Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como julho se aproxima (faltam apenas 4 dias), vamos passar as discussões do mês para esse tópico. Afinal, o assunto já está sendo debatido no tópico de junho.

 

Até o pouco que sei, o início de julho será frio. 8) Vamos lá!

 

Engano seu Marcos, "seria Frio",pois o NOAA acaba de retirar a massa polar esperada prá o dia 10. Por enquanto não há frio a vista nos próximos 15 dias..Tomara q isso mude!!!

Link to comment
Share on other sites

Até o pouco que sei, o início de julho será frio.

 

[-X

 

A MetSul Meteorologia alerta que a temperatura volta a ficar elevada no Rio Grande do Sul no começo de julho, não se descartando até alguns dias de calor. Entretanto, adverte que na segunda semana do mês existe a possibilidade de uma forte massa de ar polar chegar ao Sul do Brasil.

 

Publicado às 04:48 de 27/06/2006

 

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1606

Link to comment
Share on other sites

Até o pouco que sei, o início de julho será frio.

 

[-X

 

A MetSul Meteorologia alerta que a temperatura volta a ficar elevada no Rio Grande do Sul no começo de julho, não se descartando até alguns dias de calor. Entretanto, adverte que na segunda semana do mês existe a possibilidade de uma forte massa de ar polar chegar ao Sul do Brasil.

 

Publicado às 04:48 de 27/06/2006

 

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1606

 

Seria este o calorzinho básico antes da massa polar? E é clássico mesmo porque quase sempre ocorre antes das grandes ondas de frio. Além dos dias serem entre aqueles mais propícios. E lá está o GLOBAL apontando para o frio, sendo que neste momento pode ser considerado muito forte, apesar da distância da data.

Link to comment
Share on other sites

Há três partidos no BAZ:

O PAN( Partido dos que Apostam na Neve)-ou que toda massa fria traga neve)

O PEN Partido dos que Esperam a Neve)- mais de centro acredita que ela pode vir, mas está sempre com um pé atrás.

O PDN ( Partido dos que Duvidam da Neve)-para estes a maior possibilidade do fenônmeno é considerada nula.

Eu era do PAN, mas me desfiliei e e já estou simpatizando com o PEN

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Há três partidos no BAZ:

O PAN( Partido dos que Apostam na Neve)-ou que toda massa fria traga neve)

O PEN Partido dos que Esperam a Neve)- mais de centro acredita que ela pode vir, mas está sempre com um pé atrás.

O PDN ( Partido dos que Duvidam da Neve)-para estes a maior possibilidade do fenônmeno é considerada nula.

Eu era do PAN, mas me desfiliei e e já estou simpatizando com o PEN

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Ê Paulão, se a chance era mínima para o topo das serras, sem desmerecer, eram praticamente inexistentes aí... Não te desanima 8) :D

 

Abarço

Link to comment
Share on other sites

Julho deve começar com uma frente-fria cruzando o sul, na sua sequência um novo reforço de ar frio proporcionará a manutenção das baixas temperaturas para os primeiros dias do mês.

 

Com relação a possibilidade de forte erupção de ar frio entre os dias 8/9 os modelos de longo prazo continuam mantendo a sua entrada porém ainda divergindo quanto a sua intensidade. Em dois dias essa situação estará melhor esclarecida.

Link to comment
Share on other sites

Dentro do que falava sobre a frente-fria que se forma no sábado é importante ressaltar que ela poderá se transformar numa baixa pressão dentro do continente, criando uma situação bastante interessante.Onde o anticilone frio estará muito forte sobre o atlântico sul, criando assim um forte gradiente de pressão. Condições propícias para tempo severo. Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

As duas últimas saídas do GFS sugerem uma seqüência um pouco maior de frio para esta semana, porém nada de especial para o final de semana dos dias 8 e 9 de julho ainda. Aliás, não coloca nada até o dia 13. Aí é que reina a dúvida e a expectativa.

 

Alguém já viu os primeiros 15 dias de julho sem NENHUM frio? Nenhuma onda polar?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

As duas últimas saídas do GFS sugerem uma seqüência um pouco maior de frio para esta semana, porém nada de especial para o final de semana dos dias 8 e 9 de julho ainda. Aliás, não coloca nada até o dia 13. Aí é que reina a dúvida e a expectativa.

 

Alguém já viu os primeiros 15 dias de julho sem NENHUM frio? Nenhuma onda polar?

