Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Julho - Após frio intenso, é o calor que arrebenta !!!!


Luiz
 Share

Recommended Posts

Perspectivas animadoras!! E uma coisa o BAZ pode praticamente garantir: no mínima uma semana de frio constante. Iremos entrar o encontro nacional com frio e, pelo o que dizem as boas e sábias línguas acima, com muito frio!

A porteira aberta é graças ao grande centro de baixa pressão ligado aos cinturão de baixas pressões à volta da Antártida que impede o deslocamento das massas de ar frio direto da Patagônia para o mar. O giro dessa enorme baixa força o ar frio a espremer-se entre esse sistema e os Andes. O resultado é desde a Patagônia até o centro-sul do Brasil dominado por uma ampla massa de ar frio. 8)

Link to comment
Share on other sites

Segue a íntegra do boletim de hoje da Climatologia Urbana de São Leopoldo a respeito da onda de frio. Os gráficos e ilustrações citados no texto do boletim podem ser visualizados no site http://www.defesacivil.rs.gov.br, clicando no ícone alerta que pisca no alto da página.

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

ALERTA METEOROLÓGICO - ATUALIZAÇÃO 3

 

SEX 14 JUL 2005 - 02:30

 

ALERTA DE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A TEMPO SEVERO E ENTRADA DE MASSA DE AR POLAR MUITO INTENSA

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo reitera alerta meteorológico sobre condições favoráveis a tempo severo entre sexta e sábado e onda de frio muito intensa chegando ao estado entre domingo e segunda-feira. Temperaturas serão extremamente baixas durante toda a próxima semana, sensação térmica será negativa em alguns momentos, geada será forte, pode nevar e mar estará muito agitado na costa

 

---

 

Clique aqui para ler os demais boletins meteorológicos do site da Defesa Civil, incluindo Imagens do Tempo e Monitoramento em Tempo Real

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo renova o alerta meteorológico de onda muito intensa de frio chegando ao Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira.

 

Onda de frio será prolongada

 

A massa de ar polar que ingressará no estado no próximo domingo será mais intensa que a da semana passada, porém seu grande diferencial será o seu tempo de duração.

 

A invasão fria da última semana, para recordar, provocou geada em grande parte do estado, neve fraca e temperaturas abaixo de zero, tendo registrado ainda uma das menores temperaturas no nível de 850 hPa na sondagem do Aeroporto de Porto Alegre dos últimos 5 anos. A onda de frio foi também responsável pela morte de duas pessoas por hipotermia em Santa Catarina.

 

As últimas projeções dos modelos consultados pela Climatologia Urbana de São Leopoldo voltaram a intensificar o frio com indicativo de temperaturas extremamente baixas em todas as regiões gaúchas na próxima semana.

 

Clique aqui para ver graficamente o mínimo de temperatura em 850 hPa (nível de 1.500 metros de altitude e não superfície) sugerido pelo modelo global norte-americano para a área de Porto Alegre na próxima semana. O gráfico leva em conta as variações das quatro saídas diárias entre 10 de julho e o começo da madrugada desta sexta-feira.

 

Tudo indica que estamos diante de um prolongado período com temperatura baixa. Os dias mais gelados se concentrarão na primeira metade da próxima semana, mas quando começar a diminuir o frio na segunda metade da semana deve chover, o que manterá a temperatura baixa. E entre os dias 23 e 25 há possibilidade de um reforço de ar frio que deve manter a temperatura baixa por mais algum tempo.

 

A massa de ar polar que está chegando ao estado neste final de semana é, no entendimento da Coimatologia Urbana de São Leopoldo, uma das mais fortes dos últimos 5 anos. Não pode obviamente ser comparada ao evento de julho de 2000 que foi excepcional, porém será comparável aos episódios de frio muito intenso de setembro de 2002, julho de 2003 e junho de 2004.

