Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

Este fórum só existe graças a SJ e sua neve!!!

 

Criei o site instigado pelas grandes nevadas ocorridas nas décadas de 50 a 70 em Palmas, acreditando que seu estudo e divulgação seria um passo importante na descoberta de maiores informações sobre o tema. Nunca tinha visto neve, nunca vi neve. Mal tinha conhecido São Joaquim, e mais uma vez, o Ronaldo que o diga.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Este fórum só existe graças a SJ e sua neve!!!

 

Criei o site instigado pelas grandes nevadas ocorridas nas décadas de 50 a 70 em Palmas, acreditando que seu estudo e divulgação seria um passo importante na descoberta de maiores informações sobre o tema. Nunca tinha visto neve, nunca vi neve. Mal tinha conhecido São Joaquim, e mais uma vez, o Ronaldo que o diga.

 

Sds.,

 

 

Não falei que ele foi criado por causa de SJ e sua neve!! Mas digo que ele se manteve e cresceu ao longo do tempo por este motivo!! Somos um bando de fanáticos por neve!! Esta é a verdade!! Parecemos torcedores do Corinthians na década de 1970, ou do Botafogo na de 1980!! Torcemos por algo que se tornou improvável desde 2001!!

 

Pode ser que você até tenha razão!! Se voltar a nevar em SJ como ocorria antes do BAZ ser criado, ele até pode acabar!! Dizem que a torcida do Corinthans e do Botafogo diminuíram proporcionalmente depois dos títulos, he he he!! Neste caso seríamos todos masoquistas!!!!

Link to comment
Share on other sites

As mensagens do Zé chegam a assustar, mas tenho que admitir que, na minha opinião, estás sendo profundamente pessimista, meu amigo! Estamos saindo de um maio histórico (onde ainda não vi a temperatura subir dos 25ºC aqui em Porto Alegre. Inédito!!!) entrando num junho promissor que, se ficar na média, será no mínimo sensacional se compararmos ele com o do ano anterior. Com qualquer sinal de veranico no meio do inverno e a galera começa a entrar em estado febril...isso é resultado da nossa imensa secura de neve nos últimos anos. Esse ano tem que atropelar! Não aguento mais essa lenga-lenga aqui no BAZ!!!

 

Não podemos esquecer que esta é a característica do nosso clima: a instabilidade e a variabilidade. O nosso clima não devia se chamar subtropical, mas, sim, o clima do "Crioulo-Doido". Acho que isso faria com que a galera criasse menos padrões em relação a ele, pois eles inexistem aqui! Portanto, esqueçam normais e esqueçam estatisticas, pois vivemos no clima do Crioulo-Doido (by Ronaldo). Teremos invernos ruins, verânicos, máximas negativas na serra, nevascas, regatas no Pq do Barigui em Curitiba em pleno julho e adolescentes voltando da festa gripados após serem surpreendidos pela noite fria na Praia de Atlântida em pleno janeiro! Enfim, este é o nosso clima e as nevascas logo virão! Se vivêssemos em Bariloche e as médias de temperatura, regime de neves, chuvas de lá comessacem a sofrer alterações drásticas, daí, sim, teríamos que ficar alarmados....

 

Falou!!!

 

O problema é que eu estou falando justamente da mudança dentro dos praâmetros de subtropicalidade!!!!

 

Nosso clima não é um clima de médias, e sim de extremos!!Isso eu sempre soube!!Afinal nossa cidade "gélida" tem médias de inverno igual a cidades litorâneas e de clima oceânico a 40-42 graus de latitude, o que não é nada gélido! A diferença sempre foram os extremos, uma vez qeu a Cidade do Porto e Valdívia tem temperaturas negativas e neve de forma bissesta!!

 

O problema é quando a nossa neve de verdade começa a virar bissesta também!! Ou seja, os extremos começam a ficarem raros!!

 

Este fórum só existe graças a SJ e sua neve!!! Se não fosse isso, ele não existiria! A minha preocupação é justamente o fim da neve joaquinense!!

 

Todos ficam falando bonito para me retrucar, mas ninguém conseguiu desmentir o fato de o período 2001-2005 ter sido o menos nivoso em toda a história!!! E não conseguirão, pois tratam-se de fato!!

 

Não comecei a "chorar" por causa de um veranico!! Comecei a "chorar" pela bruta reversão do la niña e pela perspectiva de que 2007 e 2008 sejam quentes!! Sabemos que em invernos quentes recentes a neve decente não dá as caras! Aliás não dá nem em invernos mais frios (como 2004)!

 

Todos os meses que o Ronaldo definiu recentemente (desde 2001)como "samba do crioulo doido" foram meses quentes e não doidos!!! Não houve neve e nem extremos de temperatura! Nenhum deles foi o samba do crioiulo doido "padrão" de SJ, como agosto de 1965, ou o período de inverno de 1994. Nestes anos, houve calor no inverno, oscilações enormes e neve e frio extremo em abundância e médias da normal apra baixo!! O samba do crioulo doido de agora é uma massa polar forte a cada 30 dias e méias bem aciam da normal, com uma nevezinha que só o Ronaldo e outros fanáticos como nós conseguem ver!!!

 

Será que vcs não percebem as mudanças???!!! Acham que está tudo normal!!???

 

Quem aqui tem coragem de dizer que a acumulação de neve entre 2001-2005 não foi a menor em períodos de 5 anos na história da região, perdendo por no mínimo 100%???!!!!!

