Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

04-11-2005 - Temporal FORTE em Porto Alegre


Alexandre Holzhey
 Share

Recommended Posts

Maravilha, Alexandre H.!

Essas fotos foram tiradas onde? Cidade Baixa? (Para os que não conhecem, ao lado do Centro de POA.)

Por aqui, próximo ao Iguatemi, minha rua virou um rio que eu jamais vi!!! O poste da esquina debaixo da minha casa (moro numa esquina) barrava a água que descia.

 

E olha que 20 minutos de chuva devem ter descarregados, no mínimo, uns 70 mm. No total, eu apostaria que caiu 80 mm em uns 30 min. Histórico!

Link to comment
Share on other sites

Maravilha, Alexandre H.!

Essas fotos foram tiradas onde? Cidade Baixa? (Para os que não conhecem, ao lado do Centro de POA.)

Por aqui, próximo ao Iguatemi, minha rua virou um rio que eu jamais vi!!! O poste da esquina debaixo da minha casa (moro numa esquina) barrava a água que descia.

 

E olha que 20 minutos de chuva devem ter descarregados, no mínimo, uns 70 mm. No total, eu apostaria que caiu 80 mm em uns 30 min. Histórico!

 

Isso, o bairro fica a uns 3 Km do Guaíba! Foi bem como você comentou no outro tópico: a chuva foi ficando pior, pior... quem achava que já estava no limite se enganava! Foi como grandes temporais que eu assistia há uns 10 anos atrás, pois nossa janela era de madeira exposta e eu ficava sempre temeroso que o vento a danificasse, depois dessa vou ficar mais confiante!! Mas uma coisa foi diferente: a luz! Sempre faltava luz naquela época, hoje houve uma queda de uns 5 minutos apenas. :D

Link to comment
Share on other sites

O que todos querem saber. Tens fotos Jacque ?

 

Perto de 500, e muitos filmes... Mas queria postar legal, com qualidade, pois vale a pena ver a maior frente de rajada que ja vi na vida... E em PoA...

 

Bah Jaque, usa o Imageshack então!! Mas não deixa de postar estas fotos!!! 8)

 

Alê,

 

Te passei mail, não sei como fazer no Imageshack... Tem que cadastrar... Vou tentar ligar para o meu provedor e ver se ele libera pelo menos essas... Caso não der, vou entrar no site e ver... Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Essas são algumas imagens da formação deste temporal e quando ele girou para o leste e explodiu sobre a cidade. Uma das frentes mais bonitas que já presenciei em PoA. Tom azulado porque anoiteceu mesmo. Para não sobrecarregar o tópico depois gero outro com as lindas CBs do dia. A formação chegou de sul e oeste ao mesmo tempo.

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

 

Reparem no centro da imagem que um funil surgiu, abriu caminho com muita vontade. Está escura, mas dá para ver.

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

 

Divirtam-se!

Link to comment
Share on other sites

Meus Deus do céu!!

Que fotos admiráveis!!

A décima então é de tirar o fôlego.

Que inveja de não ter presenciado tal monstro se aproximando.

Nestes momentos me sinto mais vivo do que nunca.

Saudade de presenciar algo assim apesar de todos os perigos inerentes a ele.

Meus parabéns Jaque!!!

Quero ou melhor queremos mais!!!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, Jaque!!!!!! :shock: :shock: Que mão cheia, hein? De tirar o chapéu!!

Logo que as frentes de rajadas apareceram, relatei no outro tópico que havia várias delas, cobrindo desde o N, girando para o O e também S de POA. Havia 2 ou 3 Cb´s rondando a cidade, sendo que a tal super-célula estava ao N, atingindo a Região Metropolitana.

 

Agora, para animar ainda mais, há um relato de um tornado na região do aeroporto. É só ver o comentário no site do Clic RBS, no mural com os relatos do público.

 

Enfim, um dia histórico!!! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Jaque, estou tomando a liberdade de postar a tua foto que mais me impressionou com uma edição de redução de ruídos. Espero que gostes ok?

Abraços.

 

Está realmente bem mais bonita, usei asa 800 nessas imagens porque era noite na cidade, obrigada pela gentileza. Puxa, deveria saber usar esse seu programa, mas achei realmente complicado. Olha, amanhã gero um tópico com mais imagens, além dos Anvil em close. Realmente Tomasini, foi um super temporal, estava filmando as descargas quando a coisa ficou preta, dei uma olhada geral e a frente de rajada se formou na minha frente e já tomou rumo leste, giro de 90 graus em segundos com muito vento, era redonda, um show mesmo.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, Jaque!!!!!! :shock: :shock: Que mão cheia, hein? De tirar o chapéu!!

