massa de ar frio respeitável. Pra quem não acreditou, vem frio no final da copa, sem neve mas um belo frio!

 

É verdade, pena que a alta pressão vai muito rápido para o oceano e segundo a trajetória colocada nas últimas saídas pouco atingiria SP. Vamos ver se isso reverte pelo menos um pouco, visto que o global do INPE já apontou um frio mais forte para cá, marítimo mas forte.

Link to comment
Share on other sites

O nevoeiro fechou com tudo aqui em casa à 1:30. Não se via nada!! Fazia 13,8° naquele momento.

Minha mínima foi de modestíssimos 13,1°, o mesmo valor da automática do INMET. POA provavelmente teve a maior mínima do RS pelo INMET, e uma das maiores do Sul. Torres bateu surpreendentyes 9,2° (ao que indica, sem nevoeiro). Em compensação, todas as terras baixas do RS oscilaram de 10° a 13°, inclusive Caçapava do Sul, que teve uma modestíssima mínima de 12,9°.

Ontem, o quadro foi o mesmo. Pelo INMET, apenas Passo Fundo, Lago Vermelha e Bom Jesus (com 6,2°) baixaram dos 10°.

 

Do mais, alguém poderia me explicar de onde vem todo aquele frio de São Francisco do Sul? A estação do Climerh registrou apenas 7,7° às 6 h! :shock: O é erro da estação?

 

NÃO CREIO EM ERRO, O AEROPORTO DE JOIVILLE AS 7/8 HORAS ESTAVA COM 11ºC. É O AR QUE DESCE A SERRA DO MAR. AS VEZES OCORRE, E VAI REPETIR NOS PRÓXIMOS DIAS.

 

Hoje sopra um estranho vento O por aqui. Estou com bons 20,3° e uma elevada u.r. de 78%. Só cirrus no céu. Muito provavelmente teremos nevoeiro na próxima madrugada.

Link to comment
Share on other sites

NÃO ESTÁ UM "CRIOLO" DOIDO COMO ESPERAVA, ESTÁ, POR EM QUANTO, SUAVE, MAIS COM LONGOS PERÍODOS SEM GRANDES QUEDAS. CREIO QUE DA SEGUNDA QUINZENA E, MAIS EM AGOSTO, DEVE ACENTUAR ESTAS DIFERENÇAS.

 

PARA AS PLANATAS QUE PRECISAM DE INVERNO, ESTE ESTÁ SENDO O MELHOR DOS ÚLTIMOS 37 ANOS EM S.JOAQUIM, REGIÃO DE VACARIAS, UM DOS MELHORES NA REGIÃO DE FRAIBURGO E CAÇADOR.

 

EM S.JOAQUIM O NORMAL SERIAM +-881 UNIDADES DE FRIO (15 DE ABRIL A 30/06) E JÁ ESTAMOS COM 1262 UNIDADES, UM NOVO RECORDE! TAMBÉM QUEBROU EM VACARIA E FICOU MUITO PRÓXIMO EM CAÇADOR E FRAIBURGO. O NORMAL DE 15 DE ABRIL A 15 DE SETEMBRO, É DE ; 1850 UNIDADES!.

Link to comment
Share on other sites

NÃO ESTÁ UM "CRIOLO" DOIDO COMO ESPERAVA, ESTÁ, POR EM QUANTO, SUAVE, MAIS COM LONGOS PERÍODOS SEM GRANDES QUEDAS. CREIO QUE DA SEGUNDA QUINZENA E, MAIS EM AGOSTO, DEVE ACENTUAR ESTAS DIFERENÇAS.

 

PARA AS PLANATAS QUE PRECISAM DE INVERNO, ESTE ESTÁ SENDO O MELHOR DOS ÚLTIMOS 37 ANOS EM S.JOAQUIM, REGIÃO DE VACARIAS, UM DOS MELHORES NA REGIÃO DE FRAIBURGO E CAÇADOR.

 

EM S.JOAQUIM O NORMAL SERIAM +-881 UNIDADES DE FRIO (15 DE ABRIL A 30/06) E JÁ ESTAMOS COM 1262 UNIDADES, UM NOVO RECORDE! TAMBÉM QUEBROU EM VACARIA E FICOU MUITO PRÓXIMO EM CAÇADOR E FRAIBURGO. O NORMAL DE 15 DE ABRIL A 15 DE SETEMBRO, É DE ; 1850 UNIDADES!.

 

Unidades de frio seriam horas abaixo de 7.x graus?

Link to comment
Share on other sites

NÃO ESTÁ UM "CRIOLO" DOIDO COMO ESPERAVA, ESTÁ, POR EM QUANTO, SUAVE, MAIS COM LONGOS PERÍODOS SEM GRANDES QUEDAS. CREIO QUE DA SEGUNDA QUINZENA E, MAIS EM AGOSTO, DEVE ACENTUAR ESTAS DIFERENÇAS.