 

Sds!

 

Eu nunca vi, mas eu acho que temos até amanhã para termos uma idéia geral dos primeiros quinze dias do mês. O GFS mantém a entrada de ar frio para os dias 8/9 apesar de ainda fraco, já o INPE coloca algo bem forte. Vamos aguardar as próximas rodadas, talvez nas 12Z de hoje ou nas 0Z já venha alguma coisa melhor...

Link to comment
Share on other sites

O ano de 2000 só começou a fazer frio mesmo em meados de julho, lá pelo dia 13, que se estendeu até final de agosto.

 

 

Pois é Ricardo, aquele julho foi realmente histórico, porém junho daquele ano foi bem ruim, bem parecido com o atual!!! Média de 15.5ºC aqui em Curitiba, +3º acima da média!!!

 

Na verdade, muito deficilmente teremos qualquer coisa de semelhante à aquele ano, que tinha La Niña e PDO negativa em alguns momentos, bem diferente do quadro atual!!!

 

...além disso, uns 10 dias antes do frio começar em julho, quase todos os modelos e institutos previam que algo cavalar viria!!! O ronaldo se não me engano, previu aquele frio fortíssimo uma semana antes ou mais!!! Agora as opiniões divergem muito, e nenhum modelo prevê algo forte!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é ....

Como havia colocado aqui há 3 dias atrás, persiste a perspectiva de não termos frio considerável nos próximos 15 dias, TALVEZ entrando uma massa polar no sul do RGS agora não mais no dia 9, mas sim no dia 13. Isso cada vez mais reforça meu sentimento que os invernos não são os mesmos!!!

Espero sinceramente que provem o contrário ( ou melhor que o clima prove ), quero estar errado.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O INPE reproduziu material da Met Sul do site http://www.estiagem.com.br :D:D

Inclusive citando os termômetros de rua de Soledade.Achei muito legal, divulgar os maluquinhos, mesmo que às vezes eles fiquem um pouco mais geladinhos que o normal.Afinal na TV eles mostram direto os maluquinhos da Serra Gaúcha( nada contra né gurizada).Valeu mais uma vez Alexandre e Met Sul, por ampliarem o leque de fontes e informações.Graças ao trabalho de vcs(Met Sul), muitas regiões do RS, como a Centro-Serra,Missões, Serra do Sudeste e Alto da Serra do Botucaraí, têm a merecida divulgação de seus eventos climáticos.O Rio Grande agradece.

Link to comment
Share on other sites

O INPE reproduziu material da Met Sul do site http://www.estiagem.com.br :D:D

Inclusive citando os termômetros de rua de Soledade.Achei muito legal, divulgar os maluquinhos, mesmo que às vezes eles fiquem um pouco mais geladinhos que o normal.Afinal na TV eles mostram direto os maluquinhos da Serra Gaúcha( nada contra né gurizada).Valeu mais uma vez Alexandre e Met Sul, por ampliarem o leque de fontes e informações.Graças ao trabalho de vcs(Met Sul), muitas regiões do RS, como a Centro-Serra,Missões, Serra do Sudeste e Alto da Serra do Botucaraí, têm a merecida divulgação de seus eventos climáticos.O Rio Grande agradece.

 

Espero que nunca mostrem o maluquinho do HPS, que apesar de estar no centro, sempre marca temperaturas uns 2°C a menos que na TVCOM.

Link to comment
Share on other sites

Pois é ....

Como havia colocado aqui há 3 dias atrás, persiste a perspectiva de não termos frio considerável nos próximos 15 dias, TALVEZ entrando uma massa polar no sul do RGS agora não mais no dia 9, mas sim no dia 13. Isso cada vez mais reforça meu sentimento que os invernos não são os mesmos!!!

Espero sinceramente que provem o contrário ( ou melhor que o clima prove ), quero estar errado.

Sds.

 

Com todo respeito Arnaldo, já foram postados aqui dezenas e dezenas de gráficos e dados provando que o inverno no sul do Brasil apresenta anomalias, ou seja, invernos quentes desde o início do século. O problema ao meu ver é que muitos se prendem em uma amostra pequena de invernos para decretar que o inverno no sul acabou ou não é mais o mesmo. Compartilho contigo a mesma frustração com invernos pífios dos últimos anos mas diferente de ti eu acredito que mais cedo ou mais tarde teremos grandes eventos de frio. Em tempo! Não existe, e nunca existiu (ao menos nos últimos séculos) invernos de frio constante no Brasil. Exigir isso é sonhar com uma realidade que nunca houve no Brasil.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Pois é ....

