Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Possibilidade de tempo muito severo no Sul entre 03 e 05/10


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 139
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bom, tava olhando o MBAR e parece que vai ser mais ou menos isso...

Na madrugada de terça exploda na fronteira Oeste do RS, divisa com ARG. Durante o dia toda a faixa dentral do estado, de oeste a leste vai ter condições de muuuuita chuva e tempo severo. No começo d anoite de terça, tudo isso coemça a avançar para norte, e chega ao oeste de SC, sudoeste do PR na madrugada de quarta.

Creio que o caso esteja similar ao do possível tornado de Paranavaí, não ?

Ahhh, alguém podia dizer qual o emlhor modelo pra dar uma olhada em situações de tempo severo ?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom, tava olhando o MBAR e parece que vai ser mais ou menos isso...

Na madrugada de terça exploda na fronteira Oeste do RS, divisa com ARG. Durante o dia toda a faixa dentral do estado, de oeste a leste vai ter condições de muuuuita chuva e tempo severo. No começo d anoite de terça, tudo isso coemça a avançar para norte, e chega ao oeste de SC, sudoeste do PR na madrugada de quarta.

Creio que o caso esteja similar ao do possível tornado de Paranavaí, não ?

Ahhh, alguém podia dizer qual o emlhor modelo pra dar uma olhada em situações de tempo severo ?

Abraços

 

Clóvis,

No momento das tempestades, penso que a melhor informação, quando funciona, são os radares da aeronáutica, o Fortrac, o Metar e os mapas das descargas elétricas, são as informações de curto prazo que temos. Com relação a modelos não sei, porque neles apenas podemos ver coeficientes combinados, mas as informações que o Alexandre costuma postar (baseadas no texto do Ernani) são super importantes, já que se baseiam em informações de situações semelhantes de tempo severo, constatadas em outros tornados já ocorridos... Mas, o Alexandre poderia explicar melhor isto!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! Uma enorme área de instabilidade "explodiu" sobre todo o Uruguai!! A poucas horas atrás havia apenas uma faixa de instabilidade cortando a região de Uruguaiana, criada pela corrente de jato. Agora a bomba estourou de vez!

Já há áreas de instabilidade sobre o sul do RS. Pelo visto, hoje sairei de casa com guarda-chuva. Só volto à noite. 8)

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! Uma enorme área de instabilidade "explodiu" sobre todo o Uruguai!! A poucas horas atrás havia apenas uma faixa de instabilidade cortando a região de Uruguaiana, criada pela corrente de jato. Agora a bomba estourou de vez!

Já há áreas de instabilidade sobre o sul do RS. Pelo visto, hoje sairei de casa com guarda-chuva. Só volto à noite. 8)

exatamente o que eu tava vindo aqui comentar!!!

eheeheeheh

reparem na área circulada pelo quadrado, hehehehhe, parece um mesociclone de uma super cel, só parece, mas achei legal

incrivel6si.th.jpg

abraços

Link to comment
Share on other sites

Pela imagem do satélite o pau tá "comendo", lá pro lado da tua terra Duquia, aquela região, Santana, Alegrete,cosa feia hombre.

 

E deve vir para cá ainda essa noite Paulo. Pelo calorão que faz aqui estou temeroso das conseqüências.

Torçamos que seja apenas chuva e mais nada.

Abraços!

 

Passo Fundo não chega esta noite. Tendência é que chegue ou no final da madrugada ou durante a manhã.

Link to comment
Share on other sites

Reparei o mesmo que a Jaque e o Torales.

A coisa está feia!!! Estamos com muita instabilidade e temos relâmpagos eventualmente muito intensos! Nos últimos minutos começamos a ter raios muito fortes nas redondezas e clarões.

O vento está soprando de S, moderado, por vezez com fortes rajadas, desde às 23:30. O aero dá rajadas de 51 km/h, mas alguns picos devem estar batendo os 70 km/h pela cidade!!

Enfim, volto à destacar: instabilidades com tudo!! Dá para sentir que a atmosfera está, digamos, em movimentação, preparando-se para descarregar mais energia.

Bem, como disseram, o pau está comendo no RS, hehe.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades avançam sobre o estado de SC.

Chapecó tem trovoadas e ventos com rajadas de 65km/h, e 23ºC.

Trovoadas são registradas nos aeros de POA, Canoas e Santa Maria no RS.

No aero de Montevideu há registro de garoa com 11ºC.

Assunção aonde a frente não chegou registra 27ºC, com pressão de 1002hPa.