 

Veja a seguir a lista das menores temperaturas na estação da Climatologia Urbana na parte alta de Lomba Grande, Novo Hamburgo, desde a abertura da estação em 1997 e atente para a possibilidade da temperatura na próxima semana se encaixar entre as menores já registradas nos últimos anos

 

1) 14/7/2000 => -0,5

2) 18/7/2000 => 0,4

3) 12/7/2003 => 0,7

4) 29/6/1997 => 1,2

5) 11/7/2004 => 1,3

6) 14/6/2004 => 1,4

7) 12/7/2004 => 1,6

8 ) 15/7/2000 => 1,6

9) 30/6/1997 => 1,6

10) 29/7/2001 => 1,8

11) 27/7/2000 => 1,8

12) 13/7/2003 => 1,9

13) 10/7/2003 => 2,0

14) 22/6/2001 => 2,0

 

A onda de frio da próxima semana será resultado de uma típica invasão polar. Afinal, haverá um "corredor" de ar gelado avançando diretamente do pólo sul para o sul do Brasil. Clique aqui para ver o "caminho" do ar frio indicado pelo nmodelo para a próxima terça-feira e note como o ar deve estar mais gelado (em altura - nível de 850 hPa) sobre o Rio Grande do Sul do que na Patagônia e extremo sul do continente.

 

Temperaturas negativas e próximas de zero em quase todo o estado

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que os gaúchos vão experimentar um declínio extremamente acentuado da temperatura no domingo e sobretudo no decorrer da segunda-feira. No centro e sul gaúcho, a forte queda da temperatura já começará a ser sentida até o final do sábado. Segunda, terça e quarta serão os dias mais gelados em todo o Rio Grande do Sul e na Região Sul do Brasil. Neste momento, com base nos últimos dados, estão projetados os seguintes extremos (menor temperatura prevista durante a onda de frio) de temperaturas mínimas em superfície para o Rio Grande do Sul na próxima semana:

 

Grande Porto Alegre: 0 a 2 graus

Porto Alegre - Zonas Norte e Sul: 1 a 3 graus

Porto Alegre - Bairros Centrais: 3 a 5 graus

Vale dos Sinos - Zonas Urbanas: 2 a 4 graus

Vale dos Sinos - Lomba Grande e áreas verdes: 0 a 2 graus

Fronteira com o Uruguai: - 2 a 0 grau

Região Central - Santa Maria: -1 a 1 grau

Região Noroeste/Missões: -2 a 1 grau

Fronteira Oeste/Uruguaiana: -1 a 2 graus

Serra (Caxias/Bento/Gramado): -3 a -1 grau

Aparados da Serra: -6 a -4 graus

Planalto Sul Catarinense: -7 a -5 graus

 

Atenção - Estas projeções de extremos de temperatura mínima para a próxima semana, por estarem sendo realizadas com grande antecedência, estarão sujeitas a alterações.

 

O frio intenso vai prosseguir mesmo à tarde e com a presença do sol. As máximas após o meio-dia no começo da próxima semana vão ficar entre 9 e 12 graus na maior parte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre. Nos Aparados da Serra as máximas devem se situar entre 2 e 5 graus à tarde no começo da próxima semana. Em muitos pontos do sul gaúcho, os termômetros sequer vão superar a marca dos 10 graus.

 

No sul gaúcho, as mínimas devem ficar próximas de zero ao menos por três manhãs seguidas (segunda, terça e quarta). Na Grande Porto Alegre e grande parte do interior as menores temperaturas mínimas seguem sendo esperadas para o amanhecer de quarta-feira. É importante ressaltar que o oeste/noroeste do estado vão enfrentar temperaturas mínimas extremamente baixas devido ao ar que estará muito seco à noite nestas regiões.

