Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

A Primavera das águas, em 2005


lucasfumagalli
 Share

Recommended Posts

Olá. Escrevi um artigo sobre a próxima estação, qual irei direcionar, e gostaria de compartilhar com vocês. A leitura super simples pra ser lida em café da manhã, ainda não corrigi! Um abraço!

 

 

PRIMAVERA 2005, A PRIMAVERA DAS ÁGUAS

 

O inverno que se encerra nesta semana, mais precisamente quinta feira, dia 22 de setembro, as 19 horas e 23 minutos, foi marcado pela grande alternancia de dias quentes com dias frios. No balanço geral, o que predominou na estação foi a entrada de várias frentes frias acompanhadas por massas de ar polar, que neste ano demonstraram um comportamento especial: A grande maioria das ondas de frio ingressou pelo interior do continente afetando principalmente as áreas mais a Oeste do País, garantindo dias de frio rigoroso em muitas cidades que abrangem um recorte territorial que se extende do Sul do Rio Grande do Sul até o Oeste da Amazônia.

 

008zf.th.jpg

 

Este comportamento, no entanto, não ocorreu de forma uniforme e não recobriu a estação por completo e mesmo assim garantiu queda de temperatura em praticamente todas as semanas dos meses de inverno, que correspondem ao fiim de Junho, o mês de Julho, de Agosto e grande parte de Setembro, no caso de Setembro, foram registrados os dias mais frios e úmidos do ano. Durante o inverno a menor temperatura registrada em Cascavel ocorreu na manhã do dia 07 de julho, correspondendo ao valor de +1,0ºC ao passo que, o valor mais elevado ocorreu no dia 23 de agosto com 31,4ºC.

 

010wy.th.jpg

 

Dos meses de inverno, agosto foi o único que apresentou temperaturas acima do normal para a época do ano. O mês de Julho se comportou exatamente dentro da média climatológica e o mês de Setembro, até o presente, está apresentando temperaturas que estão 3 graus abaixo do normal. E mesmo com o frio, 2005 foi um ano que apresentou pouca geada no Paraná, ficando bem abaixo da quantidade normal esperada principalmente pelos agricultores. Em Londrina, Norte paranaense, não houve geadas em 2005 e o valor mínimo não ultrapassou 6 graus positivos na estação meteorológica da Aeronautica, no Aeroporto da cidade.

 

E o que nos espera para a primavera de 2005? A estação que começa na próxima quinta e se extende até dezembro, mais precisamente até o dia 21/12/2005 as 15 horas e 35 minutos (hora de início do verão) e que terá uma duração de 89,84 dias (a segunda estação mais curta do ano) marca naturalmente a transição da estação seca para a estação chuvosa na maior parte do Brasil. Os dias passarão a ser mais longos e a incidência de energia solar será superior a quantidade recebida nos últimos meses, propiciando uma elevação natural da temperatura. É comum que no início da estação a atmosfera esteja mais seca, dificultando a formação de chuva sobre o país, fato que não está sendo visualizado neste ano. Pelo observado nos últimos dias, e com as projeções e tendencias existentes, nota-se que as chuvas já chegaram a boa parte do país, resultado da passagem de uma forte frente fria na última semana associada a áreas de instabilidades que se formaram sobre o interior do continente. Porém, vale lembrar que, é nesta época, quando a atmosfera apresenta-se normalmente pouco instável (no começo da primavera) que os termômetros subam até as marcas mais elevadas do ano. Esse fato pode ocorrer sobre a predominancia de fortes massas de ar quente e seco, de origem tropical, que se formam sobre o Norte do Paraguai e sobre o Pantanal sendo muito comuns. Sendo assim, é na Primavera e não no Verão, que se costuma registrar as temperaturas máximas do ano. Mas, qual a relação entre o tempo seco, as temperaturas máximas e a quantidade de energia solar? É simples, como a Terra possui um eixo imaginário com um angulo de inclinação, assim como se desloca ao redor do Sol (movimento de Translação) a zona correspondente ao Hemisfério Sul e ao Hemisfério Norte estarão voltadas diretamente (ou não) ao Sol. No caso da primavera é o Hemisfério Sul que recebe a maior quantidade de energia solar que acaba por consequencia aquecendo a atmosfera inibindo a atuação das massas de ar frio e garantindo uma atuação de massas de ar quente em quantidade superior. Naturalmente, as massas de ar frio ainda conseguem atuar sobre o Sul e Sudeste do Brasil durante todos os meses de primavera (e mesmo ao meses de verão, porém pouco sentidos pela população) provocando queda de temperaturas, principalmente após a passagem das frentes frias.

 

Para este ano, a primavera terá comportamentos distintos visualizando o Brasil como um todo, ou seja, o comportamento da estação será muito de acordo com as condições atmosfericas de cada região. A estação terá dois comportamentos distintos: No Sul e na região Sudeste se espera uma primavera mais fria e mais chuvosa do que as observadas nos anos anteriores (2004, 2003 e 2002) assemelhando-se com a primavera do ano 2000, ao mesmo tempo, sobre o Norte do estado de Minas Gerais, Bahia e parte do Mato Grosso, Acre e Rondônia, a estação será mais seca e mais quente:

 

figura18vv.th.jpg

 

A atuação de massas de ar frio será mais frequente sobre a região Sul, parte do Sudeste e sobre a metade Sul do Mato Grosso do Sul. Nestas áreas as ondas de calor tenderão a ser menos duradouras e com menor força em relação as registradas em 2004 e 2003. Para o centro do país, ao contrário, se espera a manutenção do tempo seco na primeira metade da estação. Como é natural, a partir de novembro as áreas de instabilidades voltarão a atuar sobre quase todo o país e as chuvas devem voltar a cair normalizando a condição climática, sobretudo em Minas Gerais.

