Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em agosto: pode nevar de quarta pra quinta ????


Recommended Posts

Gurizada,

 

Pela atualização das 20:00h na Somar:

 

Curitiba: 15 graus

Caxias do Sul: 20 graus

São Paulo: 20 graus

Uruguaiana: 24 graus

 

Pq o RS tá tão mais quente? Ainda mais se falando de Caxias do Sul!!

Seria a atuação do jato subtropical passando bem sobre o estado do RS e carregando o ar quente tropical?

Tenho notado isto faz alguns dias.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Parece que o calor vai sofrer um pico antes da chuva de domingo. Talvez bateremos o calor mais intenso de sábado passado. O calor deverá se intensificar no Uruguai já na 5ª-feira e, lentamente, vai atingindo o RS.

Parece ainda haver uma certa confusão de se haverá ou não bloqueio. O jato está muito forte e a mPa está atuando praticamente com seu núcleo sobre a costa brasileira.

 

Agosto tem geralmente um comportamente extremista, tanto no frio quanto no calor, porém, nos últimos anos, o calor tem dado mais picos do que o frio. Dos últimos 10 anos* os meses de agosto com frio decente foram 1995, 1999, 2000, 2003 e 2004. Nesses agostos tivemos ou ondas de frio fortes ou alguns dias de frios bons. Em todos os outros anos tivemos apenas alguns dias de frio isolado (como 1997 e 2001) e no restante (1996, 1998 - pra variar - e 2002) o frio simplesmente não existiu!!! Enfim, já tivemos muitos agosto ruins!

No de 1997 tivemos noites muito quentes e no dia 18/8/97 tive a incrível mínima de 22,0°. A maior que já registrei nesse mês! Em 2002 eu não baixei de 10,6° durante TODO o mês!!! :shock: O valor foi dia 22.

 

* completei 10 anos de registros caseiros em 31/7 passado!!! :o

Link to comment
Share on other sites

Gente, postamos uma mensagem sobre o comportamento do tempo em julho no tópico de julho (última mensagem), mas o pessoal parece não ter ligado. Ora, ali está a possível chave pra que todos querem saber. Senão vejamos:

 

anonalia_junho_e_julho.gif

 

Vejam o intervalo médio entre cada forte erupção polar no gráfico acima que mostra as anomalias diárias de temperatura de 1/6 a 31/7 em Novo Hamburgo, Grande Porto Alegre. Gira em torno de 15 dias (13 na mínima e 17 na máxima)

 

Então se raciocine:

 

1) Se vamos ter um ingresso de ar frio domingo (7 de agosto), somando-se 13 a 17 dias temos que possivelmente a próxima massa de ar frio mais forte deve chegar entre os dias 20 e 24 de agosto.

 

2) Se desde abril o padrão tem sido das massas de ar frio chegarrm na segunda quinzena (tese do Eugenio), a massa de ar frio da segunda quinzena vai ser mais forte que esta.

 

3) Dia 19 tem lua cheia e somos também partidários de que lua cheia e lua nova "gostam" de frio

 

4) Anos análagos a este do passado mostraram ao menos uma forte erupção de ar polar em agosto, em alguns anos poderosa, após um inverno com temperatura relativamente alta ou alta, caso de agora.

 

Não quebrem cabeça. As respostas, às vezes, estão debaixo do nariz.

Link to comment
Share on other sites

Gente, postamos uma mensagem sobre o comportamento do tempo em julho no tópico de julho (última mensagem), mas o pessoal parece não ter ligado. Ora, ali está a possível chave pra que todos querem saber. Senão vejamos:

 

anonalia_junho_e_julho.gif

 

Vejam o intervalo médio entre cada forte erupção polar no gráfico acima que mostra as anomalias diárias de temperatura de 1/6 a 31/7 em Novo Hamburgo, Grande Porto Alegre. Gira em torno de 15 dias (13 na mínima e 17 na máxima)

 

Então se raciocine:

 

1) Se vamos ter um ingresso de ar frio domingo (7 de agosto), somando-se 13 a 17 dias temos que possivelmente a próxima massa de ar frio mais forte deve chegar entre os dias 20 e 24 de agosto.

 

2) Se desde abril o padrão tem sido das massas de ar frio chegarrm na segunda quinzena (tese do Eugenio), a massa de ar frio da segunda quinzena vai ser mais forte que esta.

