Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A automática do INMET aponta vento S entrando com mais força em POA entre 22 e 23 h. De lá para cá, a queda é contínua de ~1°/h.

A noite agora é bem fria, com vento gelado! Tenho 13,1° com apenas 59% e céu límpido!! :o Vou aos 11°.

 

Em Livramento fazia apenas 6,2° às 2 h! :shock:

 

Vai chegar a 10 na tua casa: entre 10,4 e 11,4.

Bingo!!! Me surpreendi: bati 10,5°!! :D E agora tenho apenas 15,2° com vento O, moderado.

A impressão que tenho é de que o tempo irá fechar, já que estamos com estratus por vezes cobrindo o sol, e acumulando-se ao E.

Maio começou muito bem!! Está sendo um bom dia de inverno!! 8)

Link to comment
Share on other sites

O frio chegou pra valer, no Bairro Missões, mínima de 4º, ainda não fui no Almeida.Ventos de sudoeste fracos, céu claro.

 

AQUI ESTÁ "QUENTE"

 

7,3ºC CLIMATERRA,

7,5ºC INMET,

7,7ºC BANDEIRA E

4,9ºC VALE DA NEVE

 

Boa parte do RS bateu São Joaquim (cidade) nas mínimas de hoje. Passo Fundo teve novamente , conforme o INMET,a segunda menor temperatura do Estado: 5.4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Abril em Porto Alegre:

 

Média do mês: 21 °C

 

Média das máximas: 25 °C

Menor máxima: 20 °C (dias 16 e 21)

Maior máxima: 32 °C (dia 5)

 

Média das mínimas: 16 °C

Menor mínima: 10 °C (dias 23 e 24)

Maior mínima: 21 °C (dia 6)

 

Dias com chuva: 4

 

Média da velocidade do vento: 9 km/h

 

http://www.wunderground.com/history/station/83971/2006/4/1/MonthlyHistory.html

Link to comment
Share on other sites

16h30, temperatura de 18,2 ºC. A máxima foi de 21,2 ao meio dia. Mas esfriou muito desde as 14 horas. nos parques muitas pessoas. No chão muitas folhas. É o outono

 

essa madrugada vai ser gelada. deve também gear amanha de manha, nas baixadas pode fazer até 4 graus. Mínima no abrigo prevista em torno dos 7

Link to comment
Share on other sites

Climatempo, e tb no site do CPTEC, colocam até chance de neve para as regiões mais altas de SC e RS...dado o atual posicionamento do ciclone, a sudeste do RS, seria possível um envio de nebulosidade suficientemente grande para um evento de precipitação naquela região ???

saudações

Link to comment
Share on other sites

Climatempo, e tb no site do CPTEC, colocam até chance de neve para as regiões mais altas de SC e RS...dado o atual posicionamento do ciclone, a sudeste do RS, seria possível um envio de nebulosidade suficientemente grande para um evento de precipitação naquela região ???

saudações

 

Eu acho improvável, se houvessem chances plausíveis, o Caio acenderia no mínimo o sinal amarelo. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, não quero dizer nada, mas totalmente com cara de neve este tempo.

PAsmem, hoje mínima no Almeida( que além de baixada é descampado), -1,9º e no outro -0,9º, de acordo com meu pai, houve geada.Foi o dia mais frio do ano por aqui.Agora faz 9º com sensação de muito frio, vento oeste com rajadas moderadas. :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

19H no Paraná

 

Cascavel 13ºC

Foz do Iguaçu 14ºC

Curitiba 18ºC

Londrina 24ºC

 

Pato 10C

 

ralva 4°C

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPARANAP3

 

O Simepar está prevendo geadas no sul e sudoeste para esta madruga!! Ctba só começa resfriar de verdade amanhã! A massa é bm continental, a frente teve uma inclinação de uns 270o e por isso Ponta Porã deverá receber o frio primeiro do que nós, he he he!! Olhem como até Foz já está fria!!!

Link to comment
Share on other sites

20:45h e tenho 11,0º C aqui em Passo Fundo no meu term.

Sds!

 

9,3°C em Pato...

:D:D:D:D

 

Clóvis, o meu termômetro marca em torno de 1 grau a mais que a estação oficial daqui. Portanto, oficialmente deve estar 10 graus. E então como a maioria dos aparelhos possui uma margem para + e para - de 1 grau. Tu podes estar na verdade com 10,3 e assim aqui estar mais frio!! :twisted:

Brincadeira.

O importante é que o frio voltou!!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Passei o feriadão na serra. Sábado e Domingo (até às 18hs) em canela e hoje o dia inteiro em Caxias do Sul.