 

Geada deve ser ampla e forte em muitos locais

 

Deve gear em todo o Rio Grande do Sul na próxima semana. Com a umidade muito baixa, a escasez ou pouca nebulosidade e a temperatura muito baixa, a geada deve ser generalizada. A geada mais ampla é esperada para o amanhecer de quarta-feira, quando o fenômeno deve ser observado inclusive na área urbana de Porto Alegre e no litoral, onde é menos comum gear. Se espera a ocorrência de geada em diversas regiões gaúchas talvez já no domingo no sul gaúcho e em grande parte do estado na segunda e na terça-feira. O fenômeno deve se repetir ainda na quinta e na sexta-feira, mas com menor intensidade do que na quarta. As projeções de valores de temperatura de ponto de orvalho extremamente baixos sugerem temperaturas na relva (junto ao solo) de -5 a -10 em muitos locais, sobretudo na Serra, o que favorece a formação de geada forte a severa com possíveis prejuízos para as pastagens e produtos hortifrutigranjeiros. Não se descarta também o registro de "geada negra" nas áreas mais altas do estado devido ao frio intenso e o vento nas primeiras 48/60 horas da onda de frio.

 

Possibilidade de neve está mantida

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém a possibilidade de neve na Serra, Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. A análise de probabilidade do fenômeno, contudo, ficará melhor definida no decorrer deste final de semana. Por isso, permaneça atento às atualizações deste alerta nas madrugadas de sábado e do domingo.

 

O período mais favorável à ocorrência de neve será a segunda e a terça-feira, sobretudo entre a noite de segunda e o final da terça-feira, quando haverá a circulação de umidade no leste do estado.

 

Clique aqui para ver o meteograma de São José dos Ausentes e o indicativo de neve para a noite de segunda para terça.

 

Não pode ser descartada ainda a possibilidade de queda de neve granular e/ou graupel nos cerros do sul do estado (região de Bagé, Canguçu, Pinheiro Machado e Caçapava) na segunda-feira.

 

Sensação térmica abaixo de zero em quase todo o estado nas primeiras 48/60 horas da onda de frio

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte para sensação térmica de frio muito intenso a extremo para o Rio Grande do Sul nas primeiras 48/60 horas da onda de frio, sobretudo durante a segunda e a terça-feira, quando o vento vai ser mais forte. O vento deve soprar com rajadas máximas de 60 a 80 km/h durante o ingresso do ar polar e deve seguir forte nas 24/36 horas seguintes, trazendo valores de sensação térmica extremamente baixos na maior parte do estado e excepcionalmente baixos nos Aparados. A sensação térmica deve ficar entre - 5 e 0 grau na maioria das regiões gaúchas, inclusive Porto Alegre, e pode variar de 10 graus negativos a 15 graus abaixo de zero nos Aparados da Serra com possibilidade de baixar a 20 graus graus negativos durante as rajadas mais fortes nas áreas acima de mil metros de altitude (eixo São Francisco de Paula-São José dos Ausentes).

 

Valores tão baixos de sensação térmica oferecem riscos e não se recomenda estar acampado ou expor-se ao vento por tempo prolongado sem estar muito abrigado.

 

Mar deve ficar agitado

 

A atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico deve favorecer a agitação marítima na costa gaúcha na primeira metade da próxima semana. A navegação será desaconselhável. Para informações específicas sobre condições de navegação na costa, consulte a Marinha do Brasil.

 

Frio muito intenso pode ser antecedido de chuva forte e tempo severo

 

Uma frente fria, que antecede o ar polar, atinge o sul e oeste gaúcho no decorrer do dia de hoje, trazendo chuva e trovoadas. Na noite de hoje e amanhã esta frente fria provoca chuva e temporais localizados nas demais regiões do estado. Pode chover forte em diversas áreas do Rio Grande do Sul durante este final de semana, especialmente na metade norte, não se descartando temporais com rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.

 

E o "corredor polar está aberto"

 

Em seu prognóstico para o inverno divulgado em julho, a Climatologia Urbana advertia que a segunda quinzena de julho poderia ser o período mais frio do inverno. No último final de semana, divulgamos um outro boletim destacando que a segunda metade deste mês poderia ter o períodos mais prolongado de frio intenso desde julho de 2000. E está mantida a tendência. Nossas projeções já identificam a possibilidade de um reforço de ar frio entre os dias 23 e 25 e uma segunda forte onda de frio atingir o estado nos últimos dias do mês e/ou começo de agosto na sequência da massa de polar objeto deste alerta. "Diferentemente dos meses de outono quando as escalas mostravam uma baixa frequência de ingresso de ar polar, com ondas de frio a cada 25/30 dias, agora estamos com uma alta frequência de 10/15 dias para as invasões frias", destaca o coordenador da Climatologia Urbana, meteorologista Eugenio Hackbart.