 

3) Dia 19 tem lua cheia e somos também partidários de que lua cheia e lua nova "gostam" de frio

 

4) Anos análagos a este do passado mostraram ao menos uma forte erupção de ar polar em agosto, em alguns anos poderosa, após um inverno com temperatura relativamente alta ou alta, caso de agora.

 

Não quebrem cabeça. As respostas, às vezes, estão debaixo do nariz.

 

Faz muito sentido, Alexandre, e se eu observei direito, parece que o gráfico mostra que os dias com anomalia positiva na temperatura média estão em igual ou maior número que aqueles em que se registrou anomalia negativa na média. Mostraria que o pico do inverno não foi lá grandes coisas? abraços

Link to comment
Share on other sites

Mas se notares, tivemos uma sequência de dez dias com temperatura abaixo da média, alguns muito abaixo da média, em julho.

 

O pessoal tem uma encarnação por modelos como só eles tivessem as repostas, mas basta anotar as temperaturas e "rodar" seu próprio modelo em casa de estatística. Já dá uma boa idéia do que pode vir pela frente.

Link to comment
Share on other sites

O calor continua bombando!!

 

Mendoza vai de novo a 28oC amanhã e quinta em pleno início de agosto!!!

 

O RS ferve e o sul de SC também!! Só o nosso Cruzeiro pra ter geada com este calor da p.......

 

Sorte do PR neste caso, que por não estar recebendo o ar quente e seco tão direto pelo oeste vem tendo temperaturas "amenas" maios ao leste.

 

Agora, 03:50, estou imprimindo a versão final para a defesa da minha tese de doutorado. Faz 11oC em Curitiba, 15oC em POA, 17oC em Floripa e 14oC em Buenos Aires!!!!

 

Abração a todos!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

O calor continua bombando!!

 

Mendoza vai de novo a 28oC amanhã e quinta em pleno início de agosto!!!

 

O RS ferve e o sul de SC também!! Só o nosso Cruzeiro pra ter geada com este calor da p.......

 

Sorte do PR neste caso, que por não estar recebendo o ar quente e seco tão direto pelo oeste vem tendo temperaturas "amenas" maios ao leste.

 

Agora, 03:50, estou imprimindo a versão final para a defesa da minha tese de doutorado. Faz 11oC em Curitiba, 15oC em POA, 17oC em Floripa e 14oC em Buenos Aires!!!!

 

Abração a todos!!!!!!

 

NÃO APENAS O CRUZEIRO, MAIS VÁRIOS PONTOS DOS PLANALTOS, BAIXADAS É CLARO, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE SABER GEOGRAFIA FÍSICA E NÃO APENAS MATEMÁTICA E FÍSICA.

Link to comment
Share on other sites

O calor continua bombando!!

 

Mendoza vai de novo a 28oC amanhã e quinta em pleno início de agosto!!!

 

O RS ferve e o sul de SC também!! Só o nosso Cruzeiro pra ter geada com este calor da p.......

 

Sorte do PR neste caso, que por não estar recebendo o ar quente e seco tão direto pelo oeste vem tendo temperaturas "amenas" maios ao leste.

 

Agora, 03:50, estou imprimindo a versão final para a defesa da minha tese de doutorado. Faz 11oC em Curitiba, 15oC em POA, 17oC em Floripa e 14oC em Buenos Aires!!!!

 

Abração a todos!!!!!!

 

Zé, é isto mesmo que eu estava comentando anteriormente.

Pelo relatório atualizado da Somar Às 7:00h:

 

Curitiba: 9 graus (9 graus - Boqueirão e 7,9 graus - CIC)

Cascavel: 17 graus

POA: 14 graus

Uruguaiana: 21 graus

Chapecó: 14 graus

Gramado: 14 graus

 

Curitiba anda impossível nestes dias de completa estabilidade e monotonia atmosférica!!

Link to comment
Share on other sites

O Boldrini tem razão, agosto gosta do gelo e os extremos são comuns.Em agosto de 1995, ocorreu um fenômeno interessante, em três oportunidades durante o mês, com temp em torno dos 4°, ocorreram pancadas de uma chuva congelada, diferente da neve granular,pois não era tão branquinha, era um gelo mais opaco.