 

Ontem não passou dos 19°C em canela, mas sem a presença do ar frio. Hj Caxias tava um gelo. Acho que não passou dos 12°C e ventando muito!! Saí de lá às 19:45hs com 9,5ºC na cidade. Na estrada Caxias-Farroupilha baixou para 8°C no termômetro do meu carro e, acreditem se quiser, justamente quando passei ao lado da estação do Anselmi em Farroupilha a temperatura subiu 1°C para 9°C. A estação dele encontra-se em um local quente para região! Ao menos foi o queregistrei agora na viagem...

 

No pé da serra não tava tão menos frio. Fazia 10,5°C. Somente quando comecei a me afastar das montanhas é que a temperatura subiu para 13°C. E foi nessa temperatura que cheguei aqui em Porto Alegre. Surpreendentemente não há diferença de temperatura entre a região descampada ao redor da grande POA e a área urbanizada da mesma. Talvez por causa do forte vento minuano que temos aqui, equilibrando as temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, não quero dizer nada, mas totalmente com cara de neve este tempo.

PAsmem, hoje mínima no Almeida( que além de baixada é descampado), -1,9º e no outro -0,9º, de acordo com meu pai, houve geada.Foi o dia mais frio do ano por aqui.Agora faz 9º com sensação de muito frio, vento oeste com rajadas moderadas. :shock: :shock:

 

Não consigo entender como uma baixada pode registrar mínimas tão inferiores em relação ao topo no ingresso do ar frio. Isso é anormal. Outra coisa que considero anormal é gear com um minuano tão intenso. O gelo não se forma. Ou, então, foi geada negra...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, não quero dizer nada, mas totalmente com cara de neve este tempo.

PAsmem, hoje mínima no Almeida( que além de baixada é descampado), -1,9º e no outro -0,9º, de acordo com meu pai, houve geada.Foi o dia mais frio do ano por aqui.Agora faz 9º com sensação de muito frio, vento oeste com rajadas moderadas. :shock: :shock:

 

Não consigo entender como uma baixada pode registrar mínimas tão inferiores em relação ao topo no ingresso do ar frio. Isso é anormal. Outra coisa que considero anormal é gear com um minuano tão intenso. O gelo não se forma. Ou, então, foi geada negra...

 

Ia perguntar a mesma coisa. Muito interessante esta situação em Soledade descrita pelo Paulo esta e outras vezes. Justamente sob o ingresso de ar frio e com bastante vento é que as baixadas de Soledade costumam se destacar, situação bem diferente encontrada nos demais pontos de observação onde sob estas condições quem registra as menores temperaturas são os topos.

 

Estive hoje em São Joaquim e infelizmente não pude visitar o ilustre cidadão joaquinese, o Dr. Ronaldo Coutinho. A minha passagem foi rápida pois estivemos numa fazenda bem na divisa com o Rio Grande do Sul, localizada a 1170m de altitude e distante 25km do centro da cidade. O dia estava maravilhoso, com vento fraco a moderado, temperatura máxima bem agradável na casa dos 15oC e um belo churrasco na mesa.

 

Na volta o minuano começou a dar o ar da graça e pude conferir através do termômetro do carro uma diferença de 2oC entre a fazenda e o centro da cidade e outros 2oC de diferença do centro para o nosso terreno, que estava com um visual espetacular as 17h00 e um vento muito gelado. Visual sensacional. Mas uma vez pude ter a certeza de estarmos localizados no melhor lugar da região se comparamos: LocalizaçãoXAltitudeXFrioXProx.AsfaltoXNaturezaXInfraEstr Prox. Nenhum lugar reúne tantas qualidades juntas, é o local de maior altitude mais próximo do asfalto, da cidade e de todas as infra estruturas básica (água, tel, luz).

Me informando melhor pelos preços praticados segundo o nosso amigo joaquinense as terras tiveram umavalorização de 280% em 3 anos e a região mais valorizada e cara é justamente no Cruzeiro. Para os interesses locais ela reúne a melhor altitude, o clima ideal e outros atributos que a tornam a mais cara. Em alguns pontos o hectar chega a ser comercializado por R$ 10.000.

 

O Ronaldo registrava as 21h00 5,4oC e o Inmet 4,8oC, imagino o quanto não estava nesta noite lá em cima... Agora 22h25 com 4,8oC na automática do Ronaldo lá já deve estar se aproximando dos 2/3oC. Show de bola.

 

E volta a esfriar no próximo sábado/domingo. Desta vez uma massa bem oceânica.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, não quero dizer nada, mas totalmente com cara de neve este tempo.

PAsmem, hoje mínima no Almeida( que além de baixada é descampado), -1,9º e no outro -0,9º, de acordo com meu pai, houve geada.Foi o dia mais frio do ano por aqui.Agora faz 9º com sensação de muito frio, vento oeste com rajadas moderadas. :shock: :shock:

 

Não consigo entender como uma baixada pode registrar mínimas tão inferiores em relação ao topo no ingresso do ar frio. Isso é anormal. Outra coisa que considero anormal é gear com um minuano tão intenso. O gelo não se forma. Ou, então, foi geada negra...