 

---

 

(a) Os dados ainda podem apresentar variações com diminuição ou intensificação dos fenômenos indicados nas próximas horas. Permaneça atento às atualizações deste alerta aqui no site da Defesa Civil ou aos boletins da Climatologia Urbana no rádio para as últimas informações sobre a possibilidade de tempo severo no final desta semana e frio muito intenso na próxima semana.

 

 

(b)Informe as autoridades locais se você testemunhar moradores de rua dormindo ao relento para que estas pessoas sejam levadas para albergues. O frio intenso para quem dorme na rua pode ser fatal.

 

---

 

Outras informações

 

Para outras informações, dúvidas e sugestões entre em contato pelo nosso e-mail contato@climatologiaurbana.com.br

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tanto o modelo ETA 20 como o modelo ETA 40 sinalizam neve para o Planalto Norte Catarinense e a região de Palmas (PR). Porém, a esmagadora maioria dos outros modelos consultados indicam ar seco para Palmas sem chance de neve. Alô Duquia, Alô Luiz, Alô Lucas, Alô Alex, Alô Zé Vicenmte....do Paraná e do Horizonte falam vocês que sabem tudo da região.

 

83.png

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo, o tempo fica úmido em Palmas no domingo, então, se for nevar seria por aí, já na segunda feira deve-se apresentar tempo predominantemente ensolarado com muitas nuvens e frio. Creio que não há chance de neve no domingo em Palmas! (madrugada de segunda?) *nebulosidade baixa, umidade, nevoeiro, TºC inferior a 5 graus = 20% pos. de neve

Link to comment
Share on other sites

Interessante a influência das barreiras naturais, as mesmas que provocam as chuvas orográficas, também intensificam as neves nestes locais, é o caso do lado sul da Raia da Pedra,, Fontoura Xavier que é um paredão,São José do Herval idem, Soledade, tambbém,bem como ao norte de São José dos Ausentes ao sul do monte Negro,o Cruzeiro antes de subir o M Igreja e Palmas n conheço, mas deve ter também o seu paredão provocador da neve.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos do CPTEC (ETA 20 e 40) estão indicando que a massa de ar frio não chega com forte intensidade no estado de São Paulo.

Mostram que a massa de ar frio chega aqui, mas não com forte intensidade, mínimas de 5-8 graus. Mínimas um pouco menores no oeste e sul do estado, já que por ali entra o ar frio primeiro, e máximas amenas (para Campinas 18ºC).Já o global e o ensemble indicam mínimas mais altas, mas máximas um pouco menores.

Sinalização de frio mais intenso para depois do dia 22

Mas gente, eu olhei o mapa do avn no site do ncep, e achei meio estranha a rodada...parece que tirou um pouquinho o frio e um ou dois dias após a passagem da frente volta a colocar umidade...acho que foi uma rodada meio anômala, hehe

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

http://tudoparana.globo.com/tvparanaense/

 

Dêm uma bizoiada na reportagem... Atentem para o valor histórico do filme...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Sensacional é pouco. EXTRAORDINÁRIO !!!!! A matéria estava muito legal, mas aí ..........ficou mais legal ainda. Grande participação do Duquia, o sósia do Marcos Valério.

 

Perdão pela piada. Perde-se o amigo, mas não se perde a piada.

Link to comment
Share on other sites

A dinâmica do continente está MARAVILHOSA!!! :o:D Reforço que há um forte baixa do cinturção que circunda a Antártida sobre as Ilhas Sandwiches, "jogando" ar frio para a América do Sul constantemente ao longo de toda a próxima semana!!! De quebra, acredito que o pessoal do Norte (Diego, Jordan) terão uma grande e constante friagem! Metade do Brasil vai passar frio. Todo mundo vai ter o que queria! :o

A porteira não só está aberta como a caravana está turbinada!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A dinâmica do continente está MARAVILHOSA!!! :o:D Reforço que há um forte baixa do cinturção que circunda a Antártida sobre as Ilhas Sandwiches, "jogando" ar frio para a América do Sul constantemente ao longo de toda a próxima semana!!! De quebra, acredito que o pessoal do Norte (Diego, Jordan) terão uma grande e constante friagem! Metade do Brasil vai passar frio. Todo mundo vai ter o que queria! :o

A porteira não só está aberta como a caravana está turbinada!

