Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

 

Excelente pergunta! Acredito eu que eles ajudam a resfriar a TSM na costa.

Link to comment
Share on other sites

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

 

Excelente pergunta! Acredito eu que eles ajudam a resfriar a TSM na costa.

 

Já existem pontos com anomalias negativas de TSM no litoral do RS, embora ainda predominem as anomalias positivas.

 

Acredito que esta corrente de ar frio sobre o Atlântico vai fazer a TSM baixar, o que pode vir a contribuir para a manutenção dos efeitos do la niña, apesar do fim do mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Meus pais, que moram em Santana do Livramento, acabaram de me ligar perguntando se não vai nevar na serra neste fds. Eu fiquei surpreso com a pergunta e perguntei o motivo a eles. Disseram que a sensação neste momento nas ruas da cidade é de muito frio, pois o tempo fechou e venta forte por lá agora. Me disseram que devia estar ao redor dos 5ºC tamanha era a sensação de frio. A automática do Inmet aponta 11,3ºC lá agora, isto é, o vento deve estar forte para que eles estejam tão espantados...

Link to comment
Share on other sites

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

 

SIM, AO "EMPURRAR" A ÁGUA SUPERFICIAL MAIS AO NORTE, HÁ A RESSURGÊNCIA E ENTRA ÁGUA MAIS FRIA. SE FOR FREQUENTE HÁ UMA ANOMALIA NEGATIVA. RETIRA A ÁGUA QUENTE E AFLORA ÁGUA FRIA. NA COSTA DO CHILE É DEVIDO A ALTA SEMI-PERMANENTE QUE FAZ COM QUE PREDOMINE VENTO DE SUL E CRIA A CORRENTE FRIA QUE BANHA A COSTA OESTE DA A.M. DO SUL.

Link to comment
Share on other sites

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

 

Excelente pergunta! Acredito eu que eles ajudam a resfriar a TSM na costa.

 

Já existem pontos com anomalias negativas de TSM no litoral do RS, embora ainda predominem as anomalias positivas.

 

Acredito que esta corrente de ar frio sobre o Atlântico vai fazer a TSM baixar, o que pode vir a contribuir para a manutenção dos efeitos do la niña, apesar do fim do mesmo!

 

NEM TODOS OS MODELOS APONTAM PARA O FIM DA LA-NINA, HÁ INCLUSIVE ALGUNS DANDO A INTENSIFICAÇÃO A PARTIR DE JULHO.

Link to comment
Share on other sites

Em Livramento as rajadas, segundo a estação automático do INMET, atingem de 25 a 30 km/h! E mais: o tempo está nublado (ver o baixo índice de radiação) e esse pré-frontal mixuruca que mal causa aquecimento está trazendo vento de E e NE pra região. Logo irá chover por lá.

 

A estação de Torres começou bem com suas medições. A primeira noite de funcionamento registrou mínima de generosos 9,5°, dando um pau federal em POA, que ficou em apenas 12,1° (igualzinho a aqui em casa). :?

Ontem, POA teve a maior mínima do RS, com 12,7°, também o mesmo valor daqui de casa ( :wink: ). Torres teve 10,3°. Em compensação, nossas máximas estão boas (abaixo dos 20°) e a antiga mP mantém a atuação no E do RS graças ao poderoso ciclone em alto mar. O N e O do estado está passandos dos 25°!!

 

No momento (11 h), faz 15° em Curitiba com tempo encoberto e vento E, 20° no Rio do chuva, 18° em SP, 21° em BH e 26° em Salvador com vento S a 29 km/h.

 

Fez 3,9° em Monte Verde (MG) e 15,3° em Ilhéus (BA)!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

 

SIM, AO "EMPURRAR" A ÁGUA SUPERFICIAL MAIS AO NORTE, HÁ A RESSURGÊNCIA E ENTRA ÁGUA MAIS FRIA. SE FOR FREQUENTE HÁ UMA ANOMALIA NEGATIVA. RETIRA A ÁGUA QUENTE E AFLORA ÁGUA FRIA. NA COSTA DO CHILE É DEVIDO A ALTA SEMI-PERMANENTE QUE FAZ COM QUE PREDOMINE VENTO DE SUL E CRIA A CORRENTE FRIA QUE BANHA A COSTA OESTE DA A.M. DO SUL.

Acredito que tenha acontecido o mesmo em jul/2000 com aquela onda de frio de 20 dias. Estávamos com anomalia de -7° do Uruguai à SC, a maior anomalia da Terra!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Por falar em litoral, muito interessante o microclima no Litoral Norte do RS. À 1 h, Tramandaí tinha 13,3° com vento calmo. Na hora seguinte, o vento estava de N com súbitos 15,7. Torres tinha 11,8° e 12,4°, respectivamente.