 

O PARANÁ

 

-Precipitação:

 

035bb.th.jpg

 

Durante a primavera são comuns os eventos de tempo severo no estado do Paraná. É nesta estação que são registrados os mais fortes temporais com ventos que podem passar dos 80km/h em muitas localidades. Para este ano, a previsão indica uma quantidade pluviométrica superior as médias normais, para boa parte do estado paranaense com tendências de temporais, a partir de outubro, principalmente para os setores Centro-Sul (região de Guarapuava), Oeste (região de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Cascavel), região Noroeste (Maringá, Umuarama e Cianorte) e sobre o Litoral. É comum que na primavera os índices ultrapassem os 400mm em boa parte do Paraná, principalmente nas regiões do Litoral e Centro-Oeste (IAPAR, 2004).

 

-Temperaturas:

 

 

040ub.th.jpg

 

A primavera ainda se caracteriza por grandes contrastes térmicos. Além das manhãs frescas e tardes quentes, são comuns quedas bruscas de temperatura assim como uma mudança repentina do quadro atmosferico, geralmente provocados pela entrada de frentes frias acompanhadas de massas de ar frio, principalmente na região Sul.

Em 2005 as temperaturas estarão ligeiramente abaixo das médias normais em grande parte do Paraná com as anomalias mais expressivas na região Centro-Sul, extremo Oeste e Sudoeste. Apenas no extremo norte paranaense os valores deverão ficar ligeiramente acima do normal, porém, não há espectativa de que os recores Mínimos (e máximos) sejam quebrados. Noites muito frias ainda deverão ocorrer nos próximos 3 meses, diminuindo a medida que avançamos para o verão. Abaixo estão alguns recordes de algumas cidades paranaenses durante a primavera:

 

Cascavel: 4.0ºC (1985)

Francisco Beltrão: 3.3ºC (1982)

Pato Branco: 1.6ºC (1985)

Clevelândia: 0.4ºC (1985)

Palmas: -1.4ºC (1982)

Planalto: 6.0ºC (1985)

São Miguel do Iguaçu: 5.5ºC (1985)

Palotina: 5.0ºC (1981)

Quedas do Iguaçu: 6.0ºC (1982 - 1985)

Laranjeiras do Sul: 3.4ºC (1982)

Nova Cantú: 6.0ºC (1982)

Umuarama: 8.2ºC (1985)

Cianorte: 7.9ºc (1982)

Paranavaí: 8.6ºC (1982)

Apucarana: 7.2ºC (1965)

Mauá da Serra: 6.4ºC (1982 - 1983)

Ibiporã: 9.0ºC (1981)

Londrina: 8.0ºC (1981)

Bela Vista do Paraíso: 7.8ºC (1981)

Bandeirantes: 8.5ºC (1981)

Cambará: 6.4ºC (1981)

Joaquim Távora: 7.2ºC (1981)

Telêmaco Borba: 2.5ºC (1982)

Cândido de Abreu: 6.2ºC (1995)

Guarapuava: 0.8ºC (1982)

Fernandes Pinheiro: 2.6ºC (1965)

Ponta Grossa: 1.8ºC (1965)

Lapa: 4.5ºC (1999)

Cerro Azul: 4.6ºC (1986)

Curitiba: 1.3ºC (1970)

Morretes: 6.6ºC (1970)

Antonina: 7.4ºC (1982)

Guaraqueçaba: 8.0ºC (1981)

 

(fonte: Iapar)

Todas as cidades do Paraná estão sujeitas a temperaturas abaixo dos 10 graus durante a primavera.

 

-Possibilidade de geada:

 

052pe.th.jpg

 

As geadas ocorrem com facilidade no inverno, sempre sobre a atuação de massas de ar frio e seco. Como na primavera a atuação destes sistemas é menor, devido a maior quantidade de energia solar, as chances de geadas diminuem. Mesmo assim, para este ano há previsão de geada para o extremo Sul do estado. Palmas deve ter até 4 dias com geada nesta primavera. Nas outras regiões as chances de geadas são extremamente baixas e na maior parte do estado não serão registradas geadas na primavera.

 

-Agricultura:

 

A previsão das chuvas regulares no Centro-Oeste, parte do Ssudeste e na Região Sul vão contribuir para o plantio e desenvolvimento das culturas de verão como o milho e a soja. Não deve faltar água também para a floração das lavouras de café. Eventualmente, tempestades de granizo podem causar danos localizados. No Paraná o quadro climático na primavera vai de encontro com as condições de bom desenvolvimento das lavouras, mas, quantidades de água em excesso pode acarretar problemas futuros.

 

Lucas Alberto Fumagalli Coelho, Cascavel, Setembro/2005

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ, muito obrigado pelas palavras cordiais. Esta foi a minha primeira previsão de estação do ano. Esta tarefa é de extrema dificuldade e no fim das contas nem sempre vai de encontro com o que a realidade nos fornece. prova disso são as previsões que caem ou as que vigoram. Espero que esta vá de encontro com o que a natureza tem reservado para nós nestes próximos 3 meses. O tempo dinâmico como é pode nos trazes grandes surpresas.

Se erramos até em previsão de 4 dias, quem nos garante o sucesso pleno de uma previsão tão extendida?

Cada um tem uma visão fundada em elementos que conhecem bem, e todas estas devem ser consideradas

 

Um abraço a todos e fico contente pelo número de visitas

Lucas

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.