 

Abraços!

 

 

Aewwwwww Marcos!!!! :mrgreen:

 

Era isso que eu queria ouvir mesmo, hehehehe! Que maravilha!!

Estou super ansioso, vamos ver! Você é o único por aqui que se arrisca a falar de massas polares na nossa região. Muito bacana de sua parte! Brigadão cara! :wink: :D

 

sds..

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

http://tudoparana.globo.com/tvparanaense/

 

Dêm uma bizoiada na reportagem... Atentem para o valor histórico do filme...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

VENDO O VÍDEO VEMOS O FASCÍNIO QUE A BRANQUINHA PROVOCA NAS PESSOAS DOS TRÓPICOS E COM SOU FELIZARDO EM TÊ-LA TODOS OS ANOS NO QUINTAL. SÃO QUINCAS É UM PEDAÇINHO DO BRASIL A PARTE.

 

O FUNDO MUSICAL ESTÁ NOTA 10.

Link to comment
Share on other sites

A pedido do Paulo de Soledade, vão os mapas de 07 a 09/07 de 1994. Reanálise. Pressão reduzida a nível do mar.

 

00Z 07/07/1994

img1.png

06Z 07/07/1994

img2.png

12Z 07/07/1994

img3.png

18Z 07/07/1994

img4.png

00Z 08/07/1994

img5.png

06Z 08/07/1994

img6.png

12Z 08/07/1994

img7.png

18Z 08/07/1994

img8.png

00Z 09/07/1994

img9.png

06Z 09/07/1994

img10.png

12Z 09/07/1994

img11.png

18Z 09/07/1994

img12.png

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Agora às 4 da tarde faz apenas 8 graus em Ezeiza com chuva fraca.

 

Buenos Aires: 10C

Rosario: 10C

Salta: 8C

Mar del Plata: 8C

Rio Gallegos: 4C

 

Apontando chuva forte ou fraca. Bariloche tem céu limpo e 3 graus.

 

A chuva mais intensa já se aproxima também do Uruguai, onde as temperaturas estão visivelmente mais amenas que aqui no RS:

 

Rocha: 19C

Montevideo: 13C

Durazno: 14C

Florida: 13C

Colonia: 11C (mais próximo de Bs.As.)

 

Temperatura em franca queda, vejam o que nos aguarda!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Luiz, muito bons estes gráficos.

 

Uma coisa que anda me tirando o sono faz tempo, ainda mais agora olhando esta projeção da situação em 1994. Até onde eu me lembro, todas as grandes ondas de frio têm uma alta lá na Patagônia, subindo pelo continente até nos acertar em cheio.

Agora este ano tá muito esquisito. Dêem uma olhada nos modelos, está sempre formando a alta lá no Pacífico, atravessando a cordilheira, entrando pelo centro da Argentina e o centro da alta acaba sempre caindo no Atlântico.

 

Porque este ano as altas estão com essa característica? Eu to achando isso muito estranho..

Link to comment
Share on other sites

Confirmando a fama de pessimista em relação ao frio, vejam dados do modelo europeu das 12Z de hoje.