 

Porém, às 7 h, Torres tinha 10,3° (depois de bater 9,5°) e Tramandaí 16,8°!!! :shock: Sendo que ambas as cidades estão ao nível do mar, e Tramandaí a 95 km ao S de Torres!! Tramandaí mantinha o vento N a 10 km/h e Torres estava calmo, por vezes com N e NO.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em litoral, muito interessante o microclima no Litoral Norte do RS. À 1 h, Tramandaí tinha 13,3° com vento calmo. Na hora seguinte, o vento estava de N com súbitos 15,7. Torres tinha 11,8° e 12,4°, respectivamente.

 

Porém, às 7 h, Torres tinha 10,3° (depois de bater 9,5°) e Tramandaí 16,8°!!! :shock: Sendo que ambas as cidades estão ao nível do mar, e Tramandaí a 95 km ao S de Torres!! Tramandaí mantinha o vento N a 10 km/h e Torres estava calmo, por vezes com N e NO.

 

Eu já disse pra ti que Torres tem mínimas muito inferiores à Tramandaí! Isso graças ao costão dos aparados que tá quase colado em Torres.

Link to comment
Share on other sites

Resultado do mega ciclone entre a América do Sul e a África: ondas de 2 a 2,5 metros nas praias do litoral catarinense hoje, mar ainda ganhando força.

 

NO FONE TEMPO, 3201 77 55 , NA PARTE DO SURF, ESTOU DANDO DE 2,5 OU MAIS NO LITORAL CENTRO-SUL NO DOMINGO. PROVÁVEL RESSACA.

 

A ondulação entra de sudeste???

 

SUDESTE/LESTE.

Link to comment
Share on other sites

Até que ponto esses ciclones fortes no meio do Atlântico, que puxam ar frio direto do polo sul para o litoral brasileiro influenciam na temperatura da superfície do mar(TSM).

E se resfriam a TSM na costa do sul do Brasil, isso não ajudaria a trazer mais ar frio para toda a região sul?

 

 

Valeu,

 

 

Nazareno Rodrigues

 

SIM, AO "EMPURRAR" A ÁGUA SUPERFICIAL MAIS AO NORTE, HÁ A RESSURGÊNCIA E ENTRA ÁGUA MAIS FRIA. SE FOR FREQUENTE HÁ UMA ANOMALIA NEGATIVA. RETIRA A ÁGUA QUENTE E AFLORA ÁGUA FRIA. NA COSTA DO CHILE É DEVIDO A ALTA SEMI-PERMANENTE QUE FAZ COM QUE PREDOMINE VENTO DE SUL E CRIA A CORRENTE FRIA QUE BANHA A COSTA OESTE DA A.M. DO SUL.

Acredito que tenha acontecido o mesmo em jul/2000 com aquela onda de frio de 20 dias. Estávamos com anomalia de -7° do Uruguai à SC, a maior anomalia da Terra!! :shock:

 

 

Tinha lido um comentário, que não lembro quem fez, sobre a forte anomalia negativa naquele mês de julho/2000 na TSM na costa da região sul e que essa tinha colaborado para termos aquele episódio de frio extremo e duradouro.

 

Valeu pessoal!

 

Nazareno de Oliveira

____________________

2006, eu quero NEVE

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 12z: Indica a formação de um ciclone no sul, na altura do Uruguai e Rio Grande do Sul, para 10 dias. Não está aparecendo o ar frio junto, ele vai para o atlântico antes da formação do ciclone, mas acho que daqui a pouco a alta pressão se "ajusta" ao ciclone (esperança né Caio!!):

 

797565arlplot7az.th.gif 797553arlplot5ir.th.gif

 

O modelo indica também chuva e frio em 850hpa para o dia 17-18.

No sudeste, é mantida a falta de ar frio até o dia 9. A chance de chuva foi em muito diminuida. A esperança é que a tendência de formação do ciclone se concretize e puxe ar frio para cá.

Link to comment
Share on other sites

Em compensação o frio do dia 11/06 foi totalmente retirado nesta rodada...

 

Não é possível que venha outro ciclone com o ar frio no extremo sul do Atlântico!! Isso é muita aberração!!! Se dependermos destes ciclones dessincronizados nem paraguaia teremos este ano em SJ!!!

 

Esperemos que a redução nas anomalias de TSM façam com que este ar frio de 10 dias suba de forma continental!

 

A principal característica deste outono-inverno até agora é a ausência total de bloqueios no sul do Brasil (com o jato posicionado em média sobre SP e MT) e a ausêcia total de massas poalres realmente fortes a nos atingir!!!

 

Mesmo tendo quase -3oC de anomalia em maio, SJ não teve uma negativa no INMET!!