 

Estudos diversos dizem que os trópicos desceram no hemisfério sul!! Alguém aí acredita que isso não influenciaria os fatores que causam nossa rara neve!!??!!

 

É claro que concordo contigo que a presença da neve se tornou bem menos corriqueira nos últimos 5 anos do que aquilo que tínhamos ao nosso alcance nas décadas de 80 e 90. Agora tu também hás de concordar comigo que jamais apresentamos padrões aqui no sul do Brasil! Aquela nevasca que tu mesmo viste pela janela do avião em 1996 sobre as serras de São Joaquim também não era (é) padrão para o nosso clima. Tivemos algo parecido no final da década de 80 e início da de 90, destacando aquela senhora nevasca de 1990, porém mesmo assim não podemos identificá-las como um fenômeno que caracteriza o clima de nossas serras. Por isso falei de Bariloche antes. Caso a neve estivesse começando a ficar escassa por lá, ou porque não dizer Nova York, Alpes, Grandes Lagos, etc, aí sim deveríamos começar a nos preocupar, pois o frio está lá, não aqui! O frio de lá, das altas latitudes, que é o que estará presente nos nossos ingressos de ar frio. Temos que nos preocupar com a fonte. Aqui o problema está mais correlacionado com a mecânica do sistema. A meu ver são eles os responsáveis pela característica de cada inverno. Somos altamente dependentes das correntes e jato, baixas na costa e da temperatura dos oceanos. Enfim, são eles os principais responsáveis pela condução do ar frio até nós.

 

Alguns podem até contra-argumentar dizendo que há toda essa onda de aquecimento global e o escambau, fazendo com que até mesmo a fonte esteja secando. Eu já deixei claro aqui que não sou partidário desta idéia por uma série de motivos que não vou repetir. Mas acho importante deixar uma nota a respeito de uma entrevista que assisti na TVCOM aqui de Porto Alegre na sexta-feira onde um dos entrevistados de um importante programa de entrevistas era um dos principais glaciologistas do Brasil. Não lembro o nome dele, mas sei que ele leciona na Geografia da UFRGS e, inclusive, acho que ele foi professor do Marcos na faculdade. Quando questionado sobre o aquecimento global (já é mecânico o negócio...) ele respondeu que este não é um consenso, pois pode fazer parte do padrão climático da terra. É aquela velha história dos ciclos...Por isso não podemos caracterizar nada ainda. É muito cedo!!! Afinal, como acabei de falar a nevasca de 1996 foi há apenas 10 anos atrás, o que não é nada para o padrão de tempo da Terra. Aliás, 2000, outro ano fantástico, também foi logo ali. Não consigo engolir esse papo de que as coisas estão mundando. Clima não é moda, que muda de 5 em 5 anos!!

 

Acho, também, que aquelas estações que apresentaram um aumento médio de temperatura nos últimos anos são mais resultado de fatores micro climáticos do que macro. Afinal, o que tinha ao redor das mesmas há cinqüenta anos atrás não é, de maneira alguma, o mesmo que existe hoje, alterando as características do local.

 

Falou!!

Link to comment
Share on other sites

As mensagens do Zé chegam a assustar, mas tenho que admitir que, na minha opinião, estás sendo profundamente pessimista, meu amigo! Estamos saindo de um maio histórico (onde ainda não vi a temperatura subir dos 25ºC aqui em Porto Alegre. Inédito!!!) entrando num junho promissor que, se ficar na média, será no mínimo sensacional se compararmos ele com o do ano anterior. Com qualquer sinal de veranico no meio do inverno e a galera começa a entrar em estado febril...isso é resultado da nossa imensa secura de neve nos últimos anos. Esse ano tem que atropelar! Não aguento mais essa lenga-lenga aqui no BAZ!!!

 

Não podemos esquecer que esta é a característica do nosso clima: a instabilidade e a variabilidade. O nosso clima não devia se chamar subtropical, mas, sim, o clima do "Crioulo-Doido". Acho que isso faria com que a galera criasse menos padrões em relação a ele, pois eles inexistem aqui! Portanto, esqueçam normais e esqueçam estatisticas, pois vivemos no clima do Crioulo-Doido (by Ronaldo). Teremos invernos ruins, verânicos, máximas negativas na serra, nevascas, regatas no Pq do Barigui em Curitiba em pleno julho e adolescentes voltando da festa gripados após serem surpreendidos pela noite fria na Praia de Atlântida em pleno janeiro! Enfim, este é o nosso clima e as nevascas logo virão! Se vivêssemos em Bariloche e as médias de temperatura, regime de neves, chuvas de lá comessacem a sofrer alterações drásticas, daí, sim, teríamos que ficar alarmados....

 

Falou!!!

 

O problema é que eu estou falando justamente da mudança dentro dos praâmetros de subtropicalidade!!!!

 

Nosso clima não é um clima de médias, e sim de extremos!!Isso eu sempre soube!!Afinal nossa cidade "gélida" tem médias de inverno igual a cidades litorâneas e de clima oceânico a 40-42 graus de latitude, o que não é nada gélido! A diferença sempre foram os extremos, uma vez qeu a Cidade do Porto e Valdívia tem temperaturas negativas e neve de forma bissesta!!

 

O problema é quando a nossa neve de verdade começa a virar bissesta também!! Ou seja, os extremos começam a ficarem raros!!