Curitiba

               850     SFC     500    1000     850     700 
                TMP     PRS     HGT     500     RHU     RHU 
                (C)    (MB)    (DM)    *THK    (PCT)   (PCT)
FRI 12Z 15-JUL  11.0    1021     584   * 567      65       8                    
SAT 12Z 16-JUL  15.3    1015     583   * 571      49      52                    
SUN 12Z 17-JUL  10.6    1015     577   * 565      87      94                    
MON 12Z 18-JUL   6.3    1023     575   * 557      49       8                    
TUE 12Z 19-JUL   5.1    1027     574   * 552      78      29                    
WED 12Z 20-JUL   6.4    1027     576   * 555      92      25                    
THU 12Z 21-JUL  10.4    1025     582   * 562      79      60                    
FRI 12Z 22-JUL  15.0    1019     581   * 566      70      65 

Pelotas

                850     SFC     500    1000     850     700 
                TMP     PRS     HGT     500     RHU     RHU 
                (C)    (MB)    (DM)    *THK    (PCT)   (PCT)
FRI 12Z 15-JUL  12.9    1013     574   * 564      58      41                    
SAT 12Z 16-JUL  10.9    1005     568   * 564      99      80                    
SUN 12Z 17-JUL   3.1    1017     556   * 543      50      43                    
MON 12Z 18-JUL  -1.2    1021     557   * 541      45      15                    
TUE 12Z 19-JUL   1.1    1028     565   * 542      31      21                    
WED 12Z 20-JUL   6.1    1027     571   * 550      14       9                    
THU 12Z 21-JUL   8.6    1023     574   * 555      31      17                    
FRI 12Z 22-JUL   6.1    1018     568   * 554      99      67  

Porto Alegre

                850     SFC     500    1000     850     700 
                TMP     PRS     HGT     500     RHU     RHU 
                (C)    (MB)    (DM)    *THK    (PCT)   (PCT)
FRI 12Z 15-JUL  12.8    1015     578   * 566      57      31                    
SAT 12Z 16-JUL  13.4    1007     573   * 568      84      94                    
SUN 12Z 17-JUL   4.0    1017     561   * 548      92      84                    
MON 12Z 18-JUL  -0.2    1023     563   * 545      56       9                    
TUE 12Z 19-JUL   0.6    1029     567   * 544      40      13                    
WED 12Z 20-JUL   6.7    1027     572   * 550      13      14                    
THU 12Z 21-JUL   9.8    1023     577   * 558      35      16                    
FRI 12Z 22-JUL   9.3    1016     573   * 560      94      60

 

Comparem com o modelo Americano NCEP:

Porto Alegre

                SFC     850     SFC     SFC     700    3/6      500    1000 
                TMP     TMP     PRS     RHU     RHU     HR      HGT     500 
                (C)     (C)    (MB)    (PCT)   (PCT)   (IN)    (DM)     THK 
FRI 12Z 15-JUL  18.0    13.0    1016      28      24             578     564    
SAT 12Z 16-JUL  18.5    12.5    1008      51      92    0.13     572     565    
SUN 12Z 17-JUL  11.6     4.1    1015      39      82    0.04     562     549    
MON 12Z 18-JUL   7.5    -0.4    1022      23      38    0.00     561     543    
TUE 12Z 19-JUL   7.1    -2.1    1026      18       7    0.00     566     543    
WED 12Z 20-JUL   8.5     6.0    1026      11       8    0.00     573     551    
THU 12Z 21-JUL  12.1     6.1    1026      26       4    0.00     577     555    
FRI 12Z 22-JUL  15.0     9.9    1022      54      87    0.40     578     559

Fico com o NCEP.Mas veremos.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo sendo um pouco mais resguardado em relação ao frio, o modelo europeu também aponta para um frio muito forte principalmente no Rio Grande do Sul.Em relação a neve estou confiante!Para a rodada das 12Z de hoje do NCEP teremos neve na Região de Farroupilha! :D

 

 

LAT.:-29.20 LON.: -51.20
MODEL INITIALIZATION AT: 15 JUL 2005 12Z
FIELD  MSL PRESSURE   TEMPERATURE   DEW POINT (Esti TEMPERATURE    THICKNESS      6H PCPN       
LEVEL                     2M               2M         850 MB         500 MB                
UNITS      HPA            DEGC            DEGC          DEGC            DM            MM 
+ 66.   1020.897          5.964          5.210           .007        545.944           .000
+ 72.   1022.643          5.562          3.959          -.451        544.351           .000
+ 78.   1021.608          8.011          4.385         -1.016        545.496           .202
+ 84.   1024.441          5.818          3.557         -1.852        545.379           .120
+ 90.   1025.116          4.300          2.325         -2.979        544.460           .014
+ 96.   1026.601          5.187          1.629         -2.070        544.939           .000
+102.   1024.500          9.482          3.394           .023        547.252           .000