 

Um ano normal no sul do brasil tem o veranico "na veia" alternado com massas polares continentais fortes (esse é o nosso normal, como diz o Bruno, esse é o verdadeiro samba do crioulo doido)!! Mesmo os anos frios os tem!! O período abril-maio de 1999 não chegou a ser tão frio como esse na média, mas teve veranico, muitos ciclones (sincronizadíssimos com o ar polar continental) e, como não podia deixar de ser, nevadas consistentes com a Serra do Rio do Rastro amanhecendo branca em pleno mês de maio e SJ com a cidade toda coberta de branco numa manhã de meados de abril!!

Link to comment
Share on other sites

No sudeste, é mantida a falta de ar frio até o dia 9. A chance de chuva foi em muito diminuida. A esperança é que a tendência de formação do ciclone se concretize e puxe ar frio para cá.

 

Na Mantiqueira o ar seco associado a um anticilone no Atlântico começa a atuar a partir de terça-feira próxima fazendo as mínimas desabarem até pelo menos o dia 10.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em litoral, muito interessante o microclima no Litoral Norte do RS. À 1 h, Tramandaí tinha 13,3° com vento calmo. Na hora seguinte, o vento estava de N com súbitos 15,7. Torres tinha 11,8° e 12,4°, respectivamente.

 

Porém, às 7 h, Torres tinha 10,3° (depois de bater 9,5°) e Tramandaí 16,8°!!! :shock: Sendo que ambas as cidades estão ao nível do mar, e Tramandaí a 95 km ao S de Torres!! Tramandaí mantinha o vento N a 10 km/h e Torres estava calmo, por vezes com N e NO.

 

Eu já disse pra ti que Torres tem mínimas muito inferiores à Tramandaí! Isso graças ao costão dos aparados que tá quase colado em Torres.

Sim!!! Eu sei, tanto é que tu ja me convenceste disso!! 8) Mas o que chama a atenção é a enorme diferença de mais de 6° entre ambas cidades relativamente próximas, sendo que Tramandaí sofreu uma forte elevação durante a madrugada devido ao vento e/ou de onde ele veio. A Serra do Mar sozinha não explica esse grande destaque.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

No sudeste, é mantida a falta de ar frio até o dia 9. A chance de chuva foi em muito diminuida. A esperança é que a tendência de formação do ciclone se concretize e puxe ar frio para cá.

 

Na Mantiqueira o ar seco associado a um anticilone no Atlântico começa a atuar a partir de terça-feira próxima fazendo as mínimas desabarem até pelo menos o dia 10.

 

Ah sim, é verdade, mas essa é uma situação normal para a Mantiqueira. Referi a entrada de novo ar frio para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

OLHA A DIFERENÇA;

 

10,3 CLIMATERRA E 7,9 BANDEIRA AS 18 HORAS!!

 

Com o vento Leste hoje parece que o ar frio finalmente chegou por aqui, desde as 17h ele se intensificou um pouco, e é um vento frio, coisa que ainda não tinha acontecido com esse sistema, nesse horário...

16°C, ontem estava 16°C lá pelas 23h.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Repararam como a atuação das massas está um tanto estranha.

Primeiro a semana passada foi aquela que atingiu a gente em cheio, nas cidades interioranas, não atingindo de forma consistente a região de SJ, e desta vez foi o inverso, atingindo praticamente a faixa leste e deixando o interior com mínimas ridículas, até dá a impressão que o ar frio faz um contorno sobre algum bloqueio.Seria uma corrente de jato?Diminuiu a alta sub-tropical do Atlântico?

Algo está diferente de novo...

Link to comment
Share on other sites

Repararam como a atuação das massas está um tanto estranha.

Primeiro a semana passada foi aquela que atingiu a gente em cheio, nas cidades interioranas, não atingindo de forma consistente a região de SJ, e desta vez foi o inverso, atingindo praticamente a faixa leste e deixando o interior com mínimas ridículas, até dá a impressão que o ar frio faz um contorno sobre algum bloqueio.Seria uma corrente de jato?Diminuiu a alta sub-tropical do Atlântico?

Algo está diferente de novo...

 

paulo, posso estar falando bobagem, mas pelo que entendi, o ciclone lááá em mar aberto pegou o frio e jogou por todo o leste do país, basta ver as mínimas de Vitória da Conquista, menores que aqui em casa... hehehehhehe

Ou seja, o leste ficou com um belo corredor de frio, enquanto que nós...

:oops: :roll:

 

Me corrijam os expertes 8)

Link to comment
Share on other sites

Repararam como a atuação das massas está um tanto estranha.

Primeiro a semana passada foi aquela que atingiu a gente em cheio, nas cidades interioranas, não atingindo de forma consistente a região de SJ, e desta vez foi o inverso, atingindo praticamente a faixa leste e deixando o interior com mínimas ridículas, até dá a impressão que o ar frio faz um contorno sobre algum bloqueio.Seria uma corrente de jato?Diminuiu a alta sub-tropical do Atlântico?