Link to comment
Share on other sites

Em POA poderemos ter chuva durante o dia com temperaturas na faixa dos 12/13 graus. Com certeza a temperatura vai cair bastante, será um belo impacto, contrastando com esta semana acima dos 30 graus! Haja saúde! :D

Torço para uma intensificação do frio pra cá, fazendo ele chegar mais perto daqui. Buenos Aires e Montevidéu tem tudo para dar um banho de frio!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura vai sofrer uma acentuada queda em relação ao calor que temos agora. Então, tendo mínima de 0° ou 8°, a queda será muito forte. Coisas do clima do Sul. :wink:

Eu também acredito em frio não muito intenso, mas será um frio digno de inverno: baixas temperaturas, nada excepcional. Típico inverno sulino.

 

O Boldrini tem razão, agosto gosta do gelo e os extremos são comuns.Em agosto de 1995, ocorreu um fenômeno interessante, em três oportunidades durante o mês, com temp em torno dos 4°, ocorreram pancadas de uma chuva congelada, diferente da neve granular,pois não era tão branquinha, era um gelo mais opaco.

Agosto de 1995 foi o melhor agosto que tenho registrado. Foi um início excepcional!! A maior tempestade de neve em Bariloche em 11 anos (e eu estava lá nesse final de julho/95) trouxe na retaguarda uma onda de frio que atingiu o Sul do Brasil no início de agosto depois de muita chuva e bloqueio.

Os resultados aqui em casa foram esses (como termômetro de mercúrio abrigado à sombra):

 

1º/8/95 - 14°/22°

2/8/95 - 14°/21°

3/8/95 - 9°/14°

4/8/95 - 5°/10° (com céu limpo :shock: )

5/8/95 - 2°/14,2°* (3ª menor temperatura já registrada aqui em casa)

6/8/95 - 0,7°*/15° (menor temperatura em minhas tabelas)

7/8/95 - 8°/14°

 

* INMET

 

Nos dias em que não tenho registro eu estava em Caxias do Sul. Engraçado que na noite de 5 para 6 eu fui dormir com 0° por lá, e acordei no dia seguinte, lá pelas 11 h, com 11°. A temperatura disparou nesse domingo (dia 6). O INMET de POA registrou 0° tanto no dia 6 como também no dia 5!! :shock: É o único caso em que conheço de 0° por dois dias seguidos por aqui!!

O frio ainda se prolongou oscilando até o dia 21, sendo que nesse meio tempo houve 3 dias quentes/amenos. O final do mês foi muito quente e fiquei em 30°/31° entre os dias 24 e 26.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha Zé.Poxa vida, :D:x o nível do BAZ em termos de inteligência é muito qualificado :wink: Até professor universitário, parabéns.

Marcos, voltando ao tema: em agosto ocorre um fenômeno popularmente chamado de viração,quando a temperatura elevada em questão de minutos,sofre severo declínio, o famoso "choque térmico".Recordo de muitas ocasiões temperaturas em torno dos 27,28 e de repente em menos de uma hora baixar pros 10,12, ocorre neblina e as vezes a chuva vem depois do frio.

Link to comment
Share on other sites

O calor continua bombando!!

 

Mendoza vai de novo a 28oC amanhã e quinta em pleno início de agosto!!!

 

O RS ferve e o sul de SC também!! Só o nosso Cruzeiro pra ter geada com este calor da p.......

 

Não só o cruzeiro, Videira teve minima de 3,9ºC hoje :shock: . Pela secura do ar, pode ter dado valores bem baixos no meio oeste e no planalto norte catarinense.

E olha, fico na duvida se ontem não geou na região de Curitiba, pois o gramado que vi, tava bem esbranquiçado. Se no cruzeiro geou com 8ºC hoje, e em SJ ja geou diversas vezes com 8ºC/10ºC, pq aqui tb não?

Aliás, as regiões de maior altitude devem ter muito mais dessas geadinhas do que pensamos. Sabemos de SJ, pq o Ronaldo observa.

Não que se ter tido geada ou não, va mudar alguma coisa, pois a minima foi bem isolada, e a tarde tamo com clima de verão.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos meteorológicos finalmente começam a entrar num consenso:

 

-A erupção de ar polar será intensa no Cone Sul, algo entre 1036mb e 1038mb.

 

-A Argentina e o Uruguai devem se preparar para uma das mais intensas ondas de frio do ano.

 

-Desta vez infelizmente os modelos começaram a pender para o lado do Americano.

 

-A corrente de jato associada a alta do Atlântico deve "frear" o avanço do potente anticilone.