 

PARA AS PLANATAS QUE PRECISAM DE INVERNO, ESTE ESTÁ SENDO O MELHOR DOS ÚLTIMOS 37 ANOS EM S.JOAQUIM, REGIÃO DE VACARIAS, UM DOS MELHORES NA REGIÃO DE FRAIBURGO E CAÇADOR.

 

EM S.JOAQUIM O NORMAL SERIAM +-881 UNIDADES DE FRIO (15 DE ABRIL A 30/06) E JÁ ESTAMOS COM 1262 UNIDADES, UM NOVO RECORDE! TAMBÉM QUEBROU EM VACARIA E FICOU MUITO PRÓXIMO EM CAÇADOR E FRAIBURGO. O NORMAL DE 15 DE ABRIL A 15 DE SETEMBRO, É DE ; 1850 UNIDADES!.

 

 

pois eh , olha a surpresa a minima aqui em casa hj foi de 8,7 , nao acreditei nisso, tava frio , estranho foi de que nao tem uma massa polar forte ..

Link to comment
Share on other sites

NÃO ESTÁ UM "CRIOLO" DOIDO COMO ESPERAVA, ESTÁ, POR EM QUANTO, SUAVE, MAIS COM LONGOS PERÍODOS SEM GRANDES QUEDAS. CREIO QUE DA SEGUNDA QUINZENA E, MAIS EM AGOSTO, DEVE ACENTUAR ESTAS DIFERENÇAS.

 

PARA AS PLANATAS QUE PRECISAM DE INVERNO, ESTE ESTÁ SENDO O MELHOR DOS ÚLTIMOS 37 ANOS EM S.JOAQUIM, REGIÃO DE VACARIAS, UM DOS MELHORES NA REGIÃO DE FRAIBURGO E CAÇADOR.

 

EM S.JOAQUIM O NORMAL SERIAM +-881 UNIDADES DE FRIO (15 DE ABRIL A 30/06) E JÁ ESTAMOS COM 1262 UNIDADES, UM NOVO RECORDE! TAMBÉM QUEBROU EM VACARIA E FICOU MUITO PRÓXIMO EM CAÇADOR E FRAIBURGO. O NORMAL DE 15 DE ABRIL A 15 DE SETEMBRO, É DE ; 1850 UNIDADES!.

 

Unidades de frio seriam horas abaixo de 7.x graus?

 

NÃO. É UM OUTRO MÉTODO. LEVA EM CONSIDERAÇÃO FAIXAS DE TEMPERATURA.

 

UMA UNIDADE ENTRE +-1,5 A 9,5ºC

 

0,5 UNIDADE ENTRE 9,5 A +-13 °C, 0 ENTRE 13 A 16 E ABAIXO DE 0ºC

 

-0,5 ACIMA DE 16ºC.

 

É+- ISTO, OS VALORES PODEM ESTAR UM POUCO FORA.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a tendência continua. O frio poderá ser razoável (embora rápido) no sul no dia 11, por aqui apenas um pequeno resfriamento com vento.

Destaco o pequeno intervalo de frio no sul, deverá ser bem curto visto que a alta pressão "voa" para o Atlântico.

 

Tivemos hoje 8,7ºC na Unicamp. As noites estão frias!

Link to comment
Share on other sites

Mas parece que vai ter mesmo chuva e posteriormente frio no sul entre os dias 9-12...enquanto isso, por aqui, mTa atuando, ou alta pressão no atlântico...hoje de manhã fez um certo frio, numa estação automática localizada na área urbana da cidade fez 10,6ºC, ainda se registrou forte nevoeiro. A máxima hoje deve chegar por volta dos 21/23ºC e essa condição vai perdurar ao longo da semana inteira e até dia 12 +-, em que supõe-se que a frente fria conseguirá adentrar-se pelo sudeste

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba amanhece com nevoeiros apenas nas baixadas e vales.

A temperatura mínima hoje ficou em 4,2 graus no CIC (meia-baixada), 5,5 graus no Boqueirão e 7,4 graus no Alex.

 

No CIC houve formação de geada fraca e isolada nas áreas mais baixas.

 

No momento tenho 18,2 graus no CIC e céu de brigadeiro.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba amanhece com nevoeiros apenas nas baixadas e vales.

A temperatura mínima hoje ficou em 4,2 graus no CIC (meia-baixada), 5,5 graus no Boqueirão e 7,4 graus no Alex.

 

No CIC houve formação de geada fraca e isolada nas áreas mais baixas.

 

No momento tenho 18,2 graus no CIC e céu de brigadeiro.

 

QUANTAS GEADA NÃO SÃO REGISTRADAS EM CTBA...

