Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Janeiro Seco: Frio ou quente?


lucasfumagalli
 Share

Recommended Posts

Amanhã começa o mês de Janeiro, com as águas do oceano pacífico tendenciando um resfriamento gradativo, se espera redução das chuvas para o verão, outono e inverno, e ainda, temperaturas que deverão ficar aos poucos abaixo das médias. As primeiras ondas de frio que deverão provocar as geadas chegarão em Abril romantizando um inverno que em 2006 poderá ser o mais frio desde o ano 2000.

Para Janeiro, a modelagem numérica sugere um mês mais seco do que o normal na região Sul do Brasil. No Mato Grosso do Sul e em São Paulo dias de instabilidades tropicais ativas e pancadas de chuvas. Mas sobre o Mato Grosso do Sul a chuva tende a diminuir sobre o centro-sul do estado.

No Paraná janeiro experimentará tempo mais seco. Maior quantidade de nuvens nos setores Leste, Litoral e Nordeste. As chuvas se concentrarão, sobretudo, sobre o Litoral do estado. No Sudoeste a estiagem continua e "pode virar seca" No Oeste a chuva continuará bem abaixo do normal

 

E o Mês nem começou e em Janeiro teremos logo de cara uma onda de calor? De acordo com alguns modelos sim! O americano arrisca muito calor para o Rio Grande do Sul, e eu aumento. Santa Maria que se prepare, a temperatura poderá chegar a 37 graus naquela região?

 

Com a confirmação do tendenciamento seco sobre o Sul, janeiro deverá apresentar-se mais quente? Temperaturas da tarde acima do normal? Á exemplo de dezembro, no interior de Santa Catarina, no Noroeste Gaúcho e no Oeste e Sudoeste do Paraná SIM!

 

Numa rápida retrospectiva, deixamos para trás o verão de 2002 e 2001, quais foram chuvosos na região Sul, e desde então, seguimos numa legião de verões mediterraneos para mais tarde, quem sabe, experimentar céu encoberto e frio.

 

Aliás, a estação chuvosa do verão havia de ter migado para o outono e para o inverno?

 

Feliz 2006

Link to comment
Share on other sites

Nada mal, verão é quente mesmo. Só tem que haver chuva.

 

Sds.,

é, se não fosse pela temperatura muito acima do normal e a chuva tão abaixo da média, estariamos feitos

O calor nem me espanta nesta época. Que esquente mesmo, agora. Tudo tem sua hora. Mas da chuva é complicado abrir mão. Não só agora, mas a todo momento.

 

Por aqui parece-me que a chuva é iminente nas próximas horas.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Nada mal, verão é quente mesmo. Só tem que haver chuva.

 

Sds.,

é, se não fosse pela temperatura muito acima do normal e a chuva tão abaixo da média, estariamos feitos

O calor nem me espanta nesta época. Que esquente mesmo, agora. Tudo tem sua hora. Mas da chuva é complicado abrir mão. Não só agora, mas a todo momento.

 

Por aqui parece-me que a chuva é iminente nas próximas horas.

 

Sds.,

 

Mas se for para o verão ser o verão médio pelas bandas do leste, nem esquenta tanto. Espero que nem tenha calor.

Link to comment
Share on other sites

aqui no Oeste 2006 começou maravilhosamente bem. Choveu muito e a temperatura cai bastante.

a temperatura no final da tarde, depois da chuva:

 

atual5tn.th.jpg

 

a muito tempo não havia temperatura tão baixa entre 15 e 19 horas! A mínima registrada em Cascavel durante a tarde foi de 18,7

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

com tantas secas e estiagens , no verao daqui do sul , sera que o setor oeste da nossa regiao ta virando de subtropical , para mediterraneo ?

 

Cômicamente eu ja me fiz esta pergunta. Se isso acontecesse iria ser uma trajedia!

1, 2, 3. Eu, tu e se me engano o Zé Vicente, já especulamos sobre essa possibilidade. Mas acho que ainda é cedo pra tirar alguma conclusão.

 

Modelos das 06Z dao muito calor para o dia 09/01

 

Maximas na argentina entre 43 e 45 e no RS entre 41 e 43 graus. galera se preparem para torrar.

(vejam a coincidência com o dia 8 e o dia 9 de Janeiro do ano passado)

 

Tá bom, tá bom...

Fui!

Link to comment
Share on other sites

Tá longe de ser mediterraneo, mas em alguns locais do sul gaucho poderiamos rever essa possibilidade.