 

-Uma "língua" gelada do ar frio deve trazer algo interessante para o RS e algumas partes de SC.

 

-O sul do RS deve se preparar para um evento gelado.

 

-A tão sonhada neve neste momento tem probabilidade beirando a remota. Novamente a "trave" parece ser o destino para ela.

 

-O vento sudeste-leste deve contribuir para uma boa sensação de frio da metade norte de SC para cima.

 

-Nestas mesmas áreas o frio será muito úmido.

 

-Rapidamente este bolsão gelado deve alimentar e reforçar uma nova atuação da alta do Atlântico.

 

-A grande "Big-One" está reservada para os últimos dez dias do mês.

 

DADOS DE TERÇA 18Z

 

Sds Bazianas

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

ALERTA METEOROLÓGICO

 

QUI 04 AGO 2005 - 08:00

 

ALERTA DE ONDA DE FRIO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta sobre declínio extremamente acentuado da temperatura no final de semana. Começo da próxima semana deve apresentar temperaturas muito baixas em todo o estado e possibilidade de neve é considerada no momento muito grande.

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo confirma agora a tendência para a qual vinha advertindo desde o seu Boletim Especial do dia 31/07 e neste momento emite um alerta meteorológico sobre uma forte onda de frio atingindo o Rio Grande do Sul a partir deste final de semana.

 

Onda de frio será uma das mais fortes de 2005

 

A massa de ar polar que ingressará no estado neste final de semana será uma das mais fortes de 2005. Já na Argentina, a onda de frio deve ser uma das mais intensas dos últimos anos com temperatura extremamente baixas em praticamente todo o centro-leste do país.

 

"As temperatura mais gélidas são esperadas para o centro-leste argentino e o Uruguai, porém vai fazer muito frio no Rio Grande do Sul a partir do domingo", ressalta o meteorologista Eugenio Hackbart.

 

O ar gelado esperado a partir do domingo estará associado a um sistema de alta pressão por demais potente com núcleo de mais de 1.040 hPa sobre o leste da Argentina. Se espera que o ar frio avance pelo norte argentino e atinja, além dos estados dos sul do Brasil, também a Bolívia, o Paraguai e o Centro-Oeste do país.

 

Temperaturas serão muito baixas

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que os gaúchos vão experimentar um declínio extremamente acentuado da temperatura durante o domingo após uma sequência de 10 dias com temperatura ao redor ou acima de 30 graus. De acordo com o Coordenador da Climatologia, Eugenio Hackbart, a variação de temperatura será muito significativa, o que vai submeter os gaúchos a um verdadeiro estresse térmico.

 

"Serão dois tombos. Primeiro a temperatura vai cair 15 graus com a chuva e depois mais dez graus com o frio. Vamos sair de um clima de verão para o rigor do inverno em apenas 48 horas e as pessoas vão sentir muito esta brusca mudança que aliás é típica de agosto", explica Hackbart.

 

As últimas projeções dos modelos consultados pela Climatologia Urbana de São Leopoldo reforçaram muito a intensidade do frio do começo da próxima semana em relação ao que vinham mostrando e agora sinalizam muito frio para todo o Rio Grande do Sul. A grande presença de nuvens e até de chuva em alguns momentos deve contribuir ainda mais para a sensação de frio, impedindo uma maior elevação das marcas nos termômetros durante o dia. No sul do estado e na Serra, os termômetros devem marcar mínimas próximas de zero grau.

 

Interior vai ter geada e chance de neve é muito grande

 

O interior do Rio Grande do Sul deve registrar geada que pode ser moderada a forte na primeira metade da próxima semana em algums localidades. Já a Serra pode presenciar a queda de flocos de neve.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo destaca que, com base na análise nos últimos dados, é muito alta a possibilidade de neve na Serra Gaúcha e Planalto Sul Catarinense na noite de domingo e sobretudo durante a segunda-feira. Alguns dados analisados pela Climatologia Urbana que sugerem a formação de um sistema de baixa pressão em nosso litoral não permitem descartar neste momento até a possibilidade de neve com acumulação. Nos próximos dias o quadro deve ficar claro quanto à intensidade e extensão da possibilidade de neve e estaremos atualizando as informações.

 

Mar deve ficar agitado

 

O avanço do ar frio e a presença de um potente sistema de alta pressão devem favorecer a agitação marítima na costa gaúcha na primeira metade da próxima semana. A navegação será desaconselhável. Para informações específicas sobre condições de navegação na costa, consulte a Marinha do Brasil.