Como havia colocado aqui há 3 dias atrás, persiste a perspectiva de não termos frio considerável nos próximos 15 dias, TALVEZ entrando uma massa polar no sul do RGS agora não mais no dia 9, mas sim no dia 13. Isso cada vez mais reforça meu sentimento que os invernos não são os mesmos!!!

Espero sinceramente que provem o contrário ( ou melhor que o clima prove ), quero estar errado.

Sds.

 

Com todo respeito Arnaldo, já foram postados aqui dezenas e dezenas de gráficos e dados provando que o inverno no sul do Brasil apresenta anomalias, ou seja, invernos quentes desde o início do século. O problema ao meu ver é que muitos se prendem em uma amostra pequena de invernos para decretar que o inverno no sul acabou ou não é mais o mesmo. Compartilho contigo a mesma frustração com invernos pífios dos últimos anos mas diferente de ti eu acredito que mais cedo ou mais tarde teremos grandes eventos de frio. Em tempo! Não existe, e nunca existiu (ao menos nos últimos séculos) invernos de frio constante no Brasil. Exigir isso é sonhar com uma realidade que nunca houve no Brasil.

Abraços.

 

Se permancermos 20 anos seguidos com o mesmo comportamento climático, daí sim estaria sendo confirmada uma nova tendência. Já foi mais do que debatido aqui que períodos até piores que este já ocorreram no passado.

Link to comment
Share on other sites

Pois é ....

Como havia colocado aqui há 3 dias atrás, persiste a perspectiva de não termos frio considerável nos próximos 15 dias, TALVEZ entrando uma massa polar no sul do RGS agora não mais no dia 9, mas sim no dia 13. Isso cada vez mais reforça meu sentimento que os invernos não são os mesmos!!!

Espero sinceramente que provem o contrário ( ou melhor que o clima prove ), quero estar errado.

Sds.

 

Com todo respeito Arnaldo, já foram postados aqui dezenas e dezenas de gráficos e dados provando que o inverno no sul do Brasil apresenta anomalias, ou seja, invernos quentes desde o início do século. O problema ao meu ver é que muitos se prendem em uma amostra pequena de invernos para decretar que o inverno no sul acabou ou não é mais o mesmo. Compartilho contigo a mesma frustração com invernos pífios dos últimos anos mas diferente de ti eu acredito que mais cedo ou mais tarde teremos grandes eventos de frio. Em tempo! Não existe, e nunca existiu (ao menos nos últimos séculos) invernos de frio constante no Brasil. Exigir isso é sonhar com uma realidade que nunca houve no Brasil.

Abraços.

Obrigado pelas respostas, torço para q vcs estejam corretos pois eu tbem sou apaixonado pelo frio e pela neve e quero poder tirar novamente foto como esta em São Chico, em um inverno dos anos 80 (nevou durante todo o dia e com vento ..)

Sds.

neve006_resize_resize.jpg

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas, torço para q vcs estejam corretos pois eu tbem sou apaixonado pelo frio e pela neve e quero poder tirar novamente foto como esta em São Chico, em um inverno dos anos 80 (nevou durante todo o dia e com vento ..)

Sds.

neve006_resize_resize.jpg

 

Bela foto Arnaldo e que Deus te ouça ainda neste inverno!! [-o<

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Essa foto só deixa a gente na dor, hehe. :cry:

 

Do mais, o frio persistirá ameno nos primeiros dias de julho. Deve chover forte no PR, SC e N do RS no final de semana, especialmente no oeste da Região Sul. Com a formação da nova frente fria e do ciclone em alto-mar, o ar frio estacionado no Atlântico Sul será sugado pelo ciclone para o continente. Ficaremos com um frio bom, na média.

Link to comment
Share on other sites

O INPE coloca frio mais para o dia 11, está postergando um pouco. Seria um frio razoável a princípio, nada de excepcional, sugere um período ameno - nada de calor ou de frio por 10 dias a fio.

 

O GFS não coloca nada de massa polar pelo menos no Uruguai e RS pelos próximos 15 dias.