 

Ia perguntar a mesma coisa. Muito interessante esta situação em Soledade descrita pelo Paulo esta e outras vezes. Justamente sob o ingresso de ar frio e com bastante vento é que as baixadas de Soledade costumam se destacar, situação bem diferente encontrada nos demais pontos de observação onde sob estas condições quem registra as menores temperaturas são os topos.

 

Estive hoje em São Joaquim e infelizmente não pude visitar o ilustre cidadão joaquinese, o Dr. Ronaldo Coutinho. A minha passagem foi rápida pois estivemos numa fazenda bem na divisa com o Rio Grande do Sul, localizada a 1170m de altitude e distante 25km do centro da cidade. O dia estava maravilhoso, com vento fraco a moderado, temperatura máxima bem agradável na casa dos 15oC e um belo churrasco na mesa.

 

Na volta o minuano começou a dar o ar da graça e pude conferir através do termômetro do carro uma diferença de 2oC entre a fazenda e o centro da cidade e outros 2oC de diferença do centro para o nosso terreno, que estava com um visual espetacular as 17h00 e um vento muito gelado. Visual sensacional. Mas uma vez pude ter a certeza de estarmos localizados no melhor lugar da região se comparamos: LocalizaçãoXAltitudeXFrioXProx.AsfaltoXNaturezaXInfraEstr Prox. Nenhum lugar reúne tantas qualidades juntas, é o local de maior altitude mais próximo do asfalto, da cidade e de todas as infra estruturas básica (água, tel, luz).

Me informando melhor pelos preços praticados segundo o nosso amigo joaquinense as terras tiveram umavalorização de 280% em 3 anos e a região mais valorizada e cara é justamente no Cruzeiro. Para os interesses locais ela reúne a melhor altitude, o clima ideal e outros atributos que a tornam a mais cara. Em alguns pontos o hectar chega a ser comercializado por R$ 10.000.

 

O Ronaldo registrava as 21h00 5,4oC e o Inmet 4,8oC, imagino o quanto não estava nesta noite lá em cima... Agora 22h25 com 4,8oC na automática do Ronaldo lá já deve estar se aproximando dos 2/3oC. Show de bola.

 

E volta a esfriar no próximo sábado/domingo. Desta vez uma massa bem oceânica.

 

ENTÃO TEVE AQUI E NÃO FILOU UM CAFÉ! O TOB E O PUMINHA TERÃO PALITOS DE CANELA NA PRÓXIMA. KKKKKKK :lol: :D

 

ISTO OCORRE, POIS MESMO EM VENTO PODE TER LOCAIS MAIS ABRIGADO E A TEMP. DESPENCA PELO AR MUITO SECO.

 

AS VEZES OCORRER CONGELAMENTO DA ÁGUA PRESENTE NO SOLO E PARECE SER GEADA, QUANDO NA REALIDADE FOI UM CONGELAMENTO.

 

ENTROU NUVENS E ESTAMOS COM 4,6 AS 23h04.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, não quero dizer nada, mas totalmente com cara de neve este tempo.

PAsmem, hoje mínima no Almeida( que além de baixada é descampado), -1,9º e no outro -0,9º, de acordo com meu pai, houve geada.Foi o dia mais frio do ano por aqui.Agora faz 9º com sensação de muito frio, vento oeste com rajadas moderadas. :shock: :shock:

 

Não consigo entender como uma baixada pode registrar mínimas tão inferiores em relação ao topo no ingresso do ar frio. Isso é anormal. Outra coisa que considero anormal é gear com um minuano tão intenso. O gelo não se forma. Ou, então, foi geada negra...

 

Ia perguntar a mesma coisa. Muito interessante esta situação em Soledade descrita pelo Paulo esta e outras vezes. Justamente sob o ingresso de ar frio e com bastante vento é que as baixadas de Soledade costumam se destacar, situação bem diferente encontrada nos demais pontos de observação onde sob estas condições quem registra as menores temperaturas são os topos.

 

Estive hoje em São Joaquim e infelizmente não pude visitar o ilustre cidadão joaquinese, o Dr. Ronaldo Coutinho. A minha passagem foi rápida pois estivemos numa fazenda bem na divisa com o Rio Grande do Sul, localizada a 1170m de altitude e distante 25km do centro da cidade. O dia estava maravilhoso, com vento fraco a moderado, temperatura máxima bem agradável na casa dos 15oC e um belo churrasco na mesa.