 

Este fórum só existe graças a SJ e sua neve!!! Se não fosse isso, ele não existiria! A minha preocupação é justamente o fim da neve joaquinense!!

 

Todos ficam falando bonito para me retrucar, mas ninguém conseguiu desmentir o fato de o período 2001-2005 ter sido o menos nivoso em toda a história!!! E não conseguirão, pois tratam-se de fato!!

 

Não comecei a "chorar" por causa de um veranico!! Comecei a "chorar" pela bruta reversão do la niña e pela perspectiva de que 2007 e 2008 sejam quentes!! Sabemos que em invernos quentes recentes a neve decente não dá as caras! Aliás não dá nem em invernos mais frios (como 2004)!

 

Todos os meses que o Ronaldo definiu recentemente (desde 2001)como "samba do crioulo doido" foram meses quentes e não doidos!!! Não houve neve e nem extremos de temperatura! Nenhum deles foi o samba do crioiulo doido "padrão" de SJ, como agosto de 1965, ou o período de inverno de 1994. Nestes anos, houve calor no inverno, oscilações enormes e neve e frio extremo em abundância e médias da normal apra baixo!! O samba do crioulo doido de agora é uma massa polar forte a cada 30 dias e méias bem aciam da normal, com uma nevezinha que só o Ronaldo e outros fanáticos como nós conseguem ver!!!

 

Será que vcs não percebem as mudanças???!!! Acham que está tudo normal!!???

 

Quem aqui tem coragem de dizer que a acumulação de neve entre 2001-2005 não foi a menor em períodos de 5 anos na história da região, perdendo por no mínimo 100%???!!!!!

 

Estudos diversos dizem que os trópicos desceram no hemisfério sul!! Alguém aí acredita que isso não influenciaria os fatores que causam nossa rara neve!!??!!

 

É claro que concordo contigo que a presença da neve se tornou bem menos corriqueira nos últimos 5 anos do que aquilo que tínhamos ao nosso alcance nas décadas de 80 e 90. Agora tu também hás de concordar comigo que jamais apresentamos padrões aqui no sul do Brasil! Aquela nevasca que tu mesmo viste pela janela do avião em 1996 sobre as serras de São Joaquim também não era (é) padrão para o nosso clima. Tivemos algo parecido no final da década de 80 e início da de 90, destacando aquela senhora nevasca de 1990, porém mesmo assim não podemos identificá-las como um fenômeno que caracteriza o clima de nossas serras. Por isso falei de Bariloche antes. Caso a neve estivesse começando a ficar escassa por lá, ou porque não dizer Nova York, Alpes, Grandes Lagos, etc, aí sim deveríamos começar a nos preocupar, pois o frio está lá, não aqui! O frio de lá, das altas latitudes, que é o que estará presente nos nossos ingressos de ar frio. Temos que nos preocupar com a fonte. Aqui o problema está mais correlacionado com a mecânica do sistema. A meu ver são eles os responsáveis pela característica de cada inverno. Somos altamente dependentes das correntes e jato, baixas na costa e da temperatura dos oceanos. Enfim, são eles os principais responsáveis pela condução do ar frio até nós.

 

Alguns podem até contra-argumentar dizendo que há toda essa onda de aquecimento global e o escambau, fazendo com que até mesmo a fonte esteja secando. Eu já deixei claro aqui que não sou partidário desta idéia por uma série de motivos que não vou repetir. Mas acho importante deixar uma nota a respeito de uma entrevista que assisti na TVCOM aqui de Porto Alegre na sexta-feira onde um dos entrevistados de um importante programa de entrevistas era um dos principais glaciologistas do Brasil. Não lembro o nome dele, mas sei que ele leciona na Geografia da UFRGS e, inclusive, acho que ele foi professor do Marcos na faculdade. Quando questionado sobre o aquecimento global (já é mecânico o negócio...) ele respondeu que este não é um consenso, pois pode fazer parte do padrão climático da terra. É aquela velha história dos ciclos...Por isso não podemos caracterizar nada ainda. É muito cedo!!! Afinal, como acabei de falar a nevasca de 1996 foi há apenas 10 anos atrás, o que não é nada para o padrão de tempo da Terra. Aliás, 2000, outro ano fantástico, também foi logo ali. Não consigo engolir esse papo de que as coisas estão mundando. Clima não é moda, que muda de 5 em 5 anos!!

 

Acho, também, que aquelas estações que apresentaram um aumento médio de temperatura nos últimos anos são mais resultado de fatores micro climáticos do que macro. Afinal, o que tinha ao redor das mesmas há cinqüenta anos atrás não é, de maneira alguma, o mesmo que existe hoje, alterando as características do local.

 

Falou!!

 

Mais uma vez eu reafirmo: não disse que o homem provoca o aquecimento!! O fato é que há aquecimento e o trópico desceu! Isso mudou nossa mecânica e tornou a neve de verdade muuuuiiito mais rara, quiçá impossivel!!

 

SJ e o RS tem meias normais e normais sob controle, mas os regimes de chuva e neve mudaram!! O PR tem meias normais absurdamente altas em relação as normais anteriores. Afinal o trópico que desce bate na nossa porta, e não na de vocês aí embaixo!!!

 

Aliás, quando se viu TRÊS SAFRAS DE VINHO MARAVILHOSAS SEGUIDAS NA SERRA GAÚCHA!!??? Se isso não é mudança climática, o que é então???