 

Acho que ambas as saídas ainda estão pouco confiáveis. O GFS depois das 180 horas começa a ensaiar um impulso de ar polar que não avança pra lado nenhum, ficando pela Patagônia e depois se dispersando rapidamente. Bastante esquisito. Mas foi o que eu disse, e ainda alongo o período. Alguém viu os primeiros 15 dias de julho sem frio algum? Ou mais forte ainda, um mês de junho e de julho sem frio realmente muito intenso? :-k

Link to comment
Share on other sites

Chuva para SP nos dias 1 e 2 de julho, com o avanço da instabilidade (não de frente fria) do Paraná para cá. Essa é uma ótima notícia!

Quanto ao frio de longo prazo, a tendência é de algo para o dia 10 ou 11. No meu entendimento, as saídas indicam por enquanto que esse frio afetaria mais o sul e bem menos o sudeste. A intensidade só mais pra frente...

Link to comment
Share on other sites

Os modelos são simplesmente fantásticos, mas é quase certo que nada disso ocorrerá. Então por que ficarmos nos entusiasmando antes do tempo? São apenas modelos e quase sempre nada ocorre, apenas uma baita choradeira.

Sds.

 

Tomasini,

 

Nem sempre a fábula se torna realidade, mas mesmo assim é agradável a leitura. Ainda mais quando a moral é boa!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Os modelos são simplesmente fantásticos, mas é quase certo que nada disso ocorrerá. Então por que ficarmos nos entusiasmando antes do tempo? São apenas modelos e quase sempre nada ocorre, apenas uma baita choradeira.

Sds.

 

Mas um dia os modelos acertarão. Um dia 65 se repetirá! E como é bom sonhar! :wink: ... e porque não pode ser desta vez?

Link to comment
Share on other sites

Os modelos são simplesmente fantásticos, mas é quase certo que nada disso ocorrerá. Então por que ficarmos nos entusiasmando antes do tempo? São apenas modelos e quase sempre nada ocorre, apenas uma baita choradeira.

Sds.

 

Mas um dia os modelos acertarão. Um dia 65 se repetirá! E como é bom sonhar! :wink: ... e porque não pode ser desta vez?

 

Já me decepcionei inúmeras vezes com estes modelos. Não desta vez! Só irei realmente me empolgar uns dias antes.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E o sonho durou pouco!!!!Último modelo Global retira totalmente a massa polar do dia 21,

e mostra apenas um friozinho prá o dia 9. O NOAA GFS nem isso!!!

 

:cry: :cry:

 

Arnaldo, se até 2 dias antes de MPs fortes os modelos costumam retirar o frio, o que você espera de uma previ~sao de 20 dias ??

hehehehe

 

Tem muuuuito tempo ainda...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E o sonho durou pouco!!!!Último modelo Global retira totalmente a massa polar do dia 21,

e mostra apenas um friozinho prá o dia 9. O NOAA GFS nem isso!!!

 

:cry: :cry:

 

Alegria de pobre dura pouco.

 

Mas esse modelo é sempre assim. Daqui a pouco ele devolve. O importante é se concentrar na tendência dele ao longo do tempo. Veja que na última saída ele repete um pulso frio ao redor do dia 21, mas bem menos intenso. Mas saída após saída ele sustenta a previsão de ingresso de ar frio ao redor do dia 21. Fixem-se na tendência e esqueçam os extremos de uma saída espetacular. E lembre-se que no regime das escalas sempre entrou ar frio ao redor do dia 21 desde abril.

Link to comment
Share on other sites

Começamos o mês mais frio do ano. Embora o GFS não projete nada espetacular para os próximos dias eu tenho a convicção que este anticiclone que está marchando em nossa direção consiguirá entrar com bastante força por aqui. Dificilmente o bloqueio será páreo para um cavalo 1032mb entrando bem continental.

Link to comment
Share on other sites

Começamos o mês mais frio do ano. Embora o GFS não projete nada espetacular para os próximos dias eu tenho a convicção que este anticiclone que está marchando em nossa direção consiguirá entrar com bastante força por aqui. Dificilmente o bloqueio será páreo para um cavalo 1032mb entrando bem continental.

 

NÃO É O VALOR DA ALTA OU SUA POSIÇÃO, SE OS VENTOS EM ALTITUDE FOREM DESFAVORÁVEIS, PODE TER ATÉ MAIS DE 1040, QUE NÃO ENTRA, É LÁ EM CIMA QUE COMANDA....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.