Algo está diferente de novo...

 

paulo, posso estar falando bobagem, mas pelo que entendi, o ciclone lááá em mar aberto pegou o frio e jogou por todo o leste do país, basta ver as mínimas de Vitória da Conquista, menores que aqui em casa... hehehehhehe

Ou seja, o leste ficou com um belo corredor de frio, enquanto que nós...

:oops: :roll:

 

Me corrijam os expertes 8)

 

CORRETO. ALÉM DE ENTRAR AR QUENTE EM ALTITUDE NO OESTE DA REGIÃO SUL.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de não ser das melhores, a saída das 18Z já começa a dar sinais de que ao menos a frente-fria do dia 11 cruza o centro-sul do Brasil trazendo um novo reforço de ar frio. Lembrando a todos que trata-se apenas de um reforço.

Pela rodada atual o centro da alta encontra uma barreira na américa, dá meia volta, e retorna ao pacífico com 1028mb.

Bom, mas depois de tantas rodadas colocando uma frente estácionária já temos o que comemorar nesta última rodagem. Observem, há uma tendência em devolver pelo menos parte do frio da rodada dos sonhos.

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 06z tira a chegada do ar frio em SP nos dias 10 e 11, pois ele vai para o oceano na altura do uruguai.

O ciclone não fica com uma boa trajetória e assim não consegue trazer o ar frio para cá, parece a situação que vai ocorrer nesse fim de semana e começo da semana.

Não botei muita fé nessa rodada não... (o baziano não desiste nunca do frio, hehe :lol: )

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 06z tira a chegada do ar frio em SP nos dias 10 e 11, pois ele vai para o oceano na altura do uruguai.

O ciclone não fica com uma boa trajetória e assim não consegue trazer o ar frio para cá, parece a situação que vai ocorrer nesse fim de semana e começo da semana.

Não botei muita fé nessa rodada não... (o baziano não desiste nunca do frio, hehe :lol: )

 

Foi uma repetição das piores rodadas, diferentemente de ontem quando ainda havia uma luz no fim do tunel.

Link to comment
Share on other sites

Estive no Uruguay neste fim de semana na cidade de Fray Bentos, onde está sendo construída aquela empresa de celulose que está gerando guerra entre Argentina e Uruguai. Nada de especial por lá no dia 01-quinta e 02-sexta, uma temperatura em torno de 10 oC e um vento bem gelado. Depois, ontem, peguei chuva quando vinha de carro via Paysandu até Rivera/Livramento.

Acho que deve ter chovido bem na fronteira hoje.

 

Eu acredito que teremos um pequeno aquecimento até 11/06. Aposto num frio maior na segunda quinzana

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z já foi bem melhor. Tá uma bagunça danada, os modelos ainda divergem muito quanto a esta erupção do dia 11. Não há o que comemorar, por enquanto vamos aguardar.

 

O certo é que teremos algum frio nas madrugadas de segunda e terça, inclusive na mantiqueira. Local onde o frio começa a se fortalecer ainda mais durante semana. Para o sul o frio retorna, ainda que sem intensidade definida, entre os dias 11/12.

 

E como todos sabem continuo com a minha aposta para a neve ao redor do dia 25.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z já foi bem melhor. Tá uma bagunça danada, os modelos ainda divergem muito quanto a esta erupção do dia 11. Não há o que comemorar, por enquanto vamos aguardar.

 

O certo é que teremos algum frio nas madrugadas de segunda e terça, inclusive na mantiqueira. Local onde o frio começa a se fortalecer ainda mais durante semana. Para o sul o frio retorna, ainda que sem intensidade definida, entre os dias 11/12.

 

E como todos sabem continuo com a minha aposta para a neve ao redor do dia 25.

 

Neve ou "neve" :?: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tempo nublado e chuviscos pela manhã, em decorrência de uma frente estacionária sobre o oceano, mais a circulação marítma promovida pelo anticiclone. Pelo jeito esta alta pressão vai rumar mais para norte, contribuindo mais para a secura do ar na região sudeste na próxima semana. Isso realmente vai contribuir muito com as temperaturas mínimas

Link to comment
Share on other sites

E depois ainda querem dizer que não há diferença...

Um tal de Mauricio de POA, relatou no Climatempo, que está um abafamento em POA...

POis aqui não passou dos 16º, com vento nordeste gelado, moderado, sensação térmica bem mais baixa.

 

Olha, nunca vi alguém dizer no BAZ "Para com isso Paulo, Soledade é igual a POA!!!"

 

Além do mais, um comentário no Climatempo né... :lol: :lol:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.