 

Do mesmo jeito que eu imagino que para isso ocorrer tenha de ter havido uma mudança, ficar sem neve decente por 5 anos também!!

 

Esta é a minha opinião, embasada por revistas de respeito como a Science e muitos outros! Não quero dizer que o homem provoque o aquecimento a mudança climática!! Mas que a mudança existe, ela existe!! Em breve veremos SC e RS, os paraísos da vitivinicultura e das azeitonas!! Teremos clima mediterrâneo por aí!! Aguardem!!!

Link to comment
Share on other sites

Correto! Falaste tudo! "Veremos"! Acho que ainda é precipitado tirar qualquer conclusão a respeito do nosso clima.

 

Sobre estiagens, acho que possuo alguma propriedade para falar que elas fazem parte do clima da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, pois a minha família, tipicamente formada por agropecuaristas da região, sempre afirmou que elas sempre estiveram presente do dia-a-dia do homem do campo. É um desafio que o gaúcho do oeste sempre teve que enfrentar.

 

Vamos ver como será este inverno! te vejo na próxima nevasca lá em São Joaquim (será em menos de dois meses!)

 

Abs!!

Link to comment
Share on other sites

Esta é a minha opinião, embasada por revistas de respeito como a Science e muitos outros! Não quero dizer que o homem provoque o aquecimento a mudança climática!! Mas que a mudança existe, ela existe!! Em breve veremos SC e RS, os paraísos da vitivinicultura e das azeitonas!! Teremos clima mediterrâneo por aí!! Aguardem!!![/size]

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

 

Sonho ou pesadelo, depende da pessoa. No meu caso pesadelo. Seria o fim ou quase isso da agricultura no RS.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

 

Sonho ou pesadelo, depende da pessoa. No meu caso pesadelo. Seria o fim ou quase isso da agricultura no RS.

Sds.

 

Depende da agricultura!!! Teríamos que identificar os nossos novos pontenciais. Existe agricultura para quase todo tipo de clima, com a excesão dos áridos, semi-áridos, etc...

Link to comment
Share on other sites

Depende da agricultura!!! Teríamos que identificar os nossos novos pontenciais. Existe agricultura para quase todo tipo de clima, com a excesão dos áridos, semi-áridos, etc...

 

Então que venha o clima mediterrâneo para cá e a minoria de produtores rurais da qual faço parte que se dane, que se f***! Afinal, a mudança não irá ter reflexo algum na economia gaúcha. Apenas meia dúzia de gatos pingados que vivem de benesses governamentais e sentados na grana iriam a bancarrota.

O RS será o melhor dos mundos com o novo clima!!

Somente eu mesmo, um egocêntrico incorrigível para pensar o contrário.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

CTBA TEM AS MESMAS NORMAIS DE 1931/1960, FOI FEITO O COMPARATIVO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS E FECHA, COM DIFERENÇA DE 0,++++ EM RELAÇÃO AQUELE PERÍODO.

 

FPOLIS NÃO APRESENTOU NENHUMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA TEMPERATURA. NOS EVENTOS EXTREMOS SIM, TEVE AS PIORES CHUVAS DA HISTÓRIA DE 1991 PARA CÁ.

 

S.JOAQUIM CONTINUA A APRESENTAR O MESMO PADRÃO DE TEMPERATURA. A CHUVA ESTÁ ALTERNANDO MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS. MAIS JÁ TIVEMSO ALGO PARECIDO NA DÉCADA DE SESSENTA. E UM PERÍODO DE 10 ANOS SEM NEVE ACIMA DOS 10 CM , NA CIDADE, CIDADE, CIDADE E NÃO NA REGIÃO, QUE EM 2000 TEVE MAIS 15 CM. E EM SETEMBRO DE 2001 MAIS DE 5 CM.

 

DE 1965 A 1970 FORAM ANOS EM QUE PRATICAMENTE NÃO TEVE INVERNO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM.

Link to comment
Share on other sites

Depende da agricultura!!! Teríamos que identificar os nossos novos pontenciais. Existe agricultura para quase todo tipo de clima, com a excesão dos áridos, semi-áridos, etc...

 

Então que venha o clima mediterrâneo para cá e a minoria de produtores rurais da qual faço parte que se dane, que se f***! Afinal, a mudança não irá ter reflexo algum na economia gaúcha. Apenas meia dúzia de gatos pingados que vivem de benesses governamentais e sentados na grana iriam a bancarrota.

O RS será o melhor dos mundos com o novo clima!!

Somente eu mesmo, um egocêntrico incorrigível para pensar o contrário.

Abraços.

 

Olha a perseguição, Tomasini!!! :o

 

Apenas disse que mudanças podem ocorrer em qualquer negócio, seja no couro-calçadista, no siderúrgico, em Telecom, etc. À meu ver os administradores, sejam eles de grandes empresas (fazendas) ou pequenas empresas, terão sempre que superar desafios, pois o mundo dos negócios é mutante.