 

Frio intenso será antecedido de chuva forte e mais alguns dias de calor

 

Uma frente fria, que antecede o ar polar, atinge o sul e oeste gaúcho durante a primeira metade do sábado, trazendo chuva e trovoadas. No decorrer do sábado, a chuva alcança a demais regiões e toma conta do Rio Grande do Sul no domingo. Pode chover forte em pontos localizados, mas o risco de tempo severo é pequeno. O tempo deve seguir instável na segunda-feira no leste e norte do Rio Grande do Sul, já sob a presença do ar muito frio, o que criará as condições propícias para a neve.

 

Antes da chuva o calor prossegue. A temperatura seguirá superando a casa dos 30 graus em quase todo o estado até amanhã e no sábado as marcas mais elevadas são esperadas para o norte gaúcho, uma vez que o centro e sul do estado já estarão sob influência da nebulosidade e da chuva ocasionadas pela frente fria.

 

Responsáveis técnicos: Meteorologistas Eugenio Hackbart e Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ler agora a pouco o alerta na Defesa Civil. Realmente fiquei surpreso, mesmo porque estou um pouco mais distante do BAZ devido a alguns compromissos.

Enfim, o que chama a atenção é ao gradiente térmico! Na noite de sábado (21 h) a projeção é de -2° a 850 hpa sobre Montevidéu, 8° sobre POA e 14° sobre Floripa.

Link to comment
Share on other sites

ELEVADÍSSIMA POSSIBILIDADE DE NEVE COM CHANCE DE ACUMULAÇÃO PELAS ÚLTIMAS PROJEÇÕES.

 

...e 12ºC pelo GFS em Maringá. Os modelos do CPTEC projetam valores mais baixos, vou com eles, e digo que teremos uns 06/08ºC, por enquanto. Ambos concordam que durará pouco tempo, será tiro curto.

 

Fixo minha atenção na data ao redor de 17 a 18 de Agosto.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Como eu estava me baseando muito pelo Americano que nas últimas duas rodadas deu uma guinada resolvendo seguir o padrão do outros faço as seguintes alterações com relação ao que eu divulguei ontem quando baseado nas 18Z de terça, o restante está mantido.

 

-O modelo americano melhorou muito o frio para o sul do Brasil e fez movimento inverso ao que eu divulguei anteriormente, seguiu o padrão estabelecido por outros modelos.

 

-O frio deve ser forte também no interior do Brasil, incluindo aí, norte do PR, MS, RO e AC. Uma grande "lingua" desse ar gelado adentra o continente.

 

-Quanto mais a sudoeste/oeste (aí Paulo a tua aclamada continentalidade) mais frio.

 

-A chance de neve no RS e em SC aumentou muito, o período de espera vai desde as 21h de domingo extendendo-se até a madrugada (06Z) de terça-feira. Conforme divulgado anteriormente pela Climaterra e Climatologia os volumes de precipitações indicados pelos modelos aliados as baixas temperaturas antecipam a possibilidade de acumulação.

 

-Como informado pela Climatologia, uma interessante baixa pressão muito próxima a costa gaúcha (ainda indicada apenas com área de chuva por alguns modelos) deverá ajudar na entrada do ar frio e desenvolver as nuvens propicias a formação da neve.

Link to comment
Share on other sites

Interessante que agora em agosto, apesar dos dias quentes, a anomalia das mínimas é de somente +0.5 pelo INMET e +1 pelo Simepar. Mas as máximas... +5 graus!

Obviamente cito isso somente como CURIOSIDADE, pois somente passaram-se 4 dias do mês. Tenho esperanças que fechemos com pouca anomalia neste mês.

Link to comment
Share on other sites

O mais interessante é ler o aviso especial do Ronaldo na página da Climaterra!! Ele fala em boa chance de neve, he he he!! Eu nunca vi ele postar isso desde que acompanho o site da Climaterra. Quem já acompanha dese antes, diz que a última vez que ele deu chance maior que pequena foi em setembro de 2002, quando tivemos a última acumulação decente em São Joaquim!!!

 

Isso é animador para os amantes da neve, uma vez que o Ronaldo sempre busca ser conservador em suas previsões (justificadamente, posi muitos que tem menos dinheiro ficam esperando ele dar a previsão para gastarem grande parte de seus rercursos para ver a branquinha!! Para estes a neve "paraguaia" pode ser uma grande decepção,he he he!)