Observem que temos precipitação com temperatura de -2 em 850.É neve na certa se a rodada se confirmar.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Tomasini e PH, pelo jeito vamos ficar mesmo no "seco". Literalmente. O jeito vai ser curtir o friozão "lagarteando" ao sol, o que também tem o seu valor! :mrgreen:

 

Pois é Delcio. Esse é o frio brasileiro tradicional. Com ondas de muito frio mas ridiculamente sem neve. Vou morrer e nunca irei digerir isso direito. :(

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Como a Climatologia já adiantou, já se ve nos modelos do CPTEC o pulso de ar frio por volta do dia 24, e uma mssa de ar frio com 1040mb no sul da Patagonia no fim do mês, com andam as projeços destas outras ondas de frio, já que a do começo da semana é certa? Só a neve que pelo jeito vai pintar mesmo é que não está, ainda, bem definida ainda...

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Para a manhã de 2ª-feira as previsões apontam -2° para o extremos sul do RS e 0° para POA em 850 hpa. Vale ressaltar que estará entre -2° sobre a província de Buenos Aires e -4° no litoral da região. Eu não escarto neve em Mar del Plata. De quebra, a região estará com vento intenso. Os argentinos da costa vão passar frio de verdade!!! :o

No mesmo dia bate 6° a 850 hpa no sul da Bolívia.

O CPTEC também está (muito) generoso: dá 3 dias seguidos com máximas de 12° em POA (ou mesmo um pouco abaixo disso), com mínima de 3° na 4ª, além de 2 dias consecutivos de neve praticamente constante em SJ, como disse a Climatologia, com máxima na casa dos 0°. O frio também entra com força em SP.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

(...texto...) De quebra, acredito que o pessoal do Norte (Diego, Jordan) terão uma grande e constante friagem! Metade do Brasil vai passar frio. (...texto...)

 

 

Aewwwwww Marcos!!!! :mrgreen:

 

Era isso que eu queria ouvir mesmo, hehehehe! Que maravilha!!

Estou super ansioso, vamos ver! Você é o único por aqui que se arrisca a falar de massas polares na nossa região. Muito bacana de sua parte! Brigadão cara! :wink: :D

 

sds..

Não a de que. :wink: Na verdade, disse apenas o que os prognósticos apontam. Tudo indica para friagem no sul da Amazônia. O bloqueio foi literalmente riscado do mapa e a dinâmica da atmosfera nos próximos dias apontam fortemente para isso.

 

Só que desta vez Rodriogo, um intenso centro de baixa pressão,no Atlântico, forçará a massa subir para o norte.

E é essa baixa a grande responspável por tudo isso, e eu a AMO!!! :P

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

NEVE EM PALMAS

 

Neste sábado o tempo fica instável na região de Palmas e começam as mudanças. Previsão de queda de temperatura ainda hoje. O domingo em Palmas, assim como no Oeste e Sudoeste paranaense, será com temperaturas muito baixas, nestas regiões o teto máximo será de 16ºC. Para Palmas se espera uma máxima em torno dos 10ºC. O tempo se apresentará chuvoso passando a nublado com garoa e neblina ao longo do domingo. [A noite fria com temperaturas por volta dos 07ºC, que segue em baixa chegando a 02ºC na manhã de segunda feira. Nesta ocasião ainda se espera nebulosidade baixa e localizada (garoa incluido) , porém, as chances de neve na região são bem baixas, em torno dos 5% para domingo e 20% para segunda feira. A noite de segunda feira estará com céu limpo em Palmas, e com mínima negativa as 23:59. Nnos outros dias mínimas girando -2ºC, mas essas mínimas serão abaixo de um céu estrelado e com geadas severas ao amanhecer!

Resumindo, neve por enquanto ta dificil, mas há alguma chance

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.