 

Hoje a agricultura gaúcha está em crise. Meu pai não pára de chorar as pitangas e não me canso de dizer para ele dizendo que o agricultor esteve sempre mau acostumado, pois sempre teve a sua disposição uma demanda certa e fiél. Eram poucas as adversisdades, o câmbio sempre favorecia e o governo não incentivava a importação de grãos argentinos. A safra de 2005 foi uma excessão, mas o clima sempre trouxe uma surpresa e outra. Acho que o agricultor deve aprender a se precaver e diversificar mais os seus investimentos. Se vivemos em uma economia emergente onde o câmbio flutua livremente ao sabor do mercado, que façamos hedges cambias de 4 meses (tempo médio da safra). Meu pai vive falando que plantou arroz com um câmbio de R$2,40 e colheu por R$2,10. No ano passado o câmbio antes do plantiu estava em R$2,75 e a safra em R$2,45. Todos falam que o custo do plantiu não é pago pela safra. Eu rebato dizendo que ele deve aprender a se proteger. Faça hedge e crie um colchão de liquidez para se previnir em relação a crises que, repito, sempre irão existir! A diversificação dos investimentos é outra forma interessante de proteção. O Brasil pagou juros altíssimos nos últimos anos onde basicamente somente extrangeiros sabiam retirar lucros em cima destes papéis, o que torna o Brasil mais suscetível a choques de liquidez como o ocorrido nestas duas últimas semanas. Não custava nada ao produtor destinar parte dos seus recursos a títulos do tesouro. Pagavam quase que 20% ao ano bruto. Se o Brasil não incentiva a produção, não produza!!! talvez essa seja uma boa forma de se valorizar a agricultura, fazendo uma greve produtiva. Muitos iriam sofrer, mas pode ser uma boa saída. Alguns também podem dizer que poucos agricultores teriam condições de conhecer todos estes instrumentos. Eu retrucaria que administradores devem conhecer o mercado ao qual esão inseridos e aqueles que possuem mais informações a respeito dele, se sobressapirão. É um dever do administrador. Em São Paulo muitos já estão neste estágio mais avançado. Tá na hora do RS avançar neste quesito também.

Link to comment
Share on other sites

(...texto...) Caso a neve estivesse começando a ficar escassa por lá, ou porque não dizer Nova York, Alpes, Grandes Lagos, etc, aí sim deveríamos começar a nos preocupar, pois o frio está lá, não aqui! O frio de lá, das altas latitudes, que é o que estará presente nos nossos ingressos de ar frio. Temos que nos preocupar com a fonte. Aqui o problema está mais correlacionado com a mecânica do sistema. A meu ver são eles os responsáveis pela característica de cada inverno. Somos altamente dependentes das correntes e jato, baixas na costa e da temperatura dos oceanos. Enfim, são eles os principais responsáveis pela condução do ar frio até nós.

Maravilha!! Penso exatamente a mesma coisa!! 8)

 

(...texto...) Mas acho importante deixar uma nota a respeito de uma entrevista que assisti na TVCOM aqui de Porto Alegre na sexta-feira onde um dos entrevistados de um importante programa de entrevistas era um dos principais glaciologistas do Brasil. Não lembro o nome dele, mas sei que ele leciona na Geografia da UFRGS e, inclusive, acho que ele foi professor do Marcos na faculdade. Quando questionado sobre o aquecimento global (já é mecânico o negócio...) ele respondeu que este não é um consenso, pois pode fazer parte do padrão climático da terra. É aquela velha história dos ciclos...Por isso não podemos caracterizar nada ainda. É muito cedo!!! (...texto...)

O nome dele é Jefferson Cardia Simões e, se não me engano, doutorou-se em glaciologia na Inglaterra. Até a minha época ele era o único glaciologista do Brasil! 8)

 

Certa vez, na aula de Geografia Física 91º semestre), o Jefferson nos apresentou duas imagens da Antártida, onde se apresentava uma estação de pesquisa.

Na primeira foto aparecia a estação com a geleira estendendo-se ao longe, tudo branco, até o horizonte. Logo em seguida ele disse: "Isso é para quem não acredita em mudanças ambientais" (grifo meu). E na fotografia seguinte, tirada um ano depois, a geleira inteirinha havia sumido e a estação estava junto à um penhasco com o oceano e recheado de icebergs ao fundo.

Aquelas imagens foram chocantes. Não colocaram o Jefferson como partidário da crença de que havia aquecimento global, mas apresentava que o planeta pode sofrer mudança radicais em algumas de suas paisagens em um curto período de tempo.

Apenas isso. Só coloquei esse relato porque achei-o muito interessante.

 

Esta é a minha opinião, embasada por revistas de respeito como a Science e muitos outros! Não quero dizer que o homem provoque o aquecimento a mudança climática!! Mas que a mudança existe, ela existe!! Em breve veremos SC e RS, os paraísos da vitivinicultura e das azeitonas!! Teremos clima mediterrâneo por aí!! Aguardem!!![/size]

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

 

E o verão? Como seria? Com as águas quentes na nossa costa nesse período e os dias constantemente com pouca nebulosidade faria com que tivéssemos tempo muito seco e temperaturas, teoricamente, muito elevadas por longos períodos. A salvação seria um posicionamento "correto" da mPa e o fortalecimento de sua subsidência de forma que essa combinação não permitisse um aquecimento muito acentudo, pelo menos, das regiões mais próximas do mar. O interior, com certeza, teria sua temperatura média no verão arremessada às alturas!!! :(

Link to comment
Share on other sites

Para aqueles que precisam de água: na 2ª-feira à noite uma linha de instabilidade forma-se exatamente na faixa que atravessa o RS, provocando chuva em todo o estado. Porém, é na 3ª-feira à noite que uma forte frente fria forma-se sobre o NO e N do Uruguai, S e SO do RS e a província argentina de Entre Rios, provocando chuva intensa. Na 4ª-feira, o ciclone extratropical que o Caio vem avisando, forma-se rapidamente sobre ou imediatamente junto ao litoral S do RS, trazendo chuva forte e ventos fortes especialmente para o E do RS.