 

Na volta o minuano começou a dar o ar da graça e pude conferir através do termômetro do carro uma diferença de 2oC entre a fazenda e o centro da cidade e outros 2oC de diferença do centro para o nosso terreno, que estava com um visual espetacular as 17h00 e um vento muito gelado. Visual sensacional. Mas uma vez pude ter a certeza de estarmos localizados no melhor lugar da região se comparamos: LocalizaçãoXAltitudeXFrioXProx.AsfaltoXNaturezaXInfraEstr Prox. Nenhum lugar reúne tantas qualidades juntas, é o local de maior altitude mais próximo do asfalto, da cidade e de todas as infra estruturas básica (água, tel, luz).

Me informando melhor pelos preços praticados segundo o nosso amigo joaquinense as terras tiveram umavalorização de 280% em 3 anos e a região mais valorizada e cara é justamente no Cruzeiro. Para os interesses locais ela reúne a melhor altitude, o clima ideal e outros atributos que a tornam a mais cara. Em alguns pontos o hectar chega a ser comercializado por R$ 10.000.

 

O Ronaldo registrava as 21h00 5,4oC e o Inmet 4,8oC, imagino o quanto não estava nesta noite lá em cima... Agora 22h25 com 4,8oC na automática do Ronaldo lá já deve estar se aproximando dos 2/3oC. Show de bola.

 

E volta a esfriar no próximo sábado/domingo. Desta vez uma massa bem oceânica.

 

Excelente, Caio! Para valorizar ainda mais aquilo lá temos que colher dados oficiais. Já informei a minha irmã sobre as novas medidas do abrigo. Vamos ver quanto vai dar.

 

Amanhã as máximas em São Joaquim serão belas! Hoje, como de praxe, é o trio Caxias do Sul, Gramado/Canela e São Chico que faz a festa das máximas baixas na entrada do ar frio. Passei o dia em Caxias onde não deve ter passado dos 12ºC, portanto acho que não passou dos 11ºC em Canela e São Chico hoje. Apesar de mais alta que Canela, São Chico é descampada, o que aumenta suas máximas em dias e sol como hj.

 

A sensação hj nas ruas de Caxias andou ao redor dos 0°C com o forte vento de oeste. Jogar futebol hj de manhã foi um "parto"....

Link to comment
Share on other sites

Um dado interessante. O INMET colocou a automática de Santana do Livramento no local dos meus sonhos: no aeroporto da cidade! Para aqueles que conhecem a região, o aeroporto da cidade fica no altiplano à oeste da cidade e com uma altitude de 330 metros, isto é, 130 metros mais alto que o centro da cidade!

 

Peguem o Google Earth e posicionem o cursor em 30º50S e 55º37W e mudem de perfil. Verão que à oeste de Sta. do Livramento há um belo e extenso planalto que vai até o Noroeste de Tacuarembó no Uruguai. É neste planalto que a estação se encontra. Lógico que o ideal era colocar ainda um pouco mais ao sul (ao redor dos 31ºS) e com a altitude próxima dos 400 metros como se verifica em alguns locais, mas esta do INMET já dá para o gasto, e como!!

 

Agora faz 6,8ºC com um terrível vento de oeste à 3,7m/s ou 13,3km/h! Mesma temperatura de Farroupilha na serra gaúcha.

 

Abs!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre estancou nos 14 graus, mesmo com vento e céu limpo. Pobre Marcos :lol: Caxias do Sul deve ter ficado com a menor máxima do RS, alguém sabe porquê :?:

E não pára por aí. Estou com 13° desde as 20 h!!! :evil: No anoitecer começou a fechar o tempo, que abriu logo em seguida e fechou de novo.

E pior é que, desde às 20 h até umas 22 h o tempo ficou limpo em toda POA... e nublado exatamente de onde moro para S e E! Incrível!! Olhando à frente de casa, tudo estrelado; atrás, absolutamente branco de estratus! Então fiquei vendo estrelas sem a temperatura baixar 0,5°!!! Não dá para acreditar.

Agora, estou em 13,5°, sendo que eu tinha 13,8°/13,9° lá pelas 20 h. Minha esperança é de que não abra o tempo amanhã, já que, na situação de agora, com certeza não baixa de 12,5°!

 

Chutei o balde pra África!!!

Link to comment
Share on other sites

Floripa, Ivinhema (MS) e Campo Grande já estão se aproximando de POA. À 1 h, Floripa tinha 15,4°, Ivinhema 13,4° (0,1° a mais do que aqui) e Campo Grande 14,5°.

 

Alguns destaque da 1 h:

Ponta Porã: 10,3°

Santo Augusto: 7,0° :shock:

Livramento: 6,8° :shock:

e... Santa Maria: 10,7°. :-s

 

Nessa caso, Santa Maria também está estancando a queda (0,6° na última hora). A nebulosidade do ciclone está abrangendo todo o E do RS, iclusive parte do S e centro do estado. Tramandaí está em modestíssimos 14,0°.

O trunfo de POA, amanhã, será a máxima. Se não abrir, não passa dos 16°.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.