 

Se as coisas não mudarem, o RS será invadido pelo ar frio e o oeste de SC e PR vão "sofrer" também. A trajetória do ar frio acima de 27,5 S parece ser do tipo língua, por causa do monstro que virou a Alta Subtropical do Atlântico, que não deverá deixar o grosso do ar frio subir pelo leste, mesmo com uma baixa no litoral.

 

Foi o que ocorreu já na última massa, quando São Paulo não teve frio significativo!!!

Link to comment
Share on other sites

O cenário parece melhorar hora a hora e os modelos começam a determinar um padrão coerente entre as diferentes rodagens.

 

Ao que tudo indica esta será uma belíssima erupção polar e insisto, principalmente na Argentina e no Uruguai. O Sul do Brasil e o interior do Centro-Oeste também sentirão os efeitos desta onda polar, seguirão dias tipicamente invernais durante a semana todavia não será um evento histórico com mínimas impressionantes e geadas generalizadas. Será um frio úmido trazendo a sensação de frio intenso, ele realmente o será no termômetro mas não deve ser lembrado como um episódio verdadeiramente histórico pelas nossas mentes e latitudes.

 

Esse evento pode ser histórico somente numa região, as serras gaúchas e catarinenses. Apesar de não indicar que será um frio de temperaturas lembradas por anos (e 1957 não foi, mínima de -3oC em SJ) um belo espetáculo de neve parece estar a caminho com direito a acumulação, e vejam que neste momento nem o modelo americano nega. Pela última rodada teremos boas chances de precipitação significativa com frio em altura motivada por um cavado na altura do litoral gaúcho. Essa combinação que não é a ideal para mínimas impressionantes favorece o mais belo espetáculo que só o inverno sulino pode produzir todos os anos. Vamos acompanhando e se preparando.

Aos amigos que realmente gostam de conferir o fenômeno de perto, pelas últimas rodadas eu aconselho arrumarem alguma desculpa para a próxima segunda-feira, pode valer muito a pena. Domingo também deve ser dia de adiar aquele almoço com a vovó.

 

A última quinzena de agosto pode ser ainda melhor. Dá pra acreditar? 8)

Link to comment
Share on other sites

O mais interessante é ler o aviso especial do Ronaldo na página da Climaterra!! Ele fala em boa chance de neve, he he he!! Eu nunca vi ele postar isso desde que acompanho o site da Climaterra. Quem já acompanha dese antes, diz que a última vez que ele deu chance maior que pequena foi em setembro de 2002, quando tivemos a última acumulação decente em São Joaquim!!!

 

Isso é animador para os amantes da neve, uma vez que o Ronaldo sempre busca ser conservador em suas previsões (justificadamente, posi muitos que tem menos dinheiro ficam esperando ele dar a previsão para gastarem grande parte de seus rercursos para ver a branquinha!! Para estes a neve "paraguaia" pode ser uma grande decepção,he he he!)

 

Se as coisas não mudarem, o RS será invadido pelo ar frio e o oeste de SC e PR vão "sofrer" também. A trajetória do ar frio acima de 27,5 S parece ser do tipo língua, por causa do monstro que virou a Alta Subtropical do Atlântico, que não deverá deixar o grosso do ar frio subir pelo leste, mesmo com uma baixa no litoral.

 

Foi o que ocorreu já na última massa, quando São Paulo não teve frio significativo!!!

.

 

AGORA É REMOTA CHANCE.... :cry:

Link to comment
Share on other sites

O mais interessante é ler o aviso especial do Ronaldo na página da Climaterra!! Ele fala em boa chance de neve, he he he!! Eu nunca vi ele postar isso desde que acompanho o site da Climaterra. Quem já acompanha dese antes, diz que a última vez que ele deu chance maior que pequena foi em setembro de 2002, quando tivemos a última acumulação decente em São Joaquim!!!

 

Isso é animador para os amantes da neve, uma vez que o Ronaldo sempre busca ser conservador em suas previsões (justificadamente, posi muitos que tem menos dinheiro ficam esperando ele dar a previsão para gastarem grande parte de seus rercursos para ver a branquinha!! Para estes a neve "paraguaia" pode ser uma grande decepção,he he he!)