O boletima da MetSul ( http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1580 ) vale a pena ser lido.

SC e especialmente o RS terão um início de semana turbulento. Chuva fortes, muita instabilidade, ressaca e queda na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

CTBA TEM AS MESMAS NORMAIS DE 1931/1960, FOI FEITO O COMPARATIVO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS E FECHA, COM DIFERENÇA DE 0,++++ EM RELAÇÃO AQUELE PERÍODO.

 

 

 

Curitiba não aqueceu!!!!

A UFPR declarou duas vezes ano passado ao Jornal Gazeta do Povo matéria, citando um aquecimento na temperatura média da capital paranaense, de 1,5 a 2ºC nos últimos cinquenta anos.

Vejam as médias:

 

 

TM Anual, Cº:

 

1931- 15.98ºC7 1995- 18.01 :evil:

1932- 16.82ºC7 1996- 17.15

1933- 15.86ºC 77 1997- 17.61

1934- 16.44ºC 77 1998- 17.38

1935- 16.32ºC 77 1999- 16.84

1936- 16.93ºC 77 2000- 17.21

1937- 16.18ºC 77 2001- 18.15 :evil:

1938- 16.21ºC 77 2002- 18.78 :evil:

1939- 16.44ºC 77 2003- 17.87

1940- 17.00ºC 77 2004- 17.23

1941- 16.56ºC 77 2005- 18.12 :evil:

1942- 15.69ºC

1943- 15.85

1944- 16.24

1945- 16.21

1946- 16.27

1947- 15.93

1948- 16.05

1949- 16.34

1950- 16.32

1951- 15.83

1952- 16.34

1953- 16.44

1954- 16.73

1955- 16.19

1956- 15.97

1957- 16.30

1958- 17.26

1959- 17.50

1960- 16.63

 

Veja que de 31 a 90, só dois anos terminaram acima de 17ºC!!!

Já na aberração 95-2005 só 1999 terminou abaixo de 17ºC!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Esta é a minha opinião, embasada por revistas de respeito como a Science e muitos outros! Não quero dizer que o homem provoque o aquecimento a mudança climática!! Mas que a mudança existe, ela existe!! Em breve veremos SC e RS, os paraísos da vitivinicultura e das azeitonas!! Teremos clima mediterrâneo por aí!! Aguardem!!![/size]

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

 

Estás a esquecer um pequeno detalhe.... Pelas nossas latitudes, nosso clima mediterrâneo seria semelhante somente ao do norte da África, e não do sul da Europa!!!! Portanto, teríamos massas mais oceânicas que as do Norte da àfrica no inverno e neve só a mais de 2000m e de forma esporádica. Como não temos nada acima de 2000m, esqueçam a neve (a de verdade, pois a paraguaia seria abundante)!!!!

Link to comment
Share on other sites

DE 1963 A 1973 APENAS UM ANOS FICOU ABAIXO DA MÉDIA E QUATRO FICARAM ACIMA DOS 14,0ºC, NEM POR ISSO S.JOAQUIM AQUECEU....E FORAM 11 ANOS RUINS....

 

Já fiz a análise de temperturas para SJ e relamente é constatável que mesmo neste período mais quente não houve aquecimento!!! O mesmo vale para o RS!! Portanto, abaixo de 27oS as médias não foram afetadas! Entretanto, os padrões de precipitação o foram, e de forma drástica!!

 

Já em Ctba, a meia normal atual é muito, mas muito mais quente que a última normal!! O mesmo vale para SP e outras cidades paranaenses e do sul de SP! É o trópico baixando, gente!!!

 

Ele aquece as regiões em torno de 23-26, mas abaixo disso as mudanças no padrão atmosférico fazem com que a chuva e a neve mude. Vejam que como os bloqueios passam a ficar mais pra baixo, a região em torno de 27-33 não tem aquecimento, pois passa a ter o ar frio represado no inverno ou tempo fechado com frentes estacionárias e máximas abaixo da média!

Link to comment
Share on other sites

DE 1963 A 1973 APENAS UM ANOS FICOU ABAIXO DA MÉDIA E QUATRO FICARAM ACIMA DOS 14,0ºC, NEM POR ISSO S.JOAQUIM AQUECEU....E FORAM 11 ANOS RUINS....

 

Já fiz a análise de temperturas para SJ e relamente é constatável que mesmo neste período mais quente não houve aquecimento!!! O mesmo vale para o RS!! Portanto, abaixo de 27oS as médias não foram afetadas! Entretanto, os padrões de precipitação o foram, e de forma drástica!!

 

Já em Ctba, a meia normal atual é muito, mas muito mais quente que a última normal!! O mesmo vale para SP e outras cidades paranaenses e do sul de SP! É o trópico baixando, gente!!!

 

Ele aquece as regiões em torno de 23-26, mas abaixo disso as mudanças no padrão atmosférico fazem com que a chuva e a neve mude. Vejam que como os bloqueios passam a ficar mais pra baixo, a região em torno de 27-33 não tem aquecimento, pois passa a ter o ar frio represado no inverno ou tempo fechado com frentes estacionárias e máximas abaixo da média!

 

Eu concordo com a análise do Zé.