Buenos Aires que já começa a receber o ar frio apresenta 7ºC, com pressão de 1023hPa

 

wch4109go.th.jpg

 

sul4107ou.th.jpg

 

spprscir141010kd.th.jpg

escalatt7jv.gif

 

Radar Morro da Igreja - SC

morro13nu.th.png

 

Radar Santiago - RS

 

rsradar11vx.th.png

 

Mosaico Centro-sul Brasil

200510040900004cp.th.gif

 

 

Sistemas convecitvos sobre a região sul

sisstemascovectivossul7ci.th.png

 

Sistemas convectivos Brasil, as setas indicam para onde o sistema está indo

sistemasconvbrasil0xy.th.gif

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tenho curiosidade de saber como foi a passagem deste sistema no oeste do estado. Pelas imagens que acompanhei durante a noite o pior deve ter sido por lá... e ainda deve estar lá, agora no oeste de SC. Lá pelas 20h e pouco acompanhavamos eu e o Jonathan a explosão do sistema no extremo oeste... parecia que havia um sistema atrás do primeiro se formando, em casa tenho a jpg guardada, depois eu posto.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Passo Fundo a coisa pegou durante a madrugada. Muitos raios próximos. Preciso me acostumar aqui na nova residência com isso. Pois tem vários reservatórios de água da Corsan e eles devem ser ótimas iscas de raios.

A chuva foi intensa também, parece-me que em certos momentos houve granizo mas não posso afirmar. Não notei ventos intensos. Espero que o Delcio se manifeste para dar um melhor quadro de como a coisa foi por aqui.

Agora neste exato momento voltar a chover forte.

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Realmente o sistema está enorme e as instabilidade são impressionantes!! No infravermelho do Weather Channel, o triângulo que abrande o centro-N-NO do RS está com coloração vermelho-marrom. O feio está nessa região (Santa Rosa), além do O de SC e partes das províncias argentinas de Misiones e Corrientes.

Aqui em casa chove fraco e tenho 19,8° com 100%, mas há instabilidade mais forte a O, NO de POA, além de parte do Litoral Norte.

 

Sobre Buenos Aires, muito interessante. Às 11 h, em pleno outubro, a cidade tem apenas 10°! :o

Link to comment
Share on other sites

O pau quebrou mesmo foi de madrugada aqui em Gravataí :shock: !

Parecia que ia cair o teto daqui de casa. Muito forte a chuva em com muitos raios.

E um vento que parecia estar se movimentando em circulos.

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Situação limítrofe em Pato. A manhã toda a SW/S/SE nuvens negras, pesadas. Após o meio dia ficaram muito assustadoras, o vento começou a soprar mais forte, rajadas de 40km/h N/NW e a pressão caiu a 1006hpa. 25,4°C e 32% agora, muito abafado aliás.

Estamos na divisa entre tormentas e tempo bom.

não sei, parece que não quer pegar por aqui, a instabilida está crescendo entre a divisa ARG/SC e sei lá o que é que vai acontecer por aqui.

Agora a nuvens parece que novamente deram um recuada, mas dá pra sentir como o sitema é poderoso e está sendo alimentado por esse calorão.

Sds

Link to comment
Share on other sites

olás

linda, enorme e poderosa frente de rajada em pato

ela cortava de oeste a leste o horizonte, foi chegando e a oeste foi se desfazendo, a leste, ganhando força

foi linda

o vento ainda nem virou, mas ja ouço trovoadas e temos grandes pingos isolados, isso devido a outro CB a oeste da cidade.

tava com uma cara de coisa feia, creio a leste vai quebrar o pau

pena não ter nenhum radar na região...

sdsd

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Ijuí a coisa foi feia ontem. Lá pela meia noite começou as descargas elétricas, eram tantas, em sequência, uma atrás da outra, que o céu nem voltava a ficar escuro...

caiu granizo mas nem chegou a 5 minutos (pelo menos aqui) e granizo pequenito, e a chuva chegou muito FORTE, com muito vento. Choveu torrencialmente até o amanhecer, alagou o andar inferior da minha casa ( isso que fui dormir lá, pois se por acaso um tornado formasse aqui, eu estaria no local mais baixo da casa), e no fim, alagou tudo... :roll: :roll: :roll:

Link to comment
Share on other sites

Aqui a precipitação já ultrapassa os 90 mm! Mais 10 mm em menos de uma hora. E a chuva continua, por vezes com trovões esporádicos. A impressão é que a instabilidade perdure mais algumas horas, porém, pelas imagens de satélite deverá limpar o tempo essa tarde. Ou não?

Limpa ou vem mais água para o resto do dia de hoje?

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.