 

E a chuva de janeiro CONTINUA. É o terceiro dia seguido de chuva em Cascavel. A tarde desta terça feira passou de quente a fresca. Chove bem forte neste momento, com trovoadas, e em menos de 10 minutos de chuva ja sãoa cumulados 10mm nesta tarde. Agora faz 19 graus em Cascavel!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

amanha deve chover de novo sobre o PR

NOTA: No mês passado o NCEP previa pouquissima chuva para o começo de janeiro, em todo Paraná, olha que reviravolta

 

Novamente, a massa de ar quente está ficando pra escanteio, e depois do dia 12 voltarão as pancadas de chuvas, inclusive com periodo mais ameno depois do dia 15 (e mais instável)

 

seria um mes de janeiro dentro da média no PR?

Link to comment
Share on other sites

O início de janeiro é quase sempre quente. Nesta época é que tenho mais formaturas para ir, sendo o terno e gravata um verdadeiro pavor. Há 3 anos consecutivos faço isso e estou notando que o final de semana não será fácil.

 

Sds!

 

:D Ahahaha. Enfim alguém com o mesmo dilema que eu. Olha eu prefiro não ir a esse eventos a suar sabe. Imangine que não fui nem na minha... Casamentos que ocorrem nessas datas são virtualmente deixados de lado

Link to comment
Share on other sites

Bah, aqui em Porto Alegre usar gravato nesta época também é impraticável!

 

Os caras deviam fazer que nem três amigos meus. Vão se formar em administração próximo dia 14 e a festa vai ser em Atlântida no litoral. Muito mais fresco, não? :P

 

Agora, está ficando crítica a situação. Olhei os modelos e estão prevendo mínima de 30ºC e máxima de 40ºC para Santa Maria na segunda-feira :shock: . Previsão feita pelo CPTEC. Porto Alegre não deve ficar muito longe disto....

 

Como tive que ficar em POA neste fds. Não pude ir para praia (Torres) por motivos profissionais, irei definitivamente assar no portinho neste céu límpido, mas, felizmente, AZUL!!

Link to comment
Share on other sites

Bah, aqui em Porto Alegre usar gravato nesta época também é impraticável!

 

Os caras deviam fazer que nem três amigos meus. Vão se formar em administração próximo dia 14 e a festa vai ser em Atlântida no litoral. Muito mais fresco, não? :P

 

Agora, está ficando crítica a situação. Olhei os modelos e estão prevendo mínima de 30ºC e máxima de 40ºC para Santa Maria na segunda-feira :shock: . Previsão feita pelo CPTEC. Porto Alegre não deve ficar muito longe disto....

 

Como tive que ficar em POA neste fds. Não pude ir para praia (Torres) por motivos profissionais, irei definitivamente assar no portinho neste céu límpido, mas, felizmente, AZUL!!

 

meus pêsames :lol:

Link to comment
Share on other sites

Lucas, o forte do calor que atinge o RS raramente é o mesmo do Paraná.

 

O calor daqui é proveniente daquela língua que se estente desde o norte da Argentina, passando por Santiago del Estero, depois Corrientes, cruzando o RS pela Região das Missões até atingir Porto Alegre. Por isso a distinção entre Cascavel e Soledade

Link to comment
Share on other sites

Lucas, o forte do calor que atinge o RS raramente é o mesmo do Paraná.

 

Graças a DEUS!!! Aqui no Paraná, quando esquenta, em geral vem de NW/W se não me engano...

 

Sds.,

 

Ah, com certeza! Realmente, as ondas de calor que fazem a temperatura disparar por aqui são aquelas que vem de Oeste e Noroeste, como afirmou o Luiz, sendo elas sempre menos intensas do que estas que cobrem o RS, menos a de março de 2005, que provocou recordes de temperatura em todas as cidades do Oeste, chegando oficialmente aos 40 graus em Foz do Iguaçu e 37 na regiao de Cascavel. Este ano não espero mais esses recordes... tomara :shock:

Link to comment
Share on other sites

Hoje, a previsão do tempo da CNN Internacional deu destaque à chegada da La Niña para essa ano.

Destacava, na lista de alterações ao redor do globo, no aumento das chuva no "NE Brazil". Os únicos locais em que se falava de resfriamento eram o O do Canadá e as planícies centrais dos EUA. O "resto" era, ou chuva, ou calor, ou seco, ou ambos os dois últimos.

Resumo: o Sul e Sudeste devem, para a felicidade baziana, um inverno mais frio, porém, como se espera por essa lógica, também mais seco.

Se o déficit hídrico não for revertido ainda nesse verão e mesmo no outono (o que é muuuuito difícil), as perspectivas para a agricultura no Centro-Sul do Brasil (somada às geadas) são péssimas. :?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.