 

Se as coisas não mudarem, o RS será invadido pelo ar frio e o oeste de SC e PR vão "sofrer" também. A trajetória do ar frio acima de 27,5 S parece ser do tipo língua, por causa do monstro que virou a Alta Subtropical do Atlântico, que não deverá deixar o grosso do ar frio subir pelo leste, mesmo com uma baixa no litoral.

 

Foi o que ocorreu já na última massa, quando São Paulo não teve frio significativo!!!

.

 

AGORA É REMOTA CHANCE.... :cry:

 

É verdade ronaldo. Vou desistir das minhas opiniões que ficam totalmente desatualizadas rodada a rodada.

 

Se bem que, como já tinha te falado antes, eu sempre desconfiei desta alta hibrida. Está muito parecida com aquelas de agosto de 2003. Continental maritimizada raramente traz neve. Isso é fato e a experiência me mostra isso.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião a chance é boa de neve porque pelas projeções a instabilidade perdura na serra até a terça-feira. O ar frio chega com mais força já no domingo no RS, já produzindo temperaturas próximas a zero grau. Como a chance de haver boa nebulosidade na região, as chances só tendem a aumentar. Imagino que valha o mesmo para São Joaquim. Estarei de plantão! :D 8)

Link to comment
Share on other sites

os jornais de hoje tem previsões muito conservadoras, a previsão é de 5 graus de minima pra Porto Alegre e 0 grau pra São José dos Ausentes, o frio diminui já no meio de semana, com rapido aquecimento, ou seja, os casacos logo voltarão ao armario, se não nevar na segunda quinzena, só no ano que vem (será?)

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito que vamos nos surpreender com essa massa de ar. Não digo que neve, talvez pouca, porque falta frio em altitude (só no sul do RS teremos 0° a 850 hpa até a manhã de segunda), mas poderemos ter um bom frio em superfície, mais do que o esperado. Digo isso porque a massa de ar é muito forte, bate 1040 mb na Patagônia e no litoral da província de Buenos Aires. O problema é que o jato está muito ativo, porém ele terá muita atividade sobre o oceano, permitindo o avanço do ar frio pelo interior. Em outras palavras: muito frio no oeste e friagem na Amazônia, como o Ronaldo já colocou.

Aposto em máximas muito baixas, e no PR deve ficar chuvoso e frio... e ainda assim acredito que o PR terá um bom frio, já que nesse ano de 2005 o ar frio sempre pega bem o estado depois de uns dias sobre o RS, porém com tempo nublado.

Na Argentina temos 7,1° em Ezeiza (14 h), 6,0° em Mar del Plata (13 h) e 4,8° em Tandil (13 h)!! :shock: E essas duas cidades acabaram de ter... trovoadas!! :shock: Por isso que acredito num frio muito consistente.

Sobre a chance de neve, acredito que ela seja mínima pelo simples fato de falta frio em altitude e, se ocorrer, deve se manter nos pontos mais alto!

Volto a destacar o frio intenso na Argentina. Lá a coisa está muito bonita!!!

Link to comment
Share on other sites

E aì, gurizada!

 

Estou falando diretamente de Buenos Aires onde a coisa comecou a ficar bonita a partir do meio dia e meio. Amanheceu com mihseros 15C, subiu para uns 18C e, às 12:30hs a frente avancou trazendo muito vento e pouquihssima chuva. Nao houvi trvoadas, Marcos....agora os canais de TV apontam uma temperatura variando entre 8,2C e 8,4C (soh hah 2 que apontam temperatura). Na calle Florida, centrao de BA, os termometros apontam 12C, pois ali hah muito aquecimento e gente na rua. A sensacao tehrmica estah baixissima, pois venta muito na rua. De acordo com os porteños, estah sendo um dia frio para este inverno que, ate entao, tem se mostrado mixuruca...!

 

Saudacoes!! Se tiver mais tempo, posto mais informacoes

Link to comment
Share on other sites

Beleza hein! Falou um dos correspondentes internacionais do BAZ! Deve estar bom caminhar na peatonal! :D Buenos Aires é mesmo um mega bolsão de calor em meio ao ar gelado. às 5 da tarde está 7,9C de acordo com o Meteofa no Observatório Central. Não chega a estar muito diferente de Ezeiza, mas depois vai ficar muito pior, à noite, nas mínimas! hehehe

 

Se vier mesmo este cavado, vai alterar em muito a previsão e literalmente "sugar" mais ar frio! Tomara que venha, e bem!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.