Logo que as frentes de rajadas apareceram, relatei no outro tópico que havia várias delas, cobrindo desde o N, girando para o O e também S de POA. Havia 2 ou 3 Cb´s rondando a cidade, sendo que a tal super-célula estava ao N, atingindo a Região Metropolitana.

 

Agora, para animar ainda mais, há um relato de um tornado na região do aeroporto. É só ver o comentário no site do Clic RBS, no mural com os relatos do público.

 

Enfim, um dia histórico!!! 8)

 

Abraços!

 

Marcos,

 

Li seus comentários e a ZH, os relatos são impressionantes. Olha, a coisa foi histórica mesmo, quando pude subir no fim de tarde havia lindas CBs em formação e uma vinda de Oeste, depois deu uma parada, tudo desapareceu, voltei e meu irmão ligou dizendo: Chegaram as nuvens, referindo-se a um bloco de CBs que veio de Oeste e passou mais ao sul de PoA, subi correndo e vi alguns relâmpagos, mas quando se formou aquele circulo..., quase fechando cheguei a ficar apavorada com o que aconteceria com P. Alegre... E foi isso aí...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Duvida tecnica:

Jaqueline

Nao foram todas as fotos que voce tirou com ASA 800, certo? Só as que ficaram mais granuladas... ou estou me enganando?

 

500 fotos? 5 centenas? :shock: :shock: :shock: :shock: :wink:

Acho que nem em toda minha vida (desde que entrei na faculdade de Jornalismo), cheguei nesta marca!

Animal aquela foto mais noturna, onde as nuvens pareciam querer baixar sobre a cidade, e engoli-la! :roll:

 

É... o tempo está ficando emocionante. Será que este aumento de energia na atmosfera, implicará em ciclones extratropicais mais poderosos no proximo inverno, e posiconados a poucas centenas de quilometros de POA?

Link to comment
Share on other sites

Jac

 

Estava estranhando tu não teres postado fotos. É "chover no molhado", literalmente, dizer que essas fotos são um primor. Parabens guria, um belo registro mais uma vez assim como foram as do Alexandre H.

 

Valeu mesmo

 

 

Cezar Duquia

 

Duquia,

 

Fiquei extremamente apreensiva com a atividade elétrica e depois, como boa noveleira, só de último capítulo, fui assistir a solfredora... em seu suplício final, hehehe!!!

 

Olha, vi várias nuvens apontarem seus funis, fiquei o quanto foi possível observando a tormenta até a água me dar um banho, observei de muitos ângulos, estava escuro, mas para os olhos dava, pensei que um tornado fosse se formar tal a violência das rajadas e condições atmosféricas, cheguei a filmar o vórtice que recolhia a ponta e alargava bem na minha frente, mas depois que veio a água, uma densa cortina fechou tudo e ficou impossível ver, foi um susto, a formação foi ligeira e fez uma curva espetacular, não tinha visto tão grande ainda.

 

Obrigada, realmente entre sustos e corrida consegui fazer essas imagens.

 

Duquia, será que tens alguma imagem de radar e de raios, ao norte da cidade foi muito forte, eram em conjunto e de forma intermitente.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Bah Jaque, muito lega tchê!! Pegaste o bichano invadindo POA!! :wink: :twisted:

 

Eu particularmente gostei muito da 6 (aquela típica formação de frente, acho muito bonita), da 8 (mostra a frente de um ângulo legal, com a cidade embaixo) e da 10... é claro!!! :D:D

 

Alexandre,

 

Obrigada, bonita frente de rajada mesmo em nossa cidade. Uma das maiores que já vi, e mais intensa também. Gostaria de saber se sabes clarear ou contrastar video, precisaria de ajuda...

 

Filipe,

 

Obrigada!

 

 

Luciano,

 

Depois que configurei para asa 800 fiz imagens em pose e outras normal, por isso a diferença de cor e pigmento, realmente dá uma tensão, pois a câmera não desempenha, e as coisas acontecem muito rápido, além de ter que se cuidar de descargas e um medo natural que está junto associado a uma adrenalina incrível, um pouco a gente para e curte a coisa também... Mas, consegui essas imagens.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Buenos, uma volta pela Zona Norte mostra que foi uma das mais atingidas...

