Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - Inverno 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Por telefone, minha cunhada informou que houve forte vendaval em Ernestina, aprox. 45 km ao norte de Soledade, com destelhamento de casas no bairro Promorar .No galpão da propriedade de meu concunhado, algumas telhas foram arrancadas.

 

Vi no JA... realmente foi bem forte por lá. Só não consegui pegar o horário que aconteceu...

Tocaio, esqueci de perguntar o horário, :oops: é que quem falou com ela foi a minha esposa.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria tivemos desde ontem algumas passagens que gravei no celular. O problema é que essa "b#£¬&" só grava em MP4 e não consigo rodar as imagens nesses programas mais ordinários (wmp, Real Player, BsPlayer)... Enfim... São simplórias, em princípio, mas se alguém quiser olhar e editar (lógico) mando por e-mail. Consegui pegar uns dois raios bonitos, SÓ!!!!!

Saludos y Suerte!!!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria tivemos desde ontem algumas passagens que gravei no celular. O problema é que essa "b#£¬&" só grava em MP4 e não consigo rodar as imagens nesses programas mais ordinários (wmp, Real Player, BsPlayer)... Enfim... São simplórias, em princípio, mas se alguém quiser olhar e editar (lógico) mando por e-mail. Consegui pegar uns dois raios bonitos, SÓ!!!!!

Saludos y Suerte!!!!

nossa se a sondagem estiver certa há uma chance de tempo severo aí ! ;)

abraços

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

nossa se a sondagem estiver certa há uma chance de tempo severo aí ! ;)

abraços

 

Viste sondagem de qual local ? Por que acha que tens risco de tempo severo olhando ela ?

Bom estou me baseando nas explicações

 

Bueno... Sondagem... Minha vã filosofia não vai à tanto... SBSM "fora do ar", pelo menos para mim... Só mando aquilo que estou vendo... Mas espero uma "ajudinha" ou "explicações" :roll:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

1) Sondagem, em termos simples, é o retrato da atmosfera feito por uma sondagem que sobe junto a um balão meteorológico que vai transmitindo os dados de vento, temperatura, pressão, umidade em diferentes niveis da atmosfera. As equações dos índices de instabilidaded levam em conta estes dados.

 

2) Santa Maria (SBSM) não reporta nunca dados na madrugada.

 

Vou encher um balão... :lol:

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

1) Sondagem, em termos simples, é o retrato da atmosfera feito por uma sondagem que sobe junto a um balão meteorológico que vai transmitindo os dados de vento, temperatura, pressão, umidade em diferentes niveis da atmosfera. As equações dos índices de instabilidaded levam em conta estes dados.

 

2) Santa Maria (SBSM) não reporta nunca dados na madrugada.

Tá certo :roll:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Então agora, agora, dependo de recursos alheios e "extras" para saber o que está ocorrendo...

Não há sondagem... Sobram apenas os gráficos e imagens de satélite para ter uma "simplória" idéia do que "poderia" estar se passando...

Ótimo monitoramento à todos!

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Aqui foi mínima a precipitação, não contabilizei mais que gotas, o problema é aquele de sempre, desde o ano passado, atmosfera aquece e gera aquela umidade que não deixa mais nada chegar... Típico MM (Maldição Maldita...). Hoje, núcleos mais intensos se formam no Paraguai, quem sabe alguma coisa muda...

 

A radiosondagem de ontem a noite (aqui o balão é lançado às 21h(OhGMT) e 9h(12hGMT) da manhã) já não apontava grande coisa mesmo, quem sabe a de hoje seja mais interessante.

 

Como funciona aqui a radiosondagem: Aqui em FL, o custo aproximado do balão e sensores, segundo quem faz o serviço no aeroporto, é de aproximadamente $150,00 (cento e cinquenta dólares) cada lançamento e o material vai todo fora (com todos os sensores de medição). Ontem, a sonda da manhã reportou dados de mais de 16.000m, foi cair a 80Km de distância do local original, os dados são capturados na hora, decodificados pelos computadores do aeroporto e recebidos imediatamente pelos centros que informam as sondagem, inclusive EUA, colegas que foram assistir ao lançamento é que informaram, devo estar indo semana que vem ou na outra, daí vou fotografar e trazer para quem tiver curiosidade, pois esse perfil da atmosfera é muito interessante.