 

É importante analisar que quando ainda eram frequentes os episódios de frio que faziam com que as antigas normais fossem observadas do PR para cima, a neve ainda tinha certa frequência pelas nossas bandas. Ao passo com que estas ondas de frio que sustentavam as médias foram ficando cada vez menos frequentes, as médias foram subindo ao norte do paralelo 27 e o efeito mais sentido ao sul deste paralelo foram os episódios de neve que aos poucos estão cessando.

Link to comment
Share on other sites

Esta é a minha opinião, embasada por revistas de respeito como a Science e muitos outros! Não quero dizer que o homem provoque o aquecimento a mudança climática!! Mas que a mudança existe, ela existe!! Em breve veremos SC e RS, os paraísos da vitivinicultura e das azeitonas!! Teremos clima mediterrâneo por aí!! Aguardem!!![/size]

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

 

Estás a esquecer um pequeno detalhe.... Pelas nossas latitudes, nosso clima mediterrâneo seria semelhante somente ao do norte da África, e não do sul da Europa!!!! Portanto, teríamos massas mais oceânicas que as do Norte da àfrica no inverno e neve só a mais de 2000m e de forma esporádica. Como não temos nada acima de 2000m, esqueçam a neve (a de verdade, pois a paraguaia seria abundante)!!!!

 

Trípoli na Líbia é mais fria que qualquer cidade costeira do Brasil no inverno, e olha que não está muito longe do paralelo 30. E quanto ao frio estar faltando em regiões onde ele é constante, posso citar as geleiras derretendo nos pólos, na Groenlândia e nos Alpes como indício que nem tudo são flores nas zonas de clima temperado.

Link to comment
Share on other sites

Esta é a minha opinião, embasada por revistas de respeito como a Science e muitos outros! Não quero dizer que o homem provoque o aquecimento a mudança climática!! Mas que a mudança existe, ela existe!! Em breve veremos SC e RS, os paraísos da vitivinicultura e das azeitonas!! Teremos clima mediterrâneo por aí!! Aguardem!!![/size]

 

Isso seria a concretização de um sonho, quem sabe assim comece a nevar mais frequentemente em áreas ao nível do mar ou numa cota altimétrica mais baixa, assim como a redução dos períodos de veranico, como ocorre no clima mediterrâneo do sul da Europa e do Norte da África :lol:

 

Estás a esquecer um pequeno detalhe.... Pelas nossas latitudes, nosso clima mediterrâneo seria semelhante somente ao do norte da África, e não do sul da Europa!!!! Portanto, teríamos massas mais oceânicas que as do Norte da àfrica no inverno e neve só a mais de 2000m e de forma esporádica. Como não temos nada acima de 2000m, esqueçam a neve (a de verdade, pois a paraguaia seria abundante)!!!!

 

Trípoli na Líbia é mais fria que qualquer cidade costeira do Brasil no inverno, e olha que não está muito longe do paralelo 30. E quanto ao frio estar faltando em regiões onde ele é constante, posso citar as geleiras derretendo nos pólos, na Groenlândia e nos Alpes como indício que nem tudo são flores nas zonas de clima temperado.

 

Engano seu!!

 

Tripoli tem 13oC no mês mais frio, a latitude de Rio Grande- RS (32,5S) e 100 m de altitude na estação do aeroporto! Rio Grande-RS tem 13oC também no mês mais frio ao nível do mar e SVP tem 11oC ao nível do mar um grau de latitude mais ao sul!

 

Seguem abaixo os dados mensais. Fonte Weather Channel

Trípoli, Libia

 

 

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Máximas 16°C 17°C 19°C 22°C 25°C 28°C 32°C 32°C 29°C 26°C 21°C 17°C

Mínimas 9°C 9°C 11°C 13°C 16°C 19°C 22°C 23°C 21°C 18°C 13°C 10°C

Média 13°C 13°C 15°C 18°C 21°C 24°C 27°C 28°C 26°C 22°C 17°C 14°C

Precip. 28 mm 20 mm 20 mm 13 mm 5 mm 3 mm 0 mm 3 mm 20 mm 53 mm 33 mm 36 mm

Link to comment
Share on other sites

Tripoli tem um comportamento climático menos extremado que o RS. Na verdade, todo o litoral do Mediterrêneo não tem, em geral, as variações de temperaturas malucas que temos aqui no inverno. De vez em quando ocorrem eventos surpreendentes, como nevascas nas Ilhas Gregas ou no centro da Itália e S da Espanha.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em dinâmica climática, aquecimento, etc, olhem só que interessante as temperaturas das estações automáticas do INMET no RS nesse momento (12 h):

 

POA: 16,4°

Rio Grande: 13,0° e nublado

Santa Maria: 13,0° e nublado com chuva pela manhã

Santana do Livramento: 13,0°

Santo Augusto: 26,4° :shock:

 

À medida em que a frente fria vai se formando, ventos vindo do Chaco abastecem de calor e umidade o NO do RS!

Aqui em casa, estou com 17,2° e 72%. A pouco estava 16,3°. Minha mínima foi de 11,7° e deu generosos 10,0° no INMET (automática). 8)

À oeste o tempo já está bem nublado com altoestratus e com aspecto azul-escuro. A máxima não vai chegar nem a 18° e deve chover já nessa tarde!