 

Aqui um posto perto da ponte do Guaíba:

 

dsc025265jg.th.jpgdsc025276gc.th.jpgdsc025283dl.th.jpg

 

 

perto dos pavilhões da VARIG encontrei uma árvore caída. Ao lado, na Prossegur eu acho, haviam vários arbustos e outra árvore caída, mas me aproximei para tirar foto e o segurança disse que precisava de autorização... :cry:

 

dsc025302aj.th.jpgdsc025314yo.th.jpg

 

Aqui uma idéia do tronco desta árvore:

 

dsc025351iu.th.jpg

 

 

Ao lado do posto do Laçador (a primeira foto é uma parte da árvore que caiu)

 

dsc025366jy.th.jpgdsc025377nx.th.jpg

 

Aeroporto antigo, este luminoso pode ter tombado... estavam carregando ele.

dsc025393il.th.jpgdsc025409xk.th.jpg

 

Ainda no aeroporto, outro luminoso afetado e na rótula várias palmeiras com o topo arrancado fora.

 

dsc025424aa.th.jpgdsc025439xs.th.jpg

 

Tem mais fotos, mas a internet aqui está lenta e eu tenho que sair de novo agora...

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Obrigada pela dica, fui ao posto e conversei com o dono e funcionários, foi apenas ali o estrago. A cobertura subiu e quando aterrissou desabou para o lado. Depois fui no aeroporto e percebi o pavilhão do outro lado da Av. com teto absolutamente demolido, luminárias caidas e árvores com galhos partidos. Fui lá conferir e a empresa retirou uma placa que desabou na mesma linha. Fica tudo na direção do Aeroporto. Conferi o muro do H. Militar e mais alguns estragos. Conseguiste mais alguma coisa...

 

 

Tomasini,

 

Aqui estão as imagens do dia, perto de 16h30min em diante.

 

Muitas CBs começaram a se formar simultaneamente:

 

Bloco zona Norte em evolução

1

1.jpg

2 - INCUS

2.jpg

3.jpg

close mammatus no centro

4.jpg

 

Bloco zona leste

 

Iniciou como INCUS CALVUS e desapareceu quando o sol sumiu.

5.jpg

Depois de 20min a formação do anvil e as mammatus e pileus

6.jpg

7.jpg

 

Bloco Oeste

CB enorme, quando chegou a pressão foi a 998 e provocou ventania em Guaíba e era uma CB ARCUS. Tomou rumo sudeste. Então refrescou um pouco, mas não precipitou na cidade.

 

8.jpg

9.jpg

 

Mammatus encheram o céu.

10.jpg

 

Chegada de blocos de CBs de oeste. Começou a ventar mais forte.

11.jpg

12.jpg

 

Rapidamente iniciaram raios a oeste, passando depois a norte e o sistema foi se apresentando.

Frente de rajada

13.jpg

avançando a norte

14.jpg

Fechando o circulo que tomou rumo leste. Nesse momento muitas descargas ao norte, vento muito forte ainda sem precipitação.

15.jpg

 

Minutos depois começou a chuva de forma torrencial no centro, precipitação de granizo pequeno e cortinas densas.

 

É isso!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque!!

 

P.Q.P.!!

 

As fotos estao realmente incriveis....... a foto 10 deveria estar na capa da ZERO HORA no dia seguinte.....(ja que e tarde para isso, voce deveria entrar em contato com eles para talvez publica-la nos proximos dias.......tenho certeza que vai ser um sucesso)

 

Voce deve ter se sentido como um "tornado chaser"!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Jaque!!

 

P.Q.P.!!

 

As fotos estao realmente incriveis....... a foto 10 deveria estar na capa da ZERO HORA no dia seguinte.....(ja que e tarde para isso, voce deveria entrar em contato com eles para talvez publica-la nos proximos dias.......tenho certeza que vai ser um sucesso)

 

Voce deve ter se sentido como um "tornado chaser"!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Puxa, agradeço os comentários! Obrigada mesmo!

 

Gerson, olha, mandei a imagem via site para o Click RBS, casualmente a 10, ainda sábado pela manhã, e não publicaram nas fotos de internautas. Está na Defesa Civil, que realmente valorizou as capturas. Mas, pela primeira vez, sem modéstia, realmente é uma das mais belas imagens que fiz de tempestade, e muito obrigada pelo incentivo.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Mandamos a sequência de fotos mostrando a formação de tempestades para o Sul e sugerimos fazer um mosaico na capa que é só foto. Não fizeram. Teria sido muito legal se tivessem feito. Mas na reportagem, que tem uma manchete maluca, tem uma foto tua com crédito.