Link to comment
Share on other sites

Prezado Carlos Dias,

 

Como vc ficou sabendo desses dados de BH antes mesmo de o INMET disponibilizá-los em seu sítio?

 

Tentei obter esses dados já no final da manhã pela INTERNET e ainda constava que as condições registradas nas capitais em 04/07/06 não estavam disponíveis...

 

A propósito, malgrado sem frio extremo, o que é típico de BH, esse outono/inverno está surpreendendo, pois quase todos os dias as máximas ficam na casa dos 20ºc (houve dias com máximas de apenas 18º) e as mínimas estão ficando na casa dos 13º/14º quase todos dias (isso no coração da cidade, onde a urbanização impede que o frio noturno seja mais forte).

 

Desde já, obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a tendência continua. O frio poderá ser razoável (embora rápido) no sul no dia 11, por aqui apenas um pequeno resfriamento com vento.

Destaco o pequeno intervalo de frio no sul, deverá ser bem curto visto que a alta pressão "voa" para o Atlântico.

 

Tivemos hoje 8,7ºC na Unicamp. As noites estão frias!

 

Curiosidade no site do Cepagri:

"As temperaturas mais baixas observadas neste ano, entre Maio, Junho e Julho (Outono-Inverno) estão sendo as menores desde 1989, com 11,5C. A média para o período é de 13,1C. O ano mais quente foi 1992, com 14,7C."

 

Vai entender, Marcelo. Quanto mais se fala sobre o tal aquecimento global, temperaturas cada vez mais altas, falta de frio e etc., vem essa notícia para nos deixar confusos. Não se tinha uma média de temperaturas mínima tão baixas em Campinas desde 1989. Ou nós estamos querendo demais do nosso inverno, ou estamos mal acostumados com nossas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba amanhece com nevoeiros apenas nas baixadas e vales.

A temperatura mínima hoje ficou em 4,2 graus no CIC (meia-baixada), 5,5 graus no Boqueirão e 7,4 graus no Alex.

 

No CIC houve formação de geada fraca e isolada nas áreas mais baixas.

 

No momento tenho 18,2 graus no CIC e céu de brigadeiro.

 

QUANTAS GEADA NÃO SÃO REGISTRADAS EM CTBA...

 

Aqui, calorosos 8,9 de minima... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Acho que a tendência continua. O frio poderá ser razoável (embora rápido) no sul no dia 11, por aqui apenas um pequeno resfriamento com vento.

Destaco o pequeno intervalo de frio no sul, deverá ser bem curto visto que a alta pressão "voa" para o Atlântico.

 

Tivemos hoje 8,7ºC na Unicamp. As noites estão frias!

 

Curiosidade no site do Cepagri:

"As temperaturas mais baixas observadas neste ano, entre Maio, Junho e Julho (Outono-Inverno) estão sendo as menores desde 1989, com 11,5C. A média para o período é de 13,1C. O ano mais quente foi 1992, com 14,7C."

 

Vai entender, Marcelo. Quanto mais se fala sobre o tal aquecimento global, temperaturas cada vez mais altas, falta de frio e etc., vem essa notícia para nos deixar confusos. Não se tinha uma média de temperaturas mínima tão baixas em Campinas desde 1989. Ou nós estamos querendo demais do nosso inverno, ou estamos mal acostumados com nossas temperaturas.

 

Então Gustavo, só que essa média do Cepagri é apenas desde 1989, assim, pegou essa fase dura das mínimas mais altas.

Aliás, as médias do Cepagri são meio estranhas e talvez reflitam o aquecimento (as causas ainda são controversas, mas ha certamente uma boa contribuição da urbanização). A médias das mínimas em junho é de 13,0ºC e julho 12,2ºC, enquanto que em todos os outros lugares é mais frio. Até o IAC possui a média na normal mais baixa, embora na média de 1989 até 2002 tenha ficado em 12,4ºC em julho, provavelmente demonstrando o aquecimento.

A defesa civil trabalha com 10-11ºC para julho, bem como Viracopos. É aquela velha história, da localização das estações.

Só como curiosidade, demonstrando as diferenças de temperatura: A última vez que ficamos abaixo da média de 10ºC das mínimas no IAC foi em... :roll: 1975. Enquanto isso, tivemos 8ºC de mínima média em Viracopos no ano de 2000, já Cepagri e IAC ficaram acima dos 10,5º nesse mesmo ano.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z aponta o frio que tanto queremos para o encontro. Vamos esperar.

 

Sobre a situação atual, é doloroso ouvir na rádio propagandas do tipo: "Por total ausência de frio as Lojas Rainhas fazem liquidação de todo o seu estoque de cobertores e roupas para inverno"...

 

Espero que dêem com os burros n'água.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.