 

 

José, mande sempre, é legal guardar dados de tempestades. ts@temposeveronobrasil.com. Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Ok, Jaqueline, vou "estar enviando"...

Alexandre, não "leves a mal" a brincadeira sobre o "balão"...

 

O caso é que dependemos de informações as quais "nem perto" podemos chegar... Aqui sei que a BASM faz sondagens, porém o acesso é restrito... O INMET também, antes eles até disponibilizavam dados de anos anteriores. Mas agora "fecharam o jogo" mesmo. Lembro de uma frase sobre "jogar dinheiro no lixo"... COM CERTEZA!!! Podendo lucrar com os dados, para que disponibilizá-los para "qualquer arigó"???? :D

 

Uma que se tem acesso aqui são essas do GRUMA, da UFSM. Vejam só a para 12Z e, se possível, enviem um parecer... Me chamou a atenção a proximidade entre 800 e 900 hPa. O que isso sugere para vocês mais abalizados????

 

http://www.gruma.ufsm.br/gruma/sonda_santamaria_05.php

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas

 

Muito bom Igor...

 

Aquela do raio é espetacular!!!

 

Agradabilíssimos 22°C em Santa Maria... Estarei disponibilizando imagens dos dias 31/08 e 03/09 dos temporais daqui... Estou editando as descargas, quero ter os "mais furiosos" bem fotografados... Muito por isso não enviei... Aqui eu não achei a ferramenta para enviar fotos. Tenho algo em torno 06min de temporal, editados. Oportunamente envio endereço, mas se os amigos que receberam quiserem publicá-lo ... O caso é que enquanto eu gravava as crianças estavam junto, aí já viram... Explicar os raios em meio um temporal para uma criança de quatro anos e ficar mandando-a entrar :lol: ...

Foi hilário a minha sobrinha me perguntando porque eu queria que "só ela" entrasse se eu "ia ficar filmando raio" :lol:

Link to comment
Share on other sites

Explode (coração) convecção nos três estados do sul ao mesmo tempo! Bela imagem!

 

clip2r.th.jpg

 

Por aqui como a imagem mostra, temos céu escuro por um grande anvil que não serve muito para fotos, exceto se pintar mammatus, e pelo radar possível núcleo de tempestade a sudoeste da cidade. O interessante é que não está calor não, tenho 18,9°C!

Link to comment
Share on other sites

Pelos mapas do Marcelo, entre meio-dia e 15hs de hoje, tempo muito severo por aqui.

Chance de tempo severo. Veja que não há precipitação neste horário, talvez apenas refilta o estado instável da atmosfera sem necessariamente existir a instabilidade ou chuva.

Creio que os temporais mais fortes deverão ocorrer na metade norte do RS a partir do fim de tarde/noite de hoje e madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Pelos mapas do Marcelo, entre meio-dia e 15hs de hoje, tempo muito severo por aqui.

Chance de tempo severo. Veja que não há precipitação neste horário, talvez apenas refilta o estado instável da atmosfera sem necessariamente existir a instabilidade ou chuva.

Creio que os temporais mais fortes deverão ocorrer na metade norte do RS a partir do fim de tarde/noite de hoje e madrugada.

Obrigado Marcelo pela dica.Pela minha experiência de observador, na grande maioria das vezes os temporais em setembro e outubro ocorreram entre 15 e 21 hs, mas isto é apenas estatística, aquele de 31 de setembro de 2001, foi exceção, pois ocorreu depois da meia-noite.

Link to comment
Share on other sites

 

Os modelos não erram o posicionamento das instabilidades. A máxima atividade convectiva ocorre da tarde para a noite. Tem relato de granizo pra tudo que é canto na Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta manhã, inclusive em Carazinho.

 

Eu disse por enquanto na minha mensagem.

Além do que NINGUÉM avisou que as instabilidades começariam ao centro do RS e continente!!!

Êta mania de encher o saco. Coisa aliás que só faz com alguns enquanto que com outros... bem deixa prá lá.

Saco!

 

Tomasini, olhe a mensagem do AAA DAS 12:36AM do tópico de monitoramento-setembro.

 

Ele faz comigo a mesma coisa que fez com vc agora. Logo, penso que vc está se achando perseguido de forma indevida.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.