 

Mandamos o mesmo material hoje de manhã para a Zero Hora.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Mandamos a sequência de fotos mostrando a formação de tempestades para o Sul e sugerimos fazer um mosaico na capa que é só foto. Não fizeram. Teria sido muito legal se tivessem feito. Mas na reportagem, que tem uma manchete maluca, tem uma foto tua com crédito.

 

Mandamos o mesmo material hoje de manhã para a Zero Hora.

 

Alexandre

 

Alexandre,

 

Nossa, não cheguei a ver, mas Super obrigada por tudo e pela oportunidade também.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Gerson, vamos torcer para que publiquem alguma... Obrigada!

 

Pessoal,

 

Olha, acho que consegui fazer o images funcionar... Estou colocando alguns estragos que conferí. Esse telhado na frente do Aeroporto, parte antiga. A árvore está torcida e com galhos chicoteados. No lado oposto, em angulo de 45 Graus, exatamente abaixo das luzes de iluminação da pista está este pavilhão, com telhas retorcidas e arrancadas, luminárias torcidas e árvore bem desgalhada. Fui conferir do outro lado do Trem e no mesmo angulo ocorreu destelhamento do pavilhão de uma empresa e a queda de uma placa imensa do outro lado da rua em outra empresa e na árvore próxima um galho grande quebrado. São mais subsídios para observarmos a situação.

 

dsc040628zv.th.jpgdsc040652zw.th.jpgdsc040685dp.th.jpg

dsc040754jm.th.jpgdsc040769kw.th.jpg

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, seguem as demais fotos da zona ao redor do aeroporto, a maioria em movimento então algumas estão ruins...

 

Parada de ônibus no bairro Anchieta:

dsc025444hc.th.jpg

 

Telhados no aeroporto:

dsc025456yt.th.jpgdsc025463ou.th.jpgdsc025476kc.th.jpgdsc025476vq.th.jpg

 

Outdoor no aeroporto:

dsc025488hl.th.jpg

 

Telhado próximo ao trevo de Canoas:

dsc025511rx.th.jpg

 

Aqui eu tento mostrar que os postes da Free-Way ficaram todos levemente tortos para o mesmo lado:

dsc025529nh.th.jpgdsc025535dr.th.jpg

 

Outdoor danificado na Free-Way (perto Guaíba), o outdoor ao lado estava caído, mas eu tive que dirigir e tirar a foto ao mesmo tempo e focar com zoom, não deu...

dsc025548te.th.jpg

 

Era isso!

 

Jaque, consegui um exemplar do "O Sul", depois eu tiro a foto e mando, blz? :D

Link to comment
Share on other sites

JAQUE,

 

ME DESCULPE POR NÃO TE DAR OS PARABÉNS ANTES.

EU ESTAVA ESTREMAMENTE OCUPADO ADMIRANDO AS SUAS FOTOS E ORGANIZANDO-AS NO MEU ACERVO.

Provavelmente eu vá dar aula sobr tornados e eventos atmosféricos pro pessoal do 3° ano do 2° grau do meu colegio, a pedido da minha prof. de Geografia. E se vc me autorizar eu posso usar as suas fotos pra demonstração dessa tempestade histórica que presenciamos?

Mudando de assunto, eu fui informado pelo meu irmão que no momento da tempestade, ele estava na Escola Técnica Lafayette perto do aeroporto onde ocorreu o possível tornado, e viu das janelas postes pegando fogo devido a tamanha força do vento, um outdoor sendo ARRANCADO completamente de cima da estação do trem, e faltou luz na hora em que começou o vento, os alunos foram dispensados, e quando meu irmão saiu, começou a chover granizo, ele foi atingido por algumas pedras de granizo, mas não sofreu maiores danos.

Seria mais um indício de tornado? Além do funil que a irmã da Jaque viu, além da foto que a Jaque capturou com uma nuvem funil e além dos rastros que o possível tornado deixou entre Viamão e Gravataí.

 

Agora sim... PARABÉNS JAQUE!!! :D:D

VC MERECEU CADA UM DESSES RECONHECIMENTOS!

 

Abraços!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.