Link to comment
Share on other sites

Por falar em dinâmica climática, aquecimento, etc, olhem só que interessante as temperaturas das estações automáticas do INMET no RS nesse momento (12 h):

 

POA: 16,4°

Rio Grande: 13,0° e nublado

Santa Maria: 13,0° e nublado com chuva pela manhã

Santana do Livramento: 13,0°

Santo Augusto: 26,4° :shock:

 

À medida em que a frente fria vai se formando, ventos vindo do Chaco abastecem de calor e umidade o NO do RS!

Aqui em casa, estou com 17,2° e 72%. A pouco estava 16,3°. Minha mínima foi de 11,7° e deu generosos 10,0° no INMET (automática). 8)

À oeste o tempo já está bem nublado com altoestratus e com aspecto azul-escuro. A máxima não vai chegar nem a 18° e deve chover já nessa tarde!

 

AQUI ESTÁ COM 18,4°C AS 12:46

Link to comment
Share on other sites

Tripoli tem um comportamento climático menos extremado que o RS. Na verdade, todo o litoral do Mediterrêneo não tem, em geral, as variações de temperaturas malucas que temos aqui no inverno. De vez em quando ocorrem eventos surpreendentes, como nevascas nas Ilhas Gregas ou no centro da Itália e S da Espanha.

 

Esse inverno a Acrópole de Atenas teve que ser fechada aos visitantes por causa da neve, essa mesma nevasca deixou várias cidades gregas isoladas.

 

E Trípoli teve 11 graus de média em janeiro passado. http://www.wunderground.com/history/airport/HLLT/2006/1/29/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

Link to comment
Share on other sites

Tripoli tem um comportamento climático menos extremado que o RS. Na verdade, todo o litoral do Mediterrêneo não tem, em geral, as variações de temperaturas malucas que temos aqui no inverno. De vez em quando ocorrem eventos surpreendentes, como nevascas nas Ilhas Gregas ou no centro da Itália e S da Espanha.

 

Esse inverno a Acrópole de Atenas teve que ser fechada aos visitantes por causa da neve, essa mesma nevasca deixou várias cidades gregas isoladas.

 

E Trípoli teve 11 graus de média em janeiro passado. http://www.wunderground.com/history/airport/HLLT/2006/1/29/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Porque o inverno passado foi frio no mediterrâneo!! POA teve isso em julho de 2000 mesmo tendo normal superior e SVP já teve menos de 8oC em julho!!! Rio Grande teve 10oC ou 9,5oC em julho de 2000, se não me engano!

Link to comment
Share on other sites

POA teve algo como 11,6° ou 11,7° em julho de 2000, ficando 0,3° ou 0,4° acima do valor de jul/96, o 3º mais frio dos registros históricos da cidade. O mês mais frio já registrado foi num julho da década de 40, com incríveis 10,4° de média!! :shock:

 

Zé, em jul/2000, Rio Grande ficou em 9,5° mesmo. E, se não me engano, Torres ficou em 12,X°. Enfim, julhos de 1996 e 2000 foram surpreendentes e históricos!

Link to comment
Share on other sites

Tripoli tem um comportamento climático menos extremado que o RS. Na verdade, todo o litoral do Mediterrêneo não tem, em geral, as variações de temperaturas malucas que temos aqui no inverno. De vez em quando ocorrem eventos surpreendentes, como nevascas nas Ilhas Gregas ou no centro da Itália e S da Espanha.

 

Esse inverno a Acrópole de Atenas teve que ser fechada aos visitantes por causa da neve, essa mesma nevasca deixou várias cidades gregas isoladas.

 

E Trípoli teve 11 graus de média em janeiro passado. http://www.wunderground.com/history/airport/HLLT/2006/1/29/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

JÁ VÍ MÉDIA DE 7,8 EM JULH EM STA VITÓRIA, NÃO LEMBRO O ANO.

 

Porque o inverno passado foi frio no mediterrâneo!! POA teve isso em julho de 2000 mesmo tendo normal superior e SVP já teve menos de 8oC em julho!!! Rio Grande teve 10oC ou 9,5oC em julho de 2000, se não me engano!

Link to comment
Share on other sites

Pancadas fortes de chuva aqui em POA, e a frente fria já começa a organizar o ciclone junto à costa do RS. Estou com 16,7° e 94%.

Pelas imagens de satélite, alguns pontos de origem da divergência em "V" causada pelo jato estão passando próximo ou sobre POA. Tivemos violentas trovoadas anteriormente, inclusive um raio passou sobre minha casa, a 1 h atrás, caindo a menos de 300 m daqui e seguido de um forte estrondo!! Tive de desligar o computador por um tempo por garantia de segurança.

Ainda vamos ter mais água!

 

E só para anotar: em Tramandaí choveu 60 mm entre 22 e 0 h de domingo para 2ª-feira.

Link to comment
Share on other sites

Média de Maio em Campinas:

 

local / med. máx / med. mín / média

IAC / 24,7 / 13,0 / 18,8

Def. Civil / 24,0 / 11,5 / 17,7

Aero / 22,5 / 12,9 / 17,8

 

As mínimas absolutas foram de 9,0ºC no IAC, 7,5ºC na Defesa Civil e 10ºC em Viracopos :roll: . Foi um bom maio, com médias em torno de 1-1,5ºC abaixo do normal.

O destaque negativo é para a falta de chuva. 6,1 no IAC e 9,1 na Defesa Civil :?

 

OBS: Os dados do Cepagri não são disponibilizados por muito tempo, apenas os últimos 10 dias. Vou começar a anotar diariamente.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.